8 de fevereiro de 2020

O PAIGC que diz que é a "FORÇA DO POVO" continua a ignorar o conceito de Força e de Povo, entre a Unidade e a Acção, Colectivas!

Por Fernando Casimiro 

Análise de Diagnóstico...

Inverdades Soberanas: o ridículo, entre realidades e interesses, de conveniência.

Ao longo da crise política e social (sustentada pela demissão do então Primeiro-ministro e Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira), até aos dias de hoje, o PAIGC e o seu Presidente foram sempre facilitadores da ingerência externa e da sua inevitável e consequente usurpação da Soberania Nacional da República da Guiné-Bissau!

Por cada divergência política e institucional, era o poder externo que tinha que ser sinónimo do Poder da Soberania Nacional.

A Constituição e as Leis da República da Guiné-Bissau foram sistematicamente consideradas inexistentes, na medida dos seus interesses e das suas conveniências, com o beneplácito de um "Poder Externo", que, nos dias que correm, deixou de ser do agrado do PAIGC e do seu Presidente.

Ao longo de 17 anos que levo de estudos, pesquisas e publicações sobre realidades políticas, sociais e culturais da Guiné-Bissau, nunca constatei por parte do PAIGC, um Compromisso em defesa da Soberania e do Interesse, Nacionais!

O mesmo serve para o seu Presidente, que de viagem em viagem, de centenas de viagens, levava a "roupa suja" da nossa casa comum, para ser lavada no exterior, à sua maneira.

Do que se queixam hoje sobre a ingerência externa nos assuntos internos da Guiné-Bissau?

Não compactuo com inverdades, por isso, não poupo o PAIGC e o seu Presidente, com as suas inverdades e demagogias baratas, a bem dos seus interesses, e, em prejuízo da Guiné-Bissau e dos Guineenses!

O PAIGC que diz que é a "FORÇA DO POVO" continua a ignorar o conceito de Força e de Povo, entre a Unidade e a Acção, Colectivas!

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!

Didinho 08.02.2020

GUINÉ-BISSAU: POLÍCIA DE ORDEM PÚBLICA CAPTURA QUATRO ASSALTANTES À MÃO ARMADA


A perseguição e prisão dos quatro assaltantes aconteceu hoje a tarde, depois de assalto a um comerciante na avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Um dos assaltantes morreu na sequência de intenso troca de tiros com a polícia, os restantes três encontram-se detidos nas celas da prisão de Segunda Esquadra de Bissau.

Este grupo de assaltantes são apontados pela equipa de investigação da POP como sendo responsáveis por uma serie de assaltos à mão armada a estabelecimento comercias, lojas e residências em Bissau e arredores.

Noticia em desenvolvimento...





Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública


BISSAU MAIS SEGURA!

9 de fevereiro de 2020: Ontem a tarde por volta das 17h00 um grupo de assaltantes armados munidos com três revólveres Makarov (uma pistola semi-automática de fabrico Russo) e um punhal foram perseguidos e detidos depois de assaltarem um comerciante na zona da Feira de Cuntum e na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria (perto de Cristo Redentor).

Rapidamente, as forças da Polícia de Ordem Pública foram deslocados para o terreno, e durante a perseguição e tentativa de detenção, um assaltante foi abatido e outros três capturados e conduzidos as celas da Prisão de Segunda Esquadra de Bissau, onde irão aguardar pela conclusão das investigações e envio dos processos para o Ministério Público para efeitos de acusação.

Garante, a equipa de investigação da POP que este grupo ( com idades compreendida entre 22 a 28 anos de idade) encabeçado por um tal de 'Bebeto' seria responsável por uma serie de assaltos violentos a comerciantes, estabelecimentos comerciais e residências em Bissau e nos arredores.

Com a prisão deste grupo de assaltantes violentos, a cidade de Bissau e os seus habitantes está mais segura !

A POP continua determinada em combater a criminalidade e os assaltos em toda a extensão do território nacional.

Lamentamos a morte de um dos assaltante, e os nossos parabéns aos homens e mulheres da 5° Esquadra de Polícia, pelo brilhante trabalho em prol de segurança de pessoas e dos seus bens.

Pela Lei e Pela Legalidade!


Fonte: Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública

Guiné-Bissau : Aqui estão as maiores incoerências políticas de ex-candidato derrotado na segunda volta das eleições presidenciais

Por Quintino Na N'duk
(O Filósofo e a Sociedade)

Aqui estão as maiores incoerências políticas de ex-candidato derrotado na segunda volta das eleições presidenciais:

a) afirmou que se não for eleito presidente, que aumentaria caos na Guiné-Bissau;

b) ligou para seu adversário da segunda volta das eleições e felicitou-o pela sua vitória, mas posteriormente viria a considerar o dito pelo não dito;

c) tem falado muito em "império da lei", no entanto, nunca disse em quê é que consiste esse império da lei;

d) afirma que o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais é Ele. Mas mesmo assim, pede que o STJ as anulasse como se este tivesse o poder para tal;

e) por último, tem reivindicado de uma forma subjectiva o que entende ser "a verdade eleitoral".

