quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Gabú: Guine-Bissau e Senegal reafirmam a comissão tecnica mista das fronteiras entre dois países. Após 13 dias de trabalho reafirmou os eixos a nivel da fronteira entre os dois países.


 Radio Voz Do Povo

Telescópio James Webb deteta traços de estrela de neutrões numa supernova

© Lusa

POR LUSA     22/02/24

O telescópio espacial James Webb detetou traços de uma estrela de neutrões no centro de uma nebulosa em redor de uma supernova, fenómeno que os astrónomos só tinham conseguido prever em modelos, divulgou hoje a revista científica Science.

A supernova em causa é a SN 1987A, umas das mais estudadas e observada pela primeira vez em 1987 na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita uma outra galáxia, maior, a Via Láctea, onde se situa o Sistema Solar, que agrega a Terra.

Uma supernova é a explosão de uma estrela moribunda com uma massa oito a dez vezes maior do que a do Sol.

Graças ao telescópio James Webb, em órbita desde 2022, os astrónomos conseguiram observar na nebulosa da SN 1987A linhas espetrais que atribuem a uma estrela de neutrões quente ou a uma nebulosa em redor da estrela de neutrões, de acordo com um comunicado da Universidade de Estocolmo, na Suécia, que participou na investigação.

Até às observações feitas com o James Webb, o maior e mais potente telescópio no espaço, os astrónomos apenas supunham a existência de uma estrela de neutrões (corpo denso) como remanescente da supernova SN 1987A através de modelos e de simulações feitas em 1992.



Leia Também: James Webb. Reveladas imagens (deslumbrantes) de 19 galáxias espirais

Embaixador russo em Portugal nega ambição de Moscovo de destruir UE

© Dima Korotayev/Epsilon/Getty Images

POR LUSA    22/02/24 

O embaixador da Rússia em Lisboa, Mikhail Kamynin, negou hoje que Moscovo pretenda destruir a União Europeia (UE) e acusou os líderes europeus de "desperdiçar mil milhões de euros" para militarizar Kiev.

Mikhail Kamynin respondeu hoje, num comentário publicado no 'site' da embaixada russa em Portugal, a uma entrevista na terça-feira, à agência Lusa, do ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, que acusou o Presidente russo Vladimir Putin de "não quer apenas um pedaço de território ucraniano", mas sim "destruir" a UE.

Para o representante da diplomacia russa em Portugal, a Rússia "nunca procurou 'destruir o projeto europeu', do que se convenceram erradamente funcionários na UE".

"A história das nossas relações com Bruxelas, as iniciativas russas dedicadas à construção de um espaço único da cooperação e segurança de Lisboa a Vladivostok [maior cidade portuária da Rússia no oceano Pacífico], bem como o cumprimento consciente por Moscovo de compromissos de parceria no âmbito tanto político como económico, são provas ilustrativas disto", frisou.

Kamynin acusou os países ocidentais de estarem "envolvidos diretamente no atual conflito na Ucrânia".

"Não escondem que desejam uma 'derrota estratégica' da Rússia no campo de batalha ao não conseguir abafar Moscovo pelas sanções económicas ilegais e isolá-lo no palco internacional. Esta aspiração é tão forte que estão prontos para desperdiçar mil milhões de euros dos contribuintes a fim de militarizar Kiev, ao ignorar ao mesmo tempo os seus numerosos problemas internos", destacou o diplomata russo.

Na mesma publicação em resposta a Cravinho, o embaixador russo em Lisboa recuou aos protestos entre 2013 e 2014, acusando o Ocidente de provocar a "situação atual na Ucrânia".

"É óbvio que o golpe de Estado de 22 de fevereiro de 2014, que exatamente hoje faz 10 anos, não teria sido possível sem participação direta dos Estados Unidos e dalguns membros da União Europeia", realçou.

