sábado, 26 de agosto de 2023

O Hospital do Setor de Farim depara-se com a falta de quase tudo. Assim deu conta o Infermeiro-chefe, Lázaro Indeque.


Por Júlio Honório Bedam  ©Rádio Capital Fm   Data: 26.08.2023

Níger: Forças armadas colocadas em alerta face a ameaça de ação militar

© Lusa

POR LUSA   26/08/23 

O chefe do Estado-Maior do Exército do Níger, general Moussa Salaou Barmou, recentemente nomeado pela junta golpista, ordenou que as forças armadas fossem colocadas em "alerta máximo", num contexto marcado por ameaças de intervenção militar externa no país.

Numa mensagem radiofónica urgente emitida nas últimas horas, o militar justificou a decisão com as "ameaças de agressão contra o território nacional que se tornam cada vez mais palpáveis", e para "evitar um efeito de surpresa geral" e "dar uma resposta adequada" a estas ameaças.

Barmou pediu a todos os subordinados que reportassem à hierarquia "qualquer ação hostil" na sua área de responsabilidade.

O Níger vive uma crise política desde 26 de julho, quando uma junta militar - que se autodenomina Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), liderada pelo antigo chefe da Guarda Presidencial, general Abdourahamane Tiani - depôs o Presidente eleito Mohamed Bazoum (que se encontra em prisão domiciliária desde então) e suspendeu a Constituição.

O golpe de Estado foi condenado pela comunidade internacional e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decretou duras sanções económicas e comerciais contra o Níger (membro do bloco antes de ser suspenso) e ameaçou com uma ação militar contra os golpistas para restabelecer a ordem constitucional.

O presidente da Nigéria e líder em exercício da CEDEAO, Bola Ahmed Tinubu, disse na sexta-feira que está a tentar "controlar" o bloco para evitar uma intervenção militar contra a junta golpista e continuar a defender o diálogo.

Vários países expressaram a sua rejeição da opção militar, incluindo os vizinhos Mali e Burkina Faso - também governados por juntas militares - que avisaram que qualquer ação militar contra o Níger seria equivalente a uma declaração de guerra contra eles.


O Ministro das Pescas e Economia Marítima, Dionísio do Reino Pereira, visita a Delegacia Regional, Guarda Costeira Marítima e as empresas públicas e privadas que trabalham no setor das pescas em Cacheu

 Radio Voz Do Povo

Primeiro Ministro Português António Costa reconheceu o empenho da Guiné Bissau durante a sua presidência da CEDEAO. Costa falava este sábado (26.08) no aeroporto internacional Osvaldo Vieira com destino a São Tomé e Príncipe, onde vai participar na cimeira da CPLP

 Radio Voz Do Povo

Primeiro Ministro de Portugal Antonio Costa está de visita à Bissau

Radio TV Bantaba 

Kiev acredita ter quebrado linha de defesa russa

Por  SIC Notícias   26/08/23

Esta semana, as tropas ucranianas hastearam a bandeira nacional em Robotyne e querem agora seguir para Berdiansk. A Rússia diz ter abatido um drone que se aproximava de Moscovo.

As forças ucranianas acreditam ter quebrado uma importante linha de defesa russa na região de Zaporíjia. Kiev espera atingir o objetivo com a chegada de uma das mais eficazes máquinas de guerra.

Os países aliados prometeram enviar para Kiev mais de 60 F-16, mas os caças só devem chegar aos céus da Ucrânia no início do próximo ano.

Mais a norte, as autoridades russas dizem ter travado nas últimas horas mais um ataque com drones.

NÍGER: CEDEAO vai explorar via diplomática para resolver crise no Níger

© Ecowas - Cedeao

POR LUSA    26/08/23 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reiterou hoje que vai explorar "integralmente" a via diplomática para resolver a situação no Níger na sequência do golpe de Estado, mas sem excluir a possibilidade de intervir militarmente.

Numa declaração publicada hoje no portal do bloco regional na Internet, o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, disse que estão a ser feitos esforços diplomáticos e que se espera que estes produzam "o resultado desejado" e tornem desnecessário o envio de uma força militar.

Touray explicou que a decisão de uma eventual intervenção militar surgiu após três golpes de Estado bem sucedidos e três golpes de Estado falhados na região, tendo os chefes de Estado e de governo da África Ocidental considerado que "era altura de pôr termo ao contágio".

"Os precedentes no Mali, na Guiné-Conacri e no Burkina Faso são preocupantes e sublinham a razão pela qual a Comunidade foi obrigada a tomar uma posição tão dura mas legítima, apoiada pelo direito comunitário da CEDEAO", disse Touray.

O presidente da Comissão da CEDEAO classificou como "deturpação" as notícias de que o bloco regional teria declarado guerra ao Níger e sublinhou que a força militar não é um "ato de invasão", mas a aplicação em "larga escala de sanções, incluindo o uso da força legítima para restaurar a ordem constitucional".

Touray instou a junta militar golpista a reconsiderar a sua ação, recordando-lhe a sua responsabilidade pela segurança e proteção do Presidente eleito deposto Mohamed Bazoum, dos seus familiares e do governo.