Obs: Por um lado, só há "império da lei" onde há juízes imparciais. Por outro lado, a verdade eleitoral é a que provém das urnas. Enfim,

A ANÁLISE E REFLEXÃO DA INTELECTUALIDADE GUINEENSE, O SONHO DO ELITISMO PAIGCISTA.


Para as suas intermináveis lutas que vêm desestabilizando a sociedade guineense e conduzindo-a ao caos, o PAIGC tem uma impressionante capacidade de mobilizar cidadãos com dificuldades na afirmação no mercado do trabalho, principalmente os que têm alguma formação académica mas sem ocupação laboral fixa ou com trabalhos precários na diáspora, estes que um dia apelidei de “diáspora fatigué”!

A mobilização desses recursos humanos para as suas várias frentes de luta, insere-se na dinâmica do crónico parasítismo do Estado guineense, alimentando nos seus elementos uma ilusão ou até uma promessa de um cargo público que projetará os seus elementos para um ilusório elitismo vivido pelos assimilados na era colonial e nos primeiros anos do pós-independência...

Embevecidos por essa possibilidade do elitismo fácil, alguma intelectualidade bacoca envolve-se nessa frente de batalha, de uma forma tão determinada, sem se preocuparem com as suas próprias imagens, desfazendo amizades e laços familiares, na tentativa de almejar o tal “lugar ao sol, hora ki terra fria”!

Exemplos não faltarão e há até quem já vive esse frágil pseudoelitismo, como é o caso dos cidadãos conscientes e conformados com os cargos de nomeação política... Mas, o que torna preocupante e envergonha os quadros guineenses na diáspora e fere a imagem do país no exterior, é ver um grupo de pessoas a apregoarem-se de analistas com capacidade de reflexão, cujo único documento que produziram não foi sequer objeto de uma reflexão profunda, caso contrário ficariam a saber que qualquer representante do Estado tem a capacidade e a possibilidade de receber outros representantes de um outro Estado a título intitucional ou privado e que o General Umaro Sissoco Embaló foi recebido pelo Primeiro-ministro e Presidente portugueses a título privado, pese embora não estarem inibidos de trocar impressões sobre a relação entre os dois Estados, independentemente do estatuto ou das funções que o elemento recebido desempenha... Isso não vincula o Estado português nem tão pouco significa o reconhecimento do Estado português à essa figura como o presidente eleito da Guiné-Bissau. Para o visitante, a visita serve apenas como uma incursão diplomática, um abrir de portas, rumo a esse reconhecimento!

Entregar uma carta ou um manifesto aos órgãos do Estado português a reclamar dessa recepção, com uma resenha quase histórica, só envergonha a intelectualidade guineense nas terras lusa! São essas atitudes de servilismo e de procura do protagonismo fácil como forma de projeção para um pseudoelitismo, sem qualquer análise e reflexão profunda que bem enfraquecendo a imagem da intelectualidade guineense dentro e fora do país!

Julgo que, o próprio PAIGC ainda não se apercebeu que é essa intelectualidade bacoca que o está a “enterrar” e desacredita-o cada vez mais, dentro e fora do país.

A questão que se coloca, é se o próprio PAIGC tem hoje capacidade para mobilizar a intelectualidade guineense capaz, profissional e economicamente independente, não sonhadores com o pseudoelitismo inerente a ocupação de cargos políticos na Guiné-Bissau ou nas instituições internacionais!

Por Jorge Herbert

ELEIÇÕES - Guterres aguarda resultados de "processo pendente" sobre Guiné-Bissau

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, escusou hoje pronunciar-se sobre o impasse prós - eleitoral na Guiné-Bissau, considerando que existe um processo pendente e que é preciso aguardar a decisão final sobre as presidenciais de dezembro.


"Neste momento, há um processo pendente e aguardamos serenamente os resultados para que processo eleitoral possa ser concluído. Por isso, as Nações Unidas não tomarão, para já, qualquer iniciativa, esperando a decisão final", disse.

António Guterres falava hoje na sede na União Africana (UA), em Adis Abeba, durante uma conferência de imprensa em que foi questionado pelos jornalistas sobre o impasse pós-eleitoral que se vive na Guiné-Bissau, bem como sobre o estatuto que as Nações Unidas atribuem a Umaro Sissoco Embalo, vencedor declarado das eleições presidenciais de dezembro.

Guterres, que está em Adis Abeba para participar nos trabalhos da 33.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, manifestou preocupação com as sucessivas crises políticas na Guiné-Bissau, mas sublinhou a importância de o país ter conseguido evitar que essas crises se transformem num conflito armado.

"Quero prestar homenagem ao povo guineense que tem revelado, com todas estas complicações políticas, um grande bom senso", disse.

Sissoco Embaló foi declarado, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o vencedor das eleições presidenciais, cuja segunda volta foi realizada no dia 29 de dezembro, mas o seu adversário, Domingos Simões Pereira, recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, pedindo a anulação das eleições, por alegadas fraudes e irregularidades.

