28 de dezembro de 2022

Kyiv responde ao Kremlin: "Não há 'novos territórios'" na Rússia... "É hora de os falantes do Kremlin saírem do estado de delírio informativo".

© Getty Images

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, recorreu às redes sociais para responder ao Kremlin, que, esta quarta-feira, disse que qualquer proposta de paz que venha a ser apresentada por Kyiv deve reconhecer a anexação das regiões de Kherson, Zaporíjia, Lugansk e Donetsk.

"Não há realidades em que existam 'novos territórios' dentro da Federação Russa. É hora de os falantes do Kremlin saírem do estado de delírio informativo", escreveu o responsável ucraniano, no Twitter.

"As realidades da Rússia são vergonha, derrota e colapso. Sem ter em conta essas realidades, nenhum 'plano de paz' acontecerá. A comunicação com os demónios leva a uma infeliz queda da realidade", acrescentou ainda.Y

Recorde-se que, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, defendeu que qualquer proposta apresentada pela Ucrânia, com o intuito de fazer cessar a guerra, deve ter em conta a "nova realidade" do país.

"Não pode haver um plano de paz para a Ucrânia que não tenha em conta as realidades atuais em relação ao território russo, com a anexação de quatro regiões pela Rússia. Os planos que não têm em conta estas realidades não podem ser pacíficos", afirmou.

Sublinhe-se que a Ucrânia já deixou claro que as negociações de paz só serão retomadas, entre outras condições, quando for respeitada a integridade territorial do país.


Leia Também: Ocidente, "encabeçado" pelos EUA, "está a lutar" contra a Rússia

Abdulai Injai e Armando Imbana, ex-dirigentes do PAIGC da região de Quinara, depois de uma profunda reflexão, decidiram juntar-se à família do MADEM-G15 para rumarem à maioria absoluta e, desta forma mudar o rumo do país.

Abdulai Injai entende que é por este meio que a Guiné-Bissau irá concretizar o programa maior.

A solução da Guiné-Bissau passa pelo Movimento da Alternância Democrática, G-15.

HORA TCHIGA!

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15


Veja Também: Abdulai Injai, ex-dirigente do PAIGC, encontra-se hoje na sede Nacional do MADEM-G15 para aderir ao partido de paz e coesão da Guiné-Bissau.

Ministro das pescas: “DESAFIO DO GOVERNO É A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO DE PESCA INDUSTRIAL”

 JORNAL ODEMOCRATA  28/12/2022  

O ministro das pescas, Orlando Mendes Veigas, disse esta quarta-feira, 28 de dezembro, que um dos desafios do governo, a longo prazo, é a construção de um porto industrial, por ser um assunto “muito importante”.

Orlando Mendes Veigas admitiu que se o país não começar a certificar os seus produtos, nunca conseguirá ter um valor acrescentado que os produtos acreditados pelo laboratório nacional poderiam oferecer para a economia nacional.

“O plano operacional, o plano estratégico e um conjunto de planos de comunicação são entre outras medidas que o governo tem tomado no quadro de performance do setor das pescas”, referiu Orlando Veigas no balanço das atividades de 2022.

O governante anunciou que em 2023, a equipa ministerial redobrará esforços para cobrir tudo que estiver em falta para que a meta preconizada seja atingida.  

Questionado sobre a rutura do pescado no mercado, o ministro das pescas alertou que enquanto o país não dispor de frotas nacionais para abastecer regularmente o mercado, sempre vai haver rotura, admitindo que nessa situação a Guiné-Bissau jamais estará em condições de fazer face a choques externos.

Os dados disponíveis indicam que em 2022, o ministério das pescas realizou dois concursos públicos para aquisição de 14 câmaras frigoríficas   e 6 viaturas térmicas para a conservação e transporte do pescado, bem como a aquisição de um camião para evacuação de lixo amontoado no porto de pesca artesanal.

A direção-geral da pesca industrial informou ter assinado  um protocolo de acordo com o Senegal para criar as condições de acesso aos recursos haliêuticos na Zona Económica Exclusiva ZEE, criar riquezas e emprego para o país, assistência e acompanhamento de investimentos no setor das pescas e a formação dos quadros nacionais.

O ministério das pescas, através da direção-geral da pesca industrial, emitiu de janeiro a dezembro deste ano um total de 316 licenças para 166 novos navios em diferentes categorias de pesca.

