23 de novembro de 2021

Fonte: Aliu Baldé

Sindicato dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS) realizou hoje, 23, uma conferência de imprensa, exigindo o Governo a efetivação dos jornalistas e técnicos dos órgãos públicos, o pagamento de 16 meses salário em atraso bem como a  atualização das letras profissionais efetivos entre várias outras exigências.

Sabe-se que os dirigentes sindicais, após esta conferência de imprensa, foram convocados para comparecerem no Ministério da Função Pública, aonde foram informados de que o processo de efetivação já foi encaminhado para o Ministério das Finanças.

Recorde-se que o processo de efetivação desses profissionais, alguns com mais de 15 anos de serviço iniciou há 11 anos, ou seja, desde 2010 até agora dizem estar em andamento !

Lista provisório dos candidatos a presidência do SUPREMO ...são três candidatos: 1. Osiris Francisco pina 2. José Pedro Sambu 3. Juca Armando Nancasa

Fonte: Estamos a Trabalhar

O Presidente da República, presidiu hoje a Jornada de intercâmbio e partilha sobre a implementação efectiva das resoluções 1325 e seguintes na África Ocidental e no Sahel.

 “Dia Aberto Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança.”



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

Sissoco Embaló: ASSOCIAR A MULHER AO MOVIMENTO CÍVICO DA Sub-região É UMA DAS INICIATIVAS MAIS ACERTADAS DAS NAÇÕES UNIDAS

Por radiosolmansi.net

O presidente da República considerou hoje de melhor receita o envolvimento das Mulheres e Juventude na consolidação da paz e segurança na Guiné-Bissau e no espaço da CEDEAO e Sahel.

O Chefe de Estado falava durante a conferência do “Dia Aberto Regional” destinadas as mulheres líderes dos 16 países da África Ocidental e do Sahel.

Para Umaro Sissoco Embalo associar a mulher e a juventude a este movimento cívico que estende toda a sub-região até o Sahel em prol da paz e a segurança, é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas.

“ (..) É a mulher que melhor sabe enraizar na família uma cultura da paz, de diálogo e cultura de compromissos indispensável a estabilidade das instituições e da sociedade em geral” diz Sissoco Embaló.

O Open Day 2021 será uma oportunidade para discutir iniciativas e abordagens novas e apropriadas a serem direccionadas na prevenção de conflitos, gestão e esforços de construção de paz a fim de acelerar a implementação do programa Mulheres, Paz e Segurança na África Ocidental e no Sahel.

Por seu turno o Coordenador residente do Sistema das Nações Unidas, Jean-Marie Kipela, disse que é urgente envolver mulheres e jovens no processo de paz e segurança uma vez que o país, ao longo da história, conheceu uma grande instabilidade política e no entanto, tem todo os potenciais para desenvolver uma sociedade pacífica e estável. “ Para isso é urgente envolver as mulheres e os jovens”.

O objectivo do Dia Aberto Regional deste ano é identificar acções e iniciativas prioritárias a serem empreendidas a fim de melhorar os resultados e o impacto da implementação da resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as mulheres, a paz e a segurança na África Ocidental e no Sahel.

Por: Marcelino Iambi

Veja Também:

Conferência sobre o Programa “Mulheres, Paz e Segurança”, Acções e Iniciativas Focalizadas para Melhorar os Resultados e o Impacto na África Ocidental e no Sahel.👇

@Radio Bantaba

Encerramento da Conferência sobre o Programa " Mulheres, Paz e Segurança " 👇

@Radio Bantaba

Pastilha elástica pode reduzir propagação da Covid-19?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  23/11/21 

É o que sugere um estudo feito por um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Uma pastilha elástica experimental com uma proteína que retém partículas de Covid-19 pode reduzir a propagação da SARS-CoV-2 ao reduzir a carga viral na saliva. Esta é a convicção de um estudo feito por um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Molecular Therapy e citado pela Reuters.

A pastilha elástica, de sabor totalmente convencional, tem uma proteína (ACE2), que se encontra na superfície das células, que o vírus utiliza para invadir as células e, de seguida, infetá-las. 

Em experiências em laboratório usando amostras de saliva retiradas das zaragatoas realizadas a indivíduos infetados, os investigadores verificaram que as partículas do vírus se ligaram aos recetores ACE2 na pastilha elástica. Isso fez com que a carga viral nas amostras tenha caído mais de 95%.

Os investigadores garantem que a pastilha pode ser armazenada a temperatura ambiente durante anos e que o ato de mascar não danifica as moléculas da proteína ACE2. 

DIREÇÃO NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DA GUINÉ-BISSAU ...COMUNICADO ...Inquietação



Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com


A Comissão de revisão constitucional apresenta (ou) na sede do partido, o anteprojecto de revisão constitucional.


