28 de outubro de 2020

Atenção! Governo

Fonte: Malam Mendes

Atenção! Governo

N pensa cuma JUSTIÇA SOCIAL cu EQÜIDADE e valores importantíssimos pa CULTIVA e pa PRESERVA na sociedade pa no pude avança pa desenvolvimento cu nó miste.  

E de nó conhecimento de cuma BLOQUIA SALÁRIO  de um tarbadjadur não só bu sta na VIOLA  se DIREITOS? Mas  também  bu sta na comite um CRIME  ao mesmo tempo.

Porque na nim um parte de mundo entidade patronal dado dereito de bloquia salario de se funcionário. 

E Ora cu nó dicide tudji alguim se salário e significa automaticamente no miste pa se duno bai MURRI. 

Porque cuma que um funcionário público pude vive sem salário? 

Pabia de quila no fala e um ato CRIMINOSO.

E pa quil cu no sibe, se um tarbadjadur falta tarbadju pa um ou outro motivo sem justificativa ou ibai greve? 

Entidade patronal item somente cu DESCONTA SE SALÁRIO durante dias que auseta tarbadju, mas não pa BLOQUIA se salário na totalidade a não ser i falta 30 dias  consecutivo. 

Obs: Tudo quil cu bu ca miste pa alguim fasiu? 

Ca bu facil a utro!

Portanto, UDJO DE LUPA na pide governo de Eng. Nuno Gomes Nabiam atavez de Ministro das finanças ( Aladje Mamadu Fadia), pa e libera salário tanto de funcionários de se ploro e de mais utros instituições que eventualmente é tene salário bloquiado pabia de greve,  em nome da paz social e de Boa Governação.

Bo disconta dias cu é falta e bo paga resto cu sobra de se ordenado.

Respeitosamente: Malam Mendes

"UDJO DE LUPA" ao serviço da Nação, advogado do povo,  por excelência! 

Somos FORTE, porque acreditamos e sustentamos  ideias FORTES.

Estados Unidos opõem-se à escolha de nigeriana para liderar OMC

© Lusa
Por Noticiasaominuto.com

Os Estados Unidos bloquearam hoje o consenso necessário para designar a ex-ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala como diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Okonjo-Iweala foi proposta para assumir a liderança da OMC após terem terminado as consultas entre os 164 Estados-membros e de ter sido a candidata com mais apoios, quando disputava o cargo com a ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee.

"Uma delegação não apoiou a candidatura de Okonjo-Iweala e disse que vai continuar a apoiar a candidata da Coreia do Sul. Essa delegação foi a dos Estados Unidos", anunciou o porta-voz da OMC, Keith Rockwell.

Após este bloqueio está previsto que todos os países membros se reúnam novamente no dia 09 de novembro para tomar uma decisão.

O resultado das eleições presidenciais de 03 de novembro nos Estados Unidos poderá ser determinante para este processo.

Observadores consideram que se Donald Trump for reeleito, a OMC vai entrar num período ainda mais crítico, sendo difícil prever quando estará terminado o processo de escolha do novo diretor-geral. Se houver uma mudança de liderança na Casa Branca, a nova administração entra em funções só em finais de janeiro.

A única saída seria uma votação, mas os países querem evitar essa opção.

"A grande preferência dos países é decidir por consenso e até 09 de novembro haverá consultas nesse sentido", explicou Rockwell.

A escolha do novo líder da OMC ocorre após a saída do brasileiro Roberto Azevedo, que deixou o cargo em finais de agosto, um ano antes de terminar o seu mandato, tendo sido anunciado depois que iria ocupar um cargo de dirigente numa multinacional.

O diplomata brasileiro deixou a liderança da OMC num momento crítico da organização por causa do bloqueio do seu principal mecanismo de resolução de conflitos, paralisado desde dezembro devido à recusa dos Estados Unidos em designar novos juízes.

Os Estados Unidos pedem uma reforma da organização e já ameaçaram mesmo deixá-la

BREAKING: Okonjo-Iweala Emerges World Trade Organisation's Director General


Nigeria’s former Finance Minister, Dr Ngozi Okonji-Iweala has emerged the new Director General of the World Trade Organisation.

According to sources from the European Union, she emerged victorious in the contest over her South Korean rival Ms Yoo Myung-hee, by a wide margin.

Okonjo-Iweala’s victory is expected to be announced formally by the WTO later today.

Details later.....

