sábado, 7 de janeiro de 2023

Covid-19: Portugal vai testar passageiros vindos da China

 A partir da meia-noite, todos os passageiros de voos provenientes da China vão ter de apresentar um teste à covid-19 negativo na chegada a Portugal, assim como usar máscara. 

Depois da China ter registado um aumento do número de casos, Portugal apertou as medidas de prevenção. Este sábado, quem chegou a Portugal vindo da China já foi submetido a um teste.

cnnportugal.iol.pt

Guineenses de Conacry residentes no país doaram sangue no Hospital Nacional Simão Mendes. A iniciativa foi dirigida por Issuf Djaló, Presidente da Autodenominada Comissão Ad-Hoc_Guineenses de Conacri na Guiné-Bissau.

Radio Voz Do Povo

QUINARA: A direcção regional do Madem_G15 visita as aldeias de Gansala, Caur e Gã Ture Sul no país.

Radio Voz Do Povo

Militares costa-marfinenses indultados já saíram do Mali

© iStock

POR LUSA  07/01/23 

Os 46 militares costa-marfinenses detidos no Mali há quase seis meses, depois condenados a 20 anos de cadeia e indultados na sexta-feira pelo líder da junta militar Assimi Goïta, deixaram hoje Bamaco, segundo fontes aeroportuárias e diplomáticas.

"O avião com os 46 militares costa-marfinenses descolou às 17:00 locais (mesma hora em Lisboa)", referiu fonte aeroportuária.

Antes do regresso a Abidjan, os militares escalam Lomé onde o Presidente togolês, Faure Gnassingbé, os entregará oficialmente ao ministro da Defesa da Costa do Marfim, Téné Birahima Ouattara, que os levará de volta ao seu país.

O Presidente Gnassingbé, que se regozijou na rede social Twitter pelo perdão concedido aos militares, desempenhou um papel decisivo na sua libertação e tanto as autoridades do Mali como as da Costa do Marfim reconheceram a sua mediação.

Um total de 49 militares costa-marfinenses foi detido em 10 de julho à chegada ao aeroporto de Bamaco, acusados pela junta militar no poder de serem mercenários.

Três mulheres que integravam aquele destacamento foram libertadas em meados de setembro.

O líder da junta militar, coronel Assimi Goïta, indultou na sexta-feira os militares costa-marfinenses, que em 30 de dezembro passado tinham sido condenados pela justiça maliana a 20 anos de cadeia.

Desde julho que a Costa do Marfim exigia a libertação dos seus militares, negando categoricamente que se tratasse de mercenários, alegando que estavam ao serviço da Organização das Nações Unidas, como parte de operações de apoio logístico à Minusma, a missão da ONU no Mali.

O indulto foi concedido uma semana depois da visita a Bamaco de uma delegação oficial da Costa do Marfim, com o ministro da Defesa costa-marfinense a assegurar na ocasião que o caso estava "em vias de resolução".

No início de dezembro, os líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tinham apresentado um ultimato à junta do Mali, exigindo a libertação dos 46 soldados marfinenses ainda detidos antes de 01 de janeiro, sob pena de sanções.

Na quarta-feira o atual presidente da CEDEAO, o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, assegurou que não haveria sanções imediatas contra o Mali, apesar do prazo do ultimato não ter sido respeitado.

Este caso gerou grande tensão entre os dois países vizinhos, com Bamaco a acusar Abidjan de ter incitado a CEDEAO a endurecer as sanções contra a junta militar maliana.


O ministro de estado da agricultura e do desenvolvimento rural, aladji Botché Candé, efectuou junto com a sua equipa técnica e os responsáveis da empresa AGRA_SAFIM, uma visita de trabalho no campo agrícola da empresa em Portugol.

O objectivo é ter uma maior capacidade de produção de légumes para abastecimento do mercado nacional. 

