segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Encontro com a Rede Nacional de Jovens Mulheres Líderes - RENAJELF....Dionisio Pereira


 CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Guiné-Bissau: Ministério de Saúde Beneficia de kits para Cesariana

Por capgb.com

Fundo das Nações Unidas para a População, UNFPA, doou esta segunda-feira 11/01/2021, equipamentos hospitalares e kits para as operaçõs Cesariana ao Ministério de Saúde.

Para o representante do UNFPA na Guiné-Bissau, os dados da mortalidade materna no país são preocupantes, segundo os dados do MICS 6, novecentos mortes maternas por cem mil nascidos vivos .

Segundo Cheikh Fall, estes números significam que na Guiné-Bissau muitas mulheres morrem diariamente ao darem a luz. E isso refere-se a compromisso do UNFPA para alcançar objetivos de Desenvolvimento sustentável, que visam cooperar para redução da mortalidade materna e neonatal na Guiné-Bissau.

Ainda anunciou que os equipamentos estão estimados em cerca de Setenta Milhões de Francos CFA.


Em representação do Ministério de Saúde, a secretária de estado da gestão hospitalar, agradeceu a contribuição, afirmando que a Guiné-Bissau tem um sistema de saúde débil e esses equipamentos vão ajudar na resolução das dificuldades que este setor enfrenta.

Cornélia Aleluia Na Man, promete em nome do Ministério de Saúde pública Guineense, bom uso destes materiais e serão utilizados para seus fins.

De salientar que, os equipamentos constam camas, mesas de cirurgias e de parto, mesas de observação e porta instrumentos, telas, suportes de cama, cadeiras de rodas.



O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Dr. Fernando Dias, em reunião com a Associação dos Filhos de Caio sobre a exploração de areia...

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

MATPL / AI / 11.01.2021 SEGUNDA-FEIRA 

        Caso exploração de inertes em Caio

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Dr. Fernando Dias, em reunião com a Associação dos Filhos de Caio sobre a exploração de areia.

A Associação quer que o explorador de areia intervenha no local, ajudando, entre outras, na melhoria de estrada e escolas. 

A Associação esteve acompanhada neste encontro pelo Deputado Dr. Nelson Moreira.

Dirigentes do Ministério estiveram também presentes e tomaram nota dos factos evocados pelos presentes.

Com base nisso, o Ministro convocou para amanhã a entidade exploradora, assim como o Ministério da Enérgia para, em conjunto, verem a melhor forma de ultrapassar o desentendimento e permitir uma convivência pacífica na zona.

Informação em tratamento....

INAUGURAÇÃO DO CONSULADO GERAL DA GUINÉ-BISSAU EM ALGARVE

 

Encontro da ministra dos negócios estrangeiros Dra Suzi Carla Barbosa com a comunidade guineense residente em Algarve no âmbito da inauguração do consulado geral da Guiné-Bissau em Algarve

Embaixada Da Guiné-Bissau em Portugal GW 

Leia Também

Governo da Guiné-Bissau dá maior atenção à comunidade na diáspora


A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou hoje que o Governo está empenhado em dar maior atenção à comunidade guineense na diáspora, através da reestruturação das redes consulares e diplomáticas, importantes para capturar investimentos.

"Entendemos que a Guiné-Bissau tem muito a ganhar com uma diplomacia ativa e dinâmica e que traga benefícios para o país, porque a diplomacia tem de ser, sobretudo, uma forma de ajudar ao desenvolvimento do país", afirmou Suzi Barbosa.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da Guiné-Bissau inaugurou hoje o consulado-geral do país em Albufeira, no distrito de Faro, o primeiro na Europa.

Em declarações à agência Lusa, Suzi Barbosa afirmou que existe na nova dinâmica da diplomacia guineense, "a vontade de reestruturar todo o ministério e as redes consulares e diplomáticas, para tirar proveito desses benefícios, importantes para desenvolver a Guiné-Bissau".

"O objetivo é captar investimentos, dar atenção à nossa comunidade na diáspora, porque uma comunidade na diáspora assistida vai ter condições e confiança de investir no seu país", alegou.