Native Reporters

Declarações do ministro senegalês para levar a sério


Fonte: Capitalnews.gw  outubro 28, 2020

Ministro da Economia do Senegal admite Acordo entre os Presidentes da Guiné-Bisasau e do Senegal para investigação petrolífera.

O ministro da Economia do Senegal admitiu, no final da sua visita de trabalho a Bissau (21.10), a exsistência de um Acordo de exploração petrolífera assinado entre os Chefes de Estado dos dois países. Em declarações à imprensa depois de um encontro com o presidente guineense, Amadou Hott, que citava às áreas de cooperação entre os dois países, revelou que, recentemente, os Ministérios assinaram dezenas de Acordos, mas os Chefes de Estado, neste caso Macky Sall e Umaro Sissoco Embaló também assinaram.

A corresponder a verdade às declarações do ministro, significa que, o Acordo polémico acontece no momento em que o dossier de exploração petrolífera entre os dois países se encontra a aguardar os pareceres de algumas instituições do país, principalmente da Assembleia Nacional Popular (ANP), que deverá aprovar ou recusar a proposta entregue pelo Governo.

Nas suas declarações depois da visita de cortesia ao Presidente da Repíública da Guiné-Bissau, o governante senegalês disse que estava a frente de uma delegação sob a instrução dos dois chefes de Estado para fazer troca de impressões com o ministro guineense da economia, Víctor Mandinga, sobre diferentes dossiers de cooperação, tendo em vista as relações de cooperação e de fraternmuidade que unem os dois povos, no ambito da coperação e “boa vizinhança”.

Sobre a reforma da administração pública, disse ser importante para os dois países em geral que tenham uma boa administração que, os efectivos respeitem algumas normas de convergência, pelo que é bom que cada um saiba como reformar e como podem apoiar o pessoal da administração para melhorar o nível e como assegurarar que as receitas do Estado sejam investidas em áreas rentáveis.

Sobre todas essas reformas, Amadou Hott garantiu que as mesmas serão apoiadas pelo Banco mundial, o Banco Africano para o desenvolvuimento (BAD) e demais instituuições.

O segundo ponto, conforme disse o ministro da Economia do Senegal, foi na área de infraestruturas, onde as partes analisaram o projecto da autoestrada subregional onde os dois países analisaram os trabalhos que deverão ser realizados e financiados pelo BAD, através do Bureau Regional e demais parceiros. Neste caso, a estrada eleita é Farim/Tanaf, passando por Sedhiou do lado senegalês e fazer a extensão do interior até Bissau, da parte guineese, cujo acordo já foi assinado.

“Também discutimos aquilo que é empreendedorismo e como apoiar os jovens, as mulheres e para a autoniomização de todas essas parcerias. E neste caso já foi criado no Senegal o DER (Delegação de Empreendedorismo Rápido) para a autonomização das nmulheres e jovens que recebem dinheiro do Estado e dos outros parceiros. Mas todas as ações que vamos começar do zero, no âmbito do empreendedorismo”, disse, tendo acrescentado que estão a trabalhar para que a Guiné-Bissau tenha o mesmo tipo de agência..

Hott revelou terem trabalhado sobre um projeto agrícola onde construíram quatro agropolos para trabalhar na transformação dos produtos agrícolas locais e facturar os valores para os diferentes sectores agrícolas, o que pensam fazer na Guiné-Bissau através da região de Casamansa (sul do Senegal). Disse ter discutido sobre parceria/público privado. Ele Entende que os dois Estados não podem avançar sem o setor privado. Revelou terem encorajado o sectopr privado senegalês para investirem onde são fortes.

“Terei todo o prazer de receber o ministro Víctor Mandinga e outros colegas no Senegal, para discutirmos as vantagens sobre os sectores atrás mencionados e reforçarmos o que já existe.

Temos boas relações no sector das pescas, no comércio transfronteiriço onde há muito intercâmbio entre as populações. No setor da energia, sobretudo na investigação petrolífera, temos uma zona comum que devemos gerir para fazer a investigação de gás e petróleo. Assinamos acordos, não muito longe. Foi uma dezena de dias. Os Chefes de Estado também assinaram acordo neste sentido. Portanto, tudo isso mostra que temos uma cooperação profunda e dinâmica, mas podemos torná-la ainda mais dinâmico, aproveitando às boas relações entre os nossos dois Chefes de Estados, mas também às relações entre a população e que são de antes da colonização. A colonizaçãio separou os nossos dois Estados, mas a população é a mesma e nada nos impede de trabalhar de mãos dadas para ter uma cooperação económica, social, cultural e política mais reforçada”, assegurou Amadou Hott.