Alexandro Sana Djalo 

Veja Também:

@Gaitu Baldé

Dissolução do Governo? "Nenhum cidadão português está disponível para entrar num período de incerteza tão grande"

 Cristina Azevedo, comentadora da CNN Portugal, comenta a situação de crise no Governo. 

A comentadora considera que Maria do Céu Antunes reúne condições para continuar no cargo de Ministra da Agricultura, mas defende o reforço do sistema de escrutínio de governantes. 

Cnnportugal.iol.pt

Fidelis Forbes eleito presidente da UDIB, substituiu Malam Mané. A Assembleia Geral Ordinária 2023 decorreu sob o lema "Juntos Vamos Fazer UDIB Garnde Outra Vez". A Uniao Desportiva Internacional de Bissau_UDIB é uma equipa da primeira-liga.

Radio Voz Do Povo 

Podolyak acusa Putin de ter "lógica pervertida" e de "matar civis"... Os comentários do conselheiro de Zelensky surgem enquanto decorre um cessar-fogo anunciado pela Rússia.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  07/01/23 

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak voltou este sábado a acusar a Rússia de destruir intencionalmente as infraestruturas civis do país. 

Numa nova publicação no Twitter, Podolyak afirmou que a "lógica pervertida" de Vladimir Putin consiste em "atacar brutalmente a Ucrânia, matar civis e destruir cidades", para depois "acusar o Ocidente... de apoiar os direitos dos ucranianos de proteger as suas vidas e as vidas das suas crianças".

"A realidade é diferente: o Ocidente, juntamente com a Ucrânia, está a defender a liberdade face aos assassinos russos que invadem as nossas casas", afirmou Podolyak.


As declarações de Podolyak surgem enquanto decorre um cessar-fogo, que a Rússia anunciou e que Kyiv rejeitou, por considerar uma manobra de distração para fortalecer as suas linhas da frente.

O governo ucraniano sempre rejeitou a ideia de cessar-fogo, alegando que esta foi uma mera manobra russa para ganhar tempo para reforçar as frentes de combate. Além disso, vários relatos na sexta-feira deram conta de ataques russos em vários pontos na Ucrânia, incluindo contra um quartel de bombeiros em Kherson que deixou vários mortos.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 6.800 mortos entre a população civil ucraniana, segundo contam os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização adverte que o real número de mortos civis poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar mortos em zonas ocupadas ou sitiadas pelos russos - em Mariupol, por exemplo, estima-se que tenham morrido milhares de pessoas.


Leia Também: Ucranianos garantem que Rússia violou cessar-fogo durante o Natal ortodoxo


Leia Também: Rússia garante respeitar cessar-fogo, apesar de disparos ucranianos

Portugal: Costa da Caparica. Quase todos os dias há famílias a pedir ajuda à igreja

© Shutterstock

POR LUSA  07/01/23 

A Paróquia da Costa da Caparica está a receber, desde abril, uma média de 24 novas famílias por mês à procura de ajuda socioeconómica, enquanto a cidade vê sair diariamente habitantes sem capacidade para pagar as rendas.

"Nunca recebemos tanto", contou à agência Lusa o pároco da Costa, António Pires, que exerce o sacerdócio há 40 anos.

A igreja acompanha regularmente 1.088 famílias, num total de 2.611 pessoas, de acordo com os dados que facultou à Lusa.

Perante a emergência, cristãos e não cristãos encontram na igreja uma porta aberta, por oposição ao calvário dos serviços, onde o atendimento é protelado e a ajuda não chega em tempo útil.

"Para aceder às ajudas públicas, as barreiras são completas", disse o padre, habituado a lidar com situações de quem enveredou pelo mundo paralelo do crédito fácil: "Vão encontrar a facilidade das empresas que emprestam dinheiro, vão até encontrar uma certa intimidade, sentem-se compreendidos e entram num mundo que os vai tornar prisioneiros para sempre".

O padre, que preside ao Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição (concelho de Almada), considera que a atual crise é "muito pior" do que a anterior, que motivou a intervenção da troika em Portugal.

