segunda-feira, 27 de maio de 2019

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento apelar aos partidos políticos com assento parlamentar a encetarem o diálogo político sério e construtivo, com a finalidade de ultrapassar o impasse reinante na ANP, e consequentemente, concluir o processo de eleição dos restantes membros da mesa deste órgão de soberania

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, acompanhou com bastante preocupação os discursos dos líderes da maioria parlamentar preferidos no num comício popular realizado no dia 25 de Maio de 2019, em Bissau, no quadro da manifestação pacifica organizada para exigir a nomeação de novo governo resultante das eleições legislativas de 10 de Março.

Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e
Desenvolvimento reconhece o legitimo direito que assiste a todos os partidos políticos, de reivindicar e protestar contra todos os actos que lesam os seus respectivos interesses legalmente reconhecidos pela constituição e demais leis em vigor na Guiné-Bissau.

Contudo, as declarações públicas proferidas no último sábado pelos líderes da maioria parlamentar, nomeadamente, de solicitar as forças armadas para abrir alas com vista a penetração no palácio da república, e demais outros feitos neste mesmo dia, incentivam a violência e a interferência das forças armadas nos assuntos políticos e põem em causa a missão apartidária e republicana das forças armadas.

O Movimento Nacional da Sociedade Civil acompanhou com basta preocupação a situação de impedimento de marcha pacífica dos estudantes que reclamam o direito ao ensino em consequência de sucessivas greves no sector de ensino.

Face ao exposto o Movimento Nacional da Sociedade Civil, decide o seguinte.

Condenar sem reservas todas as intervenções públicas que visam apelar a violência e incentivar a interferência das forças de defesa e segurança na resolução de diferendos políticos;

Exortar os dirigentes políticos da maioria parlamentar e demais outros, a se absterem de discursos políticos incendiários capazes de comprometer a paz, e tranquilidade que o país tanto necessita;

Apelar aos partidos políticos com assento parlamentar a encetarem o diálogo político sério e construtivo, com a finalidade de ultrapassar o impasse reinante na ANP, e consequentemente, concluir o processo de eleição dos restantes membros da mesa deste órgão de soberania.

Apelar a sua excelência Sr. Presidente da República, a utilizar os seus poderes constitucionais, com vista a nomeação com maior brevidade possível, de novo governo, em consequência dos resultados eleitorais;

Encorajar as forças de defesa e segurança, no sentido de manter afastadas das disputas político partidárias, cumprindo rigorosamente a sua missão republicana de defender a integridade territorial da Guiné-Bissau;

Exortar a classe política em geral, a adoptar moderação e contenção como forma de reivindicar os seus legítimos direitos.

Apelar a todos os guineenses, sobretudo os jovens, a absterem de praticas de actos susceptíveis de pôr em causa a ordem e tranquilidade pública.

Congratular-se com o conteúdo do comunicado do P5, tornado público no dia 24 de Maio, apelando os mesmos a se manterem atentas a evolução da situação política do país.

Manifestar o repúdio pela forma como as autoridades policiais impediram a realização de marcha pacífica dos estudantes em pleno gozo dos direitos cívicos.

Exigir ao Governo no sentido de encetar dialogo com as centrais sindicais por forma a encontrar soluções que poem fim as sucessivas ondas de greve na administração publica guineense.

Feito em Bissau aos 27 dias do mês de Maio de 2019

A Direcção Nacional

Fonte: Estamos a Trabalhar

A virtude de manter a mente aberta


Acontece com muita frequência em nosso dia a dia, encontrarmos pessoas que se mantêm firmes em seus modelos de pensamento. Amigos próximos inclusive, relutantes para realizarem mudanças, para se arriscarem a escutar, inclusive, opiniões diferentes da voz própria, por acreditarem que tudo o que se distancia dos seus padrões de percepção é errado.

A nossa sociedade hospeda uma grande quantidade de mentes quadradas, que colocaram um “tapa-olho” em seu cérebro, negando a abertura mental e usando o conhecido como escudo. São mentes inflexíveis que sobrevivem à rotina e se negam a se abrir para novas opções.

Temos certeza de que você também conhece pessoas com esse perfil de pensamento e de personalidade. O difícil é quando são familiares, amigos, colegas de trabalho com quem temos que nos relacionar a cada dia. É complicado sermos conscientes da grande quantidade de muros que existem neles.

Não obstante, é preciso ter obviamente uma clara percepção e postura para que não se deixe se influenciar, não se contagiando com o vírus da inflexibilidade, da rotina que se nega às mudanças por medo de desestabilizar-se. Uma mente aberta é uma arma poderosa que devemos saber desenvolver.

