segunda-feira, 9 de abril de 2018


PVH City

Azeite português considerado o melhor do mundo

É em Portugal que se faz o melhor azeite ligeiro do mundo. Trata-se do azeite verde ligeiro produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, segundo noticia o jornal Expresso.


É em Portugal que se faz o melhor azeite ligeiro do mundo. Trata-se do azeite verde ligeiro produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, segundo noticia o jornal Expresso.

Foram conhecidos este domingo os vencedores do prémio Mario Solinas, que é o mais prestigiado prémio internacional na indústria do azeite e que é atribuído pelo International Olive Council (Conselho Internacional do Azeite).

Portugal ganhou, este ano, quatro prémios: além do referido primeiro prémio para azeite verde ligeiro à Sociedade Agrícola Vale do Ouro, vêm também para Portugal o segundo lugar para um azeite da Sovena e dois terceiros prémios para a Fitagro e para a Elosua, duas empresas de Ferreira do Alentejo.

São atribuídos três prémios (primeiro, segundo e terceiro lugar) em quatro categorias (azeite verde intenso, médio, ligeiro e maduro).

Espanha foi o único país a igualar Portugal com quatro distinções. Marrocos ganhou duas e a China recebeu um prémio pela primeira vez, com um azeite chinês a ser considerado o melhor azeite maduro do mundo.

Os prémios são entregues em Nova Iorque, a 29 de junho.

observador.pt

Braima Camara - vulgo Ba Kekuto arrasa nesta entrevista .

Braima " Demolidor " Kekuto. Clicar no link

https://www.rtp.pt/play/p4263/e340082/causa-e-efeito

dokainternacionaldenunciante

Cipriano Cassamá já tem em mãos uma proposta assinada pelas duas maiores bancadas parlamentares, a do PAIGC e do PRS, para a convocação de uma sessão extraordinária do Parlamento para a eleição de uma nova liderança para comissão nacional de eleições.


Amanhã e quarta-feira são aguardadas em Bissau  duas delegações da Comunidade Economica de Estados da Africa Ocidental para tentar encontar mecanismos para a governação segura do país.

Semana de muitas movimentações políticas em Bissau, tudo no sentido de busca de mecanismos para a governação segura do país. Terça e quarta-feira chegam a Bissau de duas delegações da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO). Amanhã é aguardado na capital guineense o novo presidente da comissão da CEDEAO, o marfinense Jean Cluade Brou, e na quarta-feira uma delegação ministerial de alto nível chefiada pelo ministro dos negócios estrangeiros do Togo, Robert Dusssey.

As duas missões da CEDEAO vêm, pela enésima vez, tentar convencer as partes desavindas no processo político guineense, sobre a necessidade de cumprimento do Acordo de Conacri.

Se as duas missões não surtirem efeito, no próximo dia 14 deste mês, os líderes da CEDEAO reúnem-se em cimeira extraordinária com um único ponto: A situação de impasse político na Guiné-Bissau e propor medidas. A cimeira terá lugar em Lome, no Togo.

Esta segunda-feira, o líder do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá reuniu-se com o bispo de Bissau, Dom Camnate Na Bissing de quem se fala estar a tentar indicar uma figura de consenso para primeiro-ministro.

Cassama, que se encontrou esta também segunda-feira com os representantes da comunidade internacional, já tem em mãos uma proposta assinada pelas duas maiores bancadas parlamentares, a do PAIGC e do PRS, para a convocação de uma sessão extraordinária do Parlamento para a eleição de uma nova liderança para comissão nacional de eleições.

Os dois partidos, desavindos consideram crucial a escolha de uma nova direção da CNE para que as eleições legislativas possam ter lugar ainda este ano.

Por m.pt.rfi.fr/cabo-verde

DSP E SUA EQUIPA DESCONTROLADOS E SEM RUMO PROMOVEM A DESINFORMAÇÃO ATRAVÉS DO BLOG TERRORISTA “ GUINEENDADE” ATACANDO E DENEGRINDO A IMAGEM DE ADBU DJAQUITÉ.

Depois de muitas mentiras e orquestrações com o objectivo de regressarem ao controlo da ARN, esta gentalha a todo o custo procuram denegrir a imagem do seu actual PCA Dr. Abdu Djaquité.

