sábado, 22 de junho de 2019

EMPRESA MINEIRA DO TEXAS “ITAFOS” VAI INVESTIR NO PAÍS NO VALOR DE 117 BILHÕES FCFA EM FARIM, DIZ MUSHINGI

Em comemoração de quadragésimo terceiro (243º) aniversário da independência do Estados Unidos da America Turinabo Mushingi embaixador dos EUA esta quinte-feira, disse que, uma importante delegação comercial dos Estados Unidos que nós trouxemos, juntamente com a Câmara de comercio dos Estado Unidos de America no Senegal. Trouxemos este grupo de parceiro para se reunir com autoridades eleitas e líderes de negócios. Os investidores Americanos estão por descobrirem mais sobre a Guiné-Bissau, contou o diplomata norte-americano.

Salientou ainda que, os líderes da Guiné-Bissau devem tomar medidas que garantam um futuro estável. A empresa mineira do Texas, “ Itafos”, informou-nos de que estão a trabalhar num projeto de fosfato com um investimento de Cento e dezassete (117) bilhões de Francos CFA em Farim. Se tudo correr bem, este será de certeza, o maior investimento na história da Guiné-Bissau, irá criar bons empregos, capacitar os guineenses e contribuir para o desenvolvimento social.

Quando negócios pioneiros como estes acontecem, outros poderão seguir, para que os jovens guineenses se levantem e compreendam o futuro, eles devem ter uma educação de qualidade.

O embaixador disse ainda que, para as empresas comerciais produzirem ganhos econômicos, elas devem ter funcionários saudáveis. Para obter o potencial agrícola para o mercado, os agricultores devem ter acesso a estradas e informações, observou.

O povo guineense já fez a sua parte em 10 de março passado a qual o mundo assistiu com esperança e admiração, agora três meses depois, essa oportunidade está a desaparecer, e o povo guineense precisa de um governo agora já um governo que perdurará por anos e ajudará a atrair o mundo exterior, disse o embaixador.

Os guineenses precisam de um governo com o qual parceiros em potencial, possam tratar, é hora de dar próximo passo, assim os guineenses poderão deixar uma herança de progresso que se baseia nas conquistas do passado. Conquista que incluem uma imprensa livre, ausência de violência politica.

E por isso, na área da saúde nós já formamos mais de duzentos (200) profissionais de saúde com um impacto direto na capacidade do país de prevenir, detetar e agir contra os surtos das doenças. Na área de agricultura, “ontem viajei a Bula para abrir um novo escritório do projeto de cadeia de valor do caju de vinte e dois (22) bilhões de Francos CFAs que construirá mais de cento e vinte kilometros de estradas na regiões de Oio e Cacheu e melhorá o acesso ao mercado e informações na Guiné-Bissau” conclui o embaixador dos Estados Unidos da America.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 21.06.19



ARISTIDES GOMES DIZ ENCARAR A NOVA MISSÃO COMO DO PAIGC


O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse este sábado que encara a nova função como uma missão do PAIGC.

As declarações foram proferidas por Aristides Gomes momentos depois de ser empossado pelo presidente da Republica José Mário Vaz na presença de corpos diplomáticos e chefias militares.

“ Nada está perdido, a direcção actual do PAIGC terá a oportunidade através do governo a ser formado para de facto seja aplicar as ideias fundamentais que sempre defendeu para o desenvolvimento económico e social do país. Encaro essa função como uma missão do PAIGC”, diz para depois realçar que “ foi primeiro-ministro de consenso mas nunca deixou de pertencer ao PAIGC”.

Por outro lado, o novo chefe do executivo garantiu que seu partido está preparado para governar com um programa aprovado pela comunidade internacional.

“ O programa “terra ranka” (instrumento de governação apresentado na mesa redonda de Bruxelas em 2015) será uma força e oportunidade para fazer uma governação que permitirá ao PAIGC continuar a marcar a história do país por ser ele (PAIGC) quem inicio as histórias do tempo moderno da Guiné-Bissau”, afirmou.

Entretanto, a 2ª segunda vice-presidente do PAIGC Odete Semedo sublinhou que seu partido possui quadros comprometidos com a Guiné-Bissau, isso numa clara alusão a recusa do presidente em nomear Domingos Simões pereira como primeiro-ministro

De referir que somente o PAIGC esteve presente no empossamento do novo primeiro-ministro.

