quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Oio, sector de Farim!


Banho do Sol, Umaro Sissoco Embaló chega a sector do Farim após de muito obstáculo pelos adversários políticos; Embaló que esteve nessa região há dias atrás e, que perdiam fechar seu percurso dessa zona, porém devido às estratégias teve que reabrir especial seu percurso à Farim;


Mesmo com obstáculos, Umaro supera e quebra as barreiras políticas; está acompanhado com a mesma aquipe de sempre nos seus percursos;

Obs. " é dana Jangada, Nô Bim de volta, é Tudji faci comício perto de Jardim, Nô sta na pátio de Sede Regional", Deus quer algo acentce.

Nô vota Umaro Sissoco Embaló Pa terra tene Seguranças pa e continua ku Paz ku tranquilidade e amor pa Nô terra Guiné-Bissau


















Madem-G15/Sector Autónomo Bissau / Apoiantes a candidatura de General Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU: MADEM-G15


Sissoco Embaló descarta mediação da CEDEAO e retira Ecomib se for eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato às presidenciais da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló disse que se for eleito Presidente vai acabar com a mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e retirar a sua força militar do país.


“Com a minha eleição, já não haverá mediação e sobretudo de um Presidente que é um Presidente assassino”, disse, em entrevista à agência Lusa, referindo-se ao Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, que tem mediado a crise política na Guiné-Bissau.

A CEDEAO tem mediado a crise política na Guiné-Bissau desde 2016, tendo nomeado o Presidente Alpha Condé, que tem sido criticado pela oposição guineense pela forma como tem reprimido manifestações contra uma alteração à Constituição daquele país para cumprir um terceiro mandato.


“Para mim seria uma ofensa à Nação guineense, um Presidente que deu golpe constitucional no país, mudar a Constituição para fazer um terceiro mandato, um homem já de 90 anos, não tem moralidade para ser mediador na Guiné-Bissau”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

“A minha posição será perentória em relação à mediação. Uma vez fechado o ciclo eleitoral da Guiné-Bissau”, afirmou, salientando que respeita todas as organizações internacionais e regionais, mas que o relacionamento terá com base o “respeito mútuo”.


Segundo o candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15), “a Guiné-Bissau não será província, porque é uma Nação, é um Estado”, disse.

Se for eleito Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló afirmou que vai “pagar as quotas” para ter voz e o país ser “respeitado no concerto das Nações”.

“Assim que tomar posse vou agradecer a mediação da CEDEAO e exigir a retirada da Ecomib. Aqui não temos crise e quero ajudar os nossos irmãos do Burkina-Faso e do Níger na luta contra o terrorismo”, salientou.

A CEDEAO tem estacionada uma força de interposição na Guiné-Bissau desde 2012, na sequência de um golpe de Estado.

Questionado sobre como vai ser a sua relação com o Senegal, tendo em conta a proximidade que tem com o Presidente senegalês, Macky Sall, o major-general disse que essa relação é mais “benéfica” para a Guiné-Bissau.

Considerando que “o Senegal é um país emergente”, referiu que a sua relação com Macky Sall “vai contribuir de muitas formas para elevar a voz da Guiné-Bissau. É uma pessoa que sempre tratou bem a Guiné-Bissau. Sempre apoiou a Guiné-Bissau e não é de hoje”.

“O alcance diplomático, a credibilidade do Senegal é uma coisa estrondosa e nós temos de aproveitar isso, a formação, o apoio. O Senegal será um parceiro estratégico, tal como a Guiné-Conacri”, salientou.

Sobre o acordo de exploração da zona económica conjunta com o Senegal, Umaro Sissoco Embaló disse que é para ser revisto e referiu que quando era primeiro-ministro o Presidente senegalês lhe garantiu que iria ser dividida igualmente.

A Guiné-Bissau e o Senegal tinham assinado um acordo de exploração de recursos haliêuticos e de hidrocarbonetos, a que o Presidente cessante, José Mário Vaz, renunciou quando tomou posse, em 2014.

O acordo prevê que a exploração dos recursos haliêuticos seja dividida em 50% por cada um dos Estados e que os hidrocarbonetos (petróleo e gás), ainda em fase de prospeção, serão divididos em 15% para a Guiné-Bissau e 85% para o Senegal.

Os dois países criaram uma comissão negocial, mas ainda não fecharam um acordo.

Em relação a Portugal, o antigo primeiro-ministro afirmou que tem uma excelente relação e defendeu que representa uma “porta de entrada para todos os países da União Europeia”, tal como a Guiné-Bissau representa para Lisboa uma “porta de entrada estratégica para a CEDEAO”.

“Sempre que for convidado para ir a França, qualquer país da União Europeia, tenho de concertar com Portugal. Isso é uma questão estratégica. E Portugal também. Não podem ir para o Senegal, Costa do Marfim ou Nigéria sem concertar connosco. Vamos funcionar como representação de Portugal na CEDEAO e Portugal como da Guiné-Bissau junto da União Europeia. Temos de ter uma relação recíproca e de confiança e isso quer o quê? Quer respeito”, afirmou.

