sexta-feira, 13 de março de 2020

COMISSÃO POLITICA DE LUXEMBURGO COMUNICA AOS MILITANTES E SIMPATIZANTES


POR: Antonio Pereira e Diamantino Benicio
Baltazar Lopes Queita

Diplomacia de alto nível. Parabéns! Dra. Suzi Barbosa.



Rainha de Leste 

Après Dakar et Niamey, Abuja déroule le tapis rouge au Président de la République SE Umaro Sissoco Embaló


Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Hoje (13/03/2020) o Ministro da tutela Sua Excelência Dr. Fernando Dias teve reunião com os funcionários da CMB







CamaraMunicipal de Bissau

CHEGADA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, UMARO SISSOCO EMBALÓ


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Junior Gagigo 

COVID-19 - Etiópia, Guiné-Conacri, Quénia e Gana elevam para 17 países com doença

Etiópia, Guiné-Conacri, Quénia e Gana anunciaram hoje casos de infeções pelo novo coronavírus nos seus territórios, elevando para 17 o número de países africanos com registo da doença.


O Governo da Etiópia confirmou hoje o seu primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, um cidadão japonês de 38 anos que chegou a Adis Abeba proveniente do Burkina Faso, o que elevou para 13 os países da África Subsaariana afetados pela doença.

Em todo o continente africano, são agora 17 os países que reportaram casos da doença Covid-19, segundo os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em conferência de imprensa, a ministra etíope da Saúde, Liya Tadesse, indicou que homem chegou ao país em 04 de março e está em isolamento.

A governante assinalou ainda que foram identificadas outras pessoas que estiveram em contacto com o doente japonês e que foram colocadas em quarentena.

O anúncio do caso na Etiópia surgiu poucas horas depois do vizinho Quénia ter confirmado o seu primeiro caso de coronavírus, uma cidadã queniana que regressou a Nairobi, proveniente dos Estados Unidos da América com escala em Londres, em 05 de março.

Também a Guiné-Conacri divulgou hoje o seu primeiro caso da doença, uma cidadã belga que trabalha na delegação da União Europeia no país.

O Gana confirmou os seus dois primeiros casos, depois de os testes a dois doentes vindos da Turquia e Noruega terem dado positivo.

Na noite de quinta-feira, o Gabão deu a conhecer o seu primeiro caso, um cidadão gabonês regressado de França.

Com a divulgação destes casos são agora 13 os países da África Subsaariana com registo da doença: África do Sul (17), Senegal (10), Nigéria (02), Camarões (02), Burkina Faso (02), República Democrática do Congo (02), Gana (02), Togo (01), Costa do Marfim (01), Gabão (01) Quénia (01), Etiópia (01) e Guiné-Conacri (01).

Há ainda no resto do continente casos reportados no Egito (67), Argélia (25), Tunísia (07) e Marrocos (06).

No total, África regista até ao momento 148 casos de infeção pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a OMS a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

NAOM

Guiné-Bissau: Domingos Simões Pereira - Único caminho a seguir é o da indignação contra golpe

O candidato às presidenciais da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira afirmou hoje, numa carta aos guineenses, que o único caminho a seguir contra a "alteração da ordem constitucional" por "vias antidemocráticas" é o da indignação.


"Não tenho dúvidas nenhumas em indicar que o caminho a seguir, aliás único existente, de honra e dignidade, é o da indignação. Indignação geral e contundente contra o golpe de Estado e alteração da ordem constitucional por vias antidemocráticas, exigindo o respeito pela nossa soberania e independência", afirma Domingos Simões Pereira, na carta divulgada na sua página oficial na Internet e na rede social Facebook.

Domingos Simões Pereira pede também aos guineenses que se indignem contra as "intenções de ocupação e exploração" da Guiné-Bissau por "forças estrangeiras movidas por intenções contrárias à vontade e interesse" da população e que exijam que a sua missão se "coadune com a responsabilidade da reposição da ordem de democrática".

"Indignação contra a inoperância da comunidade internacional que assobia para o lado e tenta nos embalar com discursos desviados de objetividade e firmeza, esperando que o tempo trate do resto", salienta.

Domingos Simões Pereira, que é presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), pede também "indignação contra a postura irresponsável da cúpula" das Forças Armadas, que se "colocam à mercê de interesses", que "desconhecem" e "muito menos controlam".

"Temos de expressar a nossa indignação de forma resoluta e incisiva, mesmo que de forma refletida e bem estruturada, evitando o derramamento de sangue e a colocação em causa da segurança das nossas populações", sublinha.

