sábado, 27 de maio de 2023

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - COORDENADOR NACIONAL DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, EM CACHEU, CANCHUNGO


VIDEO by: Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - COORDENADOR NACIONAL DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, EM BULA, À CAMINHO DE CANCHUNGO


A Embaixadora de Guine-Bissau em Marrocos manifestou a sua preocupação com os Estudantes Guineenses residentes naquele país.

Numa entrevista exclusiva com o repórter de RTB em Marrocos, Embaixadora FILOMENA MENDES MÁSCARENHAS, afirmou que o comportamento de alguns estudantes Guineenses não dignifica o País.
 Radio TV Bantaba

Sob lema CEDEAO RUMO A PROSPERIDADE PARTILHADA A representação da CEDEAO no país comemora o 48 anos de existência

 Radio Voz Do Povo 

Falha informática cria caos nas entradas nos aeroportos do Reino Unido

© Lusa

POR LUSA  27/05/23 

Uma falha num computador afetou hoje o sistema automatizado de controlo de passaportes e criou grandes atrasos para os viajantes que chegavam aos aeroportos no Reino Unido, sobretudo em Londres, informaram as autoridades.

Também nas redes sociais, muitos viajantes têm reclamado por terem que esperar várias horas antes de conseguirem passar pelos controlos de imigração, em pleno fim de semana prolongado.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, citaram um problema nacional que afeta os "e-gates" da polícia de fronteira britânica, que permitem a passagem automática através de verificações.

"As nossas equipas estão a trabalhar em estreita colaboração com a polícia de fronteira para resolver o problema o mais rapidamente possível", publicou a gestão do aeroporto de Heathrow na sua página na Internet, acrescentando que foram mobilizados mais funcionários para gerenciar as filas de espera e ajudar os passageiros.

O Reino Unido tem mais de 270 portões (gates) eletrónicos em 15 infraestruturas e que estão disponíveis para viajantes com mais de 12 anos, sejam britânicos, cidadãos da UE ou de vários outros países (incluindo Austrália, Canadá, Islândia, Japão ou Estados Unidos).

"Estamos cientes de que temos um problema nacional que afeta as chegadas ao Reino Unido", disse uma porta-voz do Ministério do Interior do Reino Unido., acrescentando que "estão a trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível, em colaboração com operadoras e companhias aéreas para minimizar os problemas dos viajantes".

Longas filas também foram relatadas na manhã de hoje para embarcar nos navios que atravessam o Canal da Mancha através do porto de Dover (sudeste da Inglaterra) devido a um problema informático no controlo de passaportes na fronteira francesa, problema que já se encontra revolvido segundo um Twitter da organização.

De acordo com a mesma publicação, o problema "foi resolvido", estimando entre 30 e 45 minutos o tempo de espera a meio do dia, em comparação com os 90 minutos da manhã.

Estas perturbações surgem depois de a companhia aérea British Airways ter tido de cancelar muitos 175 voos entre quinta e sexta-feira devido a um problema técnico, segundo a agência britânica PA.


‼️ INÉDITO: Nigeriano é preso por engravidar toda família: Esposa, Mãe da esposa e irmã da esposa

  Portal Mwangolé Mais

Um  homem nigeriano, cuja identidade não foi revelada, teria sido preso depois que sua esposa descobriu que ele engravidou sua irmã e mãe também. 

O jornal Iharare relata que a esposa denunciou às autoridades do Reino Unido, perto de onde o casal vive, que o homem nigeriano estava namorando secretamente sua sogra e sua cunhada.

Nas imagens que se tornaram virais no Twitter, o nigeriano aparece algemado, escoltado até a delegacia pela Polícia Metropolitana.

Fonte: PIA 🏳️

FAKE NEWS?☝👇

@Summer Aku Vlogs  UK Nigerian Man Arrested For Getting Wife's Mother & Sister Pregnant☝

Cabo Verde muda administração do 2.º maior hospital após mortes de bebés

© Lusa

POR LUSA   27/05/23 

O Governo cabo-verdiano substituiu a administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), o segundo maior do país, na ilha de São Vicente, após a morte de sete recém-nascidos naquela unidade nas últimas semanas.

"Visando criar condições para o bom funcionamento daquele hospital e havendo necessidade de imprimir novas orientações à gestão do serviço, e de modificar as políticas a prosseguir por estes, de forma a torná-las mais eficazes, faz-se necessário proceder a cessação da comissão de serviço dos atuais membros do conselho de administração do hospital, e em sequência nomear os novos membros", lê-se num despacho assinado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de 26 de maio e consultado hoje pela Lusa.

