domingo, 9 de junho de 2019

Concurso "BAIRRO MAIS LIMPO" de Bissau


O vencedor recebe 500 mil francos CFA, anuncia a Câmara Municipal de Bissau.

O anuncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Bissau na abertura da exposição de quadros de artes plasticas, sob o tema "Artes nas Ruas".

Desde passado dia 15 de Março e durante três meses, a CMB divulga a cultura da arte plastica em locais publicos, em colaboração com as Organizações ligadas a Arte Platica, para assinalar 327 anos da existência da cidade de Bissau.

Luís Melo realça a importância da arte plastica na preservação do conjunto de património cultural.

Aliu Cande

Hospital Nacional Simão Mendes pode ficar paralisado parcialmente a partir de amanhã

O Sindicato do Pessoal Contratado de Saúde ameaça iniciar amanhã a quarta vaga de greve de dez dias, para exigir 4 meses em atraso, dois anos de subsídio de vela e renovação de contratos.


Aliu Cande

O Coordenador residente do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, David McLachlan-Karr, esteve ontem, 08/06, ao local da Vigília das Mulheres dos Partidos da Aliança e do Espaço de Concertação Democrática para ouvir suas reivindicações e ler a carta de resposta da UNIOGBIS

As mulheres que estão em vigília desde a última quinta-feira, 06/06, exigem o respeito ao resultado das eleições de 10 de março, nomeação imediata do Primeiro-Ministro e a data das eleições presidenciais.


PAIGC 2019

CAN DO EGIPRO’2019: CANDÉ ANUNCIA 23 CONVOCADOS E DEIXA CARLOS ABNA E BACAR BALDÉ DE FORA

O selecionador nacional Baciro Candé  divulgou ontem, 08 de junho de 2019, a lista final de 23 jogadores convocados para o Campeonato Africano das Nações (CAN) que se realiza no Egipto de 21 de junho a 19julho. A lista divulgada depois do jogo de preparação frente aos palanca negra (Angola) que derrotou os “Djurtos” por duas bolas a zero, tinha 29 atletas pré-convocados para apreciação do selecionador nacional e acabou por ser reduzida a 23 convocados de acordo com as normais de FIFA. 

As novidades na lista é a presença do avançado de Sporting Clube de Portugal emprestado ao desportivo de Aves na epoca passada, Mama Baldé e do Guarda-Redes, Edimar Vieira Cá, que joga o campeonato nacional (UDIB). Outra surpresa é a saída na lista final dos avançados Carlos Apna Embaló, que joga no Cosenza Calcio de Itália e João Mário de Académica Viseu, bem como dos defesas, Bacar Baldé (FC Gadzasae Kanpan Yereraw de Arménia)  e Edgerson de Almeida (Henan Jiany de China).

Os ‘DJURTUS’ integram o ‘Grupo F’ na companhia do black star (Gana), os leões indomáveis (Camarões), campeões do CAN’2017, e o écureuil (esquilo) de Benin. A Guiné-Bissau jogará a sua primeira partida frente aos leões indomáveis de Camarões no dia 25 de junho. 

Eis os atletas seleccionados: 

Guarda-redes: Jonas Mendes (Académica de Viseu – Portugal), Rui Dabó (Desportivo de Fabril – Portugal), Edimar Vieira Cá (UDIB – Guiné-Bissau).

Defesas: Rudinilson Silva (FK Kaunas Zalgiris – Lituânia), Marcelo Djaló (Fulham – Inglaterra), Juary Soares (Mafra Fé – Portugal), Mamadú Candé (Santa Clara – Portugal), Tomas Dabó (FC Riete – Itália), Nanú (Marítimo – Portugal) e Nadjack (Rio Ave – Portugal).

Médios: Sori Mané (Cova da Piedade – Portugal), Pelé (AS Mónaco – França), Zezinho (FK Senica – Eslováquia), Bura (Desportivo das Aves – Portugal), João Jaquité (Tondela – Portugal) e Moreto Cassamá ( Stade de Reims – França).

Avançados: Jorginho Intima (CSKA de  Sofia – Bulgária), Piqueti Djassi (Al Shoulla FC – Arábia Saúdita), Toni Silva (Al Ittihad Al Sakandary – Egito), Mama Baldé (Desportivo das Aves – Portugal), Romário Baldé (Académica de Coimbra – Portugal), Frédéric Mendy (Vitória de Setúbal – Portugal), Joseph Mendes (Ajaccio – França).