O blog Doka Internacional, ao contrário dos terroristas, apresenta sempre provas daquilo que fala ou escreve, nós somos verdadeiros e correctos.

Durante todo este tempo, os caluniadores e mentirosos dos terroristas têm vindo a falar de construção de mansões, compra de casas na europa, no entanto procurei sempre desafiar aqui e publicamente que me mostrassem apenas uma casa, uma mansão, um andar que seja…, e nunca foram capazes de me satisfazer porque a mentira é tanta que a credibilidade dos mesmos caiu em pique.  Ok, deixem de disso, so uma foto, qualquer que seja, documentos compremetedores que possam ter, mostrem alguma provas dos levantamentos a níveis bancários, transferências, etc. não sejam mentirosos e burros.

Agora vêm com a seguinte conversa ou mentira de que o Abdu Djaquité teria confidenciado a alguém que ofereceu a nossa querida e adorável 1ª dama um montante 20 milhoes de fcfas.  Quem é esse alguém, vamos pôr as cartas na mesa.

Guineenses, catchur ta ladra son ora ki panta.

Financeiramente esta gente esta acabada e já nem dinheiro para o combustível têm para levar os filhos para escola, muitos deles na sua maioria andam a pé, mas com um défice enormíssimo para ir ao mercado

“ FERA “.

O Doka é uma pessoa bastante próxima do Abdu Djaquité, andamos juntos durante todo o dia e apenas nos separamos na hora de dormir.  Caso alguma destas insinuações maldosas fossem verdadeira, acreditem que eu seria o 1º em me manifestar e criticar.

Vejamos uma coisa:

Os terroristas falam de que Abdu é um bandido, é um ladrão…, ok, aceito.  Agora a pergunta mais verdadeira:

1º O Abdu esta ou estará acima da lei?


2º Vocês como inimigos declarados avacem com as provas e so assim o mundo levará em conta o vosso argumento.


3º Por uma vêz na vida, sejam verdadeiros com os guineeses.


4º A vossa preocupação mostra na realidade que vocês têm um medo terrivél do Abdu…, e a pergunta é:

PORQUÊ???

DSP conseguiu desde sempre manipular e contornar situações na base de mentira e orquestrações diabólicas.

O ABDU Djaquité a sua maneira, FOI QUEM DESMONTOU UM SISTEMA SUJO DE FALCATRUAS EXISTENTES EM TEMPOS NA GUINÉ BISSAU através de uma auditoria e outras coisas.

Tudo isto mostra que Abdu Djaquité é um quadro competente e que não precisa de dar ou mostrar provas, basta apenas analisarem e verem o seu percurso a nível profissional, aonde estudou e em que se formou.   Porque caso fosse um analfabeto, um burro, ou coisas de género, acreditem que nenhum de vocês lhe iria dar importância.
Mas, CATCHUR TA LADRA SON ora ki panta..., acreditem que ali na ARN, o Abdu será intocável.

dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

PRESIDENTE DO PARLAMENTO GUINEENSE E COMUNIDADE INTERNACIONAL DEBATEM RETOMA DAS SESSÕES PLENÁRIAS

ANP não funciona há quase dois anos

Legislatura termina dentro de semanas

O chamado grupo do P5, integrado por organizações da comunidade internacional radicadas na Guiné-Bissau, reuniu-se nesta segunda-feira, 9, com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, para tentar retomar as sessões parlamentares.

Depois do encontro, ninguém prestou declarações à imprensa.

Analistas consideram ser fundamental a retoma das sessões parlamentares para garantir a renovação da composição da Comissão Nacional de Eleições e uma eventual prorrogação da actual legislatura, que chega ao fim este mês.

O assunto foi tratado entre Cassamá e representantes das Nações Unidas, CEDEAO, União Africana, CPLP e União Europeia.

Informações apuradas pela VOA apontam, entretanto, que as últimas semanas têm sido marcadas pelas negociações políticas entre alguns actores políticos, com vista a encontrar uma saída sobre o actual impasse em virtude de o primeiro-ministro Artur Silva não ter podido formar um Governo depois de dois meses da sua posse.

Conosaba/Voa

Missão da CEDEAO novamente em Bissau para avaliar implementação do Acordo de Conacri - "nado morto" ?