O PAIGC tinha inicialmente anunciado que iria voltar a apresentar o nome de Domingos Simões Pereira, mas depois de uma série de encontros internos o partido terá decidido avançar com o nome de Aristides Gomes, mas não o anunciou publicamente.

 O Presidente guineense nomeou hoje Aristides Gomes primeiro-ministro, continuando assim no cargo que já ocupava desde abril de 2018.

Por: Nautaran Marcos Có

Por radiosolmansi.net

DESCONFIANÇA NO RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL


A desconfiança não significa pessimismo, é apenas uma cautela de quem sabe que nem tudo que brilha é ouro. Presidência da República a deriva do PAIGC.

Análise a distância entre Gilda Lobo de Pina Diretora de Gabinete do Presidente da República e Odete Semedo, Vice-presidente do Partido PAIGC, na cerimônia de tomada de posse do novo primeiro-ministro, Aristides Gomes.

Guineenses o país precisa de reestruturar novamente a desconfiança entre pessoas é muito visível na sociedade guineense....

Bem-haja a todos!

Dauda Sanó

Gervásio Silva Lopes kuma MADEM G15 ku PRS tene rozon Bô conferi👇👇👇👇



R Kelly R Kelly Sané 

Comunicação do Primeiro-ministro Aristides Gomes na sede do Paigc, após o ato de investidura presidido pelo Chefe de Estado.

Apos tomada de posse Aristides Gomes como Primeiro-ministro no paigc




Aliu Cande /PAIGC 2019

Termina impasse político na Guiné Bissau. PAIGC e presidente acordam em novo primeiro-ministro

Aristides Gomes, Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

O Presidente da Guiné Bissau José Mário Vaz nomeou hoje através do decreto presidencial, Aristides Gomes para ocupar a função do Primeiro-ministro, sob a indicação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O partido vencedor das eleições [PAIGC] tinha esta semana indicado o nome de Domingos Simões Pereira que fora rejeitado pelo Presidente da República, José Mário Vaz, que alega a difícil coabitação com a figura indicada .

A direção do PAIGC decidiu ontem (sexta-feira) enviar o nome de actual Primeiro-ministro, Aristides Gomes para chefiar o executivo a ser formado pelo patido

A nomeação de Gomes põe fim a uma crise politica que se arrastava há meses devido a desacordos quanto à figura para ocupar o cargo de primeiro-ministro

Gomes é o nome que reuniu consenso em 2018 entre as formações políticas que tinham assento no parlamento para chefiar um governo de inclusão e ocupar-se da realização das eleições legislativas.

VOA

Vamos continuar a trabalhar, disse Aristides Gomes, após a cerimônia de posse no Palácio da República

Aristides Gomes, sociólogo formado em França e do comité central do PAIGC, permanece no cargo que assumiu em abril de 2018.

O seu nome foi indicado na sexta-feira pelo PAIGC, depois de o Presidente guineense, José Mário Vaz, recusar nomear para o cargo o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.



Fonte: Alison Cabral

Cerimónia da tomada de posse do Primeiro Ministro, Dr. Aristides Gomes, candidato indigitado pelo PAIGC após as eleições legislativas de 10 de Março do corrente ano.











Video - Leopold Sedar Domingos

José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira - Em nome da paz e da permanente preocupação com a estabilidade política da Guiné-Bissau, o PAIGC indicou o nome do actual primeiro-ministro Aristides Gomes para a manutenção do cargo.

Cientes de que o Regime JOMAV é insensível ao sofrimento do nosso povo, manteremos a nossa luta no campo democrático para que possamos tirar pela via das urnas os inimigos do nosso povo dos cargos que jamais souberam honrar.

PAIGC - I força di povo!






PAIGC 2019

URGENTE: ARISTIDES GOMES nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau e toma posse pelas 16h30




Braima Darame


O que jamais deve fazer com o seu vibrador... ou pode acabar na prisão!

Não deixe que o seu prazer fique retido na alfândega.

O que jamais deve fazer com o seu vibrador... ou pode acabar na prisão! © iStock

Os donos e donas de vibradores podem arriscar muito, mesmo muito quando viajam. Aliás, mais do que os seus ‘excitantes’ aparelhos ficarem retidos na alfândega do aeroporto, estes turistas podem mesmo ser multados ou ir presos.

Se está a considerar fazer uma viagem com o seu 'melhor amigo' deve primeiro consultar as leis do destino escolhido, já que estes brinquedos são estritamente proibidos em determinados países.