Mais de 760 mil eleitores guineenses escolhem no dia 29 de dezembro o próximo Presidente do país entre Sissoco Embaló e Domingos Simões Pereira na segunda volta das eleições presidenciais.

Por interlusofona.info

Urgente! - Admiração local, na região de Oio concretamente no sector de Farim, Proíbe realização de comício popular do General Ell Mocktar Umaro Sissoko, no espaço ao lado do Jardim

A decisão foi transmitida pelo Deputado da mesma zona eleito na lista do MADEM-G15, Derigicissimo Dr. Aníbal



Farim, Jardim a Beira do Mar!
Sissoco deu reabertura de campanha na região de Oio, este é o último dia na região, sector de Farim; como é do conhecimento de todos, os adversários no poder de aparelho de Estado, deram instrução à não funcionamento do "JANGADA"e, da mesma forma acuparam espaço abitual do comício em FARIAM;

Sector de Farim, em preparativo para receber Umaro Sissoco Embaló, escolhe o local ao pé de jardim para o Próximo Presidente da República que, já está à caminho para mais um percurso político às tabanaca de Farim, até ao próprio sector;
"Vota Na Umaro Sissoko Embaló vota pa bem de tudo Guineense".









Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Noite Marcante! - Momentos Marcantes do comício popular na zona verde Bairro da Ajuda, do Ell Mocktar Umaro Sissoko. Ontem dia 18 de Dezembro de 2019


Intervenção do segundo Candidato mais votado na Primeira volta, Ell Mocktar Umaro Sissoko, no espaço verde Bissau Bairro de Ajuda.

Intervenção política do Coordenador Nacional do MADEM-G15, Braima Camará

Intervenção política do segundo Vice-presidente da ANP, igualmente Presidente do APU-PDGB senhor Nuno Gomes Nabian

Intervenção do Ex primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior volgo Cadogo Fidju

África Monitor Intelligence - Guiné-Bissau: “Frente” Anti-Simões Ganha ímpeto



África Monitor Intelligence



No vota na GENERAL DI POVO el som ku pudi tici mudança pa Guiné no abri 👀👀👀👀


O fantástico do povo guineense de facto é a capacidade de manter a esperança e hoje, está ao rubro esse sentimento de "dias melhores" mediante as eleições que se aproximam já em segunda volta.

Faço um apelo ao povo guineense em avaliar o que temos. Estes dias fala-se demasiado em "bandidos" e "bandidagem". Relações internacionais dos dois candidatos, proveniência dos fundos prometidos e ainda formação académica de ambos.

Caros conterrâneos meus,

*Antes um presidente rotulado como um iletrado, sem formação académica e sem bons discursos em Português Alfacinha mas, desafiado e com o coração grande que queira mostrar trabalho a este povo, esta terra;
- Nô ka precisa de diplomas e o "bom português" pa leba Guiné pa dianti.

* Antes um presidente que nos mostra aquilo que é e com quem se relaciona internacionalmente com promessas de sanear os problemas mais urgentes no país, do que aquele a quem assenta bem um fato e um colarinho branco, mas com compromissos incalculáveis e duvidosos com Deus e o Diábo, em troca da sua "excelente" campanha.
-Negociatas obscuras e testas de ferro, guineenses tudo nota dja!

*Antes um presidente capaz de mostrar força, empenho e motivação em mostrar serviço e trazer ajudas externas a este povo do que aquele que a sua primeira intervenção e impacto revela uma aversão à classe baixa, islâmica e menos letrada.
-Nô ka precisa de programas em papel, papia papia, debates e pronúncias pa comunidade internacional fala "lá está o mais inteligente". Nô precisa de kin ku na papia criol fundo ku nós i lanta i luta i bai busca i tissino. Pa nô sedo també um povo ku necessidades básicas resolvidas. Pa anós no fala "lá está o homem tarbadjadur k nô precisa del"!

Nha djinti...
Nô emergência i saúde, escolas, estradas e infrastructuras...
I ka conversa sabi de grandes pronúncias e complexidades nem i ka mankumuna ku kim ku toma si compromissos ku na bim precisa até di bindi nô terra pa honral!

Apenas para reflectir...

No vota na GENERAL DI POVO el som ku pudi tici mudança pa Guiné no abri 👀👀👀👀
Dia 29 pa vota na n°2 viva USE✌✌✌✌✌

Feito por. Paula Teixeira

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Estamos a trabalha não dorme. Afinal DSP n'gananu





Estamos a Trabalhar

DESARMANDO MENTIRAS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA - “NHA GOVERNO KU PUI CUCU DI CAJU A 1000fccfa”


Estamos a Trabalhar


Geração de concreto


Fidélis De Forbs um verdadeiro intelectual, investigador e futuro escritor.
Dara Fonseca Ramos uma aprendiz na política e linda de morrer 😂😂😂
MADEM G15 tem os melhores ✌🏾✌🏾❣🇬🇼❣


Califa Soares Cassama /Dara Fonseca Ramos

Caminho inexorável para vitória do povo!

A Íris Maira, foi brincar de ver comício...