Para a chefe da diplomacia guineense, o acompanhamento dos emigrantes através da rede consular "é um sinal de que o Governo se preocupa, está próximo, sendo uma garantia de que os governantes realmente se preocupam com eles".

Questionada sobre se a renovação e adoção de uma nova diplomacia virada para os emigrantes guineenses não tardou a ser implementada, Suzi Barbosa afirmou que "nunca é tarde".

"Dentro das possibilidades foi o mais rápido que foi possível, tendo em conta a situação da pandemia [de covid-19] que não tornou fácil organizar a abertura deste consulado-geral e também porque temos limitações financeiras e administrativas, mas mesmo assim fizemos o esforço de concretizar a promessa e abrir a primeira representação consular", explicou.

A governante recordou que a promessa do Presidente da República da Guiné-Bissau de abrir a representação consular em Albufeira, a primeira na Europa, "foi um outubro e em menos de dois meses está a ser concretizada".

"Foi até mais rápido do que muita gente pensava e aqui estamos hoje para provar que somos uma geração de concreto", sublinhou.

Suzi Barbosa referiu que a escolha de Portugal para abrir o primeiro consulado-geral deve-se ao facto de ser o país "onde existe a maior comunidade residente na diáspora, e pelas boas relações históricas, políticas, diplomáticas e comerciais".

"Nós temos Portugal como a segunda pátria. A grande maioria de nós temos familiares residentes, interesses no país e, por isso, justifica-se o interesse de abrir em Portugal", enfatizou.

De acordo com Suzi Barbosa, depois de Portugal, o Governo da Guiné-Bissau pensa abrir um consulado-geral em Madrid (Espanha), "país onde também existe uma grande comunidade de guineenses e ampliar progressivamente a rede consular".

"O objetivo é estar, cada dia, mais próximo da nossa comunidade para que sintam o Estado da Guiné-Bissau e não se sintam desamparados", sustentou.

A ministra disse ainda que o Governo guineense está a trabalhar para combater a documentação fraudulenta, "com um trabalho que está a ser feito de origem para melhorar a credibilidade dos documentos".

"Um dos projetos deste Governo é mudar toda a gama de passaportes, para tornar o documento cada vez mais credível e para que não tenha nenhum problema de autenticidade, ao mesmo tempo que se está a informatizar e modernizar os serviços de autenticação e de registo, para dar mais credibilidade à documentação e para que a Guiné-Bissau seja olhada com mais respeito e credibilidade", concluiu.

ANP: Apresentação, discussão e votação do projeto do Institucionalização das publicações ( Boletim Informativo e Revistas).


Detido cidadão guineense em Luanda ao embarcar para o Dubai com 20 mil dólares e ouro bruto

Por LUSA

O Serviço de Investigação Criminal deteve, no aeroporto internacional de Angola, um cidadão guineense que tentava sair do país para o Dubai, Emirados Árabes Unidos, com 20 mil dólares (16.360 euros) e 15 peças de ouro bruto. 

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Interior distribuída hoje à imprensa, o facto ocorreu no domingo, quando o cidadão guineense, de 39 anos, tentou embarcar com as referidas quantidades de dinheiro e ouro dissimulados numa mala preta. 

A nota realça que estes factos constituem transgressão cambial, por limites e saída de valores, no quadro da política cambial angolana, bem como crimes de posse ilícita e tráfico de minerais estratégicos. 

Os valores foram já depositados na Conta Única, à ordem do Banco Nacional de Angola, enquanto decorrem mais investigações.

Vagas para o ensino superior em Portugal no Instituto Politécnico de Branco.

Fonte Associação dos Filhos e Amigos de Farim - AFAFC

GUINÉ-BISSAU 

Camara Municipal de Bissau - Gabinete da Cooperação e Relações Internacionais.

Vagas para o ensino superior em Portugal no Instituto Politécnico de Branco.

Atenção: idade até 23 anos

Aproveitem




António Guterres quer recandidatar-se a segundo mandato na ONU

Por LUSA  11.01.2021

Os últimos secretários-gerais da ONU cumpriram sempre dois mandatos.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse, no domingo, aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que gostaria de cumprir um segundo mandato no cargo, avançou esta segunda-feira a agência Bloomberg citando dois diplomatas.

