domingo, 1 de dezembro de 2019

Eis a política do PAIGC!

Por Jorge Herbert

Eis a política do PAIGC!

Apoiar os que são coniventes com a sua política de uso indevido do dinheiro público e castigar os que não são coniventes com essa política!

A que propósito o governo da Guiné-Bissau patrocina um espetáculo dos Tabanka Djaz?! Alguém sabe explicar-me?! Eu não adianto motivos, para não ferir susceptibilidades!

É função de um governo patrocinar espetáculos musicais de entidades privadas, quando nem consegue pagar os salários dos funcionários públicos?

É função de um governo de um país carenciado, patrocinar um espetáculo de um grupo musical privado, quando nos hospitais do país falta quase tudo, desde oxigénio, medicamentos e ventiladores, em que morrem todos os dias adultos, crianças e grávidas, por falta desses recursos?

O PAIGC brinca e goza com a inteligência dos guineenses!

O primeiro passo para a libertação dos guineenses e da sociedade guineense é a extinção do PAIGC, ou afastá-lo do erário público, durante três legislaturas...

Jorge Herbert

O candidato suportado pelo PAIGC, Domingos Simões Pereira esta reunido neste momento com o líder da Frepasna, Baciro Dja, num dos hotéis da capital Bissau.

De referir que sexta-feira, a saída do encontro com militantes do seu partido, em breve declaração a imprensa, Baciro Dja diz que foi mandatado pelo partido a negociar com os dois concorrentes à segunda volta sobre um eventual apoio.

Na segunda feira FREPASNA vai reunir com direção superior de MADEM-G15 para avaliar pedido de apoio do General Umaro Sissoko Embalo segundo candidato mais votado na primeira volta




Por: Alison Cabral

VIVA NO CULTURA, VIVA USE PRESIDENTE DA REPÚBLICA ♥️♥️👏👏👏♥️♥️♥️♥️


Comentários infelizes!
Malam Sanha - • 23 horas atrás
Abos bona mandado tudo pá Guiné konakry burros tudo ki bo partido di merda Madem G 15  ???

Edgar Cassama - • 14 horas atrás

Fulas si bô tissi mas tribalismo na Guiné Bissau, no, na tchoma mandingas pá bôs, és bias , é na ribanta bôs pá Níger, nundé ku bô sai, bô para tribalismo na Guine Bissau, anós tudo i um som, ka bô disa é políticos de meia tisela, ngana bôs, pá sé interesses pessoais, viva Guiné Bissau, nó bai vota dia 29 , na candidato ku nó confia na él, ku pudi leba nô terra pa diante, mais um bias , Guiné i di tudo anós ???

TUCHA RACHIDE: ELA, É UMA MULHER TRABALHADORA


TUCHA RACHIDE 💪💪💪 ELA, É UMA MULHER TRABALHADORA


Faladepapagaio

Saudações patrióticas!

Por Prs Diáspora 

Não sou da ideia de que o candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, esteja em melhores condições de governar a Guiné-Bissau. Primeiro, porque a passagem dele pela governação não foi diferente do que se nos habituaram os seus partidários, segundo, ele em si, provou ser corrupto e demasiado egoísta: à toda oposição já traiu...

Outrossim, o Eng. Simões não é um congregador pelo que não tem como reconciliar os guineenses.
De nada vale apoiar um guineense que privilegia familiares e amigos - nepotismo.

Estaremos perante uma incerteza de estabilidade, se votarmos no Domingos Simões Pereira. Institui-lo PR, seria sustentar indirectamente o PAIGC, que empobreceu o país.Tal seria ainda confiar o nosso destino a quem só sabe guerrear.

Não há como não votarmos no Sissoko, se almejamos a igualdade de oportunidade e a paz social.

Formosa, 1/12/2019
Obrigado
AM
#PRS_DIÁSPORA_AFRICA

Domimgos Simões Pereira é um agente de alguns países da CPLP, e mais! ?

A Guiné-Bissau já estava leiloada desde que o Domingos ainda estava na CPLP, então, com ele na presidência da República, é so entregar.
Fadul falou bem do Braima Camará, como se fosse Umaro Sissoco. Faz de conta, pois tudo se bate.

Fonte: AQUI

O MINISTRO CONSELHEIRO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ BISSAU, NA AREA DA DEFESA E DA SEGURANÇA SR. BOTCHE CANDE TEVE UM ENCONTRO COM OS ANCIÃOS. NA SUA RESIDÊNCIA EM BISSAU. O OBJETIVO DESSE ENCONTRO É PARA GARANTIR APOIO POLÍTICO AO CANDIDATO DO MADEM G-15 GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. NA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES DE 29 DIZEMBRO DE 2019.