A comissão da União Africana (UA), que em janeiro felicitou Sissocó Embalo pela vitória nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, retirou, entretanto, o convite que lhe tinha endereçado para participar na cimeira, considerando que o representante legítimo da Guiné-Bissau na Cimeira da UA, que tem início no domingo, é o Presidente em funções, José Mário Vaz.

Apesar da retirada do convite, Umaro Sissoco Embaló afirmou que vai estar em Adis Abeba, onde está agendada para domingo uma reunião dos países Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para analisar a situação política guineense.

Embalo disse, entretanto, que vai tomar posse, com ou sem o consentimento do presidente do parlamento, no dia 27 de fevereiro.

A 33.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, no domingo e segunda-feira, encerra os encontros anuais da organização, que decorrem desde 21 de janeiro, na sua sede, em Adis Abeba.

Este ano, os líderes africanos reúnem-se sob o tema "Silenciar as armas: Criar condições favoráveis ao desenvolvimento em África", com as discussões centradas na implementação da agenda de paz e segurança da organização para o continente.

A União Africana integra 55 países, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

NAOM

ONU - António Guterres apela a todos “para que respeitem as decisões tomadas pela Comunidade de Estados da África Ocidental, Cedeao, sobre a governação” do país.

ONU/Eskinder Debebe Secretário-geral comentou situação na Guiné-Bissau em nota emitida pelo seu porta-voz  / 30 outubro 2019 Assuntos da ONU

GUINÉ-BISSAU: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ACUSA A CEDEAO E A UNIÃO AFRICANA DE INTERFERIREM NOS ASSUNTOS INTERNO DA GUINÉ-BISSAU


O candidato suportado pelo Partido Africana para Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) nas eleições presidenciais acusou hoje (7/2), a União Africana e a Comunidade Económica Dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) de estarem a imiscuir-se nos assuntos internos de Guiné-Bissau.

Acusação vem na sequência da solicitação que a União Africana fez ao candidato Umaru Sissoco Embaló para participar na cimeira dos Chefes de Estados e de Governos sem que o processo eleitoral esteja concluído.

“Queremos ser a CEDEAO e a União Africa todos os dias mas, estas duas organizações foram induzidas ao erro e devem corrigi-las porque a instituição internacional conversam com a soberania nacional através dos órgãos da soberania, não através das outras instituições e o nosso órgão da soberania em activo neste momento é a Assembleia Nacional Popular, o Governo e o Supremo Tribunal da Justiça”, diz para depois salientar que “ quando não conversar com estas instituições, então estás a imiscuir nos assuntos internos da Guiné-Bissau e isso é inaceitável”.

O governo foi dada poder especial de administrar a nação durante o processo eleitoral, “então que assuma as suas responsabilidade e que garante que a voz da população guineense vai ser ouvido na cimeira e ao mesmo tempo que exige aos parceiros e as organizações internacionais que respeitam a nossa constituição”.

“Nós somos parte do pleno direito tanto da União Africana assim como da CEDEAO, mais é bom que eles lembram que nós também somos parte das Nações Unidas. Se a União Africana e a CEDEAO hesitarem a respeitar aquilo que é a soberania nacional da Guiné-Bissau, não vamos hesitar em ir as Nações Unidas para que a nossa voz seja ouvido e que a verdade seja implementada na Guiné-Bissau”, ameaçou o candidato DSP.      

A partir do próximo domingo, capital da Etiópia vai ser a cidade anfitriã, da Cimeira da União Africana que terá como interlocutores perto de quatro dezenas de chefes de Estado e de governo. “Silenciar as armas: criar condições favoráveis ao desenvolvimento em África” é o tema designado para o encontro da organização que agrega 55 países.

Por: Braima Sigá

radiosolmansi

GUINÉ-BISSAU: GOVERNO RECEBE OFICIALMENTE MERCADO DE ANIMAIS FINANCIADO PELA UEMOA


O governo guineense através do ministério da Agricultura e do seu parceiro recebeu hoje oficialmente o mercado de animais.

A infra-estrutura de produção de animais, sito na estrada de volta de Bissau, é financiada num montante de 210 Milhões francos CFA no quadro da cooperação com a União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).


A ministra da Administração Territorial Odete Semedo, ao presidir a cerimónia oficial diz que quem cuida dos animais está a cuidar de vidas humanas por isso, o executivo tudo fará para melhoria de saúde da população.

“Estamos aqui para assistir a entrega deste espaço tão importante para a vida não só dos gados como para os seres humanos. Isto é uma actividade que está prevista no programa do governo e que consiste em trazer à população a salubridade e um conjunto de serviços que possam contribuir para a boa saúde”, afirmou Odete Semedo Ministra da Administração Territorial.

Por seu turno, a ministra da Agricultura e Florestas, Nelvina Barreto, considerou que este mercado permitirá o controlo veterinário com vacinação à entrada, assim como na verificação e inspecção na saída para dar boa saúde a população.

“É um mercado que vai permitir efectivamente que possamos ter concertação dos animais neste espaço. Os animais terão aqui seguimentos veterinário com vacinação á entrada assim como na verificação e inspecção na saída para dar boa saúde a população, por isso, esperamos contar com apoio da UEMOA”, referiu a ministra de agricultura.

