quinta-feira, 2 de abril de 2020

Cai a última MÁSCARA no STJ.

Fonte: Estamos a Trabalhar

Com o Comunicado ontem divulgado pelo punho de Salimo Vieira, assessor de imprensa do Presidente do STJ, Paulo Sanhá, fugido do País sabe-se lá porquê(?) e com o Visto do Vice-presidente Rui Nenê, vem confirmar o que há muito se vinha afirmando:

Paulo Sanhá, Rui Nenê Osires de Pina Ferreira estão ao serviço do PAIGC posicionando-se claramente ao serviço de DSP. Sabe-se que este processo quando entrou as notificações foram feitas a uma velocidade supersônica e sem que tenha havido uma distribuição nos termos legais, cabendo o processo ao Conselheiro Fernando Té.

Agora, numa autêntica manobra dilatória de travar o processo ao sabor do anterior regime, eis que o Paulo Sanhá instrui o seu assessor para publicar um comunicado que o seu Vice "sim Senhor" Rui Nenê cauciona contra a vontade dos seus colegas Juízes Conselheiros, para invocar a quarentena resultante da pendemia que surge muito depois do processo ter entrado para satisfazer a estratégia do Candidato derrotado.

Portanto, invoca o Conselho Superior da Magistratura Judicial como órgão para regular a questão levantada pelos seus Pares.
Quanto tempo o Paulo Sanhá não conseguiu reunir este órgão (CSMJ)?

Só agora a Direcção se lembra do CSMJ?
Porque razão o Paulo Sanhá não se digna voltar ao Pais enquanto titular de órgão de soberania para vir enfrentar aqui a quarentena, num monento que todos os Juízes Conselheiros estão aqui a fazer o mesmo?

A Direcção do STJ que não tente enganar o Povo.
Que saiba que existem audios onde declaram claramente que estão contra o Presidente Democraticamente eleito e a emitir prejuízos sobre o processo ainda não decidido.

Porque razão o Vice-presidente Rui Nené não convoca o Plenário, sendo certo que o pronunciamento sobre esta questão é um problema de interesse nacional?
Esta Direcção do STJ já não consegue enganar a ninguém.

Fizeram bem o Juízes Conselheiros Fernando Té e Armindo M.Vieira (Mota) ao redimirem e juntar-se ao lado da verdade.


Coronavírus - Covas abertas em cemitério de SP viram destaque no ‘Washington Post’

Maior da América Latina, cemitério da Vila Formosa virou destaque na capa do jornal por causa da quantidade de covas abertas

Dezenas de covas são abertas no Cemitério da Vila Formosa, em SP André Penner/AP

A alta movimentação por enterros no cemitério da Vila Formosa, que é o maior da América Latina e fica localizado na zona leste de São Paulo, foi destaque no jornal americano The Washington Post, nesta quinta-feira, 2, que publicou imagem de dezenas de covas abertas para receber vítimas fatais do coronavírus. Na legenda da foto, o jornal lembrou que Jair Bolsonaro já tratou a doença como uma “fantasia”.

Diante do aumento de mortes em decorrência do coronavírus na capital paulista, que concentra o maior número de casos confirmados e de óbitos no país, os cemitérios na cidade têm corrido contra o tempo para sepultar as vítimas. O Vila Formosa é o maior cemitério da cidade com 763.000 metros quadrados. Foram registrados pedidos de contratos emergenciais para a compra de equipamentos de segurança para os funcionários, em função do risco de contaminação nos enterros.

De acordo com funcionários do cemitério, a alta demanda de sepultamentos tem exigido a abertura de cerca de 100 covas por dia, o dobro do habitual antes da pandemia. Nesta quarta-feira, 1º, foram realizados 57 enterros no Vila Formosa, antes esse número era por volta de 40.


https://veja.abril.com.br/brasil

COVID-19 - Há "atitude displicente" de guineenses perante possível contágio

A porta-voz da autoridade sanitária da Guiné-Bissau que luta contra a pandemia do novo coronavírus, Aissatu Djaló, lamentou hoje a persistência dos cidadãos em desrespeitar as regras de distanciamento social para evitar um possível contágio.


Mesmo com o estado de emergência em vigor e que, entre outras medidas, determina a proibição de aglomerações com mais de cinco pessoas, devendo sempre ser observada a distância de segurança de dois metros, os guineenses continuam a ter as mesmas rotinas.

Em conferência de imprensa de balanço da evolução da doença, que já afetou nove pessoas na Guiné-Bissau, Aissatu Djaló afirmou que os apelos diários das autoridades sanitárias parecem não estar a ter ressonância na população.

