sábado, 19 de maio de 2018

“Se importar sempre com o que as pessoas falam te faz ser um prisioneiro delas”. Lao Tzu.


Fatos Desconhecidos

GUINEENSES QUEIXAM DE PAGAMENTOS DE VISTOS QUE VIOLAM LEI DA DUPLA NACIONALIDADE

Os emigrantes guineenses continuam a queixar-se de dificuldades de todas naturezas desde aquisição de vistos de entradas no país de origem bem como as suas remessas para Guiné-Bissau.


Esta realidade foi confirmada esta sexta-feira no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelos emigrantes na plena fila da sala de desembarque no do Aeroporto Osvaldo Vieira, no âmbito de uma visita que o Secretário de Estado das Comunidades efetuou no Serviço de Migração e Fronteiras do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.” Para vir cá paguei na Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa 70 Euros para que posso ter vistos, mas eu não sabia que não era necessário fazer este pagamento, uma vez que existe a lei de dupla nacionalidade que dá esse direito”, lamentou um dos emigrantes que vive em Portugal há mais de 20 anos.

Sobre o assunto o Diretor-geral Adjunto de Migração e Fronteira Mamadi Cassamá disse esperar orientações do Governo para pôr cobro a situação de cobrança de vistos para os cidadãos de dupla nacionalidades.” Esta situação de vistos, gastaríamos que nos facultassem documentos que iliba os nossos concidadãos com dupla nacionalidade de pagar vistos, porque queremos também que eles sejam bem recebidos e acarinhados ao chegarem ao país de origem”, disse ele.

A nível das Alfandegas, Tino Vaz delegado da Direção-geral das Alfandegas no Aeroporto, falou sobre os emigrantes. “Maiores dificuldades que deparamos como os nossos emigrantes residem fundamentalmente no controlo das cargas quando eles têm o excesso de cargas,” disse.

Em resposta, Antônio Queba Bandjai Secretário de Estado das Comunidades lembrou da existência das normas legais que orientam os procedimentos de serviços de migração junto ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira no que diz respeito a questão da dupla nacionalidade.” Existem lei que regulam isso, o que falta é o seu cumprimento pelas autoridades de serviços de migração e fronteira, o que vamos fazer funcionar”, disse.

cfm87.net

Quanto mais inteligente você é, menos amigos você pode ter, mostrou estudo. Pessoas muito intelectuais evitam o contato social porque consideram isso algo desnecessário.


Fatos Desconhecidos


FUNCIONÁRIOS DA CERÂMICA EM BAFATÁ RECLAMAM DOIS ANOS DE SALÁRIOS EM ATRASO

Os funcionários da empresa cerâmica em Bafatá, leste da Guiné-Bissau, reclamam o pagamento de 29 meses de salários em atraso, disse a Rádio Jovem, esta quinta-feira, 17 de Maio, um grupo dos trabalhadores.


”Estamos a viver numa situação de miséria total, onde a maioria de nós são sustentados pelas suas mulheres” afirmou Abubacar Djassi, um dos funcionários em causa, visivelmente desapontado com a situação de penúria em que se encontra os funcionários desde 2016 a esta data.

Aos microfones do corresponde da nossa estação emissora na cidade de Bafatá, Djibril Culubali, Abubacar Djassi mostrou-se revoltado com o silêncio dos responsáveis da empresa privada de produção de Tijolo.

Para além dos salários em atraso, todos os serviços de produção estão totalmente paralisados, sem uma prévia explicação aos trabalhadores, segundo a indicação de Inácio Bojam, também funcionário da empresa.

Apesar do seu desagrado com administração da referida instituição, Bojam criticou o silêncio do executivo, e sublinhou que a situação está a provocar uma morte lenta de funcionários.

A reportagem da Rádio Jovem tentou contactar o responsável da empresa em Bafatá que promete reagir nos próximos dias.

Uma outra situação que preocupa os funcionários são as dívidas que a empresa contraiu com os clientes, ou seja, os clientes que depositaram o dinheiro mas que ainda não levantaram os seus tijolos.

A Cerâmica de Bafatá foi privatizada pelo governo desde 2008, tendo como proprietário o falecido empresário Abel Incada.

Por: Djibril Culubali e Alison Cabral

radiojovem

ASSALTO À ACADEMIA DO SPORTING: Cidadão guineense no meio



ditaduraeconsenso

O regresso de BINHAN

Confira em primeira mão o novo single do músico guineense Binhan Quimor, divulgado nesta sexta-feira, dia 18.05.2018, em Bissau.

BD/ António Da Silva


Funcionários da Guiné Telecom acusam Banco Mundial de inviabilizar relançamento da empresa

O sindicato dos trabalhadores da Guiné Telecom acusou hoje o Banco Mundial de alegada intervenção para inviabilizar o relançamento da empresa, que tem cinco anos de salários em atraso e já viu morrerem 27 colaboradores.

Em nota a que a Lusa teve acesso, em nome dos trabalhadores da Guiné Telecom (rede fixa) e Guinetel (rede móvel), o Banco Mundial é apontado como estando, alegadamente, a impedir que uma empresa internacional invista 90 milhões de euros para o relançamento das duas companhias guineenses falidas.