Estratégias para manter uma mente aberta

Há algo que vale a pena levar em consideração. É possível que você mesmo seja o exemplo de uma pessoa que saiba manter a abertura mental, que tenha se distanciado desse molde que esculpe esses cérebros geométricos voltados para seus próprios interesses, tomados pelo medo de mudanças.

Entretanto, de certa forma, todos nós temos uma ou outra parte que não se curvou completamente para tal abertura. Todos nós temos algum “pequeno” medo e dispomos de uma reduzida “zona de conforto” da qual é muito difícil de sair. Você é capaz, por exemplo, de aceitar opiniões diferentes da sua? Você acha que os seus princípios, as suas opiniões e crenças são sempre as verdadeiras?

Para se aprofundar um pouco mais nesses aspectos, convido-te para que leve em consideração todas essas dimensões que nos ajudam a manter uma mente aberta.

1. Questione o que o rodeia

Não se trata de duvidar de tudo o que vemos ou fazemos. Trata-se de não dar as coisas sempre como certas, aceitando que “tudo é como deve ser”. É muito possível, por exemplo, que no seu trabalho existam muitos aspectos que devam ser melhorados e mais: pode ser que até você mesmo possa potencializar as suas habilidades para crescer profissionalmente.

É possível, inclusive, que essa pessoa que tanto admira nem sempre tem razão, e que muitas das coisas que você lê todos os dias tenham outros matizes a serem consideradas. Seja um pouco mais crítico em relação a tudo o que o rodeia.

2. Aceite o desconhecido, admita o inesperado

O medo é o maior arquiteto de barreiras que você poderá encontrar na sua vida. É ele quem nos impede de descobrir novas opções, novos caminhos que poderiam levar até uma satisfação pessoal mais elevada. Por que não aceitar tudo aquilo que chega sem avisar? Por que não dar uma oportunidade ao imprevisto?

Poucas coisas envelhecem tanto quanto o medo e a covardia. As portas que fechamos por medo do imprevisto são espelhos no qual amanhã deixaremos os nossos lamentos e arrependimentos.

3. Obtenha inspiração de tudo que o rodeia, até dos seus inimigos

Acredite ou não, as pessoas podem obter uma grande aprendizagem até daquilo que nos causa dano. Uma mente aberta é a que escuta todas as opiniões e a que não vira o rosto para fugir.

Pode ser que tenha na sua frente alguém acostumado a reclamar para os outros, a enganar e a submeter, porém, conhecendo também esses padrões de comportamento, aprendemos mais com eles para saber o que NÃO queremos ser, para compreender do que temos que nos distanciar e o que é o que queremos para nós mesmos.

Tente tirar sempre algo bom de toda situação que experimentar a cada dia. Uma mente aberta não joga a âncora só nas coisas negativas, na chuva de hoje, no erro cometido ou nesse “não” que tivemos como resposta.

A vida não para nos fracassos e nas perdas se nos permitirmos à honra de reconhecer os erros para aprender com eles. Estaremos colocando em prática as engrenagens para a mudança, para a melhora. É questão de ser um pouco mais flexível e de modificar as nossas perspectivas para o positivismo e para a superação.

A vida é uma inspiração contínua que exige olhos abertos. Veja o seu exterior e conforte o seu interior. É dessa forma que alcançará um verdadeiro conhecimento das coisas. Não tenha medo de errar e, simplesmente, atreva-se a viver com uma mente aberta.

Felippe Mesquita

linkedin.com

MOVIMENTO JOMAV CRITICA ATUAL DIREÇÃO DO PAIGC: ESTÃO AFUNDAR O PARTIDO

O Movimento “Jomav”, organização que apoia o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, não poupa nas críticas direcionadas à atual direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, (PAIGC) e o seu líder Domingos Simões Pereira que, diz, estão a levar o PAIGC para o abismo.  
A organização acusa a atual direção do partido de promover intrigas, difamações, confusões e calunias, com único propósito de criar situações imprevisível para o país.

Em conferência de imprensa esta segunda-feira, 27 de maio de 2019, num dos bairros da capital Bissau, o vice coordenador do Movimento “Jomav”, Mussa Turé, alertou aos órgãos internas do partido no sentido de travarem tais manobras da atual direção do PAIGC, salvaguardando assim os valores que norteiam a criação do partido.