"Em relação à questão do distanciamento, infelizmente, no país, as pessoas não estão a cumprir", disse Aissatu Djaló, porta-voz do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

De acordo com a médica, as orientações das autoridades são importantes, mas sem a colaboração da população "vai ser difícil" controlar a doença na Guiné-Bissau, onde, por exemplo, esta manhã era visível um assinalável movimento de pessoas na principal avenida de Bissau.

Aissatu Djaló assinalou que "infelizmente" os guineenses continuam a juntar-se nos mercados das 07:00 às 11:00, período determinado pelas autoridades para venda e compra de produtos alimentares, "sem respeitar as medidas de distanciamento ou uso de máscaras naqueles locais".

A Guarda Nacional tem tentado limitar a circulação de viaturas, com operações stop nas principais artérias de Bissau, mas a população, que anda a pé continua a encher as ruas, as avenidas e os bairros, mantendo a sua rotina diária.

Sobre os nove casos de infeção confirmados, Aissatu Djaló observou que continuam a apresentar "um quadro leve, alguns assintomáticos" e que aquelas pessoas ainda estão nas suas residências, devendo ser transferidas na sexta-feira para o centro de isolamento e tratamento no hospital Simão Mendes, em Bissau.

Para já, uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras montou três tendas de campanha logo à entrada do Simão Mendes onde é feita a triagem de pessoas que apresentam "alguns sinais que possam indiciar a covid-19".

A porta-voz do COES indicou que até às últimas 24 horas, foram registados nove casos de infeção pela covid-19 (dois cidadãos estrangeiros e sete guineenses), 17 amostras de suspeitos estão em análise no Laboratório Nacional da Saúde Pública, em Bissau, e ainda existem 37 casos suspeitos em estudo.

Enquanto a maioria da população se mostra renitente perante as recomendações no sentido de evitar um possível contágio, alguns guineenses tentam respeitar as orientações, colocando diante das residências e locais de trabalho recipientes com água e sabão, lixívia ou álcool gel para a lavagem das mãos.

Nos últimos dias, têm surgido várias iniciativas de empresas, políticos e comerciantes que oferecem desinfetantes e recipientes para as instituições sanitárias e de apoio social.

O número de infeções pelo novo coronavírus em África ultrapassou hoje a marca dos seis mil casos (6.313), registando-se 221 mortes em 49 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente africano.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 944 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 48 mil.

noticiasaominuto.com

CORONAVÍRUS - Presidente do parlamento iraniano testou positivo ao novo coronavírus


23 membros do parlamento do Irão estão infetados com Covid-19.

O presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani, testou positivo ao novo coronavírus, anunciou a televisão estatal da República islâmica, onde diversos deputados já contraíram a doença.

Ali Larijani "efetuou um teste para saber se tinha o coronavírus após ter apresentado uma série de sintomas e o resultado revelou-se positivo. Está atualmente de quarentena e segue um tratamento", precisou a televisão na sua página digital.

Pelo menos 23 membros do parlamento do Irão, que inclui 290 deputados, contraíram a doença, tinha indicado na terça-feira a agência noticiosa estatal Irna. Segundo relatórios oficias, a Covid-19 já provocou a morte a 12 responsáveis ou antigos responsáveis do governo.

As autoridades iranianas anunciaram esta manhã mais 124 mortes provocadas pelo vírus, elevando para 3.160 mortos o balanço oficial da pandemia no Irão. A República islâmica inclui-se entre os países mais atingidos pela Covid-19.

Em 19 de fevereiro anunciou os primeiros casos de contaminação no seu território. Após ter inicialmente evitado a imposição de medidas de confinamento ou de quarentena, o Governo iraniano decidiu em 25 de março proibir as deslocações entre as cidades. Escolas e universidades foram encerradas no final de fevereiro em várias províncias, uma medida depois extensível a todo o país.

Quatro importantes locais de peregrinação religiosa xiita também foram encerrados, em particular na cidade santa de Qom (centro). As orações religiosas de sexta-feira foram anuladas e o parlamento encerrado.

SicNoticias

MATERIAL VIVO! - Executivo em acção sem perder tempo, sai os dito civilizados amontões e entra os jintios trabalhadores!




Fonte: CET!!...

Ex-ministra da Justiça, Ruth Monteiro, foi impedida de sair do país. ONU Preocupada com impacto do covid-19


RadioBantaba

Covid-19: Perda de olfato e de paladar são sintomas comuns na Europa

A perda do olfato e do paladar são sintomas frequentes nas pessoas afetadas pela covid-19 na Europa, segundo um estudo coordenado por dois médicos otorrinolaringologistas ligados à Universidade de Mons, na Bélgica.


