quarta-feira, 29 de abril de 2020

COVID-19 - Laboratório anuncia "resultados positivos" em tratamento com Remdesivir

O laboratório norte-americano Gilead tratou doentes infetados com Covid-19 com recurso a este remédio e o mesmo mostrou-se eficaz.


Há dados positivos no que toca ao tratamento de pessoas infetadas com o novo coronavírus. O laboratório norte-americano Gilead Sciences anunciou, esta quarta-feira, que obteve "resultados positivos" no tratamento de doentes com Covid-19, utilizando para isso o seu medicamento experimental antiviral Remdesivir.

Este estudo, que foi feito em parceira com os institutos de saúde norte-americanos (NIH), deu conta de que o retroviral tem mais sucesso se for administrado nos estádios iniciais da infeção.

"A Gilead Sciences tem conhecimento dos dados positivos resultado do estudo conduzido pelo Instituto Nacional das Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) sobre o seu medicamento antiviral Remdesivir no tratamento da Covid-19", pode ler-se no comunicado do Gilead Sciences.

"Entendemos que o estudo alcançou o seu objetivo primário e que o NIAID fornecerá informações detalhadas num próximo briefing", acrescentou a empresa.

“Ao contrário do desenvolvimento tradicional de medicamentos, estamos a tentar avaliar um medicamento de investigação a par de uma pandemia global em constante evolução. Vários estudos em simultâneo estão a ajudar a perceber se o remdesivir é um tratamento seguro e eficaz para a COVID-19 e qual a melhor forma de o utiliza"” afirmou Merdad Parsey, Chief Medical Officer da Gilead Sciences.

"Os resultados deste estudo complementam os dados do estudo controlado por placebo de remdesivir conduzido pelo NIAID e ajudam a estabelecer a duração ótima do tratamento com remdesivir. O estudo demonstra o potencial de alguns doentes poderem ser tratados com um regime de 5 dias, o que poderá aumentar significativamente o número de doentes a ser tratados com o nosso atual stock de remdesivir. Isto é particularmente importante no contexto de uma pandemia, para ajudar os hospitais e os profissionais de saúde a tratar mais doentes que necessitam de cuidados urgentes", acrescentou.

Segundo a Bloomberg, o teste clínico, realizado nos Estados Unidos, mostrou que pacientes com Covid-19 que receberam este medicamento recuperaram mais rapidamente do que os que tiveram apenas um placebo - além de tratamento comum contra a doença.

Ainda não há mais detalhes revelados sobre o estudo, que está a ser realizado desde 21 de fevereiro que procura avaliar pelo menos 800 pacientes com o novo coronavírus e compara os efeitos de um placebo com os do Remdesivir.

O remdesivir, que ainda não foi aprovado para uso, foi apontado como uma das curas mais promissoras para o vírus da covid-19.

Gilead announces results from Phase 3 trial of investigational antiviral in patients with severe COVID-19: https://bit.ly/2Wd9fQs .
Ver imagem no Twitter

NAOM

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, recebe amanhã, em audiências separadas, o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, do Supremo Tribunal da Justiça, Paulo Sanhá e ainda o presidente do Tribunal de Contas, Dioniso Cabi, informa o gabinete de comunicação da presidência guineense.


A presidência anunciou ainda que Sissoco deverá receber também o antigo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e o ex-Presidente Interino, Raimundo Pereira.

As audiências separadas começam a partir das 10:30.

Umaro Sissoco Embaló, convocou hoje os partidos com assento parlamentar para analisar a situação política do país e as recomendações da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental de formação de um novo Governo, que respeite os resultados das eleições legislativas, até 22 de maio.

Fonte: Braima Darame

GOVERNO DOA 20 MIL SACOS DE ARROZ E 10 MIL SACOS DE AÇÚCAR ÀS POPULAÇÕES


O ministro das Finanças entregou na  quarta-feira vinte mil sacos de arroz de 50 quilos e dez mil sacos de açúcar ao governo para oferecer às populações no quadro de combate a pandemia do Coronavírus.