O antigo primeiro-ministro português deverá informar oficialmente o presidente da Assembleia Geral da ONU "em breve", segundo referiram os diplomatas, falando sob condição de anonimato porque a decisão ainda não foi tornada pública, adianta a Bloomberg.

António Guterres, de 71 anos, assumiu o cargo de secretário-geral da ONU em janeiro de 2017 para cumprir um mandato de cinco anos, que termina no final deste ano.

Segundo os diplomatas, Guterres, que conseguiu evitar a ira do Presidente norte-americano, Donald Trump, abstendo-se de o criticar em público, quis esperar pelos resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro, que deram vitoria ao democrata Joe Biden, antes de tomar uma decisão.

A Administração Trump entrou várias vezes em confronto com a ONU e as suas organizações, renunciando mesmo à Organização Mundial da Saúde (OMS) e irritando os membros do Conselho de Segurança quando se retirou unilateralmente e tentou acabar com o acordo nuclear multinacional assinado em 2015 com o Irão.

O Presidente eleito, Joe Biden, prometeu, no entanto, reverter a abordagem dos Estados Unidos, regressando à OMS e ao acordo com o Irão e juntando novamente ao acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, UMA DAS PRIORIDADES DE GUTERRES NA ONU

Durante o seu mandato, Guterres fez da questão das alterações climáticas a sua prioridade, pressionando os países a aumentar os compromissos para reduzir as emissões de carbono.

A administração de Biden sinalizou que o clima será uma das principais prioridades e a sua escolha para embaixadora na ONU, Linda Thomas-Greenfield, é uma diplomata experiente em quatro continentes.

Os últimos secretários-gerais da ONU cumpriram sempre dois mandatos, pelo que os diplomatas esperam que o chamado P5 (os membros permanentes do Conselho de Segurança) - Rússia, EUA, Reino Unido, China e França - apoiem a sua candidatura à reeleição.

A Lusa contactou o gabinete de António Guterres na ONU, mas até agora ainda não obteve mais informações.

ANP: Período Antes de Ordem do Dia.


Depois da zona norte, a delegação conjunta do ministério de agricultura da Guiné-Bissau e do Senegal visitou este domingo, 10 de Janeiro de 2021, o centro orizícola de Carantaba e o centro da pesquisa agrária de Contubuel, leste do país...

 Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

“GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021”

Depois da zona norte, a delegação conjunta do ministério de agricultura da Guiné-Bissau e do Senegal visitou este domingo, 10 de Janeiro de 2021, o centro orizícola de Carantaba e o centro da pesquisa agrária de Contubuel, leste do país.

A visita tinha como objetivo de constatar a real situação dos dois centros e de conhecer a realidade agrícola do país por parte da delegação senegalesa.

Falando aos jornalistas no final da visita no setor de Contubuel, região de Bafatá, o ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural afirmou que o avanço da agricultura depende muito da pesquisa agrária.

Para além de considerar de positivo o balanço de dois dias da deslocação ao terreno com o seu homólogo do Senegal, ABEL DA SILVA GOMES pediu mais envolvimento do governo no combate a fome e da pobreza.

“Vamos sim pedir o apoio dos nossos parceiros, é o que estamos a fazer com o Senegal, mas o governo deve envolver-se ainda mais no combate a fome e da pobreza, o nosso governo deve investir mais no setor agrário” 

Satisfeito com o que viu e ouviu, o ministro de agricultura e equipamento rural do Senegal, MOUSSA BALDÉ, falou numa nova dinâmica de cooperação agrícola entre os dois países.

Entretanto os coordenadores dos centros, de pesquisa agrária de Contubuel e orizícola de Carantaba, DOMINGOS FONSECA E TETÉ SAMBÚ, aproveitarem a ocasião para descrever as dificuldades dos seus centros.

Esta segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, terceiro dos quatro dias da visita da delegação agrária do Senegal, está marcada audiências com o Presidente da República, Primeiro-ministro, Ministra dos Negócios Estrangeiros, Ministro das Finanças e o Ministro da Economia e depois os dois governantes vão presidir a primeira reunião da Comissão Mista no Salão da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros.





