12 de maio de 2021

PR - Com a bênção divina e a vontade de todos nós, conseguiremos melhorar o nível de vida no nosso país e garantir a Paz e União entre todos os guineenses...

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Caros irmãos muçulmanos,

Com a chegada do fim do mês do Ramadão dar-se-á início à festa do "Eid Al Fitr".

O jejum praticado nestes 30 dias, teve diversas condicionantes motivadas pelas restrições que nos foram impostas por uma pandemia que afectou todo o mundo.

Para que seja possível vivermos em Paz e com Saúde, devemos continuar a cumprir as regras aconselhadas, para nosso bem estar, pelas autoridades competentes, para assim conseguirmos controlar a pandemia.

Como Presidente de todos os guineenses, saúdo os fiéis muçulmanos, em especial aqueles que se encontram doentes, aos quais desejo uma rápida recuperação.

Com a bênção divina e a vontade de todos nós, conseguiremos melhorar o nível de vida no nosso país e garantir a Paz e União entre todos os guineenses.  


Fim da missão do FMI - O Fundo Monetário Internacional ( FMI) conclui a sua missão virtual à Guiné-Bissau.

 RadioBantaba 

Sob a proposta do Primeiro-ministro Nuno Gomes Na Biam, o PR Umaro Sissoco Embalo nemeou Mário Fambé como novo Ministro das Pescas em substituição de Malam Sambu.

Fambé era Secretário de Estado da Ordem Pública.


Aliu Cande

"Tribunal de Contas entrega Relatório de Auditoria solicitada pelo Ministério de Agricultura referente ao periodo do Primeiro semestre do ano 2019"

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

"Tribunal de Contas entrega Relatório de Auditoria solicitada pelo Ministério de Agricultura referente ao periodo do Primeiro semestre do ano 2019" 

A cerimónia da entrega formal do dossier decorreu na manhã desta quarta-feira, 12 de Maio de 2021, nas instalações do ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Palácio do Governo.

Durante o seu discurso o presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Kabi, considerou a Agricultura como a base para a manutenção da economia e uma das principais formas de construção e transformação do mundo.

"Sendo a Agricultura setor chave para o arranque efetivo do desenvolvimento económico da Guiné-Bissau, é urgente e crucial tomada de posição séria para a mudança de tendências negativas que encorajam a corrupção no setor agrícola, sob pena de nunca encontrarmos o caminho para o almejado desenvolvimento". Aconselhou o Dionísio Kabi.

De acordo com os estudos cerca de 80% da população ativa guineense pratica Agricultura e 50% do PIB provêm da agricultura.

O presidente do Tribunal de Contas falou na necessidade de uma fiscalização efetiva de fraudes na administração pública com a implementação das normas que permitem um controlo imparcial e totalmente independente das entidades que controla e protegidos de todas as influências externas.

No relatório apresentado esta quarta-feira, 12 de Maio de 2021, o Tribunal de Contas fala em falta de registo contabilistico no montante de Cinquenta e Oito Milhões, duzentos e Setenta e Oito mil e Quatrocentos e Vinte Um Francos Cfa (58.278.421.00 Fcfa).

Consta também no relatório da instituição fiscalizadora dos fundos de Estado, a discrepância entre a Receita Declarada e Apurada no valor de Trinta e Seis milhões, Quatrocentos e Noventa e Quatro mil e Cento e Oitenta e Um Francos Cfa (36.494.181.00 Fcfa).

Dionísio Kabi aconselha a implementação urgente das recomendações de Auditoria como medida de salvaguardar o desmoronamento do sistema produtivo do país e criar condições para o aumento da riqueza.

Por seu turno, o Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro, saudou os esforços do Tribunal de Contas na fiscalização da coisa pública.

Marciano Barbeiro prometeu uma colaboração efetiva da seu ministério com o Tribunal de Contas para o bem do país.

"Ninguém tem o direito de usufruir do que é de todos nós, devemos todos lutar para o bem da nossa economia". 

O titular da pasta de agricultura voltou a afirmar que o setor agrário é a base da economia do nosso país apelando um esforço conjunto para a sua modernização.

"Devemos todos lutar para a dinamização do setor agrário que é a base da nossa economia e agradecemos o acompanhamento do Tribunal de Contas nas nossas ações". Concluiu Silva Barbeiro.

