sábado, 16 de julho de 2022

Madem-G15 comissão política - Neste preciso momento decorre reunião da comissão política que visa, marcar a data para segundo congresso extraordinário do movimento para alternância democrática

Ba Di Povo ki fala ermon garande de Presidente de tudo fidju de Guiné-Bissau. 

Guiné-Bissau tene um único presidente da República e tchoma General Umaro Sissoco Embalo Comandante Supremo Das Forças Armadas.👇


Aos nha bardade ki nkonta bos anos a trás de kuma eles é sibi nunde ki é kumssa nunde ki éna bai, pa kila no pega no trabalho no trabadja pa firmanta MADEM G-15.👇



Por  Mutaro Uldada Cisse / Estamos a Trabalhar



Leia Também:

Por: Assana Sambú  JORNAL ODEMOCRATA  16/07/2022

O líder do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), Braima Camará exortou os dirigentes e militantes do partido a organizarem-se para participar e ganhar as eleições legislativas de dezembro, com maioria absoluta. 

“Temos que nos organizar e lutar por um único objetivo: participar nas próximas eleições legislativas e ganhá-las com a maioria absoluta”, disse o político, durante a sua intervenção este sábado, 16 de julho de 2022, na abertura da reunião da Comissão Política que reuniu 98 dos 151 membros.

O MADEM reuniu a Comissão Política para analisar a situação interna do partido e política do país, como também fixar a data e o número de delegados ao segundo Congresso ordinário do partido. 

Braima Camará disse que o momento não é apenas para virar a página, como também de deixar os interesses particulares e enveredar-se pelo bem do partido e, consequentemente, do país.

“Este é o momento de estarmos firmes e coesos para assumirmos a nossa responsabilidade perante o povo guineense. Dissemos ao povo que éramos capazes e o povo deu-nos essa responsabilidade ao ponto de elegermos um presidente da República. Não permitiremos que alguém que não comungue o nosso objetivo nos separe para tirar proveitos políticos. Temos que estar coesos e firmes na nossa luta”, advertiu.

Lamentou que tenha feito um ano em silêncio no campo político, tendo realçado que o “único sentimento que tem é o de amor à pátria, ao seu partido e a sua firme convicção da luta política para vencer as próximas eleições de 18 de dezembro”.

Explicou que, na qualidade de líder do MADEM-G15, vai promover a reconciliação entre os guineenses, mas também continuará a trabalhar para unir os dirigentes e militantes do seu partido.

“Estou convicto que os guineenses querem ouvir a minha opinião sobre diferentes acontecimentos que ocorreram no país, mas posso apoiar tudo que seja do interesse do país menos a violência, a ditadura ou golpes de Estado na Guiné-Bissau. Essa era tem que ser quebrada num país da democracia”, vincou.

“Fala-se que todos os partidos se deparam com problemas internos, mas o MADEM-G15 está sempre em convergência e a reconciliar-se com todas as formações políticas para apresentar um projeto para o país. Não existem apoiantes de Braima, de Joaquim ou de M’Bana no MADEM-G15. Quem quer fazer parte do meu projeto, primeiramente deve contar com o MADEM-G15”, alertou. 

Em Zâmbia! - O Chefe de Estado Guineense, General do Exército Umaro Sissoco Embaló Presidente em exercício da CEDEAO chegou à Zambia para participar na conferência dos Chefes de Estado e do Governo da União Africana

Umaro Sissoco Embaló participará na qualidade do Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.

16 de Julho de 2022

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Entre os dias 14 e 15 do mês de julho, teve lugar em Lusaca, Zâmbia, a 41ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana sob o tema “Construindo Resiliência em Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Fortalecer o Capital Humano, Desenvolvimento Social e Económico”.

A Guiné-Bissau esteve representada pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, pela Secretária de Estado das Comunidades, Salomé Alouch e pelo Embaixador da Guiné-Bissau na UA. 

Os trabalhos decorreram até ao final da noite do dia 15, para aprovar os relatórios a serem submetidos aos Chefes de Estado na Cimeira a ter lugar amanhã dia 17 de julho.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Lançado esta sexta-feira (15.07), o projeto da promoção da liberdade de imprensa e Acesso à informação de qualidade na Guiné-Bissau.

Projeto é  implementado pela  Fundação dos Médias para a África Ocidental (MFWA) em parceria com o sindicato de Jornalistas e Tecnicos  de Comunicação social da Guiné-Bissau e financiado pela União Europeia.

@Radio Bantaba  Jul 15, 2022

Governo assume a gestão do Centro de Formação Profissional_CENAI a partir do próximo ano. O encarregado dos Negócios da Embaixada do Brasil no país esteve em concertacão com o Ministro da Administracao Publica, Trabalho, Emprego e Segurança Social, para finalizar o processo de transferência da gestão.

@Radio Bantaba   Jul 15, 2022

Licenciados guineenses recebem diplomas na Embaixada da China no país e o Governo através da Ministra da Educação Martina Muniz agradece e, destaca a importância da cooperação com a China.

@Radio Bantaba  Jul 15, 2022

Restos de satélite russo 'ardem' e são gravados nos Estados Unidos... Veja o vídeo do momento, que ocorreu na terça-feira à noite.

© DR

Notícias ao Minuto  15/07/22 

Uma série de brilhos espaciais iluminaram o céu na terça-feira e as imagens puderam ser captadas no estado de Montana, nos Estados Unidos (EUA).

De acordo com as publicações internacionais, também houve quem visse este resto em outros estados norte-americanos, como, por exemplo, em Idaho, Wyoming e Oregon.

As imagens foram captadas no estado de Montana por volta das 22h. Veja o momento no vídeo acima.

"Pouco depois da explosão em Montana, o Departamento de Defesa anunciava no site que havia uma revisão de impacto de trajetória", lê-se no site SpaceWeather.com, um site de informação sobre acontecimentos espaciais.

De acordo com o que os especialistas explicam, o espetáculo foi proporcionado por um depósito de combustível de um satélite russo,  Yamal 402. O aparelho orbitava, segundo informam, desde 2012. O lixo espacial ardeu por completo.


Leia Também: Kyiv confirma ter recebido novo poderoso sistema lança-foguetes