“Pensamos que qualquer cidadão guineense não pode concordar com o pensamento atual da direção do partido, por isso, é urgente o PAIGC tomar a decisão a partir do comitê central e Bureau político contra o líder do partido, que cada dia que passa esta afundar o partido”, declarou Turé.

O encontro com a imprensa serviu para se manifestar contra os protestos dos partidos da maioria parlamentar, que avisaram que a marcha realizada no sábado é a última exigência pacífica ao Presidente guineense para a nomeação do primeiro-ministro e formação do Governo resultante das eleições legislativas.

Aos jornalistas, Turé revela que a organização apoio a decisão do Chefe de Estado de formar o governo só depois da resolução do impasse na composição da mesa do parlamento guineense.

Segundo vice coordenador do Movimento “Jomav”, não existe nenhum artigo na constituição da república que determina a nomeação do governo logo depois das eleições legislativas pelo Presidente da República.

Durante a sua longa intervenção, Turé ainda fez duras críticas aos partidos aliados do PAIGC, nomeadamente a Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), União para Mudança (UM), Partido da Nova Democracia (PND), Partido da Convergência Democrática (PCD) e Partido da Unidade Nacional (PUN).

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes também não escapou da crítica do movimento de apoio o Presidente guineense. Turé entende que Gomes já não tem condições para continuar a governar o país.

Há mais de dois meses depois da realização do escrutínio no país, os guineenses continuam a não conhecer o governo resultante do escrutínio de 10 de março de 2019. A situação política do país afetou por completo a vida dos cidadãos.

Além dos partidos que compõem a nova maioria parlamentar, a sociedade civil guineense e a comunidade internacional, pediram na semana passada a nomeação “urgente” do novo primeiro-ministro e a marcação das eleições presidenciais.

Por: AC
Rádio Jovem Bissau

O Partido da Renovação Social diz que não é normal num estado democrático que fiquem impunes declarações de incitação à violência e à subversão da ordem constitucional, por parte de ninguém, e muito menos de um líder político.

Também não é normal e muito menos inofensivo, que num estado democrático, um líder político concite as Forças de Defesa e Segurança a abrir alas para que se consuma a liquidação física de um Presidente da República.



Prs Bissau

GUINÉ-BISSAU - Partido Madem condena "declarações provocatórias" de líder do PAIGC

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) condenou hoje as "declarações provocatórios" do líder do Partido Africano para a Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, e pediu "serenidade" aos guineenses.



Em comunicado, divulgado à imprensa, o partido, liderado por Braima Camará, condenou o que considerou serem as "declarações provocatórias e subversivas do líder do PAIGC por incitar à violência e à anarquia no país".

No sábado, durante mais um protesto da maioria parlamentar do país para exigir ao Presidente a nomeação do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira afirmou que aquela manifestação era a última "exigência pacífica".

"Este é o nosso último ensaio, a nossa última chamada de atenção, última exigência pacífica que fazemos não só ao povo guineense, mas também à comunidade internacional", afirmou o presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das últimas legislativas.


O Madem-G15 responsabiliza também o PAIGC e os seus aliados pelas "consequências políticas, económicas e sociais que se estão e se vierem a registar na Guiné-Bissau", devido ao que o partido considera ser um "comportamento abusivo, arrogante e ilegal, motivado pela obsessão pelo exercício do poder absoluto" no país.

O movimento, criado por um grupo de dissidentes do PAIGC e que ficou em segundo lugar nas legislativas de 10 de março, felicita também a comunidade internacional pela "clarividência e objetividade" no comunicado divulgado na sexta-feira.

As Nações Unidas, a União Europeia, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa pediram na sexta-feira a todos os atores políticos guineenses para se empenharem num diálogo construtivo e salientaram a urgência para a necessidade de ser nomeado um primeiro-ministro e marcadas as eleições presidenciais.

Também o Governo português manifestou no sábado "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau, apesar de estarem reunidas todas as condições exigíveis" para que isso aconteça.

"Portugal recorda que os resultados das eleições legislativas do passado dia 10 de março e os acordos interpartidários subsequentes permitiram constituir uma maioria parlamentar e, portanto, garantir a viabilização de um Governo", refere-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, em que se apela à formação, "sem mais delongas", de um executivo que "reflita a escolha do povo guineense".

No comunicado de hoje, o Madem-G15 alerta a comunidade internacional para a "postura irresponsável, violenta e antidemocrática do líder do PAIGC ao decidir lançar um apelo direto às Forças Armadas Republicanas do país para desta vez abrirem caminho à anarquia e ao golpe de Estado na Guiné-Bissau".