Ao PAIGC, Domingos Simões Pereira pede que mantenha a "unidade e coesão" e reforcem a "mobilização das bases" para compreenderem as "causas e razões da nova crise" no país.

Na carta, Domingos Simões Pereira volta a denunciar "grandes interesses externos", que em conjunto com "ganâncias internas", fizeram uma "coligação terrível" para se apoderarem dos recursos da Guiné-Bissau.

O líder do PAIGC denuncia igualmente a "compra de consciência dos guineenses, na montagem de uma megaoperação de fraude, na compra do envolvimento da cúpula militar, a níveis capazes de evitar e prevenir qualquer percalço de última hora, como acabou por acontecer".

Domingos Simões Pereira afirma que foram mobilizados na sub-região "somas colossais de dinheiro", mas como os dados ficaram "aquém do necessário" houve recurso a uma operação de fraude eleitoral para "assegurar que a Comissão Nacional de Eleições divulgasse os números convenientes".

Mas, salienta, foram deixados erros pelo caminho constatados pelo Supremo Tribunal de Justiça, que decidiu mandar realizar um novo apuramento, que levaria à "descoberta sem equívocas da verdade eleitoral".

Por noticiasaominuto.com


DESPACHO #006 /GMATPL /2020 - DESPACHO #007 /GMATPL /2020

DESPACHO DO MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL 





Guinée-Bissau: S’il doit avoir des poursuites judiciaires et mandats d’arrêt, ils n’ont rien de politiques, mais plutôt économiques.


S’il doit avoir des poursuites judiciaires et des mandats d’arrêt internationaux en Guinée-Bissau, ils ne seront pas politiques, mais d’ordre économique.

Guinée-Bissau, doit-il avoir des poursuites judiciaires et des mandats d’arrêt?

Tous les regards nocifs qui étaient braqués sur le jeune pays de la Guinée-Bissau à la suite de leurs élections majestueusement organisées et démocratiquement gagnées par le candidat Embalo. La France et ses médias pensaient pouvoir renverser les résultats au profit du perdant Simoes. Une lutte s’est acharnée et comme force est la vérité, elle a fini par triompher.

Aujourd’hui, le candidat Embalo Umaro est rentré dans l’histoire de son pays et son nom sera incrusté en lettre d’or, dans le panthéon des chefs d’état africains.

C’est en Guinée-Bissau, un président de la république, peut se laisser peindre en éléphant blanc parmi des gourous ? Le président sorti, M. Mario Vaz, était l’ombre de lui-même quand il était au pouvoir. Il était l’écran de fumée des magouilles du premier ministre, du président de l’assemblée nationale avec à leur tête M. Domingos Pereira. Si après les résultats, ce groupe a fait le tour du monde pour indiquer la direction de leur pays par la main gauche, ils avaient bien leur raison : les caisses de l’état.

Une circulaire adressée à la primature

Une circulaire, numéro 000782, adressée à la primature, le 2 mars 20, disait ceci : «  A la clôture  de la journée comptable du 29 février 2020, votre compte numéro 500 2612200 S00060074 dans nos livres présente un solde créditeur de 38 115 FCFA. Nous vous serions obligés de bien vouloir nous marquer votre accord sur ce solde en nous retournant le double de cette correspondance revêtu de votre signature, dans un délai de quinze jours. Veillez agréer, Primature, l’assurance de notre considération distinguée »

En clair, c’est le solde créditeur. L’argent que l’ancien pouvoir a laissé dans les caisses de l’état de la Guinée-Bissau avant de prendre la coupe d’escampette. Même si ce pays est aussi pauvre, on ne peut pas vider de manière ignoble, les caisses de la banque centrale en y laissant seulement la somme de 38 115 FCFA. C’est vraiment malsain et incongru.

Comme ils étaient sûrs de leurs affaires de vouloir chasser par tous les moyens, le nouveau président élu, pour profiter de l’insouciance du peuple pour le voler, ils ont pu convaincre leurs alliés et la CEDEAO qui avait planté partout à des endroits stratégiques de la capitale de Bissau, des contingents militaires comme s’il y avait la guerre.

Avec ces 38 115 FCFA, par quelle alchimie, le président Embalo allait contenter les fonctionnaires non payés depuis plusieurs années ? A la proche de leur échec, le premier ministre M. Aristide Gomes a fait vider le compte de la banque de son pays pour aller se cacher dans une ambassade.