O sindicato afirma que o Banco Mundial "está a aconselhar o Governo" da Guiné-Bissau no sentido de este não assinar um acordo de parceria que o grupo Publenis estaria a propor ao país africano para o relançamento da Guiné Telecom e Guinétel.

"Qual a responsabilidade do Governo (da Guiné-Bissau) e do Banco Mundial face à morte lenta dos funcionários das duas empresas que já levam cinco anos sem salário e com mais de 27 óbitos?", questionam.

Os trabalhadores das duas empresas guineenses querem a intervenção do Presidente do país, José Mário Vaz, para "ultrapassar o assunto".

Segundo dizem, o grupo Publenis "apresentou uma proposta concreta" de recuperação das duas empresas, que passaria por um investimento de 90 milhões de euros que dariam para liquidar todo passivo e ainda aplicar na aquisição de equipamentos de ponta.

O investimento não acarretaria custos para o Estado guineense, afirma o sindicato dos trabalhadores que acusa ainda o Banco Mundial de não levar em conta as duas empresas na constituição de um consórcio que vai gerir a sociedade do cabo submarino na Guiné-Bissau.

Em julho passado, o Banco Mundial disponibilizou um empréstimo de 35 milhões de dólares ao Governo guineense para financiar a ligação do país ao cabo submarino para o transporte de Internet em fibra ótica.

Foi constituído um consórcio entre duas operadoras privadas de telefones móveis para gerir aquela infraestrutura.

O sindicato da Guiné Telecom afirma-se preocupado com as indicações de que, contrariamente ao que foi dito no lançamento do projeto, a amarração do cabo submarino não irá acontecer nas águas territoriais do Senegal, mas sim, dizem, na terra firme daquele país.

"Quem garante que o Senegal não vai inspecionar os dados e as informações que vão circular nesta infraestrutura", questiona o sindicato, que dá segunda-feira uma conferência de imprensa.

dn.pt/lusa

BLOCO OPERATÓRIO DE BUBA FECHADO POR FALTA DE MÉDICO CIRURGIÃO

[REPORTAGEM] O bloco operatório do hospital “Arafam Mané” em Buba, região de Quínara, sul da Guiné-Bissau, continua fechado por falta de técnicos especializados, em particular de um médico cirurgião para atender as grávidas. O bloco foi construído pelo Fundo das Nações Unidas de Apoio à População (FNUAP), em Outubro de 2016, e inaugurado em 2017 com o intuito de atender as grávidas que eventualmente precisariam de uma intervenção cirúrgica no momento do parto.

A falta do funcionamento do bloco fustiga as grávidas que não conseguem ter um parto normal. A maioria é evacuada para o hospital regional de Catio, região de Tombali ou para a capital Bissau. No âmbito da ‘Iniciativa H4+/Sida’, o FNUAP construiu o bloco operatório e um edifício para acolher grávidas que aguardam o parto, denominado de “Casa da Mãe”.

Os dois edifícios estão dentro do perímetro do hospital. O bloco operatório tem duas salas de cirurgia, uma de esterilização e duas de recuperação. A construção do bloco custou à agência das Nações Unidas um valor de 33 milhões de francos CFA. A ‘Casa da Mãe’ conta com dois dormitórios, cada uma com a capacidade para seis camas. Também conta com um salão com multifuncional, refeitório, armazém e duas casas de banho.

O custo da ‘Casa da Mãe’ estima-se em 83 milhões de francos cfa. Apesar deste investimento, os dois edifícios continuam fechados devido à falta de condições técnicas.

MULHERES LAMENTAM FALTA DE PARTEIRAS E DE CONDIÇÕES DO SERVIÇO DE MATERNIDADE

Algumas mulheres abordadas pelo repórter de O Democrata lamentaram a falta de parteiras naquele centro de saúde, como também a de condições do serviço de maternidade, razão pela qual solicitaram a abertura, o mais rápido possível, da ‘Casa da Mãe’.

Adama Mané, uma das nossas entrevistadas, revelou ao repórter que o centro conta apenas com uma parteira que, devido ao excesso de trabalho, muitas vezes não consegue atender os pacientes por causa do cansaço, pelo que o hospital solicita sempre os enfermeiros para assistir as mulheres no momento do parto.

“Se a parteira atender os pacientes durante todo o dia e a noite, no dia seguinte não consegue trabalhar. É preciso afetar o hospital de mais parteiras e ampliar a sala da maternidade. A sala onde funciona a maternidade é muito pequena, é preciso aumentar o espaço, tendo em conta o número das mulheres que recorrem aquele serviço”, espelhou.

Maria Sanhá queixou-se, por sua vez, do mau atendimento da parte dos enfermeiros. Segundo a sua explicação, as grávidas são aglomeradas numa sala para serem atendidas. Afirmou ainda que as mulheres sofrem muito por falta de atendimento adequado, particularmente de uma sala de cirurgia para aquelas que não conseguem ter um parto normal.