A maior novidade dessas declarações se preende ao facto de se assinar o Acordo, quando as autoridades anteriores terem recusado o mesmo nas moldes em que se encontrava. Um dos maiores opositores do referido Acordo, foi o então presidente da república, José Mário Vaz, que de forma determinante impediu as autorisdades de Bissau a particioparem nas negociações e consequentemente assinar o Acordo, porque “não havia igualdade na salvaguarda dos interesses dos dois países”.

Por Última Hora

OPERADORES TURÍSTICOS EXORTAM O GOVERNO A RESOLVER O PROBLEMA DE ENERGIA E EVITAR O FECHO DE ESTABELECIMENTOS

28/10/2020 / Jornal Odemocrata 

A Associação de Operadores Turístico e Similares da Guiné-Bissau exortou o governo a tomar diligências urgentes para a resolução do problema das dívidas de energia para evitar que grandes estabelecimentos e operadores fechem as portas e que seja criada uma comissão para evitar despedimento massivo de trabalhadores.  

O apelo foi lançado pelo presidente de Associação de Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau, Jorge Paulo Cabral, em conferência de imprensa realizada num dos hotéis da capital, com o objetivo de informar os operadores e a opinião pública sobre as preocupações dos seus estabelecimentos levantadas no mês de agosto a situação dos funcionários que foram mandados para casa, o problema da dívida à EAGB, impostos e problemas de retoma das atividades.

Jorge explicou que as diligências foram feitas junto das autoridades e que mandaram uma carta à Presidência da República e tiveram contacto com Primatura, Finanças, Economia e Secretaria de Estado de Turismos para expor as preocupações relativamente aos pontos mencionados, mas até ao momento não receberam nenhuma resposta.  

Jorge Paulo Cabral Informou que, desde o mês de agosto que os operadores deparam-se com essesproblemas e corem o risco de fechar estabelecimentos.

Por isso, diz Jorge Paulo Cabral, os associados entenderam por bem convocar mais um encontro a fim de fazerem conhecer as suas preocupações, explicando que a associação tem tentado manter contacto diariamente com as autoridades, mas não tem tido nenhuma resposta.

Perante estas situações, o presidente de associação de operadores turísticos apela que sejam tomadas diligências urgentes a fim de manter o funcionamento dos grandes estabelecimentos, sobretudo no que concerne à questão de energia e à situação dos funcionários, sublinhando que não é digno mandar funcionários para casa sem que tenham resolvido os seus problemas.

Por outro lado, Jorge Paulo Cabral informou das diligências feitas pelas pequenas empresas, desde que foi decretado o estado de emergência no mês Setembro, no qual foram estabelecidas as horas de abertura e de fecho de restaurantes e falou da “pressão de cobrança coerciva” de que os operadores são alvo por parte da Câmara Municipal de Bissau, do Turismo e das Finanças.  

O presidente da associação apelou aos pequenos operadores vítimas desta situação no sentido de recorrerem à sede da organização para exporem os seus problemas.  

Por: Carolina Djemé

GUINE-BISSAU - ATUALIDADE NACIONAL

GUINE-BISSAU - Idriça Djalo, líder do PUN em conferência de I. sobre a situação política do país


Idriça Djalo, líder do PUN em conferência de imprensa sobre a situação política do país. A vice-presidente Nelvina Barreto abre o encontro com abordagem sobre os objetivos e visão estratégica do Partido Unidade Nacional.

By: Radio Bantaba

Leia Também:



O líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), Idriça Djaló, posicionou-se esta quarta-feira (28.10), contra a possibilidade da corte parcial de árvores nas matas guineenses, proposta pelo governo da Guiné-Bissau.

Em conferência de imprensa, Djaló exigiu a Assembleia Nacional Popular (ANP) a assumir as suas responsabilidades na próxima sessão parlamentar, em novembro próximo, e os partidos que atualmente governam o país, que “assumam a destruição da Guiné-Bissau”, com a medidas que pode levar ao regresso de corte das árvores.

O governo liderado por Nuno Nabiam aprovou há três semanas, em Conselho de Ministros, um “regime especial” que visa suspender a moratória de cinco anos, que até aqui impede a corte de todas as espécies de árvores nas florestas da Guiné-Bissau. Mas para essa intenção se concretizar, o presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, tem de promulgar a proposta de lei que o coletivo governamental lhe submeteu.

