17 de novembro de 2018

Como desenvolver um cemitério?

Por Ibrahima Barry‎ 

VLADIMIR PUTIN:

Quando um africano fica rico,
suas contas bancárias estão na Suíça.
Ele é tratado na França.
Ele investe na Alemanha.
Ele compra em Dubai.
Ele consome chinês.
Ele ora em Roma ou em Meca.
Seus filhos estão estudando na Europa.
Suas viagens acontecem no Canadá EUA França.
Se ele morrer, ele quer ser enterrado na África, em seu país natal. A África é apenas um cemitério para o africano.
Como desenvolver um cemitério?

Uma nação que se contenta com migalhas

Por Secuna Baldé

No novo acordo de pesca, a UE pagará à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos. Permitindo, assim que navios de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e França pesquem em águas guineenses: atum, cefalópodes (polvos, lulas, chocos), camarão e espécies demersais (linguados e garoupas).

No anterior acordo, que expirou em novembro de 2017, a Guiné-Bissau recebia 9,5 milhões de euros anuais.

Pode-se dizer que houve um aumento considerável...será?!

Ora vejamos, 
Ao Senegal a União Europeia paga pelo acordo de pesca 939 mil dólares nas operações de supervisão das águas territoriais senegalesas para combater a pesca ilegal e promover a cooperação científica no setor da pesca. Autorizando apenas 38 navios a operar nas águas territoriais.

À Mauritânia, a União Europeia paga 110 Milhões para que 100 navios europeus tenham a licença que os autorizam a operar nas águas territoriais.

Os guineenses mais atentos devem estar se perguntando:
Quantos barcos terão permissão para pescar nos nossos mares?
Porque pagam menos à Guiné-Bissau e pescam mais espécies?
Se é a própria UE que ajuda na fiscalização do nosso mar territorial, quem garantirá que eles pescarão as espécies e a quantidade acordada? Ou melhor dizendo: Como é possível o fiscal se fiscalizar?
Porque é que um governo designado especificamente para realizar as eleições legislativas se preocupa em assinar acordos dessa magnitude?
Porque não paramos de nos apequenar!?

Juncker abandona conferência ao perceber que tem sapatos de cor diferente

Jean-Claude Juncker participava da cimeira UE-África do Sul quando se deu o pequeno incidente. Presidente da Comissão Europeia tinha um sapato 'de cada nação'.


O presidente da Comissão Europeia abandonou a conferência de imprensa com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, depois de ser alertado para o facto de ter calçado sapatos de cor diferente.

O vídeo do momento foi esta sexta-feira publicado nas redes sociais e está a fazer furor, sendo lembradas as recentes dificuldades demonstradas por Jean-Claude Juncker, inclusive ao caminhar.

No vídeo, que foi partilhado no Twitter, vê-se Juncker a aproximar-se da beira do pódio, onde uma mulher verifica os seus sapatos. Um deles parece castanho e outro preto.

O presidente da Comissão Europeia depois vira-se e os sapatos parecem da mesma cor, podendo o caso ser apenas um exemplo de ilusão de ótica. Ainda assim, o representante europeu abandonou a sala. E o vídeo tornou-se viral.

Ramaphosa e o presidente da Comissão Europeia reuniram-se esta sexta-feira, em Bruxelas, numa cimeira UE-África do Sul.

Ver imagem no Twitter