terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

GUINÉ-BISSAU - Nova greve da função pública na Guiné-Bissau

Iniciado há dois meses, o novo ano lectivo tem sido laborioso na Guiné-Bissau. LEON NEAL / AFP
Texto por: Liliana Henriques

Desde esta Terça-feira e durante três dias, a função pública está novamente em greve pela quinta semana consecutiva, esta greve tendo especial incidência no sector do ensino. Ontem, em conferência de imprensa, o Ministro guineense da Educação, Dautarim da Costa negou qualquer dívida com os professores em greve. Bunghôma Duarte Sanhá, Presidente e porta-voz da Comissão Negocial dos professores, afirma quanto a si que o Ministro da Educação faltou à verdade.

"Neste momento não há dívida corrente de salários com os professores" declarou o governante, reconhecendo todavia que os salários do mês de Janeiro ainda permanecem em falta mas que esta situação deveria ficar resolvida esta semana. Perante a imprensa, Dautarim da Costa sublinhou igualmente que conseguiu implementar o estatuto de carreira docente e que 81% das escolas públicas a nível nacional estão a funcionar, embora admita que em Bissau apenas 12 escolas públicas estão actualmente abertas, as restantes escolas da capital mantendo-se encerradas "não por falta de professores, mas por falta de alunos" que, segundo o ministro, não comparecem às aulas.

Este não é contudo o panorama descrito por Bunghôma Duarte Sanhá, Presidente e porta-voz da Comissão Negocial dos professores. De acordo com o sindicalista, há professores que não recebem os seus ordenados há seis meses, não foi implementado o estatuto de carreira docente na íntegra e contrariamente ao que afirma o Ministro da Educação, o grau de adesão do sector do ensino à greve da função pública ronda os 90%.

Ao referir que no caso de ser desconvocada a greve da função pública e a situação dos professores não ter evoluído, os sindicatos do sector do ensino poderão convocar uma greve de 60 dias, Bunghôma Duarte Sanhá sublinha também que para além da questão dos salários e dos estatutos dos professores, são também necessárias melhorias nas suas condições de trabalho.

RFI

CORONAVÍRUS - Este foi o primeiro médico a denunciar o coronavírus. Agora está infetado

Médico de 34 anos foi o primeiro a falar sobre o novo coronavírus e foi detido pela polícia, juntamente com outros sete médicos. Entretanto, foi diagnosticado com o vírus e está hospitalizado. 

© Reprodução

A primeira vez que um médico colocou a possibilidade da cidade de Wuhan, na China, estar na presença de um possível surto viral foi Li Wenliang, no dia 30 de dezembro do ano passado, através de uma mensagem que deixou num grupo de antigos colegas de faculdade, na aplicação de conversação WeChat.

O médico de 34 anos escreveu aos colegas, também médicos, que sete pessoas que ficaram doentes num mercado local tinham sido diagnosticados com um vírus semelhante ao SARS (síndrome respiratória aguda grave) e que estavam de quarentena no hospital onde trabalhava.

Wenliang ainda disse mais. Disse que, de acordo com as análises que tinha visto, o vírus era um coronavírus - a extensa família de vírus que podem causar doença no ser humano, muitos deles já conhecidos e identificados, como o SARS, que causou uma pandemia na China em 2003 - resultando em 774 mortes, depois de uma tentativa de ocultação de informação por parte do governo chinês.

"Eu só queria lembrar os meus colegas de universidade para terem cuidado", justificou à CNN o profissional de saúde, que trabalha em Wuhan, capital da província de Hubei e epicentro do surto viral, que já ceifou 426 vidas e deixou mais de 20.400 infetados.

Li Wenliang quando ainda estava a tratar doentes infetados com o coronavírus
© Reprodução

Porém, numa questão de horas, conforme explica a CNN, capturas de ecrã das mensagens do médico já estavam a circular nas redes sociais chinesas e tornaram-se virais, sem o seu nome ser apagado. Wenliang foi um dos oito médicos detidos em janeiro pela polícia de Wuhan, que os acusava de espalhar rumores, e foram aconselhados a manter silêncio sobre o caso.

Li Wenliang está agora nos cuidados intensivos num hospital, em Hubei, tendo confirmado no sábado que contraiu o vírus. O diagnóstico criou uma onda de indignação na China, com muitas críticas à censura estatal em torno da doença e à demora inicial em avisar o público.