"A crise da troika é uma crise repentina nos seus efeitos, era uma crise arrastada, mas repentina nas consequências das pessoas", referiu. Esta, prosseguiu, "apanha as famílias mais fragilizadas", num período pós-troika e ainda a lidar com a pandemia de covid-19.

As famílias debatem-se agora com os efeitos penalizadores da inflação e da escalada dos preços da habitação.

Questionado sobre o principal motivo que leva as pessoas a pedir ajuda, o padre não hesita: "É a habitação, é o preço da habitação que esmaga a família completamente. A família fica incapaz de sobreviver".

São sobretudo casais que procuram ajuda. "Sem contratos de arrendamento - os arrendamentos são apalavrados -, de repente duas pessoas que recebem o ordenado mínimo ou um pouco mais veem passar a renda de 400 ou 500 euros para 600, 700 ou 800. A isto acresce tudo o resto: água, luz, comunicações e assim o casal fica completamente esmagado", exemplificou.

"Quando estou a falar destas situações de pobreza e de fragilidade social não estou a falar das situações que conheci há 30 e 40 anos de uma certa pobreza crónica, que se transmitia e que hoje em dia se transmite. Estou a falar da nova pobreza, que vai criar as condições necessárias para daqui a 10 ou 15 anos ter renovado e aumentado a pobreza crónica. Estou a falar de pessoas ativas que estão incapazes de cumprir as suas obrigações sem ajuda e que têm à disposição um leque de aparentes soluções que são os empréstimos", especificou.

"A partir daí a destruição é completa! Não pode emprestar-se dinheiro sem fazer um estudo económico da pessoa", defendeu o padre.

A igreja responde à complexidade das situações que lhe chegam disponibilizando ajuda imediata ao nível alimentar e de artigos tanto de higiene pessoal como para o lar. Fornece também medicamentos, material escolar, vestuário, calçado e ração para animais, esta última doada pelos supermercados quando as embalagens ficam danificadas.

Intervém ainda como mediadora com a Segurança Social ou as empresas fornecedoras de gás, água e eletricidade quando já há contas em atraso. O Centro Paroquial encaminha os casos que precisam de respostas às quais a igreja não tem meios para atender.

Uma equipa de 40 técnicos está envolvida neste tipo de apoio, que passa por tentar assegurar a renda para que as pessoas possam manter-se em casa.

A cidade, afirmou, "vê sair diariamente as pessoas em situação de fragilidade social".

"Se der uma volta pela cidade, perceberá que a maior parte das vivendas e casas está tudo ligado ao turismo. Em cada esquina encontra as ´guest house´", indicou durante uma entrevista realizada na igreja matriz, onde se recolhem bens que são depois levantados por quem precisa, de acordo com as necessidades e preferências.

Os preços das casas estão a forçar a saída de parte da habitual população residente. De acordo com o padre António Pires, verifica-se "uma purificação", no mau sentido da palavra.

"Está-se a emanar gente para o interior do concelho e do distrito de Setúbal. As pessoas tendem a largar esta parte mais litoral e ir para Corroios [Seixal], Moita, Barreiro, por aí, que é onde conseguem alugar uma casa ainda numa situação que lhes é acessível", sublinhou, observando que está em curso um movimento de "migração interna", propício à criação de guetos.

"O país vai ter uma estratificação social como nunca teve", alertou o pároco, que até professores universitários já encontrou em volta de caixotes do lixo. "Têm boas reformas, mas os filhos têm casas na Comporta e no Algarve, despesas excessivas", lamentou o sacerdote.

No ano passado, entre janeiro e novembro, os serviços paroquiais distribuíram um montante de 165.000 euros, a maior parte custeado pela Segurança Social, para apoiar o pagamento de rendas e outras despesas de caráter social. Só no mês de dezembro foram disponibilizados 23.423 euros para este fim.