Este trabalho, realizado em cerca de 417 pacientes infetados (263 mulheres e 154 homens) com o novo coronavírus, mas de forma "não severa", mostra que 86% apresenta problemas de olfato (a maioria não sente mais nada) e que 88% tem problemas de paladar.


Os problemas olfativos surgem, normalmente, ao mesmo tempo do que os sintomas gerais da doença (tosse, dores musculares, perda de apetite e febre) e os sintomas otorrinológicos (dores faciais, nariz entupido).

Mas, por vezes, a perda do olfato ou do paladar ocorre depois dos outros sintomas (em 23% dos casos) ou antes (em 12% dos casos analisados).

Sem explicação aparente, as mulheres são mais sujeitas à perda do olfato do que os homens.

O estudo indica que quase metade dos indivíduos (44%) recuperou o olfato, num prazo relativamente curto de 15 dias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 47.000 morreram.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 508.000 infetados e mais de 34.500 mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos. Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 13.155 óbitos, em 110.574 casos confirmados até quarta-feira.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.


Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje um prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

24.sapo.pt

Vendedoras informais em Cabo Verde ficam em casa com subsídio de 90 euros


O país entrou esta terça-feira no terceiro dia do estado de emergência, declarado no sábado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. No continente africano, já morreram 152 pessoas e registaram-se 4.871 casos da Covid-19 em 46 países.

As vendedoras informais cabo-verdianas começaram a ficar em casa, como prevê a declaração de estado de emergência, mas ainda não sabem como aceder ao subsídio de 90 euros para as famílias afetadas pelas medidas restritivas.

Há 22 anos a vender nos diferentes mercados da Praia, Ondina Semedo, mais conhecido por ‘Mana’, montou banca há quatro anos no mercado da Terra Branca, onde vende frutas, legumes e verduras frescas. Com as medidas restritivas do estado de emergência, que limitam movimentos da via pública e concentração de pessoas, para prevenir a propagação da pandemia da covid-19, disse que tomou “de consciência” a “previdência” de ficar em casa, junto com a família e vizinhos.

“Tive que pensar na vida e na saúde em primeiro lugar”, sublinhou à Lusa esta vendedora, que disse que teve conhecimento do subsídio do Governo através da televisão, mas não sabe quando e como lhe será atribuído. “Não sei se será em casa ou no mercado onde trabalho”, afirmou esta vendedora informal, referindo também que ainda não recebeu qualquer contacto da Câmara Municipal da Praia.

O mercado da Terra Branca, tal como nos bairros da cidade da Praia, estão a funcionar, mas com apenas metade das vendedoras, em regime de diário de rotatividade.

Itelvina Cabral, de 53 anos, natural do concelho da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), vende peixe há 33 anos. Neste momento exerce no mercado do Sucupira, na cidade da Praia, e também faz entrega ao domicílio. Todos os dias, sai da Cidade Velha às 06:30 em direção à capital do país, para vender peixe, serviço que partilha com a filha, uma de cinco. Com as medidas restritivas adotadas, o mercado do Sucupira encerrou desde sexta-feira para venda de roupas e alimentos até 17 de abril, deixando Itelvina Cabral em casa.

Esta vendedora disse também à Lusa que só ficou a saber do subsídio do Governo através da televisão e por algumas colegas e vizinhos e que até agora não teve contacto de nenhuma autoridade, nem da Cidade Velha, nem da cidade da Praia. Considerou que deveria pelo menos ter alguma informação do Serviço Público de Abastecimento Município Praia (SEPAMP), organismo responsável pelos mercados municipais. Mesmo ainda sem ter informação oficial dos contornos do subsídio, esta vendedora de peixe considerou tratar-se de uma “boa ajuda” para muitas famílias.

“Pelo menos dá para comprar comida. No meu caso, tomo conta de um filho de uma irmã, de seis anos e doente mental, pelo que o subsídio será uma boa ajuda”, salientou Itelvina, lamentando ainda um prejuízo de 25 mil escudos (226 euros) de peixe por ter deixado de vender temporariamente no maior mercado a céu aberto de Cabo Verde.

O Governo cabo-verdiano tomou medidas de proteção social das famílias e do rendimento dos que operam no setor informal da economia e que ficam afetados pelas medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Assim, uma das medidas foi implementar um Regime de Rendimento Solidário para trabalhadores do Regime Especial da Mico e Pequenas Empresas (REMPE) e por conta própria do setor informal, incluindo vendedores do comércio informal e dos mercados municipais.