Enquanto isso, a direção geral da pesca artesanal, emitiu 788 licenças, sendo 693 nacionais, 95 a embarcações estrangeiras, recuperou as fábricas de gelo de Babaque, de Uracane e o entreposto de frio de conservação do pescado de Canchungo.

Por: Filomeno Sambú       

Abdulai Injai, ex-dirigente do PAIGC, encontra-se hoje na sede Nacional do MADEM-G15 para aderir ao partido de paz e coesão da Guiné-Bissau.


 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

COVID-19: EUA consideram impor restrições a viajantes vindos da China

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Alguns países já implementaram medidas para restringir a entrada de pessoas provenientes da China, que está a enfrentar um crescimento exponencial da pandemia.

Os Estados Unidos estão a considerar voltar a impor medidas restritivas aos viajantes que cheguem da China, perante o aumento de novos casos de Covid-19 no país, avançou esta quarta-feira a Bloomberg.

Segundo acrescentou a NBC News, as autoridades de saúde estão a considerar impor testes à chegada e rastreios a quem chegar da China, para acautelar um possível impacto do aumento da pandemia na sua população, especialmente devido às variantes que estão a surgir.

Não está em cima da mesa uma proibição total à entrada de viajantes, nem uma possível discriminação por nacionalidade.

A confirmar-se a decisão da administração de Joe Biden, os EUA seguiriam os passos de Taiwan, Japão, Malásia, Índia e Tailândia, entre outros, que passaram a implementar testagem obrigatória aos viajantes provenientes da China, e confinamento a quem testar positivo à Covid-19.

Questionado pela imprensa chinesa sobre restrições pelos norte-americanos, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Wenbin, disse que todos os países devem "lutar a epidemia de forma científica, trabalhando juntos para assegurar viagens seguras entre os países, mantendo a estabilidade da indústria global e das cadeias de fornecimento e restaurante o crescimento saudável da economia mundial".

Wenbin reafirmou também que a pandemia está "geralmente dentro das expetativas e sob controlo", criticando os órgãos de comunicação ocidentais por pintarem uma imagem pouco fidedigna das políticas de prevenção do regime de Pequim.

A verdade é que a China deixou de divulgar o número de mortes diárias por Covid-19 e quando organizações locais estão a alertar para a elevada falta de transparência na publicação dos dados da pandemia. De recordar que a pandemia voltou a subir exponencialmente na China, depois do governo de Xi Jinping ter terminado abruptamente com a política de 'Covid zero' que marcou a resposta à pandemia durante praticamente dois anos.

A política consistia na criação de quarentenas e isolamentos obrigatórios para milhões de pessoas, ao mínimo surto registado. Após uma vaga de protestos inédita no governo de Xi Jinping, incluindo na região altamente oprimida de Xinjiang, o regime decidiu então levantar todas as restrições.

No entanto, com uma população pouco vacinada e pouco exposta à doença e a novas variantes (especialmente à variante Ómicron), os chineses estão a ser duramente afetados pelo aumento exponencial de novos casos, e os hospitais estão sob enorme pressão. Apesar da forte censura estatal, há vários relatos de morgues completamente sobrelotadas e filas de pessoas para recolher os seus familiares.


O líder do PnD, Abás Djaló visitou as tabancas de Sintchan Lali, Paiama e Sintchuru Djaila no setor Pitchi, região de Gabú a 7 km da linha fronteiriça com a Guinee Conacri.

Face a situação de abandono aqui foi relegada há 50 anos, a população lança grito de socorro. Abás Djaló promete ajudar atenuar a situação e apelou às populações para recensearem-se em massa e, votar no PnD nas próximas eleições legislativas 04 junho 2023.

Radio Voz Do Povo

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau: ESCLARECIMENTO

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau


Leia Também: Sana Cante - Biague Graciano NÃO MORREU POR MOTIVOS DE SAÚDE, FOI POR FALTA DE PASSAPORTE


Leia Também: A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Suzi Barbosa, recebeu na sua residência privada o Embaixador da República da Coreia, que se encontra de passagem por Bissau.


RÚSSIA: Traidores? "Não devem voltar à Rússia até ao fim dos seus dias"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Medvedev diz que o retorno de "traidores" à Rússia só poderá ocorrer por "meio de amnistia ou perdão", mas avisa: "Embora seja melhor para eles não voltarem".

