25 de outubro de 2021

RCA: Militares portugueses distinguidos pela ONU

© Lusa

Por LUSA   25/10/21 

Os militares da 9.ª Força Nacional Destacada na missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (RCA), Minusca, foram distinguidos no sábado pelo seu desempenho na missão da ONU nos últimos seis meses, anunciaram hoje as Forças Armadas portuguesas.

Os militares que integram a 9.ª Força Nacional Destacada integrados na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (Minusca), constituída maioritariamente por paraquedistas, receberam a medalha das Nações Unidas numa cerimónia que decorreu no Campo M'Poko, na capital, Bangui, segundo um comunicado emitido pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

A cerimónia contou com a presença da adjunta do representante especial do secretário-geral da ONU, Lizabeth Cullity, e do comandante da força militar da Minusca, o tenente-general Daniel Sidiki Traoré.

Presentes, estiveram ainda os comandantes das diferentes missões da União Europeia na RCA e de outras forças que integram a Minusca em Bangui.

A "dedicação, espírito de sacrifício e profissionalismo" da 9.ª Força Nacional Destacada foi salientada por Cullity durante o seu discurso, que desejou ainda um "bom regresso a território nacional", de acordo com a nota do EMGFA.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então presidente, François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

O atual contingente português é composto por 180 militares, a maioria do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português. A força será brevemente rendida pela 10.ª Força Nacional Destacada, "constituída maioritariamente por tropas especiais comandos".

Mali ordena expulsão de diplomata da CEDEAO Hamidou Boly

© iStock

Notícias ao Minuto  25/10/21 

O representante especial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) Hamidou Boly foi declarado pelo Mali como 'persona non grata' por "ações incompatíveis" com o seu estatuto, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). 

"O Governo da República do Mali decidiu declarar o representante especial da CEDEAO no Mali 'persona non grata', tendo em conta as suas ações incompatíveis com o seu estatuto", segundo a decisão do MNE, divulgada pelo Office de Radiodiffusion-Télévision du Mali (ORTM).

O diplomata do Burkina Faso "tem 72 horas para deixar" o país, declarou o MNE, acrescentando que decisão lhe foi notificada pela manhã. 

As declarações não detalham os motivos da expulsão do diplomata. 

Esta decisão de expulsão vem "após vários avisos dirigidos à pessoa em questão através da sua hierarquia". 

O anúncio do Governo do Mali surge num contexto diplomático delicado, uma vez que o país teve recentemente dois golpes de Estado (um em agosto de 2020 e outro em maio de 2021) e surgem críticas internacionais, nomeadamente da CEDEAO, ao adiamento de eleições presidenciais e legislativas no país, que iriam permitir o regresso de um Governo civil. 

O Presidente do Gana Nana Akufo-Addo, também atual presidente da conferência dos chefes de Estado da CEDEAO, em visita ao Mali em 17 de outubro, entregou uma "mensagem firme" à junta no poder sobre a realização de eleições em fevereiro, disse à agência France-Presse um membro da sua delegação.

Recenseamento populacional: UNFPA Oferece equipamentos informaticos e viaturas ao escritório central

Por: Ussumane Baldé  capgb.com

O governo da Guiné-Bissau pretende recensear a população em 2023, as revelações e do ministro da economia,plano e de integração regional, Vítor Mandinga, esta segunda feira 25-10-2021, durante a inauguração do escritório central de recenseamento nacional em antula Bissau e ainda agradeceu o fundo das nações unidas para população ( UNFPA) pelos apoios doados para facilitar trabalho dos técnicos e funcionários.

“Como sabemos a cada dez anos governo faz recenseamento da população,algo que não acontecia nos últimos tempos,ou seja,devia ser feito em 2019, mas,com todo atraso esperamos ter número certo da população até 2023”, salientou o ministro.

Mandinga, ainda agradeceu gesto de fundo das nações unidas para população (UNFPA) pelos matériais doados para os trabalhos.

O representante residente do UNFPA no país,Cheik Fall, Realçou que este tipo de recenseamento é um exercício que a comunidade internacional exige dos estados e lembra que nunca se traça políticas de desenvolvimentos sem conhecer a população seu número e composição e o que aspira. E por fim, promoteu acompanhar os resultados que serão obtidos em 2023.