O Madem-G15 pediu também aos guineenses para manterem a calma e a serenidade.

Dois meses depois das eleições legislativas, o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau ainda não foi indigitado pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, e o novo Governo também não tomou posse devido a um novo impasse político, que teve início com a eleição dos membros da Assembleia Nacional Popular.

Depois de Cipriano Cassamá, do PAIGC, ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da APU-PDGB, ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo e apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Por outro lado, o Partido de Renovação Social (PRS) reclama para si a indicação do nome do primeiro secretário da mesa da assembleia.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o Partido de Renovação Social, com 48.

Em declarações à imprensa, o Presidente guineense justificou o atraso na nomeação do primeiro-ministro com a falta de entendimento.

"Não temos primeiro-ministro até hoje, porque ainda temos esperança que haja um entendimento entre partidos políticos na constituição da mesa da Assembleia e porque o Governo é da emanação da Assembleia", disse.

NAOM


Guiné-Bissau: Sociedade Civil condena incitações à interferência dos militares na política


O Movimento Nacional da Sociedade Civil Para Paz, Democracia e Desenvolvimento condenou “sem reservas” as intervenções públicas que visam apelar à “violência e incentivar a interferência” das Forças de Defesa e Segurança na resolução de diferendos políticos.

Em comunicado, esta segunda-feira 27 de Maio, a organização da Sociedade Civil exortou os dirigentes políticos da maioria parlamentar, entre outros, a absterem-se de discursos políticos “incendiários” capazes de comprometer a paz a e tranquilidade no país.

“As declarações públicas proferidas, no último sábado, pelos líderes da maioria parlamentar de solicitar as Forças Armadas para abrir alas com vista a penetração no palácio da República, e demais outros feitos neste mesmo dia, incentivam a violência e a interferência das Forças Armadas nos assuntos políticos e põem em causa a missão apartidária e Republicana das Forças Armadas” lê-se no documento assinado por Fodé Caramba Sanhã, presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil Para Paz, Democracia e Desenvolvimento, que pede às Forças de Defesa e Segurança a manterem-se equidistantes das disputas político partidárias, cumprindo rigorosamente a sua missão República de defender a integridade territorial da Guiné-Bissau.

No que concerne ao impasse político no parlamento, o movimento da Sociedade Civil apelou aos partidos políticos com assento parlamentar a encetarem um diálogo político “sério e construtivo”, com finalidade de ultrapassar o impasse na ANP, e consequentemente, concluir o processo de eleição dos restantes membros da mesa daquele órgão de soberania, exortando a classe política a adoptar a “moderação e contenção” como forma de reivindicar os seus direitos.

O Movimento Nacional da Sociedade Civil Para Paz, Democracia e Desenvolvimento apelou também ao Presidente da República, José Mário Vaz, a utilizar os seus poderes constitucionais, com vista a nomeação com maior brevidade possível, de um novo governo, em consequência dos resultados eleitorais, congratulando-se com o conteúdo do comunicado do P5 tornado público a 24 de Maio, e pediu às organizações internacionais a manterem-se atentas à evolução da situação política do país.

Ao governo, o movimento da Sociedade Civil exige que estabeleça diálogo com as centrais sindicais, de forma a encontrar soluções para pôr fim às sucessivas ondas de greve na administração pública guineense.

Por fim, sobre a carga policial contra os alunos que exigiam o fim de greve nas escolas públicas, o movimento da Sociedade Civil manifestou o seu repúdio pela forma como as autoridades policiais impediram a realização de marcha pacifica dos estudantes em pleno gozo dos direitos cívicos.

Tiago Seide

© e-Global Notícias em Português

TERRA - Esta descoberta ajuda a explicar os limites de habitabilidade da Terra

Pequenos microrganismos foram descobertos num dos ambientes mais extremos do planeta, o vulcão Dallol, na Etiópia, sendo esta uma importante descoberta para entender os limites de habitabilidade da Terra e fora dela.


Esta descoberta, publicada hoje na revista Nature Scientif Reports, foi liderada por cientistas espanhóis do Centro de Astrobiologia que agrega o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA).

A região geotérmica de Dallol, situada na depressão de Dankil, encontra-se entre 124 e 155 metros abaixo do nível do mar e é considerada um dos ambientes mais extremos e mais quentes do planeta.

Neste lugar, os investigadores encontraram estruturas muito pequenas enterradas dentro de depósitos minerais, que são a primeira prova da existência de vida nesta região.