Na ocasião, em representação do Primeiro-ministro,  o  ministro da Presidência de Conselho de Ministros e porta- voz  do governo disse que apesar das dificuldades,  o atual  executivo vai assumir as suas responsabilidades no que tange com a sobrevivência da população guineense.

Mamadú Serifo Jaquité  advertiu o  Comité Interministerial a fazer o uso correto deste apoio do governo e fazê-lo chegar aos lugares mais reconditos do país.

Explicou que constataram uma redução da actividade económica e social em todas as classes guineenses, acrescentando que  o Chefe de Estado instou o  ministro das Finanças a criar meios para minimizar o sofrimento do povo.

Por sua vez, o Ministro das Finanças, Aladje João Mamadú Fadiá disse que compraram o referido donativo através de um concurso público vencido pela empresa indiana CRTrading que vendeu cada saco de arroz por 15. 250 francos CFA e de açucar a 22 mil.

Na cerimónia ministra  de Família e Solidariedade Social  agradeceu o gesto de governo e assegurou que o Comité Interministerial vai entregar o donativo aos beneficiários, em todas regiões do país, adiantando que são  vinte mil famílias carenciadas  que irão beneficiar deste donativo nesta primeira fase.






Fonte; notabanca.blogspot.com

Nigeria - Coronavirus Is Not Death Sentence, 98% Patients Can Recover ” – NCDC


According to Dr. Chikwe Ihekweazu is the Director General of the Nigeria Centre for Disease Control (NCDC)
“95 to 98% of all patients will recover from this illness irrespective of medical intervention. So depending on where you are, many patients are asymptomatic like you know, they would recover. All you need to do is keep them…the only reason we are keeping in hospitals or treatment centres is to prevent transmissions to others as much as possible.” Ihekweazu said.

The DG allayed the fears of Nigerians by saying that having the virus was not an ‘immediate death sentence”.

“So, 5-15% depending on where you are will have severe illness. Some will, unfortunately, pass away. Most people recover. A much larger percentage of everyone infected from this disease recovers than many other viral illnesses that we know.”

“So, I don’t think we need to be as despondent as we appear to be. we are faced with a big challenge, yes, but its immediately not a death sentence” he disclosed.

Native Reporters

O Presidente da Câmara de Comércio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS) foi portador da mensagem de felicitações da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP).


Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com partidos políticos com assento parlamentar, com objectivo de analisar a situação política tendo em conta o comunicado da CEDEAO datada de 22 de abril do corrente.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
















PANDEMIA - OMS faz alerta: "Este coronavírus é pior do que um ataque terrorista"

Tedros Ghebreyesus defende que a Organização Mundial da Saúde agiu de forma "rápida" sobre o novo coronavírus.


O secretário-geral da Organização Mundial de Saúde defendeu, esta quarta-feira, na habitual conferência de imprensa diária relacionada com os dados da pandemia que a organização teve uma ação rápida na resposta ao novo coronavírus.

"Desde o princípio, a Organização Mundial de Saúde agiu rápida e decisivamente para responder e avisar o mundo. Tocámos o alarme cedo e com muita frequência. Temos dito que o mundo teve tempo para se preparar e prevenir contágios comunitários", começou por dizer Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Amanhã fazem três meses desde o início da declaração da pandemia do coronavírus. A 31 de dezembro a OMS viu um relatório de um problema causado por uma pneumonia em Wuhan, na China", atirou ainda o diretor-geral da OMS, revelando que foi enviada para o local uma equipa para estudar este fenómeno.

"Este coronavírus é pior do que um ataque terrorista", sublinhou ainda o diretor da OMS. "Uma coisa não fizemos: não desistimos. Nem vamos desistir", prometeu, explicando que a pandemia pode trazer grandes "convulsões económicas, sociais e políticas".

O dirigente da OMS salientou também que este deve ser um tempo de "nos unirmos contra este vírus", de "solidariedade global".

O responsável aproveitou também para agradecer a todos os países que em conjunto têm lutado para travar a evolução da pandemia que já milhares de vítimas mortais em todo o mundo.

"Quero dar os parabéns a todos os governos que participam neste esforço de alerta. (...) Estamos muito orgulhosos de trabalhar convosco", disse.