Há dez anos, os protestos que tinham irrompido em 2013 acabaram por ser reprimidos pela polícias na principal praça da capital da Ucrânia, a Praça da Independência que ficou conhecida como a "Euromaidan" (junção entre os termos euro e maidan, nome ucraniano para praça), uma onda de agitação civil que levou à renúncia do então Presidente pró-russo Viktor Yanukovych e do seu governo.

Para Mikhail Kamynin, Washington e Bruxelas apoiaram "o empenho determinado de neonazis, que chegaram ao poder, na rutura dos laços historicamente estreitos com Moscovo".

O embaixador russo salientou ainda que "a política das novas autoridades ucranianas tem sido acompanhada por assassinatos de líderes de opinião pró-russos, discriminação linguística e opressões religiosas".

"Por fim, em 2014, o regime de Kiev desencadeou um genocídio da população do Donbass (leste) chamado "operação antiterrorista", cujas vítimas mortais foram mais de 13 mil pessoas, inclusive crianças", vincou ainda.

No sábado assinalam-se dois anos sobre a ofensiva militar russa no território ucraniano que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 e declarou como anexadas à Federação Russa as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia.

Moscovo já tinha anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Kiev e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem as anexações.

A Ucrânia exige a retirada total das tropas russas do seu território, incluindo da Crimeia, como condição prévia para eventuais conversações de paz.



Leia Também: Ucrânia sofre novo revés: parlamento alemão chumba envio de mísseis Taurus

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE VISITA DE CORTESIA DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MILITAR DA NIGÉRIA

O Presidente da República recebeu alunos do Colégio Nacional das Forças Armadas da República Federal da Nigéria, que se encontram no país no âmbito de um intercâmbio educacional e cultural.


 Presidência da República da Guiné-Bissau

Ucrânia: EUA avançam com acusações contra vários oligarcas russos

Por sicnoticias.pt  22/02/2024

O objetivo é cortar “o fluxo de fundos ilegais que alimentam a guerra de Putin”. Nos últimos dois anos, o departamento de Justiça obteve ordens judiciais para a contenção, apreensão e confisco de quase 700 milhões de dólares em bens e acusou mais de 70 pessoas por violarem sanções e controlos de exportação.

Os Estados Unidos avançaram com acusações contra vários oligarcas russos, com o objetivo de cortar "o fluxo de fundos ilegais" que alimentam a guerra da Rússia na Ucrânia, adiantou o Departamento de Justiça norte-americano.

"O Departamento de Justiça está mais empenhado do que nunca em cortar o fluxo de fundos ilegais que alimentam a guerra de Putin e em responsabilizar aqueles que continuam a permitir isso", sublinhou o secretário da Justiça dos EUA, Merrick Garland, citado num comunicado.

A dois dias do segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, Merrick Garland anunciou várias medidas tomadas pelo seu ministério "para processar" e "apreender os bens" destes elementos-chave para o Kremlin (presidência russa) e para o Exército russo.

De Nova Iorque à Florida, foram instaurados processos contra vários oligarcas russos, incluindo Andreï Kostin.

O patrão do VTB, o segundo maior banco russo, é acusado, entre outras coisas, de lavagem de dinheiro e de ter contornado sanções para a manutenção de dois "super iates", avaliados juntos em mais de 135 milhões de dólares (127 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), segundo o Departamento da Justiça.

Michael Khoo, codiretor do 'grupo de trabalho KleptoCapture do Departamento de Justiça, realçou, numa conversa telefónica com jornalistas, que o anúncio pretende enviar uma mensagem ao Presidente russo Vladimir Putin de que os Estados Unidos não vão desistir, enquanto a guerra continuar.

A KleptoCapture impõe as restrições económicas dentro dos EUA aplicadas à Rússia e aos oligarcas.

O Departamento de Justiça afirma que nos últimos dois anos obteve ordens judiciais para a contenção, apreensão e confisco de quase 700 milhões de dólares (646 milhões de euros) em bens e acusou mais de 70 pessoas por violarem sanções e controlos de exportação.

