segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

No âmbito da Cimeira Itália-Africa a decorrer em Roma, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, participou ontem num jantar de gala oferecido pelo homólogo da República da Itáliana, Sérgio Matarella, no Palazzo del Quirinale. 🇬🇼🇮🇹

 Presidência da República da Guiné-Bissau 

ALIANÇA KUMBA LANTA - COMUNICADO DE IMPRENSA



FMI reuniu-se com o Ministro do Comércio e Indústria.: O Ministro do Comércio e Indústria, Orlando Mendes Viegas recebeu esta segunda feira a missão de assistência técnica do FMI. As questões ligadas ao Código de Investimento, ambiente de negócios, taxas e impostos mereceram destaques no encontro.


 Radio Voz Do Povo

Ministro do Interior Aladje Botche Cande em conferência de imprensa para reagir as declarações de Ex- Primeiro Ministro e conselheiro do Presidente da República _Nuno Gomes Nabiam.


 Radio Voz Do Povo 


Leia Também:

Notícias ao Minuto   29/01/24 

O ministro do Interior da Guiné-Bissau, Botche Candé, desafiou hoje o ex-primeiro-ministro Nuno Nabiam a apresentar provas da denúncia que fez, no sábado, de que atualmente há droga a circular em abundânia no país.

Em conferência de imprensa perante dirigentes do Ministério do Interior e Ordem Pública e de dezenas de oficiais da polícia guineense, Candé disse serem "muito tristes as declarações de Nuno Nabiam".

"Não estamos a falar de declarações de uma pessoa qualquer, estamos a falar de alguém que foi primeiro-ministro, primeiro vice-presidente do parlamento e actual Conselheiro Especial do Presidente da República", observou o ministro.

Botche Candé lamentou as declarações do antigo governante, realçando que Nuno Nabiam podia falar com o ministro do Interior ou então com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de quem é conselheiro.

Falando num comício político em Bissorã, no norte da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam lançou "um vibrante apelo" à comunidade internacional no sentido de ajudar as autoridades nacionais a controlarem a droga no país.

"Hoje existem sinais de que a droga está a circular em abundância no país. Quando eu era primeiro-ministro trabalhei com parceiros internacionais para combater a droga no país", declarou Nabiam.

Botche Candé considerou que as declarações de Nuno Nabiam "podem ser entendidas como uma traição" aos esforços das autoridades guineenses, nomeadamente do Presidente e do Governo, na melhoria da imagem da Guiné-Bissau.

"Dizer que há droga a circular no país é muito grave e ainda mais dito por alguém como Nuno Nabiam", reiterou Candé.

O ministro deu orientações, na conferência de imprensa, a todos os agentes da polícia guineense no sentido de investigarem e, num prazo de 15 dias, apresentarem provas da existência ou não de droga no país.

"Se ficar provado que realmente não há droga no país, seremos obrigados a pedir ao Ministério Público para que chame o senhor Nuno Nabiam para que seja responsabilizado perante a lei", afirmou Botche Candé.

Segundo o ministro, as declarações de Nabiam, líder do partido Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que faz parte do Governo de iniciativa presidencial, colocaram em causa a imagem do país.

Para Botche Candé, os investidores "vão pensar duas vezes" antes de virem investir na Guiné-Bissau.

"Que investidor virá investir num país onde um ex-primeiro-ministro, homem de Estado, diz publicamente que há droga em circulação em abundância", questionou Candé, adiantando que considera Nuno Nabiam "um irmão".

O secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Monteiro, afirmou que aceita as orientações do ministro do Interior, mas considerou que, "em situação normal", Nuno Nabiam "já devia ter sido chamado pelo Ministério Público".

"É uma denúncia pública feita por Nuno Nabiam enquanto um líder político, portanto, um cidadão normal", sublinhou José Carlos Monteiro.

Presidente da Guiné-Bissau Umaro Embaló recebido pelo Papa no Vaticano

 Vatican News   28/01/2024

O encontro teve início às 8h55 e se estendeu até às 9h15. A situação social do país africano foi um dos temas do encontro entre os dois Chefes de estado.

Hoje, 29 de janeiro de 2024, o Santo Padre Francisco recebeu em Audiência no Palácio Apostólico Vaticano, o Presidente da República da Guiné-Bissau, S.E. Umaro Sissoco Embaló, que posteriormente se encontrou com Sua Eminência o Senhor Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, acompanhado por S.E. Monsenhor Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.

Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e a Guiné-Bissau, focou-se em alguns aspetos da situação social do país e foi posto em relevo o contributo da Igreja para o bem comum, especialmente nos campos educativo e sanitário.

O Santo Padre ofereceu ao mandatário africano uma escultura em bronze, uma coletânea de documentos pontifícios e a Mensagem para a Paz de 2024.

