sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Sissoco Embaló reúne-se com Biden e Lavrov

DW.COM  23.09.2022

PR guineense, Umaro Sissoco Embaló, encontrou-se, em ocasiões diferentes, com o seu homólogo norte-americano Joe Biden e o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

O chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se esta sexta-feira (23.09) em Nova Iorque com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir terrorismo em África, o conflito na Ucrânia e a cooperação entre os dois países.

Numa publicação na rede social Facebook, Umaro Sissoco Embaló referiu que durante o encontro foram discutidas as "relações de amizade e de cooperação, bem como as grandes questões políticas e económicas", que "são hoje os problemas mais cadentes da atualidade internacional agravados pelo confronto militar entre a Rússia e Ucrânia".

No encontro, os dois presidentes falaram sobre as consequências daqueles problemas, nomeadamente o aumento dos preços da energia e dos bens de primeira necessidade, "altamente" gravosos para o continente africano. O terrorismo em África dominou também o encontro.

Sissoco Embaló também encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov. No entanto, até ao momento não foram divulgados detalhes da reunião, apenas fotos partilhadas na sua página no Facebook.

Discurso na ONU

No discurso proferido quinta-feira (22.09) na 77.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Umaro Sissoco Embalo defendeu que o combate ao terrorismo, ao extremismo violento e ao crimes transnacional em África deve envolver a comunidade internacional e, em particular, as Nações Unidas.

"Precisamos da ajuda internacional para travar o avanço do terrorismo na África Ocidental e em toda a zona do Sahel", salientou o Presidente guineense.

Segundo Umaro Sissoco Embaló, o terrorismo, o extremismo violento e a criminalidade transnacional são ameaças à "paz e segurança internacionais que, para ser eficazmente combatida, deve necessariamente envolver toda a comunidade internacional e a ONU, em particular".

Ucrânia. União Europeia denuncia "mentiras" da Rússia às Nações Unidas

© Getty Images

Por LUSA  23/09/22 

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, aproveitou hoje o seu discurso perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) para denunciar as "mentiras" da Rússia sobre a Ucrânia e o efeito da guerra a nível mundial.

"O Kremlin está a conduzir uma guerra híbrida que combina violência armada com o veneno das mentiras", disse Michel, que acusou Moscovo de usar todo tipo de falsidade para justificar a sua invasão.

Assim, o presidente do Conselho Europeu insistiu que o Governo russo se mobilizou contra um "inimigo invisível" que supostamente o ameaça, quando a realidade é que "ninguém ameaçou, atacou ou invadiu a Rússia" e "ninguém na Europa queria um conflito".

Michel também atacou o argumento russo de que teve que intervir na Ucrânia para evitar um suposto genocídio contra os russófonos, algo que o Kremlin tem repetido muitas vezes e que para a União Europeia é algo inventado.

O político belga também criticou a insistência da Rússia em falar numa "operação militar especial" e não de guerra: "É uma guerra, uma agressão não provocada, ilegal, injustificada, que busca mudar pela força fronteiras reconhecidas internacionalmente e isso não é aceitável".

Segundo Michel, a recente mobilização parcial de reservistas anunciada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, só confirma isso.

O presidente do Conselho Europeu defendeu as sanções impostas pelos Vinte e Sete como algo "inevitável" para deter o Kremlin e destacou que o grupo não é de forma alguma responsável pela crise de abastecimento de alimentos e fertilizantes que o mundo enfrenta, como sustenta Moscovo.

"Isso é falso. Foi a Rússia que, ainda antes da guerra, decidiu unilateralmente reduzir o nível das suas exportações de cereais e fertilizantes", sublinhou Michel, que lembrou que foi também Moscovo que impôs um bloqueio naval ao Mar Negro que impediu durante meses a saída de grãos da Ucrânia.

O político belga pediu que o mundo inteiro se una para evitar que "as ações destrutivas" de um país - a Rússia- arruínem todo o trabalho de resposta aos grandes problemas globais.

Segundo disse, a União Europeia não pede a ninguém que escolha entre o oriente e o ocidente, ou entre o norte e o sul, mas é preciso tomar uma posição e a posição da Europa é defender o respeito pelas fronteiras e pela cooperação, face às agressões e ameaças.

Michel alertou para as crescentes fraturas internacionais e disse que a Europa quer ser líder, mas através da cooperação, ouvindo o resto do mundo e sem pregar a ninguém.

A semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas começou na terça-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, e irá prolongar-se até à próxima segunda-feira, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre eles o primeiro-ministro português, António Costa.

Esta é a primeira Assembleia Geral desde o início da guerra na Ucrânia e a primeira em formato presencial desde o início da pandemia.

O evento decorre sob o tema "Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados", e terá como foco a guerra na Ucrânia e as crises globais a nível alimentar, climático e energético.

UCRÂNIA/RÚSSIA - Ameaça nuclear? "A Rússia tem tudo a perder e nada a ganhar"

© Reuters

Por LUSA  23/09/22 

O anúncio de referendos sobre a anexação em províncias do leste da Ucrânia e a mobilização parcial de tropas, anunciadas por Moscovo, poderão ser insuficientes para contrariar a recente contraofensiva ucraniana, considera o International Crises Group (ICG).

"[O Presidente russo Vladimir] Putin acredita que a promessa de novas forças e a ameaça nuclear podem inverter a vontade da Ucrânia e forçar a um recuo do ocidente, mas esta noção parece exagerada" considera este instituto de reflexão com sede em Bruxelas, vocacionado para a análise de crises globais, numa declaração hoje divulgada.