EUA e UE aplicam sanções contra a Rússia

Os Estados Unidos e a União Europeia aplicaram uma bateria de sanções contra Moscovo desde o início da guerra após a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

O Presidente dos EUA Joe Biden prometeu anunciar esta sexta-feira "grandes sanções" contra a Rússia, em resposta à morte, na semana passada, na prisão, de Alexei Navalny, o principal opositor do Kremlin.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Proclamação de Gervasio Silva Lopes hoje, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024. …Chama a atenção...

A resposta de Putin a Biden (após ser chamado de "filho da mãe maluco")

© Contributor/Getty Images

POR LUSA      22/02/24  

O Presidente russo, Vladimir Putin, qualificou hoje de "grosseiras" as palavras que lhe dirigiu o homólogo norte-americano e ironizou ao considerar que foram motivadas por ter referido que Joe Biden era o "preferido" da Rússia para as presidenciais norte-americanas.

Durante uma ação de angariação de fundos para a reeleição presidencial que decorreu quarta-feira na Califórnia, e quando questionado sobre as ameaças de cariz nuclear feitas pela Rússia, o Presidente norte-americano, Joe Biden, chamou a Putin "filho da mãe maluco".

Na reação às palavras do seu homólogo norte-americano, Putin recordou que, ao ser questionado recentemente sobre o favorito do Kremlin (presidência russa) nas eleições presidenciais nos Estados Unidos em novembro próximo, assinalou que trabalhariam com "qualquer Presidente", mas admitiu na mesma ocasião que a Rússia preferiria Biden.

"A julgar pelo que acaba de dizer, tenho toda a razão, porque esta é uma reação adequada ao que disse", ironizou.

"Percebemos o que está a acontecer ali [nos Estados Unidos] em termos da sua política interna, e esta reação é absolutamente adequada, o que significa que tinha razão", prosseguiu o Presidente russo citado pela agência noticiosa TASS.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, já tinha previamente comentado as declarações do chefe da Casa Branca (presidência norte-americana), que considerou uma "enorme vergonha" para os Estados Unidos.

Segundo frisou ainda Peskov, as declarações evidenciam um "comportamento próprio de um 'cowboy' de Hollywood".


Leia Também: Ameaça nuclear? Putin é "um filho da mãe maluco", atira Biden

Avion fungli suma sintidu di kilis ku lebal nó terra…

Por Jorge Herbert

FRENTE COMUM PARA A SALVAÇÃO NACIONAL... BREVEMENTE MEGA-MARCHA BISSAU NA PARÁ.


Por Gervasio Silva Lopes 

Declaração do Deputado Bamba Banjai na terça-feira, 20 de fevereiro de 2024… Chama a atenção.


Burkina Faso anuncia a morte de cerca de 40 suspeitos de terrorismo

©  Lassana Bary/Twitter

Notícias ao Minuto   22/02/24 

As autoridades do Burkina Faso anunciaram a morte de cerca de 40 suspeitos de terrorismo numa série de atentados bombistas nos arredores da cidade de Djibo, a leste do país, segundo a imprensa local.

Estes atentados surgem no âmbito da operação contra grupos terroristas, que está a ser levada a cabo pelas autoridades locais, neste país africano.

De acordo com a agência noticiosa estatal do Burkina Faso, AIB, um grupo de 40 suspeitos deslocou-se ao local para "verificar os danos" após um bombardeamento efetuado dias antes contra outro "grupo de terroristas".

Os meios de comunicação social locais referem que o grupo foi seguido por aviões até "uma localidade abandonada", altura em que foram bombardeados. Alguns dos suspeitos conseguiram fugir, mas as autoridades não fizeram qualquer declaração sobre o grupo a que pertenciam.

Desde 2015, o Burkina Faso luta contra grupos extremistas filiados no Estado Islâmico e na Al-Qaida, que também atacaram nos vizinhos Mali e Níger, dois países igualmente governados por regimes militares e dos quais Ouagadougou se aproximou nos últimos meses.

Os ataques levaram a uma vaga de deslocados internos e refugiados para outros países da região.