CEDEAO determinada em encontrar solução para Burkina Faso, Mali e Níger

© Lusa

POR LUSA   29/01/24 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sublinhou no domingo que "continua determinada a encontrar uma solução negociada para o impasse político" no Burkina Faso, no Mali e no Níger.

Horas antes, as juntas militares não reconhecidas internacionalmente que governam os três países decidiram retirar-se, com efeitos imediatos, da organização que tinha até agora agido como principal mediador numa tentativa de regresso à ordem constitucional.

Num comunicado, a CEDEAO indicou que "ainda não" recebeu diretamente uma notificação formal dos três Estados-membros "sobre a sua intenção de se retirarem da organização".

No entanto, a organização admitiu que "continua ciente da situação e fará mais declarações mais tarde dependendo da evolução da situação".

A CEDEAO defendeu o seu trabalho, afirmando que, "de acordo com as instruções recebidas da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo, a Comissão da CEDEAO tem trabalhado arduamente com os países envolvidos com vista a restaurar a ordem constitucional".

No domingo, num comunicado conjunto, os governos do Burkina Faso, Mali e Níger justificaram a saída da organização sub-regional com as sanções impostas e com a condenação dos golpes de Estado.

As juntas militares, "assumindo plenamente as suas responsabilidades perante a história e respondendo às expectativas, preocupações e aspirações das suas populações, decidiram, em plena soberania, retirar sem demora o Burkina Faso, o Mali e o Níger" da CEDEAO, refere o comunicado, que foi lido nos órgãos de comunicação social estatais dos três países.

Os golpes de Estado no Mali (24 de maio de 2021), Níger (26 de julho de 2023), Burkina Faso (06 de agosto de 2023) derrubaram governos eleitos democraticamente e conduziram ao poder juntas militares que acusaram as forças ocidentais, em particular a antiga potência colonial, a França, de ingerência.

Em setembro, os três países, que formaram a Aliança dos Estados do Sahel, acordaram reforçar a cooperação e negociaram acordos de auxílio militar, em caso de intervenção externa.

As juntas militares alegam também estar sob ataque de grupos extremistas islâmicos e acusaram os governos anteriores de terem falhado no combate a este grupo.

As tropas francesas foram expulsas do Burkina Faso, Mali e Níger e tem havido notícias sobre a presença de elementos do grupo de mercenários russo Wagner no terreno.

A CEDEAO tem criticado os governos dos três países e vários governantes admitiram a possibilidade de ações militares no terreno para repor a ordem democrática.

Até há dois anos, Portugal teve militares no Mali, no quadro da cooperação internacional.


‼️ #BACIRO_CANDÉ pretende se abandonar o comando técnico da Seleção Nacional da Guiné-Bissau "Djurtus"🚫

Por Mídia da África

Depois de muitos anos, o experiente treinador pretende abandonar o comando técnico da Seleção Nacional

Neste momento o selecionador nacional de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé está a ser muito criticado pela péssima prestação dos Djurtus no Campeonato Africano das Nações – CAN TotalEnergies Côte D’Ivoire 2023.

A redação de O Golo GB apurou ainda que a qualquer momento Baciro Candé pode anunciar a sua demissão do cargo de selecionador Nacional de futebol da Guiné-Bissau (Djurtus).

Refira-se que os Djurtus não conseguiram alcançar a tão almejada primeira vitória numa fase final do Campeonato Africano das Nações, onde participou pela quarta vez consecutiva.

Nos quatro campeonatos africanos em que a Guiné-Bissau participou, realizou 12 jogos, conseguiu 3 empates, sofreu 9 derrotas, marcou 4 golos e sofreu 19 golos.

Recorde-se que Baciro Candé comandou a Guiné-Bissau nas quatro qualificações às fases finais do CAN, nomeadamente nas copas africanas de 2017 no Gabão, 2019 no Egito, 2021 nos Camarões e nesta última edição na Costa do Marfim 2023.

O Golo


Veja Também:

‼️Seleções já apuradas aos quartos de final do CAN 2023:

• Angola 🇦🇴 

• Nigéria 🇳🇬 

• Guiné 🇬🇳 

• RD Congo 🇨🇩

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, iniciou uma visita de trabalho à Itália em resposta a um convite formulado pela Primeira-Ministra, Giorgia Meloni, para participar na Cimeira Itália–África, a ter lugar no dia 28 e 29 de Janeiro, em Roma, sob o lema: “Itália-África: Uma Ponte para o Crescimento Comum”.

Está ainda prevista uma Visita Oficial ao Estado da Cidade do Vaticano, a convite da Sua Santidade, o Papa Francisco.

 Presidência da República da Guiné-Bissau