Em lugares como a Malásia, Tailândia e as Maldivas o uso de brinquedos sexuais não é permitido, sendo inclusive ilegal, e quem os trouxer consigo – se for apanhado, claro está – terá que enfrentar as autoridades.

A marca britânica de brinquedos sexuais Carvaka lançou o alerta para quem vai passar férias ao estrangeiro neste verão.

E disse num comunicado divulgado pela publicação Mirror Online: “Sabemos o quanto algumas pessoas são apegadas aos seus brinquedos sexuais e por isso quando se trata de ir de férias, pode ser extremamente difícil para muitos pensar que terão de passar uma semana ou quinze dias sem eles”.

“Todavia, devido a um vasto número de países banirem estes objetos é importante que as pessoas se informem antes de fazer a mala. O risco de prisão é real”.

Países onde os vibradores são proibidos:

1. Maldivas;

2. Arábia Saudita;

3. Malásia;

4. Emirados Árabes Unidos;

5. Tailândia;

6. Vietname;

7. Índia.

Já sabe, por vezes o prazer não é tudo...

NAOM

O PAÍS - Aristides Gomes é o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Aguardem o decreto !


O PAÍS

ÚLTIMA HORA: Aristides Gomes será nomeado primeiro-ministro ainda hoje. AAS

Fonte:  ditaduraeconsenso.blogspot.com

GERVASIO SILVA - CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE GUINÉ-BISSAU E UMA PORCARIA ASSASSINA



POR GERVASIO SILVA

Fonte: Jean Luck Mendes

Atenção! - Exigimos que jornalistas encomendados mostra nota oficial de envio de nome de Aristides Gomes a presidência da República, que maioria anda dizer que presidente da República vai aceitar nome dele como primeiro ministro de Guiné-Bissau

Rádio Jovem primeiro órgão que deu notícia, queremos nota oficial de envio de nome de nhu Aristides Gomes.



CET.

Leopold Sedar Domingos

Comunicado de Imprensa do PAIGC



PAIGC 2019

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia - Prolongamento excessivo para a nomeação de um novo governo para a Guiné-Bissau pode ser fundamento para 'impeachment', possibilidade prevista na Constituição do país


Lisboa, 22 jun 2019 (Lusa) - O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia diz que um prolongamento excessivo para a nomeação de um novo governo para a Guiné-Bissau pode ser fundamento para 'impeachment', possibilidade prevista na Constituição do país.

"Com certeza que isto [protelamento sucessivo da nomeação do governo] não se vai prolongar indefinidamente. O Presidente não tem de ter uma confiança pessoal no primeiro-ministro, nem de natureza política. É aquilo a que chamamos de confiança institucional", afirmou à Lusa Jorge Bacelar Gouveia.

Segundo o constitucionalista, se o chefe de Estado "prolongar até à exaustão a situação, então aí já se coloca um problema de governabilidade e de instabilidade, que atinge também o pilar presidencial".

"Já não bastaria a instabilidade parlamentar e governamental, pelo facto de as instituições não funcionarem, como o próprio Presidente da República ser fator de instabilidade", comentou.

Neste caso, isso "já levaria a outro tipo de consequências, que seria uma intervenção do Supremo Tribunal de Justiça" e "até podia dar-se um 'impeachment' em relação à figura do Presidente da República".

O constitucionalista, que participou na elaboração da Constituição ainda em vigor naquele país, explicou que o 'impeachment' -- previsto na lei fundamental do país -- "é um processo que começa na Assembleia Nacional e depois termina no Supremo Tribunal de Justiça, embora seja necessária uma maioria agravada para o efeito, isto por haver a prática sucessiva de atos contrários à Constituição".

"A Constituição não impede, não proíbe [a nomeação de um governo, mesmo após o término do mandato do Presidente]. E o conceito de presidente de gestão, embora a Constituição não fale disso, é a de um Presidente que tem de tomar os atos necessários para assegurar o bom funcionamento do país", defendeu Bacelar Gouveia.

Assim sendo, e tendo havido eleições em 10 de março na Guiné-Bissau, a nomeação de um novo governo "é necessária, porque o país não pode ficar eternamente com um governo de gestão, que se fundou numa legitimidade que ocorreu no passado", considerou.

Além disso, a nomeação do governo não compromete decisões de um futuro presidente eleito nas próximas eleições, marcadas para novembro, defendeu.