O Burkina Faso, que é liderado, desde 2022, por uma junta militar chefiada por Ibrahim Traoré.



Leia Também: Burkina Faso suspende exportações de ouro de produção artesanal

Responsável da Baloba queimada no bairro Mindará em Bissau, pede engajamento por parte da autoridade nacional, no sentido de evitar confrontos religiosos no país.


  Radio TV Bantaba

Estudantes da Escola de Formação Superior Unidade Tchico Té, apontam o Governo da Guiné-Bissau, como o principal responsável por falta de professores naquele estabelecimento do ensino público do país.


   Radio TV Bantaba

Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, orientou o Governo para fixar dentro em breve o preço de comercialização da castanha de Cajú


  Radio TV Bantaba

A França disponibiliza 3 milhões de euros para apoiar o Orçamento Geral do Estado - 2024 da Guiné-Bissau.


Por: Mamadú Candé  Rádio Capital Fm   22.02.2024

Movimento Nô Djunta Mon Pa Kaba Ku Tribalismo i Religião na Política, manifesta sua preocupação, face aos últimos acontecimentos políticos constatados no país.


  Radio TV Bantaba

Governo quer controlo rigoroso em Safim. - Todas as viaturas que entram e saem da capital Bissau a partir das 19horas até às 7 horas de manhã, devem passar por uma inspeçāo para garantir a segurança, anunciou ontem em comunicado o Ministerio do Interior.

   Radio Voz Do Povo

Ucrânia. Mais de 10 mil civis mortos e 20 mil feridos em 2 anos, diz ONU

© Lusa

POR LUSA    22/02/24 

A agressão militar russa à Ucrânia iniciada há dois anos provocou mais de 10 mil mortos e cerca de 20 mil feridos entre a população civil, revelou hoje a ONU, ressalvando que, provavelmente, os números são "significativamente mais altos".

Em vésperas do segundo aniversário do início da "invasão em grande escala da Ucrânia pela Federação Russa", lançada a 24 de fevereiro de 2022, a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia (HRMMU) publicou um relatório atualizado sobre o "custo humano horrível" da guerra entre a população civil, apontando que estão confirmadas "30.457 vítimas civis" nestes dois anos, incluindo 10.582 mortos e 19.875 feridos.

Entre as vítimas civis do conflito, que se apresta a entrar no terceiro ano, contam-se 587 crianças mortas e 1.298 feridas, aponta o relatório da missão.

"O número de vítimas civis foi particularmente elevado durante os primeiros meses após o ataque armado em grande escala, com milhares de civis mortos e feridos por mês. Embora os números tenham diminuído gradualmente ao longo de 2022 e 2023, permaneceram elevados, com uma média de 163 civis mortos e 547 feridos por mês em 2023", aponta o documento.

Os dados recolhidos pela HRMMU revelam que, efetivamente, o número de vítimas civis foi particularmente elevado nos primeiros meses do conflito, com 4.289 mortos (e mais de 3 mil feridos) em março de 2022, 840 vítimas mortais em abril, e 586 em maio, os três meses mais mortíferos para a população civil. Na primeira quinzena do corrente mês de fevereiro, foram confirmados 77 civis mortos e 169 feridos.

"Em termos de causa de morte ou ferimento, a grande maioria das vítimas civis (91 por cento) foi causada por armas explosivas com efeitos de área alargada", indica o relatório, acrescentando que "as minas e os explosivos remanescentes de guerra foram responsáveis por 3,7%" das vítimas, e "outras armas e incidentes" pelas restantes.

A missão de monitorização das Nações Unidas indica ainda que entrevistas que conduziu junto de mais de 550 antigos prisioneiros de guerra ucranianos e civis detidos "indicaram a prática de graves violações do direito internacional em matéria de direitos humanos e do direito internacional humanitário pelas forças armadas russas, incluindo execuções sumárias e tortura generalizada".