Veja Também:👇👇👇

Divulgação de Ante-Projecto de Revisão Constitucional. Partido: MADEM-G15. Local: Sede de MADEM-G15. Data: 22 de novembro de 2021




Paul Kagame acusa autoridades do Uganda de "caça" a ruandeses

Por  dw.com/pt  23.11.2021

Paul Kagame diz que autoridades de Campala estão a caçar ruandeses que têm relações com o Uganda. Presidente do Ruanda diz que esta é a principal razão para não conversar mais frequentemente com Yoweri Museveni.

Presidente do Ruanda diz que não fala mais frequentemente com seu homólogo ugandês, Yoweri Museveni, devido ao péssimo tratamento sofrido pelos seus compatriotas no país vizinho. Em entrevista à emissora Al Jazeera, Paul Kagame acusou as autoridades de Campala de estarem a "caçar" ruandeses residentes no Uganda.

"Temos situações em que os ruandeses sofrem ou não são autorizados a ir ao Uganda para fazer os seus negócios normalmente. O establishment no Uganda simplesmente caça os ruandeses onde quer que os encontre", disse Kagame.

Kagame disse que este mau tratamento dos imigrantes ruandeses no Uganda é a principal razão para não conversar mais frequentemente com o seu homólogo.

"Eles apresentam todos os tipos de pretextos que possíveis. Falam da insegurança que seria causada pelos ruandeses. Nós levantamos questões em torno daquilo que é mais perseguição do que qualquer coisa originada pelos ruandeses que vão para o Uganda", disse Kagame à Al Jazeera.

Museveni (esq.) e Kagame (dir.) em conversa com participação de João Lourenço

"Quando os ugandeses vêm ao Ruanda, não experimentam as mesmas dificuldades que os ruandeses experimentam quando vão ao Uganda", acrescentou.

O Ruanda fechou as suas fronteiras com o Uganda em fevereiro de 2019, e aconselhou os seus cidadãos a não viajarem para o Uganda, dizendo que o Governo de Campala não pode garantir a sua segurança.

Perguntado se ele comunica com o Presidente Museveni, Kagame disse:  "Costumávamos falar uns com os outros, mas, ultimamente, parou mais ou menos. E até que estas questões sejam resolvidas... Não conversarmos somente por conversar por causa disso".

Tropas em Moçambique

Kagame disse que não há uma data definida para a retirada das tropas ruandesas de Moçambique. O Presidente do Ruanda disse Moçambique pediu ajuda não somente do Ruanda, mas também e outros países.

Kagame: "Não estabelecemos data para sairmos"

"Nós não estabelecemos data [para sairmos]. Mesmo quando nós decidimos ir, nós não falamos que vamos resolver o problema em uma semana ou um mês, não acontece dessa maneira. Depende muito das circunstâncias que nós observamos no terreno", explicou.

Paul Kagame disse que o Ruanda respondeu ao pedido do Governo moçambicano da forma que pode e está "trabalhando com os moçambicanos" para a resolução do conflito. O Presidente salientou também que "muitos êxitos foram alcançados" com o emprego das tropas.

Kagame disse que há muito sendo discutido a respeito do que as tropas ruandesas irão fazer em Cabo Delgado nos próximos meses.

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira envia dura mensagem contra o desperdício do dinheiro público, situação de abandono do povo e o escândalo do avião suspeito no aeroporto de Bissau.

PAIGC 2021

Tudo é uma questão de perspectiva! ...Kevin Hart vs. Dwayne Johnson / Dwayne Johnson vs. Shaquille O’Neal / Shaquille O’Neal vs. Yao Ming

By: Teoria Geek

ANP: Comissão de luta contra corrupção em dificuldades de funcionamento.

RTB  22/11/2021

ANP: O documento com sete páginas espelha a situação da inspeção de luta contra a corrupção que em traços gerais, traz as dificuldades de funcionamento desta instituição, mas não trazem nenhum processo investigado sobre corrupção no país.

Durante a apresentação do documento, o inspetor superior afirmou que a corrupção é combatível e o seu combate presupõe meios materiais financeiros humanos. Francisco Benante, fala na caducidade de inspeção desde 2018.

O antigo presidente da ANP afirma que a inspeção superior de luta contra a corrupção funciona apenas com onze pessoas. O corpo dirigente é composto de inspetor Francisco Benante, inspetor geral Francisco Benante, e mais dois inspetores adjuntos, um já falecido António Simão Mendes e Pedro Morato Milaco que se encontra doente e em tratamento em Portugal.

Em reação à apresentação deste relatório, o líder do grupo parlamentar do MADEM G-15 Abdu Mane, pediu a extinção da inspeção superior contra a corrupção.

Opinião contrária tem Califa Seidi, líder da bancada parlamentar do PAIGC, que nāo advoga pela extinção da inspeção de luta contra a corrupção. Contudo, reconhece as dificuldades da instituição.

Por seu lado, o deputado da União para Mudança (UM), Agnelo Regala, realçou a importância da inspeção superior contra a corrupção, mas fala na falta de vontade política para combater a corrupção no país.

Deputado Armando Mango, da bancada da APU-PDGB, questiona se existem processos contra a corrupção e os fundos alocados para o seu combate.