O assessor de comunicação

          Mamadú Baldé 

          12 de Maio de 2021

Audiência ao Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Sr. José Pedro Sambu.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Audiência de Cortesia ao Embaixador da França na Guiné-Bissau, Sr. Terence Wills.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

Cooperação - ”A França pretende intensificar as relações  com a Guiné-Bissau”, diz o Embaixador Wills


Bissau, 12 Mai 21 (ANG) – O embaixador da França na Guiné-Bissau afirmou que a presença do Diretor da Agência Francesa para  Desenvolvimento no país se enquadra-se na perspectiva de intensifição das relações entre os dois países, no domínio de agricultura, apoio à juventude, desporto e turismo.

Terence Wills que falava aos jornalistas após o encontro com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, adiantou que estão a ver novos caminhos para incremento da referida cooperação, salientando que as relações entre a Guiné-Bissau e França estão  ao nível dos laços de amizade histórica, mostrando o seu desejo em ver a comunidade guineense em França envolvida no desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“O desejo dos Presidentes Sissoco e Macron é desenvolver esta cooperação. Então, vamos trabalhar para isso. Também é importante aproveitar a presença em França da comunidade guineense. Talvez essa diáspora devia ser mais envolvida no desenvolvimento do país”, disse o diplomata francês.

Wills referiu que  talvez fosse difícil no passado  levar a cabo alguns projetos devido a instabilidade política, mas que agora há muitas oportunidades na Guiné-Bissau, sustentando que o governo guineense tem a vontade de diversificar e desenvolver a economia do país.

Segundo o diplomata francês, trata-se da  primeira missão da Agência Francesa para o Desenvolvimento à Guiné-Bissau.

Para Terence Wills é  importante a comunidade internacional mudar o seu olhar sobre a Guiné-Bissau, e  trazer mais projetos inovadores ao pais. 

SE Presidente da República, General de Exército, Umaro Sissoco Embalo recebeu, em audiência no Palácio da República, o Enviado Especial do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Embaixador Arlindo Gomes, Chefe da Casa Civil.

PR de Cabo Verde confirma visita de Marcelo Rebelo de Sousa a 17 de maio

Por visao.sapo.pt 12 de Maio de 2021

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visita Cabo Verde a 17 de maio, confirmou hoje o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca

Numa mensagem colocada na sua conta oficial na rede social Facebook, o Presidente cabo-verdiano refere que manteve contactos na terça-feira com o homólogo português e confirma a visita a Cabo Verde.

“Contactos com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que estará em Cabo Verde, a 17 do corrente, sobre questões atinentes à situação epidemiológica [da covid-19] e à vacinação em Cabo Verde”, disse Jorge Carlos Fonseca na mesma mensagem.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, admitiu em 18 de abril, questionado pela Lusa na cidade da Praia, que foi surpreendido com o anúncio feito pelo homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, de visitar Cabo Verde em maio, mas sublinhou a importância que terá para as relações bilaterais.

“Eu confesso, apanhou-me de surpresa”, afirmou Jorge Carlos Fonseca, a propósito do anúncio público da visita do homólogo português, que será, contudo, mais curta do que o previsto inicialmente, de algumas horas, sobretudo devido à situação epidemiológica em Cabo Verde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou em 15 de abril que visitará Cabo Verde em maio, naquela que será a sua quarta deslocação oficial ao país, sem contar com escalas.

“Uma das visitas primeiras deste meu novo mandato é precisamente a Cabo Verde e ao Presidente [em exercício] da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), não só para dar abraço ao amigo, mas para dar abraço ao Presidente da CPLP, daqui por, exatamente, um mês”, disse na altura Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português fez o anúncio durante um seminário internacional, organizado pela RDP África, que este ano assinala os 25 anos da emissora e da própria CPLP, e num debate com o chefe de Estado cabo-verdiano e presidente em exercício da comunidade lusófona, Jorge Carlos Fonseca.

“Na conversa com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ele anunciou que viria a Cabo Verde no mês de maio e, portanto, é sempre bem-vindo, o Presidente da República de Portugal”, explicou depois o chefe de Estado cabo-verdiano.

Com a surpresa ultrapassada, o Presidente cabo-verdiano explicou que o programa da visita já estava então a ser preparado: “Será sempre um prazer e também politicamente importante para as relações dos dois países a visita do mais alto magistrado da República portuguesa”, disse.

Esta será a quarta deslocação, sem contar com escalas, do chefe de Estado português a Cabo Verde.