"Este pode sempre, em qualquer altura, exonerar ou demitir o governo. Portanto, nem sequer é um ato que comprometa a liberdade de decisão de um novo Presidente", afirmou o constitucionalista, para quem a Guiné-Bissau "não pode continuar" na situação de "instabilidade" em que vive hoje.

Sobre o facto de o chefe de Estado, José Mário Vaz, ter recusado o nome de Domingos Simões Pereira, líder do partido vencedor das eleições legislativas de março, para formar governo, Bacelar Gouveia considera-a legítima.

O juízo que terá feito o chefe de Estado "é que essa pessoa não reuniria as condições para obter uma maioria na assembleia para governar", observou o constitucionalista.

"E tem essa discricionariedade. Ele [Presidente] deve nomear de acordo com os resultados eleitorais, o que não é uma leitura literal, ou seja, não é somar votos, nem deputados. É somar uma sensibilidade de estabilidade e tentar um pouco adivinhar o futuro sobre se a sua decisão vai ser bem acolhida ou mal acolhida", afirmou Bacelar Gouveia.

Mais de três meses depois das eleições legislativas de março na Guiné-Bissau, o Presidente guineense pediu no início desta semana ao partido vencedor para indicar o nome para o cargo de primeiro-ministro, vindo depois a recusar a indicação de Domingos Simões Pereira para o lugar, solicitando ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para apresentar outro nome.

Na sexta-feira, o PAIGC anunciou que iria manter o nome de Domingos Simões Pereira para o cargo de primeiro-ministro, segundo a decisão tomada na reunião do Bureau Político do partido.

Na deliberação do Bureau Político, o PAIGC exortou a comissão permanente do partido a traçar uma estratégia de intervenção "face ao fim do mandato do Presidente da República" e alerta a sociedade guineense e a comunidade internacional para as "implicações políticas e jurídicas do fim do mandato" do chefe de Estado.

Esta semana também, no final de uma missão de avaliação à situação política na Guiné-Bissau, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediu a nomeação do primeiro-ministro proposto pelo partido com maioria no parlamento e do Governo até domingo, dia em que o Presidente guineense cumpre cinco anos de mandato.

Por DN.PT

PR guineense deve manter-se além do mandato mesmo sem legitimidade para certos atos -- constitucionalista

Lisboa, 22 jun 2019 (Lusa) - O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia defendeu hoje que o Presidente da Guiné-Bissau deve continuar no cargo após termo do mandato, o que acontece no domingo, mesmo sem legitimidade para certos atos, e defendeu a urgência de uma nova Constituição.


"Julgo que o Presidente da República, tendo marcado agora eleições presidenciais para novembro, deverá manter-se em funções e não há nenhuma razão para que seja substituído pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular", afirmou Bacelar Gouveia, um dos juristas que ajudou na elaboração do texto constitucional guineense, datado de 1984, ainda em vigor, mas com algumas alterações.

Em entrevista à Lusa, Bacelar Gouveia considerou que a substituição do chefe de Estado pelo presidente do parlamento só seria possível "se houvesse a vagatura do lugar, por morte, renúncia, um impedimento permanente do Presidente ou se tivesse sido destituído por um processo de 'impeachment'", mas nada disto aconteceu, não vendo por isso por que se levanta tal possibilidade.

Para o constitucionalista, crítico seria o facto de o Presidente da Guiné-Bissau querer ficar no lugar "para sempre" e não decretar novas eleições.

Porém, isso não aconteceu, porque o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, que termina o seu mandato de cinco anos no domingo já convocou eleições presidenciais para novembro.

"É verdade que ele já esgotou o seu mandato e está em prolongamento de funções, mas isso é necessário para que o cargo continue a ser ocupado, porque o princípio do direito público é de que não haverá vazios de poder", considerou o constitucionalista.

Assim, quando alguém atinge o limite de permanência num cargo e, por qualquer razão, não tem sucessor, continua em funções até ser substituído, nos termos estabelecidos pela Constituição e pela Lei, referiu.

Agora, outra questão é se o Presidente poderá, a partir de segunda-feira, ter os mesmos poderes que teve nos cinco anos de mandato.

Na opinião do constitucionalista, que diz ter do Presidente guineense um pedido para estudar precisamente esses poderes após fim de mandato presidencial, o mais razoável é que haja atos que são limitados, embora a Constituição do país não seja clara sobre isso.