Fica garantido a esses trabalhadores um valor de 10 mil escudos (90 euros) para um período de um mês, num conjunto de medidas que serão implementadas pelo Governo e as Câmaras Municipais, em parceria com as organizações não governamentais e com os parceiros internacionais e em concertação com as recomendações do Conselho Nacional da Proteção Civil.

O executivo prevê beneficiar 30 mil trabalhadores, representando um investimento de 300 milhões de escudos (272 mil euros), para um período de um mês.

Cabo Verde regista seis casos da Covid-19, nas ilhas da Boa Vista e de Santiago (Praia), e um óbito. Em cada uma das ilhas há um caso de transmissão local da doença.

O país entrou esta terça-feira no terceiro dia do estado de emergência, declarado no sábado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. No continente africano, já morreram 152 pessoas e registaram-se 4.871 casos da Covid-19 em 46 países.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 750 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 36 mil. Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

jornaleconomico.sapo.pt

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE CORONAVÍRUS NÃO ESTÃO A SER RESPEITADAS


Apesar de a Guiné-Bissau ter registado, nos últimos sete dias, nove (09) casos positivos do coronavírus, muitos guineenses ainda estão a ignorar por completo as recomendações sobre o confinamento social e de distanciamento pessoal, os factos acontecem aos olhos das autoridades

Na ronda feita esta manha pela Rádio Sol Mansi (RSM), no mercado de Caracol e nas ruas dos bancos comercias da capital Bissau as recomendações das autoridades sanitárias não estão a ser cumprida. Vê-se aglomeração das pessoas que não respeitam as mínimas recomendações e inclusive a maioria estava sem marcaras de protecção.

O mercado de Bandim, o maior da capital Bissau, estava aberta desde manhã e os cacifos foram fechados só por volta das 11h05 minutos, nos mercados as pessoas interlaçaram enquanto os alimentos eram vendidos na maioria sem mínimas condições higiénicas.

Este é o ambiente do mercado de Caracol e Bandim as movimentação está normal como se não houvesse nada, as pessoas estão muito aglomerados sem uso das mascaras e cumprimento da distanciamento entre as pessoas.

Nos bancos as regras apenas estão a ser cumpridas só no interior do edifício, e no entanto, no exterior, as pessoas aglomeraram aproxima-se uns aos outros.

As viaturas públicas, proibidas de circular, agora são substituídas com motorizadas que cobram a partir de 500 «circulação dentro da cidade de Bissau» e 4000 francos cfa «de Bissau ao interior», as mesmas motorizadas levam até 3 pessoas incluindo crianças e o facto acontece aos olhos das autoridades policiais colocadas nas ruas.

Ainda apesar do reforço das autoridades nas ruas, as viaturas privadas que são autorizadas a circular deveriam levar no máximo quatro pessoas, o facto não acontece e as duplas cabines superlotam e levam pessoas fora da cabine.

Face a este desacato da população sobre orientações das autoridades sanitárias neste período da pandemia da codiv-19, em que as autoridades já anunciam nove casos positivos e quarenta suspeitos no país, a porta-voz do Centro de Operações de Emergência de Saúde, Aissato Forbs Djalo, pediu as populações para evitarem este tipo de comportamento, porque a aglomeração é um do factor de risco da contaminação do vírus.

“Para cumprir a medida a população deve colaborar. (…) Só autoridades sanitárias não podem fazer face ao vírus e vimos que outros países com maiores condições não conseguiram conter o vírus. Neste momento é necessário, com todas as dificuldades sanitárias e de infra-estruturas, é a colaboração da população”, exorta.

Entretanto, hoje (02), em entrevista à Rádio Sol Mansi o médico guineense e ex-director do Laboratório Nacional da Saúde Pública, Plácido Cardoso, chama atenção aos utentes no sentido de evitarem a aglomeração sem que as autoridades adoptam as medidas. Para o médico as pessoas devem ser conscientizadas sobre o perigo do contágio.

“Nós «populações» devemos ter presente estes aspectos sem a intervenção das autoridades porque é uma questão de sensibilização e de educação. Devemos habituar a este exercício porque devemos seguir sempre regras porque é um exercício cívico”

No entanto, a RSM tentou e sem sucesso uma entrevista com o presidente interino da Camara Municipal de Bissau, sobre o não cumprimento das medidas de distanciamento sobretudo nos mercados. Na CMB a RSM foi informada que o actual presidente estava em reunião de trabalho.

Igualmente a RSM tentou sem sucesso uma entrevista no Ministério do interior sobre a desobediência em relação às medidas anunciadas e igualmente sobre os trabalhos das forças de segurança nas ruas do país.