Por: Redação

OdemocrataGB

Open letter to: “Maja KOCIJANCIC”, spokesperson for Foreign Affairs and Security Policy/European Neighbourhood Policy and Enlargement Negotiations


Your Quote: “Pursuant to the Constitution, it is the prerogative of the President to appoint, in a timely fashion, a new Prime Minister in conformity with the electoral results. Any issue with the election of the Bureau of the National Assembly should not delay the appointment of a new Prime Minister”.



Madam, have you SEEN? Or, have your READ a copy of the Constitution of Guiné-Bissau in connection with the issue with the election of the Bureau of the National Assembly and appointment of a new Prime Minister” before making such declaration? 



It is seriously advisable to be prudent, and be convinced of what this Country’s Constitution in connection with this present crisis articulates, before attempting a resolution or making such declaration to avoid undesirable boomerang!



Statement by the Spokesperson on the political situation in Guinea Bissau

Bruxelles, 07/06/2019 - 20:11, UNIQUE ID: 190607_13
Statements by the Spokesperson

On 10 March 2019 the people of Guinea Bissau expressed their sovereign will in peaceful and orderly legislative elections which were considered free and fair. Three months later, the economic situation is critical and tensions are rising while there is still no government in place.

Pursuant to the Constitution, it is the prerogative of the President to appoint, in a timely fashion, a new Prime Minister in conformity with the electoral results. Any issue with the election of the Bureau of the National Assembly should not delay the appointment of a new Prime Minister.

As the President's mandate comes to an end, according to the electoral law a date should also be set for the presidential election between 23 October and 25 November.

The European Union is determined to continue to constructively engage with the authorities of Guinea Bissau, in close cooperation with the P5 (UN, AU, ECOWAS, CPLP, EU), and in particular with ECOWAS, which plays a key role.

Maja KOCIJANCIC
Spokesperson for Foreign Affairs and Security Policy/European Neighbourhood Policy and Enlargement Negotiations
+32 (0)2 29 86570
+32 (0)498 984 425

Daniel PUGLISI
Press Officer for Africa / Humanitarian Aid and Crisis Management
+32 (0)2 29 69140
+32 (0)460 767374

Fonte: eeas.europa.eu

MANTEIGA DE AMENDOIM - Quatro benefícios e quatro riscos de comer manteiga de amendoim

Conhece os benefícios e os riscos deste alimento? Será que a manteiga de amendoim é verdadeiramente saudável?


A manteiga de amendoim é um alimento muito comum nos Estados Unidos e, em parte devido à globalização, tornou-se recentemente extremamente apreciado em todo o mundo, incluindo no nosso país.

Esta trata-se de um produto alimentar obtido a partir do próprio amendoim que, quando moído, atinge a característica consistência pastosa.

Consistência amanteigada essa, que resulta dos óleos naturais presentes no amendoim.

Ao longo dos anos, diversos estudos relacionados com o consumo deste produto alimentar ressaltaram as vantagens e as desvantagens do seu consumo, sendo que, considerando um consumo moderado, este é, por norma, considerado saudável.

Benefícios

Previne doenças cardíacas

Apesar da manteiga de amendoim ser rica em gorduras, 80% do alimento é composto por gorduras insaturadas ou gorduras boas, que desempenham um papel muito importante na redução do chamado ‘mau’ colesterol (LDL) e previne doenças cardíacas.

Melhora a saúde do cabelo e da pele

A presença da vitamina B2, do cálcio e da vitamina B12 faz com que a manteiga de amendoim seja uma aliada na manutenção de um cabelo e de uma pele bonitos e saudáveis, ajudando a manter a sua hidratação e o seu aspeto brilhante.

Reduz o colesterol

A gordura do amendoim é o que podemos apelidar de uma gordura ‘boa’ e, por isso mesmo, o seu consumo é ótimo para promover o aumento do ‘bom’ colesterol (HDL), ao mesmo tempo que promove a redução do ‘mau’ colesterol (LDL). Prevenindo consequentemente a incidência de problemas cardíacos.

Ajuda a emagrecer

Apesar de ser um alimento muito calórico, a manteiga de amendoim é também saciante e, segundo vários estudos, o seu consumo moderado pode ajudar na perda de peso.

O consumo de manteiga de amendoim ajuda a reduzir a sensação de fome e cria, no organismo, uma maior saciedade no que respeita ao consumo de outros alimentos calóricos e de baixo valor nutritivo (como doces).

Riscos

Também pode ser perigosa para a dieta

A manteiga de amendoim pode ser perigosa para a dieta e para a saúde quando consumida em excesso.

Cada 100 gramas de manteiga de amendoim tem cerca de 580 calorias. Recomenda-se, por isso, moderação no seu consumo.