"A Constituição tem as suas exceções e a da Guiné Bissau também tem, talvez tenha mais do que as outras. Por isso, a ilação a tirar disto tudo é a necessidade urgente de se fazer uma nova Constituição. Mas penso que, uma vez que [o Presidente] está em prolongamento de funções, a legitimidade para exercer os atos que lhe competem não deve ser exatamente igual àquela que teria no mandato de cinco anos, que já se esgotou", defendeu o constitucionalista português.

Portanto, deve praticar os atos que se considerem "necessários, urgentes e adequados, sem que isso possa comprometer o novo presidente".

Entre estes atos está o da nomeação do primeiro-ministro para a formação do governo após as eleições de 10 de março, indicou.

Segundo Jorge Bacelar Gouveia, o chefe de Estado não deve praticar atos de uma "importância tal que só devem competir a um novo presidente designado com total legitimidade no novo quadro eleitoral presidencial que está previsto para novembro".

A este propósito, estabelece o paralelismo com o que acontece com o governo.

"Quando pede a demissão e fica a governar até que haja outro governo, há o princípio geral de que não há uma plenitude de poderes, mas sim poderes de mera gestão", considerou.

O mesmo se passa relativamente ao presidente interino. "Há regras na Constituição portuguesa e na guineense que limitam os poderes face aos de um Presidente efetivo", observou Bacelar Gouveia.

Contudo, no caso da Guiné-Bissau, atualmente "não há presidente interino, é o mesmo presidente que está a exercer as mesmas funções ainda que para lá do último dia do mandato".

O constitucionalista notou que este país africano nunca enfrentou tal situação, porque "nenhum presidente até agora chegou ao final de mandato",

Por isso, a resposta é mais difícil, pelo que vai ter também de a estudar "a pedido" de José Mário Vaz.

DN.PT

ESTRATÉGIA DO PAIGC??? - O PAIGC enviou ao Presidente da República, José Mário Vaz, o nome de Aristides Gomes para ser nomeado para o cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau. O decreto presidencial deverá der publicado este sábado, confirmaram fontes oficiais em Bissau



Leopold Sedar Domingos

QUANDO O PRESIDENTE DE UM PARTIDO ESTÁ APEGADO AO PODER

Por ditaduradoprogresso.blogspot.com

E COM MUITAS DIVIDAS DE CAMPANHA POR PAGAR

ALERTA AS INTENÇÕES FUNESTAS, MALDOSAS E MAQUIAVÉLICAS DO DSP.

SABENDO-SE DERROTADO E VENDO-SE DESESPERADO E FRUSTRADO O CHEFE DO PAIGC ENSAIA MAIS UMA FUGA EM FRENTE. ISTO É TENTANDO RESOLVER SEU PROBLEMA COM PROBLEMAS.

Já de há uns tempos para cá vimos dizendo e repetindo sistematicamente que este Chefe do PAIGC é um falhado, fracassado e frustrado incapaz de aportar soluções para os muitos problemas que tem e que vem criando a sociedade guineense.

Enfim quando o Chefe de um partido de caris do PAIGC vem sucessivamente adiando a resolução de problemas que cria ciclicamente, mas que é manifestamente incapaz de resolver se torna numa bomba atômica. No caso, com ogivas de ódio e de perseguição numa de vingança generalizada contra aqueles que se revelaram ser seus opositores ou mesmo contra aqueles que considera não estar com ele.

Assim, ao propor o Aristides Gomes ao cargo de Primeiro-Ministro visa entre outros: afasta-lo da corrida nas primárias no interior do PAIGC, e, aparentemente, compensa-lo pelo serviço prestado desde o processo do irregular e viciado recenseamento eleitoral das últimas legislativas, que foram manifestamente seletivo à proclamação fraudulenta de resultados eleitorais desconforme e adulterado para satisfação do seu ego, uma vez que das urnas o actual PAIGC refém não conseguiu nem 28 mandatos, que foram modificados ou alterados maquiavelicamente para 47, suplantando com o efeito os 38 mandatos do MADEM-G15 e 35 do PRS.

Por outro lado, nos seus cálculos de mente eivado de ódio e de sanha de vingança o Chefe carrasco do PAIGC, quer reutilizar Aristides como arma de arremesso e tampão contra o JOMAV e os candidatos dos dois grandes partidos da oposição, no processo da eleição presidencial.