O novo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Brou, eleito a 16 de Dezembro na cimeira de Abuja, deverá reunir-se nesta terça-feira com o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, no Palácio da República, em Bissau, anunciou a organização em comunicado.

Na quarta-feira, uma missão ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega à Guiné-Bissau para avaliar o impasse político.

Durante a sua estada, a missão vai ter encontros com as autoridades guineenses para avaliar a implementação do Acordo de Conacri.



Fonte: Braima Darame

PGR CONSIDERA PORTA-VOZ DO PAIGC DE PSEUDOPOLÍTICO

Procuradoria-geral da República (PGR) reagiu recentemente, contra as acusações de perseguição e de parcialidade de que foi alvo o PAIGC. 

Em comunicado, a PGR menosprezou as declarações do porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, qualificou-o de um pseudopolítico.



notabanca

CENTENAS DE PESSOAS MARCHAM PARA PEDIR RECONCILIAÇÃO E UNIDADE DOS GUINEENSES

Mais de uma centena de pessoas provenientes de diferentes regiões do país marcharam ontem, 8 de abril 2018, com a estatueta de Amílcar Cabral (fundador da nacionalidades guineense e cabo-verdiana) e da “Nimba – Deusa de fraternidade” da etnia Nalu, com o propósito de apelar à paz, à reconciliação e à unidade entre os irmãos guineenses.

A marcha promovida pelo “Projeto do Fórum de Paz”, juntou onze grupos vindos de todas as regiões da Guiné-Bissau, incluindo do setor autónomo de Bissau. Marcha teve início na Praça dos Mártires de Pindjiguiti, os marchantes passaram pela avenida Amílcar Cabral, Rua Eduardo Mondlane, avenida Comandante Osvaldo Vieira, Av. Francisco Mendes e avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Durante a marcha se ouviam as seguintes palavras de ordens pronunciadas em crioulo: “Wai-ó wai-ó, Cabral ka murri, waí; wai-ó fórum na pidi paz ku reconciliason”, entre outras. No percurso, a estatueta de ‘Cabral’ e ‘Nimba’ carregadas pelos jovens, saudaram pessoas em diferentes pontos. Resistou-se algumas paragens  para cumprimentar alguns  veteranos de guerra que habitam ao longo da Av. Francisco Mendes, designadamente, Carlos Correia, Francisco Bá (Tchico Bá) e na residência do Comandante Manuel Saturnino da Costa.

Segundo os organizadores, a iniciativa visa demostrar as pessoas que “Cabral não está morto” e com esse slogan apelar à paz e reconciliação do povo guineense. Adiantaram ainda que foram buscar a Nimba [irã, um ser super natural. Deusa de fraternidade) no Chão dos Nalus, como a mãe para amparar o povo guineense sem a distinção de cor, raça e nem da religião.

A marcha terminou na Universidade Amílcar Cabral, onde os elementos do fórum provenientes do interior foram hospedados nas diferentes salas de aulas. Está previsto para amanhã, o início da Assembleia-Geral destes ativistas construtores da paz para debater os planos e as estratégias a adotar para mediação do conflito.

No fim da marcha, o Coordenador do Projeto Fórum de Paz, José Carlos Lopes Correia, disse a’O Democrata que a caminhada protagonizada pela sua organização, representa sonho para a efetivação de uma paz definitiva na Guiné-Bissau.

“Entendemos que através desta caminhada, conseguimos deixar alguma mensagem importante para todos os filhos desta terra e particularmente para os responsáveis das instituições da República e os dirigentes políticos bem como para os chefes religiosos em como é chegado altura de pautarmos pela paz e estabilidade da nossa terra”, espelhou.

Assegurou que os guineenses chegaram à conclusão que só com a paz e a estabilidade é que se pode trabalhar para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Acrescentou ainda que a marcha visa igualmente fazer com que as pessoas recordem os ideais do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral.

“Os ideais do Amílcar Cabral era de unir todos os guineenses e sem a distinção de cor e nem da religião, mas sim em torno da luta pela Independência do país. E hoje fomos buscar as figuras de Cabral e da Nimba (Mama Guiné) para unir e reconciliar os cidadãos guineenses”, notou o ativista. 

Por: Assana Sambú/Celeste Djata

odemocratagb

NO COMMENT!