30 de junho de 2018

Feliz fim de semana para todos...



Mundial’2018: BIS DE CAVANI COLOCA PORTUGAL FORA

Portugal está eliminado do Mundial-2018. A equipa das Quinas foi derrotada pelo Uruguai (1-2) nos oitavos de final da competição, partida disputada no Olimpico de Fisht, em Sochi.

O jogo começou da pior maneira à Seleção Nacional, que sofreu o primeiro golo logo ao minuto sete, por obra de Edinson Cavani, que cabeceou para o fundo das redes após cruzamento milimétrico de Luis Suárez.

Portugal só conseguiu reagir na 2.ª parte e de bola parada: canto batido à maneira curta e cabeceamento de Pepe a fuzilar um desamparado Muslera (55).

Mas Cavani estava destinado a ser o homem do jogo: o atacante do Paris Saint-Germain culminou de forma perfeita uma jogada de contra-ataque do Uruguai, ao minuto 62, assinando um dos melhores golos deste Campeonato do Mundo e matando as aspirações de Portugal em seguir para os quartos de final.

O Uruguai vai agora defrontar a França, seleção que bateu este sábado a seleção da Argentina.

In A Bola

1° CONGRESSO NACIONAL DO MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA NA GUINÉ-BISSAU ENTRE DIAS 1 E 2 DE JULHO DE 2018

Grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC e  vários outros militantes dissidentes do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde, (PAIGC) decidiram criar o "Movimento para Alternância Democrática na Guiné-Bissau" com lema: UNIDADE JUSTIÇA E PROGRESSO vai-se realizar o seu 1° Congresso Constituinte do Movimento em Ponta Gardete Região do Biombo, com presença oficial de 2000 delegados e vários convidados.

Número de regiões representada e total de delegados oficiais:

1. Região de Tombali total de delegados 100;
2. Região de Quinara total de delegados 100;
3. Região de Bolama total de delegados 100;
4. Região de Cacheu total de delegados 180;
5. Região de OIO total de delegados 180;
6. Região de Bafatá total de delegados 180;
7. Região de Gabú total de delegados 180;
8. Região de Biombo total de delegados 180;
9. Região SAB total de delegados 180;

Ainda sem contar com aderência de vários outros militantes dissidentes do PAIGC e convidados de honra!

A comissão Organizadora do Congresso Constituinte do Movimento de Alternância Democrática da Guiné-Bissau, informa que vai ter convidados de diferentes partidos polítocos no congresso que terá lugar no dia 01 e 02 de Julho de 2018.

Fonte: Dauda Sanó

Nelson Freitas: músico de sucesso empenhado nas causas sociais em África

Cantor holandês de origem cabo-verdiana está a angariar apoiantes por todo o mundo para apadrinhar todas as crianças órfãs e desfavorecidas da Guiné-Bissau. Objetivo é mobilizar 100 padrinhos até o final deste ano.

Nelson Freitas com crianças da Guiné-Bissau

Nelson Freitas nasceu em Roterdão, na Holanda, onde cresceu e vive. Os pais são de Cabo Verde. Tal como estes, os avós também cresceram ali. Era a avó quem ia buscá-lo à escola, enquanto a mãe trabalhava.

Em conversa com a DW África, em Portugal, onde se encontra para vários concertos, Freitas conta que a sua infância foi feliz.

"Cresci com a minha mãe. Os meus pais se separaram quando eu tinha 10 [anos]. O meu pai foi viver nos Estados Unidos, mas sempre mantemos contato," recorda.

O músico tinha seis meses, quando foi pela primeira vez a Cabo Verde. Mas só sentiu o calor da terra dos seus pais quando tinha nove anos. Aí, começou a tomar contato com a realidade.

"Cabo Verde são ilhas pequenas, onde acho que há pobreza, obviamente. Mas as pessoas estão mais ligadas, há mais solidariedade entre as famílias," avalia.

É a pobreza nalguns países de África, mas sobretudo o exemplo dado pela mãe, que o sensibilizaram.

"Quando fui pela primeira vez para Cabo Verde, a minha mãe levava sempre malas de roupas. Malas com café e com sumos. E quando chegamos em Cabo Verde, ela estava sempre a entregar às pessoas. 'Toma aqui café. Toma aqui bebidas.' E eu [interroguei-a]: 'Mamã, porque é que estás a fazer isso?" revela Freitas.

"Eu achei isso estranho. Eu era miúdo e não sabia o que ela estava a fazer. E ela esteve a explicar. Então aprendi muito com ela," considera.