Comité de emergência reúne-se na quinta-feira

Numa conferência de imprensa em que deu a conhecer todos os passos dados pela OMS desde que tomou conhecimento deste vírus, Tedros Adhanom Ghebreyesus explicou que a 22 e 23 de janeiro, durante uma reunião dos 15 especialistas que o integram, "o comité de emergência estava dividido" sobre uma declaração de emergência sanitária a nível global.

Dadas as divergências, Tedros Adhanom Ghebreyesus revelou que uma nova reunião dez dias depois, tempo que seria aproveitado para a recolha de mais informação sobre conjunto de casos de pneumonia de origem desconhecida na cidade chinesa de Wuhan. O diretor-geral da OMS acrescentou também que a 30 de janeiro, o comité de emergência chegou a consenso e foi declarada a emergência pública mundial.

Nesse mesmo dia, quando o comité da OMS decidiu declarar o estado de emergência a nível global, Tedros salientou que "o nível mais alto de alerta", data que que o responsável da Organização Mundial de Saúde convocou novamente os 15 especialistas que integram aquele órgão.

"A Organização Mundial de Saúde tem um compromisso com a transparência e responsabilidade", vincou Ghebreyesus, salientando ainda que o comité de emergência vai reunir-se na quinta-feira para avaliar a progressão da pandemia de covid-19, quase quatro meses depois de a organização ter detetado o surto do novo coronavírus.

Tedros Ghebreyesus afirmou ainda que o comité vai analisar toda a "nova informação" reunida sobre a pandemia desde a última reunião, que aconteceu em 30 de janeiro.

Desde que declarou este nível de emergência [atualizado para pandemia em março passado], a OMS distribuiu "milhões de testes e equipamento de proteção em todo o mundo, formou 2,3 milhões de profissionais de saúde" para lidar com a doença, lançou uma coligação internacional de países, empresas e organizações para investigar e garantir acesso livre e global à futura vacina, testes de diagnóstico e tratamentos, frisou. 

noticiasaominuto.com

Leia Também: Covid-19: África Ocidental e Central regista aumento dramático de casos

Guiné-Bissau - Presidente da República promulga decreto do Governo que regulamenta a Renovação do Estado de Emergência.









Incêndio num armazém na Coreia do Sul causa pelo menos 38 mortos

YONHAP NEWS AGENCY

Os bombeiros explicam que o incêndio propagou-se "muito rapidamente", impedindo a retirada de pessoas no interior, desconhecendo-se quantas ainda lá estão.

Um incêndio num armazém na Coreia do Sul provocou esta quarta-feira pelo menos 38 mortos e dez feridos, oito deles em estado grave, indicaram fontes dos bombeiros sul-coreanos.

Segundo os bombeiros, escreve a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, o sinistro ocorreu em Icheon, 80 quilómetros a sudeste de Seul, num edifício de quatro andares, em construção, e propagou-se "muito rapidamente", impedindo a retirada de pessoas no interior, desconhecendo-se quantas ainda lá estão.

O chefe dos bombeiros da cidade, Suh Seung-hyun, referiu que se admite que o incêndio poderá ter sido provocado pelo facto de pequenas gotas de óleo terem sido inadvertidamente inflamadas, estando uma investigação em curso para determinar as causas exatas do fogo.

Testemunhas, citadas pela agência France Presse, deram conta de terem ouvido dez explosões.

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, ordenou a mobilização de todos os recursos necessários para salvar as pessoas que ainda se encontram bloqueadas no interior do edifício.

sicnoticias.pt

A Polícia Judiciária-PJ precisa de apoios urgentes para fazer face aos desafios e poder cumprir a missão de investigação e combate a crime organizado transnacional


A toda equipa da PJ acompanhada pelo Ministro da Justiça foi recebida pelo Presidente Umaro Sissoco Embalo para realçar a urgência da resolução desta preocupação. Teresa da Silva é a diretora nacional da Polícia Judiciária.