A preocupação da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), entidade financiadora da obra, é de incluir a Guiné-Bissau no quadro de abastecimento de infra-estruturas de melhoria de qualidade de vida.

A cerimónia oficial da inauguração deste mercado contou a presença de representante da UEMOA, da representante da FAO no país, director da Veterinária assim como do presidente da Câmara Municipal de Bissau.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi

COORDENADOR DO FISCAP CONFIRMA DESVIO DE MAIS DE 140 MILHÕES DE fca DA INSTITUIÇÃO


O coordenador do Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) confirmou hoje ( 7/2) a denúncia do desvio de mais de 140 milhões de francos CFA feitas ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores.

Mussa Mané em reacção a denúncia do sindicato SINAFIMAR que solicita a intervenção do Ministério Pública e Tribunal de Contas para pôr fim o que considera de crime nesta instituição.

O coordenador diz que FISCAP contraiu uma dívida com Segurança social num montante 170 milhões de franco CFA devido aos falsos descontos que os trabalhadores são alvos sem que a verba foi canalizada para o lugar próprio.

“É verdade a denúncia do sindicato. A dívida era de 170 milhões francos de CFA mas, depois da nossa chegada no FISCAP e de várias negociações com o Instituto da Segurança Social, a verba diminuiu para 133 milhões de francos CFA, mais é preciso situar que este acto aconteceu em Junho de 2016 ao Julho de 2018”, esclareceu Mussa Mané coordenador do FISCAP.

Por outro lado este responsável aproveitou ocasião para anunciar várias apreensões de navios e pirogas feitas pela FISCAP destacando dois navios emaranhado no porto de Bissau no âmbito da pesca não declarada.

“Fizemos apreensão de cerca de 130 pirogas neste ano de 2020 e, neste momento, temos dois navios apresados no mês de Janeiro, um é identificado com a Turquia e outro da República Dominicana”, relatou o coordenador do Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca

Na quinta-feira, o Sindicato Nacional da Fiscalização Marítima (SINAFIMAR) tinha solicitado auditória no Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) dada suposta índice de corrupção nesta instituição.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi

Horas antes do início da 33a cimeira da UA, o Presidente eleito da Guine-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo, efetua visita de cortesia a seu homolo e irmão mais velho Macky Sall, Chefe de Estado do Senegal.



Fonte: Califa Soares Cassama

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA – “I WILL STEP DOWN AS PRESIDENT OF PAIGC IF I LOSE THE FORTHCOMING ELECTION”

Palmira Fortes

A República da Guiné-Bissau: A Encruzilhada entre a Democracia e a Desagregação como Estado do Concerto das Nações

Por Anaximandro Anaxímenes

“A Líbia é um caos, em parte, mantido por interesses externos e, os  que começou com a intervenção para desalojar Kadhafi, que a União Africana advertiu não poderia ter sido levada a cabo da forma que os países ocidentais impuseram. Agora, temos de lidar com as consequências”, denunciou, para acrescentar que “acabar com as armas em África é um imperativo e não podemos desistir”.

By Mr. Carlos LOPES, nosso ilustre compatriota e Manjaco de Canchungo, co-cidadão do Engenheiro Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC, que continua a sua trajetória de terra queimada na Pátria de Amílcar Lopes Cabral, em que não deixa migalhas, mesmo aos amigos que pululam ao seu redor, na mesa dos abutres do PAIGC, que delapidaram o Pais durante 46 anos de morte, sangue e sofrimento e martírio.

Levamos a cabo umas eleições consideradas exemplares em Africa, em que, devido ao nosso sistema eleitoral, qualquer fraude é mínima. O Legislador, em 1994, limitou o poder de intervenção do STJ, prevendo querelas infindáveis e estéreis como agora. O Legislador concentrou todo o mecanismo de organização, gestão e validação de todo o processo eleitoral na Comissão Nacional de Eleições (CNE). Ao STJ não foi reservado poder algum de impugnação ou anulação

Se quisermos manter a unicidade da Guiné-Bissau, vamos continuar a viver com esta Lei Eleitoral, que já resistiu ao teste do tempo, reiteradas vezes, não obstante as inúmeras investidas do PAIGC, quando as coisas lhe são desfavoráveis.

Ora, não obstante o nosso Continente estar a ribalta mundial pelas piores razões, este Engenheiro da cidade de Odessa, na Ucrânia, continua a insistir que “tudo isto aqui na Guine é meu”. Ou o DSP ou então a Guine desaparece do Mapa Mundi.

Que tamanha arrogância e falta gritante de um Senso Comum. O Senso Comum é o que estabelece a fronteira entre o cidadão comum e o cidadão politico: a barreira fatídica do senso comum.
O DSP perdeu qualquer noção de Estado e de Estadista. Trata a Guine como o quintal da família Pereira.

Foram doze candidatos declarados e aprovados pelo STJ. Doze concorrentes, sendo que dois chegam a reta final. Um, o General Umaro Sissoco Embalo, sai como vencedor folgado destas eleições presidências, organizadas e financiadas pela comunidade das Nações Unidas de que a Guine faz parte. 