O País já regulamentou a aplicação do Estado de emergência onde ficam em isolamento obrigatório, em estabelecimento de saúde ou em suas casas, as pessoas infectadas por coronavírus e as pessoas que as autoridades de saúde tenham considerado de suspeito.

O documento promulgado, ontem (01), adverte ainda que a violação da obrigação de isolamento, constituirá crime de desobediência, nos termos da legislação penal aplicada.

Entretanto, Apesar de ter sido decretado Estado de Emergência no país, jovens em diferentes Bairros continuam as suas actividades de convívio diário normalmente, acto constatado, pela Rádio Sol Mansi, no dia que o Centro da Operação de Emergência em Saúde disse que subiu para nove (09) casos positivos, o número dos infectados pela pandemia do Coronavírus

As autoridades guineenses deram orientações às pessoas para compra dos bens essenciais todos os dias das 07h00 as 11h00 (horas da Guiné-Bissau), neste período todo os mercados do país são abertos e com muita aglomeração das pessoas sem no entanto respeitar as regras do distanciamento.

Até neste momento, os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) registam 32 casos do novo coronavírus e três mortes vítimas da covid-19. Angola mantém o número de sete casos da doença e dois óbitos.

Em Moçambique, o número de infectados subiu de oito para dez, sem nenhuma morte. Cabo Verde tem seis casos da doença e um óbito.

A Guiné-Bissau registou agora nove infecções pela Covid-19, sem nenhuma morte. São Tomé e Príncipe ainda é único do PALOP que não registou nenhum caso da covid-19.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

Albano Barai - Covid 19 vs Guigui


RECADO PA DIREGENTIS DE PRS

Por Papa Jomav

Prs partido de nó Saudoso Lider immortal Dr: Kumba Yala pa si Alma discansa em paz, pabia qui diregentis de prs kana tenta fassi bom tarbadju, pah Alma de Kumba Yala discansa em Paz?

Prs partido da Renovação Social, misti punta altu digentis de Prs kal tipo de renovação kú bo fassi li, pabia é despacho ka pudi convenci ninguin.

Prs partido cheio de jovens formados, na Bissau qui Diaspora, pabia qui derigenti de prs kana aposta na jovens qualificados, pa infrenta qualquer Ministerio ?

Prs ami pessoalmente ika bó inimigo e nunka n'kana tchiga de sedu inimigo de prs má ora qui ora de conta bardadi tchiga nó kana tolera ninguin, pabia bo sibi diritu kal qui dificuldadi kuno infrenta, djuntu ku bós pa tira paigc na puder, até na puntu de nó ermon #Demba pirdi si vida .

Prs bó para fassi nomeação de amiguismo ou de tenta contenta, ou agrada alguin, bó promovi jovens qualificados, pah desenpenha altu funções de estado.

Prs bó para brinca ki puder, assim ku bó brinca qui puder na mandato de kumba to qui bó pirdil na bricadera, ês e ora de bó fassi rinion na partido pah nó pudi salvaguarda, Governaçon de Nunu Gomes Nabian, dipus bô tem qui tene osadia de tchama bo militantis pah esclarissi elis de kuma ika tudu djintis qui bai luta ku pudi sedu Ministro ou Diretor, má sim nomeação na fassidu, na base de qualidade de guintis que mereci, sim kudji, raça ou parentasco, muito menus pa paga contrapartida, de que ki guintis gasta pah é sedu Deputado de nação, sinu kasu é ka bim consigui sedu Deputado ika siguinifica quila kuna pui é nomeado na lugar qui e ka mereci.

ESTA É A BELA E EMPREENDEDORA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA, DE ONDE O COVID-19 SURGIU E SE PROPAGOU PARA O MUNDO.


Helder Vaz 

Immunologist featured in popular Netflix documentary thinks he's found potential cure to COVID-19


Dr. Jacob Glanville research will be tested by the U.S. military; insight from Fox News contributor Dr. Marc Siegel.

FOX News Videos

Direção-Geral da Saúde: COVID-19 - Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 2 de abril, que pode ser consultado integralmente Aqui 👇👇👇







Junior Gagigo - BATATA PODRE I PAH PUI NA LIXO. - CINIRA N. DA COSTA. FOI EXONORADA. COMO ASSESSORA JURÍDICA.






Junior Gagigo


TUDO SIMBÓLICO
DESPACHO DE NOMEAÇÃO N°9, COM NOME E ASSINATURA
DESPACHO DR EXONERAÇÃO SEM NÚMERO e SEM NOM


KUSSAS DI LAPSO

Última-Hora: Acidente de 2 motorizadas ( Mota ) no antigo Cala Boca. Bairro D’Ajuda.