O antigo presidente russo Dmitry Medvedev defendeu, esta quarta-feira, que os "traidores" que "odeiam" a Rússia devem ser considerados "inimigos públicos" e ser proibidos de regressar ao país para sempre, numa referência àqueles que têm criticado a guerra. 

"Os traidores que odeiam tanto o seu país que pedem a sua derrota e destruição devem ser considerados hostis publicus, inimigos públicos. Independentemente da interpretação legal dos seus atos", começou por defender o atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, numa publicação divulgada no Telegram.

"Essas pessoas não devem ser autorizadas a voltar para a Rússia até o fim dos seus dias. Devem ser completamente cortados das fontes de rendimento no nosso país, sejam elas quais forem. A situação imoral, quando traidores que desejam que o seu país seja derrotado, simultaneamente atacam a Rússia, deve ser interrompida de uma vez por todas", acrescentou.

Para Medvedev, "o retorno dessas pessoas" à Rússia só "pode ocorrer em caso de arrependimento público prévio e inequívoco e, nos casos apropriados, apenas por meio de amnistia ou perdão".

Mas deixa claro: "Embora seja melhor para eles não voltarem".

Esta posição foi partilhada depois de Medvedev referir que "a história tende a repetir-se como uma farsa após uma tragédia", lembrando que há mais de cem anos os "oposicionistas não sistémicos" daquela época desejavam "ferozmente" a derrota da Rússia na Primeira Guerra Mundial.

"O resultado foi o fim do império, duas revoluções e uma sangrenta Guerra Civil que ceifou a vida de 17 milhões de pessoas de diferentes visões políticas", disse.

"Ao ler novas obras desse tipo, não consigo livrar-me da sensação de que depois de uma grande tragédia chegou a hora de uma farsa repugnante. Mais uma vez, há intermináveis ​​maldições contra as autoridades e desejos de ver a derrota imediata de seu país numa guerra e, muitas vezes, sonhos primitivos da eliminação da Rússia de hoje. Essa leitura é nojenta, especialmente num momento em que os nossos militares estão a defender o nosso país com armas nas suas mãos, a arriscar as suas vidas dia após dia e a realizar milagres de verdadeiro heroísmo", rematou.


Leia Também: Russos viajam em massa para a Tailândia. Chegadas duplicaram em novembro


Musa Hasahya. Agricultor do Uganda tem 12 esposas, 102 filhos e 568 netos

© Daily Monitor   Mzee Musa Hasahya (in navy blue shirt) with his family at home in Bugisa Cell, Mulaga Ward in Busaba Town Council, Butaleja District on November 11, 2022.

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Musa Hasahya não vê 'com bons olhos' os homens que apenas têm uma esposa. "Como é que um homem consegue ficar satisfeito com apenas uma mulher?", questiona.

Mzee Musa Hasahya é um agricultor ugandês, de 67 anos, natural de Lusaka, que casou, pela primeira vez, quando tinha apenas 16 anos - em 1971 -, após ter desistido da escola. Entretanto, contraiu matrimónio com mais 11 mulheres e criou uma família (muito) numerosa. 

No total, Musa Hasahya tem 12 esposas, com quem teve 102 filhos. Quanto a netos, o número é ainda mais surpreendente: são, até ao momento, 568. 

A poligamia é legal no Uganda e o homem revelou à imprensa que o pai 'apenas' tinha das mulheres, com quem teve 'apenas' dois filhos: "Este facto arriscou a extinção da nossa família e do nosso clã". Então, teve mais de cem para assegurar que a linhagem continuará.

De acordo com o Nation, Musa Hasahya não vê 'com bons olhos' os homens que apenas têm uma esposa. "Como é que um homem consegue ficar satisfeito com apenas uma mulher? Tal é um sinal de que nasceu um homem, mas com hormonas femininas", acusa. 

Todas as mulheres do agricultor vivem na mesma casa, tornando, deste modo, mais fáceis "de monitorizar" pelo homem. "Isto também evita que se envolvam com outros homens da vila". 

A mesma publicação cita a primeira esposa de Mzee Musa Hasahya, Hanifa Hasahya, que assegura que o marido é atento às necessidades de todas as suas mulheres e que as ama por igual: "Ele é um bom marido para todas nós". 