"Descobrimos, pela primeira vez, a evidência morfológica e molecular de 'nanomicroorganismos termo-haloacidófilos' (amantes de altas temperaturas, alta salinidade, da presença de sais e metais e de baixos valores de pH) neste novo ambiente múltiplo extremo", afirmou o chefe da investigação, Felipe Gómez.

De acordo com o cientista, estes microrganismos são "pequenas bactérias" que pertencem à ordem 'Nanohaloarchaea', apesar de não se descartar a hipótese de serem novos microrganismos não descritos até ao momento.

Este ambiente extremo situa-se na depressão de Afar, um fundo marinho no córtex terrestre que se localiza na convergência de três placas tectónicas terrestres -- a placa Núbia, a Somali e a Arábia.

Estas placas têm, em alguns pontos, um córtex continental muito fino (menos de 15 km de espessura) e magma -- lava retida no subsolo -- entre três a cinco quilómetros de profundidade.

A interação entre os depósitos de sal e o vulcanismo deu origem a águas termais, excecionalmente ácidas e salgadas, cujas temperatura máximas são entre 90º e 109ª Celsius.

Os resultados deste estudo têm importantes implicações na compreensão dos limites ambientais da vida, proporcionando informação útil para avaliar a habitabilidade da Terra e de outras partes do Sistema Solar, como Marte.

Este estudo pode também ser um importante passo na seleção de sítios de aterragem para futuras missões que pretendam detetar vida.

NAOM

Nota à Imprensa - Madem-G15 condena com toda veemência os discursos incidirias proferidos por alguns dirigentes de certos partidos






Madem-G15/Sector Autónomo Bissau



Cultura - Diretor-geral denuncia tentativa de ocupação indevida do terreno para Palácio de Cultura por parte de alguns dirigentes

Bissau, 27 Mai 19 (ANG) - O Diretor-geral denunciou esta segunda-feira a alegada tentativa de ocupação ilegal do terreno destinado a construção do Palácio da Cultura por parte de alguns dirigentes.

João Cornélio Gomes Correia que falava aos jornalistas, sobre a data de comemoração do 42º aniversário da morte do Músico, Poeta e Escritor José Carlos Schwartz afirmou estar munido de documentos para provar as suas denúncias.

Lembrou que todos estão a criticar, que os concertos realizados no Estádio 24 de Setembro podem estragar o relvado, mas que se o palácio da Cultura for construído, além de auditório, vai ter também um arena, e ninguém volta a fazer  espetáculos no estádio.

Cornélio Correia  indicou que, se um país pretende desenvolver a sua cultura, deve pautar pela criação de infraestrutura, porque  é um ponto importante no desenvolvimento da economia criativa e de indústria cultural.

“ A Direção-geral da Cultura está empenhada em legalizar e implementar as leis que regem o sector cultural, desde o direito do autor ao combate a pirataria,” frisou.

Também falou da lei de manifestação cultural que regula o papel dos artistas, promotores de eventos,e  não de forma como tem estado a  acontecer no país em que muitos organizam manifestações sem serem profissionais e sem licenças, e muitas agências não pagam os impostos fiscais ao Estado.

Em relação a data comemorativa do dia nacional da música, disse que não serve apenas  para homenagear os heróis da cultura, mas também para refletir a cultura, e que, apesar de a atual crise política, a sua direção vai assinalar o dia com a realização de  mini- evento.

Explicou que a secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos em colaboração com Centro Académico José Carlos Swartz e Associação dos músicos promovem hoje uma serenata, para a qual estão convidados todos os homens da cultura desde artistas plástica, músicos, cantores, poetas, compositores e outros.

Cornélio Correia lamentou o facto de na Guiné-Bissau ninguém paga o que consome  das artes, desde quadros , músicas que passam nos espaços publicitários nas rádios, nos bares e nas bombas de combustíveis.

O Diretor-geral da Cultura referiu que havia Escola de Música Nacional fundada em 1978, denominado “José Carlos Schwartz” mas que mais tarde veio a desaparecer. Acrescentou que ele próprio,o José Manuel Fortes, Francisco Sanhá, Inês Trigo e Juca Delgado são frutos daquela instituição nos anos 79 a 82, antes de ir para  Portugal fazer o curso de música.

Aquele dirigente disse que desde então  mais ninguém foi enviado pelo governo para se formar em música.

Cornélio Correia disse entretanto que, felizmente, a sua direção conseguiu enviar 17 jovens, nomeadamente MC Sadjá, Samanta, Albanês, Marlom  e outros  para uma escola  privada em Portugal para estudar a música, após uma curta formação local de seis meses.