Nem toda a manteiga de amendoim é saudável

Se algumas opções comercializadas são naturais e benéficas, outras são altamente processadas, carregando uma lista de ingredientes nocivos para a saúde e bem estar de quem os consome.

Observe minunciosamente os rótulos e tenha em atenção a adição de açúcares, de sal, de gorduras transgénicas e de outros óleos.

Risco de alergia

As alergias são outro dos riscos da manteiga de amendoim. Sendo que os amendoins se apresentam como um dos maiores alergénios do mundo.

É muito importante saber se é alérgico ao amendoim. Os sintomas de alergia podem incluir erupções cutâneas, tonturas, vómitos, tosse, inchaço ou, em casos mais severos, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte.

Risco de contaminação

O amendoim é um fruto que facilmente pode ser contaminado com fungos e salmonelas. Assim, a pasta de amendoim que resulta do fruto pode, também, ser um veículo de transmissão de doenças.

Torna-se importante garantir que o consumo de manteiga de amendoim é feito com recurso a amendoins frescos (quando caseira) e que se encontra dentro do prazos de validade quando adquirida nas grandes superfícies.

NAOM

Portugal eleito Melhor Destino Turístico europeu pelo 3º. ano consecutivo pelos World Travel Awards

Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Destino Turístico europeu pelos World Travel Awards, numa cerimónia que decorreu no sábado à noite na Madeira.


Em comunicado enviado pelo gabinete do ministro Adjunto e da Economia é referido que “esta distinção foi atribuída pela primeira vez ao país em 2017, renovada em 2018 e novamente atribuída em 2019” o que consolida o reconhecimento internacional de Portugal como destino turístico e mostra como o país está “no top das preferências dos turistas internacionais”.

Além de Portugal, estavam nomeados para este prémio Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia, refere a informação.

No total, precisa, Portugal recebeu 39 prémios (mais três do que em 2018).

Além do prémio de Melhor Destino Europeu, Lisboa recebeu o prémio de Melhor Destino de ‘City Break’ e Melhor Porto de Cruzeiros, a Madeira foi eleita o Melhor Destino Insular, os Passadiços do Paiva ganharam o prémio de Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico e o Dark Sky Alqueva recebeu o Prémio Europeu de Turismo Responsável.

O Turismo de Portugal, por sua vez, recebeu o prémio de Melhor Organismo Oficial de Turismo.

Para o ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, citado no comunicado, “é uma enorme satisfação receber o ‘óscar’ de Melhor Destino Europeu pelo terceiro ano consecutivo”.

“Nos últimos anos, Portugal tem-se assumido como um destino imperdível e irresistível, e o facto de conquistarmos esta distinção de forma consecutiva mostra que a nossa estratégia está certa, dá frutos e é consistente”, salienta.

Portugal foi eleito, em 2018, o Melhor Destino do Mundo pelo segundo ano consecutivo.

interlusofona.info

Vencedor das legislativas da Guiné-Bissau pede “posição muito clara” ao PR de Cabo Verde sobre situação no país

Os líderes do PAIGC, vencedor das legislativas na Guiné-Bissau, e da União para a Mudança pediram hoje ao Presidente cabo-verdiano "uma posição muito clara" sobre a demora na nomeação do novo Governo, três meses após as eleições.


O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, e o líder da União para a Mudança na Guiné-Bissau, Agnelo Regala, foram hoje recebidos na cidade da Praia pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com quem pretenderam “partilhar a atual a situação política na Guiné-Bissau à luz dos últimos acontecimentos e à luz do aproximar do fim do mandato do Presidente da República guineense, sem que haja Governo e estejam fixadas as datas para as próximas eleições presidenciais”.

O encontro levou ainda em conta a aproximação da data de realização de uma reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Sendo Cabo Verde membro da CEDEAO, consideramos que o Presidente da República de Cabo Verde, que, além de tudo, é um constitucionalista, está bem posicionado para ajudar os países da CEDEAO a compreenderem a coerência do sistema do Governo que existe nesses países”, disse.

E acrescentou: “Esperamos da parte de Cabo Verde uma posição muito clara, sem equívocos, que possa permitir o respeito por parte dos outros pares do que é a escolha livre feita pelo povo da Guiné­-Bissau”.

Segundo o ex-primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira, Jorge Carlos Fonseca ouviu os dois políticos guineenses “com muita atenção” e “quis tirar a limpo todos os aspetos e compreender de que forma pode ajudar, porque claramente não há a intenção de se ingerir em assuntos internos, mas sim de ajudar”.

