terça-feira, 11 de abril de 2017

Nigerino Abdallah Boureima, novo presidente da Comissão da UEMOA

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA)   - O Nigerino Abdallah Boureima foi designado, segunda-feira, como o novo presidente da Comissão da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), no termo da sessão extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da organização, realizada na capital económica ivoiriense, Abidjan.

Boureima substitui o Senegalês Cheikh Hadjibou Soumaré, no posto desde 2011 e que terminou o seu mandato em setembro de 2016.

Boureima era até então comissário para as  Políticas Económicas e Fiscalidade Interna no seio da Comissão da UEMOA.

Antes foi ministro da Economia e Finanças do Níger, de 1993 a 1996.

O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, que assume a presidência da Conferência dos Chefes de Estado e Governo, propôs que os seus homólogos  reflitam sobre o estado da sua União, bem como sobre a governação das instituições com vista a tomar as decisões necessárias para reforçar a sua coesão e a sua integração regional para o bem-estar das populações  deste espaço comunitário.

A Comissão representa o órgão executivo da UEMOA e exerce, com vista ao bom funcionamento e no interesse geral da União, os poderes próprios que lhe confere o Tratado instituído em janeiro de 1994.

A UEMOA agrupa oito Estados-membros que são o Benin, o Burkina Faso, a Côte d’Ivoire, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo. A moeda comum ao agrupamento  sub-regional é o franco  CFA  cujo instituto de emissão é o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

PANA

UEMOA CRESCEU 6.5 PORCENTO NO ANO 2016


O Presidente da República afirmou esta segunda-feira (10 de Abril) que a União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) está de boa saúde e cresceu 6.5% no ano 2016.

José Mário Vaz falava após seu regresso da Cimeira Extraordinária dos chefes de estado da UEMOA para tratar o assunto relacionado com a moeda da união.

«A união está de boa saúde, cresceu 6.5% no ano findo. Estou muito orgulhoso porque a Guiné-Bissau participou em termos de crescimento médio da nossa união. No ano passado crescemos 5.5 % e faço votos que continuemos a crescer a essa taxa e tudo indica que sim porque sentimos da parte guineense a vontade de superar essa situação. Queria elogiar o trabalho feito a nível da direcção geral das alfândegas onde no mês passado ultrapassou o limite traçado atingindo um valor com acréscimo de 700 milhões de francos CFA», diz o presidente.

Entretanto, em relação a visita do presidente senegalês ao país, José Mário Vaz referiu que “ o presidente Macki Sall devia estar cá no dia 20, mas devido as nossas agendas, adiamos para uma data a anunciar”.

Por: Luciano Carlos Jaló
Radiosolmansi.net

POPULAÇÃO DA REGIÃO DE TOMBALI SEM ARROZ NO MERCADO

Os populares da região de Tombali, Sul do País, estão com a falta do arroz no mercado. Estas informações foram avançadas ontem (10 de Abril) pelo corresponde da Rádio Sol Mansi no local que ouviu alguns consumidores a lamentaram o escassez deste cereal.

“As dificuldades são enormes não há arroz, as vezes temos que ir ao porto a espera para compra-lo no preço de 400 francos CFA cada quilograma kg, já há duas semanas que não temos arroz no mercado, inclusivo hoje não tenho nada para comer com as famílias, porque não há arroz no mercado nem” afirma um dos consumidor.

O consumidor avançou que o governo tinha prometido que vai abastecer o mercado de Tombali e até então nada aconteceu, tendo adiantado que “somos da Guiné-Bissau, a região de Tombali não é do outro país é da Guiné, para conseguir um saco de arroz tens que ir até Bissau e eu não tenho dinheiro para fazer isso, porque a distancia Catió- Bissau é de 289km.

 A mesma preocupação foi manifestada aquando da segunda etapa da presidência aberta do chefe de Estado José Mário Vaz, onde o ministro do Interior Botche Candé, prometia que semana a seguir a da presidência aberta, o governo em colaboração com a Câmara do Comércio, “ vai abastecer o mercado da região com o arroz num preço razoável como forma de minimizar os sofrimentos dos populares da aquela região”

A região do Tombali é o celeiro do arroz no país mas devido mudanças climáticas nos últimos tempos os camponeses estão a perder os seus cultivos por causa da subida da água salgada.