Afirmou que  existem condições para  o funcionamento de uma escola de música no país. 

ANG/JD//SG

Forças Armadas - “A potência de uma nação não se resume na quantidade da população mas também na qualidade dos seus homens”, diz o CEME

Bissau, 27 mai 19 (ANG) – O Chefe de Estado-maior do Exército (CEME), disse que a potência de uma nação não se resume apenas na quantidade da população, mas também na qualidade dos seus homens.

O Major-General Lassana Mansali destacava assim a importância da formação de que os militares guineenses beneficiaram no âmbito do 2º curso de Observadores militares para operações de manutenção de paz das Nações Unidas, decorrida durante duas semanas em Bissau.

Disse que as  Forças Armadas guineenses estão a crescer positivamente a cada dia  nas suas  missões de sentinelas do povo em defesa da tranquilidade e paz.

Insali defendeu a formação local por ser mais abrangente pelo que devem ser priorizadas em detrimento da formação no exterior.

O Curso foi patrocinado pelas Nações Unidas em colaboração com o Centro Koffi Anan de Gana.

Falando no acto o  Representante Adjunto do Secretário-geral das Nações Unidas, David Mclanchan- Karr disse que essa formação de militares  vai contribuir para o  fortalecimento das instituições na Guiné-Bissau e para consequentemente a estabilidade do país, para além de  capacitar as Forças Armadas guineenses para a sua participação em operações de paz no âmbito regional ou global por intermédio de envio de observadores militares, contribuindo para a projecção do país e profissionalização da classe castrense.

O diplomata considerou que a classe castrense deu um passo positivo porque dos trinta formandos vinte são mulheres, que para ele, revela e ratifica o compromisso com a paridade de género nas Forças Armadas evidenciando uma clara  consciência dos valores da liberdade, igualdade e democracia.   

A referida formação ainda contou com o apoio da embaixada de Alemanha, sedeada em Dacar, no Senegal.

Um representante dessa embaixada presente na cerimónia, Carsten Wille disse que o foco de colaboração entre o Governo alemão e o Centro Koffi Anan é centrado em cursos de treinamento, inclusive do pessoal militar e para-militar, baseado nas necessidades  de cada país membro da CEDEAO e da UA.

Wille chamou a atenção aos formandos sobre a necessidade dominarem a lingua francesa e inglesa, para estarem mais aptos para as missões  de manutenção da paz.

Em nome dos formandos, Angélica Iuqui agradeceu aos facilitadores do curso e todas as entidades parceiras que contribuíram para que  seja uma realidade, pedindo igualmente aos colegas a colocarem, na prática, todos os conhecimentos adquiridos.

O curso foi ministrado pelos oficiais do Centro Kofi Anan, é financiado pelo governo alemão num montante não revelado. 

ANG/DMG/ÂC//SG

Declaração


BAFATA DE MALAM SANTIM EM CHAMA. Populacão de Sector de Ganado descontentes com a interupção das obras.







Pedro Dafé

Conferência de imprensa do Botche Cande

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Como é possível, usar uma GARANTIA SOBERANA do país para uso pessoal e de Partidos políticos? E como se isso não bastasse, o Primeiro-ministro, depois acusa o prestador de serviço de estar à dever o estado Guineense!!! As 380 bolsas de peregrinação não tem nada a ver com as ofertas do Reino da Arábia do Sul, essas bolsas foram pedidas pelo senhor Aristides Gomes em nome de si e dos partidos políticos, para isso, usou o estado da Guiné Bissau (garantia soberana) como fiador, não pagou, e o banco usou essa mesma garantia para recolher pagamento. Agora, o senhor Aristides Gomes vêm nos dizer de que quem deve o dinheiro é o senhor Botche Cande, incrível, pensei que tinha visto tudo na Guiné Bissau mas essa é de uma falta de vergonha que ultrapassou todos os limites. Quando vos digo que o País está refém de uma quadrilha de crime organizado não é mentira.

Dr. Bacari Biai, se ainda quer mais evidências contra esse senhor por favor está tudo aí.
























DIRETOR GERAL DO HOSPITAL SIMÃO MENDES CLAMA POR RECURSOS HUMANOS E VERBAS

[ENTREVISTA MAIO 2019] O diretor-geral do Hospital Nacional Simão Mendes, Augusto Mendes, disse que a maior dificuldade daquele que é considerado o maior centro hospitalar do país é a falta dos recursos humanos e de verbas para assegurar o funcionamento da cozinha interna. Mendes revelou igualmente que a falta de técnicos, especialistas e do pessoal menor (de cozinha e limpeza) constitui preocupações para a atual direção. Outra preocupação tem a ver com a falta de dinheiro para a alimentação dos pacientes, exceto os da pediatria, CTA, Consulta externa e estatística, que constitui a maior dor de cabeça da direção.