Fonte: Mutaro Uldada Cisse

ESPIÃ KA PUDI FACI PARTE DE ATUAL GOVERNO - nunca

Fonte: Abel Djassi
MADEM tem ku reconheci djintis ki luta kuel. Na bota bos sorte: um de kussas ku mata Diminguinho politicamente i contra i vira costa a djintis ku tchigantal poder.

Até um certo ponto i compreensível um determinado chefe ka encontra alguim de si confiança na si fileira de luta, kila ka significa de kuma i ka pudi bai buscal fora, i pudi bai, sim. Mah um kussa ku cada kim tem ku pui na si cabeça i de kuma ki alguim pudi sedu de qualquer ki seja lado manos de paigc.

Será ki abos de MADEM boh kata sinti revoltado pah manera ku Diminguinho até aós ka tchiga de pronuncia nome 'MADEM' inda. És i kal tipo de amor ku boh continua tene pah paigc sim ih! Alguim tchiga de obi Domingos nde kina fala 'MADEM'? Até li boh ka ntindi keh ku tem?

Suma ku alguim fala, i tem djintis ku sta na MADEM mah ku seh corson continua inda na paigc, essis i djintis ku tem de ficado sempre tras. Eh perigoso pah MADEM.

MADEM tene jovens qualificados pah ocupa qualquer cargo na Guiné. Nkunci elis muito bem. Kaba i tem utrus ku ka milita na MADEM mah ku MADEM pudi conta kuelis pah qualquer desafio.
Filha de Odete kana máh gosta de MADEM pah más partido nde ki si mamé i vice-presidente nel. Boh pudi diskici és!

Fidélis, si bu ka tene alguim pah numia suma bu assessor, pui nim si um membro de bu família suma ku Domingos tah faci, mah eh bu nomeação, inteligentemente, i kana djudau i muito menos lado ku bu sta nel.

Boh ka pudi numia jovens qualificados ku sta tras de MADEM mah boh bim pudi numia uma traidora assumida? És i irritante pah!
I ka so pabia el i de lado de paigc ku manda i ka pudi numiado, problema i kuma Cici kunsido nam ku fala mal de Sissoco ku MADEM. I tah facil até na porta de igreja⛪!
Ka boh medi numia boh djintis, por favor!



Equador: COVID-19 - Pessoas a morrer à porta de hospitais, corpos na rua. Equador vive terror

Hospitais e sistema funerário do país estão em colapso.

© Reuters

O Equador vive momentos complicados com a propagação da Covid-19 no país. Relatos que nos chegam da imprensa internacional, dão conta de corpos que estão a ser deixados em plena via pública e outros tantos embrulhados em plástico e abandonados.

O país já confirmou a existência de 2.700 pessoas infetadas e 93 mortes. Contudo, os dados podem muito bem não corresponder à realidade dado que não se estão a efetuar testes suficientes e há muitos corpos ainda por descobrir.

Na cidade de Guayaquil, só nas ultimas 24 horas, foram recolhidos 150 corpos. 

A autarca da cidade, também ela infetada, refere que cabe ao Governo responsabilizar-se pela recolha dos corpos.

| Mayor of Guayaquil asks for desperate help "They do not remove the dead from their homes, they leave them on the sidewalks, they fall in front of the hospitals.


33 pessoas estão falando sobre isso

A mesma autarca refere que os corpos sem paradeiro estão agora a ser colocados em contentores refrigerados à espera que se façam planos para um novo cemitério.

Nas redes sociais, são várias as denúncias que reportam a situação de calamidade vivida sobretudo nesta cidade do país. Fala-se de pessoas a morrer às portas dos hospitais, corpos abandonados pela cidade, e de corpos a serem queimados na via pública pelos próprios populares.

| Citizens of burn bodies of those killed by # Covid_19 in the streets
This represents desperate measures in the absence of help from President Lenín Moreno.


22 pessoas estão falando sobre isso

O país já admitiu o colapso do sistema funerário, como resultado desta crise, e foi necessário criar uma força composta por militares para conseguir recolher os corpos.

Segundo o South China Morning Post, surgem todos os dias entre 500 a mil pacientes no maior hospital de Guayaquil, queixando-se de problemas respiratórios, Muitos são falso alarme, mas o grande volume de pacientes está a levar o hospital ao ponto de ruptura.

A Associação Nacional de Enfermeiros daquele país refere que mais de 370 profissionais estão contaminados.