Por: Braima Sigá
Radiosolmansi

“Não me surpreende que os órgãos de comunicação social de Portugal dêem voz a Inum Embaló porque Portugal nunca quer bem da Guiné-Bissau”, enalteceu Manuel Lopes.

O presidente da federação de futebol da Guiné-Bissau, Manuel Lopes, negou hoje que tenha praticado qualquer ato de corrupção como foi acusado recentemente pelo antigo vice-presidente da instituição.

Inum Embaló acusou Manuel Lopes, entre outros, de ter utilizado em proveito próprio cerca de mil milhões de francos CFA (665 mil euros), verbas disponibilizadas à federação guineense pela FIFA e CAF (Confederação Africana de Futebol).

Em conferência de imprensa hoje na sede da Federação, em Bissau, Manuel Lopes, afirmou que está pronto para responder perante a justiça para que se esclareça se realmente praticou os atos de corrupção de que é acusado.

No entanto, o dirigente disse ser estranho que se dê credibilidade as palavras de Inum Embaló, que afirmou ser “um gatuno que aldrabou a toda gente” na Guiné-Bissau até ser expulso da federação por venda de vistos.

“Expulsei o Inum Embaló da Federação porque andava a fazer falcatruas nesta instituição. Vendia vistos e decidi para-lo com isso”, referiu Manuel Lopes, para justificar o que disse ser ódio de Embaló contra si.

O presidente da federação guineense sublinhou ainda que Inum Embaló agora faz-se acompanhar de pessoas que no passado trabalharam naquela instituição, mas “também corridas por falcatruas”.

Manuel Lopes citou os casos dos antigos dirigentes Tony Burgo, Alberto ‘Beto’ Vaz e Carlos ‘Caíto’ Teixeira.

Manuel Lopes frisou que não pretende entrar em polémicas com Inum Embaló na praça pública, mas pediu que este abandone “a proteção especial” que está a ter no ministério do Interior, onde, disse, se encontra escondido.

“Não vou responder a Inum Embaló, mas a justiça está aqui para atuar. Se eu cometer algo de errado, então que a justiça atue. Entrego-me à justiça a partir de hoje”, observou Lopes que também não gostou da cobertura mediática dada à conferência de imprensa de Embaló.

O presidente da federação guineense de futebol diz ser “uma vergonha” que a televisão pública do país “deixe que um gatuno” use aquele órgão para denegrir a sua imagem e que a RTP e os órgãos portugueses também façam a mesma coisa.

“Não me surpreende que os órgãos de comunicação social de Portugal dêem voz a Inum Embaló porque Portugal nunca quer bem da Guiné-Bissau”, enalteceu Manuel Lopes. 

Fonte : Lusa

Finanças Públicas - Guiné-Bissau emite Títulos de Tesouro no valor de 16 bilhões de Francos CFA

Bissau, 11 Abr 17 (ANG) -  A Guiné-Bissau, através da Direcção Geral do Tesouro, em colaboração com o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BECEAO), levou a cabo, esta segunda-feira, a emissão em simultâneo de três Títulos de Tesouro num valor global de 16 bilhões de Francos CFA.

Segundo um comunicado da “Agência UEMOA-Títulos” a que a Agência de Noticias da Guiné (ANG) teve acesso, as referidas operações financeiras terão os períodos de maturidade de 182 dias, um ano e três anos, respectivamente.

Numa venda passada do  título de tesouro, o então Director Geral do Tesouro guineense, Wilson Cardoso disse a imprensa que operações do género são “normais” e visam fazer face aos défices na conta do Estado.

A última venda dos bilhetes de tesouro do país foi em Fevereiro deste ano, no valor de 13 mil milhões de Francos CFA.

Para além da Guiné-Bissau, fazem parte da União Económica de África de Oeste (UEMOA), o Senegal,  Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Niger e Togo.

 ANG/QC/SG     

Análises confirmam uso de sarin em Idlib

Análises a sangue e urina de vítimas permitiram confirmar que foi usado gás sarin no ataque da semana passada a uma cidade da província síria de Idlib, anunciou hoje o ministro da Saúde da Turquia.



Recep Akdag, citado pela agência Anadolu, precisou que análises à urina e sangue de vítimas tratadas na Turquia "confirmam que foi utilizado gás sarin", um poderoso agente neurotóxico.