Augusto Mendes fez esta observação numa entrevista exclusiva ao semanário O’ democrata na qual informou que o hospital necessita de recursos humanos, de acordo com as necessidades de cada serviço. Contudo, deixou claro que para além de meios financeiros, precisa do aval ou autorização do Ministério da Saúde Pública, isto é, de determinadas aprovações do Ministério da Saúde Pública.

“Precisamos de recursos humanos, mas tudo deve ser feito com base numa recomendação do Ministério da Saúde Pública para o recrutamento de novas pessoas ou empresas de limpeza”, explicou.

Contou ainda que atualmente o hospital não tem contrato com nenhuma empresa de limpeza e as pessoas contratadas individualmente para a limpeza dos diferentes serviços do hospital, a “maioria está com a idade de ir à reforma, tendo em conta que determinados serviços devem ser feitos por pessoas mais jovens”.

Dados estatísticos revelam que Hospital Nacional Simão Mendes conta com cerca de 600 profissionais, dos quais 24 (pessoal menor) distribuídos para todos os serviços que o hospital oferece, 29 parteiras (28 efetivos) e dois técnicos especialistas em partos e uma ginecologista obstétrica (novo ingresso). Conta com 111 médicos, dos quais 18 especialistas, nomeadamente: três em cardiologia, seis em medicina geral integral, três em CTA, dois em cirurgia, um pediátrico, um pneumónologo e dois em oftalmologia. Tem ainda treze assistentes sociais.

Relativamente à alimentação, o especialista em medicina explicou que habitualmente o Ministério das Finanças desembolsava uma certa quantia em dinheiro que o diretor não revelou, para suportar as despesas das refeições que o hospital fornece aos pacientes assim como a dos médicos em serviço. Segundo Augusto Mendes, desde outubro passado o ministro das Finanças cortou essa verba.

Como solução, a direção que lidera é obrigada a redobrar esforços para poder assegurar o funcionamento da cozinha.  O diretor contou que é das receitas diárias que são pagas as refeições, mas que é um valor que não consegue cobrir todas as despesas.

Revelou que a atual direção pretende para breve, estabelecer cooperação com as escolas de culinária, que passarão a enviar estudantes com experiência reconhecida para estágio, para cobrir a insuficiência do pessoal na cozinha.

O serviço de cozinha conta com 17 pessoas, das quais duas efetivas, treze contratadas e duas estagiárias. Soube o jornal Democrata ainda que a ementa varia de acordo com as disponibilidades financeiras da direção e que a mais frequente é o guisado. Há dias em que a direção disponibiliza apenas 60 000 francos CFA para alimentação.

DIRETOR RECONHECE QUE MÉDICOS PEDEM DINHEIRO AOS PACIENTES PARA TRATAMENTO


Quanto às queixas dos utentes e de alguns doentes que frequentam os serviços de cirurgia em como cada médico do HNSM estabelece o preço de intervenção cirúrgica, incluindo os kits necessários, o diretor reconhece que é uma prática que vem de há muito tempo, mas a sua direção conseguiu contornar a situação, estabelecendo um preçário único para todos os tipos de serviços cirúrgicos, que será afixado nos diferentes serviços e pontos estratégicos de forma a fazer com que os utentes tenham informações.

“Acreditamos que o preçário único estabelecido pode ajudar a resolver certas situações e acabar com a desorganização e más práticas enraizadas neste centro hospitalar”, observou, tendo, no entanto, esclarecido que nos últimos tempos foram definidos preçários que incluíam os custos dos materiais, porque facilita os utentes a identificarem o preço exato de uma determinada intervenção cirúrgica. No dia em que o paciente é submetido à intervenção médica, o médico só vai ser informado porque terá todos  os materiais registados na sala.

“Antes pagava-se e só depois é que os médicos faziam uma lista dos materiais a serem comprados”, disse o diretor Augusto Mendes.

Com a nova estratégia definida pela direção do HNSM, o pagamento passará a ser efetuado através de uma caixa, “o médico não pode usar as instalações públicas para tirar proveitos pessoais, se quiser proveito pessoal que abra a própria clínica”.

Considerou a relação com os três parceiros internos do hospital como boa, justificando que todos estão a trabalhar para a melhoria da situação clinica dos pacientes.