Durante o primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado ao país, em abril de 2017, participou na cimeira da CPLP, na ilha do Sal, em julho de 2018, e comemorou o 10 de Junho de 2019, com visitas às ilhas de Santiago e São Vicente.

Desde a tomada de posse para o segundo mandato, o Presidente da República visitou o Vaticano e a capital espanhola, Madrid.

PVJ // SB

ONU alerta para a hipótese de nova guerra no Médio Oriente

SIC Notícias    12.05.2021

Hamas lançou 200 rockets contra Telavive, israelitas responderam com ataques aéreos contra Gaza.   

O movimento islâmico Hamas diz ter lançado, na última noite, centenas de rockets contra Israel, enquanto os israelitas responderam com ataques aéreos.

A violência no Médio Oriente já fez mais de 40 vítimas mortais, entre as quais 13 crianças, e centenas de feridos nos dois lados da fronteira.

A violência também se fez a pé, nas ruas, em mais uma noite de confrontos entre palestinianos e o exército israelita. Dezenas de pessoas ficaram feridas e pelo menos 20 foram detidas.

Israel decidiu reforçar o dispositivo militar e enviou centenas de tropas para a fronteira. O executivo de Benjamin Netanyahu decretou o estado de emergência em algumas regiões e garante que vai responder, em força, às investidas e ataques vindos do lado palestiniano.

A comunidade internacional continua a pedir ao Governo israelita para pôr fim à violência e as Nações Unidas deixaram um alerta: a violência no Médio Oriente entre israelitas e palestinianos está a escalar para uma nova guerra.

POPULAÇÃO DE BÔR EM RISCO DE ISOLAMENTO NA ÉPOCA CHUVOSA

Radiosolmansi.net

Os condutores de transportes interurbanos da via Quelelé - Bôr (arredores de Bissau) ameaçam paralisar os serviços de transportes nesta linha caso a situação da estrada mantiver ate a época da chuva.

As ameaças foram deixadas aos microfones da RSM durante uma reportagem esta terça-feira para inteira sobre as dificuldades que os populares desta zona enfrentam para deslocarem ao centro de cidade.

Durante a reportagem da Rádio Sol Mansi (RSM), os condutores lamentaram o facto de serem obrigados todos os dias à levaram os seus carros às oficinas devido a má condição desta via.

“Estamos cansados desta situação, andamos constantemente com medo de estragar os nossos carros nestas vias. Esta situação é degradante, pagamos todos os impostos ao Estado”, disseram os condutores ouvidos pela RSM.

Alguns condutores ameaçam suspender toda a circulação se nada for feito para melhorar a via rodoviária, para eles é inadmissível esta situação que coloca em risco a vida das pessoas.

Na mesma reportagem, a RSM registou as declarações dos moradores desta zona que sustentam estarem completamente isolados.

“Estamos completamente isolados. As estradas estão em péssimas condições e vivemos sob pressão e estresse, sem contar com a poeira. Saindo daqui para o centro de cidade somos cobrados mais de 100 francos cfa. Quase não se consegue táxi para Bôr, isso é uma lástima”, lamentaram os residentes de Bôr.

No entanto, durante a reportagem, a RSM constatou que realmente os moradores desta zona deparam com series dificuldades de acesso ao transporte público para centro de cidade, devido a má condição da estrada.

Neste sentido, apelaram as autoridades competentes a resolverem a situação da estrada o mais rápido possível antes do início da época a chuvosa.

A estrada de Bôr assim como da maioria das vias rodoviárias do país estão em péssimas condições. A mesma situação verifica-se no centro da cidade que por vezes as vias ficam quase intransitáveis. Por várias vezes a população critica este facto e as autoridades prometem trabalhar para colmatar a dificuldade.

Igualmente, ainda está em construção a avenida Muhamadu Buhari e Macky Sall. Aquela via ainda em construção foi fechada e as obras ainda decorrem. Perante esta situação, a população é obrigada a percorrer outras vias alternativas e pedem a abertura urgente da estrada.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Reação dos advogados de Zamora Induta e Bubu Na Tchuto sobre retirada do corpo de Segurança

Rádio Jovem Bissau

Leia Também:

Retirada de segurança: ADVOGADOS DA DEFESA DE BUBO E ZAMORA RESPONSABILIZAM O MINISTÉRIO DO INTERIOR

Mauricio Odemocrata 12/05/2021 

Os advogados da defesa de José Américo Bubo Na Tchuto e José Zamora Induta responsabilizaram o ministério do interior pela retirada de corpo de segurança afeto aos seus constituintes, deixando-os expostos.