Segundo Akdag, foi detetada a presença do ácido isopropil metilfosfonil, um dos elementos que "sinalizam" a utilização de sarin.

O mesmo ministro tinha anunciado na quinta-feira que exames preliminares realizados às vítimas "sugeriam que os pacientes foram expostos à substância química sarin".

Mais de 80 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas num ataque, perpetrado na terça-feira na cidade de Khan Sheikhun, Idlib, noroeste da Síria. Cerca de 30 vítimas do ataque foram transportadas para a Turquia e pelo menos três delas acabaram por morrer.

As autoridades de saúde turcas realizaram autópsias aos três mortos, nas quais participaram peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

A Turquia, os Estados Unidos e vários países ocidentais responsabilizam o regime sírio pelo ataque.

Médicos que chegaram ao local pouco depois do ataque registaram sintomas concordantes com a utilização de um agente neurotóxico, como falta de ar, dilatação das pupilas, convulsões e espuma na boca.

Washington abriu inquérito para apurar eventual cumplicidade da Rússia no ataque com armas químicas na Síria.

NAOM

Desporto/Futebol - Presidente da FFGB nega ter desviado 400 milhões de fcfa que terão sido doados pela CAF


Bissau, 11 Abri 17 (ANG) – O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB)  em  reação as acusações de que foi alvo na semana passada pelo  antigo vice-presidente da Federação de Futebol, Inum Emboló, nega ter desviado   cerca de 400 milhões de francos cfa, e disse que a instituição não dispõe de nenhuma conta bancária clandestina.

Manuel Irénio Nascimento Lopes(Manelinho) negou igualmente, em conferência de imprensa, ter recebido da FIFA,  o montante de um milhão e quinhentos mil dólares, de que o antigo vice-presidente Inum Embalo tinha questionado do seu paradeiro.

Disse que  inum Embaló foi  expulso da Federação por causa de falcatruas : falsificação de documentos e venda de vistos, em nome do organismo máximo do desporto nacional e que agora pretende denegrir a imagem desta instituição.

Manelinho Lopes pede que a justiça seja feita, disse que  não é possível que elementos que ainda estão em inquérito sejam postos ao público por cidadão que não tem nada a ver com o processo.

Negou ter oferecido 30 milhões de francos CFA ao Procurador Geral da República, tendo questionado  como é que o Inum Embalo conseguiu ter acesso aos documentos oficiais da conta bancaria da Federação nacional, tendo prometido pedir explicação ao Banco.

Questionou das razões do refúgio do Inum Embaló no Ministério do Interior sem que seja entregue a justiça para comprovar as acusações contra actual direcção da FFGB.

Mudando de assunto Manelinho destacou a assinatura, recentemente, de um acordo de parceria para apoio logístico à selecção nacinal de futebol com o Reino de Marrocos, válido por  dois anos.

Disse que o acordo visa ainda o fornecimento de equipamentos, a formação de árbitros e técnicos da federação.

ANG/LPG/ÂC/SG

Trump avisa: "Coreia do Norte está à procura de problemas"

Presidente norte-americano disse que seria melhor ter a ajuda da China, mas garante estar preparado para resolver o problema sem a ajuda de Pequim.


Donald Trump não levou muito tempo para responder a Pyongyang. Depois do regime norte-coreano ter condenado hoje o envio de porta-aviões dos Estados Unidos para a península coreana, através da sua agência estatal de notícias, Trump respondeu ao seu melhor estilo no Twitter.

O presidente norte-americano começa por escrever no Twitter que explicou ao “presidente da China que um acordo de comércio com os EUA seria bem melhor para eles se ajudarem a resolver o problema da Coreia do Norte”. Mas adianta que Washington está preparado para resolver este problema sem a ajuda chinesa: “A Coreia do Norte está à procura de problemas. Se a China decidir ajudar, seria ótimo. Se não, vamos resolver o problema sem eles”.

A tensão entre Washington e Pyongyang está a crescer e promete conhecer novos contornos nos próximos dias.

Saliente-se que a Coreia do Norte já tinha avisado que está preparada para reagir a um eventual “ataque preventivo” dos Estados Unidos ou “a qualquer forma de guerra”.

NAOM

Pela primeira vez, novo medicamento parece eliminar diabetes tipo 2


Uma nova droga criada por uma equipe da Universidade da Califórnia, nos EUA, pode finalmente se revelar uma “cura” para o diabetes tipo 2.