A CEDEAO está dividida quanto ao uso da força para restabelecer a ordem constitucional no Níger após o golpe de Estado de 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional para a Salvaguardar da Pátria (CNSP), que depôs Bazoum, e advertiu para uma resposta "enérgica" a uma eventual ofensiva militar.

Até ao momento, entre os membros da CEDEAO, a Nigéria, o Benim, a Costa do Marfim e o Senegal ofereceram a disponibilidade dos seus exércitos, enquanto os vizinhos Mali e Burkina Faso, governados também por juntas militares, consideram o uso da força contra o Níger como uma declaração de guerra contra eles.


Leia Também: Níger. "Golpistas não têm autoridade" para expulsar embaixador francês

Ucrânia. Aeroportos de Moscovo suspendem voos após ataque de 'drone'

© Lusa

POR LUSA   26/08/23

Um novo ataque de 'drones' a Moscovo obrigou hoje ao encerramento temporário dos três principais aeroportos que servem a cidade, informaram os media estatais russos.

As autoridades culparam a Ucrânia pelo que parece ser o mais recente dos ataques quase diários à capital russa e à região circundante, mas as autoridades ucranianas ainda não assumiram o envolvimento.

Desde o início deste ano, Kiev tem procurado levar a guerra de 18 meses para o coração da Rússia, afirmando também, recentemente, que estava por detrás dos ataques a meios militares russos muito atrás das linhas da frente.

O Ministério da Defesa da Rússia e o autarca de Moscovo, Sergey Sobyanin, disseram que um 'drone' foi abatido sobre o distrito de Istra, na região de Moscovo, cerca de 50 quilómetros (30 milhas) a oeste da Praça Vermelha. Sobyanin avançou num 'post' no Telegram que não houve relatos imediatos de vítimas ou danos.

De acordo com a agência estatal russa Tass, os aeroportos de Sheremetevo, Domodedovo e Vnukovo suspenderam esta manhã os voos por mais de uma hora.

Os canais russos do Telegram postaram hoje vídeos, alguns deles aparentemente de câmaras de segurança domésticas, do que alegaram ser a defesa aérea russa abatendo o 'drone'. Um vídeo mostra um carro estacionado à porta do que parece ser uma casa suburbana, cujo alarme começa a tocar segundos depois de duas explosões soarem à distância.

A Rússia e a Ucrânia trocaram vários ataques com 'drones' no início desta semana, com Kiev a ter aparentemente Moscovo como alvo e as forças do Kremlin a lançarem outro bombardeamento contra depósitos de armazenamento de cereais ucranianos, no que recentemente se tornou uma tática de assinatura.

Também esta semana, Kiev alegou ter destruído um importante sistema russo de defesa antimísseis terra-ar S-400 na Crimeia ocupada. Os media da Ucrânia afirmaram ainda que sabotadores ucranianos coordenados pelos serviços de inteligência militar de Kiev efetuaram dois ataques recentes com drones que destruíram e danificaram aviões bombardeiros em bases aéreas no interior da Rússia.


Leia Também: "Teses falsas" da Rússia revelam "pânico crescente e medo de perder"

Não devia mesmo consumir álcool de estômago vazio. Saiba porquê... Tenha cuidado!

© Shutterstock

Notícias ao Minuto

Quase toda a gente sabe que nunca se deve consumir álcool de estômago vazio. Porquê? Quais são efetivamente as consequências? É uma dúvida comum e, finalmente, tem resposta. Leia com atenção e pense duas vezes antes da próxima saída. 

Então, normalmente, a corrente sanguínea absorve o álcool em três fases, e locais, nomeadamente, boca, estômago e intestino delgado - o último absorve cerca de 75% a 85% do álcool consumido.

Claro, em seguida, espalha-se no corpo e chega ao fígado, rins, cérebro, através da corrente sanguínea, causando alterações de humor e dificuldades na concentração, segundo o Yahoo!Life. Com o estômago cheio, a taxa de absorção é mais demorada, ou seja, os efeitos sentem-se menos ou mais tarde. 

Quando bebe de estômago vazio, o álcool é absorvido pela corrente sanguínea muito mais rapidamente, o que significa que pode intensificar os efeitos secundários, algo perigoso entre indivíduos que consomem grandes quantidades de álcool. Isto agrava as ressacas no dia seguinte. 


Leia Também: O que deve comer (e beber) antes de uma noite de copos

China envia dezenas de aviões e navios para Taiwan

© Lusa

POR LUSA   26/08/23 

Taiwan afirmou hoje que a China enviou dezenas de aviões e navios em direção à ilha, poucos dias depois de os Estados Unidos aprovarem uma venda de armas no valor de 500 milhões de dólares a Taipé.

O Ministério da Defesa disse em comunicado que 32 aviões do Exército Popular de Libertação e nove embarcações da Marinha foram detetados nas últimas 24 horas.