“Se o presidente promulgar essa lei, vai participar do pior crime alguma vez cometido contra o povo da Guiné-Bissau”, afirmou o líder do PUN.

Entre 2012 e 2014, as florestas guineenses sofreram a “maior devastação de sempre”, acreditam ambientalistas e ativistas políticos, que agora criticam a decisão do governo guineense em abrir a possibilidade de voltar a cortar algumas espécies de árvores na Guiné-Bissau, para o “consumo interno”.

Por CNEWS

PM ARISTIDES GOMES: A queixa crime contra o delegado do MP Juscelino





quarta-feira, 28 de outubro de 2020

By: ditaduraeconsenso.blogspot.com


Por Fernando Casimiro

Só o próprio guineense, pode ajudar a resolver os problemas entre guineenses, numa perspectiva sobre as diversas crises políticas e sociais na Guiné-Bissau!

Até hoje, não vi nenhum país, seus dirigentes entre políticos-institucionais e, ou, partidários, e seus Povos, solicitarem, às autoridades da Guiné-Bissau, aos partidos políticos guineenses e ao Povo Guineense, qualquer apoio na resolução dos seus problemas internos. 

Quem não os tem?!

Dos Estados Unidos da América, passando pela China, Rússia etc., etc., qual é o País e seu Povo, que não tem os seus Problemas, entre institucionais/políticos, sociais, culturais, económicos, etc.?

Porque é que a maioria dos políticos guineenses gosta de levar a "roupa suja" de casa, para lavar em casa de terceiros?

Porque é que alguns líderes políticos guineenses têm tanto afecto, tanta consideração, que roça a endeusamento e submissão/bajulação, por líderes políticos e partidários de outros países, mas um ódio de morte aos seus conterrâneos, entre estadistas, líderes político-partidários, por exemplo?

A disputa Política entre nós, Guineenses, fez de uns, deuses e, de outros, diabos?

Porquê?!

Porque é que não podemos sentar e conversar, enquanto irmãos, e resolver as nossas divergências, os nossos problemas, para juntos e unidos, erguermos bem alto a imagem do nosso País, focando-nos no Desenvolvimento, quiçá, no Progresso e no Bem-Estar Comum?

Será que na Guiné-Bissau é que há ditadura e ditadores, em função da conveniência do próprio guineense, que ignora a realidade politica e social mundial, mesmo quando elevam ao endeusamento, ditadores e corruptos de outros Países...?

Ninguém, entre Pessoas, Países e Organizações, estará mais próximo das soluções para os diversos Problemas da Guiné-Bissau, do que os próprios Guineenses. Que isto fique bem claro para todos, porque é uma evidência sobre esta nossa triste forma de ser e de estar, enquanto Guineenses!

Positiva e construtivamente!

Didinho 27.10.2020

Fonte: Escritor Marcelo Aratum

- SE OS FULAS QUE DOMINASSEM AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, COMO SERIA A GUINÉ-BISSAU HOJE?

- SE OS MANDJACUS QUE DOMINASSEM AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, COMO SERIA A GUINÉ-BISSAU HOJE?

- SE OS MANDINGAS QUE DOMINASSEM AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, COMO SERIA A GUINÉ-BISSAU HOJE?

- - SE OS PEPELES QUE DOMINASSEM AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, COMO SERIA A GUINÉ-BISSAU HOJE?

NINGUÉM SABE!!!!

Então, por favor, vamos deixar a composição das nossas forças armadas como está. Afastem-se dos quartéis, camaradas. Porque o principal "racismo" ou tribalismo é esta: QUOTA ÉTNICA para inserção na vida militar. Basta imprimir essa expressão, automaticamente, já está imprimindo o sentimento tribal e os objetivos pretendidos - ALGUÉM QUER ALGUMA COISA COM A GUINÉ-BISSAU E OS MILITARES SÃO OBSTÁCULOS.

Repito, vamos deixar a composição natural das nossas Forças Armadas, como acontecia desde Luta pela Libertação Nacional. Em que ninguém exigia QUOTA  a ninguém. TUDO ACONTECIA NATURALMENTE.

Mundo sibe dirito di kuma anós i povo mas burro di Planeta Terra, má na pide bós NÔ DISSA NÔ FORÇAS ARMADAS KUMA KI ISTA. Paka nô bin ripinde dêh - DAQUI A 30 OH 40 anos.  Ah, ah, ah!!!!