DELEGADA DE SAÚDE DIZ QUE A REGIÃO DE QUÍNARA TEM UM MÉDICO E DUAS PARTEIRAS

A delegada de saúde na região de Quínara, Venceslandia Ferreira Correia, médica de clínica geral, revelou em entrevista ao repórter que a sua região sanitária depara-se com série de problemas em termos de recursos humanos, sobretudo médicos especialistas para os serviços oferecidos ao nível de diferentes centros de saúde.

Explicou ainda que a região dispõe no total de 14 centros de saúde, dos quais dez (10) estão a funcionar e quatro estão paralisados há muito tempo. E o único centro de saúde de tipo (A) é o de sector de Tite. Quatro centros, nomeadamente  de Buba, Fulacunda e Empada são de tipo (B) e os restantes da região são do tipo (C).

Venceslandia Ferreira Correia revelou durante a entrevista que a região conta com três parteiras: duas estão a exercer a profissão, quer dizer, a trabalhar e uma está a ocupar dos serviços administrativos.  Informou que das duas em serviço, uma foi colocada no hospital de Buba e outra no centro de saúde de Brandão (Sector de Fulacunda).

“O serviço de maternidade é feito quase por todas as enfermeiras que dispõem de um pouco de treino para o efeito. Na verdade, é preciso afetar os centros de saúde qualificados de mais parteiras e técnicos especialistas, dado que o desejo do país é trabalhar para a redução da mortalidade materna infantil. Mas devido a muitas dificuldades, nomeadamente a falta de parteiras e de médicos especialistas, torna-se difícil”, disse a delegada de saúde da região.

Em termos de doenças mais frequentes na região, Venceslandia Ferreira Correia referiu que o paludismo e as doenças diarreicas são os casos registados com maior frequência na zona. No caso específico do Paludismo, a médica esclareceu a situação tem a ver com a mudança do clima.

Relativamente ao hospital “Arafam Mané” de Buba, disse que actualmente funciona como hospital de referência da região, não obstante ser um centro de saúde do tipo (B) que, segundo ela, tecnicamente tem as suas limitações.

“O hospital é muito pequeno, tendo em conta a dimensão do sector e o número da população que tem crescido muito nos últimos tempos. Para já, o número da população é superior a capacidade de resposta do hospital, por isso é preciso uma intervenção das autoridades no sentido de ampliá-lo e torná-lo num hospital regional”, alertou.

Lembrou, contudo, que no período das chuvas as dificuldades são mais sentidas, porque, segundo adianta, é o período em que se regista mais casos de doenças, em particular o paludismo e em pior das hipóteses, os doentes são obrigados a deitarem-se no chão, por falta de camas, para assistência ou internamento dos pacientes.

“A maternidade é muito pequena. O Hospital tem alguns serviços funcionais, incluindo o de serviço do bloco operatório, mas que infelizmente não está a funcionar devido à falta de técnico especializado para se ocupar desse serviço. A ‘Casa da Mãe’, um centro construído para acolher as grávidas, também não está a funcionar. Aliás, os dois edifícios (bloco operatório e Casa da Mãe ) mantêm-se fechados desde a inauguração”, observou.

Segundo avançou ao O Democrata, estão em curso contatos (pedido de apoios) junto dos parceiros para fazer funcionar o centro- a ‘Casa da Mãe’.

A médica anunciou na entrevista que o centro contará com um banco de sangue, assegurando que os equipamentos para tornar o banco operacional, já foram instalados com apoio de parceiros.

“Também os técnicos de laboratório já receberam a formação que lhes permitirá trabalhar naquele serviço”, afirmou. 

Por: Assana Sambú
Foto: AS     
Abril de 2018
OdemocrataGB

EXCLUSIVO: UMARO DJAU funda novo partido político na Guiné-Bissau


O jornalista guineense, Umaro Djau, que trabalha nos Estados Unidos da América, na cadeia televisiva CNN, é líder de um novo partido político que foi legalizado ontem, 17 de Maio, pelo Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

O Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD) pretende concorrer às próximas eleições legislativas e Umaro Djau, radicado nos EUA há 22 anos deverá ser a cabeça de lista nas eleições de 18 de novembro, indica uma fonte que remete a decisão final para a Convenção do partido agendada para finais de Julho ou princípios de Agosto, em Bissau.

A mesma fonte avança que o anúncio oficial da legalização do Movimento Guineense para o Desenvolvimento decorre na próxima semana, em Bissau, durante uma conferência de imprensa da direção provisória.

Contactado para reagir, o jornalista que ficou conhecido nos primeiros anos da Televisão Pública Guineense, afirma apenas que a conferência de imprensa da próxima semana irá dar mais detalhes sobre o seu partido. Todavia, diz tratar-se de uma força política com uma visão ampla e que pretende envolver todos os guineenses na procura de soluções sustentáveis para o país.

Umaro Djau também formou-se nos EUA, onde adquiriu tanto a sua licenciatura, como o seu mestrado nas áreas de jornalismo e na gestão estratégica de comunicação.

Braima Darame