Sublinhe-se que as autoridades chinesas deram o vírus como identificado no dia 7 de janeiro e só decretaram o isolamento total de Wuhan a 23 de janeiro, medida que depois se estendeu a mais de 15 cidades da mesma região. Estando o país em plena celebração do Ano Novo Chinês, milhares de pessoas entraram e saíram da província (e do país) desde o começo da infeção até ao final de janeiro.

A OMS declarou uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional por causa do surto do novo coronavírus (2019-nCoV) no dia 30 de janeiro, deixando agradecimento e elogios às autoridades chinesas por terem colaborado com as entidades internacionais.

Notícias ao Minuto

Cne Guiné Bissau - No quadro de cumprimento da recomendação emanada, pelo Comité ministerial de seguimento da CEDEAO, no ponto 10º do comunicado do dia 30 de janeiro, foi realizada, hoje 04 de fevereiro, na CNE, a verificação de consolidação nacional de dados, através das atas de apuramentos regionais.

















Fonte: Cne Guiné Bissau


Declaração de representante de PAIGC



COMUNICADO À IMPRENSA







Fonte: Califa Soares Cassama

Guiné-Bissau: O Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), vai apresentar novo recurso no Supremo Tribunal de Justiça(STJ) para obrigar a Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau(CNE) a cumprir a decisão judicial relativamente ao processo eleitoral.


A garantia foi dada a imprensa esta terça-feira, 04 de fevereiro, pelo advogado do PAIGC, Carlos Pinto Pereira, na sede principal do partido em Bissau, momento depois de abandonar os trabalhos do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais nas instalações da CNE.

Pinto Pereira, diz que o PAIGC, partido que suporta a candidatura de DSP, não vai aceitar quaisquer resultados saídas deste encontro convocado pela CNE, porque há um acordão do STJ que exige a instituição à fazer um apuramento nacional dos resultados e não a verificação da consolidação dos resultados eleitorais.

Alison Cabral, Radio Jovem Bissau.





Guiné-Bissau: Comércio de carvão e lenha - Vendedeiras enfrentam dificuldades durante a transação da mercadoria no próprio território nacional; as taxas são cobradas em várias localidades e de forma duvidosa.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

NO COMMENT

É NA RI DI PUTO PRETUGUÊS 👇🏻👇🏻👇🏻





Ata Nacional. - Foi assinado pelo representantes de CEDEAO, DSP, USE, MP, GOVERNO, CNCS, CNE.













Estamos atentos



FIM DE VERIFICASON: IKA TEM NIN ALTERASON NA RESULTADOS ANUNCIADO PA CNE SOBRE VITORIA DE UMARO SISSOCO EMBALO.


Ali Embalo


Terminou a verificação das atas de apuramento nacional na cne. e Paigc assina somente relátori de reunião. É recusa assina atas.

Em directo! Assista à conferência de imprensa do colectivo de advogados da candidatura do PAIGC às Presidenciais 2019 (sub Judice), Domingos Simões Pereira. Saiba as razões para que, uma vez mais, a CNE seja denunciada por tentar dificultar a transparência eleitoral.


CNE, responde carta de PAIGC e diz que ja, esgotou a sua responsabilidade e deu por fim este processo...

Fim do processo eleitoral



O PAÍS

PAIGC vs CNE




Fonte: ditaduraeconsenso

Le Président Umaro Sissoco Embaló chez son homologue de l'Afrique du Sud SE Cyril Ramaphosa pour une visite de 48h.

Ainda em Prosseguimento Político!
General UMARO SISSOCO EMBALO, encontra-se hoje na África do Sul, onde foi recebido pelo presidente sul-africano,
Cyril Ramaphosa.




Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo/Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Guiné-Bissau: A CNE CONFIRMOU OS RESULTADOS E A CEDEAO HOMOLOGOU E ESTÁ DECIDIDO DEFINITIVAMENTE.


COMPATRIOTAS!

A CNE CONFIRMOU OS RESULTADOS E A CEDEAO HOMOLOGOU E ESTÁ DECIDIDO DEFINITIVAMENTE.

A TÃO ESPERADA E ALMEJADA FESTA DA DEMOCRÁCIA JÁ COMEÇOU, A VERDADE ELEITORAL EXPRESSA NAS ÜRNAS VEIO AO CIMA.

ALGUÉM QUERIA A TODO CUSTO, PÔR EM CAUSA A VONTADE POPULAR.

FELIZMENTE, A CEDEAO ASSUMIU TUDO ISSO, DANDO POR ENCERRADA TODA ESSA MANOBRAS DELATÓRIAS DA CANDIDATURA DERROTADA E, QUE TINHA COMO OBJETIVO, MERGULHAR MAIS UMA VEZ, O PAÍS NUM CAOS. Mas acabou mesmo. A CEDEAO que era a ültima esperança deles, decidiu HOJE, 04/02/2020, e está decidida. Está confirmado os resultados publicados no dia 01/01/2020, pela CNE.