A Guiné-Bissau é composta por etnias, lógico de que, em cada grupo partidário ou não, vai predominar uma certa etnia. Então, sendo assim, deve prevalecer tal QUOTA em cada formação partidária ou sindical?

O que deve ser feita é a revisão Constitucional, reestruturação acadêmica nos quartéis FORMAÇÕES, CURSOS TÉCNICOS, PALESTRAS, ETC.

Bem, cada um aqui está fazendo a sua parte pela Guiné-Bissau. Esta é a minha parte. A composição atual dos militares na Guiné-Bissau me satisfaz. Não sei o que pode vir acontecer no futuro quando houver forças equilibradas, ou a junção das forças para desequilibrar o sossego no qual os guineenses vivem.

MÁ NÔ BAI SON, SI KANUA KAN KADJA, NÔ NA TCHIGA NA KIL UTRO LADO DI RIO DJON LANDIM.

Abraços,

Escritor Marcelo Aratum

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje em audiência a representante das Caritas Americanas na Guiné-Bissau com residência em Dakar.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje em audiência a representante das Caritas Americanas na Guiné-Bissau com residência em Dakar.

O encontro entre o títular da pasta da Educação e a representante das Caritas Americanas, CRS, visou passar em revista o acordo de cooperação com o Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Educação no quadro do programa de Cantina Escolar.

No encontro a representante das Caritas Anta Guéye – JAMES reiterou a disponibilidade da Organização que representa em ajudar o Governo da Guiné-Bissau, colocando a disposição do país todos os especialistas da sua organização no sentido de mobilizar recursos para a Guiné-Bissau.

Anta Guéye – JAMES agradeceu abertura e a colaboração da actual liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e disse esperar que a parceria entre o Ministério e a sua organização dure por muito tempo.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, voltou a manifestar a preocupação com as três regiões do país que não estão contempladas no Programa de Cantina Escolar e solicitou uma análise aprofundada das Caritas Americanas para contemplar as regiões que estão fora do programa.

O Ministro reconheceu por outro lado que o projecto Cantina Escolar com as Caritas Americanas começou num período particularmente difícil para todo o Mundo, mas, mesmo assim, pede esforços das Caritas Americanas na mobilização de mais recursos para o Sector Educativo da Guiné-Bissau.

O Ministro assegurou que o governo da Guiné Bissau tem a vontade política de progressivamente assumir o Programa de Cantina Escolar as estratégias estão sendo desenhadas com reformas no aparelho de Estado.

Por fim deixou claro que há toda a possibilidade de produzir uma adenda ao memorando de entendimento assinado entre as partes que entra em contradição com o acordo que as Caritas Americanas tem com o Governo Americano.

Terminada a reunião o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior acompanhado da Directora-geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolar e a Delegação das Caritas americanas visitaram os armazéns onde, neste momento, estão guardados os géneros alimentícios fornecidos pelas Caritas Americanas compostos de Arroz, Óleo Alimentar e Ervílhas.

De acordo com a constatação os géneros estão bem armazenados em dois grandes Armazéns na Zona Industrial de Bolola com respeitosas a regras fitossanitárias exigidas. 

No total devem ser distribuídos cerca de 8 mil toneladas de géneros alimentícios a 350 escolas 

Durante três anos. Perspectiva-se que cerca 120 mil alunos da pré-escolar e ensino básico beneficiem dos apoios das Caritas Americanas.

De acordo com a Directora-geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolas a primeira fase da distribuição está prevista para Dezembro deste ano.

Bissau 27 de Outubro 2020 

Assessor de imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Guiné-Bissau - PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA PROMETE TRAZER AO PÚBLICO OS ACTORES MORAIS DA VANDALIZAÇÃO DA RÁDIO CAPITAL FM

O Procurador-geral da República Fernando Gomes prometeu trazer ao público em breve o resultado do inquérito sobre a vandalização da Rádio Capital, que aconteceu há três meses.

Fernando Gomes que falava depois de uma visita efectuada aos reclusos da Segunda esquadra, afirmou que o processo da Rádio Capital FM e de dois activistas que foram raptados e espancados, já estão em andamento.

Entretanto, sobre agressão das forças polícias aos reclusos nas celas, Gomes afirmou que este tipo de comportamento é inadmissível, por isso, vai tomar medida contra este tipo de actos.