A decisão implica a cessação da comissão de serviço de Ana Margarida Além Brito Dias como diretora daquele hospital central e presidente do conselho de administração, de Laurinda do Rosário Brito, enquanto vogal executiva, e de Paulo Jorge de Pina Almeida, vogal e diretor clínico.

No mesmo despacho, que entra em vigor em 30 de maio, é nomeada Helena Rebelo Rodrigues como diretora e presidente do conselho de administração, Nair Chantre Silva Santos Lucas, vogal e diretora clínica, Vera Lucia Lopes Monteiro, como vogal e enfermeira superintendente, Aristides Manuel Ramos, vogal executivo e administrador, e Paulo Jorge Semedo Miranda Freire, vogal não executivo.

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, pediu em 19 de maio uma "auditoria independente" ao HBS, no Mindelo, São Vicente, recordando a morte de sete recém-nascidos nas últimas semanas.

"Tratando-se de uma situação anormal e, considerando as sistemáticas queixas dos utentes do HBS, penso ser recomendável a realização de uma auditoria independente para uma avaliação organizacional exaustiva e apresentação de recomendações pertinentes", afirmou o chefe de Estado.

"Tenho seguido com preocupação as notícias da morte, nestes dias de maio, de sete crianças recém-nascidas no HBS. Sei que o Ministério da Saúde e o próprio Hospital estão a fazer as averiguações para identificar as causas destas mortes e tomar medidas cabíveis. E isto é essencial para pôr cobro às inquietações dos cidadãos", acrescentou.

O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou no dia 16 de maio a realização de um inquérito à morte, até então, de cinco bebés recém-nascidos, este mês, no HBS.

A investigação, acrescentou, pretende apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos, bem como as boas práticas de segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

Também pretende apurar as causas que estão na origem das mortes dos bebés e os procedimentos técnicos e administrativos adotados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares.

Para essa investigação, o Ministério da Saúde informou ainda que nomeou uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Central da Praia e da Direção Nacional da Saúde, que deve apresentar um relatório, até final deste mês.

Em fevereiro, a diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital Baptista de Sousa (HBS), Cátia Costa, confirmou a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês anterior, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

De acordo com o relatório de Estatísticas Vitais de 2021 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a taxa de mortalidade infantil, que contabiliza o número de óbitos de menores de um ano por cada 1.000 nascidos vivos, foi 10,5 em 2021 face aos 11,3 de 2020.


Noruega avisa população para se manter afastada da baleia "espia russa"

Cnnportugal.iol.pt, 27/05/23

As pessoas devem "evitar o contacto" com uma famosa baleia beluga para evitar feri-la ou matá-la acidentalmente, pede a Norwegian Directorate of Fisheries (Direção de Pescas da Noruega).

A baleia, apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional em 2019 depois de ter sido vista a usar um arnês com suportes para uma
câmara, levando os especialistas a acreditar que a baleia pode ter sido treinada por militares russos.

Hvaldimir é conhecida por se aproximar de barcos. Jorgen Ree Wiig, Direção Norueguesa de Pescas/Serviço de Vigilância Marítima

Desde 2019, "tem viajado ao longo da costa norueguesa" com algumas paragens pelo caminho, de acordo com a direção, que acrescentou que Hvaldimir "tende a ficar em explorações onde consegue apanhar peixe e comer excedentes de ração".

Hvaldimir é conhecida por seguir barcos e brincar com os que estão a bordo.

A baleia, que é uma espécie protegida na Noruega, vive agora no interior do Oslofjord.

Isto "significa que chegou a uma zona densamente povoada e que o risco de ser ferida devido ao contacto humano se tornou significativamente maior", acrescentou a direção.

Até agora, houve apenas pequenos incidentes em que a baleia sofreu ferimentos ligeiros, principalmente devido ao contacto com barcos", indicou Frank Bakke-Jensen, diretor de Pescas.

Mas pediu às pessoas para manterem a distância, "apesar de a baleia ser mansa e estar habituada a estar perto de humanos".

"Encorajamos especialmente as pessoas em barcos a manterem uma boa distância para evitar que a baleia seja ferida ou, no pior dos casos, morta pelo tráfego de barcos", pediu Bakke-Jensen.