Aliu Cande

Covid-19: Deputado apela a guineenses que levem a sério doença que quase o matou


Por LUSA  29-04-2020 15:58h

O deputado guineense Hussein Farath, um dos 19 doentes curados de infeção pela covid-19 na Guiné-Bissau, disse hoje à Lusa que "quase viu a morte" e apelou aos cidadãos a levarem a sério a doença.

Numa entrevista exclusiva, por telefone, à Lusa, Hussei Farath, dirigente desportivo e também empresário do ramo alimentar, explicou "o calvário" que foram os 40 dias em que esteve em isolamento total na sua residência, ao tomar conhecimento de que estava infetado.

"Sem complexos", é desta forma que Hussein Farath prefere falar de uma doença que disse ser de rápido contágio, que está a ceifar vidas aos asiáticos, americanos e europeus, mas que muitos ainda não levam a sério na Guiné-Bissau, observou.

"Fui contaminado, e sem saber, contaminei os meus filhos, alguns dos meus colaboradores e alguns amigos da minha relação", disse o deputado, explicando que perdeu 10 quilos, ficou outros tantos dias sem forças para se levantar da cama para comer e tomar banho.

"Nem sentia o cheiro do meu próprio corpo, não sentia o peso do meu corpo e a comida para mim era como se fosse um veneno que me estavam a dar. Cheguei a ter 41 graus de febre", destacou Hussein Farath, prestes a completar 62 anos.

O político e empresário de origem libanesa, mas nascido na Guiné-Bissau, afirmou ter chegado a pensar que ia morrer. “Até chamei os meus filhos para lhes mostrar o meu testamento e o lugar onde gostaria de ser sepultado", afirmou.

Em parte, Hussein Farath acredita que se não se fosse por ser um praticante de desporto, teria sucumbido à doença.

Antigo presidente do Sporting Clube de Bissau, Hussein Farath pede aos jovens para que "deixem a teimosia e encarem a doença como algo verdadeiro", salientando que mesmo que tenham a imunidade alta, em caso de terem outras patologias "poderão sofrer consequências" da doença caso sejam infetados.

Farath deu o exemplo do seu próprio filho de 21 anos, contaminado por si, para dizer que sendo assintomático poderia ser fonte de contágio para outras pessoas.

Por outro lado, está convencido de que ficou curado por ter tomado dois medicamentos (azitromecina e hidroxicloroquina) que lhe chegaram de familiares, médicos, residentes no Senegal.

Enquanto empresário, Hussein Farath quer mobilizar todos os empresários, comerciantes e empresas da Guiné-Bissau para que contribuam para a constituição de um fundo "de centenas de milhões de francos CFA" para ajudar o Governo a comprar os dois medicamentos e reagentes para "fazer mais testes".

Farath acredita que fazendo testes a pelo menos 250 pessoas por dia, o Ministério da Saúde Pública irá detetar "muito mais pessoas infetadas" na Guiné-Bissau.

Os parceiros de desenvolvimento do país e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deveriam ajudar as autoridades em termos de testes, exortou Hussein Farath, deixando um aviso aos europeus.

"Se a Europa resolver o problema e a África não o resolver, rapidamente a doença voltará à Europa", defendeu Farath.

Curado e agradecido pela onda de solidariedade, o empresário disse que vai doar alimentos a todos os hospitais da Guiné-Bissau.

"A nossa empresa vai doar arroz, óleo alimentar, carne, iogurte, ovos e asas de frango para todos os hospitais da Guiné-Bissau em jeito de solidariedade para com os doentes, mas também de agradecimento a Deus", disse.

Hussein Farath pediu aos políticos para "enterrarem o machado de guerra" e arranjarem soluções para a população "que está em risco" e saúda o "gesto responsável do primeiro-ministro, Nuno Nabian" ao anunciar que testou positivo para a covid-19.

O Centro de Operações de Emergência Médica da Guiné-Bissau mais do que duplicou os casos positivos da covid-19 no país, para 197, depois de terem sido confirmados vários casos entre membros do Governo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.