“Um individuo detido não deixa de ser um ser humano, e como tal tem a sua dignidade, pelo facto de ter cometido erro contra a lei, ninguém tem direito de colocar a sua dignidade em causa”, defendeu.  

Relativamente a cela onde se encontram os reclusos, o Procurador-geral voltou a considerar de desumanos. “As celas não têm condições para se colocar os reclusos, também temos as denúncias de que não hã comida para os prisoneiros, a não ser dos familiares, por isso o Estado deve assumir o seu papel de dar a comida aos reclusos”

Fernando Gomes prometeu usar a sua influência junto ao governo para reabilitação das celas abandonadas e durante esta visita, a nossa reportagem constatou que mais de que 25 reclusos ocupam a mesma cela.

Por: Turé da Silva

RSM

Guiné-Bissau - MINISTRO DA ECONOMIA NEGA QUE O PAÍS POSSUÍ DÍVIDA EXTERNA QUE RONDA OS 80% DO PIB


O ministro da Economia e Plano da Integração Regional nega, que o país está em eminencia de entrar no incumprimento financeiros com os parceiros financeiros.

O economista guineense, Aliu Soares Cassamá, alertou ontem que é possível prever que a Guiné-Bissau entre em incumprimento financeiro, tendo em conta o elevado nível de dívida externa, que ronda os 80% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em declaração aos jornalistas, esta terça-feira (27), à margem do encontro sobre revisão anual das reformas políticas e programas comunitários da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) referente ao ano 2019, Vítor Mandinga, admitiu no entanto que o país tem alguns atrasos mas não a dívida.

“Não, a Guiné-Bissau não está em incumprimento financeiro, temos alguns atrasos”, garantiu o ministro da Economia, Vítor Mandinga.

Os critérios de convergência da UEMOA, determina que nenhum país pode ter dívida pública superior a 70% do seu Produto Interno Bruto.

Confrontado sobre o assunto, o ministro das Finanças, João Mamado Fadia, afirma que entre os critérios da avaliação, há critérios ligados a governação.

“A UEMOA, entre critérios da avaliação, possui os ligados aos sectores da governação e aí há o aspecto da convergência das nossas economias”, explicou o titular da pasta das finanças.

Em entrevista a Lusa, o economista guineense disse que a situação da Guiné-Bissau "tende a degradar-se" à luz dos próprios critérios da UEMOA, que determina que nenhum país pode ter dívida pública superior a 70% do seu PIB.

Por: Braima Sigá.

RSM

Guiné-Bissau - UNTG AMEAÇA COM PARALISAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA


O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG – Central Sindical), Júlio Mendonça, anunciou esta terça-feira, 27 de outubro de 2020, a paralisação da função pública guineense na próxima semana, se o executivo continuar sem cumprir o memorando do entendimento que assinou com os sindicatos.

Júlio Mendonça falava aos jornalistas à saída da reunião do secretariado da UNTG, órgão deliberativo para tomar decisões, realizada na sua sede em Bissau, na qual garantiu que o órgão deliberativo deu aval para o início da greve na próxima semana e que ainda nesta semana vão dar entrada o pré-aviso de greve.

Informou ainda que durante a reunião, decidiram que desta vez a greve vai ser sequencial, ou seja, semana sim, semana não, até que a promessa seja cumprida na sua totalidade, obedecendo sempre às regras de greve que estão na lei. Júlio Mendonça sublinhou que não haverá negociações no decorrer da greve até que o memorando existente seja cumprindo na íntegra, corrigindo assim todos os atos cometidos fora da adenda.

O sindicalista advertiu que neste momento há condições para pagar dívidas, mas como existe no ministério das finanças um omnipotente que manda e desmanda e tem capacidade de bloquear salários de todos os funcionários que entraram em greve sem cumprir as normas da lei de greve, também a greve que será iniciada na próxima semana não terá fim enquanto todas as dívidas do ano 2013 até a data presente não forem liquidas. “Desta vez ou o país arranca ou pára definitivamente e reorganizamo-lo de novo”, rematou.  

Questionado sobre a inclusão dos transportes público na greve, Mendonça assegurou que vão fazer questão de falar com os sindicatos dos motoristas uma vez que cada sindicalista é livre de aderir porque a atual confederação dos motoristas não é afilhada da UNTG.