O primeiro caso de Covid-19 no país foi registado a 29 de fevereiro. Tratava-se de uma mulher de 70 anos que tinha chegado de viagem de Itália.  A província de Guayas cuja capital é Guayaquil, concentra 70% dos casos da Covid-19 no Equador, dá conta a Globo.


Leia Também: Novo recorde diário em Espanha. 950 mortos nas últimas 24 horas

ESCLARECIMENTO - Amadu Ula Embaló

Fonte: Amadu Ula Embaló

... MEUS IRMÃO GUINEENSES, DEVEMOS PEDIR DESCULPAS AS NOSSAS AUTORIDADES SOBRE O NOSSO HEROI NACIONAL JOVEM AUGUSTO MIDANA, PORQUE DE FORMA DIRECTA OU INDIRECTA PENSAVAMOS E FALAVAMOS QUE O JOVEM MIDANA FOI ABANDONADO E NÃO RECONHECIDO PELAS NOSSAS AUTORIDADES, EU DIGO VOS QUE, SE ENGANAMOS E FIZEMOS FALSAS AFIRMAÇÕES CONTRA NOSSAS AUTORIDADES...

... MEUS IRMÃOS GUINEENSES, AS NOSSAS AUTORIDADES NUNCA ABANDONARAM E TAMBEM RECONHECERAM O NOSSO ORGULHO JOVEM MIDANA, MAIS AGORA SABEM QUEM DESTRUIU, INFERNOU, PARALIZOU E RUINOU A VIDA DO NOSSO GRANDE MIDANA??... CHAMA SE MUNIRO CONTÉ, O HOMEM INCULTO, IMUNDANO, AMONTÃO, PARAZITA QUE SÓ SOBREVIVE DAS TRAPASSAS, MENTIRAS, INTRIGAS, CALUNIAS, VIDA BOA NA BASE COM SUJIDADES, PORQUE TODO FINANCIAMENTO QUE O GOVERNO FEZ AO JOVEM MIDANA PARA COMPRA DO TERRENO E CONSTRUÇÃO DA CASA A 1-° É ESTE VAGÃO VAZIO FILHO DO INFERNO DE MUNIRO CONTÉ QUE RECEBEU, PORQUE ELE APRESENTAVA COMO EMPRESARIO E MANAGER DO ATLETA MIDANA É DAÍ QUE RECEBEU ESTES FINANCIAMENTO DAS AUTORIDADES AO JOVEM MIDANA E METEU NO SEU BOLSO DEPOIS MENTIU E ENGANOU O MIDANA LHE TIROU DE DAKAR PARA BISSAU COM MÃOS LIMPAS SEM LHE DAR NADA LHE ABANDONOU ATÉ QUE O MIDANA DECIDIU REGRESSAR SEM NADA PARA SUA TABANCA NATAL...

... PARA FAZER MORRER ESTE CASO, NHU MUNIRO CONTÉ RESOLVEU IR MURRO NUMA TABANCA PERTO DO PORTO DE FARIM CHAMADA BAFATÁ OIO, COLOCOU CADIADO MISTERIOSO NA BOCA DO JOVEM E VIROU SENTIDO DO JOVEM MISTERIOSAMENTE PARA ELE NÃO VOLTAR LEMBRAR E FALAR MAIS DESTE ASSUNTO...

... CET JÁ SABE DISSO, MAIS DEPOIS DE TUDO ISSO CET VAI LEGALIZAR SE JUNTO DA JUSTIÇA GUINEENSE, AÍ VAMOS ATÉ A TABANCA DESSE NOSSO HEROI NACIONAL JOVEM MIDANA PARA APURRAR MAIS DO ACONTECIDO E DEPOIS DEPOSITAREMOS UMA QUEIXA CONTRA MUNIRO CONTÉ EM DEFESA DO JOVEM MIDANA, SABEMOS QUE A MORANÇA CONTÉKUNDA EM FARIM TODOS PAPAM PESSOAS, SÃO TODOS FETICEIROS ATÉ CRIANÇAS QUE XUXAM PAPAM CARNE DA PESSOA, MAIS COM CET O VAGABUNDO DO MUNIRO CONTÉ VAI PAGAR...

Doka Ferreira - Ex-Ministra da Justiça, Ruth Monteiro

Leopold Sedar Domingos was live.


ESPANHA - Empresa chinesa de testes rápidos mentiu por escrito ao governo espanhol

A garantia de que os testes tinham uma eficácia de mais de 90% está registada num documento escrito pela Bioeasy Biotechnology.


A empresa chinesa responsável pela venda de testes rápidos de Covid-19 à Espanha terá mentido ao governo daquele país ao ter garantido que os testes tinham uma eficácia de 92%.