A complexidade das situações exige um leque de respostas de igual complexidade, explicou. "Ou a instituição que os acolhe e ajuda tem resposta para a diversidade das questões que aquela pessoa enfrenta ou limita-se a ter a sopa do Sidónio, que era uma coisa que a gente teve há cem anos; ter uma sopinha, ter uma fila de pessoas à nossa porta, chamar a comunicação social e aparecermos como santos a dar de comer. Só que isso é ofensivo", declarou.


NASA: Antigo satélite da NASA cai do céu este fim de semana, mas ameaça é baixa

© Shutterstock

POR LUSA  07/01/23 

Um antigo satélite da NASA, com 38 anos, irá cair do céu este fim de semana, mas o risco de causar algum acidente é "muito baixo", divulgou esta sexta-feira a agência espacial norte-americana.

A NASA explicou que as hipóteses dos destroços caírem sobre alguém são "muito baixas", sendo esperado que a maior parte do satélite de 2.450 quilos arda na reentrada, embora algumas peças devam sobreviver.

A agência espacial norte-americana estimou as hipóteses de ferimentos, causados por destroços em queda, em cerca de 01 em 9.400.

Espera-se que o satélite científico atinja a Terra no domingo à noite, com um intervalo de mais ou menos 17 horas, explicou o Departamento de Defesa norte-americano.

Por outro lado, a Aerospace Corp, com sede na Califórnia, estima que o impacto pode ocorrer na madrugada de segunda-feira, com um intervalo de mais ou menos 13 horas, podendo atingir uma zona da África, Ásia, Médio Oriente e as áreas mais ocidentais da América do Norte e do Sul.

O ERBS [Earth Radiation Budget Satellite] foi lançado em 1984 a bordo do vaivém espacial Challenger.

Embora a sua expectativa de vida útil fosse de dois anos, o satélite continuou a fazer medições de ozono e outras medições atmosféricas até à sua reforma, em 2005. O satélite estudou como a Terra absorve e irradia a energia do sol.

A primeira mulher norte-americana no espaço, Sally Ride, lançou o satélite em órbita utilizando o braço robótico do vaivém espacial.

Essa mesma missão também contou com a primeira caminhada espacial de uma mulher dos EUA: Kathryn Sullivan. Foi a primeira vez que duas astronautas voaram juntas no espaço.

Foi o segundo e último voo espacial de Ride, que morreu em 2012.


Leia Também: Vénus é "gémeo mau da Terra"? NASA explica porquê

Leia Também: Sonda sul-coreana capta fotografias da Lua. Vale a pena admirar

EUA: McCarthy eleito líder da Câmara de Representantes dos EUA à 15.ª votação... O republicano Kevin McCarthy foi eleito esta madrugada líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, superando as resistências nas fileiras do próprio partido.

© Getty Images

POR LUSA  07/01/23 

Depois de quatro dias de votações, McCarthy conseguiu convencer mais de uma dúzia de conservadores, já depois de à 14.ª tentativa, na noite de sexta-feira, ter falhado a eleição por apenas um voto.

McCarthy teve de ceder a algumas exigências, entre elas o restabelecimento de uma regra de longa data da câmara baixa do Congresso que permite a qualquer membro pedir uma votação para o expulsar do cargo, o que pode fazer do republicano um líder já enfraquecido, não só por ter cedido alguns poderes, mas sobretudo pela constante ameaça de ser afastado pelos detratores.

Eleger um orador é normalmente uma tarefa fácil para um partido que acaba de ganhar o controlo da maioria. Mas não desta vez: Cerca de 200 republicanos foram impedidos por outros 20 colegas que afirmavam que Kevin McCarthy não é suficientemente conservador.

O líder da Câmara dos Representantes é a terceira maior autoridade do país, depois do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da vice-Presidente, Kamala Harris, que também preside ao Senado.


CHINA: Antigo dirigente chinês condenado a pena de morte suspensa por subornos

© Reuters

POR LUSA   07/01/23 

Li Wenxi, antigo vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês na província de Liaoning foi condenado a dois anos de pena de morte suspensa por aceitar subornos, informou hoje a agência de notícias estatal Xinhua.