Carlos Sambu

OMS - Número de fumadores continua a descer, destaca OMS em relatório

O número de fumadores tem descido e assim deverá continuar, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que estima que em 2018 havia mais de mil milhões de fumadores, na maioria homens.


No seu relatório sobre tendências do tabagismo 2000-2025, a OMS assinala um "progresso evidente nas taxas de uso do tabaco", evidenciado no número de homens que fuma, que começou a descer em 2018 pela primeira vez.

No ano 2000, havia 1.397 milhões de pessoas a consumir tabaco e 1.351 milhões em 2015, prevendo-se que o número desça para 1.299 milhões em 2025.

O número de homens utilizadores de tabaco a nível mundial aumentou anualmente entre 2000 e 2018, ano em que atingiu 1.093 milhões, estimando-se que desça para 1.091 milhões em 2020 e 1.087 milhões em 2025, "desde que os países mantenham os esforços atuais para controlar o tabaco".

Quanto às mulheres, cerca de 100 milhões terão deixado o tabaco entre 2000 e 2018, descendo anualmente até atingir 244 milhões em 2018, número que deverá cair ainda mais para 212 milhões em 2025.

Entre os tabagistas, a nível global, 1.071 milhões fumam cigarros, contando-se 915 milhões de homens e 156 milhões de mulheres.

A OMS recomenda a todos os países que façam "esforços adicionais" para agir com base nas evidências científicas, "incluindo monitorização mais eficaz para "reverter a epidemia do tabaco".

"Cada dia que passa resulta para milhões de pessoas no risco de morte prematura e incapacidade devido ao tabaco", assinala a organização.

A OMS nota a "persistência da indústria do tabaco" em tentar afrontar os esforços para controlar o tabaco e recomenda aos estados que mantenham a vigilância para ver se as políticas que definem estão a ser aplicadas.

"Senão, os progressos podem facilmente voltar para trás", nota a OMS, que defende que é preciso estudar as tendências do tabagismo a cada cinco anos para "perceber os padrões" e dar-lhes resposta adequada.

Cerca de oito milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de uma doença relacionada com o tabagismo em 2017, um número que "se espera que venha a aumentar mesmo com a descida das taxas de uso porque as doenças provocadas pelo tabaco demoram a aparecer".

Em relação a Portugal, a OMS regista que em 2018 havia uma prevalência de uso de 27,9 por cento (33.3% entre os homens, 32,4% entre as mulheres).

Dois milhões de portugueses consumiam tabaco nesse ano, contando-se 1,2 milhões de homens e 779.000 mulheres.

"Todos os produtos devem ser monitorizados, incluindo produtos não-tabágicos que contenham nicotina, tais como cigarros sem fumo e vaporizadores", defende a OMS, assinalando que as despesas de saúde associadas ao consumo de tabaco atingem "1,4 biliões de dólares anualmente".

Suportar os custos dos tratamentos das doenças associadas ao tabaco é um fator que aumenta os números da pobreza, assinala a OMS.

Como os homens são o principal problema, a organização recomenda ainda que a "dimensão de género" tem que estar na mira de quem define as políticas.

NAOM

Mais um gesto de solidariedade da futura primeira dama Dinisia Réis Embalo, para com o nosso irmão BIG NBUMBE, conhecido como músico da nova Geração, que por motivo doença recebeu bilhete de passagem para Lisboa, a fim de receber tratamento médico mais urgente possível. Obrigado futura primeira Dama. Que Deus acompanha o nosso irmão e rápidas melhoras.



Gaitu Balde

ANGOLA - UNICEF: Malnutrição provocou este ano 364 mortes de crianças angolanas na Huíla

Mais de 360 crianças morreram devido a malnutrição este ano na província angolana da Huíla, segundo dados do departamento provincial de saúde pública local


Os dados apontam que de janeiro à presente data foram registados um total de 3.366 casos, dos quais 364 resultaram em óbitos.

O número, quer de casos quer de óbitos, considerado elevado pelas autoridades sanitárias locais, constituem uma preocupação, pelo que o Ministério da Saúde em parceria com a World Vision e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estão a realizar um estudo sobre malnutrição em crianças menores de 5 anos.

O estudo está a ser realizado em cinco municípios da província, considerados os mais afetados pela seca, nomeadamente Humpata, Chibia, Matala, Gambos e Quipungo.

O desmame precoce e a má alimentação são apontados como as principais causas destes casos de malnutrição.

NAOM

O General de povo não esteve presente no debate na televisão por motivo de um grande comício no bairro de ajuda onde estiveram milhares de militantes e simpatizantes do Futuro Presidente da República de Guiné-Bissau

Obrigado Bissau!
Comício popular do Candidato Umaro Sissoco Embaló no Bairro de Ajuda espaço Verde, hoje dia 18 de Dezembro de 2019, face às eleições presidenciais previstas a 29 do mesmo mês;




 



 






Viva Democracia Nacional 
Viva povo da Guiné-Bissau.

Umaro El Mokthar Sissoco EmbaloMadem-G15/Sector Autónomo Bissau