A denuncia é feita pelo El Mundo, que refere que a Bioeasy Biotechnology assegurou por escrito que os testes eram capazes de identificar com uma precisão de mais de 90% se uma pessoa está ou não infetada com o novo coronavírus.

A Espanha comprou um total de 640 mil testes de diagnóstico rápido a esta empresa, 58 mil dos quais chegaram ao país na passada semana. No entanto, acabaram por não passar no controlo de qualidade. Recorde-se que vários investigadores viriam a revelar que a fiabilidade dos testes era, afinal, de apenas 30%, chegando mesmo a indicar que não faria qualquer sentido estar a usar estes testes.

Os testes em causa contam com a homologação CE da União Europeia, isto embora não tenham ainda sido aprovados pelo governo chinês, pelo que não estará, neste momento, descartada a hipótese de, simplesmente, ter havido "algum mal-entendido a respeito do modo de utilização" por parte de Espanha.

O governo chinês terá, inclusive, aberto uma investigação à empresa, avisando que "não tolerará qualquer prática" que não se ajuste aos critérios.

A empresa promete agora o envio de novos testes, desta vez com uma fiabilidade de 96%. Esta nova remessa de testes rápidos será enviada para Torrejón.

noticiasaominuto.com

Leia Também: A China "mentiu" sobre a severidade do coronavírus. A conclusão é dos serviços secretos norte-americanos

STJ reage ao comunicado de Juízes Conselheiros e, afirma poderar a marcação da Plenária para o julgamento do processo eleitoral.

SUPREMO TRIBUNAL GUINEENSE REMETE DISCUSSÃO DE CONTENCIOSO PARA FINAL DO ESTADO DE EMERGÊNCIA



RadioBantaba

A Situação do coronavírus (covid-19) e serio!

Por: yanick Aerton

O pais não pode continuar assim. O secretário de estado da comunicação social deve agir com urgência a situação dos alguns órgão de comunicação como estatal e privado sobre a desinformar que não há nenhum caso de coronavírus no pais. Nos sabemos que o ministério de saúde registou (9) caso do covid-19 no pais e urgente que o governo liderado por Engª Nuno Gomes Nabian, que reúne uma sessão de conselho dos ministro de extrema urgência para tomar a medidas drásticas sobre qualquer órgão de comunicação social do pais que esta a desinformar a população que não existe nenhum caso do coronavírus na Guine Bissau. Devem ser tratados como incentivador e motivador da população de não acatar o decreto presidencial de estado de emergência decretado pelo presidente general umaro sissoco embalo, para o melhor forma de prevenção das populações mantendo em quarentena nas suas casas.

O secretario de estado da comunicação social o Sr. Conco Ture, não pode agir isolado ele precisa do apoio do todo pelouro governamental para tomar medidas não somente sobre o surto da pandemia do coronavírus. Mais também outras situação no pais quê precisa ser tratado de uma forma adequado dos órgão de comunicação no pais. 

O momento e de muita responsabilidade sobre a protecção dos vírus. O pais precisa de todo o seus filhos na luta contra o coronavírus cada um deve de cumprir o seu papel para uma guine Bissau sem caso de perdas de vidas causado pelo coronavírus. Temos de aceitar que somos vulneráveis em todo. Não devemos tentar torcer para que o pais tem mais casos por que não temos condição nem matérias e nem técnicas para fazer frente ao covid-19 os países com maior capacidade financeira não consegue controlar o surto somente allah pode nos livrar para o nosso pais não se dizimar e a hora de tentamos passar SMS em todos canais de rádios e televisão do pais. 

O governo já tomou a sua iniciativa da prevenção em todas fronteiras do pais as forças policias que estão la tem uma tarefa muito muito importante controlar pessoas que entra e sai nas linhas fronteiriço esse e o mesmo papel que os jornalistas devem procurar fazer nesse preciso momento para tentar salvar vidas e também ajudar evitar mais a contaminação e infecção dos populares. Não desinformar que nos pais não existe nenhum caso. Essa matéria do coronavírus quem compete e ministério de saúde os técnicos e a comissão criada, tem a sua estrutura ligada com algumas sensibilidades no pais na luta para o bem do pais.

O governo liderado pelo Engª, Nuno Gomes Nabian esta numa luta sem tréguas face ao coronavírus que esta aproximar cada dia nas nossas vidas e na vida da nossa população a nossa missão e conjunta todos contra a pandemia que esta ser registado caso apos caso no nosso pais. Cidadãos merecem ser muito bem informados para saber como lidar o coronavírus e modo de combater.

Que deus abençoa o nosso pais!