UMARO SISSOCO EMBALÓ ESTÁ CONFIRMADO, TANTO PELA CNE, ASSIM COMO A CEDEAO, COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, POR UM MANDATO DE 5 ANOS.

A CANDIDATURA DERROTADA, MAIS UMA VEZ, DISSE QUE VAI AVANÇAR COM UM NOVO RECURSO NO STJ.

É UM DIREITO QUE LHE ASSISTE, MAS CHEGA BRINCADEIRA DE MÃO GOSTO, CHEGA ESSAS "BACATELAS JURÍDICAS"

O STJ MERECE UMA CERTA DIGNIDADE.

OS MEUS VOTOS DE UMA BOA VIAGEM AOS MEUS CAMARADAS DO PAIGC, QUE TUDO VOS CORRA BEM NESTA CORRIDA MAIS UMA VEZ PARA O STJ.

AO MEU CAMARADA, AMIGO E IRMÃO DA ANP, O POVO AGUARDA QUE SEJAM RETOMADAS AS REUNIÕES DOS ORGÃOS COM VISTA A MARCAÇÃO DA DATA DA INVESTIDURA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NOS TERMOS DO ART. 153 DO REGIMENTO.

OU,

BO NA PERA MAS TÉ DIA QUE STJ BIM DECIDE SOBRE EVENTUAL RECURSO?

ANÓS ESCRÍBAS, NO NA PERA, NO STA LI PA KILA.

VIVA O POVO DA GUINÉ;
VIVA A FESTA DA DEMOCRÁCIA;
VIVA A CEDEAO;
VIVA ESCOLA DE NO FIDJOS KE NA BIM INICIA;
VIVA SAÚDE PA TUDO FIDJOS DE GUINÉ.

NELSON MOREIRA
Advogado.

Fonte: Estamos a Trabalhar

GUINÉ-BISSAU Guiné-Bissau. CEDEAO "vigia de perto" apuramento na CNE

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) está a "vigiar de perto" o processo de verificação e consolidação dos resultados da segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, disseram à Lusa fontes da instituição guineense.


Segundo as fontes da CNE, vários elementos indicados pela CEDEAO estão a assistir na sala aos trabalhos iniciados às 10:00 (mesma hora em Lisboa), nomeadamente o antigo primeiro-ministro do Mali Soumeylou Maiga, o comandante das forças da ECOMIB, o coronel David Kadre, do Burkina Faso, o representante da CEDEAO em Bissau e Blaise Diplo, da Costa do Marfim.

Encontram-se ainda na sala de reuniões da CNE, dois peritos informáticos e especialistas em matéria eleitoral indicados pela CEDEAO.

Todo o perímetro externo da CNE está guardado por soldados da ECOMIB, fortemente armados, bem como os pontos de acesso e o passeio da instituição, mas com elementos das polícias de Ordem Pública e da Guarda Nacional da Guiné-Bissau.

Os dois candidatos que disputaram a segunda volta das eleições presidenciais, Umaro Sissoco Embalo e Domingos Simões Pereira, estão a ser representados pelos mandatários, Vença Gomes e Mário Lino da Veiga, respetivamente.

Também se encontram na sala todos os membros do secretariado executivo da CNE (José Pedro Sambu, Mpabi Cabi, idrissa Djaló e Felisberta Vaz) bem como os presidentes e os respetivos membros das oito Comissões Regionais de Eleições (CRE).

Ainda de acordo com uma fonte da CNE, estão a ser analisadas "ata por ata" e desta forma a verificar se os resultados anunciados no dia 01 de janeiro, correspondem ou não à realidade.

A CEDEAO deu na semana passada um prazo até 07 de fevereiro à CNE para cumprir a ordem dada pelo Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau para tentar acabar com a crise política gerada pela contestação dos resultados das presidenciais.


Domingos Simões Pereira contestou os resultados da CNE, que deram a vitória a Sissoco Embalo, e o Supremo ordenou que fosse feito um novo apuramento nacional dos resultados.

NAOM

Exclusivo! - CNE acaba de aprovar atas apurados, confirmaram novamente UMARO SISSOKO EMBALO eleito presidente da República.


General di Povo, vence terceira volta da eleição, ja esta confirmada os dados e consequentemente fizeram apuramento nacional na frente da CEDEAO, MP, STJ e dos representantes dos candidatos.
Ponto final




Cumsada…!