"As tropas que vão ser mobilizadas parecem incapazes de alterar o curso da batalha, em particular devido ao tempo que o exército necessita para as preparar de forma adequada e os concomitantes problemas de logística e material. Kiev poderá redobrar os esforços para a reconquista de território antes da chegada de forças adicionais russas ao campo de batalha", considera o IGG, fundado em 1995 e que se define como uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos.

Numa referência ao eventual uso de armas nucleares em caso de ameaça à integridade territorial da Rússia, também esgrimido por Putin no seu discurso de quarta-feira passada, o ICG recorda que "a Ucrânia e os seus apoiantes ocidentais" não recuaram face a anteriores ameaças nucleares de Putin, e não demonstram sinais de cedências na atual situação.

"Os países da NATO deverão prosseguir a política promovida até agora -- apoiar a Ucrânia com armas e dinheiro, evitar a escalada retórica que alimentam a narrativa de Putin de que esta guerra é com o ocidente, e deixar espaço à Rússia para que procure um acordo ao entender que falhou na sua última tentativa de garantir supremacia", aconselha o ICG.

Na sequência da resposta russa à contraofensiva ucraniana -- em particular através do bombardeamento de infraestruturas em particular na cidade de região do Kharkiv (nordeste) -- e destinada a desmoralizar a população e liderança ucranianas, o Instituto sublinha a reação "desafiante" de Kiev.

"O Presidente Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia preferiria ficar sem energia, sem gás e sem eletricidade, enquanto também pudesse ficar sem a Rússia", indica o texto.

A recente escalada do conflito pode significar que a Rússia ainda não está preparada para um compromisso ou acordo, apesar de ainda não ser claro se vão significar uma alteração substancial da trajetória da guerra, prossegue o ICG.

"A contraofensiva ucraniana revelou que uma grande impreparação das forças russas (...). Assim, e mesmo que a Rússia consiga mobilizar uma grande quantidade de homens, terá dificuldades nos abastecimentos. Talvez a principal questão resida naquilo que significam os recentes sinais de Moscovo sobre até onde poderá ir para evitar uma derrota na Ucrânia e como definirá uma vitória aceitável".

Ao recordar não ter sido a primeira vez que o líder do Kremlin recordou dirigir um país com armas nucleares, não é de prever que Kiev decida "uma pausa" e inverta o atual curso militar, e caso continue a garantir progressos territoriais.

"A Rússia tem tudo a perder e nada a ganhar de escalar para o uso do nuclear. Ataques nucleares em resposta a contra-ataques ucranianos não têm sentido na lógica militar. Também poderiam ocasionar riscos nucleares para as forças russas e a própria Rússia. Um ataque nuclear é provavelmente a única ação que Moscovo poderia tomar e que implicaria uma resposta ocidental direta", e que a Rússia encararia como "uma ameaça existencial".

Numa referência às perspetivas que se colocam num futuro próximo, o ICG sublinha a "incerteza da trajetória da guerra" mas admite dois cenários possíveis.

"Um seria uma pausa de curto prazo nos combates que permitisse a Moscovo mobilizar e recuperar, e depois reverter os recentes ganhos ucranianos. O outro seria a consolidação do controlo das áreas que detém pela Ucrânia e prosseguir a pressão enquanto a Rússia prosseguir a mobilização, deslocação e os respetivos fornecimentos. Outros cenários, como um impasse de longo prazo com os dois exércitos a tentarem novos sucessos, são também possíveis, e como os últimos sete meses demonstraram, mais surpresas podem estar nas cartadas".

Ao recordar uma vez mais a decisão do Kremlin numa escalada do conflito, em resposta às contraofensivas militares ucranianas e cujo sucesso é associado ao fornecimento de novos armamentos pelos ocidentais (em particular Estados Unidos e Reino Unido), a ONG assegura que Putin está preparado para prosseguir os esforços para impedir um falhanço militar.

"Quando mais tempo a guerra prosseguir sem que a Rússia obtenha óbvios progressos, mas difícil será para o Kremlin prosseguir com a narrativa de que atingiu os seus objetivos".

No entanto, o ICG também emite um alerta dirigido à outra parte do conflito. "Os Estados ocidentais que apoiam a Ucrânia devem ser cuidadosos -- a maioria tem-no sido nos últimos meses -- para não alimentar a narrativa de Moscovo que de os russos estão envolvidos numa guerra existencial com o ocidente, e que o país não pode sobreviver a uma derrota militar na Ucrânia".

E acrescenta. "Isso significa evitar a retórica, que ganhou alguma aceitação em diversos círculos de análise, e ações onde se sugerem que pretendem uma mudança de regime ou o colapso do Estado".

O ICG também se mostra convencido da rápida resposta dos diplomatas ocidentais caso a Rússia promova oficialmente a anexação de partes do leste da Ucrânia, em particular nos fóruns internacionais e em particular na ONU, "para afirmar a integridade territorial da Ucrânia e denunciar a decisão de Moscovo".

Apesar de o Instituto considerar que, no atual momento, "as conversações sobre um acordo parecerem estar fora de questão", sugere que "as capitais da NATO, e ainda outros", podem "preparar o terreno" para uma futura resolução do conflito, sem deixar de recordar o envolvimento da Turquia e do secretário-geral da ONU, António Guterres, na resolução da designada crise dos cereais.

Prosseguir a política ocidental adotada até ao momento face ao conflito constitui a receita do Instituto.