Finalmente e sem cara de vergonha, o DSP do PAIGC continua a semear o caos e a desordem por todo o lado, com desinformações, inuendos e mentiras de mau gosto, na vã tentativa de ganhar tempo para continuar a delapidar o tesouro publico guineense na próxima campanha da castanha de caju que se avizinha. 

A tática de ganhar tempo para amealhar e transferir para Barcelona, Espanha, onde tem conta de poupança, os parcos milhões que vão sendo roubados através dos nossos comerciantes da castanha de caju. Pois, os milhões que recebeu dos amigos do PAIGC pelo mundo fora, para estas eleições presidenciais, estes já estão depositados em Espanha, por isso ele o DSP perdeu estas eleições, porque desviou toda esta oferta para a sua conta pessoal e quer continuar a desviar, agora que já neutralizou o JOMAV que o incomodava. 

Funciona agora com um Governo fantoche do Aristides Gomes, o Pablo Escobar do PAIGC, chefe de um Governo demitido, legalmente, e que não existe porque ilegal, sem a fiscalização de uma ANP amordaçada e submetida, dirigida por um individuo com um problema serio de identidade étnica, ética e cultural, com o serio risco de levar a Guiné-Bissau ao abismo anunciado do Estado Falhado, dirigido pelo narcotráfico, com riscos do aparecimento de mais BOKO HARAMS, e outra frentes de libertação nacionais que proliferam na Líbia e um pouco pela Africa. 

Enfim, uma guerra inter-étnica fratricida, onde 80% dos Muçulmanos vão para uma investida contra 15% de Animistas, o que pode adiar a curto prazo e, no longo prazo, inviabilizar o Estado da Guiné-Bissau tal como o conhecemos neste momento, devido a ganãncia e falta de escrúpulos de um punhado de políticos superambiciosos e desnorteados do PAIGC.

O Bokom Haram não apareceu ao acaso, na Nigéria. Foi o produto de uma política deliberada de longos de intolerância com relação a maioria muçulmana do norte da Nigéria, o que numa primeira fase, levou a que a alternância do poder entre o norte Muçulmano e o Sul Animista-Cristão, fosse inscrito na Constituição da Republica Federal. O resultado da intolerância política e opressão contra outras franjas étnicas da população. Alguns políticos guineenses do PAIGC com o aventureiro DSP á cabeça, estão a ensaiar as ementas que fizeram desagregar outros países.

A ver vamos…porque todo o mundo reconhece que o DSP foi derrotado, escrupulosamente, nestas eleições democráticas, e o empossamento do presidente vencedor seria o único caminho para a salvação da Guiné-Bissau.

Ao DSP, ou aguarda mais cinco anos, ou então que se candidate as próximas eleições presidenciais da Republica Portuguesa, seguramente, contra o Marcelo Rebelo de Sousa, uma vez que detém, também, a nacionalidade portuguesa, há cerca de três anos, que em principio e conforme ordena a Lei Eleitoral da Guiné-Bissau, deveria ter declarado ao STJ da Guiné-Bissau, aquando da apresentação da sua candidatura ao STJ. Nesta altura, o STJ poderia ordenar a suspensão da nacionalidade portuguesa do candidato. Mas, fraudulentamente, como aliás nos habituou na Republica das Bananas da Guiné-Bissau o líder infantil do PAIGC, recebe ainda a bênção de mais um pedido de impugnação. O primeiro foi indeferido porque a Causa não Tem Mérito. 
Coisas nossas e bem nossas parafraseando o malogrado amigo meu Jorge Ampa.

Por Anaximandro Anaxímenes

Fonte: dokainternacionaldenunciante

Umaro Sissoco Embalo, Presidente eleito! - Saudações ao Presidente Dennis Sassou Nguessou de Congo Brazaville.





08 de Fevereiro 2020
Walter Félix Da Costa

DEMISSIONÁRIA vs EX

A Suzi Barbosa não é "EX-MINISTRA", mas sim, "MINISTRA DEMISSIONÁRIA".

Ministra Demissionária é a pessoa que pediu demissão, todavia ainda se encontra no cargo esperando Decreto.

A Suzi não foi nomeada por um despacho, sendo assim, ela não pode ser demitida por ele (despacho). Pedido de demissão é tipo pedido de divórcio, não basta o pedido.

Enquanto a Suzi não for demitida por um DECRETO PRESIDENCIAL, administrativamente (obrigatoriamente), continua no cargo até a sua substituição. A partir daí passará a ser considerada EX-MINISTRA.

Obs.: mesmo demitida por decreto, a sua saída não é imediata. Ela continua no cargo até a sua substituição legal.

No caso da Suzi, é compreensível tanta fúria, mas é assim que funciona!




By Ciro Batchicann

JOSÉ MÁRIO VAZ, ÉS ENORME!

Pequeno no tamanho, mas enorme no sentido patriótico, assim é o Dr. José Mário Vaz.