A doença, embora influenciada pela genética, é em grande parte causada por uma dieta ruim e excesso de peso por períodos prolongados de tempo, especialmente em uma idade avançada.

Com a condição, o pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente, ou as células do corpo simplesmente não reagem a essa insulina, o que leva a níveis perigosamente altos de açúcar no sangue.

Isso é conhecido como resistência à insulina e, atualmente, não há nenhuma maneira médica de tratá-la.

Esse tratamento com células tronco “desliga” diabetes

Sucesso

No estudo americano, a droga foi administrada via oral a alguns ratos alimentados com uma dieta extremamente rica em gordura. Os animais tinham desenvolvido obesidade e diabetes tipo 2 como resultado.

Estudo mostra que pessoas que perdem um grama de gordura no pâncreas se curam da diabetes tipo 2

Enquanto receberam o fármaco, os ratos não experimentaram efeitos colaterais. Suas células reagiram mais uma vez à presença de insulina, e seus níveis de açúcar no sangue retornaram ao normal durante pelo menos um mês.

Esta é a primeira vez que qualquer tratamento efetivamente “eliminou” o diabetes tipo 2. A equipe já tinha a noção de que uma determinada enzima era responsável por causar tal condição. Conhecida como “proteína tirosina fosfatase de baixo peso molecular” (na sigla em inglês, LMPTP), a enzima pode ser encontrada no fígado, e parece interagir com as células de tal forma que elas resistem à presença de insulina.

A causa e a cura da diabetes podem estar na sua barriga

O medicamento foi especificamente projetado para dificultar o progresso da LMPTP, permitindo que os receptores de insulina das células fossem novamente capazes de reagir a ela.

Esperança

O próximo passo será verificar se a droga é segura para uso em ensaios clínicos com seres humanos.

A época para tanto não poderia ser melhor. Diabetes, em particular o tipo 2, será a sétima principal causa de morte em todo o mundo em 2030.

Cientistas indicam que diabetes tipos 1 e 2 têm causa em comum e poderiam ser curadas

O número de pessoas que sofrem da condição aumentou 390% nas últimas três décadas e meia, e por enquanto existem apenas maneiras de mitigar seus sintomas, não uma cura funcional. Talvez esta seja a droga que finalmente vai mudar isso. [IFLS]

POR: NATASHA ROMANZOTIEM
Hypescience.com

Check Out Related Post

The New Diabetes Research That Could Change Everything



EUA vendem aviões de combate à Nigéria


A administração Trump vai avançar com a venda à Nigéria de aviões de alta tecnologia para o seu combate aos extremistas do Boko Haram, apesar das preocupações com os abusos cometidos pelas forças de segurança nigerianas, de acordo com informação avançada pelas autoridades dos EUA.

O Congresso deverá receber notificação formal dentro de semanas, iniciando com a Nigéria um acordo que o governo Obama planeava aprovar no final da presidência. O acordo exigirá que a Nigéria adquira até 12 aviões Embraer a29 Super Tucano com equipamentos sofisticados por quase 600 milhões de dólares.

As fontes não foram autorizados a discutir publicamente os termos da venda e solicitaram anonimato para falar sobre conversas diplomáticas internas.

Embora o presidente Donald Trump tenha deixado clara a sua intenção de aprovar a venda dos aviões, o Conselho de Segurança Nacional ainda está a analisar o processo. As vendas militares para vários outros países também devem ser aprovadas, mas ainda estão a ser revistas pela Casa Branca.

A Força Aérea nigeriana foi acusada de bombardear alvos civis pelo menos três vezes nos últimos anos. No pior incidente, um avião de combate, a 17 de janeiro, bombardeou repetidamente um acampamento em Rann, perto da fronteira com os Camarões, para onde civis tinham fugido do Boko Haram. Entre 100 e 236 civis e trabalhadores humanitários foram mortos, de acordo com números oficiais e de líderes comunitários.

O bombardeamento ocorreu no mesmo dia em que a administração Obama pretendia notificar oficialmente o Congresso de que a venda seria concretizada, tenmdo ficado suspensa. Dias depois, Trump tomou posse.

© e-Global Notícias em Português

Política - “Estou a ser hostilizado por ser muçulmano e a liderar governo”, diz Umaro Sissoco Embaló

Bissau,11 Abr 17 (ANG) – O Primeiro-ministro, Umaro Sissocó Embalo afirmou que está a ser hostilizado na liderança do governo por ser muçulmano.