"Ajudar a Ucrânia, com armas e dinheiro, para impedir uma vitória russa que teria implicações mais grave para a Ucrânia e a paz internacional e a segurança global que o atual conflito. E fazê-lo de uma forma que minimize os riscos de uma vasta e potencial guerra nuclear com a Rússia. Deixar a porta aberta para que Moscovo aceite um acordo no qual a Ucrânia possa existir, e permanecerem atentos a qualquer sinal credível das partes sobre a disponibilidade para conversações sérias".

"Com a guerra e entrar no que pode ser a sua fase mais significativa e perigosa até ao momento, uma abordagem equilibrada decerto que não será fácil de obter, mas permanece a melhor opção disponível", conclui o ICG.


Dia da independência - “A luta pela independência do país do jugo colonial não faz sentido”, dizem alguns guineenses


Bissau, 23 Set 22 (ANG) -  Alguns cidadãos guineenses dizem que deixou de ter sentido a libertação do país do  jugo colonial, “porque os objectivos da luta pela independencia não foram cumpridos”.

Ouvidos hoje pela ANG, por ocasião de celebração do quadragésímo nono  aniversário da independência da Guiné-Bissau, que se assinala amanhã, dia 24 de Setembro, os cidadãos Helder Nanque, Edmeusa João Pessy, Ludi da Silva e Jaquelina Santos Moreira, foram unânimes em dizer que a independência só fazia sentido se as pessoas que dirigem o país fossem capazes de cumprir com o que  Amilcar Cabral chamou de “Programa Maior”, que passa pelo desenvolvimento do país.

O estudante Universitário Hélder Nanque disse o país está numa situação de retrocesso, pelo que  não era necessário  lutar pela independência, porque “desde a sua proclamação até esta parte, nada, mas nada foi feito para avanço da Guiné-Bissau”.

Acrescentou que os dirigentes preocupam-se apenas  em viajar e levar os seus filhos para estudarem na Europa,  nas melhores escolas ou receberem tratamento médico também em melhores condições.

Nanque diz entretanto que  isso tem que ver com falta de visão da parte da população, e sustenta,  “os guineenses não têm o hábito de reclamar, resignam-se  com todo o que acontece, apercebendo-se disso, os politicos  não  fazem nada para além do que querem”.

“Imagina só hoje em dia, escolas públicas até ao momento não está a funcionar, enquanto que os privados estão a funcionar”, referiu Nanque.

Acusou que  os politicos estão a fomentar o “tribalismo” cada vez mais para alcançarem o poder, situação que diz ser grave.

Por essas razões,  Hélder Nanque  diz preferir  que o país continuasse nas mãos dos colonialistas português, “porque mesmo com todo o sacrifício que se consentia , pensava-se no  bem comum, ao passo que os actuais dirigentes só pensam em intereeses pessoais”.

Hélder interroga como é possivel um país com 49 anos de independência não dispôr de um hospital de referência, nem tão pouco uma universidade pública que funciona normalmente.

Critica que  a  Universidade Amical Cabral está a inscrever estudantes, enquanto que os privados se preparam para iniciar as aulas. “Isto  é injusto”, diz.

Para além disso, justificou  a sua opinião com o estado avançado da degradação das  infraestruturas rodoviárias e diz ser  uma  demostração clara de que nada foi feito de novo a não ser as construções deixadas pelos colonialistas.

Instado a falar sobre o que deve ser feito para mudar a situação  Helder  Nanque defendeu a aposta deve ser  investimento forte no sector da educação, porque, segundo ele, nenhum país no mundo se desenvolveu sem um bom sistema de ensino”.

A Cidadã   formada em Turismo, Edneusa João Pessy   parabeniza os 49 anos da independência, devido ao sacrifício consentido  para que hoje a Guiné-Bissau possa ser livre.

Acrescenta que  a situação é, realmente, de muita tristeza, porque há 49 anos o país continua a ter estradas danificadas, falta de infra-estruturas escolares e  sanitárias, razão pela qual diz, “sendo assim, não faz sentido a luta pela libertação do país”.

Criticou que  que há falta de quase tudo, sobretudo de oportunidade para os jovens.

Edmeusa João Pessy  disse que a independencia só valeria a pena se os objectivos da luta fossem cumpridos.

Interrogado sobre quais são os objectivos da luta pela independencia, Edmeusa Pessy disse que são a construção do país e garantia de uma educação e saúde para todos.

“O  executivo mandou suspender admissão de novos ingressos nos sectores considerados chaves para qualquer país”, referiu.

Ludi da Silva por seu lado diz  que a situação do país, há 49 anos da independencia, está cada vez pior, devido ao não funcionamento normal do ensino público, por causa das sucessivas greves, motivadas por várias exigências dos sindicatos do sector.

Para além disso, disse que nos últimos tempos registou-se um  aumento significativo do preço dos produtos alimenticios e de transportes.

Para a professora de Inglês,Jaquelina Santos Morreira,  de facto, não era preciso lutar pela independencia do país, porque os anseios dos combatentes de ver uma Guiné próspero fora abaixo, por causa da luta constante pelo poder da parte dos politicos.

“Essa divergência prolongará por muito tempo, pois, a cada dia, surge mais formações politicas, o que não é bom para um país como a Guiné-Bissau, onde quase tudo está em falta”, diz Jaquelina.

Dos Santos serviu-se do  anormal funcionamento do sector do ensino e de saúde, bem como das péssimas condições das estradas e ainda o aumento de preço dos produtos da primeira necessidade como exemplos de maus desempenhos das autoridades dirigentes do país, e acusa-os de não se preocupar  em aumentar o salário dos funcionários públicos para que estes possam estar a altura do atual contexto do país.