Durante o seu mandato presidencial, contra tudo e contra todos, optou por abandonar o conforto de uma aliança poderosa com o partido que controlava a sociedade guineense e que o apoiou nas eleições presidenciais, para colocar-se do lado dos interesses pátrios, contra os interesses de um grupo de pessoas nacionais e estrangeiras... Com isso, ganhou um processo de diabolização da sua imagem pessoal e algum sofrimento familiar, quer a nível interno como externo, inclusive com tentativas de humilhação pública! Mas, como um patriota determinado em defender os interesses da sua pátria, manteve-se firme e, na maior parte do percurso, com escassos apoios e alguns deles de ocasiões e interesses pontuais...

Nesse processo de diabolização da sua imagem, quiseram colar-lhe o rótulo de ditador! Até encomendaram a intervenção de um verdadeiro ditador e assassino estrangeiro, que veio insinuar que existia o risco de Jomav perder as eleições e tentar manter-se no poder pela via da intervenção militar! Como se fosse uma oportunidade para que desse uma lição ao mundo, Jomav perdeu as eleições e, em vez de se agarrar ao poder, demonstrou a felicidade de ser o primeiro Presidente da República da Guiné-Bissau a chegar ao fim do seu mandato e a alegria de ser o primeiro Presidente da República a passar a faixa presidencial ao seu sucessor!

Foi impedido de estar presente na Assembleia Geral das Nações Unidas, em que pretendia estar para elevar o nível da representatividade do Estado guineense... Hoje, o ENORME JOMAV, deu um “estalo de luvas brancas” a todos os que lhe chamaram de ditador e cedeu a sua presença na Cimeira da UA, tudo em nome de ganhos democráticos para a sua pátria...!

Pode ter tido algumas falhas nalgumas opções como Presidente da República, mas nunca arrependerei de o ter apoiado nesse percurso! E hoje, demonstrou-me que nunca enganei sobre o seu sentido patriótico...

Esta vitória do povo guineense também é seu, também é nosso. As vezes é preciso perder uma batalha para ganhar a guerra.

Obrigado Presi, por mais essa lição de grandeza de espírito democrático e patriótico...

Por Jorge Herbert

UM ALTO DIRIGENTE PORTUGUIS FALAN KUMA É DISISTI DJA SOBRE SISSOCO. É PENSA SISSOCO I 10 PECADUR. KUMA É KA CONSIGUI KEMAL INTERNACIONALMENTE KILA MAS SÉ PEDALADA I MAS TAMBI RITMO DE GUINÉ . PÁ GUINTIS SUFRI YAGU MAS FARINHA.



A MINISTRA CESSANTE DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS DRA. SUZI CARLA BARBOSA CREDENCIADA AO MAIS ALTO NIVEL PARA REPRESENTAR O PAÍS NA CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA. 
A expoente maxima da nossa Diplomacia, Patrióta Coerente e Consequente.


Nô Adversários perdi na tudo frente: UA, CEDEAO, ONU, Urnas, CNE, STJ, MP, PJ, na sociedade em geral.
Jomav Tem Poderes de Estado, si uka fia punta Suzi.

Fonte: Braima Bangura 

Para os que alegam do Artigo 12!

Por Walter Félix Da Costa 

Gervasio Silva Lopes; substituição ou ausência ika pedido de demissão.

Substituição pabia de ausência: alguim sta em função mas e na bai serviço fora pa alguns dias.... De acordo qui lei, e tá indica alguim pa I seguraral cargo...

Impedimento: alguim tene problema na Justiça, lei impedil sta na função ou exerce temporária se função...

Demissão: alguim tira si cabeça ou e tirado.

Pedido de Demissão: alguim misti pa alguim qui pul pa I tiral, pabia de certos kussas., mas e na sta na função inda si ika tirado.

És termos ika djunto...

Wuhan. Vídeo polémico mostra residentes a serem levados pelas autoridades

As pessoas que estão a ser obrigadas a sair das suas casas são alegadamente cidadãos suspeitos de estarem infetados com coronavírus.


Um vídeo que mostra residentes em Wuhan, na China, a serem forçados a abandonarem as suas casas pelas autoridades está provocar uma onda de indignação nas redes sociais.

De acordo com o Daily Mail, as pessoas que estão a ser obrigadas a sair das suas casas são cidadãos suspeitos de estarem infetados com coronavírus. 


Estas pessoas estão a ser alegadamente transportadas para campus criados para quem sofre desta epidemia. 

Nas imagens é possível ver-se agentes das autoridades com máscaras e fatos especiais a dirigirem-se a casa de um grupo de pessoas e a levarem os residentes pelos braços contra a sua vontade.

O número de mortos provocado pelo surto do novo coronavírus na China aumentou hoje para 722, anunciou a Comissão Nacional de Saúde chinesa, que registou um aumento de novos casos superior ao que se vinha verificando nos últimos dias. Este último balanço adianta ainda que contam-se mais 3.399 casos, enquanto na sexta-feira tinha havido 3.143 novas infeções, ao cabo de vários dias em que o número de novos casos tinha vindo a descer.