Por: mago yanicky aerton
Fonte: dokainternacionaldenunciante

Um sector importante dos militantes do PAIGC continua a não compreender o porquê da insistência do candidato desse grande partido às presidenciais de 29 de Dezembro de 2019, em não reconhecer a sua derrota nas unas, como se fizesse isso, seria o fim da sua vida?

Esperava-se que a coabitação fosse fácil entre o presidente-eleito, General Umaro Sissoco Embalo e o governo do PAIGC, mas essa hipótese já está fora de questão, tendo conta as posições radicais que o candidato derrotado vem assumindo, o qual em menos de 24 horas da publicação dos resultados, tinha telefonado ao candidato vencedor para o felicitar e mostrar a sua disponibilidade para colaborar.

Costuma-se dizer que a política não é a religião e que os interesses falam mais alto, sobretudo nas relações bilaterais entre os estados. Que os estados não têm amigos, têm sim interesses para defender. 

Daí a razão por que o candidato derrotado do PAIGC devia fazer uma introspecção, evitando isolar-se cada vez mais, porque a partir do momento em que perdeu o poder, aqueles que ele considerava aliados, vão logo mudar de aliança e se não se acautelar isso será o início da sua “ descente a l’enfer.”

A melhor opção para o candidato do PAIGC para sair pela porta grande é de se demitir do cargo de Presidente do PAIGC e voltar a procedência (PCD), levando consigo os comparsas que ele trouxe ao partido e que são hoje os “manda-chuvas”. 

Assim o PAIGC voltaria as mãos daqueles que comungam os seus ideais e comprometidos com os princípios por que deram as suas vidas os melhores filhos da Guiné.

Estamos perante um facto já consumado, e aqui não se vai falar de aceitar ou não aceitar, de o PAIGC enviar ou não o representante do seu candidato no acto do apuramento nacional ou não na CNE, mas sim do início dos preparativos para a posse daquele que foi a aposta do povo Guineense, General Umaro Sissoco Embalo.

A comunidade internacional está a acompanhar de perto. Com essa chantagem, que ninguém venha a queixar-se ou falar de caça às bruxas, quando o presidente eleito, depois de assumir plenamente as suas funções, venha a pôr as coisas nos devidos lugares. 

Mais uma vez, as eleições ganham-se nas urnas e não no gabinete, através de operações que contam com a cumplicidade de alguns juízes conselheiros que são tudo menos juízes.

Se depois de esgotadas todas as etapas, como consequência das recomendações da missão ministerial de avaliação da CEDEAO, a chantagem se transferir para a ANP, o Umaro será empossado pelo povo e, a partir dai, passará automaticamente a gozar de todos os poderes constitucionais, incluindo o de Comandante Supremo das Forcas de Defesa e Segurança.

Não se trata de nenhuma ameaça. Ma li gora nota djubi kin ki kin. Já que é isso que os camaradas da praça dos heróis nacionais querem. 

Sem desprimor para o Nantoy, mas não confundam essas duas personalidades. Cusas ta parci ma icata djuntu. 

Cu Jomav bo safa, mas cu Pulloh, boca tem hipótese!
Aviso a navegação!
Pabia anos tudo I guinense!

Última hora presidente do Cabo Verde Jose Carlos Fonseca, em exercício da CPLP comunidade dos países da língua portuguesa, Reconheceu Umaro Sissoco Embaló como presidente legitimo da Guine Bissau hoje em Portugal, ainda José Carlos Fonseca diz que presidente de Portugal e o primeiro ministro Antônio Costa e muitos presidentes d diferentes países entre quais da Moçambique, angola, Brasil, São Tome Príncipe, Senegal, Nigéria, Congo Brazavile, Turquia, França, Estados Unidos da América, etc.,,etc., reconheceu Umaro Sissoco Embaló

Mentes em Jogo ! Agora o PAIGC é O CEGO, O SURDO, O MUDO E O COXO, e não sabe o que vai acontecer amanhã


O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!
Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Nigeria to receive $308m stolen by ex-dictator: US

Former military dictator Sani Abacha is believed to have looted hundreds of millions of dollars from Nigeria during his rule from 1993 until his death in 1998 (AFP Photo/ISSOUF SANOGO)

Washington (AFP) - Nigeria is set to receive around $308 million seized from former military dictator Sani Abacha under a deal backed by the United States and the island of Jersey, US prosecutors said Monday.