Para superar está situação, Jaquelina disse que é preciso trabalhar para reconquistar a união e confiança que existiam entre os guineenses  outrora para juntos se desenvolver o país. 

ANG/LPG/ÂC//SG

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ-BISSAU E ACTUAL PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO E DA ALMA RECEBEU SERGUEI LAVROV, MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA RÚSSIA, À MARGEM DA 77ª ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO, PRESIDIU EM NOVA IORQUE PELA PRIMEIRA VEZ, DESDE QUE FOI ELEITO COMO LÍDER DA CEDEAO, UMA CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DESTA ORGANIZAÇÃO REGIONAL. LÍDERES DA CEDEAO SOB A PRESIDÊNCIA DO GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ DECIDEM APLICAR SANÇÕES À JUNTA MILITAR DA GUINÉ-CONACRY


Os dirigentes dos Estados da África Ocidental decidiram, numa cimeira extraordinária na quinta-feira à noite, em Nova Iorque, aplicar “sanções progressivas” contra a junta militar no poder na Guiné-Conacri.

“Decidimos aplicar sanções contra a Guiné”, declarou o Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Aliou Touray, no final de uma cimeira à porta fechada, em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU

A decisão foi tomada perante a inflexibilidade dos militares em reduzir o período de transição do poder para os civis, previsto em 36 meses, para 24.

De acordo com um documento, “foi decidido adotar sanções progressivas contra indivíduos e contra a junta guineense”.

No mesmo texto é indicado que “muito rapidamente, o Presidente em Exercício da CEDEAO [o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló] e o Presidente da Comissão da CEDEAO vão estabelecer uma lista de pessoas e, de forma gradual, aplicar as sanções”.

Reunidos durante várias horas, os líderes da CEDEAO, com exceção do Mali, da Guiné-Conacri e do Burquina Faso, países dirigidos por juntas militares, exigiram também a libertação de 46 soldados da Costa do Marfim, detidos no Mali.

“Condenamos a detenção dos militares costa-marfinenses. Na terça-feira [27 de setembro], a CEDEAO vai enviar ao Mali os Presidentes do Gana, do Togo e do Senegal para obter a libertação” dos soldados, disse Omar Aliou Touray.

“O tempo dos golpes de Estado acabou”, reiterou.

Na quarta-feira, o Presidente em Exercício da CEDEAO e Chefe de Estado da Guiné-Bissau, General Úmaro Sissoco Embaló, tinha advertido que a Junta Militar na Guiné-Conacri poderá enfrentar “pesadas sanções” se insistir em permanecer no poder por mais três anos.

Em julho, Embaló afirmou ter convencido a Junta Militar, que chegou ao poder através de um golpe de Estado, em Setembro de 2021, a reduzir o período de transição do poder para os civis para 24 meses, mas autoridades nunca confirmaram e mantêm os 36 meses.

Desde 2020, a região da CEDEAO, que conta 15 países-membros, tem assistido a uma onda de golpes de Estado, nomeadamente no Mali, na Guiné-Conacri e no Burquina Faso e alarmada com o risco de contágio a outras nações da zona tem multiplicado mediações e pressões para o regresso do poder aos civis nestes países.

GUERRA NA UCRÂNIA: Após polémica, Berlusconi defende-se. Invasão russa é "injustificável"... O ex-primeiro-ministro italiano afirmou, ontem, que o presidente russo, Vladimir Putin, foi “empurrado” para a guerra na Ucrânia.

© Reuters

Notícias ao Minuto  23/09/22 

Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro de Itália e líder do partido de centro-direita Força Itália (FI), defendeu-se, esta sexta-feira, da polémica em que está envolvido após considerar que o presidente russo, Vladimir Putin, foi “empurrado” para a guerra na Ucrânia. Na rede social Facebook, garantiu: “A agressão à Ucrânia é injustificável e inaceitável”.

“Putin foi pressionado pela população russa, pelo seu partido e pelos seus ministros para inventar esta operação especial”, disse o político italiano numa entrevista, na quinta-feira, acrescentando que os separatistas da região ucraniana do Donbass foram a Moscovo dizer aos media que os ataques na Ucrânia tinham feito 16 mil mortes e acusar Putin e não fazer nada para os defender.

Já hoje, Berlusconi defendeu que “bastava ver a entrevista toda” - e “não apenas uma frase extrapolada, sintética por razões de tempo” - para “entender” qual é a sua posição em relação à guerra, “que é conhecida há muito tempo”. “Talvez tenha sido mal compreendido”, afirmou.

“A agressão à Ucrânia é injustificável e inaceitável, a posição do Força Itália é clara: nunca poderemos de forma alguma e por qualquer razão quebrar a nossa participação na União Europeia e na Aliança Atlântica”, acrescentou.

Sublinhe-se que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de 5.900 civis morreram e oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

CERCA DE 95 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJÚ DO PRESENTE ANO AGRÍCOLA NÃO FORAM EXPORTADAS

By  Rádio Jovem  setembro 23, 2022

O presidente da Associação Nacional dos Intermediários Comerciais da Guiné-Bissau, Lassana Sambú, revelou esta quinta-feira que, segundo os dados disponíveis, cerca de 95 mil toneladas da castanha de cajú da campanha do presente ano não foram ainda exportadas.

Em entrevista exclusiva à nossa estação emissora e a Rádio Galáxia de Pinjiquiti, Lassana Sambú, afirmou que as taxas de impostos elevados e más condições dos portos de Bissau são entre outros fatores que estão a dificultar a exportação do produto.

