sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Fim da greve no setor dos transportes


O Ministro dos Transportes assina com a Confederação das Associações dos Motoristas o memorando de entimento para o levantamento da greve, já no terceiro e último dia.                                                                                             Assistir Vídeo Aqui

Foi criada uma Comissão para a implementação integral do memorando no prazo de sessenta dias.

Até a conclusão dos trabalhos da Comissão, decidiu-se a redução drasticamente dos postos de controlo de trânsito.

Aliu Cande 

PRIMEIRO-MINISTRO CONSIDERA DE JUSTA GREVE DOS MOTORISTAS


O primeiro-ministro, Aristides Gomes, considera de justa a greve dos motoristas dos transportes públicos da Guiné-Bissau tendo em conta os constrangimentos criados pelas forças de segurança

Numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM), esta sexta-feira (21), o primeiro-ministro, Aristides Gomes, acusa as forças policiais de aproveitarem dos motoristas acumulando riquezas ilícitas.

“São os próprios policiais que não deixam os motoristas trabalharem porque pedem dinheiro sistematicamente e montam brigadas em cada esquina. Os polícias abusam das fardas e das suas autoridades para aproveitarem dos coitados motoristas para acumularem as riquezas ilícitas”.

Aristides disse ainda que o seu pelouro opta pela implementação das regras obedecendo as leis e “todas as legislações existentes”.

“Desta forma ninguém irá pisar em alguém e, de facto, poderemos resolver os problemas do país”.

A greve dos motoristas foi suspensa, esta tarde (21), depois da assinatura do memorando entre o ministro dos transportes e o sindicato dos motoristas.

Educação

Na mesma entrevista exclusiva á RSM, o chefe do governo disse que a requisição civil é legal e, no entanto, um número significante dos professores está disponível para começar a trabalhar “neste momento estamos na época das férias e não saberemos o impacto do número dos professores voluntários”

“Se um dia tivermos a necessidade de fazer a requisição civil será nos limites estabelecidos na lei e portanto é perfeitamente legal em qualquer sector para defender os interesses da nossa sociedade e para defender o interesse da maioria deve recorrer a requisição civil para preencher lugar das pessoas que fazem greve contra a lei e greves ilimitadas que prejudicam os serviços públicos”.

O chefe do executivo disse que actualmente as pessoas entendem o sentido da “greve selvagem” porque “agora está claro que os grevistas devem saber que com a greve não devem prejudicar a educação e a vidas dos alunos e por isso devem pautar sempre pelas negociações”

Eleições

Sobre o processo eleitoral cuja data das eleições já foi marcada para 10 de Março de 2019, Aristides Gomes revela que o país já mais de 95 por cento dos eleitores inscritos o que é “largamente” suficiente para atingiu a realização das eleições “porque os países fazem eleições com até 51 por cento dos inscritos”

“Estamos a terminar a recolha de dados tanto no país assim como no estrangeiro mas temos uma convicção positiva porque atingimos mais de 95 por cento dos inscritos. Estando neste nível, já é uma questão ultrapassada”

E, sobre a presença de pessoas estranhas identificadas como técnicos para efectuar trabalhos técnicos, de origem Europeia, Aristides Gomes disse que o governo e os partidos políticos apenas reconhecem os dois técnicos enviados pela CEDEAO.

“Os técnicos estrangeiros foram formalmente apresentados aos partidos políticos e juntos trabalham para a viabilidade do processo eleitoral. Para nós o que continua é o processo que nos leva às eleições”, garante.

O primeiro-ministro disse à RSM que, os trabalhos de aumento da capacidade da memória do servidor no GTAPE, não têm nada a ver com os da introdução de dados. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Baió Dansó

Foto: Aliu Cande

radiosolmansi.net

SINDEPROF ACUSA PR DE FORÇAR ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

O secretário para Organização e Dinamização do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Alfredo Biague, acusa o Presidente da República (PR) e o governo de Aristides Gomes, de querer induzir os sindicatos a assinarem o memorando na passada segunda-feira (17)

Acusação feita, esta sexta-feira (21), em Bissau, durante uma conferência de imprensa, realizada na sede do SINDEPROF, que visa esclarecer as razões que os levou a recusa dos sindicatos do sector do ensino em assinar o acordo apresentado na presença do presidente José Mário Vaz.

Segundo sindicalista documento era uma proposta que foi modificada pelo ministro da educação, através de um acordo pré escrito anteriormente.