Agora, e devido ao aumento do custo de vida, a família não há intenções de continuar a aumentar (ainda mais) a família. 

GUERRA NA UCRÂNIA: "Não há lugar que não esteja coberto de sangue" em Bakhmut... Apesar dos constantes ataques russos, Bakhmut "permanece" sob controlo ucraniano.

© Reuters

Notícias ao Minuto  28/12/22 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quarta-feira, que "não há" um lugar em Bakhmut - 'ponto quente' do conflito - "que não esteja coberto de sangue". 

Numa publicação divulgada no Telegram, o chefe de Estado ucraniano indicou que, neste momento, "apenas alguns" civis continuam na cidade, localizada na província de Donetsk, e que ainda permanece sob controlo de Kyiv, apesar dos ataques constantes das tropas de Moscovo.

"No ano passado, 70 mil pessoas viviam lá. Agora apenas alguns civis lá ficaram. Não há lugar que não esteja coberto de sangue. Não há hora em que o terrível rugido da artilharia não soe. Ainda assim, Bakhmut permanece. As nossas forças de defesa estão de pé. O Donbass ucraniano está de pé", escreveu Zelensky.

Recorde-se que desde o verão que os russos tentam tomar Bakhmut, outrora conhecida pelos seus vinhedos e minas de sal e que tinha cerca de 70 mil habitantes antes da invasão de Moscovo, lançada no final de fevereiro.

Nos últimos meses, a cidade tornou-se palco de violentos confrontos, com elevadas baixas de ambos os lados, devido à exaustiva guerra de trincheiras, duelos de artilharia pesada e ataques frontais.

Enquanto as tropas russas reivindicam a tomada de aldeias e áreas nas proximidades da cidade, as forças ucranianas parecem controlar Bakhmut e parte dos arredores.


Leia Também: Berlim assume liderança de força de elevada prontidão da NATO em 2023

Após a inauguração do mercado central, os comerciantes encetam contactos e, foram recebidos pelo PR General Umaro Sissoco Embaló, no sentido de usar a sua Magistratura de Influência junto do Governo, para sanear o desentendimento em relação a gestão, divisão dos lugares e o pagamento das mensalidades.

 Radio Voz Do Pov

PR general Umaro Sissoco Embaló recebe organizadores do primeiro congresso destinado a resgatar os valores culturais do povo manjado.

 Radio Voz Do Povo

Nova descoberta aponta para existência de 'mini Lua' da Terra... O asteroide deverá manter-se na órbita do nosso planeta até 2181.

© YouTube / aresmars2003

Notícias ao Minuto  28/12/22 

A Lua é (e continuará a ser) o único satélite natural da Terra mas, de acordo com as observações feitas por um astrónomo amador de nome Gennady Borisov, parece que o nosso planeta tem um pequeno visitante que continuará na nossa órbita até ao ano 2181.

Como conta o site CNet, este asteroide de nome 2022 YG  entrou na órbita da Terra em 1961 e, desde então, tornou-se uma espécie de segundo satélite da Terra - um tipo de ‘mini Lua’. Acredita-se que o 2022 YG tenha entre 16 a 30 de diâmetro.

Esta não é a primeira vez que a Terra recebe este tipo de visitantes mas, no caso do 2022 YG, o facto de as previsões apontarem que se manterá na órbita da Terra durante cerca de 220 anos torna-o alvo de um maior interesse.

Pode encontrar acima um vídeo onde é possível ver a da Terra e do 2022 YG, assim como uma previsão de como abandonará a órbita do nosso planeta.


@aresmars2003  New Quasi-satellite 2022 YG☝

Leia Também: Estudo sugere usar asteroides para construir estações espaciais


Leia Também:  Descoberto peixe colorido que nasce fêmea e se torna macho

Russos mobilizados para a guerra vão poder congelar o esperma de forma gratuita

Guerra na Ucrânia (AP Photos)

Por cnnportugal.iol.pt  28/12/22

Medida aplica-se a vários casais que têm pedido esta possibilidade depois de os homens terem sido mobilizados para a guerra na Ucrânia

Os russos que foram abrangidos pela mobilização parcial decretada por Putin vão ter o direito de congelar o esperma gratuitamente em criobancos, avança a agência russa TASS esta quarta-feira.