C’est pour élucider les actes judiciaires que va poser le nouveau pouvoir, que nous apportons ces éléments pour éviter de confondre, les futurs poursuites judiciaires et les mandats d’arrêt en cours, qui n’ont rien de politique, mais plutôt de malversation, de détournements de deniers publics. Il faut que tous ceux qui ont commis ce crime économique, viennent de répondre de leurs actes. Ça sera facile.

Joël ETTIEN

Directeur de publication : businessactuality.com

Jair Bolsonaro está infetado com o coronavírus, avança a Fox News

Bolsonaro esteve com Donald Trump há seis dias

Presidente do Brasil terá testado positivo para Covid-19.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo para Covid-19, avança a Fox News.

Estava previsto que o resultado dos testes ao Presidente brasileiro fossem conhecidos esta sexta-feira, depois de o secretário de Comunicação do Presidente brasileiro também ter sido infetado.

EUA PEDEM INFORMAÇÃO

A embaixada dos Estados Unidos da América em Brasília contactou o Governo do Brasil após a confirmação do caso do secretário da Comunicação.

A informação foi avançada pelo jornal brasileiro O Globo, que acrescentou que o pedido de informações ocorreu porque o chefe de comunicação do Governo brasileiro esteve com o Presidente dos EUA, Donald Trump, no sábado, num jantar oferecido a Bolsonaro na Flórida.


Trump 'not concerned' after contact with Bolsonaro aide who tested positive for coronavirus
Mar. 12, 2020 - 0:43 - President Trump says he's not concerned after an aide to Brazilian President Jair Bolsonaro tested positive for the coronavirus after they dined together at an event.

Trump vai falar ao país às 15h00 de Washington (19h00 em Lisboa).

sicnoticias.pt

MINISTRO DO INTERIOR RECEBE CUMPRIMENTOS DAS PARA-MILITARES, SOB A ORGANIZAÇÃO DO COMUP- COMITÉ DAS MULHERES POLÍCIAS. OCASIÃO SERVIU PARA BOTCHE CANDÉ, DEFENDER A UNIÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E GARANTIR A MELHORIA DE CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO PAÍS

COMITÉ DE MINDJERIS DE MINISTÉRIO INTERIOR BIM FELICITA, MINISTRO BOTCHE CANDE


Junior Gagigo 

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné afirma que o sucesso de campanha de caju depende de forte engajamento dos guineenses.

Jaime Boles Gomes receia o possível fracasso de plano de ação elaborado para a operação de caju que se avizinha, tendo apelado a normalização política e social no país.


Fonte: Nicolau Gomes Dautarim 

HOMENAGEM AO CANTOR CONGOLÊS, PIERE MUTUARI.


É uma iniciativa conjunta em nome do Governo guineense o secretário de Estado da Cultura, Dr Francelino Cunha e secretário de Estado da juventude e Desporto, Dr Florentino Fernando Dias, ambos homenageiam esta manhã este grande CANTOR africano de nacionalidade CONGOLÊS, de renome internacional Pierri Moutuari, que está de vista na Guiné-Bissau.




Obrigado secretário de Estado de Cultura;
Obrigado secretário de Juventude e Desporto;
Obrigado Povo da Guiné-Bissau.

Bem-haja!
Imagem: REI David /Aliu Cande 
Fonte: Junior Gagigo /Vídeo: Aliu Cande 

MARCHA DI PAIGC DÍA 20/03/2020 MAINA

Confiram o vídeo👇👇👇


Sai na boletim oficial à eleição do candidato de Madem-G15, General Umaro Sissoco Embalo!



Estamos a Trabalhar

Nígeria! - Declaração política do Presidente Umaro Sissoco Embaló, após da sua visita. Nígeria 13 de Março 2020


Nígeria! 
A saída de State House, do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da República do Nigeria, depois de uma audiência com o Presidente da República Federativa da Nigéria, Excelência Buari.

Djongagu De Baloba De Sá

ULTIMA HORA : VISITA DE ESTADO A NIGÉRIA


O NOVO PRIMEIRO MAGISTRADO DA NAÇÃO GUINEENSE, O GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, SOMA E SEGUE NA GLÓRIFICAÇÃO DO NOVO RUMO DA REPÚBLICA DA GUINÉ- BISSAU, POR TUDO ONDE PASSA.