“Elaboramos os quatro pontos da proposta que o primeiro-ministro elaborou em forma do memorando do entendimento e apresentou-o ao presidente da república. Na segunda-feira fomos para tentar animar o memorando mas o presidente da república abriu o encontro e proibiu o uso da palavra e sabemos que não estamos num mundo escravista. O presidente ordenou a assinatura do memorando mas os líderes sindicais recusaram porque a assinatura não deve ser coagida”.

Em relação a acusação dos líderes sindicais de educação em receber viaturas por parte do presidente da república, Alfredo Biague, afirma que estão solidários com os acusados.

“Solidarizamos com os nossos sindicalistas detidos. A justiça é boa e orgulhamos em ter uma justiça equitativa no país porque serve para moralizar e disciplinar a sociedade. Se tem corruptor significa que tem corruptor e se na verdade é o presidente da república o corruptor a lei deve buscar os caminhos para responsabilizá-lo”.

Entretanto, segundo informações disponíveis os quatro líderes sindicais presos esta semana depois de serem ouvidos na Política Judiciária já estão em liberdade. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

CHEGA AO FIM AS SESSÕES PARLAMENTARES DE NONA LEGISLATURA NA GUINÉ-BISSAU


O presidente de Assembleia Nacional Popular considera de positivo os trabalhos de sessões de nona legislatura que se encerrou esta sexta-feira (21 de Dezembro) formalmente.

Cipriano Cassama que falava a imprensa após o encerramento da última sessão desta legislatura diz igualmente que apesar das dificuldades, conseguiram fazer cumprir as leis.

“ …Muito positivo apesar de ser um período difícil e conturbado. A nossa perspectiva era fazer com os nossos deputados atingir mais nível em relação aos deputados de África Ocidental. Mas houve perturbação que não foi da minha responsabilidade, mas contudo conseguimos defender no quadro regimental, fazer cumprir as leis. Terminámos a sessão, mas a qualquer momento, pode se convocar uma sessão extraordinária se houver uma situação de caracter de urgência”, afirma presidente de Assembleia Nacional Popular.

Por outro lado, Cassama assegurou que os responsáveis dos órgãos da soberania devem evitar fazer interpretações pessoais da Constituição da República.

“ Os guineenses não podem de maneira alguma estar continuamente a ser perturbado. Durante os últimos quatro anos, vimos atropelos à lei. Temos que continuar a lutar contra a ditadura de qualquer alguém que pensa que pode dirigir o país sem respeitar a Constituição. Temos que deixar de fazer a interpretação pessoal da Constituição da Republica e respeitar a divisão dos poderes constitucionais”, diz Cassama.

Aos partidos políticos, o presidente de ANP pediu mais contenção verbal durante a campanha eleitoral que se avizinha para permitir ao povo escolher e fazer o país voltar a normalidade constitucional e nas eleições presidenciais, escolher um bom presidente da Republica que não vai derrubar governos como se viu nesta legislatura de se finda.

Ao finalizar, diz que não foi ouvido pelo presidente da Republica antes da marcação de nova data para as legislativas agora marcada para 10 de Março. 

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

PR guineense viajou para a Nigéria para participar na cimeira da CEDEAO

Bissau - O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viajou hoje para a Nigéria para participar, no sábado, em Abuja, na 54ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU, JOSÉ MÁRIO VAZ.    FOTO: PEDRO PARENTE

"Nesta deslocação, o chefe de Estado irá participar em reuniões dos representantes permanentes junto da CEDEAO do Conselho de mediação e paz e da reunião do conselho de ministros para análise dos documentos submetidos aos chefes de Estado", refere, em comunicado à imprensa, a Presidência guineense.

José Mário Vaz viajou para Abuja um dia depois de ter marcado as eleições legislativas para 10 de Março. O escrutínio deveria ter ocorrido a 18 de Novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras obrigaram ao seu adiamento.

Na semana passada, uma missão ministerial da CEDEAO, organização que está a mediar a crise política que o país vive desde 2015, pediu para que as eleições legislativas na Guiné-Bissau fossem marcadas até à cimeira de Abuja e que fossem realizadas até ao final de Janeiro.

No entanto, depois de ouvir o Governo e os representantes dos cerca de 50 partidos políticos existentes no país, o Presidente guineense decidiu marcar as eleições para 10 de Março, uma das datas propostas pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, e que quase todas as formações políticas defenderam.

Em Abuja, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vão analisar, entre outros assuntos, a situação política na Guiné-Bissau, que também vai realizar presidenciais este ano, bem como o ciclo eleitoral previsto em vários países da comunidade.

O Togo realizou eleições parlamentares na quinta-feira e em Fevereiro, a Nigéria e o Senegal vão ter eleições presidenciais.