NAOM

Após assessor do Conselho de Segurança, destituído embaixador na UE

O Presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu hoje um segundo membro do seu governo, que testemunhou contra ele no processo para a sua destituição, que decorreu no Congresso norte-americano, noticiaram vários meios dos EUA.


"Informaram-me hoje que o presidente ia chamar-me, com efeito imediato, enquanto embaixador norte-americano junto da União Europeia", indicou Gordon Sondland, em comunicado, citado, entre outros, pelo New York Times.

Antes, ficara-se a saber que o tenente-coronel Alexander Vindman, assessor do Conselho de Segurança Nacional, tinha sido destituído do cargo e escoltado para fora da Casa Branca.

NAOM

Guiné Bissau, Bem Representado!

A Ministra dos Negócios Estrangeiros Da Cooperação Internacional e das Comunidades, Dra. Suzi Carla Barbosa, portadora de Plenos Poderes Concedido Pelo Presidente da República da Guiné-Bissau José Mário Vaz, à cimeira em Addis abeba.


08 de Fevereiro 2020
Walter Félix Da Costa

PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALO RECEBIDO NO AEROPORTO DE ADIS ABEBA COM HONRAS DE CHEFE DE ESTADO

CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DO GOVERNO DA UNIÃO AFRICANA REUNE-SE EM ADIS-ABEBA.










Fonte: Califa Soares Cassama /Walter Félix Da Costa

UNIÃO AFRICANA - África em peso na cimeira continental

Sede da União Africana em Addis Abeba, capital da Etiópia.
RFI/Paulina Zidi Texto por:Miguel Martins

São cerca de 40 os chefes de Estado e de governo dos 55 países da União Africana (UA) a marcarem presença na cimeira da organização que arranca este domingo em Addis Abeba. Todos os presidentes lusófonos deveriam estar presentes, com excepção de São Tomé e Príncipe que se faz representar por Elsa Pinto, a sua chefe da diplomacia. Pesam ainda incertezas quanto ao chefe da delegação da Guiné-Bissau.

O Secretário-geral da ONU, o antigo primeiro-ministro português António Guterrres, é um dos oradores da sessão de abertura.

Um evento que conta também com a presença do presidente da Autoridade palestiniana, Mahmud Abbas que deve granjear o apoio dos africanos na rejeição do recente plano do presidente americano Donald Trump para o Médio Oriente.

Este fórum versa sobre o silenciar das armas como forma de garantir o desenvolvimento do continente.

No entanto 17 países africanos debatem-se actualmente com conflitos, um número que triplicou, segundo a ONU, nos últimos 15 anos.

Todos os chefes de Estado lusófonos deveriam estar presentes em Addis Abeba, à excepção de São Tomé e Príncipe, pelo que uma reunião dos estadistas dos chamados PALOP, países africanos de língua oficial portuguesa, deve ocorrer à margem da cimeira panafricana.

Tanto mais que a situação pós eleitoral na Guiné-Bissau será também alvo, neste domingo, de uma cimeira extraordinária dos presidentes da CEDEAO, Comunidade económica dos Estados da África ocidental.

Um evento que deve, pois, incluir obviamente o líder cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, e também o chefe de Estado cessante guineense, José Mário Vaz.

Este entretanto acabou por cancelar a sua vinda tendo dado plenos poderes a Suzi Barbosa, chefe da diplomacia, que se tinha demitido a 24 de Janeiro passado por motivos pessoais e políticos.

Ruth Monteiro, ministra da justiça, tinha sido posteriormente designada também responsável pela diplomacia guineense.


Também Umaro Sissoco Embaló, declarado vencedor do escrutínio guineense pela Comissão nacional de eleições, marca presença na capital etíope.

Não obstante o recurso do suposto candidato derrotado do PAIGC, Domingos Simões Pereira, o candidato do MADEM-G15 garante tomar posse no dia 27, mesmo que isso implique prescindir para o efeito do presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

Os conflitos na Líbia, Sudão do Sul e Sahel são tantos outros focos de interesse desta cimeira onde o egípcio Abdel Fattah al-Sissi deve ceder a presidência da UA ao sul-africano Cyril Ramaphosa.

RFI

Leopold Sedar Domingos was live


Leopold Sedar Domingos

Protocolo A/SP1/12/01 sobre a Democracia e Boa Governança ...

“Tratado” significa o Tratado Revisto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) assinado em Cotonou a ...


No Capítulo 1
Art.1
linha a falau da separação dos poderes: O Executivo, Legislativo e Judicial.

Capítulo II
artigo 9
O Partido e /ou o Candidato que perder as eleições deverá assumir a derrota relativamente ao partido e/ou o candidato que seja finalmente declarado vencedor, seguido as orientação e dentro do prazo limite estipulado pela lei.





By: Omar Buli Camará 

EXCESSO OU REALISMO?

Por: mago yanick aerton
Fonte: Aires Salla

A declaração do Presidente-eleito General Umaro Sissoco Embalo, ontem a noite no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, após um périplo de duas semanas, suscitou várias reacções, umas a enaltecer a sua coragem política de pôr o dedo na ferida, e outras a condenar, entendendo que exagerou e que as suas novas responsabilidades exigem dele maior ponderação.