De referir a inspeção superior contra corrupção foi criada em 17 de julho de 1995 e regulamentada no ano seguinte, isto é em 1996. E é um órgão independente de defesa dos interesses do estado guineense e dos cidadãos e onde funciona sobre dependência da ANP.

O relatório desta instituição é enviado à Presidência da República, à ANP, o governo, grupos parlamentares e ao Ministério da proveniência do acusado para tomada de conhecimento.

RDN

Veja Também

ANP - Apresentação do relatório da Comissão de luta contra Corrupção

Continuação da sessão anp 

Local Hotel Dunia/antigo Azalai hotel 

Apresentação do relatório da Comissão de luta contra Corrupção. 22-11-21

Radio Bantaba

Boas notícias? Variante Delta pode sofrer mutações e extinguir-se

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  22/11/21 2

Grupo de cientistas acredita que esta extinção natural pode já ter ocorrido no Japão após o país ter sido severamente afetado pelo crescimento de casos de Covid-19 em agosto.

Serão estas boas notícias? A variante do coronavírus Delta, atualmente dominante em Portugal, pode sofrer mutação e extinguir-se a si mesma.

De acordo com cientistas, este tipo de mutação já começou a acontecer no Japão, que foi severamente afetado por esta variante há cerca de três meses.  

Os casos chegaram a atingir 23 infetados por dia em agosto, mas, desde então, os números têm caíram significativamente.

Para justificar esta queda abrupta, os cientistas acreditam que a mutação contínua desta variante fez com que esta se eliminasse por si só. 

Segundo o jornal The Japan Times, as mutações tendem a tornar o vírus mais potente, porém a composição do vírus muda com o tempo e os genes sofrem "erros de cópia", que podem levar a "becos sem saída evolutivos". Investigadores do Instituto Nacional de Genética de Mishima, no Japão, identificaram uma série de mutações genéticas antes da paragem repentina no processo de evolução.

"Acreditamos que [o vírus] se tornou um vírus defeituoso e não foi capaz de fazer cópias de si mesmo", diz Ituro Inoue, professor de genética do instituto. "Achamos que em algum momento, durante as mutações, o vírus se encaminhou para a extinção natural”, acrescenta. 

Simon Clarke, chefe da Divisão de Ciências Biomédicas e Engenharia Biomédica da Universidade de Reading, explica ao The Sun que esta extinção natural pode, de facto, acontecer, mas alerta que há mais variantes além da Delta e que o caminho para a extinção ou imunidade suficiente para quebrar cadeias de transmissão ainda é longo. 

CONGRESSO DE JAAC ADIADO PARA 3 DE DEZEMBRO

Odemocratagb.com

O Conselho Central da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) adiou o terceiro (III°) Congresso ordinário daquela estrutura juvenil do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O Congresso tinha sido marcado para os dias 26 a 28 de novembro, mas uma fonte junto da JAAC informou a O Democrata que o pleito eleitoral foi adiado para os dias 3 a 5 de dezembro deste ano.

O confidente de O Democrata explicou que o adiamento do congresso deve-se ao facto de os preparativos e as conferências da JAAC devem ser analisados na reunião do Comité Central do PAIGC [órgão máximo entre os congressos] a ter lugar no próximo dia 27 de novembro de 2021.

No final da reunião, adianta a fonte, serão tomadas “importantes decisões” para a vida da JAAC, nomeadamente a questão de eleição de dois secretários regionais da JAAC para o Setor Autónomo de Bissau: Sidónio da Silva e Assein Atessuno Silva.

Os preparativos do congresso e as conferências da JAAC têm suscitado polémicas e acusações de interferências de alguns dirigentes do partido no processo, com o intuito de “favorecer” um determinado candidato.

Até aqui manifestaram a intenção de concorrer à liderança da JAAC, o secretário geral cessante, Dionísio Pereira, o responsável de relação pública cessante, Akssumi Luís Có, e o antigo porta-voz do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, Lesmes Monteiro.

Por: Tiago Seide

CASA DE ANSU FATI ASSALTADA NA PRESENÇA DE FAMILIARES

Por abola.pt  22-11-2021

Segundo noticia o jornal La Vanguardia, o avançado Ansu Fati, que atua na frente de ataque do Barcelona, sofreu um assalto à sua casa em Sant Cugat del Vallès, no passado sábado, momento que coincidiu com o dérbi frente ao Espanhol. 

Os assaltantes terão conseguido entrar na vivenda do jogador e ter-se-ão dirigido ao piso de cima, no qual vários familiares assistiam ao jogo do Barcelona. 

Por volta das 22 horas, a família de Ansu Fati ligou para o 112, depois de ouvir barulhos suspeitos, tendo a polícia chegado rapidamente ao local.

Ao que parece, as câmaras de vigilância e o alarme estavam desligados no momento do assalto. Os criminosos terão conseguido fugir com dinheiro, jóias e relógios, segundo consta na denúncia feita pelo jogador do Barcelona.