José Mário Vaz deverá regressar ao país ainda no sábado.

angop.ao/angola/pt_pt

Nações Unidas não vão aceitar mais atrasos nas eleições de Guiné-Bissau

As Nações Unidas (ONU) declararam hoje de forma unânime que não aceitam outro adiamento das eleições legislativas na Guiné-Bissau, marcadas para 10 de março, lamentando os consecutivos atrasos do processo eleitoral.


O Conselho de Segurança da ONU discutiu hoje, em Nova Iorque, a situação na Guiné-Bissau, um dia depois do anúncio do Presidente do país da data de 10 de março para as eleições, acolhida pela comunidade internacional como a última data aceitável para as promessas de renovação do governo.

O órgão da ONU, constituído por 15 Estados-membros, expressou as crescentes expectativas internacionais de reformas políticas indispensáveis para a estabilidade de Bissau, frustradas pelo cancelamento das eleições a 18 de novembro e pela ultrapassagem da data recomendada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de eleições até final de janeiro de 2019.

O secretário-geral adjunto da ONU para assuntos políticos, Tayé-Brook Zerihoun, e o presidente da Configuração para Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz, o brasileiro Mauro Vieira, afirmaram que não será justificável mais algum atraso, já que o país conseguiu o registo de 95% dos eleitores este mês e recebeu fundos e 'kits' da comunidade internacional para a realização das eleições, para as quais contribuíram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Portugal, além de outras instituições internacionais.

Mauro Vieira referiu que cerca de 8,6 milhões de euros foram reunidos num fundo internacional para as eleições guineenses, entre os quais um milhão de euros vindos de Portugal e 412 mil euros de Timor-Leste.

Quanto ao relatório do secretário-geral que recomenda a dissolução da missão da ONU para consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), no espaço de dois anos, divulgado este mês, os Estados-membros disseram que a reconfiguração da missão precisará de novas prioridades, coordenadas com a fase de transição para a nova constituição governativa do país.

"A experiência mostra que, na ausência de uma reforma nacional, a UNIOGBIS por si só não contribui para uma paz e desenvolvimento sustentáveis do país", declarou o secretário-geral adjunto para assuntos políticos.

A implementação integral do Acordo de Conacri, que visa o fim do impasse político e realização de eleições livres e justas, continua a ser imperativa aos olhos da ONU.

O presidente da Configuração para Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz, Mauro Vieira, disse ainda ter tido conhecimento, em conversas informais com responsáveis do Fundo Monetário Internacional (FMI), que a contribuição do país nas conversações com esta instituição internacional é insatisfatória e insuficiente, razão pela qual ainda não foi concluído um acordo entre as duas partes.

O Banco Mundial também expressou a Mauro Vieira preocupação pelo desempenho económico negativo de Guiné-Bissau, devido a eventos recentes como greves nacionais, especialmente no setor da educação, no qual o Estado está com uma dívida acumulada de 7,8 milhões de dólares para o pagamento de 18 meses de salários aos professores.

EYL // JH

Lusa/Fim

De Papai Noel, Obama distribui presentes em hospital infantil

Ex-presidente dos Estados Unidos fez visita surpresa a instituição em Washington. Pacientes ganharam quebra-cabeças e carros de controle remoto

Obama se vestiu com gorro de Papai Noel. Reprodução/Children's National/Twitte

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma surpresa pra lá de especial para os pacientes do Hospital Nacional Infantil de Washington nesta quarta-feira (19): Obama se vestiu com um gorro de Papai Noel e, durante 90 minutos, e distribuiu presentes para as crianças internadas. As informações são do jornal The Washington Post.

Os primeiros a receberem presentes foram um grupo de meninos e meninas com idade aproximada de quatro anos que brincavam em uma das salas de jogos do hospital. Os mimos incluíram quebra-cabeças, carrinhos de controle remoto e esmaltes com glitter.

Obama também fez visitas individuais aos quartos do hospital, onde conversou com as crianças internadas e seus familiares. Antes de ir embora, o ex-presidente agradeceu os funcionários da instituição e gravou uma mensagem em vídeo a ser exibida na rede de televisões interna para aqueles com quem não conseguiu conversar pessoalmente.

No Twitter, o Hospital Nacional Infantil divulgou um vídeo da visita e agradeceu Barack Obama: "Obrigado por fazer o dia de nossos pacientes muito mais iluminado!". Assista:


noticias.r7.com

Guiné-Bissau: Breve declaração de General Umaro Sissoco Embalo no aeroporto internacional da Guiné Bissau esta noite depois da sua chegada ao pais.





Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

ONU: Ameaça 'jihadista' fecha 125 escolas no Níger

A instabilidade causada pela presença de grupos 'jihadistas' no Níger levou ao encerramento total ou temporário de 125 escolas no país desde o início do atual ano letivo, segundo um boletim da Organização das Nações Unidas (ONU).


De acordo com o documento do gabinete do Departamento para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) na capital nigerina, Niamey, as principais regiões afetadas foram Diffa e Tillabéri.

Na região de Diffa, o encerramento de 30 escolas e a suspensão temporária de outras 44 instituições de ensino impediu que 114.300 crianças participassem nas atividades letivas.

Já em Tillabéri, 33 estabelecimentos de ensino foram encerrados temporariamente, um número superior às 18 escolas da região que "tiveram de fechar devido às ameaças e abusos de grupos armados não estatais", lê-se no boletim humanitário.

Segundo o documento, as autoridades colocaram várias iniciativas em prática, como um reforço da segurança em algumas zonas de modo a "tranquilizar as populações amedrontadas e garantir a continuidade das aulas".

Também um "reagrupamento de escolas para zonas mais calmas" das regiões tem sido promovido pelas autoridades.

Na semana passada, a representação local do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lamentou a "violência assustadora" promovida por grupos armados que "matam e sequestram civis" e "queimam escolas, saqueiam casas, empresas e gado".

Várias escolas na região de Diffa, localizada na fronteira entre o Níger e a Nigéria e que tem sido a principal porta de entrada de refugiados nigerianos que tentam escapar à violência do grupo 'jihadista' Boko Haram, estão fechadas desde 2017.

Escolas e igrejas são os principais alvos do Boko Haram.

Segundo dados da Associação Cristã da Nigéria divulgados este mês, o grupo terá já destruído mais de 900 igrejas no norte da Nigéria.

Em abril de 2018, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou que o grupo 'jihadista' foi responsável pelo sequestro de mais de mil crianças desde 2013, incluindo as 276 raparigas raptadas na escola de Chibok em 2014.

Segundo a Unicef, desde o início do conflito iniciado pelo grupo Boko Haram, há quase nove anos no noroeste da Nigéria, pelo menos 2.295 professores foram assassinados e mais de 1.400 escolas foram destruídas, sendo que a maioria das instalações não voltaram a ser reabertas.

Boko Haram, que na língua local significa "a educação não islâmica é pecado", luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana na zona norte e predominantemente cristão nas regiões do sul.

Desde 2009 que o grupo radical islâmico causou dezenas de milhares de mortos e mais de dois milhões de deslocados internos.

NAOM

Eleições presidenciais na RDCongo adiadas para 30 de dezembro

A Comissão Eleitoral da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou hoje o adiamento das eleições gerais para 30 de dezembro, referindo os problemas causados por um incêndio que destruiu oito mil urnas eletrónicas.


Inicialmente previstas para 2016, as eleições de domingo foram já adiadas duas vezes, e, além de presidenciais, irão ainda permitir a escolha de representantes parlamentares a nível nacional e provincial.

A Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) já tinha referido numa reunião com os candidatos que era "tecnicamente incapaz" de organizar as eleições gerais de domingo.

Estas eleições marcam a saída do poder de Joseph Kabila, Presidente desde 2001, que não pode voltar a concorrer por já ter cumprido dois mandatos, como prevê a Constituição.

NAOM

Esta lixado o pai Natal


Andreia Maia

O executivo guineense vai reunir-se esta manha com a Federação Nacional das Associações dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau para analisar a paralisação dos serviços de transporte público no país

A informação foi transmitida a Rádio Jovem Bissau pelo o presidente da comissão negocial da federação, Caram Cassamá, na qual anunciou que a policia libertou cerca de 6 elementos da organização que tinham sido detidos na sequência da greve desencadeada pela federação sindical.    Assistir Vídeo Aqui

O sindicalista acusa o governo guineense de falta de vontade para cumprir com 19 pontos acordado entre as partes em Outubro de 2018, que prevê, entre outros, a construção de um terminal, definição das competências dos agentes de trânsito e da Guarda Nacional e criação de uma caixa única para o pagamento das multas aplicadas aos condutores que violaram as regras de trânsito.

O setor dos transportes encontra-se paralisado em consequência da greve de três dias decretada pela Federação da Associação dos Motoristas.

Alison Cabral

Domingos Simões Pereira, em Bubaque ilhas de Bijagós.





Simão Seidi 

Cabral Ka Murri

Arábia Saude doa cinco mil carcaças de carneiro a Guiné-Bissau,

O presidente da União Nacionl de Imames, Aladje Abubacar Djaló diz que, este ano, é proíbida a venda destas carcaças.



Aliu Cande