Fundo das nações unidas para população (UNFPA) ofereceu ao governo duas viaturas e materiais informáticos para processo de recenseamento da população.

É de lembrar que o último recenseamento realizado pelo estado guineense aconteceu em 2009 e devia ser feito em 2019 mas devido constante instabilidade no paísnao foi feito desta vez tudo indica vai ser agora se vai realizar.

Lançamento oficial da campanha de vacinação em massa contra COVID-19.

A candidatura do Lesmes Monteiro ao Secretário Geral da JAAC fala à imprensa.

Dionísio Cumba lamenta o comportamento dos profissionais da saúde

RTB  25/10/2021 

O ministro da Saúde Pública Dionísio Cumba confirmou hoje o abandono dos técnicos de saúde ao serviço do Hospital Nacional Simão Mendes, numa entrevista à imprensa, à margem do lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19. Dionísio Cumba lamentou o comportamento dos profissionais da saúde.

Perante o fato, o Ministro disse que o governo está a trabalhar com vista instaurar processos disciplinares.


Lançamento oficial da campanha de vacinação em massa contra COVID-19.

RÁDIO SOL MANSI AMEAÇA INTENTAR UMA QUEIXA CONTRA FFGB JUNTO Á FIFA PELA AGRESSÃO AO SEU JORNALISTA

Radiosolmansi.net

A Rádio Sol Mansi repudia com veemência a agressão ao seu jornalista desportivo e ameaça intentar uma queixa na FIFA e CAF caso o ato do género volte a acontecer.

Em carta dirigida ao presidente da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, a Direção da Rádio Sol Mansi, Emissora Católica da Guiné-Bissau, condenou com veemência a agressão a que foi alvo o seu jornalista, Idjé da Costa, por parte do Fortunato Cardoso, vulgo Bodjam no passado dia 21 do corrente em plena conferencia de imprensa nas instalações da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, realizada por esta entidade que gere o futebol nacional, e para a qual foram convidados os órgãos de Comunicação Social.

O desconforto provocado por algumas questões colocadas pela vítima ao Presidente da FFGB deve ter sido motivo da agressão.

De acordo com a nota da Rádio Sol Mansi, assinado pelo seus diretor Casimiro Jorge Cajucam com a data de 25 de outubro de 2021, salienta que tem a sua própria linha editorial, em virtude da sua natureza, de rádio propriedade duma entidade religiosa, e a isenção, objectividade e imparcialidade dos seus profissionais são as palavras de ordem prevalecentes nesta estação emissora e que têm caracterizado a sua postura no panorama de comunicação social do nosso país, não significando, porém, que nenhum profissional seu não possa desviar-se, adotando atitudes impróprias, o que, todavia, não foi o caso na situação em apreço. Aliás, mesmo que se admita que o jornalista desportivo Idje da Costa tenha colocado questões que, no entender do seu agressor, não devia colocar, este não tinha direito de o agredir.

Segundo o documento enviado esta manhã a instituição gestora do futebol no país, a Rádio Sol Mansi recorda que, o desporto, desde antiguidade, incluindo a antiguidade do nosso povo, é símbolo da paz e de alegria, e o futebol é algo em torno do qual os guineenses se unem mais, pelo que, a postura da FFGB e dos seus dirigentes jamais deveria contemplar alguma dose de violência, sobretudo contra os profissionais da comunicação social, que são aqueles que levam os acontecimentos desportivos para junto do público, e logo, parceiros da Federação em primeira linha.

Na mesma reacção a Rádio Sol Mansi exorta à Federação de Futebol da Guiné-Bissau para tudo fazer que as situações do género não voltem a acontecer sob pena de avançar com uma participação junto das entidades internacionais que gerem o futebol, nomeadamente o Comité de Ética da FIFA e da CAF.

POR: Ussumane Mané

Última hora: OS DOIS LÍDERES SINDICAIS DETIDOS NA SEXTA-FEIRA, JÁ FORAM LIBERTADOS.