Lembrando que "este mês assinala não só dois anos desde o ataque militar em grande escala da Rússia, mas também 10 anos desde que anexou ilegalmente a República Autónoma da Crimeia e a cidade de Sebastopol, na Ucrânia", o Gabinete dos Direitos Humanos da ONU sublinha que, "desde 24 de fevereiro de 2022, a já terrível situação dos direitos humanos na Crimeia ocupada piorou, com repressão contra aqueles que criticam a ocupação" e anuncia que na próxima semana vai publicar um relatório sobre a década de ocupação russa desta região.

"A ofensiva armada da Rússia à Ucrânia, que está prestes a entrar no seu terceiro ano e sem fim à vista, continua a causar violações graves e generalizadas dos direitos humanos, destruindo vidas e meios de subsistência", comentou hoje o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Recordando que "milhões de pessoas foram deslocadas, milhares perderam as suas casas e centenas de instituições médicas e educativas foram danificadas ou destruídas, afetando significativamente o direito das pessoas à saúde e à educação", o responsável máximo da ONU pelos Direitos Humanos observou que "o impacto a longo prazo desta guerra na Ucrânia far-se-á sentir durante gerações".

De acordo com dados da ONU, cerca de 3,7 milhões de pessoas continuam deslocadas na Ucrânia, enquanto cerca de 6,5 milhões estão refugiados noutros países.

No sábado assinalam-se dois anos sobre a ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).



Leia Também: Os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU) acusaram hoje a Rússia de utilizar mísseis de fabrico norte-coreano para efetuar ataques contra alvos civis na Ucrânia.

Vice presidente do PRS, Mário Fambé empossa Novo Presidente da Juventude da Renovação Social-JRS, Franco Yala.


 Radio Voz Do Povo
 

Ameaça nuclear? Putin é "um filho da mãe maluco", atira Biden

© Getty Images

Notícias ao Minuto     22/02/24 

Os ataques verbais por parte de Biden têm vindo a intensificar-se. Na semana passada, o responsável atirou que a morte do opositor Alexei Navalny se deveu a "Putin e aos seus rufias".

O presidente norte-americano, Joe Biden, insultou o homólogo russo, Vladimir Putin, durante um evento de angariação de fundos em São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, na quarta-feira. É que, na ótica do chefe de Estado, Putin é um "filho da mãe maluco" que deixa o mundo em alerta face a uma eventual ameaça nuclear.

"Esta é a última ameaça existencial. É o clima. Temos um filho da mãe maluco como o Putin e outros, e temos de estar sempre preocupados com um conflito nuclear", disse Biden, citado pela agência Reuters.

Entretanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou que as declarações do presidente norte-americano podem ser encaradas como uma tentativa de o chefe de Estado se assemelhar a um "cowboy de Hollywood", o que o "degrada".

"É improvável que o uso de tal linguagem contra o chefe de outro Estado pelo presidente dos Estados Unidos prejudique o nosso presidente, o presidente Putin. Mas isso degrada aqueles que usam esse vocabulário", disse, citado pelo mesmo meio.

Saliente-se que os ataques verbais por parte de Biden têm vindo a intensificar-se. Na semana passada, o responsável atirou que a morte do opositor Alexei Navalny se deveu a "Putin e aos seus rufias", ainda que a presidência russa tenha negado qualquer envolvimento.

Na terça-feira, o chefe de Estado norte-americano adiantou que os Estados Unidos anunciarão um grande pacote de sanções contra a Rússia, não só pela morte de Navalny, mas também devido à guerra na Ucrânia, que se prolonga há praticamente dois anos.

Navalny, um dos principais críticos de Vladimir Putin, morreu na prisão, segundo o serviço penitenciário federal da Rússia. O opositor russo de 47 anos, que estava numa prisão no Ártico para cumprir uma pena de 19 anos de prisão sob "regime especial", ter-se-á sentido mal depois de uma caminhada e perdido a consciência.



Leia Também: O Kremlin qualificou de "vergonhosas" as declarações do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que qualificou Vladimir Putin de "louco" durante uma reunião do Partido Democrata.