Junior Gagigo

O número de infeções reduziu, mas o combate à SIDA tem de continuar

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA assinala-se este domingo, dia 1 de dezembro. Este artigo de opinião foi escrito por Helena Sarmento, Internista e Membro do NEDVIH.


Passados mais de 30 anos do início da epidemia da infeção VIH/SIDA, talvez tenhamos a tentação de pensar que a situação está controlada e que podemos cruzar os braços no que diz respeito às medidas de prevenção. Mas esta não é a verdade, assume Helena Sarmento, Internista e Membro do NEDVIH. 

Ainda que o número de infeções tenha reduzido significativamente, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2018, percebermos que há 37,9 milhões de pessoas que vivem com o VIH, sendo que 1,7 milhões são infeções de novo (em 1997 atingimos o pico de 2,9 milhões). Ainda há caminho a percorrer para atingirmos as metas definidas pela OMS dos 90-90-90 para 2020, isto é, 90 por cento das pessoas que vivem com o vírus estarem diagnosticadas, 90 por cento dessas em tratamento e dos que estão em tratamento 90 por cento com carga viral indetetável.

Em Portugal, o panorama é mais animador e parece-nos estarmos a atingir as metas. Assim, nos dados nacionais referentes a 2017, 91,7 por cento das pessoas que vivem com o vírus estão diagnosticadas, 86,8 por cento dessas estão em tratamento e 90,3 por cento têm carga viral indetetável. Mas não podemos parar por aqui, até porque novas metas estão lançadas: os 95-95-95 até 2030!

Temos de continuar a apostar na prevenção, de modo a que as pessoas infetadas se possam proteger a si mesmas e proteger os outros. É importante o diagnóstico precoce, disponibilizando testes de rastreio, sem que haja lugar a qualquer tipo de discriminação ou de estigma. Hoje, felizmente, há a possibilidade de fazer esses testes nos serviços de saúde, nos CAD (Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce), em muitas organizações da comunidade e, mais recentemente, de os adquirir nas farmácias de ambulatório.

Não é demais salientar a importância dos diagnósticos precoces, até porque apesar do número de infeções em Portugal ter diminuído significativamente, a taxa de diagnóstico tardio da doença é no nosso país uma das mais altas da União Europeia. De referir ainda a necessidade do rastreio de outras infeções que muitas vezes acompanham esta, como as hepatites B e C, para além de outras de transmissão sexual. É importante a educação para a saúde, estimulando práticas de sexo seguro e novas modalidades de prevenção (como a Profilaxia pré-exposição - PrEP; Profilaxia pós Exposição – PEP; o uso de material esterilizado no consumo de drogas endovenosas; etc.).

Não podemos parar de divulgar informação correta, dirigida a toda a população e, sobretudo, aos jovens e às populações mais vulneráveis. É importante que os profissionais de saúde vão atualizando os seus conhecimentos nesta área, apostando na sua formação contínua, ficando assim habilitados para o aconselhamento pré e pós testes de rastreio, tendo sempre em vista o maior respeito pela dignidade e direitos da pessoa.

O lema deste ano para o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, que terá lugar a 1 de dezembro, é: “As comunidades marcam a diferença”. Este lema é muito oportuno pelo reconhecimento do papel que as comunidades desempenham na resposta à infeção pelo VIH, fazendo-nos cair na conta de que este problema e a sua solução não passa só pelos serviços médicos especializados.

O desafio do controlo da infeção está lançado a todos. Vamos trabalhar juntos e tornar realidade o sonho de pôr “stop” à infeção! Vamos, profissionais de saúde e comunidade, marcar a diferença!

NAOM

China acusa alta comissária da ONU de interferência em assuntos do país

A China acusou hoje a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, de interferência "inadequada" nos seus assuntos internos, por causa da situação em Hong Kong.


A acusação surge depois de Michelle Bachelet ter apelado à realização de uma investigação sobre o eventual uso excessivo da força por parte da polícia em Hong Kong.

Na coluna que escreveu sobre o assunto, no South China Morning Post, Michelle Bachelet foi "incorreta" e "violou os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas", disse, em comunicado, a missão chinesa junto da ONU em Genebra.

O artigo inclui "comentários inadequados sobre a situação na Região Administrativa Especial de Hong Kong...(e) interfere nos assuntos internos da China", de acordo com o comunicado de Pequim.

A China expressa "fortes críticas" ao escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra.

Num artigo publicado hoje, Michelle Bachelet pediu às autoridades de Hong Kong que conduzissem uma "investigação verdadeiramente independente e imparcial, por parte de um juiz, sobre os relatos de uso excessivo da força pela polícia" chinesa.

Hong Kong vive há meses uma situação de grande instabilidade, com vários protestos nas ruas contra o que é considerado como um controlo crescente por parte de Pequim das liberdades da região semi-autónoma.

Houve confrontos violentos entre os manifestantes e a polícia. Os manifestantes exigem que a polícia seja responsabilizada pelas suas ações e pedem eleições completamente livres.