A TASS cita o presidente de uma associação de advogados russa, Igor Trunov, que revelou que o Ministério da Saúde aceitou o seu apelo para financiar o plano, determinando o congelamento de esperma para cidadãos "mobilizados para participarem na operação militar especial" entre 2022-2024.

Trunov tinha pedido ao governo russo que apoiasse um plano que alterasse o modo como é regulamentado o acesso à criopreservação do esperma, que até aqui exigia um seguro de saúde para que as famílias pudessem aceder não só à criopreservação como aos tratamentos para a infertilidade.

Segundo a agência, a medida irá aplicar-se a vários casais que têm pedido esta possibilidade depois de os homens terem sido mobilizados para a guerra na Ucrânia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus –, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia — foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económica

Tartaruga-de-couro encontrada morta em Espanha. Pode atingir os 600 kg... Pesa mais de 600 quilos e atinge até 2,5 metros de comprimento.

© Memolition

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Uma tartaruga-de-couro, da maior espécie do mundo, apareceu encalhada na praia de Castelló, em Espanha.

Segundo a Europa  Press, a causa exata da morte ainda não é conhecida porque o avançado estado de decomposição não permite uma autópsia.

O animal foi encontrado depois de um popular ter notificado a polícia local que ativou o protocolo de desencalhe.

A tartaruga-de-couro é a maior tartaruga do mundo. Pesa mais de 600 quilos e atinge até 2,5 metros de comprimento. Segundo fontes da Universidade de Valência, é uma espécie que está presente nas águas espanholas, embora não seja frequente. Poucos exemplares foram avistados nos últimos anos: costuma aparecer aproximadamente uma a cada dois anos.

GUERRA NA UCRÂNIA - Kremlin: Proposta de paz deve aceitar anexação de regiões ocupadas... Em causa estão as regiões cuja anexação foi formalizada pelo presidente Vladimir Putin no mês de setembro.

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Qualquer proposta que venha a ser apresentada pela Ucrânia, com o intuito de fazer cessar a guerra, deve ter em conta a "nova realidade" do país, defendeu o Kremlin esta quarta-feira. Com isto, a liderança russa explica que, para tal, Kyiv deve reconhecer a anexação das regiões de Kherson, Zaporíjia, Lugansk e Donetsk, reporta a Reuters.

"Não pode haver um plano de paz para a Ucrânia que não tenha em conta as realidades atuais em relação ao território russo, com a anexação de quatro regiões pela Rússia. Os planos que não têm em conta estas realidades não podem ser pacíficos", considerou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Em causa, estão regiões cuja anexação foi formalizada pelo presidente Vladimir Putin no mês de setembro, embora sem a aceitação da Ucrânia e dos seus parceiros ocidentais - que consideraram os referendos a este propósito "uma farsa". Porém, de momento, a Rússia não detém o controlo total sobre qualquer destas quatro regiões.

Com estas declarações, o Kremlin evidenciou uma clara rejeição face ao plano de paz de 10 pontos apresentado pela primeira vez pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no mês de novembro. O chefe de Estado do país já teve a oportunidade de discuti-lo com o homólogo norte-americano, Joe Biden.

O referido plano prevê a retirada das tropas russas do território que é internacionalmente reconhecido como fazendo parte da Ucrânia - o que significaria que a Rússia, aceitando-o, teria de abdicar tanto das quatro regiões que afirma ter anexado no decorrer desta invasão, como da Crimeia, em 2014.

O Kremlin continua a garantir estar aberto a negociações de paz com a Ucrânia, embora ressalve que não vê qualquer vontade de negociar por parte de Kyiv.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já 6.884 vítimas mortais entre civis, embora o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACDH) alerte que o número deve ser "consideravelmente superior". Há ainda a considerar 10.947 civis feridos no contexto deste conflito.


Primeiro Congresso Histórico MANJACO Canchungo Guiné-Bissau

 Radio Voz Do Povo

FUNCIONÁRIOS DA SOTRAMAR PEDEM DEMISSÃO DO MINISTRO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Por: Simaira de Carvalho JORNAL ODEMOCRATA  28/12/2022  

Os funcionários da Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau (SOTRAMAR) pediram na terça-feira, 27 de dezembro de 2022, a demissão do ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, afirmando que o ministro não tem um “mínimo” projeto para fazer funcionar a empresa. 

Os funcionários falavam em conferência realizada no edifício do ministério de Transportes e Comunicação, na qual revelaram que estão há mais de 80 meses sem receber os salário. 

