domingo, 7 de maio de 2023

DECLARAÇÃO CONJUNTA DOS LÍDERES RELIGIOSOS DE APELO À PAZ POR OCASIÃO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 4 DE JUNHO DE 2023

 O DEMOCRATA   07/05/2023 

Aproxima-se o dia 04 de Junho, data em que os cidadãos guineenses serão chamados mais uma vez a ir às urnas para as eleições legislativas. Vão fazê-lo num clima de grande expectativa sobre o modo como irão decorrer o escrutínio e sobre os resultados positivos que essas eleições possam trazer à maior parte da população. Mas também há um ambiente de muita descrença e mesmo de certo desânimo na população. Efetivamente, desde abertura política ao multipartidarismo, os cidadãos da Guiné-Bissau já foram chamados variadas vezes às urnas. Nesses vários processos eleitorais, o povo guineense tem demonstrado sempre a sua cultura cívica, o seu espírito de tolerância e a sua confiança no processo democrático. Contudo, várias promessas de melhoria de condições de vida dos guineenses anunciadas durante as campanhas eleitorais ficaram sucessivamente ainda por concretizar. 

Nós, Líderes Religiosos das comunidades evangélica, muçulmana e católica da Guiné-Bissau, apesar de tudo isso, consideramos as eleições de 04 de Junho como um acontecimento importante e altamente significativo para a vida deste país. Por isso mesmo, nos pareceu oportuno dirigir esta Mensagem a todos os guineenses e a todos os homens e mulheres de boa vontade sobre a necessidade e a importância de preservarmos a paz social mesmo num ambiente de disputa eleitoral.

Não somos atores de política partidária, mas temos uma palavra a dizer sobre a dimensão ética da política, e não podemos abdicar desta responsabilidade moral e de sobre ela informarmos os guineenses quando nos parecer mais necessário ou oportuno. É justamente isso que agora desejamos fazer.

Em democracia, a transferência de poder opera-se de forma pacífica e periódica através das eleições dos titulares de órgãos públicos. Este processo de transição democrática não constitui um fim em si, muito pelo contrário, traduz-se num meio pelo qual, o povo escolhe livre e soberanamente os seus representantes políticos para lhe proporcionar a paz, a segurança e o bem-estar.

Atendendo à necessidade premente de legitimação dos representantes da Assembleia Nacional Popular, o Povo guineense é chamado, mais uma vez, para decidir sobre o seu próprio destino, através das eleições legislativas marcadas para o dia 04 de Junho de 2023. Em virtude da importância de que reveste o escrutínio eleitoral, toda a sociedade é convocada para participar de forma proactiva de modo a transformar esta disputa política num processo livre, transparente, justo e pacífico. 

Atendendo à necessidade premente de legitimação dos representantes da Assembleia Nacional Popular, o Povo guineense é chamado, mais uma vez, para decidir sobre o seu próprio destino, através das eleições legislativas marcadas para o dia 04 de Junho de 2023. Em virtude da importância de que reveste o escrutínio eleitoral, toda a sociedade é convocada para participar de forma proactiva de modo a transformar esta disputa política num processo livre, transparente, justo e pacífico. 


Guiné-Bissau. Madem-G15 seguro da maioria absoluta nas legislativas

© Lusa

POR LUSA  07/05/23 

O coordenador nacional do partido no poder na Guiné-Bissau, Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, manifestou-se hoje seguro de que a sua formação vai vencer com maioria absoluta as legislativas de 04 de junho.

"O nosso partido, Movimento para a Alternância Democrática, vai ganhar a próxima eleição. Se Deus quiser, com maioria absoluta. É a nossa convicção", disse à agência Lusa Bramia Camará, que hoje confraternizou com centenas de apoiantes, que lotaram um espaço comercial no centro da Amadora, distrito de Lisboa.

Em ambiente de festa, em que várias músicas, a convidar à dança, intercalavam com discursos políticos, Braima Camará salientou que a receção de que foi alvo "era um bom sinal".

"Acho um bom sinal, um bom começo. É prova de confiança da nossa comunidade no nosso projeto, no nosso partido. Por esse andar, tudo indica que estamos no caminho de uma certeza. De um futuro melhor para acomodar guineenses, quer em Portugal, quer na Guiné-Bissau", afirmou.