Assim começa o interesse de Nelson Freitas a favor das causas sociais.

Ajudar crianças na Guiné-Bissau

Recentemente, o músico voltou à Guiné-Bissau, não para cantar, mas na qualidade de embaixador de boa vontade da Associação Padrinhos d’África, com a missão de conhecer melhor a realidade das crianças órfãs e desfavorecidas.

"Desta vez, fomos mesmo para isso. Até muitas pessoas nem sabiam que estava lá, porque não fui fazer show. Mas foi uma viagem super interessante [que serviu] para ver como é que as pessoas vivem, o que é que elas precisam mesmo," diz.

"E precisam de muito," afirma o artista.

Nelson Freitas
"Precisam da possibilidade de ir para a escola. Precisam de comida básica. Precisam de roupas. Precisam de tudo," considera Nelson Freitas.

Ficou com plena consciência do que é mais necessário.

"E como um dos embaixadores da [Associação] Padrinhos d´África, agora a ideia é arranjar mais pessoas para serem padrinhos desses miúdos órfãos," explica.

A campanha, já em curso, visa angariar mais de 400 padrinhos para todas as crianças carenciadas da Guiné-Bissau. A associação, presente também em Angola e Moçambique, acolheu a ideia com muita satisfação e carinho. E não será difícil, segundo o cantor.

"Não é muito complicado. Eu tenho quase um milhão de fãs nas redes sociais. Então, é através dessa plataforma que eu vou utilizar o meu nome. Pode ser Portugal, Holanda, Estados Unidos ou Angola. Pode ser em Cabo Verde, pode ser em qualquer lado do mundo. Acho que em qualquer lado podemos arranjar padrinhos. Porque com 70 euros por ano, o miúdo já vai para a escola e já pode comer. São cinco euros por mês," descreve Freitas.

A Associação Padrinhos d’África já atua na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, estando igualmente em perspetiva a sua presença em Cabo Verde e, possivelmente, em São Tomé e Príncipe.

100 padrinhos em 2018

Não apenas os músicos podem ajudar, acrescenta o cantor.

"Qualquer pessoa pode fazer. Isso às vezes leva tempo. Há pessoas que sempre dizem: ‘Eu quero fazer’. Mas nunca fazem. Nunca fazem, pode ser por vários motivos. Às vezes as pessoas pensam ‘eu vou pôr dinheiro nessa conta, não sei para onde é que o dinheiro vai.’ Eu acho que muitas pessoas têm medo disso," pondera.

"Eu escolhi essa associação, porque eu sei que o meu dinheiro vai para o ponto certo," afirma Nelson Freitas.

"Quero pedir aos fãs no mundo inteiro para tentar ajudar nem [que seja] um pouquinho só," apela.

O objetivo até ao final do ano é conseguir duplicar para 100 o número de padrinhos, assegura o músico - que tem agenda repleta ao longo de 2018, abrangendo Portugal, Cabo Verde, Bélgica e Luxemburgo, entre outros. E, acrescenta, Alemanha, onde tem fãs e já esteve poucas vezes, não está fora do horizonte.

"É uma questão de tempo. Vamos chegar lá," afirma o músico.

O seu novo single "Nubian Queen" saiu em maio deste ano. É a segunda canção cantada em português depois do enorme sucesso de "Miúda Linda", que contabilizou mais de 45 milhões de visualizações.

"O single já está a fazer sucesso. [Já tem mais de] um milhão de visualizações no Youtube e já está a tocar nas rádios no mundo inteiro," conclui.

DW

Discurso do Secretário Nacional da Juventude do PRS Dr. Fernando Dias


1º CONFERÊNCIAS REGIONAL DE JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL

LEMA: AMI I PRS

DISCURSO

Excelência. Eng. Orlando Mendes Viegas (Vice Presidente do partido),
Excelência. Dr. Augusto Menjur (Secretário Nacional de Organização e Modernização das Estruturas do Partido)
Excelência Dra. Carmelita Pires (Secretaria Nacional das mulheres da Renovação Social),
Excelências, Convidados de honra, em especial corpos Diplomáticos acreditados no Pais.
Excelências Autoridades Administrativas e Regulados,
Senhores Presidentes das Comissões Politicas Regionais (Os coordenadores),
Senhora Presidente da Comissão Organizadora (Dra. Runisse Camará) 
Caros companheiros, ilustres convidados, minha senhoras e os meus senhores,

Permitam-me em nome do Secretariado Nacional da Juventude e em meu próprio endereçar as minhas calorosas felicitações a todos presentes nesta sala, em particular a Direcção Superior do Partido da Renovação Social e os nossos convidados de honra, pela amabilidade e tempo disponibilizado para nos acompanhar na cerimónia de abertura desta importante conferencia, subordinado ao Lema “ AMI I PRS”,
Lema esse inspirado no pensamento político do líder imortal Dr. Koumba Yala, pioneiro da revolução democrática na Guiné-Bissau.