Destes, 20 aviões atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan ou violaram a zona de defesa aérea da ilha. Em resposta, Taiwan enviou as suas próprias aeronaves, embarcações e sistemas de mísseis para responder a estas atividades, segundo o exército.

A China considera Taiwan como uma província nacional e não descarta o uso de força para forçar a reunificação.

No ano passado, Pequim intensificou os exercícios militares em torno da ilha numa resposta às atividades políticas de Taiwan. Na semana passada, as forças armadas chinesas lançaram exercícios em torno de Taiwan como um "aviso severo" do vice-presidente de Taiwan efetuar uma escala nos Estados Unidos durante uma viagem oficial ao Paraguai.

O Departamento de Estado norte-americano declarou na quarta-feira que autorizou a venda a Taiwan de sistemas de busca e localização por infravermelhos para caças F-16 e outro equipamento relacionado, no valor de 500 milhões de dólares (463,2 milhões de euros).

O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, afirmou na sexta-feira que a China se opõe à venda de armas, classificando-a como uma "interferência grosseira" nos assuntos internos da China e descrevendo-a como um "ato hediondo" que viola o princípio de "uma só China", bem como três comunicados conjuntos sino-norte-americanos.

Zhang disse ainda que a China instou os EUA a cumprirem o seu compromisso de não apoiarem a independência de Taiwan.


Rússia abate drone que se aproximava da capital Moscovo

DMITRI LOVETSKY

Por sicnoticias.pt  25/08/23 

De acordo com as primeiras informações, "não houve vítimas nem danos". Na sexta-feira, o Ministério da Defesa russo afirmou ter abatido 42 drones ucranianos na região.

As forças de defesa aérea da Rússia abateram um drone na noite de sexta-feira que se aproximava de Moscovo, disse o presidente da câmara da capital, Sergei Sobyanin, esta madrugada.

"As forças de defesa aérea destruíram um drone que se aproximava de Moscovo através do distrito de Istrinskii", escreveu Sobyanin na plataforma de mensagens Telegram.

De acordo com as primeiras informações, "não houve vítimas nem danos", acrescentou.

Os ataques de drones ucranianos multiplicaram-se nos últimos meses. Moscovo e outras regiões têm sido alvo de ataques e, mais recentemente, a Crimeia anexada pela Rússia. Na sexta-feira, o Ministério da Defesa russo afirmou ter abatido 42 drones ucranianos na região.

Por seu lado, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostrou-se satisfeito por ver a guerra "chegar à Rússia".

Na quarta-feira, as autoridades da região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, informaram que três civis tinham sido mortos pelas forças de Kiev.

No mesmo dia, um drone embateu num arranha-céus na zona empresarial de Moscovo.


Leia Também: "Rússia está à beira de perder posições estratégicas", avisa Podolyak

Níger. "Golpistas não têm autoridade" para expulsar embaixador francês

© Getty Images

POR LUSA    25/08/23 

A França rejeitou hoje o pedido da junta militar que tomou o poder no Níger para que o embaixador francês deixe o país africano, considerando que "os golpistas não têm autoridade" para tomar essa decisão.

"A França tomou nota do pedido dos golpistas. Os golpistas não têm autoridade para fazer este pedido, a aprovação do embaixador emana apenas das autoridades legítimas eleitas do Níger", sublinhou o Ministério das Relações Exteriores, citado pela agência France-Presse.

A junta militar, que assumiu o poder em 26 de julho em Niamey, tinha anunciado anteriormente que deu 48 horas a Sylvain Itté para deixar o território nigerino, argumentando que este se tinha recusado "a responder ao convite (...) para uma reunião".

Os golpistas também destacaram "outras ações do governo francês contrárias aos interesses do Níger".

Esta decisão surge na sequência de uma série de declarações e manifestações hostis à França, desde que o Exército nigerino derrubou o Presidente eleito, Mohamed Bazoum, que desde então se encontra detido juntamente com parte da sua família.

Desde o golpe, Paris considera que a única autoridade legítima no Níger continua a ser a do Presidente democraticamente eleito.

A França tem destacados na região 1.500 militares que ajudavam o regime do Presidente Bazoum a lutar contra os grupos 'jihadistas' que há anos destroem o Níger e uma grande parte do Sahel.

O golpe de Estado no Níger foi liderado em 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP), que anunciou a destituição do Presidente e a suspensão da Constituição.

Uma intervenção militar regional contra a junta está em cima da mesa desde 30 de julho, anunciada então pelos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que manifestam, não obstante, continuar empenhados no diálogo para resolver a crise.

Até à data, a junta militar em Niamey não só ignorou as ameaças como nomeou um novo primeiro-ministro e formou um governo de transição, avisando que o uso da força será objeto de uma resposta imediata e enérgica.

Uma eventual ação militar dividiu, no entanto, a região. Do mesmo modo, a União Africana (UA) manifestou-se contra a possibilidade de uma intervenção militar, mas suspendeu o Níger como membro da organização até ao restabelecimento efetivo da ordem constitucional.


Leia Também: Junta militar no poder no Níger expulsa embaixador francês