Outrossim, sabendo que o Aristides Gomes tem vários processos em aberto pela corrupção no que um dia seria responsabilizado, devendo consequentemente ser afastado da governação entre outras por ter conduzido o país a grave situação econômica e social criada pela má governação deste, a seu mando, para numa de golpe de mestre surgir como alternativa, usando de ardil e de artimanhas para conseguir este intento.

Que saídas para a Guine Bissau, sequestrado pelo BANDO DE CRIME ORGANIZADO QUE MANTEM O PAIGC REFÉM?

O QUE FAZER PARA SE LIBERTAR ESTE PAÍS E POVO, CUJA MAIORIA NÃO SE REVÊ NO PAIGC, MAS SIM NO MADEM-G15 E NO PRS?

Convenhamos que a maioria silenciosa do povo guineense mantem esperanças no MADEM-G15 e PRS.

PARA NÃO ASSISTIRMOS QUE ESTE BANDO LEVA A GUINE BISSAU A BANCARROTA, O QUE ACAUTELAR?

SERÁ QUE VAMOS BUSCAR AS EXPERIENCIAS DE TIMOR PARA SALVARMOS A SOCIEDADE E A ECONOMIA GUINEENSE?

SERÁ AINDA QUE VAMOS PEDIR A CEDEAO OU P5 QUE NOS DÊ UMA COMISSÃO DE GESTÃO E CONTROLO ECONÔMICO?

OU SERÁ QUE A GUINE BISSAU PODERÁ PREPARAR-SE PARA ELEIÇÕES GERAIS?

P5 QUE ACUDA A GUINE BISSAU!

A TÁTICA DE VENEZUELA ???

Por Estamos a Trabalhar

O Chefe de PAIGC, em conluio com alguns países e organizações ensaiaram uma peça de teatro igual a Venezuela, onde pretendem distrair Jomav e alguns partidos da oposição, com nome de Aristides Gomes, para depois do dia 23, declarar Cipriano Cassama como presidente interino e, logo este impostor será reconhecido pelo Portugal, Cabo-verde, Angola, Guineé-Conacri e União Europeia! Serão coadjuvados por Capangas de movimentos sociais. 

Nome de Aristides é uma afronta ao povo, tem que ser rejeitado sob pena, dele ser principal arma contra adversários políticos de PAIGC, basta recordar a guerra com o Botche, Edmundo e Nicolau, sem falar do último com Fernando Gomes . Aristides Gomes é pessoa mais rejeitado no nosso país, não pode ganhar beneplácito de presidente Jomav

AFINAL O FEIJÃO TEM TOUCINHO

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

O VERDADEIRO INIMIGO DESTE POVO CHAMA- SE DSP.  O UNIVERSO CONSPIROU CONTRA ESTE HOMEM. FEIO!

Vendo o seu nome rejeitado duas vezes por Jomav, DSP decide jogar de forma suja.   Sabendo de todos os podres de Aristides Gomes, vendo a sua péssima governação durante todo este tempo, com todas as manifestações de estudantes e sindicatos, com o país mergulhado em calamidades provocados por este..., DSP com um único objetivo de fazer Jomav parecer o mau da fita, decide enviar o nome de Aristides Gomes.  

Porque razão DSP não enviou o nome de Odete Semedo, Adiato Nandigna, Califa Seidi???  Pessoas que sempre se posicionaram honestamente e firmemente ao seu lado desde o inicio de todo este processo???
Vejamos:

Odete Semedo- Pois, DSPRecusou o nome desta mãe honrada e amada apenas porque lhe disseram (DSP) de que Odete Semedo teria tido um encontro SECRETO com Jomav..., e hoje DSP não pode ver Odete Semedo nem Pintada.

  Adiato Nandigna- Porque sabe que esta senhora e minha mãe também é muito próxima de Cadogo Jr.

Califa Seidi- Por ser muçulmano, DSP nunca confiou num único muçulmano.

JBV- Rotura com este, apenas por este ser mais bonito que ele, mais elegante, mais bem conceituado e inteligente. Pois bem o JBV fala Português, Inglês, Francês, Alemão, etc.  Quanto a línguas tradicionais, JBV fala criolo, mandjaco, pepel, djakanca, enfim e ainda por cima é bonito.


Mas quanto as " ALIANÇAS ", DSP usou ou não a NHAMADJO, Paulo Gomes, Ciprias Cassama???  Aonde é que isto vai parar?  

Só DSP e Aristides sabem aonde venderam ou hipotecaram esta nossa patria amada.