“Queremos saber se o governo está empenhado a resolver a situação da SOTRAMAR, porque realmente já estamos a mais de 80 meses sem salários. Fizemos várias reivindicações e até hoje não fizeram efeito. Solicitamos um encontro com o ministro do qual não saiu nenhuma resposta”, disse o porta-voz, Iaia Embaló. 

O sindicalista explicou que os funcionários estão a implorar ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, para demitir o ministro de Transportes e Comunicação, Aristides Ocante da Silva, “porque não está a dirigir o setor de uma forma ideal”. 

Por sua vez, o diretor de recursos humanos da empresa, Caram Cassamá, pediu que seja aberta uma investigação séria sobre o “abate” de navios velhos nos portos de Bissau. 

“Realmente não estamos a compreender a atuação do atual ministro, sobre a questão de abate dos navios tutelados pela empresa SOTRAMAR. Funcionários do ministério dos transportes alegam que a venda dos navios rendeu 45 milhões de fcfa e para outras fontes foi acima de 80 milhões. Queremos que as autoridades competentes façam uma investigação séria para descobrir a verdade”, alertou. 

“O ministro reuniu com alguns funcionários para dizer-lhes que a SOTRAMAR está em segundo plano, quando na verdade é a única empresa de transporte marítimo de Estado guineense”, revelou

“Quando Augusto Gomes dirigia esta pasta, tinha nos prometido que o país teria um barco. Houve uma remodelação governamental e veio o novo titular que infelizmente não está a fazer nada, aliás ele, minimamente não tem projeto para o setor marítimo”, lamentou.

TECH INOVAÇÃO: Tecnologia pode estar a impedi-lo de ser mais criativo, diz estudo... Afinal, parece que não é tão mau ficar aborrecido ou a sentir tédio.

© iStock

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Um estudo levado a cabo por um sociólogo da Universidade de Bath no Reino Unido, Timothy Hill, refere que as constantes distrações provocadas por redes sociais podem estar a impedir-nos de ser mais criativos e inovadores.

Hill nota que, graças às redes sociais, as pessoas estão a evitar ‘cair’ num tipo de tédio mais profundo uma vez que, assim que o começam a sentir, consultam imediatamente as redes sociais. Porém, é neste tédio mais profundo que costumam ter lugar as ideias mais criativas, pelo que se pode manifestar como um problema a longo prazo.

“O tédio profundo pode ser um conceito imensamente negativo mas, na verdade, pode ser intensamente positivo se as pessoas tiverem a oportunidade para desenvolvimento e pensamento sem distrações”, conta o investigador.

Na experiência de Hill participaram 15 pessoas e, apesar de algumas delas terem experienciado um grande vazio e inquietação, houve também quem se sentisse motivado a encontrar novos passatempos e paixões.

Hill refere ainda que “a pandemia [de Covid-190] foi uma experiência trágica, destrutiva e consumidora” e que tal não ajudou a que as pessoas se afastassem das redes sociais. “Mas estamos todos familiarizados com histórias de pessoas que, em quarentena, encontraram novos ‘hobbies’, carreiras e direções para a vida”, notou o sociólogo.

SAÚDE: Vai mais vezes à casa de banho durante o inverno? A culpa é do frio... A ciência tenta explicar este fenómeno.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Com o inverno chegam as temperaturas mais baixas, as gripes, constipações e as idas mais frequentes à casa de banho para urinar. Sim, verdade. Durante um tempo mais frio é provável que passe mais vezes no WC. A ciência tenta explicar este fenómeno.

Segundo a revista Vidae, do 'website' Mundo Desportivo, uma das explicações está no facto de os vasos sanguíneos das extremidades do corpo ficarem mais contraídos com o frio. Dessa forma, o corpo tenta manter uma temperatura interna mais próxima do normal e proteger os órgãos vitais de uma eventual hipotermia.

Assim, e devido a esse esforço, as extremidades ficam mais desprotegidas, uma vez que não são vistas como 'indispensáveis'. Existe assim mais sangue em algumas partes do corpo. A redução do excesso de líquidos é outro dos processos do corpo neste controlo. Os rins farão com que a bexiga encha com mais frequência e eleva o número de vezes que vai à casa de banho.