A China nega querer atropelar a liberdade em Hong Kong e acusa as manifestações de serem "revoluções coloridas" de inspiração estrangeira para desestabilizar o regime de Pequim.

NAOM

Leia Também: China convoca de novo embaixador dos EUA por causa de lei sobre Hong Kong

Guiné-Bissau/Eleições: Antigo PM Carlos Gomes Júnior apoia Umaro Sissoco Embaló na segunda volta

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Carlos Gomes Júnior anunciou hoje (30) o seu apoio, na segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, ao candidato Umaro Sissoco Embaló.


Carlos Gomes Júnior também participou como candidato na primeira volta das presidenciais, realizada a 24 de novembro, tendo obtido 2,66% dos votos.

“O meu apoio é sem reservas e representa o meu desejo de ver a magistratura suprema entregue a alguém que pode unir os guineenses para os grandes desafios que nos esperam”, afirmou Cadogo, como é conhecido na Guiné-Bissau, durante a cerimónia de assinatura do acordo realizada numa unidade hoteleira de Bissau. Segundo Carlos Gomes, a sua “consciência” guiou-o para “apostar em mais um jovem”.

“Umaro Sissoco Embaló é aquele que nas circunstâncias atuais melhor pode aglutinar sinergias para tirar o país da situação em que se encontra”, salientou.

Na sua declaração, Carlos Gomes Júnior sublinhou a sua “profunda ligação ao PAIGC”, partido que dirigiu durante 12 anos.

“Para quem não sabe, durante sete anos estive longe do país e nenhum dirigente me contactou ou tentou saber como a minha família vivia”, disse. Em relação a Umaro Sissoco Embaló, Carlos Gomes Júnior afirmou que foi seu conselheiro político e foi a primeira pessoa que o pôs em contacto com vários líderes africanos. “Infelizmente só sabemos estragar e denegrir a imagem das pessoas”, disse.

O acordo de apoio político foi assinado entre Carlos Gomes Júnior e Braima Camará, em representação de Umaro Sissoco Embaló, que está fora do país, e é o coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), partido criado a partir de um grupo de dissidentes do PAIGC.

“Não tenho dúvidas nenhuma de que hoje é um dia histórico. O apoio de Carlos Gomes Júnior é um apoio invejável. Qualquer candidato na Guiné-Bissau gostaria de ter este apoio”, afirmou Braima Camará.

Questionado sobre se Umaro Sissocó Embaló também vai receber o apoio do Presidente cessante, José Mário Vaz, que também não passou à segunda volta, Braima Camará afirmou que as negociações “vão no bom caminho” e que o seu apoio vai tornar-se uma realidade.

A segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, marcadas para 29 de dezembro, vão ser disputadas por Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, e por Umaro Sissoco Embaló, do Madem-G15.








interlusofona.info/faladepapagaio

CNE ADMITE CONDUZIR PRESIDENTE MÁRIO VAZ AO TRIBUNAL POR FALSIDADE E BACIRO DJÁ???



















Gervasio Silva Lopes - TEMOS QUE LEVANTAR E SALVAR A NOSSA QUERIDA PÁTRIA. A GUINÉ-BISSAU PODE SER COMPRADA A QUALQUER MOMENTO.



Gervasio Silva Lopes 

Baiseck Cassama was live with Justino Delgado



Fonte: Baiseck Cassama

Quando o assunto e PAIGC ninguém reclama! Isto não é uma democracia o Povo da Guiné-Bissau precisa de Paz e tranquilidade. Esta imagem mostra claramente que o Arestides Gomes foi pedir dinheiro aos Árabes para sustentar o governo corrupto do PAIGC!

Fonte: Estamos a Trabalhar 
Por #PAPA_JOMAV

Quando o assunto e PAIGC ninguém reclama! Isto não é uma democracia o Povo da Guiné-Bissau precisa de Paz e tranquilidade. Esta imagem mostra claramente que o Arestides Gomes foi pedir dinheiro aos Árabes para sustentar o governo corrupto do PAIGC!

Pergunto porquê que os Guineenses não reclamam? Partido UM que saiu do PAIGC por causa da corrupção e criou o grupo 121? Aonde estão??!

Candidato Presidente Umaro Sissoko Embalo for a Qatar e isso foi “breaking news” e Fake News pelos desesperados do DSP e matralha!!! Insultaram de tribalismo, terrorista só porque o Sissoko usa “cala”! Os que usam o chapéu símbolo do colonialismo que querem neo-colonizar a Guiné-Bissau e tenta fina da elite branca da pseudo praça de Bissau que querem a todo o custo usurpar o poder para poder continuar a roubar, corromper, intimidar e deixar o povo na miséria de mais de 45 anos de PAIGC! Chega Basta!!!