“A campanha não é só para aplicar as taxas” afirmou. “Estamos numa situação grave que é preciso levar em consideração. Um Estado deve proteger os seus operadores económicos, criando condições de trabalhar para poder obter lucros que lhes permitem pagar o imposto, mas não é o caso do país “, observa.

“Temos a situação do porto, não temos um porto com as condições que o próprio mercado está a exigir, não temos máquinas e nem grandes barcos, tudo isso é um problema”, explicou

Perante esta situação, o presidente da Associação Nacional dos Intermediários Comerciais da Guiné-Bissau, Lassana Sambú, considerou de negativo a campanha de comercialização da castanha de cajú do ano comercial 2022.

Na ocasião, Sambú exigiu ainda ao Estado o cumprimento dos cinco diplomas de regulamentação do sector de cajú, para o benefício da comercialização da mesma.

No mês passado, o Ministro do Comércio, Abas Jaló, anunciou que até ao momento o país exportou cerca de noventa mil toneladas da castanha de caju, tendo afirmado que o país já atingiu a meta de 200 mil toneladas perspetivada para a presente campanha de cajú.

TRÊS PRINCIPAIS LICEUS PÚBLICOS DO PAÍS SEM CONDIÇÕES PARA INICIAR O ANO LETIVO 2022/2023

Por: Rádio Jovem setembro 23, 2022

Os principais liceus públicos do país, Rui Barcelos da Cunha, Kwame N’krumah e Agostinho Neto, não estão em condições de iniciarem o novo ano letivo 2022/2023, devido à falta de reabilitação das salas de aulas que estão num avançado estado de degradação.

A situação foi constatada esta quinta-feira durante uma reportagem de seguimento feita por uma equipa de profissionais da Rádio Jovem nos referidos liceus, seis dias depois da data prevista pelo governo para dar o início ao novo ano letivo.

Segundo notou a equipa, a situação em que se encontram os três liceus em causa não oferecem as reais condições para iniciarem as aulas, em virtude do estado das suas infraestruturas que se encontram numa situação de degradação quase total.

Contactadas pela nossa estação emissora, os diretores dos dois dos três liceus visitados, Kwame N’krumah e Agostinho Neto, respetivamente, recusaram a prestar qualquer declaração à imprensa.

Contudo, segundo confirmou a Voz da Juventude Guineense, através uma fonte junto do Liceu Dr. Agostinho Neto, realmente o liceu não está em condições de iniciar as aulas, pelo menos nesta época chuvosa. Acrescentando que, neste momento, todos os telhados das salas de aulas estão com furos que provocam vazamento da água da chuva nos interiores das salas.

Apesar destas situações que podem dificultar o início do novo ano letivo, a fonte adiantou à Rádio Jovem que até hoje as matrículas estão a decorrer neste liceu, sublinhando que o mesmo liceu perdeu mais de 80% dos seus alunos por causa de sucessivas greves verificadas nos últimos anos.

Em relação ao liceu Nacional Kwame N’krumah, o maior do país, que se encontra em reabilitação, a nossa equipa de reportagem constatou que devidas as obras em curso naquele estabelecimento do ensino, o ano letivo neste liceu poderá ser comprometido, uma vez que os trabalhos ainda não estão na sua fase final.

Outra fonte revelou à Rádio Jovem que o liceu tem como previsão, pelo menos, ter 37 turmas para o período de manha e a tarde e 25 turmas para o período da noite.

De salientar que a reconstrução deste liceu iniciou no passado dia 17 do mês de augusto com a duração de dois meses.

Recorda-se que o governo liderado por Nuno Gomes Nabiam, através do Ministério da Educação Nacional, tinha agendado a data de 16 de setembro para o início do novo ano letivo nas escolas públicas, mas até então, não houve nenhum pronunciamento público das autoridades nacionais acerca do assunto.

Preços dos combustíveis descem na próxima segunda-feira. Veja as previsões

Por cnnportugal.iol.pt 23/09/2

Preços dos combustíveis deverão continuar a descer na próxima semana, ainda que poucochinho. Mas tendência de descida mantém-se.

O gasóleo deverá descer cerca de 1,5 cêntimos por litro na próxima segunda-feira e a gasolina deverá embaratecer cerca de 1 cêntimo por litro.

São estas as estimativas no final desta semana, segundo fontes de mercado e de acordo com a evolução das cotações internacionais dos produtos petrolíferos.

Confirmando-se esta estimativa, embora as descidas sejam pequenas, elas somam-se à forte descida do gasóleo na última segunda-feira. Na gasolina, pelo contrário, os preços têm permanecido estáveis desde 5 de setembro.

Esta quinta-feira, um litro de gasóleo simples foi vendido em média em Portugal continental por 1,752 euros, pelo que na próxima semana deverá descer para a casa dos 1,737 euros. No início deste mês de setembro, o preço estava nos 1,887 euros por litro.

Já a gasolina simples está a um preço final de 1,693 euros por litro no final desta semana, pelo que deverá descer para um valor a rondar os 1,6 euros na próxima semana, quando no princípio de setembro estava a 1,78 euros por litro.

Todos estes preços passados aqui citados são os publicados oficialmente pela Direção Geral de Energia e Geologia.

Recorde-se que os preços dos combustíveis são livres em Portugal, pelo que variam todos os dias e de forma diferente por marca e mesmo por posto. Contudo, tradicionalmente é à segunda-feira que as maiores variações se verificam.