A parceria dos Estados Unidos com o povo da Guiné-Bissau continua com Assistência na luta contra o COVID-19

Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

A parceria dos Estados Unidos com o povo da Guiné-Bissau continua com Assistência na luta contra o COVID-19

Os Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciaram, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau (INASA), assistência financeira à Guiné-Bissau na luta contra a pandemia do COVID-19.

Os quase 44 milhões de CFA (US $ 73.000 dos EUA) em financiamento serão usados para tratar questões críticas urgentes na resposta ao surto do COVID-19, incluindo esforços para iniciar imediatamente uma pesquisa ativa de novos casos, conduzir investigação de surtos em casos identificados, seguir rastreamento de contato agressivos e isolar casos positivos para conter a propagação na Guiné-Bissau. Os fundos também ajudarão a melhorar o sistema de vigilância para monitorar o COVID-19 e outras doenças. De acordo com o CDC, o monitoramento em tempo real das cadeias de transmissão e o isolamento de casos positivos de COVID-19 nas 9 regiões do país são críticos para conter a propagação.

Desde 2015, o governo dos Estados Unidos trabalha em estreita colaboração com autoridades da Guiné-Bissau para fortalecer o sistema de saúde pública do país. Como parte da Agenda Global de Segurança em Saúde dos Estados Unidos, o CDC contribuiu com mais de 2 bilhões de CFA para melhorar a capacidade da Guiné-Bissau de prevenir, detectar e responder a surtos de doenças infecciosas como Ebola, Dengue, Zika e COVID-19. Os Estados Unidos formaram cerca de 200 epidemiologistas da Guiné-Bissau e outros profissionais de saúde que agora lideram a resposta do país à pandemia do COVID-19. Também cooperamos com a OMS, o UNICEF e nossos amigos da União Europeia para atualizar os centros de saúde em todo o país.

Ao anunciar a doação, o Embaixador dos EUA no Senegal e na Guiné-Bissau Tulinabo Mushingi disse: "Os Estados Unidos da América continuam sendo um amigo de longa data do povo da Guiné-Bissau. Passamos muitos anos fornecendo assistência financeira e técnica para aumentar a capacidade da Guiné -Bissau, para responder a doenças como o COVID-19, e estamos orgulhosos de continuar nosso apoio ao setor de saúde da Guiné-Bissau durante esses tempos difíceis. "

Por mais de meio século, os Estados Unidos têm sido o maior colaborador da segurança global da saúde. O governo dos EUA construiu a base sobre a qual o sistema global de saúde se baseia, contribuindo com mais de 84 trilhões de CFA (US $ 140 bilhões) em assistência global à saúde apenas no século XXI.


O PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU, NUNO GOMES NABIAN, CONFIRMOU NA SUA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK QUE ELE ESTÁ INFETADO COM O NOVO CORONAVÍRUS

Primeiro-Ministro Nuno G Nabiam

Testei positivo para o novo coronavírus, estou em casa e sinto-me bem. Neste momento uma equipa de técnicos do Ministério da Saúde Pública estão na minha residência a proceder a colheitas dos meus familiares e pessoas mais próxima.

Tanto eu, assim como, uma boa parte dos membros da Comissão Interministerial fomos contaminados.

Esse é o risco que assumimos desde inicio para enfrentar esta batalha contra a Covid-19, estive sempre na vanguarda juntamente com todos, incluindo o pessoal de saúde que diariamente enfrentam riscos de contágio.

Reforço os apelos a nossa população para encararmos seriamente este vírus, ele existe e propaga facilmente. Fique em casa e toma todas a medidas para salvar a sua vida e a da sua família.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau

Eng°Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

GUINÉ-BISSAU - COMUNICADO DO GOVERNO



Rádio Jovem Bissau

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 29 de abril de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA

COVID 19 na Guiné-Bissau
197 infetados 
19 recuperados 
178 Ativos.


PARTE 2

Jornal O Democrata 

Governador de Bafatá reuniu-se hoje com os membros de CRJ para criar novas estratégias de controle de luz elétrica na cidade de Bafatá.



Bafatá sta claro.
Ku esforço de governador de região.

Eng. Cabá Sambú obrigado, odjarama, albarka, abeni!!!





Suleimane Daaba