Dados os perigos, perguntaram a Bakke-Jensen se a baleia deveria ser colocada em cativeiro.

"Sempre dissemos que a baleia em questão é um animal de vida livre e não vemos qualquer razão para a capturar e colocar atrás de barreiras", sublinhou.

No entanto, agora que a baleia está "numa zona mais vulnerável e o acesso a alimentos pode ser limitado, vamos considerar outras medidas", acrescentou Bakke-Jensen. "Mas ainda é muito cedo para dizer algo de concreto sobre isso."

A Direção de Pescas vai monitorizar os movimentos da baleia na esperança de que esta dê meia-volta quando chegar ao fim do Oslofjord.

Em 2019, especialistas disseram à CNN que Hvaldimir era um animal treinado e que as evidências sugeriam que tinha vindo da Rússia.

Jorgen Ree Wiig, biólogo marinho da Direção de Pescas da Noruega, disse à CNN que o arnês parecia "feito especialmente" e tinha "suportes para câmaras GoPro em cada lado".

E os clipes do arnês diziam “Equipamento São Petersburgo”, contribuindo para a teoria de que a baleia veio de Murmansk, na Rússia, e foi treinada pela marinha russa.

A marinha "é conhecida por já ter treinado belugas para conduzir operações militares", lembrou Wiig, "como guardar bases navais, ajudar mergulhadores e encontrar equipamentos perdidos".

DIPLOMACIA: Centenas de funcionários alemães vão abandonar a Rússia a partir de junho

© iStock

POR LUSA  27/05/23 

Centenas de funcionários alemães, entre diplomatas e professores de alemão, vão deixar a Rússia a partir de 1 de junho, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ao jornal germânico Süddeutsche Zeitung.

O motivo é uma decisão de Moscovo de limitar severamente o número máximo de funcionários das missões diplomáticas e organizações culturais alemãs na Rússia, em retaliação contra a expulsão de diplomatas russos supostamente envolvidos em espionagem.

"O limite estabelecido por Moscovo, a partir do início de junho, exige um grande corte em todas as áreas da nossa presença na Rússia", confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão ao jornal.

O objetivo do ministério é "garantir uma presença mínima" de trabalhadores do campo cultural, "mantendo ao mesmo tempo uma presença diplomática".

Segundo o Süddeutsche Zeitung, diplomatas serão afetados, mas também professores de institutos educacionais alemães em Moscovo e funcionários do instituto de línguas e cultura Goethe.

Além da embaixada alemã em Moscovo, existem consulados alemães nas cidades russas de Ecaterimburgo, Kaliningrado, Novosibirsk e São Petersburgo.

Em abril, 30 funcionários de missões diplomáticas russas, acusados pelos serviços secretos alemães de estarem envolvidos em espionagem, tiveram de deixar a Alemanha.


Leia Também: Armas nucleares de Moscovo na Bielorrússia? "Levará a nova escalada"

PR Sissoco Embaló recebe a visita do presidente da república de Serra Leoa, Julius Maada Bio



O Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, realizou uma visita oficial à Guiné-Bissau, tendo sido recebido pelo seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló, com as devidas honras militares.

Durante a visita, o Presidente serra-leonês manteve um encontro restrito com o Presidente Umaro Sissoco Embaló, com o objectivo de reforçar as relações de amizade entre os dois países.

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - COORDENADOR NACIONAL DO MADEM-G15 EM INGORÉ, REGIÃO DE CACHEU II

Visita de Amizade e de Trabalho da Sua Excelência Julius Maada Bio, Presidente da República da Serra Leoa à Guiné-Bissau.


© Presidência da República da Guiné-Bissau 


Taiwan deteta 33 caças e dez navios de guerra chineses

© Getty Images

POR LUSA   27/05/23 

O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou hoje ter detetado 33 caças e dez navios de guerra do exército chinês nas proximidades da ilha.

Doze aviões atravessaram o espaço aéreo da ilh pelo que as Forças Armadas de Taiwan monitorizaram a situação e responderam com o destacamento de aviões, navios e sistemas de mísseis terrestres, avançou o Ministério da Defesa na rede social Twitter.

A escalada das tensões na região começou, em agosto passado, com a viagem à ilha da então presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi, e agravou-se depois da visita da líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, aos EUA, onde se reuniu com vários congressistas norte-americanos, apesar dos avisos de Pequim.