O Democrata

DESPORTO 1° TORNEIO NACIONAL DE TEQBALL REALIZADO PELA FEDERAÇÃO TEQBALL DA GUINÉ BISSAU

Guine Bissau - Atualidade nacional - RTP Africa

GUINE-BISSAU - INICIO DAS OBRAS NA AV MACKY SALL


Cerimónia oficial do lançamento da primeira pedra para a construção da Av. “Presidente Macky Sall” em Bissau. As obras para 2km de estrada vão durar quatro meses. A Arezki é a empresa executora das Obras financiadas pelo Presidente do Senegalês Make Sall.

Radio Bantaba

Presidente da República Umaro Sissoco Embalo está reunido com o Poder Tradicional (régulos).

Guiné-Bissau - Ministro das finanças revela que receitas internas têm problemas


O ministro das finanças, João Aladje Fadia, revelou hoje, que as receitas internas estão “muito baixas” e aponta mais esforços para ultrapassar a situação.

Em entrevista aos jornalistas, no final da reunião anual de avaliação de reformas políticas, programas e projetos comunitários da União Econômica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), Aladje Fadia sublinha que a taxa de receitas do país está a menos de dez por cento, quando deveria situar-se nos 20 por cento:

“Em termos das receitas internas, nós estamos muito abaixo. A nossa taxa de receitas está em menos de dez por cento, quando devia estar nos 20 ou trinta por cento. Da Guiné-Bissau é mais baixa de toda a união. Além disso, a massa salarial do país deve situar-se no máximo trinta e cinco por cento das receitas fiscais. Neste momento, estamos a cerca de setenta por cento, e estamos fora de todos os indicadores de convergência económica e que interpela-nos a fazer esforços”, disse.

Sobre a implementação dos programas da UEMOA no país, Aladje Fadia informou que se registou uma evolução positiva. Contudo, disse que “não há motivos para se regozijar dessa evolução”.

No encontro desta terça-feira, o governo da Guiné-Bissau e a União Económica e Monetária Oeste Africana avaliaram as reformas políticas, programas e projetos comunitários referentes aos anos 2018/2019.

Por motivos da COVID – 19, a reunião deste ano aconteceu através de videoconferência, na qual participou todos os estados membros da UEMOA.

Por CNEWS

Guiné-Bissau: Adulai Bary recebe prémio mundial com projecto de energia solar "Ubuntu 2S"

Adulai Bary, engenheiro informático guineense, cujo projecto de energia solar "Ubuntu 2S" venceu o prémio Live Innovation Impact Grand Programe, na competição da Expo Mundial 2020 em Dubai. © Adulai Bary Facebook

Por: Isabel Pinto Machado RFI

O projecto de energia solar "Ubuntu 2S" ou Ubuntu Soluções Solares, concebido pelo engenheiro informático guineense  Adulai Bary e o seu sócio Mamadú Saliu Djaló da BigTechnology, obteve o prémio Live Innovation Impact Grant Program, na Expo Mundial 2020 de Dubai.  Trata-se de um projecto de inclusão digital, baterias solares de baixo custo, que vão levar energia eléctrica às mais remotas tabancas da Guiné-Bissau, país onde menos de 30% da população tem acesso à eletricidade, apesar de ter mais de 200 mil utilizadores de Facebook e mais de 80% da população utilizar telemóvel.

Adulai Bary de 30 anos de idade, foi um dos fundadores em 2015 da Innovalab a primeira incubadora guineense de projectos, é embaixador do Next Einstein Forum 2017/2019 e é consultor da ONU para o emprego dos jovens e economia digital. 

O programa Live Innovation Impact Grant apoia ideias inovadoras para melhorar a vida das comunidades e o meio- ambiente e Adulai Bari juntou as duas num "kit' de energia solar, que vai ajudar os guineenses, a terem acesso à eletricidade numa primeira fase e que posteriormente pretende expandir-se para outros países da África sub-sahariana.

O projecto já está operacional, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19, que impediu o seu fabrico na China por um parceiro norte-americano, mas deverá ser lançado em Janeiro de 2021.

Trata-se de uma pequena bateria solar muito sofisticada com capacidade para ligar em casa entre 3 e 5 lâmpadas, um rádio e um telemóvel e que fornece energia durante 6 a 8 horas e custará cerca de 200.000 FCFA, o equivalente a cerca de 300 euros, que poderão ser pagos em prestações mensais.

A ideia inscreve-se na filosofia africana Ubuntu de solidariedade, partilha e empatia altruistas, aplicada à inclusão digital.