Rússia isenta quadros de empresas vitais da mobilização para a guerra

© Reuters

Por LUSA  23/09/22 

A Rússia isentou da mobilização parcial para combater na Ucrânia funcionários com "educação superior" das áreas das tecnologias da informação, telecomunicações e sistema financeiro, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

"A fim de assegurar o funcionamento de certas indústrias de alta tecnologia, bem como o sistema financeiro da Federação Russa, foi tomada a decisão de não se alistar (...) cidadãos com educação superior nas especialidades e áreas de formação relevantes", disse o ministério num comunicado divulgado na íntegra pela agência oficial russa TASS.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na quarta-feira uma mobilização parcial que abrange 300.000 russos para prosseguir com a guerra na Ucrânia, que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro deste ano.

Além das telecomunicações, a medida de isenção inclui em particular os quadros de "organizações que asseguram a estabilidade do sistema de pagamentos nacional e da infraestrutura do mercado financeiro, gestão da liquidez bancária e circulação de dinheiro".

A isenção também abrange quadros superiores de meios de comunicação social.

"As listas de cidadãos apresentadas pelos chefes das organizações relevantes na forma prescrita ao Estado-Maior-General das Forças Armadas serão consideradas a base para a isenção do envolvimento de cidadãos no serviço militar para mobilização", disse o ministério liderado por Serguei Shoigu.

A mobilização parcial ordenada por Putin para enfrentar os reveses militares na Ucrânia provocou uma onda de protestos nas principais cidades russas, que resultaram em mais de 1.300 detidos.

Um novo protesto foi convocado para sábado.

Após a comunicação de Putin, vários meios de comunicação noticiaram que milhares de pessoas estavam a tentar sair da Rússia para escapar à mobilização.

Na quinta-feira, o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, teve de defender o filho, Nikolai, acusado de se ter recusado a ser mobilizado para a Ucrânia.

A acusação surgiu depois de um 'blogger' ter ligado para Nikolai Peskov fazendo-se passar por um elemento do exército que estava a chamar os reservistas mobilizados no âmbito do anúncio de Putin.

Num vídeo que se tornou viral nas redes sociais, o filho do porta-voz do Kremlin disse que não se apresentaria no centro de recrutamento indicado e que iria resolver o assunto "a outro nível".

"Não tenho qualquer problema em defender a pátria. Mas primeiro tenho de compreender o que é viável para mim", justificou no vídeo divulgado pelo canal no YouTube "People's Politics", criado por apoiantes do líder da oposição russa, Alexei Navalny, que está preso.

A guerra na Ucrânia, iniciada há sete meses, provocou um número por determinar de baixas civis e militares.

A Rússia admitiu esta semana a perda de cerca de 6.000 soldados, mas peritos ocidentais consideram estes números baixos.

Os Estados Unidos calculam que a Rússia perdeu 15.000 soldados nos primeiros seis meses de guerra e os ucranianos admitiram a morte de cerca de 10.000 elementos das suas forças no mesmo período.

A ONU confirmou a morte de cerca de 6.000 civis até 19 de setembro.

A guerra forçou também mais 13 milhões de pessoas a abandonar as suas casas, das quais quase 6,7 milhões se refugiaram em diversos países, sobretudo na Europa.

As restantes permaneceram na Ucrânia, sendo classificadas como deslocados internos, ou seja, pessoas que foram obrigadas a sair do local habitual de residência, mas que não fugiram para outro país.

Leia Também:

© Getty Images

Notícias ao Minuto 23/09/22 

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, descartou hoje a mobilização militar no país, ao contrário do que aconteceu na Rússia, assegurando que Minsk "não tem a intenção de participar em guerras". 

"Não vai haver nenhuma mobilização. Isso é mentira", disse Lukashenko, citado hoje pelo canal governamental Pul Pervogo difundido através da rede digital de mensagens Telegram. 

Pouco depois, a agência estatal de notícias Belta, divulgou outra declaração do chefe de Estado em que Lukashenko reitera que a Bielorrússia "não vai participar em qualquer guerra".

"Iremos combater apenas quando for preciso defender os nossos lares e a nossa terra", acrescentou. 

Trata-se da primeira vez que Lukashenko declara que a Bielorrússia não vai participar diretamente em combates. 

A Bielorrússia é um dos aliados mais próximos de Moscovo na nova campanha militar da Rússia contra a Ucrânia iniciada no passado dia 24 de fevereiro.

O país serviu de base às tropas russas na invasão da Ucrânia e foi por isso fortemente criticado pelo governo de Kiev.

Por outro lado, vários portais de notícias do leste da Europa referem que as forças de segurança bielorrussas receberam ordens verbais para identificarem os cidadãos russos que se escondem na Bielorrússia numa tentativa de evitarem a "mobilização parcial" decretada esta semana pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. 

Muitos reservistas russos temem ser incorporados nas Forças Armadas e, por isso, tentam abandonar o país através das fronteiras da Rússia com a Finlândia, Geórgia, Mongólia e Cazaquistão.

A Bielorrússia, ex-república soviética que faz fronteira com a Rússia, é também uma das supostas linhas de fuga, até porque não existem postos fronteiriços entre os dois países, ao abrigo dos acordos bilaterais existentes.

Milhares de russos continuam a tentar fugir para a Finlândia... O número de russos que entraram na quinta-feira foi mais do dobro dos que chegaram na semana anterior.