Cabral usou “sumbia”, Malan Bacai usou “sumbia” não foram chamados de tribalistas! O Kumba Ayala usou o barrete vermelho chamaram-o de tribalista agora o Sissoko com “cala” que e símbolo de Aladge para quem sabe da religião; chamam-o de tribalista!

Quem é domingos Simões pereira para usar chapéu colonial e símbolo de Pablo Escobar e acharem fini “guintis di praça”?

Guineenses vamos nos unir e viver a nossa realidade! A Guiné-Bissau e um país de várias etnias e cada um com os seus costumes e tradições que outrora ninguém dizia nada! Hoje em dia vê-se nas ruas de Bissau a tal “elite de praça” na toca tchur na mata pano etc etc... vamos deixar de brincadeiras de mau gosto!

Quando todos éramos do PAIGC nada disto se passava! Não havia tribalismo quanto mais ouvir falar da palavra terrorista! O Sissoko teve apoio da Líbia antes para ajudar o PAIGC e os nossos militares para formarem na Líbia!

Umaro Sissoko Embalo e um Patriota sem complexos de etnias e raças! A difamação do PAIGC não vais nos intimidar!

Viva Umaru Sissoko Embalo viva o MademG15 viva à Vitória!

Deus abençoe o Umaru Sissoko Embalo e Deus abençoe a Guiné-Bissau

Aristides Gomes - Com destino à Madrid, Espanha, para representar a Guiné-Bissau na Cimeira Internacional sobre Alterações Climáticas (COP25), chefiando uma comitiva integrada pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades e pelas Secretárias de Estado do Ambiente e do Turismo

O evento terá início na segunda-feira e irá reunir mais de 25 mil participantes de cerca de 200 países, entre Chefes de Estado e de Governo, Cientistas, ONG's e Diplomatas.



Aristides Gomes

#ZeroFraude #USEPresidente 💃🏾💃🏾💃🏾💃🏾

Por Dara Fonseca Ramos

Indo direitinha às dores

Foi me apresentado digitalmente, um intelectual que tinha acabado de lançar um livro e escrevia textos aparentemente estruturados e desprovidos de erros (com alguma brasileiração 😃). Acolhi-o no meu círculo de amigos virtual e julguei que, sendo um:

1.Produtor de ideias e expositor de argumentos.
2.Alguém que tem uma vida profissional dedicada e fértil a uma certa área de estudo, a sua participação na política seria obrigatoriamente reflexo de inteligência e saber.
3.Sendo um acréscimo (soma jamais subtrai) do seu meio social, contribuiria com essa habilidade para oposição politica.

Seria uma mais valia na minha estadia digital.

Mas, quando decide ver um debate onde participou o meu amigo intelectual, fiquei estupefata. Um intelectual que nem articular uma ideia consegue. Um autêntico desastre na língua portuguesa para quem ja teria sido professor, sem qualquer habilidade comunicativo.

A partir daí comecei a pôr em causa esse título que está a ser banalizado pela elite vazia, criminosa, mal educada e ingrata mas por isso mesmo endinheirada, ... Um "intelectual"?. Como pode um intelectual não ter capacidade de articular verbalmente? De expôr uma ideia ou defender um ponto de vista?
Enfim lá me decepcionei e finalmente me alegrei quando por sua iniciativa perante incapacidade de aguentar uma crítica (sem ofensa) resolveu remover e bloquear me desta amizade digital.

Hoje tive que ir às páginas do Umaro Djau e do Grifom Camará(o tal suposto, dizem intelectual) para perceber afinal qual seria a verborreia?

Sinceramente vamos mesmo ter que aturar a diarreia mental (que fede) do Grifom Camará porque alguém fez uma pergunta ao Umaro Djau? Neste facebook conheço poucos guineenses neutros em relação à política na Guiné-Bissau e pelo que tenho no meu messenger estou em plena condição de garantir que sim Joe Embaló é absolutamente e voluntariamente imparcial. Realidade que me irrita solenemente e que já o critiquei ferozmente mas é sua liberdade e eu respeito-o.

Agora tu Grifom, devias nos poupar desse problema de "microego" e remeteres-te à tua tontaria intelectual e complexidade existencial chamado dsp dsp dsp pode ser que te saía algum zambraninhu enquanto aguardamos que brote vergonha nesse espirito de convicção saltitante.

Escrevi porque não estudei num ensino em que Camilo Simões Pereira é ministro e tu és Professor 😈 ufffaa Tomtom Joe Embalo bu dibi di apoia General pa enquadra Militontos 😃 éh sta suma sé "mais que tudo" ka rispita ninguim nihm garandi dipus éh ta bim na n'bossa, n'bossa kuma éh misti apoio 😈🙏🏾😈
#ZeroFraude #USEPresidente 💃🏾💃🏾💃🏾💃🏾

FAKE NEWS!