Questionado sobre informações em como ONG AIDA terá falhado em compensar os serviços isentados aos utentes em 50%, o diretor esclareceu que apenas mandam os pacientes para lhes serem aplicados descontos de 50%.

“Naturalmente, deviam fazer a reposição a favor do hospital caso contrário o hospital é que sofre. Vamos ter uma reunião com a direção da AIDA para esclarecer algumas questões. Mas sempre temos boa relação e ela tem sido uma parceira importante para o hospital. Apenas umas questões a serem esclarecidas, portanto, alguns aspectos ou equívocos”.

Para o diretor, atualmente a eletricidade não constitui preocupação para o hospital, ou melhor, o hospital tem um grupo de geradores e a eletricidade da pediatria e maternidade está por conta dos Médicos sem Fronteiras.

Soube ainda O Democrata de uma fonte hospitalar que há meses foi instalado um serviço que antes funcionava no hospital 03 de agosto, mas que agora funciona dentro de hospital Simão Mendes de uma forma independente, que é o serviço de estomatologia. Segundo o diretor, uma parte de receita proveniente daquele serviço é canalizada para a direção e outra fica para o hospital, fato que o deixa mais confortável e acredita que o novo serviço vai ajudar o hospital a atender os pacientes com fraturas de mandíbulas ou maxilares.

Graças à cooperação entre o hospital e as ONG`s parceiras, o central hospitalar em referência não tem dificuldades nem rotura de medicamentos e Kits de cesariana. Segundo disse o diretor, os kits de cesariana são disponibilizados pela ONG AIDA num armário na maternidade para, em caso de rotura, a ONG EMI fazer a reposição apόs cada parto por via cesariana, dos materiais usados e bem como de um incentivo para as parteiras. O oxigênio de 99 garrafas que está a ser usado foi requisitado à Clinica Madrugada e pago pelo governo. E garantiu a reabertura da fábrica de oxigênio do hospital para breve, tendo em conta as diligências em curso.

Por sua vez, o delegado Nacional da ONG Ajuda Intercambio e Desenvolvimento (AIDA), Vitor Madrigal, informou que no âmbito das necessidades do hospital a sua organização colocou armários em diferentes serviços do hospital com caráter de urgência, a disposição de pacientes carenciados e em estado grave. Os armários que contém medicamentos, kits de cesariana de acordo com as necessidades de cada serviço. No âmbito destas deligências, a ONG assume 50% dos custos de análises laboratoriais, raio x, ecografia, para doentes considerados carenciados e em estado grave e tudo é feito através dos critérios estabelecidos pela própria ONG.

E nega, contudo, qualquer hipótese de a sua organização deixar de repor as despesas assumidas e revelou que diariamente fazem a reposição em todos os serviços onde a AIDA assumiu isentar 50% dos custos ao hospital, mas tudo a um preço diferente do que um utente paga normalmente.

“Isto é uma informação irônica, a AIDA faz pagamentos diretos para cada caso e serviço através do carimbo na prescrição médica”, referiu.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

odemocratagb.com

'Vicio em videojogos’ é categorizado como doença mental pela OMS

O vicio em videojogos foi adicionado à lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença mental dos tempos modernos.


A compulsão que sente em jogar Fortnite pode ser classificada oficialmente como uma doença.

A OMS lista a condição no último relatório da organização que lista novas patologias (International Classification of Diseases ou ICD), e que inclui o "vicio em gaming" como uma doença dos tempos modernos.

O vicio em videojogos está incluído na secção de comportamentos potencialmente perigosos devido ao uso danoso de tecnologia e de aparelhos tecnológicos, o que também inclui usar em demasia “a Internet, computadores e smartphones”.

Apesar da oposição de várias grupos empresariais, que apontaram que existem pesquisas contraditórias sobre o tema e sublinharam algumas virtudes associadas aos videojogos, o último ICD foi oficialmente aprovado na Assembleia 78ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde.

“O vicio em gaming” está incluído na categoria do ICD de “desordens psiquiátricas devido a comportamento compulsivo”. É descrito como “um padrão persistente e recorrente do uso de videojogos, que podem ser jogados online ou offline, manifestado por falta de controlo, um aumento da prioridade dada ao gaming; na medida em que o gaming passa a ter precedência em detrimento de outras atividades do dia a dia, (incluindo relações sociais/familiares ou trabalho) e levando a um aumento exponencialmente perigoso de consequências negativas para a vida do individuo viciado”.

NAOM