© Getty Images

Notícias ao Minuto 23/09/22  

Milhares de russos continuam a tentar fugir da Rússia pela fronteira terrestre com a Finlândia, esta sexta-feira. O tráfego para a Finlândia através da fronteira sudeste está "bastante movimentado" esta sexta-feira, segundo noticia a Reuters, citando um porta-voz da guarda fronteiriça finlandesa.

O mesmo porta-voz dá conta de que o número de russos que entraram na quinta-feira foi mais do dobro dos que chegaram na semana anterior. "Esta manhã continua muito movimentada, talvez com mais movimento do que ontem", referiu.

Cerca de 7 mil pessoas entraram na Finlândia vindas da Rússia na quinta-feira, 6 mil delas de nacionalidade russa, o que significa um aumento de 107% em comparação com o mesmo dia da semana anterior, acrescenta. Três pessoas pediram asilo na quinta-feira. Nenhum pedido semelhante tinha sido feito a semana passada.

No posto fronteiriço de Vaalimaa foram registadas filas de 500 metros de carros a tentar entrar na Finlândia, na manhã desta sexta-feira, num fluxo pequeno mas preocupante.

A fronteira terrestre finlandesa permanece entre os poucos pontos de entrada na Europa para os russos depois de uma série de países ter fechado as fronteiras físicas e o espaço aéreo em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O país está a considerar proibir a entrada da maioria dos russos, já que a passagem de pessoas oriundas do vizinho oriental "intensificou-se" na quinta-feira, após a ordem do presidente Vladimir Putin de uma mobilização militar parcial.


Leia Também: Finlândia prepara "solução" para impedir passagem de russos pelo país

LÍDERES DA CEDEAO DECIDEM APLICAR SANÇÕES À JUNTA MILITAR DA GUINÉ-CONACRI

  JORNAL ODEMOCRATA  23/09/2022 

Os dirigentes dos Estados da África ocidental decidiram, numa cimeira extraordinária na quinta-feira à noite, em Nova Iorque, aplicar “sanções progressivas” contra a junta militar no poder na Guiné-Conacri.

“Decidimos aplicar sanções contra a Guiné”, declarou o presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Aliou Touray, no final de uma cimeira à porta fechada, em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU

A decisão foi tomada perante a inflexibilidade dos militares em reduzir o período de transição do poder para os civis, previsto em 36 meses, para 24.

De acordo com um documento, consultado pela agência de notícias France-Presse e confirmado por vários participantes na cimeira, “foi decidido adotar sanções progressivas contra indivíduos e contra a junta guineense”.

No mesmo texto é indicado que “muito rapidamente, o presidente em exercício da CEDEAO [o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló] e o presidente da comissão da CEDEAO vão estabelecer uma lista de pessoas e, de forma gradual, aplicar as sanções”.

Reunidos durante várias horas, os líderes da CEDEAO, com exceção do Mali, da Guiné-Conacri e do Burquina Faso, países dirigidos por juntas militares, exigiram também a libertação de 46 soldados da Costa do Marfim, detidos no Mali.

“Condenamos a detenção dos militares costa-marfinenses. Na terça-feira [27 de setembro de 2022], a CEDEAO vai enviar ao Mali os Presidentes do Gana, do Togo e do Senegal para obter a libertação” dos soldados, disse Omar Aliou Touray.

“O tempo dos golpes de Estado acabou”, reiterou.

Na quarta-feira, o presidente em exercício da CEDEAO e chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, tinha advertido que a junta militar na Guiné-Conacri poderá enfrentar “pesadas sanções” se insistir em permanecer no poder por mais três anos.

Em julho, Embaló afirmou ter convencido a junta militar, que chegou ao poder através de um golpe de Estado, em setembro de 2021, a reduzir o período de transição do poder para os civis para 24 meses, mas autoridades nunca confirmaram e mantêm os 36 meses.

Desde 2020, a região da CEDEAO, que conta 15 países-membros, tem assistido a uma onda de golpes de Estado, nomeadamente no Mali, na Guiné-Conacri e no Burquina Faso e alarmada com o risco de contágio a outras nações da zona tem multiplicado mediações e pressões para o regresso do poder aos civis nestes países.

In lusa


Leia Também: Junta militar na Guiné-Conacri critica advertência de Embaló

Mais de 200 reclusos na Alemanha com documentos fraudulentos da Guiné-Bissau

Por LUSA

O diretor-geral dos Serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras da Guiné-Bissau, Lino Leal da Silva, revelou hoje que mais de 200 pessoas detidas na Alemanha foram apanhadas com documentos falsos emitidos no país.

Em conferência de imprensa, Leal da Silva anunciou que uma delegação de diferentes ministérios se deslocou à Alemanha, a convite do Governo daquele país, para certificar se 241 reclusos em duas prisões alemãs seriam nacionais da Guiné-Bissau.

"Entre 30 de agosto e 07 de setembro estivemos na Alemanha e apresentaram-nos 241 reclusos como sendo guineenses, mas na verdade apenas 29 é que eram cidadãos da Guiné-Bissau", observou Leal da Silva.

O dirigente disse que os 29 reclusos falam o português, crioulo e dialetos da Guiné-Bissau, os restantes apresentam-se como naturais de Bafatá e Gabu, localidades do leste do país, "mas nem sequer sabem os nomes dos bairros" daquelas cidades, notou.

"São cidadãos da Gâmbia, Guiné-Conacri, Senegal e Serra Leoa munidos com documentos falsos da Guiné-Bissau", defendeu o diretor-geral dos Serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras.

"São os próprios reclusos guineenses que os ajudam a obter o registo de nascimento, cédula pessoal da Guiné-Bissau, que chegam até às prisões através [da plataforma social] de WhatsApp", explicou Lino Leal da Silva.