Questionado sobre a eventual necessidade de estabelecer entendimento com outros partidos para assegurar a governação, Braima Camará respondeu que está a trabalhar para ter "autonomia e independência, por forma a convidar toda a gente a fazer parte, integrar neste projeto inclusivo. Num projeto em que todos contam".

Às centenas de guineenses que o foram ouvir, Braima Camará, apresentado como "futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau", falou em "renovar a confiança, esperança de uma paz duradoura, de uma estabilidade governativa".

"A hora é de mudança e consolidação da democracia e confiança nos governantes, nas nossas instituições. É hora da Guiné-Bissau", vincou, socorrendo-se da frase que pontuava nas centenas de camisolas brancas que a esmagadora maioria vestia: "Hora tchiga pa kumpu Guiné-Bissau" (frase em crioulo guineense que se pode traduzir em português para "Chegou a hora de endireitar a Guiné-Bissau").


Escassez de farinha será superada segunda-feira

A partir de amanhã a falta de farinha no mercado nacional será superada e, os produtores do pão estarão em condições de retornar as suas atividades, anunciou hoje o Ministro do Comércio. Abás Djaló falava hoje após a visita a sede da Associação dos Padeiros Tradicionais, onde prometeu o apoio do Governo minimizar as dificuldades dos padeiros.


Radio Voz Do Povo

Consuma Alho, mas Não Cometa o Mesmo Erro Que Muitos Fazem: Efeitos do Alho Cru no Organismo

O alho é uma grande fonte de alicina, que é responsável pelo sabor e aroma distintos do alho e tem muitos benefícios para a saúde do corpo. 

Estudos mostram que cozinhar alho reduz significativamente o teor de alicina e a maioria das substâncias ativas nele contidas e, portanto, reduz o valor nutricional do alho, e esse é o erro que muitas pessoas cometem ao procurar os benefícios do alho. mostrará as melhores maneiras de comer alho cru para obter o maior valor nutricional e benefícios à saúde.👇

Tropas ucranianas avançam no terreno e apertam o cerco às forças russas

 O repórter da CNN internacional Nick Paton Walsh esteve na linha da frente a acompanhar os soldados ucranianos.

Veja Também:

"Sei que juntos vamos derrotar os nazis!", diz o menino do vídeo, após dizer que o pai e o tio estão a combater na Ucrânia.


Rússia diz que abateu 22 drones ucranianos sobre o Mar Negro

© Runters

POR LUSA  07/05/23 

O Ministério da Defesa da Rússia garantiu hoje que abateu 22 drones ucranianos sobre o Mar Negro, depois de o governador russo da Crimeia, Mikhail Razvozhaev, ter acusado a Ucrânia de uma tentativa de ataque com equipamentos não tripulados.

"Durante a noite [de sábado], 22 veículos aéreos não tripulados de ataque ucranianos foram detetados sobre o Mar Negro pela defesa aérea", disse o porta-voz militar Igor Konashenkov, no relatório diário.

Segundo indicou, os drones foram abatidos por sistemas de mísseis antiaéreos ou através de meios eletrónicos.

Horas antes, Mikhail Razvozhaev garantiu no seu canal Telegram que a Ucrânia "enviou mais de 10 drones para a Crimeia e Sebastopol" durante a noite.

Nos últimos 14 meses, a península ucraniana anexada pela Rússia foi alvo de vários ataques atribuídos à Ucrânia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, segundo os seus argumentos - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Bakhmut. Líder do grupo Wagner recebeu promessas de "armas e munições"

A Ordem dos Médicos da Guiné-Bissau após 14 anos, elege novo Bastonário. Trata-se de Álvaro Domingos Baticã com 253 votos a favor, contra 47 Francisco Aleluia Lopes e, 18 de Mustafa Na Lamba, no universo 319 votantes. Alvaro Baticã sucede Agostinho Mbarco Ndumba.


Cérebro. Os cinco hábitos que vão melhorar a sua saúde cognitiva... Saiba o que dizem alguns neurocientistas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   07/05/23 

Manter o cérebro saudável é algo que está ao alcance de todos. Para isso, basta seguir alguns hábitos saudáveis. Assim, irá conseguir um melhor desempenho cognitivo e evitar o envelhecimento precoce.