Em Abuja, Capital da Republica Federativa da Nigéria os 2 Presidentes de Repúblicas, os Generais MUHAMMADU BUARI (NIGERIA) e ÚMARO SISSOCO EMBALÓ (GUINÉ- BISSAU) assumem o protagonismo histórico de incrementar e fortalecer os laços de amizade e de cooperação bi e multilaterais entre as duas grandes Nações da Africa Ocidental ambas da CEDEAO.

Belmiro Pimentel - E assim termino o meu longo dia em gargalhadas, porque a vida é simples e bela.


Belmiro Pimentel 

DSP perdeste o barco e o norte!...

Por Estamos a Trabalhar

DSP perdeste o barco e o norte! O Mundo neste momento está a resolver Coronavirus e ninguém pode entrar na América!!! 

Então o teu padrinho Gueterres tem outras preocupações e todo o mundo! Só tu continuas com esse choro de “furta votos”!!! 

Guiné-Bissau já tem um Governo a funcionar que em menos de 7 dias acabou com a greve e as aulas deram início! O Cipriano Cassama agradeceu as tuas “choronas da Udemu” com uma mensagem de que teem que reestruturar o grande PAIGC e por as coisas na ordem e lugar! Só tu e teus acólitos continuam a cantar música para os pássaros e a rtp mentira! 

O mundo já nem está aí com tanta desinformação e mentiras que andas a desinformar sobre a Guiné-Bissau e países vizinhos! A tua imaturidade política e gritante com muita lacuna! Fugiste e deixaste o teu partido quebrado tentando desinformar! 

O mundo tem uma crise maior do que tu tens na cabeça oca e com ilusões! Procura explicar ao Gueterres como a tua querida esposa ladra foi parar à cadeia! Filhos arrogantes em esquemas milionárias! Pensas que a gente não sabe? Tanta fortuna que ostentas “matchu” a custa de negociações secretas com russos; ucranianos, alguns Portugueses; Angola e por aí fora!!!

Guiné-Bissau 🇬🇼 kila muda 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼

CET!!...

KUMA, MARCHA DI PAIGC DÍA 20/03/2020 MAINA


MILITONTOS IRRESPONSÁVEIS NA CONVOCA TUDO PATETAS PA SAI NA RUAS DI EUROPA PA BAI ENFRENTA CORONAVIRUS NA NOMI DI DSP, ENQUANTO EL DSP SINTADU NA SI CASA I NA DA ENTREVISTAS ATRAVÉS DI TELEMÓVEL PA RÁDIOS EUROPEUS. 

HORA K DSP CONFIRMA SI PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO, ABÓS TAMBÉ BÔ TA CONFIRMA DI BÓS.

BÔ FALADU BÔ TULU, I KA NA SEDU BÔ TRÁS.



Por Belmiro Pimentel

PEDIDO DE SOCORRO! - AMNISTIA INTERNACIONAL E DEMAIS OUTRAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS TEM QUE POSICIONAR URGENTEMENTE PARA SALVAR NOSSOS IRMÃOS QUE ESTÃO SENDO MALTRATADOS EM ANGOLA

Recebi vídeo de uma pessoa que vive em Luanda capital de Angola, pedindo ajuda meu de passar mensagem.
Peço todo mundo para assistir e ouvir sofrimento dos estrangeiros em Angola.👇👇👇

É triste ver abuso dos autoridades angolano em cima dos estrangeiros que residem no país.

Angola é um dos países de África que não respeita vida humana, sobre tudo africanos.

Amnistia Internacional e demais outras organizações internacionais tem que posicionar urgentemente para salvar nossos irmãos que estão sendo maltratados em Angola.

Fonte: Leopold Sedar Domingos

Malam Mendes was live


Malam Mendes

COVID-19 - Uma diplomata filipina é o primeiro caso na sede da ONU em Nova Iorque

Uma diplomata da missão das Filipinas na Organização das Nações Unidas (ONU) testou positiva ao novo coronavírus, no que é o primeiro caso registado na sede nova-iorquina da entidade.


Esta diplomata, que está integrada na 6.ª Comissão da Assembleia-Geral, que trata de questões jurídicas, deslocou-se à sede da ONU pela última vez na segunda-feira.

No dia seguinte, apresentou sintomas de gripe e foi vista por um médico.

"Ela recebeu um telefonema hoje (quinta-feira), informando-a que tinha sido testada positiva ao Covid-19", especificou a missão diplomática, em carta transmitida a múltiplas delegações diplomáticas junto da ONU, obtida pela AFP.