Em conferência de imprensa, Vitor Mbana afirma que não há processualmente processos contra os seus constituintes. Aliás, disse que, mesmo que houvesse processo, o ministério do interior não devia retirar o corpo de segurança afeto a esses oficiais superiores militares na reserva, por terem desempenhado funções nas estruturas militares.

Por isso, Vitor Mbana espera que o ministério reveja a sua posição, retornando o corpo de segurança ao antigo chefe de estado maior general das forças armadas e antigo chefe de estado maior da armada.

O advogado explicou também que o grupo de segurança afeto a Bubo Na Tchuto e Zamora Nduta foi transferido para diferentes unidades no interior do país, sem um processo ou notificação.

“Sendo militares deveriam ser assegurados pelos militares e também não deveriam ser expostos. Mas estranhamente eram assegurados pelos agentes afetos ao ministério do interior. Primeiro o ministério do interior retirou uma parte e, depois a ordem acabou por levá-lo todo [o corpo]” disse.

“Os nossos constituintes não foram constituidos suspeitos. Não há nenhum processo contra eles. Havendo qualquer indício que conduzisse a abertura de um processo, se for de natureza essencialmente militar haviam de responder perante o tribunal militar, e se não fosse podiam responder no ministério público” disse, sublinhando que os seus constituintes deveriam ser homenageados em vez de serem expostos, por terem desempenhado um “papel importante” nas estruturas militares.

Bubo e Zamora foram ouvidos pela contrainteligência militar na semana passada por uma suposta participação numa reunião que se realizou na vila de Patche Ialá, norte da Guiné-Bissau, na qual terá participado os líderes do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Mbunhe Nambeia e do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereia.

Por: Tiago Seide

𝐂𝐎𝐍𝐅𝐄𝐑𝐄̂𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀 𝐃𝐎 𝐆𝐑𝐔𝐏𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒 𝐃𝐈𝐑𝐈𝐆𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐒. 🔴⚪🔵

 𝐂𝐚𝐧𝐚𝐥 𝐏𝐑𝐒-𝐓𝐕 

PGR Fernando Gomes apresenta 600 milhões FCFA do FUNPI no âmbito de recuperacão de bens de estado


 RadioBantaba 

O Governo Francês vai desembolsar 1.5M Euros à Guiné-Bissau para ajuda Orçamental, 2021.


 RadioBantaba 

O Primeiro Grupo de dezenas de Afro-Americanos de origem guineense chegou ao país, na noite desta terça-feira…

Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Bissau: 12 de Maio de 2021.

O Primeiro Grupo de dezenas de Afro-Americanos de origem guineense chegou ao país, na noite desta terça-feira…

A equipa recebida por Ministério do Turismo e Artesanato veio entabular contactos com as autoridades nacionais para estudar possibilidades de investimento nos vários sectores da vida social. 

De mesma forma, o grupo constituído por três elementos nomeadamente, Siphiwe Baleka, Robert Bumpery e Carlos Martin visitará varias regiões do país e aldeias de seus ancestrais com destaque para a região de Cacheu.

Em declarações a imprensa numa das unidades hoteleiras da capital, os viajantes explicaram o objectivo que nortearam as suas iniciativas.

Siphiwe Baleka: “ somos descendentes de Balanta. Descobrimos depois de um teste de DNA, são mais de duzentos anos que ficamos sem descobrir as nossas origens. Após termos descoberto a nossa origem sempre o nosso desejo é de voltarmos um dia como esse a Guiné-Bissau. Não só Balantas, há também descendentes Fulas, Mandingas, Beafadas e entre outros”.

Bem Kassimo Cunha Assessor Técnico do Ministro do Turismo e Artesanato destacou a importância da vinda ao país desses Afro-Americanos de origem guineense e sublinhou a possibilidade de investimentos.

“A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto No KUNSI GUINE decorrido no final do mês passado organizado pela ex Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato, Nhima Sissé. Esperamos grandes investimentos no âmbito desse projecto e num futuro perto está prevista a vinda de cerca de 13 mil Afro-Americanos”.