“Temos uma Constituição muito semelhante. Mas contrariamente ao que é automático em Cabo Verde, ou em outra parte do mundo, o Presidente [guineense, José Mário Vaz] ainda pode questionar se aceita os resultados das eleições ou não”, referiu.

Domingos Simões Pereira disse esperar que “todos os países que são membros das organizações a que pertence a Guiné-Bissau ajudem a clarificar a questão, colocando pressão para o respeito da ordem constitucional” do país.

O Presidente cabo-verdiano também detém atualmente a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a que pertencem os dois países.

Questionado sobre uma possível candidatura às presidenciais, disse que, caso não seja confirmado como primeiro-ministro, continua a ser líder do maior partido político da Guiné Bissau.

“O partido tem a liberdade e o direito de me utilizar nas competências que entender”, concluiu.

Três meses depois da realização de eleições legislativas na Guiné-Bissau, a 10 de março, o Presidente guineense continua sem nomear o primeiro-ministro e o Governo, alegando que falta resolver o problema da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular, o que tem levado à realização de vários protestos.

O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, convocou os deputados guineenses para a segunda sessão ordinária da atual legislatura, a partir da próxima terça-feira, com a eleição do segundo vice-presidente da mesa da Assembleia Nacional Popular na agenda de trabalhos.

O impasse político teve início com a eleição dos membros da Assembleia Nacional Popular.

Depois de Cipriano Cassamá, do PAIGC, ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da APU-PDGB, ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15, Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo e apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Por outro lado, o PRS reclama para si a indicação do nome do primeiro secretário da mesa da assembleia.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado nas legislativas, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o PRS, com 48.

O Presidente guineense já disse que só vai nomear o primeiro-ministro e o Governo quando a eleição para a mesa da Assembleia Nacional Popular estar concluída.

interlusofona.info

O PAIGC DESEJA A MORTE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Por Jorge Herbert

“Pó tudo tarda ki tarda na mar i ka ta vida lagarto.”

Por mais anos que o PAIGC estiver em democracia, jamais abandonará a sua velha estratégia da eliminação física de todos aqueles que obstaculizarem o seu acesso ao poder absoluto e sem fiscalização.

José Mário Vaz é um homem saído do PAIGC, mas que ousou enfrentá-los para pôr termo ao absolutismo, o nepotismo, o clientilismo, os espancamentos e os assassinatos a que a organização mais criminosa que o país conheceu até hoje, o PAIGC, estava habituada.

Sem o controlo do poder, é óbvio que o PAIGC deseja a morte do responsável por esse seu afastamento do poder. E, só não conseguiram materializar esse desejo, ontem claramente manifestada na vigília que fizeram, porque já não têm controlo sobre os militares, que até há bem pouco tempo, funcionavam como braço armado da organização criminosa...

Agora, a questão que se põe, é se o líder do PAIGC tem condições para ser primeiro-ministro da Guiné-Bissau ou até o mais alto magistrado da nação, numa sociedade que se pretende cada vez mais democrática! Um indivíduo que foi capaz de ceder a nomeação de todo o elenco governamental ao Presidente da República desde que deixe a ele chefiar esse governo, para, logo a seguir, por não conseguir se manter no cargo do seu sonho, expulsa deputados do partido e dos seus postos ganho nas urnas, bloqueia o funcionamento da casa da democracia, inicia uma forte campanha de desinformação contra o Presidente da República e torna-se nim arruaceiro que volta e meia coloca a sua milícia nas ruas de Bissau para pedir a demissão do Presidente da República.

No dia 7 de Junho de 2019, no aniversário da única guerra fratricida que tivemos, o PAIGC e o seu demagogo líder, vêm simular a morte de um outro ilustre guineense, José Mário Vaz, que é nada mais, nada menos, o mais alto magistrado da nação!

Ao Jomav, peço a Deus que lhe dê vida e saúde, para continuar esta árdua batalha para libertar o seu povo das garras daquele que o oprime e o conduz para a miséria, há 45 anos...

Contra a Maçonaria portuguesa, a sua ramificação cabo-verdiana e alguns Honórios Barretos dos tempos atuais, há que lutar com todas as nossas forças, para demonstrar-lhes que o povo guineense tem uma tradição de séculos de resistência ao domínio estrangeiro e não é agora que vão ceder...

Acabem com o PAIGC, para o bem da Guiné-Bissau e do seu humilde povo, cansado de sofrer nas mãos do seu carrasco, o PAOGC, a organização mais criminosa que o país conheceu até hoje.

Jorge Herbert