O tom duro do Presidente-eleito, que muitos consideraram de exagerado, foi em reacção às manobras dilatórias do PAIGC e do seu candidato, bem como a CEDEAO que não está a assumir as suas responsabilidades, uma vez que tem em mãos todos os elementos para pôr termo a instabilidade que o país vem conhecendo nos últimos anos, obrigando aos órgãos competentes a empossar o presidente democraticamente eleito, numas eleições em que os responsáveis do PAIGC, partido no poder, que organizaram as o pleito, tentaram a todo o custo corromper o presidente da CNE (áudio da ministra Maria Odete Semedo).

O Governo liderado pelo primeiro-ministro Aristides Gomes, tem todo o interesse em que este status quo se mantenha para continuar a adiar o país, enquanto as roubalheiras e a ma governação continuam, de forma pávida e serena, uma vez que ninguém será responsabilizado criminalmente pela delapidação do erário público, devido a impunidade reinante.

Urge a posse do Presidente-eleito, General Umaro Siissoco Embalo, para que o país reencontre o seu rumo e seja atractivo ao investimento estrangeiro, condição indispensável ao desenvolvimento e ao bem-estar das populações.

Quando se lida com gente que só conhece a linguagem da violência, não podemos esperar outra coisa que não seja a reciprocidade, sobretudo se o que está em causa é o futuro de toda uma juventude, a maioria da população Guineense.

Estamos a assistir a um ensaio que a partida se pode considerar como nado-morto, porque o presidente-eleito não é o cessante, que durante os cinco anos do seu mandato permitiu a banalização do exercício do cargo do mais alto magistrado da nação.

Se o que se está a passar estes dias se transferir para o hemiciclo, vamos correr o risco de ter eleições antecipadas, porque a tolerância será “ZERO”. O parlamento jamais será bloqueado, como aconteceu na legislatura anterior, tendo impactado negativamente na vida de cada Guineense.

Perante esta chantagem, o Presidente-eleito que se considera Presidente de Concórdia Nacional, vai ter dificuldades de coabitar com um governo que lhe é hostil antes mesmo de ser investido ao cargo. Daí a razão por que será obrigado ao seguinte, caso queira imprimir uma nova dinâmica que corresponda aos anseios do povo:

Demitir imediatamente o Primeiro-ministro Aristides gomes, auditar a sua governação e obrigá-lo a responder pela sua ma governação, caracterizada pelo sofrimento, sobretudo dos professores e dos técnicos de saúde;

Solicitar ao PAIGC a proposta de nomeação ao cargo de Primeiro-ministro, na qualidade de partido que ganhou as eleições legislativas, ainda que com uma maioria relativa, desde que possa garantir a estabilidade parlamentar e governativa;

Na impossibilidade do PAIGC garantir a estabilidade parlamentar e governativa, solicitar ao segundo partido no Parlamento, o MADEM G15, para apresentar a proposta alternativa, desde que também possa garantir a estabilidade parlamentar e governativa;

Nunca aventurar-se na formação de um governo que viole a Constituição da República, e procurar promover um diálogo nacional susceptível de dar outro fôlego ao país, através de acções governativas proactivas que possam mudar a imagem da Guiné-Bissau num tempo record;

Se até ao dia 27 de Fevereiro de 2020 não se mexer uma palha, vamos ter a repetição do cenário Ivoiriense, porque o povo não vai admitir que o seu voto seja pura e simplesmente ignorado.

Se a ANP se recusar a empossar o presidente-eleito, o mesmo será empossado de qualquer modo. E se na sequência disso, o PAIGC decidir também empossar o seu candidato que foi derrotado nas urnas, aí vamos ver se a comunidade internacional não vai assumir as suas responsabilidades, como aconteceu entre o Gbagbo Laurent e Alassane Dramane Ouattara.

Só que sinto muita pena, porque o radicalismo e a falta de realismo do Engª. Domingos Simões Pereira, influenciado pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes e demais membros da sua entourage, vai levá-lo à desgraça e ao descrédito interna e externamente, perdendo o pouco que lhe faltava de respeito e consideração.

Todos sabem qual o papel de uma corte suprema em democracia. Mas podemos confiar nesta nossa corte, embora se reconheça que não temos outra e nem podemos inventa-la?

Somos todos legalistas e não há ninguém que esteja acima da lei, mas isso quando temos instituições cujos integrantes pugnem pela verdade e julgam de acordo com a lei e a sua consciência.

Temos um STJ que funciona com base em dois pesos e duas medidas, quando devia ser cega, surda e muda para melhor julgar.

Esperemos pela decisão do STJ para vermos se de facto a justiça Guineense é aquela em que todos nos devemos confiar, porque o recurso interposto pelo PAIGC e o seu candidato simplesmente indeferido “in limine”, porque nada do que se reclama é sustentado com provas materiais, além de ser extemporâneo.

E melhor não duvidar STJ!
PEACE AND LOVE!