"A missão diplomática foi encerrada e todo o pessoal recebeu instrução para se colocar em quarentena", detalhou-se na missiva.

Cerca de três mil funcionários trabalham no secretariado da ONU, em Nova Iorque, sem contar os numerosos diplomatas dos 193 Estados-membros da ONU, que vão e vêm entre as missões diplomáticas nos imóveis nos arredores e a sede da Organização, situada em plena Manhattan.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

noticiasaominuto.com

Leia Também: 

Covid-19: Trump cancela comícios eleitorais

Os comícios eleitorais da recandidatura de Donald Trump à presidência dos EUA foram cancelados, informou o próprio, com a sua campanha vergada à propagação do novo coronavírus, que está a transformar a paisagem política...Ler Mais

Canadá: Mulher do primeiro-ministro Justin Trudeau diagnosticada com coronavírus

O governo do Canadá informou esta quinta-feira que Sophie Gregoire Trudeau, mulher do primeiro-ministro Justin Trudeau, foi diagnosticada com o novo coronavírus...Ler Mais

Gana e Gabão confirmam primeiros casos de Covid-19


O Gana e o Gabão confirmaram no final de quinta-feira os primeiros casos de coronavírus, elevando para dez o número de países da África subsaariana afetados pelo surto de Covid-19...Ler Mais

Domingos Simões Pereira ainda não percebeu de que o carro chegou na última paragem, e todos os passageiros desembarcaram, ele é o único dentro do Carro...

Guineenses

MATCHU, MATCHU, MATCHU TADJADU PA TUDU LADOS I BIDA, RATO, RATO, RATO!

Quando o orgulho e a vaidade caminham à frente, a vergonha e o remorso seguem-no de perto!

Será que, não é o que se está acontecendo com o Domingos Simões Pereira?

Em entrevista à Radio Vaticano, Domingos Simões Pereira faz uma leitura global do cenário politica na Guiné-Bissau sem noção da realidade que lhe fecundá.

Domingos Simões Pereira ainda não percebeu de que o carro chegou na última paragem, e todos os passageiros desembarcaram, ele é o único dentro do Carro, DSP precisa de psicólogo, porquê? Ele agora mostra claramente que está doente é óbvio que ele tem sintomas de perturbação psicológico.


Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!
I am still learnig
about Life

E continua a senda da Mentira e do Alarmismo...

Por Fernando Casimiro.

Pelos vistos, se o Sr. Domingos Simões Pereira não for "colocado" como Presidente da República da Guiné-Bissau, como sendo uma reposição da ordem constitucional, as consequências podem ser perigosas para toda a região e para o mundo, como ele próprio afirmou!

Quanta ignorância, inocência, ingenuidade, numa visão de alguém que é apenas o dono de todas as mentiras sobre o processo da segunda volta da eleição presidencial de 29 de Dezembro de 2019 na Guiné-Bissau.

Alguém que quer mostrar ser o único conhecedor da Constituição e das Leis da Guiné-Bissau, ao ponto de se situar acima da Comissão Nacional de Eleições...

Alguém que tenta humilhar Países vizinhos, e Estados-membros da CEDEAO, que não estão a fim das suas mentiras...

Alguém que fala em violência extrema na Guiné-Bissau... Que violência?

Alguém que acusa directamente e publicamente a etnia fula, de uma série de coisas... Enfim!

Sr. Domingos Simões Pereira, cale-se, em nome da Verdade e do Respeito pela Dignidade de Todos os Guineenses, mas também, de todos os nossos irmãos dos Estados vizinhos que tem tentado humilhar!

Cale-se, a bem da Verdade, da Paz, da Unidade Nacional e do Interesse Nacional, porquanto, suas mentiras são "letais"...!

Didinho 12.03.2020

Leia Também: 

Por Fernando Casimiro

Afinal, é ou não verdade, que a promoção do ódio à etnia fula e à religião muçulmana, durante a campanha eleitoral, e após as eleições legislativas e presidenciais, tinha e continua a ter o Sr. Domingos Simões Pereira como promotor/instigador?

Porquê tanta raiva dos nossos irmãos Fulas?

Porquê tanto ódio aos nossos irmãos Muçulmanos, Sr. Domingos Simões Pereira?

É assim que quer ser Presidente da República da Guiné-Bissau?

Como tenho dito, a mentira é apenas uma verdade adiada...!


Didinho 12.03.2020

ENTREVISTA DO SR. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA À RÁDIO VATICANO