segunda-feira, 28 de maio de 2018

Guiné-Bissau: PRS ameça boicotar eleições

Victor Pereira, porta-voz do PRS, na Guiné-Bissau.

Na Guiné-Bissau, as eleições legislativas estão marcadas para 18 de Novembro, mas alguns partidos já levantam dúvidas sobre a fiabilidade do processo, nomeadamente o registo dos eleitores.

A União Patriotica Guineense e o Partido da Renovção Social, por exemplo, já vieram ao público denunciar o que chamam de tentativas de fraude antecipada.

E isto por parte do PAIGC em conluio, dizem, com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

A questão prende-se com a possibilidade de os cartões dos eleitores serem impressos fora da Guiné-Bissau, segundo peritos internacionais para poupar tempo e dinheiro e realizar as eleições a 18 de novembro.

Victor Pereira, porta-voz do PRS diz que tudo isso é a preparação de uma fraude eleitoral.

pt.rfi.fr

Novo representante da ONU em Bissau quer trabalho coerente para paz e desenvolvimento

O novo representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, o diplomata brasileiro José Viegas Filho, chegou hoje a Bissau e disse esperar um "trabalho coerente" das Nações Unidas para que o país encontre a paz e o desenvolvimento.


"Estou muito feliz de estar a chegar à Guiné-Bissau por esta experiência que eu espero seja muito construtiva, de maneira a que as Nações Unidas, com os seus melhores propósitos, possa fazer um trabalho coerente do país para que nós encontremos um futuro de prosperidade, paz e progresso", afirmou José Viegas Filho à agência Lusa.

O diplomata brasileiro, que será também chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, falava à Lusa no aeroporto Osvaldo Vieira, na capital guineense.

O diplomata brasileiro nasceu em 1942 e tem mais de quatro décadas de experiência no governo e diplomacia e vai substituir no cargo Modibou Touré, que terminou a missão no início de maio.

O novo representante da ONU em Bissau ocupou entre 2009 e 2012 o cargo de embaixador do Brasil em Itália, depois de ter passado por Espanha, Rússia, Peru e Dinamarca, entre outros.

José Viegas Filho também foi ministro da Defesa brasileiro entre 2003 e 2004 e ocupou importantes funções no Ministério das Relações Externas.

Entre 1992 e 1993 liderou a delegação brasileira que participou nas negociações para reformar o Tratado de Tlatelolco para a desnuclearização da América do Sul.

Também liderou entre 1995 e 1997 a delegação brasileira que participou nas negociações para a proibição de minas antipessoal.

dn.pt/lusa

O novo Representante do Secretario-Geral da ONU para a Guine-Bissau, Jose Viegas Filho, chegou esta madrugada ao pais. Foi recebido pelo Representante especial adjunto, David McLachlan-Karr, pelo Embaixador do Brasil no pais, Fernando Aparicio e funcionarios do UNIOGBIS.

A chegada, Jose Viegas filho disse a agencia Lusa, estar muito contente de estar na Guine-Bissau e empenhado em que as Nacoes Unidas possam trabalhar de forma coerente para ajudar o pais a ter um futuro de paz e prosperidade.




ONU na Guiné-Bissau

Convenções e exposições em Macau e produtos alimentares dos países de língua portuguesa em destaque em feira na China


As vantagens de Macau enquanto palco de realização de convenções e exposições foi o tema de um seminário organizado pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) em Chongqing, em cooperação com organismos governamentais daquele município, de acordo com um comunicado oficial.

O IPIM organizou uma deslocação àquele município de uma delegação de 30 pessoas para participar na 21.ª edição da “Western China International Investment and Trade Fair”, anteriormente designada como “China Chongqing International Investment and Global Sourcing Fair”, que encerra hoje depois de inaugurada dia 25 de Maio.

Macau fez-se representar no certame com um pavilhão instalado pelo IPIM, com uma área de 126 metros quadrados, que serviu principalmente para a promoção do ambiente de investimento de Macau e da “Agência Única” para licitação e apoio em Macau das actividades MICE, onde oito empresas de Macau exibiram os produtos característicos do território e alimentares e vinhos de países de língua portuguesa.

No seminário para a promoção da cooperação do sector de convenções e exposições de Chongqing e Macau, o vogal executivo do IPIM, Sam Lei, assinalou que Macau tem promovido activamente o seu posicionamento como “Um Centro (Mundial de Turismo e Lazer) e Uma Plataforma (de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa)”, aproveitando a vantagem da rede de mercado entre Macau, a China continental, os países de língua portuguesa e o resto do mundo para promover o desenvolvimento do sector de convenções e exposições.

Durante a estada em Chongqing, a delegação empresarial de Macau esteve presente na cerimónia de descerramento da placa do “Centro de Exposição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa - Ponto de Exposição no Interior da China”, que irá proporcionar mais informações e apoio às empresas de Chongqing e dos mercados da região ocidental da China envolvidas na distribuição dos produtos alimentares dos países de língua portuguesa. 

Macauhub