UBUNTU 

O termo Ubuntu vem das línguas sul-africanas zulu e xhosa e do provérbio "eu sou porque nós somos, nós somos porque tu és" implicando os conceitos de dignidade, respeito, humanização, príncipios fundadores da filosofia africana ubuntu baseada na empatia, altruismo, fraternidade e colaboração.

A ong Movimento Cultural Ubuntu existe na Guiné-Bissau desde 2007, com o objectivo de estimular a consciência social, valorizar a diversidade cultural do património cultural e defender a produção cultural guineense,

Promover uma filosofia de vida e de conduta social para a responsabilidade comunitária, sob o lema de que "a humanidade é parte integral do eco-sistema, que conduz à responsabilidade comunitária"

Rede de exploração ilegal de pedras preciosas desmantelada em Bafatá.


Dois cidadãos de nacionalidades estrangeiras foram presos pelas autoridades policiais de Bafatá durante a exploração alegadamente de Ouro na praia de Cucilintra sector de Xitoli Região de Bafatá.

Segundo as informações apuradas até gora pela Radio Sol Mansi, os dois suspeitos teriam disfarçado e apresentado a comunidade local como lavradores que queriam espaço para prática de lavoura.

Tendo iniciado esta actividade, os suspeitos vedaram um espaço na praia no qual teriam montado matérias e aparelhos não especificados, durante o processo conseguiram abrir um buraco de quase um metro de profundidade e as informações indicam que conseguiram extrair algo ainda para especificar.

 Apesar de algumas informações apontarem para Ouro outras apontam para diamante.

De acordo com a nossa fonte o acto teve a cumplicidade de um agente da polícia de ordem pública de Xitoli que foi pago um montante de 95 mil francos cfa, para ficar em silêncio depois de ter conhecimento do acto. 

Sabe-se que tanto o objecto extraído e assim como o aparelho utilizado para o processo estão desaparecidos, neste momento está a decorrer sob muita pressão uma investigação por parte da policia para apurar o ocorrido.

Os suspeitos continuam detidos nas instalações da polícia local, mas recusaram passar qualquer informação.

Fonte: Rádio Sol Mansi

Guiné-Bissau vive situação de “poder absoluto”, acusa Simões Pereira


O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, considerou hoje, em Luanda, que se vive na Guiné-Bissau uma situação de “poder absoluto” que põe em causa liberdades individuais e coletivas e a separação de poderes.

Em declarações aos jornalistas à saída de uma audiência de mais de meia hora concedida hoje pelo Presidente de Angola, João Lourenço, o dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) disse que o seu partido vai continuar a lutar contra esta situação “bastante complexa” para fazer imperar a lei através de mecanismos constitucionais.

De acordo com Domingos Simões Pereira, não tem sido o caso, “tem-se feito o uso do poder absoluto, pondo em causa as liberdades individuais e coletivas e a separação dos poderes”.

O político sublinhou que o PAIGC “é um partido histórico, responsável, que tem feito uso exclusivamente dos mecanismos constitucionais e democráticos”, contudo, “esta luta fica desigual, desequilibrada, quando outros utilizam mecanismos à margem daquilo que a Constituição prevê”.

“Mas nós acreditamos que quem acompanha, o povo, quem tem essa aceitação popular, será capaz de, fazendo uso desses mecanismos, poder repor aquilo que é o império da lei”, concluiu.

O político guineense frisou que o encontro aconteceu no âmbito das relações tradicionais de amizade e cooperação entre o PAIGC e o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderado por João Lourenço.

Segundo Domingos Simões Pereira, a situação no seu país, tal como havia afirmado em fevereiro, quando esteve em Luanda, exige um acompanhamento, sobretudo dos principais parceiros e amigos, e Angola está na lista prioritária dos principais amigos.

“E o camarada Presidente João Lourenço tem-se disponibilizado para ouvir, para compreender, para acompanhar a situação da Guiné-Bissau e neste quadro convidou-me a vir cá partilhar com ele a nossa visão, a nossa leitura sobre a situação política, para desta forma poder melhor acompanhar a situação vigente do país”, referiu.

O presidente do PAIGC considerou bastante mais complexa a situação política prevalecente no país, resumindo que todos os passos dados depois das eleições presidenciais, num recurso ao Supremo Tribunal de Justiça a contestar os resultados, não surtiram os efeitos esperados, porque foi considerado improcedente.

Depois de ter tomado posse numa cerimónia simbólica, o Presidente guineense demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes, do PAIGC, partido vencedor das eleições legislativas de março de 2019.

Fonte: plataforma media