Os dois líderes sindicais do setor da saúde detidos na passada sexta-feira foram libertados. RTPA REPORTER 👇

Fonte: Radio Bantaba

CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO

Convocada por imperativos de urgência, reuniu-se hoje o Conselho de Ministros em reunião extraordinária, findo os trabalhos, o Governo decreta entre outros : 

-  Reconhecer a necessidade de lançar à mão a requisição civil para assegurar o normal funcionamento dos Hospitais e Centros de Saúde, na vertente dos serviços essenciais à nossa população, com efeitos até 31 de Dezembro do corrente ano.

Descobre as restantes medidas anunciadas pelo Executivo Guineense após a reunião extraordinária do Coletivo Governamental.

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Por de trás de todo homem bem sucedido existe uma mulher que não soube esperar ...Sumayla DA Sylva Sany

Por Sumayla DA Sylva Sany

Por de trás de todo homem bem sucedido existe uma mulher que não soube esperar. 

Existe uma mulher que lhe abandonou por falta de condições e existe uma mulher que não acreditou nele. 

Existe uma mulher que se deixou enganar por bens matérias, existe uma mulher que preferiu ouvir a boca dos outros e existe uma mulher que só deveria ter esperado mais um pouco. 

Nunca abandone alguém por falta de condições, abandone se estiver a faltar amor. 

Nunca abandone alguém por não conseguir te dar nada, abandone se não estiver a te dar atenção e nunca abandone alguém por não conseguir satisfazer os seus caprichos, a abandone se não estiver a te fazer feliz. 

Todo sofrimento acaba algum dia. Saiba esperar.👍🤙

GOVERNO AVANÇA PARA REQUISIÇÃO CIVIL PARA ATENDER PACIENTES NOS HOSPITAIS PÚBLICOS

odemocratagb.com

O governo pretende avançar com a requisição civil “para minimizar o sofrimento dos pacientes” nos hospitais públicos da Guiné-Bissau.

Desde a detenção, na sexta-feira, 22 de outubro de 2021, dos dois líderes sindicais do setor de Saúde, os hospitais e centros de saúde do país, incluindo o Hospital Nacional Simão Mendes, estão fechados em solidariedade para com os detidos: Yoio João Correia e João Domingos da Silva.

O Democrata constatou que os doentes internados estão a abandonar os hospitais públicos. O facto levou a que o Hospital Militar e as clínicas estejam sobrelotados. No Hospital Militar, vê-se os doentes a tomarem soro nos corredores e não há camas suficientes para o internamento.

Uma fonte sindical disse a O Democrata que o Ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba, pretende reunir-se hoje com os estudantes do 3° ano do curso de enfermagem superior da Universidade Jean Piaget, da Escola Nacional de Saúde e os de 4° e 5° ano da Faculdade de Medicina com o objetivo de contratá-los para assegurar os serviços mínimos nos hospitais e centros de saúde do país.

“A Guiné- Bissau conta com nove (9) áreas sanitárias. Certo é que estes estudantes não vão conseguir fazer a cobertura nacional. Talvez consigam fazer os serviços mínimos no hospital Simão Mendes. As vigílias que estamos a fazer, a nível nacional, é para exigir a libertação incondicional dos nossos líderes, porque não cometeram nenhum crime” disse o confidente, afirmando que a luta para a dignificação da classe vai continuar “quer caia chuva ou pedra, até que sejam melhoradas as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.

“Aliás, o atual ministro da saúde, Dionísio Cumba, em 2019, enquanto médico, tinha reconhecido que os profissionais da saúde trabalham sem mínimas condições. Hoje, devia ser ele, a trabalhar para mudar essa realidade constatada há dois anos, mas está a fazer o contrário. Ele agora pretende recorrer aos estudantes que não terminaram o curso para irem fazer prática nos pacientes. Isso dói para quem alega ser médico” concluiu o confidente.

Há quase 10 meses que a função pública está em sucessivas greves. Depois da detenção dos líderes sindicais do sector de saúde, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné disse que “por agora não há condições para negociar com o governo, enquanto os sindicalistas se mantiverem presos nas celas da polícia judiciária”.

Por: Tiago Seide