O esquema, referiu o dirigente, passa pelo pagamento a um recluso guineense que, por sua vez, manda o dinheiro para um familiar na Guiné-Bissau que vai a uma conservatória e faz o registo civil do cidadão como sendo natural do país.

O diretor-geral dos Serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras disse que em várias prisões europeias existem pessoas que se apresentam como naturais da Guiné-Bissau, mas que na realidade possuem documentos falsos do país.

Lino Leal da Silva chamou atenção do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos sobre a necessidade de reforçar o controlo nas conservatórias onde é feito o registo civil de cidadãos guineenses, lembrando que registar uma pessoa sem ser de forma presencial "é um crime".

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO E PRESIDENTE DA ALIANÇA DOS LIDERES AFRICANOS CONTRA A MALÁRIA (ALMA) DISCURSOU NESSA QUALIDADE DURANTE A 77ª DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS.


Senhor Presidente,
Senhores Chefes de Estado e de Governo,
Senhor Secretário-Geral,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Permitam-me expressar as minhas calorosas felicitações ao Senhor Csaba Körösi da Hungria, pela sua eleição na qualidade de Presidente da 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Gostaria também de saudar o empenho do Secretário-Geral, António Guterres em prol da paz no mundo e congratular o Sr. Abdula Shahid das Maldivas pelos resultados alcançados durante o seu mandato.
Senhor Presidente,

Muito já foi dito, pelos eminentes oradores que me antecederam nesta tribuna, o que me permite evitar certas repetições.

É chegada a hora de pensarmos numa Solução global e duradoura, através da Solidariedade, Sustentabilidade e Ciência, como o tema desta Sessão nos convida a fazer. Pois, a solução de muitos dos nossos problemas está na reflexão conjunta, na solidariedade global e na condução de ações concertadas e colectivas.

Devemos partilhar conhecimentos científicos e garantir o acesso equitativo as vacinas. A pandemia do COVID19 nos relembrou de que vivemos num mundo globalizado, que a vida de todos os seres humanos, tem igual valor e que a humanidade é uma e tem um destino comum.

Senhor Presidente,
Nos últimos 2 anos, conseguimos criar maior estabilidade política no nosso país, reafirmar o nosso papel no continente africano e retomar o nosso lugar no concerto das nações.

Contudo, o contexto internacional não favorece o cabal desempenho do nosso plano de desenvolvimento, sobretudo no que concerne à realização dos objectivos do desenvolvimento sustentável.
Nós em África, estamos também a sentir as consequências da guerra na Ucrânia que, infelizmente, está a ter um grande impacto, em particular, no sector da energia e da agricultura.

A inflação e o aumento dos preços dos cereais e outros produtos alimentares básicos, agravou consideravelmente uma situação alimentar já bastante difícil.

A Guiné-Bissau é um país costeiro com uma grande parte insular. Temos feito muitos esforços no que concerne a Mitigação e Adaptação. Almejamos que a COP27 seja um passo determinante na definição e adoção de estratégias concretas para minimizar os impactos negativos das alterações climáticas.

Senhor Presidente,
Permitam-me, na qualidade de Presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados da África Ocidental, a CEDEAO, recordar que a nossa sub-região enfrenta grandes desafios em matéria de segurança e que precisamos de paz para garantir o desenvolvimento e o bem-estar das nossas populações, que constituem a nossa primeira riqueza.

A estabilidade de grande parte do nosso continente, em geral e da África Ocidental em particular, está sendo causada pelo terrorismo, o extremismo violento e a criminalidade transnacional, a que se somaram as violações dos princípios do Estado de direito e da Democracia.

Precisamos da ajuda internacional para travar o avanço do terrorismo na África Ocidental e em toda a zona do Sahel.
Trata-se de uma ameaça à paz e segurança internacionais que, para ser eficazmente combatida, deve necessariamente envolver toda a comunidade internacional e a ONU em particular.

Senhor Presidente,
Fui recentemente escolhido para presidir a Aliança dos Líderes Africanos contra a Malária, ALMA.

De acordo com os dados da OMS, 96% dos casos globais de malária e 98% das mortes por malária ocorrem em África. O nosso continente não atingiu o objetivo traçado de reduzir a incidência e mortalidade da malária em 40% até 2020, uma etapa fundamental na eliminação da malária no continente Africano até 2030.

Por isso, mais do que nunca, precisamos de tomar medidas adequadas para proteger a todos, em todos os lugares, das doenças infeciosas. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar todos os países, governos, doadores e parceiros de desenvolvimento a contribuírem para o Reabastecimento do Fundo Global. Juntos e de maneira solidária, podemos acabar com a malária de uma vez por todas e salvar milhões de vidas humanas.

Senhor Presidente,
Falando de solidariedade entre os estados e povos, não podemos esquecer de mencionar Cuba e a necessidade de o embargo americano contra este país irmão ser imediatamente levantada.
Para concluir, quero enfatizar que a Guiné-Bissau, apesar de ser um pequeno país com meios limitados, não poupará os seus esforços com vista a contribuir para a manutenção da paz, da estabilidade e na proteção do nosso planeta.

Estamos determinados em continuar a participar activamente na consolidação do multilateralismo e na promoção do diálogo e da cooperação entre os países e povos do mundo.
Muito obrigado.

 O Presidente da  República, Umaro Sissoco Embalo, discussou hoje na assembleia geral das nações unidas, em Nova Iorque.👇
@Radio TV Bantaba  22/09/2022