The sum is the latest to be recovered from the accounts of Abacha, an army officer who ruled Nigeria from 1993 until his death in 1998 aged 54, which sparked an ongoing search for hundreds of millions of dollars he stole and hid abroad.

The repatriation of the money from Jersey, in the English Channel off the coast of northern France, follows a 2014 US court ruling authorizing the seizure of $500 million of cash laundered by Abacha in accounts worldwide, the US Department of Justice said in a statement.

The $308 million recovered represents "corrupt monies laundered during and after the military regime of General Abacha" together with his son and a number of associates via US financial institutions and the purchase of bonds, the Justice Department said.

After several court challenges to the 2014 ruling, the government of Jersey seized the $308 million located on the island.

"General Abacha and his cronies robbed Nigerians of vast public resources and abused the US and international financial systems to launder their criminal proceeds," Brian Benczkowski, an assistant attorney general in the Department of Justice's criminal division, said in a statement.

"Today's landmark agreement returns to the people of Nigeria hundreds of millions of the embezzled monies through a lawful process that ensures transparency and accountability."

The agreement includes provisions to ensure "transparency and accountability," the Justice Department said, and after the US and Jersey transfer the money to Nigeria it is set to be spent on three major road projects across the country which has long struggled with waste and fraud in infrastructure projects.

In April 2018, Nigeria announced that it had received more than $300 million from Switzerland as part of money seized from the family of Abacha.

Those funds went to pay part of the bill of a government welfare scheme targeted at the country's poor.

The Justice Department is also seeking to recover other sums linked to Abacha, including $30 million in Britain, $144 million in France and $177 million located in trusts that name Abacha's associates and relatives as beneficiaries, according to the statement.

yahoo.com/news

PRESIDENCIAIS 2019: O PAIGC e o colectivo de Advogados vão promover uma conferencia de Imprensa hoje, 4 fevereiro, às 11 horas, no Salão Amilcar Cabral da Sede Nacional do partido.

AAS

Ministros da CEDEAO e Banco Mundial se Reunirão em Abidjan sobre Titularização de Pagamentos Relacionados ao Comércio Transfronteiriço de Energia na África Ocidental

Abidjan, 1 de fevereiro de 2020. A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), os ministros responsáveis pela Energia de seis Estados-membros (Burquina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné, Libéria, Mali e Serra Leoa), Peritos e o Banco Mundial terão uma reunião de 2 a 3 de fevereiro de 2020, em Abidjan, Côte d’Ivoire, sobre Titularização de Pagamentos Relacionados ao Comércio Transfronteiriço de Energia na África Ocidental.

Com a finalidade de lidar com o baixo acesso da população da África Ocidental à eletricidade, que continua sendo um dos principais desafios da região, os Estados-membros da CEDEAO decidiram se concentrar em reunir esforços através do desenvolvimento de um mercado integrado de eletricidade. Neste contexto, as medidas necessárias foram estabelecidas na Diretiva C/DIR/2/12/18 da CEDEAO relativa à Titularização do Comércio Transfronteiriço de Energia no Mercado Regional de Eletricidade, que foi aprovada em dezembro de 2018, com a entrada em vigor prevista para 1 de janeiro de 2020.

Para apoiar esse processo, o Banco Mundial, que tem sido um parceiro importante da CEDEAO e do Grupo de Energia da África Ocidental (WAPP) ao longo dos anos, examinou as opções para dois principais instrumentos de apoio imediato para aumentar a confiança no comércio e no investimento e apoiar a implementação da nova Diretiva da CEDEAO. São eles: o desenvolvimento de um Fundo Rotativo para o Aumento da Liquidez centrado no comércio de eletricidade na região e um programa regional de apoio orçamentário do Banco Mundial centrado no avanço das reformas necessárias para adotar/implementar a nova Diretiva da CEDEAO.

A reunião de dois dias, organizada com o apoio do Ministério do Petróleo, Energia e Energias Renováveis (MPERE/MPEER) da República da Côte d’Ivoire, permitirá aos Ministros convidados discutir suas necessidades, a fim de melhor estruturar os dois instrumentos previstos pelo Banco Mundial para aumentar a confiança no comércio de eletricidade e apoiar a implementação da nova Diretiva C/DIR/2/12/18 da CEDEAO sobre a Garantia do Comércio Transfronteiriço de Eletricidade no contexto do Mercado Regional de Eletricidade.

A reunião ministerial será precedida por uma reunião dos Peritos em Energia dos Seis Estados-membros da CEDEAO, que realizar-se-á no dia 2 de fevereiro de 2020 em Abidjan.

ecowas.int