O assessor de imprensa 

Mamadú Baldé ... 10 de Janeiro de 2021

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB - COMUNICADO

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

MAR MORTO - NOSSA VISITA AO MAR MAIS SALGADO DO MUNDO

Continuando nossa viagem, cruzamos a fronteira novamente entre a Jordânia e Israel e seguimos para a cidade de Ein Bokek para conhecer o Mar Morto - o Mar com mais sal no mundo - onde é possível flutuar e até ler um livro ou usar o celular sem tocar na água. Impressionante!

Acompanhe conosco essa aventura por esse lugar extraordinário!

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, tem cerca de 9 vezes mais sal que os outros oceanos e mares do mundo, o que cria uma densidade que não permite que o corpo humano afunde. Além disso, a alta salinidade da água dificulta a proliferação de formas de vida macroscópicas.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Jornalista da Rádio Nacional nega acusações de “propaganda e de julgamento dos cidadãos”

Por CNEWS

O jornalista e apresentador de um dos programas matinais da Radiodifusão Nacional, Edmilson Queba Dabó, nega que o espaço esteja a servir de “propaganda e de julgamento dos cidadãos”, conforme denunciaram na semana passada, ao Capital News, fontes da emissora pública guineense.

“Quem fazia o programa era um animador. E a direção (da Rádio) achou que devia fazer um programa direcionado mais à informação jornalística, para merecer outro tipo de abordagem. É neste quadro que fui chamado e incumbido de assumir o espaço”, contextualizou, o jornalista.

Edmilson Queba Dabó lembra ainda:

“Comecei a fazer o trabalho como deve ser, observado as regras e a deontologia da profissão. Nunca foi o meu estilo e nunca será, servir de propaganda a alguém. Eu não faço julgamento dos cidadão. O que faço é a tentativa de ajudar a mentalizar, educar, formar e informar a sociedade, para mudar tudo que achamos anormal e que deve ser mudado. Falo mais da sociedade e comportamento dos cidadãos nas comunidades, nos transportes ou nos campos de futebol. Abordo mais assuntos sociais e não politicos, mas se tiver que abordar o assunto político, faço-o tal e qual, informando apenas”, disse.

Edmilson Queba Dabó disse ainda que, enquanto funcionário da Radiodifusão Nacional, está é estará sempre disponível para prestar serviço, onde a direção da RDN quiser, mas sempre respeitando as regras.

No entanto, Queba Dabó afirma:

“A essência da Rádio Nacional é realçar a imagem da governação. Penso que qualquer guineense deve ter essa noção. Uma das suas essências é realçar a imagem governativa e ajudar a educar a nossa sociedade. Isso me dá um bocadinho de liberdade, para, quando um governante faz coisas boas, dizer, sim, isto está bem”, concluiu.

Ao Capital News, fontes da Radiodifusão Nacional acusam o diretor do órgão público de “autoritarismo” e de estar “ao serviço do regime” , acusações que Mama Saliu Sané não quis reagir, dizendo estar de consciência tranquila, quando foi contatado pelo CNEWS.

PHOTO OF THE DAY

The President of the Republic of Guinea Bissau, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO, in photo with the President of the Supreme Court of Guinea Bissau Mr. PAULO SANHA and Vice President of the Supreme Court of Guinea Bissau Mr. RUI NENE; during the Football Tournament, under the motto "National Unity" between the Presidency and the Judiciary at one of the local stadium “Lino Correia” on Sunday, January 10, 2021.


UNITY IS POWER AND GIVE STRENGTH



Óbito - Comunicado😭!...Agora pouco faleceu em Marrocos estudante guineense de nome Chirley Nunes Fernandes vítima de doença.

Agora pouco faleceu em Marrocos estudante guineense de nome Chirley Nunes Fernandes vítima de doença.

Comunidade guineense residente em Marrocos precisa de apoio de governo de Guiné-Bissau 🇬🇼.