A China e Taiwan vivem autonomamente desde 1949, quando o governo nacionalista da então República da China se refugiou na ilha, depois da vitória do Partido Comunista Chinês na guerra civil.

O regime de Pequim considera Taiwan uma província rebelde e ameaça tomá-la pela força se a ilha, com cerca de 24 milhões de habitantes, declarar formalmente a independência.


Timor-Leste/Eleições. CNE valida vitória de CNRT de Xanana Gusmão

© Lusa

POR LUSA   27/05/23 

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) timorense validou hoje a vitória do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), de Xanana Gusmão, nas legislativas de domingo, tendo ficado aquém da maioria absoluta.

Durante os últimos três dias, equipas da CNE analisaram um total de 515 votos reclamados na contagem inicialmente feita a nível municipal pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), distribuindo-os por partidos políticos ou como votos nulos.

O CNRT garantiu uma ampla representação parlamentar, com 31 dos 65 lugares do Parlamento, mais dez dos que detém atualmente, apesar de ter ficado aquém da maioria absoluta, de acordo com os resultados gerais provisórios do STAE timorense.

Depois de um período de 48 horas para eventuais recursos, os dados da CNE vão ser validados pelo Tribunal de Recurso. Após a publicação no Jornal da República, o Parlamento tem até 15 dias para marcar a sessão de tomada de posse dos novos deputados.

Os resultados dão ao partido de Xanana Gusmão 288.289 votos (41,63%), um resultado superior ao obtido pelas três forças políticas que compõem o atual Governo.

O cenário mais provável é o de uma aliança entre o CNRT e o Partido Democrático (PD), numa maioria de 37 deputados.

O PD passou a ser a terceira força política em número de votos, invertendo uma tendência de queda no apoio ao partido, registada desde as eleições de 2007, ao conquistar mais um lugar, para um total de seis, com 64.517 votos (9,32%).

Em segundo lugar, ficou a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), com 178.338 votos (25,75%), o que representa perder quatro dos atuais 23 lugares.

Os resultados mostraram uma penalização dos partidos do Governo, em particular ao Partido Libertação Popular (PLP), do primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, que perdeu metade dos oito lugares no Parlamento, passando de terceira para quinta força política.

Taur Matan Ruak é um dos maiores derrotados da votação de domingo, com os eleitores a fugirem da força política que se estreou como a terceira mais votada em 2017, ficando-se agora pelos 40.720 votos (5,88%).

Também a Fretilin, de Mari Alkatiri, foi penalizada, com o partido que viabilizou o executivo desde 2020 a registar a pior percentagem de apoio sempre, com uma queda de mais de oito pontos percentuais face ao voto que obteve nas antecipadas de 2018.

Finalmente, o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) conseguiu subir para 52.031 votos (7,52%) e mantém assim os atuais cinco lugares no Parlamento.

Os resultados indiciam uma fuga dos votos para os maiores partidos, com o total de boletins em partidos que ficaram abaixo da barreira de elegibilidade (4% dos votos válidos) a representar menos de 10% dos votos totais.

Esse valor é mais baixo do que em 2017, quando chegou aos 14% e em 2012, quando garantiu mais de 23,13%.

O Parlamento fica agora com apenas cinco bancadas partidárias, contra oito antes das eleições de domingo.

Apenas duas das restantes 12 forças políticas concorrentes ficaram próximo da barreira de 4% dos votos válidos: o estreante Partido Os Verdes de Timor (PVT) e o Partido Unidade e Desenvolvimento Democrático (PUDD), que tinha um lugar no Parlamento.


Os desabafos de Prigozhin, líder do grupo Wagner

Sicnoticias.pt  26.05.2023  

A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro aos mais recentes dias da guerra na Ucrânia, com especial destaque para a entrevista concedida por Yevgeny Prigozhin, líder dos mercenários russos

Em entrevista a um blogue pró-russo, Prigozhin admite que os ucranianos são "altamente organizados, altamente treinados e a sua inteligência está no mais alto nível". Esta sexta-feira foi o 13º dia consecutivo em que as forças russas bombardearam a capital ucraniana durante a noite, e o dia em que Lula da Silva informou a recusa do convite de Vladimir Putin para visitar a Rússia. "Respondi que não posso ir à Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu. O Guerra Fria foi emitido na SIC a 26 de maio.

José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast. Oiça aqui mais episódios: