sábado, 25 de julho de 2020

“A GUINÉ-BISSAU CORRE RISCO DE SER AFASTADA POR MUITOS ANOS DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS PELA FIFA”

Fonte: Rádio Jovem Bissau

O antigo Capitão da seleção nacional (Djurtus), Bocundji cá, afirmou este sábado (25.07) que, caso a comissão eleitoral da federação admitir o presidente cessante concorrer nas próximas eleições do dia 8 do mês de Agosto do ano em curso, o país poderá ser afastado por vários anos das atividades desportivas pelo organismo que gere o futebol Mundial (FIFA).

Segundo Cá, o acto do Deputado da nação é uma humilhação para o país, por isso, é urgente tomar as medidas adequadas para evitar das futuras consequências para o futebol nacional.

"isso não devia acontecer, se fosse eu no lugar de Manelinho colocaria o meu cargo à disposição antes do pronunciamento da FIFA, mas infelizmente não aconteceu e o país foi humilhado” lamentou.

Numa entrevista à Rádio Jovem, hora depois de ser anunciado oficialmente o adiamento das eleições por parte do Alto comissariado da Covid-19, que alegou a falta de condições do espaço escolhido para a cerimônia do escrutínio, por causa da Pandemia do novo corronaviros.

"é impossível alegar que Covid-19 é que condicionou a realização das eleições, será que antes de escolherem a data para o escrutino o país não estava no confinamento social" questionou.

O internacional guineense, Cá, considera o adiamento das eleições para o próximo mês de agosto, como um ato de benefício ao Presidente cessante da Federação de Futebol, Manuel de Nascimento Lopes, que está a concorrer pela terceira vez a presidência do organismo que geri futebol nacional.

Muito embora Bocundji cá, lamenta o pronunciamento da FIFA, mas não deixou de apelar ao Manelinho no sentido de desistir da corrida, para o bem do futebol nacional em particular do país.

"É lamentável, mas Manelinho deve dar mão à palmatória, para não prejudicar o país. O que aconteceu é inadmissível, o vídeo foi partilhado nas redes sociais, não tem como fugir" Concluiu o Jogador.

Por: Plácido Cumeré

EXONERADO EMBAIXADOR GUINEENSE NO REINO DA ARÁBIA SAUDIA





notabanca

Estado de Emergência renovado para 30 dias.

A noto informativa do Gabinete da Comunicação da Presidência indica que o decreto presidencial revoga a suspensão do direito à circulação internacional, mas mantêm algumas restrições, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.






















































Aliu Cande

LINO LOPES ANUNCIA ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES NA FFGB PARA O PRÓXIMO DIA 8, ...

Adiada, eleição na Federação


RESULTADOS SAÍDOS DA REUNIÃO ENTRE A COMISSÃO ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES...

COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES NA FEDERAÇÃO DE FUTEBO...

Guiné-Bissau: PROJECTO DE AUTO-ESTRADA AEROPORTO/JOGUDUL, É DESAFIO DO MILÊNIO!


Fonte: Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Guiné-Bissau tem de ser solidário com a sua instituição Obras públicas e, estabelecer desafios desafiadoras para conduzir o país ao milenio! Ainda no momento que se vê puxa-puxa ministerial, cada um, com mais ambição de fazer diferença governativa exigindo assim mais incentivo, no plano do orçamento de Estado que, a parcos dias será apresentado no hemiciclo e, que no entanto esta em elaboração.

O país precisa urgentemente de infraestruturas, em todo domínios e no poleiro da tutela, estamos diante de uma equipa jovem, sagaz e ambicioso, com intrínseca vontade de marcar diferença e implementar uma dinâmica que visa, trair investimentos à nivel das infraestruturas, mas precisamente (Estradas,Portos, Pontes, Hospitais e Escolas) como também trabalhar junto de Governo para materializar estratégias e agendas que vão ser minuciosamente criadas para construções e mais construções. Atual Executivo tem sensibilidade à grandes realizações...

O projeto da Auto-Estrada Aeroporto/Jogudul, é uma realidade proeminente, que esta na carteira emergente da atual Ministro das Obras públicas! Será urgentemente arrancado. Portanto, este valioso e valoroso projecto de alto Standing, inicialmente tem à mão financiadora da China (até Safim) um dos singulares pareceiros de desenvolvimento do país! Do resto até Jogudul, em carteira...

Carlos Sambu, o assessor

Guiné-Bissau Football Association Information


Fonte: fifa.com

GUINÉ-BISSAU: POLÊMICA A VOLTA DO CONGRESSO ORDINÁRIO DA FFGB


Os cinco candidatos à liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), alegaram esta manhã, 25 de julho, que não vão participar no sufrágio eleitoral com o candidato Manuel de Nascimento Lopes, que foi suspenso pela FIFA, organismo que dirige o futebol mundial, segundo informação disponível.

Embora a Comissão Eleitoral diz não ter recebido qualquer notificação neste sentido.

De acordo com as últimas informações, os cinco candidatos dirigiram uma carta a comissão eleitoral, alertando no sentido de respeitar a decisão do órgão que dirige o futebol mundial (FIFA).

Além do processo que envolve o presidente cessante e candidato a sua própria sucessão, o Alto Comissariado de luta contra covid-19 alenca que o Congresso Ordinário da FFGB não seja realizado na sede da federação no alto Bandim em Bissau, por não reunir condições para o distanciamento social.

Neste momento a comissão eleitoral liderado por Lino Lopes está reunido com os seis mandatários dos candidatos na sala da reunião da FFGB.

Segundo constatou uma equipa de reportagem da Rádio Jovem Bissau, o candidato Manuel Nascimento Lopes chegou bem cedo a sede da federação.

De recordar que a FIFA anunciou ontem a suspensão por 10 anos de funções relativas ao desporto de Manuel Nascimento Lopes, devido a falhas na proteção de um homem atacado em massa.

Segundo o comunicado da FIFA, Nascimento Lopes "falhou em proteger a integridade física e mental do homem que foi vítima de um ataque em massa", documentado num vídeo, divulgado no Facebook, pelo que o dirigente terá também de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de 93 mil euros).

Alison Cabral  e Elvis da Silva

Tema de hoje marcha em Sacavém - 24 de julho de 2020

DECLARAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE E AMIGOS DA GUINÉ-BISSAU EM ITÁLIA

DECLARAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE E AMIGOS DA GUINÉ-BISSAU EM ITÁLIA

Bô mandanu técnicos pa bim fassinu passaporte
Ka bô djubi pa nô erros

"BARAFUNDA" DE MEIA DÚZIA PENALIZA A COMUNIDADE INTEIRA

Certamente os protagonistas da desordem do dia 13 deste mês, na casa mãe dos padres do PIME em Milão, já se arrependeram e perceberam que causaram sérios danos a si mesmos, a seus colegas e a toda a comunidade guineense em Itália.

Acredito que, se pensássemos antecipadamente nas consequências do ato que praticamos e, se tivéssemos acreditado nas palavras de um dos responsáveis da Ascoagui que nos explicou no dia 12, em frente ao portão do PIME, que o processo de emissão do passaporte não terminaria no dia 13, conforme anunciado anteriormente, nos custaria muito menos do que o preço que estamos a pagar agora.

Lamentamos muito aqueles que sairam de Roma, Foggia, Bari e Secilia, lugares mais distantes, pagando transportes até Milão, dormindo na rua e depois voltaram sem recibo de emissão de passaporte por causa daqueles que, ñ obstante vivem em um país civil há anos, ainda se comportam como animais irracionais.

O nosso comportamento compulsivo de bloquear as portas de acesso à sala onde os passaportes foram emitidos, impedindo a saída das duas funcionárias de nossa embaixada em Portugal, nossas irmãs, que já haviam renunciado às suas agendas no país em que residam, aceitando a solicitação do governo para continuar o trabalho de emissão dos documentos até a última pessoa necessitada, é inaceitável e condenável.

A "figura de merda" que fizemos na manhã do dia 12, ao nos recusarmos a deixar o recinto da residência do PIME após sermos acolhidos pelo superior que nos permitiu passar a noite, deixa sinais negativos para a nossa comunidade.

O Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), é uma instituição religiosa italiana, não pertencente à Guiné-Bissau. O Bruno Morlacchi não é um cônsul de carreira, ele é um homem de negócios, um cônsul honorário. Portanto, devíamos ter uma postura mais moderada e diferente para não comprometer o processo como aconteceu.

"As boas maneiras dão sempre rendimento, as más nunca", dizia o malogrado Pe. Battisti Ermanno.

À luz do cenário projetado, perguntamos:
Que dividendo obtemos com o barrulho feito na via Mosè Bianchi 94, em Milão?
Qual foi a culpa das funcionárias da embaixada para serem "sequestradas" na sala?
Fomos capazes de forçá-las a fazer-nos passaporte?

Onde e quando encontraremos um local melhor e mais confortável do que o PIME na cidade de Milão para emitir documentos em caso de regresso do pessoal da nossa embaixada em Portugal?

Compatriotas, a resposta cabe aos protagonistas da "barafunda" de Milão, um acontecimento vergonhoso e indignificante para uma comunidade como nossa que goza de grande prestígio na Itália.
Indisciplina de meia dúzia prejudica a comunidade inteira.

A associação da Comunidade e Amigos da Guiné-Bissau em Itália (Ascoagui), condena com veemência o ato de 13 de julho e aproveita a oportunidade para pedir desculpas a seus sócios e amigos pelo que aconteceu em Milão no PIME.

Nosso pedido será extensivo à secretária de Estado das Comunidades, Dra. Dara Fonseca Ramos, que fez muito para tornar realidade a emissão de passaportes para nossos emigrantes na Itália.
Desculpas igualmente ao nosso ilustre embaixador em Portugal, Dr. Hélder Lopes Vaz, que sempre nos recebía de braços abertos toda vez que batíamos à porta da Embaixada.

Ka bô djubi pa nô comportamento. Bô mandanu más técnicos de Consulado pa bim fassinu passaporte.

Ascoagui

Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Ativista e advogado Sana Cante faz balanço da manifestação de Bruxelas

Doka Ferreira fez uma transmissão ao vivo - 24 de julho de 2020


Por: Francisco Jose Gomes Fernandes

A República da Guiné-Bissau, os interesses da República da Guiné-Bissau, os anseios e desejos do povo da Guiné-Bissau são SUPERIORES a ambição de um indivíduo!

Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau, sua excelência, General Sissoko Embaló, primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau, Eng.Nuno Gomes Nabiam, se o senhor conhecido vulgarmente por Manelinho, não retirar a sua candidatura ao cargo de presidente da FEDERAÇÃO GUINEENSE DE FUTEBOL, ato que irá afetar os interesses nacionais da Guiné-Bissau gravemente, é do conhecimento das pessoas de que a FIFA não brinca com os seus processos disciplinares e a Guiné-Bissau corre o risco de ser banido das competições internacionais e regionais por causa de uma suposta insubordinação de um dirigente desportivo, peço vos como cidadão e amante do futebol, como muitos conterrâneos, que intercedam e façam prevalecer o bom senso, na provável falta dela.

Ao senhor Manelinho, fica a mensagem de que; na vida, ganhamos e perdemos, como no futebol, temos de saber aceitar as derrotas e seguir em frente de cabeça erguida, se ele realmente ama a Guiné-Bissau, tem de se resignar aos factos e realidade da situação, a bem da Guiné-Bissau e do seu povo.

Candidatos a FFGB assinantes do memorando de entendimento reagem a decisão de FIFA

TGB: Debate entre os candidatos à Presidência de Federação de Futebol da Guiné-Bissau PARTE 2

TGB: Debate entre os candidatos à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.PARTE 1

Po di Buli - Receita para Eid (Tabaski)

TUBERCULOSE MATA CERCA DE DUAS MIL PESSOAS ANUALMENTE NO PAÍS – ADMINISTRADOR DA AHEAD


24/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O administrador da organização italiana “AHEAD”, encarregue da gestão do Hospital Raoul Follereau, Mama Saliu Sanhá, revelou que a Tuberculose mata anualmente cerca de duas mil pessoas na Guiné-Bissau e causa cerca de oito mil novos casos de infeção  por ano, em todo o território nacional.

Sanhá fez estas revelações esta sexta-feira, 24 de julho de 2020, durante a cerimónia da entrega de máscaras de proteção facial, álcool gel, luvas e outros produtos higiénicos oferecidos pela cidadã Suzana Embaló, filha do chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló.

Saliu Sanhá explicou, na sua declaração aos jornalistas, que a situação da doença de Tuberculose deve ser encarada de forma séria, por isso, a sua organização está empenhada em apoiar o governo guineense na luta contra a doença.

“Contribuímos muito na descida da taxa de óbitos deste hospital, desde que assumimos a sua gestão . A taxa de óbitos dos pacientes da Tuberculose situava-se na ordem de mais de 20 por cento. Atualmente oscila entre os 5 e 7 por cento. Este hospital é visto hoje, na Guiné-Bissau e a nível da sub-região, como instituição hospitalar de referência para o tratamento e cura da Tuberculose”, assegurou.

Vanda Barbosa, representante da cidadã Suzana Embaló, disse que a filha do Presidente da República tomou a iniciativa particular de apoiar o hospital em produtos desinfetantes e máscaras, com o intuito de auxiliar os médicos e funcionários do hospital.

“A iniciativa da cidadã Suzana Embaló foi abraçada também por alguns estudantes guineenses no exterior que decidiram doar alguns fundos e pela Farmácia Moderna “, notou.  

Por: Assana Sambú