BDS 







NOTA DE PROTESTO E REPÚDIO - Movimento para a Democracia (MpD)

 NOTA DE PROTESTO E REPÚDIO MPD.pdf





A Marcha contra a vinda do presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Guiné-Bissau é um atentado contra a democracia...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Sinceramente, não percebo o "escândalo" dessa gente!

Só pode ser brincadeira de mau gosto. 

PAIGCISTAS, onde anda o Emílio Kafft Kosta? O Domingos Simões Pereira precisa da sua ajuda em matéria dessa natureza.

Se for verdade a dita Marcha, afirmo com clareza de que, isso tudo é uma vã tentativa de fraudar a vinda do Presidente Português, porém, estamos perante uma Manifestação que não está sobre o Direito Constitucional, mas sim é uma Manifestação autoritário.

 Entretanto, o DSP precisa refletir de forma honesta com prudência e contenção como um político intelectual sobre a vida Real da República da Guiné-Bissau e o seu povo no meio do mundo. 

Por desgraça, a minha vocação é o Direito, então, posso explicar o assunto em causa como um truísmo, ou seja como uma obviedade e que os derrotados estão a fazer de conta que não é, contudo, dado que eu não sou um "Jumento de carga" sem mérito em matéria da luz do Direito Constitucional moderno, vou interpretar com vista a divisão das funcionalidades dos três Poderes e especializar as tarefas, entre o povo Soberano, executivo e o legislativo, de maneira que o Poder controla o Poder.

O Ministro do Interior Senhor Botche Cande em linhas com a Constituição da República tem o Direito Constitucional de organizar a Carga e consequentemente restabelecer a Ordem nas ruas do país, porque a Constituição da República afirma com toda clareza de que, todos os Poderes técnicos não têm a prevalência sob ao Poder constituinte originário derivado da força do povo Soberano vindo das urnas democraticamente, e, se assim é, o Ministro do Interior deve e é obrigado estabelecer a sua magistratura.

 Para resumir duma forma transparente, cristalina, clara e sem dubiedade, se todo Poder emana do povo e em o seu nome será exercido dentro do quadro Constitucional, então com a derrota do DSP nas urnas, cabe ao Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo representar o povo no plano interno e externo

A Marcha contra a vinda do seu homólogo Português é um atentado contra a democracia. 

Eu recomendo o uso de água quente, bala de borracha e gás lacrimogêneo contra os vandalizadores amigos de distúrbios sociais na Guiné-Bissau. 

Que Deus abençoe a minha Terra natal e o meu povo.

NOT A COVID CURE: People in one part of India are covering themselves in cow dung and urine as they believe it protects them from COVID-19.

Yet doctors proclaim there is no scientific evidence.

@ABC News

VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE MARCELO REBELO DE SOUSA A GUINÉ-BISSAU, 17 E 18 DE MAIO 2021


VACINAÇÃO: Os alimentos que deve comer antes e depois de ser vacinado

© Shutterstock  

Notícias ao Minuto  12/05/21 

Estes alimentos ajudam a atenuar possíveis efeitos secundários que possam decorrer da toma da vacina.

Um pouco por todo o mundo milhões de indivíduos estão a ser vacinados contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na tentativa de travar a disseminação da pandemia.

Tendo isso em mente, o nutricionista desportivo e das celebridades Ryan Fernando divulgou no jornal Times of India aqueles que são os cinco alimentos, ricos em vitaminas, nutrientes e propriedades anti-inflamatórias, que deve ingerir pré e pós receber o imunizante, de modo a minimizar o risco de sofrer efeitos secundários. Aprenda.

Os cinco alimentos que deve consumir antes de tomar a vacina contra a Covid-19:

- Curcuma;   - Alho;   - Gengibre;   - Vegetais;   - Fruta fresca.

Os cinco alimentos fundamentais que deve comer após a toma da vacina contra a Covid-19:

- Mirtilos;   - Chocolate preto;   - Canja de frango;    - Azeite;   - Brócolos.

E as coisas que deve evitar fazer:

- Fumar;   - Estar de jejum antes de tomar a vacina;   - Beber álcool;

- Beber refrigerantes.

Centenas de cidades sem planos para enfrentar alterações climáticas

© Shutterstock
Por LUSA 12/05/21 

Quase metade de 812 cidades mundiais analisadas por uma organização independente ligada ao ambiente (CDP) não tem planos para enfrentar as alterações climáticas, segundo um relatório divulgado hoje.