Num encontro mantido Sábado com dezenas de Imâmes das diferentes mesquitas de Bissau, na residência do líder religioso Causo Baldé, em Bissak, arredores de Bissau, o chefe do executivo referiu que o seu nome consta na primeira posição dos três escolhidos pelo Presidente da República no âmbito do Acordo de Conacri.

“Mas como o meu nome é Umaro Sissoco Embaló, para o efeito não podemos ser nada neste país. E como o outro é apelidado de Fadiá, igualmente não pode ser nada”, disse.
O Primeiro-ministro disse que, por um lado, os muçulmanos são culpados porque aceitam ser usados para outras pessoas atingirem os seus objectivos e por isso são menosprezados na sociedade guineense.

“Mesmo se fosse o nome de Aladje Mamadú Fadia que era escolhido para ocupar funções de Primeiro-ministro seria igualmente alvo de hostilização como está a acontecer comigo”, considerou.

Umaro Sissoco Embaló sublinhou que existe um aspecto que lhe agrada bastante, acrescentando, a título de exemplo, que “desde que as pessoas roubaram ao Braima Camará a liderança do PAIGC no Congresso de Cacheu, nunca mais se houve sons de tambores na sede deste partido”.

Frisou que o motivo que está por detrás do silêncio dos sons dos tambores na sede do PAIGC é  a coesão que existe no seio da etnia mandinga.

“Quero dizer aos meus parentes fulas para escolhermos bem o nosso campo de acção”, aconselhou, acrescentando que ele pessolamente está bem na vida e que se querem  que os seus filhos continuassem a seguir  passos das pessoas que os usam para atingir os seus objectivos será uma vergonha”, explicou.

Umaro Sissoco Embaló sublinhou que quando foi nomeado primeiro-ministro pelo Presidente da República as pessoas contestaram a escolha alegando ser muçulmano.

“Isso faz-me sentir mal por que não posso ser tribalista. A minha mulher é cristã e para tal não posso ser contra cristãos. Os meus melhores amigos são igualmente cristãos”, vincou.
O Primeiro-ministro sublinhou que durante a luta de libertação nacional ninguém conhecia a raça e religião, salientando que todos veem o que acontece actualmente no país porque existem partidos políticos que nunca aceitarão a liderança de muçulmanos.
“O Presidente da República informou-lhes que, mesmo que ele é da etnia manjaca todos o guineenses têm o mesmo direito”, afirmou.

Umaro Sissoco Embaló salientou que, o maior problema que José Mário Vaz enfrenta é de ter nomeado um muçulmano para o cargo do Primeiro-ministro em detrimento dos cristãos.
“E no momento de ir pedir dinheiro no exterior, as pessoas lembram que existem fundos árabes, do Quait, Arábia Saudita e outros Bancos Árabes. E esquecem que são dinheiros dos muçulmanos”,referiu.

Disse que chegou o momento dos muçulmanos se abdicarem de correr atrás das pessoas.
Em resposta aos pedidos feitos pelos Imâmes do bairro de Bissak, Umaro Sissoco Embalo disse que uma missão do Banco Árabe de Desenvolvimento Económico em África(BADEA), chegará brevemente ao país, acrescentando que se eventualmente financiarem a construção das estradas, aquele bairro será a prioridade.

Prometeu ainda construir escolas corânicas e colocar painéis solares nas mesquitas bem como a canalização de água potável.

Por sua vez, o líder religioso Causo Baldé afirmou que o encontro realizado na sua residência visa a leitura do alcorão para pedir a paz para o país.
“Hoje em dia, pela idade que tenho e responsabilidade na parte de Deus, penso que é isso que deve ser o meu trabalho -  ser o mensageiro de paz para os guineenses”, disse, frisando que foi um dos motivos do seu regresso ao país.

Causo Baldé apelou aos políticos guineenses no sentido de dialogarem  e privilegiarem o perdão para tirar o país da situação de crise em que se encontra.
“ O único vencedor dessa crise será a parte mais tolerante e que sofre perante Deus e ao povo em geral”, revelou.

O líder religioso sublinhou que os guineenses devem se entender uns aos outros para acabar com a crise que já leva muito tempo.  

ANG/ÂC/SG