O 'website' Clean Plates falou com os neurocientistas Jud Brewer, Hayley Nelson e Dung Trinh, da Healthy Brain Clinic, para perceber o que deve fazer com mais regularidade para manter uma boa saúde cerebral.

Exercício físico

"Melhora o fluxo sanguíneo, a chegada de oxigénio ao cérebro e promove o crescimento de novos neurónios", conta Dung Trinh.

Dormir bem

"O sono de qualidade é importante para a consolidação da memória, das funções cognitivas e saúde geral do cérebro", continua.

Dieta equilibrada

"Ter uma dieta rica em fibras, grãos integrais e alimentos fermentados, evitar a ingestão excessiva de açúcares adicionados e alimentos processados ​​pode promover a saúde intestinal e cerebral", revela Hayley Nelson.

Cuidado com o stress

"O stress crónico e a ansiedade podem causar danos estruturais e prejudicar o funcionamento do cérebro."

Faça atividades estimulantes para o cérebro

"A estimulação mental também pode aumentar a plasticidade cerebral, promover a formação de novas conexões entre as células cerebrais e fortalecer as existentes."


Leia Também: Alimentos e bebidas que neurologistas (quase) nunca compram

Mais de 11.000 assinaram petição pela igualdade de acesso a tratamento do cancro do ovário

Por  SIC Notícias  07/05/23 

A petição “Nenhuma mulher portuguesa com cancro do ovário deixada para trás” será entregue esta segunda-feira no Parlamento pelo Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos, que desta forma assinala o Dia Mundial do Cancro do Ovário.

Mais de 11.000 pessoas assinaram a petição que defende a igualdade no acesso ao tratamento do cancro do ovário a todas as mulheres e que será entregue esta segunda-feira na Assembleia da República.

Até às 12:00 deste domingo a petição tinha sido assinada por 11.210 pessoas.

O cancro do ovário é o sétimo tipo de cancro mais comum entre as mulheres, com cerca de 314 mil novos casos por ano, e é a 5.ª causa de morte por doença oncológica entre as mulheres, sendo o cancro ginecológico com maior taxa de mortalidade.

De acordo com evidência clínica, 85% das mulheres com cancro do ovário vão ter uma recaída/recidiva após a cirurgia e a quimioterapia com platina, sendo que a maioria acabará por falecer nos cinco anos seguintes (30%).

“No caso deste cancro, o acesso a um tratamento de manutenção em primeira linha pode significar mais anos de vida e melhor qualidade de vida”, refere o texto da petição.

Não existe um registo nacional de cancro do ovário, mas, segundo o Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG), estima-se que cerca de 560 novos casos foram diagnosticados em 2020.

A associação lembra que já existe opção de tratamento de manutenção em primeira linha em Portugal, mas que é apenas para doentes com mutação genética (sBRCA ou Gbrca).

“Essa decisão não é democrática, nem compreensível. As doentes sem mutação, além de serem a maior parte dos casos de cancro do ovário (mais de 75%), são as que apresentam maiores necessidades médicas, devido ao pior prognóstico”, refere o texto da petição.

Citada no comunicado divulgado pelo MOG, a presidente da organização sublinha que “quem tem capacidade financeira pode ter acesso a este tratamento nos hospitais privados, mas as mulheres e famílias que não têm meios monetários para fazer esse investimento, acabam por não ter acesso”.

“Não podemos permitir que estas mulheres sejam deixadas para trás. Há mulheres a morrer e famílias a perder mães, irmãs e filhas por existirem lacunas no acesso a uma terapêutica que está disponível para todas as doentes noutros países da Europa”, reforça Cláudia Fraga, também ela sobrevivente de cancro do ovário.

O MOG é uma associação sem fins lucrativos, criada formalmente a 18 de dezembro de 2019, dedicada às mulheres que sofrem de cancro do ovário ou de outros cancros ginecológicos.

Com Lusa

ÍNDIA: Cerca de 23 mil pessoas fogem de violência étnica no nordeste da Índia

© Getty Images

POR LUSA  07/05/23 

Cerca de 23.000 pessoas fugiram da violência étnica que abalou o nordeste da Índia e fez, pelo menos, 54 mortos, disse hoje o exército, sublinhando, no entanto, a ausência de "grandes incidentes" durante esta noite.