Por Estamos a Trabalhar


OMS inicia visita à China quinta-feira para investigar origem da Covid-19

© Reuters

Notícias ao Minuto   11/01/21 

A equipa de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) responsável por investigar a origem do novo coronavírus vai iniciar na quinta-feira a visita à China, inicialmente prevista para a semana passada, informaram as autoridades chinesas.

Na semana passada, a visita foi anulada à última hora por falta das autorizações necessárias, tendo agora as autoridades chinesas dado luz verde.

"Após discussões, a equipa de especialistas da OMS [...] visitará a China a partir de 14 de janeiro para inspeções", indicou a Comissão de Saúde da China, em comunicado, precisando que os peritos "conduzirão investigações conjuntas com cientistas chineses sobre as origens da Covid-19".

Pequim não forneceu mais informações sobre o programa da visita, mas é esperado que os especialistas sejam colocados em quarentena à chegada ao país.

Na terça-feira, numa rara demonstração de tensões entre a OMS e o Governo chinês, o diretor daquela agência das Nações Unidas, Tedros Ghebreyesus, disse estar "muito dececionado" com os obstáculos colocados pelas autoridades chinesas à chegada dos especialistas, para uma missão que sofreu meses de atrasos e tem estado rodeada por secretismo de ambas as partes.

A missão é formada por especialistas ligados à OMS, à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e à Organização Mundial de Saúde Animal, tendo como principal objetivo viajar até Wuhan, onde foram notificados os primeiros casos de covid-19, no final de 2019.

Cientistas dos Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Austrália, Vietname, Alemanha e Qatar farão ainda parte desta missão.

Equipas de especialistas da OMS já visitaram a China, em fevereiro e julho do ano passado, para investigar as origens do novo coronavírus, embora em ambas as ocasiões poucos pormenores tenham sido divulgados.

A visita é um assunto sensível para o Governo chinês, preocupado em afastar responsabilidades em relação à pandemia que já fez mais de 1,9 milhões de mortos em todo o mundo.

A aprovação de Pequim à realização da visita ocorre no mesmo dia em que se assinala um ano desde que a China anunciou a primeira morte no país por covid-19, a primeira fatalidade de que há registo devido a um então misterioso vírus.

O país acabaria no entanto por praticamente erradicar a doença do país.

Nas últimas 24 horas, a China identificou 103 casos de covid-19, o valor mais alto desde finais de julho.

O país somou, no total, 87.536 infetados desde o início da pandemia e 4.634 mortos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Presidente da Guiné-Bissau marca penálti e apura presidência para final

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, marcou hoje o penálti decisivo que apurou a equipa da presidência para a final do torneio de futebol de unidade nacional, depois de vencer o poder judicial por 3-2.

Umaro Sissoco Embaló teve que reentrar na partida para converter o penálti que tinha sido assinalado pelo árbitro, numa altura em que o jogo estava empatado a duas bolas entre a Presidência da República e o poder judicial.

Com a camisola 10 nas costas, Sissoco Embaló iniciou a partida, sempre de óculos, e saiu passados 16 da primeira parte para voltar a entrar na ponta final do segundo tempo.

Após converter o penálti, Embaló abandonou o recinto do jogo e o resultado não sofreu mais alterações.

Da parte do poder judicial, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, apenas jogou escassos cinco minutos.

A vitória da Presidência da República foi bastante contestada pelos jogadores e técnicos do poder judicial.

Alegaram que o árbitro, Meta Camara, vice-presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, beneficiou os jogadores da Presidência da República.

Os golos da presidência da República foram marcados por Queba Banjai, Califa Soares Cassama e Umaro Sissoco Embaló.

Para o poder judicial marcaram Domingos Martins e Nivaldo Lopes.

Com a vitória de hoje, a Presidência da República vai defrontar o parlamento, que derrotou, no sábado, o Governo, por 5-4, no jogo da final do torneio unidade nacional, no dia 18.

O torneio é organizado pela secretaria de Estado da Juventude e Desporto e decorre no estádio Lino Correia, em Bissau.

In Lusa

Leia Também: 

O grande jogador presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, qui marcou um golo da vitória.... By Mustafa Cassamá