Por outro lado, o 'website' revela que o frio também altera a hormona responsável pela absorção de sódio e água no organismo. Assim, os rins não têm o apoio destas hormonas no seu funcionamento.

Já em alturas de maior calor, no verão, o corpo consegue regular a temperatura pelo suor. Como no inverno tal não acontece, os rins acabam por ter um trabalho reforçado.


Leia Também: Afinal, há uma razão para as crianças darem pontapés no útero

CHINA: Choque em cadeia com mais de 200 carros na China. Uma pessoa morreu... Veículos pesados e ligeiros podem ser vistos empilhados na ponte Zhengxin Huanghe.

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto  28/12/22 

Dezenas de veículos bateram num choque em cadeia numa ponte na cidade de Zhengzhou, no centro da China, na província de Henan, devido ao denso nevoeiro desta manhã de quarta-feira, noticia a estação estatal CCTV.

Veículos pesados e ligeiros podem ser vistos empilhados na ponte Zhengxin Huanghe em vídeos nas redes sociais que mostram a extensão do choque. 

Muitas pessoas ficaram feridas e encarceradas e até agora há uma morte a registar.

No local estão mais de 60 equipas de resgate. Veja o vídeo na galeria. ☝


Leia Também: Covid-19. China vai divulgar dados semanalmente e, depois, mensalmente

I’m not brainwashed!!

Elon Musk @elonmusk

China e Rússia concluem exercícios militares navais conjuntos

© Reuters

POR LUSA  28/12/22 

A China e a Rússia terminaram os exercícios militares navais, iniciados há uma semana, nas águas a leste da China, noticiou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Os exercícios, apelidados de "Interação Naval", têm sido realizados anualmente desde 2012.

As manobras foram realizadas em "más condições do mar", disse a Xinhua, acrescentando que as duas marinhas completaram várias operações, incluindo "bloqueio e controlo", "salvamento", "defesa aérea" e "antissubmarino".

Do lado chinês participaram o contratorpedeiro 'Baotou', as fragatas de mísseis 'Binzhou' e 'Yancheng', submarinos e sistemas de radar aéreos, e do lado russo, o contratorpedeiro 'Almirante Shaposhnikov', bem como outros navios e embarcações de abastecimento.

Os exercícios navais decorreram ao largo das cidades costeiras de Zhoushan e Taizhou, na província oriental de Zhejiang, a cerca de 500 quilómetros da costa norte da ilha de Taiwan.

Desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro, a China tem pedido respeito pela "integridade territorial de todos os países", incluindo a Ucrânia, e atenção às "preocupações legítimas de todos os países", numa referência à Rússia.


Leia Também:  China e Rússia desempenham papel "desestabilizador" em África, acusam EUA


CUBA: Opositor cubano diz que "regime ultrapassou limites de abusos e torturas"

© Reuters

 POR LUSA  28/12/22 

Um opositor cubano que estava há dez meses numa prisão em Havana, Cuba, e chegou a Miami, Estados Unidos, no sábado, com um visto humanitário, defendeu que "este regime já ultrapassou os limites de abusos e torturas".

"Deixei mais de 60 presos políticos no [estabelecimento prisional] Combinado [del Este]", disse hoje à agência EFE José Díaz Silva, de 62 anos, líder do Movimento Opositores por uma Nova República, fundado em 2002 e que, segundo ele, tem atualmente, 48 dos seus elementos detidos nas prisões de Cuba.

O opositor cubano chegou a Miami no sábado, num voo da American Airlines, com a mulher, Lourdes Esquivel, membro da organização de mulheres opositoras Damas de Branco.

José Díaz Silva contou que passou os últimos dez meses numa cela com três metros de largura por cinco de comprimento, no Combinado del Este, prisão cubana para 'presos comuns' situada a leste da capital.

"Tenho 62 anos e não temos do que nos vangloriar, nem sequer um parque bonito. O principal infrator é a polícia, apoiada por juízes e tribunais. Fome, miséria e sofrimento é o que há em Cuba neste momento", salientou, depois de apelar "à comunidade internacional" para que interceda pelas presas políticas, algumas das quais mães de menores.

José Díaz Silva deu como exemplo o caso de Lisandra Góngora, mãe de cinco crianças, que está detida na prisão para mulheres de El Guatao.


Leia Também: EUA repatriam 143 migrantes cubanos intercetados no estreito da Florida