A agitação eclodiu no estado de Manipur, onde uma marcha de protesto organizada por um grupo tribal na quarta-feira se transformou em confrontos, nos quais automóveis e casas foram incendiados.

O exército mobilizou milhares de soldados neste estado fronteiriço com a Birmânia e deu ordem para "atirar à vista" em "casos extremos".

Toques de recolher foram impostos e a internet foi cortada.

Nenhum incidente grave foi relatado durante a noite de sábado para domingo e o toque de recolher foi suspenso no distrito de Churachandpur, uma das principais áreas de tensão, disse o exército em comunicado.

O exército explicou também que intensificou significativamente os seus esforços de vigilância aérea nas últimas 24 horas.

"Um total de 23.000 civis foram resgatados até agora e transferidos para as nossas bases ou guarnições militares", avançou.

As autoridades não divulgaram o número oficial, mas as morgues de hospitais em Imphal, capital do estado, e Churachandpur disseram ter recebido um total de 54 corpos, segundo a imprensa local.

Vários grupos tribais estão insatisfeitos com a perspetiva de ver a comunidade Meitei, maioritária no estado, reconhecida como "tribo classificada", uma designação que lhes daria acesso a uma cota de empregos públicos e vagas no Estado.

O nordeste da Índia tem visto décadas de turbulência entre grupos étnicos e separatistas que procuram maior autonomia e até secessão.

Pelo menos 50.000 pessoas foram mortas em Manipur desde a década de 1950. OS conflitos diminuíram ao longo dos anos, com muitos grupos a fazer acordos com Nova Deli para obter mais poder.


Leia Também: Violência na Índia provoca 54 mortos e cerca de 11.500 civis deslocados

Inteligência ucraniana alerta para provocações russas no Dia da Vitória

© Reuters

POR LUSA  07/05/23 

A inteligência ucraniana alertou hoje para possíveis provocações da Rússia na terça-feira, dia em que se comemora o aniversário da Capitulação do Terceiro Reich ou Dia da Vitória sobre o exército nazi.

"O Estado agressor escolhe datas simbólicas para as suas provocações. Os serviços especiais russos podem prepará-las para terça-feira [9 de maio] no território da Federação Russa e da Bielorrússia", disse o porta-voz do Serviço de Inteligência do Ministério da Defesa, Andrii Yusov, através do portal `Ukrinform´.

O representante da inteligência militar ucraniana referiu que desde 2014, ano em que a Rússia anexou a Península da Crimeia, Moscovo aproveita datas específicas e comemorativas, como o Dia da Vitória, para atacar.

A Capitulação do Terceiro Reich foi assinada em Karlshorst, nos arredores de Berlim, na Alemanha, na noite de 08 para 09 de maio de 1945, poucos dias após o suicídio de Adolf Hitler e da sua esposa, Eva Braun.

Enquanto na Alemanha esse aniversário é comemorado no dia 08 de maio como o "Dia da Libertação", na Rússia a vitória sobre o exército nazi é comemorada no dia seguinte.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) revelou crescente preocupação sobre a segurança da central nuclear de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia, considerando que a situação está a tornar-se potencialmente perigosa.


Leia Também: Seis regiões russas cancelam Dia da Vitória em escala "reduzida"


Rússia afirma ter afastado outro ataque de drones ucranianos na Crimeia

© Getty Images

POR LUSA  07/05/23 

A administração russa na Crimeia anexada disse hoje ter afastado durante a noite um ataque de uma dezena de drones ucranianos em Sebastopol.

"Durante a noite, as unidades de defesa antiaérea repeliram um novo ataque a Sebastopol", o porto de origem da frota russa no Mar Negro, disse o governador da região administrativa de Sebastopol, na Crimeia, Mikhail Razvojayev.

Numa mensagem publicada no `Telegram´, Mikhail Razvojayev contou que a Ucrânia lançou "mais de uma dezena de drones" tendo, dois deles, sido abatidos sobre o mar e outro caído numa floresta após perder o controlo.

"Nenhuma infraestrutura da cidade ficou danificada", acrescentou.