O documento a que a Lusa teve acesso inclui 25 cidades portuguesas, 76% das quais têm planos de adaptação, um valor muito acima da média global.

Em relação ao total das cidades que disponibilizaram dados para o relatório verifica-se que, embora 93% das cidades tenham declarado enfrentar riscos ambientais, 353 (43%) delas não indicaram ter qualquer plano de adaptação.

A falta desses planos significa, alerta a organização, que uma população estimada em 400 milhões de pessoas na próxima década vive em cidades mal preparadas para enfrentar as alterações climáticas.

O relatório hoje divulgado assinala os 10 anos de cidades que comunicam dados ambientais ao CDP, uma organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.

O CDP foi fundado em 2000 e atualmente mais de 10.000 organizações, 9.600 empresas e quase mil cidades e regiões, divulgam dados através da entidade, que analisa os progressos que estão a ser feitos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em conformidade com o Acordo de Paris.

No relatório, o CDP salienta que um plano de adaptação é essencial para que uma cidade consiga enfrentar os riscos decorrentes das alterações climáticas, e diz que os estudos demonstram que a Europa já tem a taxa de mortalidade mais elevada devido a ondas de calor, ao mesmo tempo que os dados da União Europeia associam uma em cada oito mortes à poluição.

Destacando o investimento como fundamental, o relatório indica que globalmente 25% das cidades que participaram referiram o orçamento como o principal obstáculo para a falta de ações de adaptação.

Entre as 157 cidades europeias que fazem parte do relatório foram assinalados como necessários mais de 10 mil milhões de euros para avançar com projetos específicos relacionados com o clima.

Em termos globais, as cidades justificam que os projetos que precisam de financiamento mais urgente dizem respeito a transportes, energias renováveis, eficiência energética e gestão da água. Questões ligadas a habitação e a pobreza são também barreiras a ações de adaptação aos extremos climáticos.

No documento também se conclui que 41% das cidades ainda não têm uma avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionadas com o clima, o que seria fundamental para identificar pessoas, infraestruturas e recursos em risco devido aos crescentes perigos físicos de um clima em mudança.

A investigação mostrou que as cidades com essas avaliações relatam 2,7 vezes mais ações do que aquelas que ainda as não têm.

Como positivo os investigadores responsáveis pelo relatório referem os grandes progressos dos últimos 10 anos. Em 2011 existiam apenas 30 cidades com planos de adaptação, em comparação com as atuais 459, 120 das quais na Europa.

Na Europa, das cidades que participaram, 103 têm objetivos de redução de emissões de dióxido de carbono. E 49 têm objetivos alinhados com o Acordo de Paris, de impedir que as temperaturas subam mais do que 1,5º Celsius em relação à época pré-industrial.

Quanto às ações que as cidades estão a tomar para se adaptarem, 20% disseram que estão a plantar árvores e a criar espaços verdes e 18% referiram o mapeamento das zonas de cheias. A título de exemplo Berlim lançou o programa "1000 telhados verdes" e Paris criou "ilhas frias" para gerir o impacto das ondas de calor. Malmo, na Suécia, decidiu que todos os novos edifícios têm de estar três metros acima do nível do mar.

"As cidades europeias têm de ser uma força motriz para a concretização de uma União Europeia neutra em termos climáticos até 2050 e para alcançar a nova meta ambiciosa de redução de emissões para 2030", diz no relatório a responsável pelas políticas para a Europa, Mirjam Wolfrum.

A responsável lembra que a crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19 desviou fundos para ações prioritárias, mas acrescenta que "a ação ambiental não pode abrandar" e que os governos têm agora uma oportunidade para uma recuperação verde das cidades, com os pacotes de estímulo divulgados.

"Como primeiro passo para gerir as ameaças climáticas, cada cidade deve realizar uma avaliação do risco climático e da vulnerabilidade para identificar as ações cruciais que deve tomar", adverte.

As cidades produzem 70% das emissões de dióxido de carbono e na Europa albergam três quartos da população.

BISSAU E RABAT PROCURAM DIANMIZAR A COOPERAÇÃO


No quadro da consolidação dos laços de solidariedade, amizade e cooperação fraterna que sempre existiram entre o Reino de Marrocos e a República da Guiné-Bissau, o Ministro das Relações Exteriores, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Exterior, Sr. Nasser Bourita, e a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Sra. Suzi Carla Barbosa, falaram, nesta terça-feira, 11 de maio de 2021, por vídeoconferência.