Os mesmos serão extensivos a todos aqueles que de forma directa ou indirectamente deram as contribuições para que este evento seja uma realidade.

Caros participantes,
A juventude enquanto forca motriz de desenvolvimento da sociedade, e elemento determinante no processo de estabilização democrática, em nenhuma circunstância deve ser relegada ao segundo plano e usada como um objecto de estratégia política para alcançar o poder, mas sim deve estar no centro de atenção e de prioridade de qualquer projecto de desenvolvimento e capacitado das ferramentas técnicas e científicas por forma a responder satisfatoriamente as exigências impostas pelos desafios de globalização e de mercado comum.

Companheiros,
Essas janelas de oportunidades só serão abertas se a nossa camada juvenil estiver devidamente preparada e à altura de assumir com as responsabilidades e consequentemente corresponder com as expectativas.

Hoje estamos inseridos no contexto político e social bastante sensível e critico que justifica desde logo levar a cabo, conjunto de acções e actividades por forma à conferir a juventude a capacidade e a dinâmica na execução das orientações superiores ancorado nos objectivos gerais do partido.

A actividade que hoje se realiza nas regiões de Cacheu e Oio, representa um elevado grau da confiança política depositada nas estruturas regionais da juventude no qual vai se debater diversos temas tais como:

1-A Ideologia Política do PRS

2-A Juventude da Renovação Social, e os Desafios Ambientais Global

3-Sistema Eleitoral Guineense

4-Papel de Juventude da Renovação Social, na Consolidação da Estabilidade Política da Guiné-Bissau.

Caros conferencistas, 
Julgo eu, quê, após um debate aturado dos temas acima referenciados, todos sairão munidos das informações e capacidades de transmitir os valores e princípios defendidos pelo partido na estratégia da promoção da juventude para defesa dos seus direitos políticos e sociais. O objectivo desta conferência consiste na implementação da filosofia da consolidação e dinamização das estruturas regionais e sectoriais do Partido da Renovação Social, dar-lhe maior sinergia para próximos embates eleitorais. Por isso queremos lançar um vibrante apelo e compromisso de elaborar um calendário de formação e capacitação da nossa juventude.

Justamente porque a determinação da vitória eleitoral esta na capacidade de intervenção da juventude e mulheres.

Nesta lógica, seria de capital importância adoptar a nossa juventude de conhecimentos da ideologia política do partido, permitindo-lhes agir na defesa dos ideais e valores superiores defendidos pelo mesmo. Tudo isto representa um formato inteligente da participação da juventude no processo da estabilização democrática.

Para terminar, gostaria de soltar um especial elogio as autoridades locais e administrativas das regiões de Cacheu e Oio pelo apoio concedido para realização deste importante evento, de igual modo, gostaria de realçar o brilhante apoio do Secretário-geral do partido Dr. Florentino Mendes Pereira e demais dirigentes pela contribuição.

Caros companheiros conferencistas, 
Espero que as resoluções saídas nesta conferência, serão integralmente cumpridas pelas estruturas competentes.

Muito Obrigado
Bem-haja

Fonte: Prs Bissau

Cuidado com estes três tipos de arroz




Fonte: Majeda Bader

CONTAGEM DECRESCENTE I° CONGRESSO CONSTITUINTE DO MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA NA GUINÉ-BISSAU QUE TERÁ INÍCIO AMANHÃ (DIA 1 ATÉ 2 DE JULHO).


Dauda Sanó 

Últimas horas - O Ex-Primeiro ministro e antigo presidente do PAIGC Carlos Gomes Jr será cabeça de lista num dos círculos eleitorais de Bissau, através de lista dos deputados do MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (G-15 MADEM) segundo soubemos através dum fonte diz que ele vai estar presente no 1° congresso desta organização, que terá lugar entre dia 01e 02 de julho local em ponta Gardete.


Estamos a Trabalhar CET
Fonte: Joelson Da Silva Silva

Chegada de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo a sede de MADEM-G15


Sarathou Nabian