No dia anterior, as autoridades russas anunciaram ter derrubado um míssil balístico ucraniano sobre a Crimeia, um evento raramente relatado.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.709 civis mortos e 14.666 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


PRESIDENTE PARTICIPA DA COROAÇÃO DE CHARLES III

O presidente, Umaro Sissoco Embaló, participou da coroação do Rei Charles III e da consorte Camilla, numa cerimônia histórica na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra. 

O monarca britânico foi coroado com a coroa de St. Edward, numa cerimónia histórica que reuniu  ritos milenares da realeza britânica com traços mais contemporâneos. 

A coroação serviu também para o chefe de Estado confraternizar com diversos líderes internacionais. 🇬🇧🇬🇼

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Almeria, foi hoje palco de encontro do Movimento para Alternância Democrática G-15 com comunidade guineense em Espanha.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

 O Coordenador Nacional, Braima Camará, presidiu a mesa do encontro ao lado do Presidente da Câmara, Dr. Gabriel Amat Ayllón que foi agraciado pela comunidade com o típico pano de Pente, pelo  caloroso acolhimento e a disponibilidade em receber esta comitiva.

 Durante o encontro  houve ocasião de alguns concidadãos engrossarem as fileiras do grande Partido, não deixando de  manifestar  vontade de ver uma Guiné próspera para em breve regressarem para o país. Por sua vez o líder,  Braima Camará, depois de uma atenta auscultação teve oportunidade de uma forma pedagógica, falar dos problemas que vivem no país, mas também das soluções que o MADEM-G15 na Primatura pode oferecer ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

 Bá di Povo, não tem dúvidas que a melhor dupla para o progresso do país passa pela congregação entre Braima Camará como Primeiro-Ministro e Umaro Sissoco Embaló como Presidente da República.



Abuja: trezentos mulheres da CEDEAO participam na assembleia popular.

© Radio TV Bantaba  Maio 6, 2023

ANP: Trezentos mulheres de diferentes estados da CEDEAO, participam de 05 a 06 de Maio em Abuja na Nigéria na Assembleia Popular promovida pela Rede das Mulheres Parlamentares de Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste.

O objectivo principal deste encontro é criar rede de enquadramento da camada feminina na políca e na liderança para favorecer a ligação com as deputadas membros da ECOFFEPA  e desenvolver competências no espaço CEDEAO.

Com base nestas ideias a Rede das Mulheres Parlamentares da comunidade, pretende um rejuvinicimento da democracia na África do Oeste, dando voz a camada feminina e a juventude da comunidade em toda a sua dimensão territorial.

Sidie Mohamed Tunis,  Présidente do Parlamento de CEDEAO que presidiu a cerimônia de abertura do evento, exprimiu na ocasião toada a sua gratidão a direcção da ECOFFEPA pela realização deste encontro para depois assinalar que a realização desta iniciativa é como forma de aprofundar a integração e ampliar   a inclusão social para os cidadãos da sub-regiao oeste africana.

O líder do Parlamento da CEDEAO acrescentou por outro lado que a realização deste encontro proporciona também uma oportunidade para colocar um face a face entre representantes das organizações femininas.

Usou da palavra na cerimônia a Presidente da ECOFFEPA, “Woraye Sarr” que fez apelo as organizações da sociedade civil da sub-regiao para se integrarem nas  actividades que promovam a participação das mulheres e jovens na política e na liderança, tendo acrescentado que para se alcançar a representação de 30 por cento da  camada feminina nas esferas de decisão, requer o redobrar de esforços de todos.

Emmanuel Cura, Presidente da Assembleia da Juventude da África de Oeste solicitou na ocasião orientação capazes, tornar uma realidade os objectivos da ECOFFEPA em relação a participação das mulheres e jovens na política e na liderança.

//RTB/Mamadu Cande

"Mentira, encenações e operações de falsa bandeira: as armas privilegiadas da velha escola do KGB”. Putin "não perdeu o controlo" dos Wagner

O major-general Isidro Morais Pereira e a especialista em Relações Internacionais Sónia Sénica estiveram, este sábado, em direto na CNN Portugal. O debate centrou-se nos últimos acontecimentos na guerra da Ucrânia, sobretudo, no Grupo Wagner e nas palavras de Prigozhin.



 Leia Também:  Grupo Wagner quer sair de Bakhmut e pede a Moscovo entrada das tropas do líder checheno