Li foi também privado de direitos políticos para toda a vida e todos os bens pessoais foram confiscados, de acordo com a decisão de sexta-feira de um tribunal na província de Shandong.

Este tipo de sentença, com penas de morte suspensas, é relativamente comum na China em casos de corrupção e significa que se o condenado não cometer novos crimes e se comportar adequadamente durante o período em que a suspensão está em vigor pode ter a sua sentença comutada para prisão perpétua.

Entre 2006 e 2021, Li terá aceitado ilegalmente dinheiro e presentes no valor de 540 milhões de yuan (74,45 milhões de euros), quer diretamente, quer através de familiares.

Li, nascido na província de Liaoning em 1950, estudou na Academia Chinesa de Ciências Sociais antes de se juntar ao Partido Comunista da China (CPC) em 1972.

Em janeiro de 2021, a Comissão Nacional de Supervisão da China, o principal organismo estatal anticorrupção da China, juntamente com a Comissão Central de Inspeção e Disciplina, o braço anticorrupção do PCC, começou a investigar o antigo funcionário por "graves violações da disciplina e das leis nacionais".

A investigação durou até julho e concluiu-se que Li Wenxi, expulso do PCC em julho de 2021 e de qualquer cargo público, "violou a disciplina política do partido" e tomou medidas que "constituíram uma grave violação do dever", entre outras acusações.

Outros membros do PCC também foram processados por corrupção nos últimos meses: o antigo vice-ministro da Segurança Pública, Sun Lijun, e os antigos chefes da polícia das cidades de Chongqing e Xangai.

O antigo ministro da Justiça Fu Zhenghua foi também condenado a dois anos de pena de morte suspensa em setembro por aceitar subornos.

Após chegar ao poder em 2012, o atual secretário-geral do PCC e Presidente da China para um terceiro mandato, Xi Jinping, iniciou uma campanha anticorrupção na qual vários altos funcionários chineses foram condenados por aceitarem subornos no valor de milhões.

Embora esta campanha, um dos programas emblemáticos de Xi, tenha revelado casos de corrupção importantes no seio do PCC, alguns críticos sugeriram que também pode ser utilizada para pôr um fim às carreiras políticas de alguns dos rivais.

Exército mexicano controla Culiacan depois da captura de Ovídio Guzmán... Cerca de 4.500 soldados patrulhavam as ruas da cidade depois da ofensiva lançada pelo cartel de Sinaloa.

Por sicnoticias.pt

Milhares de soldados recuperaram o controlo da cidade de Culiacan, no noroeste do México, que foi palco de conflitos por ocasião da detenção de Ovídio Guzmán, filho do conhecido traficante El Chapo, que provocou 29 mortes.

Cerca de 4.500 soldados patrulhavam as ruas da cidade, que tem 800 mil habitantes, e arredores, depois da ofensiva lançada pelo cartel de Sinaloa para procurar impedir a captura de uma dois seus alegados chefes, de 32 anos.

Durante a sua conferência de imprensa diária, o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que "a situação acalmou nas últimas horas".

O secretário da Defesa, Luis Cresencio Sandoval, informou que a operação para a captura de Ovídio Guzmán causou dez mortes entre os miliares e 19 entre os alegados criminosos, além de 35 militares feridos. Foram feitas ainda 21 detenções.

Membros das forças de segurança estavam a retirar dezenas de viaturas e camiões incendiados em vários locais da cidade, onde se registaram fortes trocas de tiros, incluindo a zona do aeroporto internacional. Um avião comercial e dois aviões da força aérea foram mesmo atingidos. Suspensos na quinta-feira, os voos foram restabelecidos hoje.

A captura de Ovídio Guzmán ocorreu três dias antes da chegada do presidente dos EUA ao país, para uma cimeira que também conta com o primeiro-ministro canadiano, Pierre Trudeau.

O ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano negou qualquer relação e excluiu qualquer extradição rápida.

Ovídio é o mais conhecido do grupo designado Os Chapitos, que também inclui os seus três irmãos - Joaquin, Ivan Archivaldo e Jesus Alfredo --, todos implicados no tráfico de droga, segundo as autoridades mexicanas.

Os EUA querem a extradição de Ovídio por tráfico de cocaína, metanfetaminas e marijuana para o país.

Chefe da diplomacia europeia condena "ataques" russos apesar da trégua

© Getty Images

 POR LUSA  07/01/23 

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou os ataques que a Rússia realizou na sexta-feira na Ucrânia, apesar de ter anunciado um cessar-fogo, numa conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

"Estes ataques são uma contradição ao cessar-fogo unilateral anunciado pelo Presidente Vladimir Putin", disse sexta-feira Borrell num comunicado citado pela agência espanhola Europa Press.

Borrell disse que o cessar-fogo russo "não altera o facto de a Rússia estar a ocupar ilegalmente partes da Ucrânia".

Putin anunciou, na quinta-feira, um cessar-fogo de 36 horas, para celebrar o Natal ortodoxo, entre o meio-dia de hoje e a meia-noite de sábado, hora de Moscovo (09:00 de hoje e 21:00 de sábado, em Lisboa).

As duas partes acusaram-se mutuamente de realizarem ataques, embora a Ucrânia não tenha esclarecido se as suas tropas iriam suspender os combates durante a trégua anunciada por Putin.

A Ucrânia e os seus aliados ocidentais denunciaram a iniciativa do Presidente russo como uma manobra.

"Na ausência de medidas concretas, apenas parece uma tentativa de ganhar tempo para repensar e reagrupar tropas, enquanto [a Rússia] tenta reparar a sua reputação internacional", disse Borrell.

O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança considerou que o cessar-fogo "não altera o facto de a Rússia estar a ocupar ilegalmente partes do território ucraniano".

Nesse sentido, reafirmou que a única opção séria para restaurar a paz e a segurança é "a retirada das tropas e do equipamento militar russo de todo o território da Ucrânia".

Durante a conversa telefónica, Borrell e Kuleba condenaram os ataques russos contra "infraestruturas vitais, incluindo edifícios residenciais", ao longo das últimas semanas.

Borrell qualificou como crimes de guerra estes ataques, que "destroem indiscriminadamente infraestruturas, instalações residenciais e médicas, visando deliberadamente e matando civis".

"Os líderes políticos e militares da Rússia, e todos os responsáveis e envolvidos nestes e noutros crimes de guerra cometidos na Ucrânia serão responsabilizados", assegurou, citado pela agência espanhola EFE.

Borrell reafirmou que a UE está determinada a manter o seu "apoio político, militar, económico e humanitário à Ucrânia" durante o tempo que for necessário.

O diplomata espanhol disse que também falou com Kuleba sobre os preparativos para o Conselho dos Negócios Estrangeiros de 23 de janeiro, em que o ministro ucraniano participará por videoconferência.

Kuleba acrescentou, na rede social Twitter, que a conversa se destinou também a preparar a próxima cimeira UE-Ucrânia, agendada para 03 de fevereiro.

"Disse-lhe quais são as nossas expectativas e concentrámo-nos no formato para ter sucesso", afirmou o ministro ucraniano.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado, para "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho.

Em setembro, a Rússia anexou as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, depois de ter feito o mesmo com a Crimeia em 2014.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a soberania russa nas regiões anexadas.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares em quase 11 meses de combates, mas diversas fontes, incluindo a ONU têm advertido que o balanço será consideravelmente elevado.


Leia Também: Os Estados Unidos consideraram que os ataques realizados hoje pelas forças russas no leste da Ucrânia mostraram o cinismo do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao declarar um cessar-fogo pelo Natal ortodoxo.