segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Políticos guineenses divergem em relação à data das eleições legislativas

Guiné Bissau, Eleições de 2014.

Perante o atraso,a Comissão Nacional de Eleições defendeu uma nova data para o escrutínio, tendo apontado o mês de dezembro, como o mais adequado.

“É melhor esquecer o dia 18 de novembro,” diz o ex-ministro da Administração Territorial, Batista Té, cujo argumento é que face aos atrasos registados não há condições para cumprir a data inicial.

Té sugere a criação de um novo cronograma e propor ao presidente da República uma nova data para as eleições.

Mas Policiano Gomes, presidente do Partido Democrático para o Desenvolvimento, diz que o não cumprimento da data não é aconselhável.

“Eu acredito que o povo está com expectativa para a data de 18 de novembro. E agora chegada a conclusão que esta data é inconcebível, acho que as pessoas de direito tem que se responsabilizar por isso,” diz

Entretanto, iniciou no fim-de-semana a formação de recenseadores eleitorais e já chegaram ao país 150 kits de recenseamento.

Perante o atraso, recentemente a Comissão Nacional de Eleições defendeu uma nova data para o escrutínio, tendo apontado o mês de dezembro, como o mais adequado.

VOA

“RECENSEAMENTO ELEITORAL COMEÇA ESTA SEMANA NA GUINÉ-BISSAU”- GTAPE

O diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) garantiu esta segunda-feira (17 de Setembro) que ainda esta semana vai começar o recenseamento dos potenciais eleitores para legislativa de 18 de Novembro.


Alain Sanca deu a garantia durante a formação sobre manejamento de novos “kits” destinado aos 60 supervisores técnicos nacionais e da diáspora.

O responsável assegurou por outro lado que terça-feira (18 de Setembro) os agentes da brigada do recenseamento vão ser capacitados sobre a mesma matéria para permitir o início de recenseamento dos eleitores.

“Esta formação vem na sequência da formação teórica sobre os manuais e agora, como temos os “kits”, começamos a formação prática para supervisores técnicos sobre manejamento dos mesmos. A formação para os agentes da mesa do recenseamento vai começar amanha, e isso, significa que esta semana vamos colocar os agentes no terreno para o início da inscrição dos eleitores”

O país prevê 300 “kits” para o inico do processo, mas por enquanto só tem disponível os 150, que chegou este final de semana da Nigéria.

Segundo o director-geral do GTAPE, já conseguiram recuperar 60 “laptops” utilizados no último recenseamento eleitoral que também serão usados neste processo, totalizando assim 210 kits disponíveis para início de recenseamento eleitoral.

Na semana passada o chefe do governo Aristides Gomes informou aos partidos políticos com a representação parlamentar que “o atraso verificado no recenseamento eleitoral deve-se aos problemas burocráticos”.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) defendeu em comunicado à imprensa já há duas semanas, um novo cronograma eleitoral por causa da lei sobre a inalterabilidade dos cadernos eleitorais.

Notabanca; 17.09.2019

José Mário Vaz - Cerimonia de cumprimentos dos peregrinos que regressaram da Cidade Santa de Meca. Este ano recebemos o apoio da Indonésia, da Arábia Saudita e da Agência Koweit, foi desta forma que conseguimos apoiar cerca de 1276 fieis muçulmanos a cumprir o quinto pilar da religião islâmica .













José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

MGD RECOMENDA MAIOR PRUDÊNCIA NA VERIFICAÇÃO E EFICÁCIA DOS “KITS” DE RECENSEAMENTO

O Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD), partido político liderado pelo jornalista Umaro Djau, recomenda “uma maior prudência” na verificação da operacionalidade e eficácia dos “Kits” de recenseamento, assim como na idoneidade dos seus operadores técnicos nacionais e internacionais.

Para além desta exigência, o MGD chama atenção ainda sobre a necessidade de consultas nacionais mais inclusivas e transparentes, sem pressão político-partidária ou internacional, para permitir que se faça a escolha de uma data razoável para as eleições legislativas, respeitando todas as normas constitucionais e/ou as leis eleitorais do país.

Neste sentido, agradece o envolvimento da Comunidade Internacional e os países amigos da Guiné-Bissau, nos seus esforços de contribuir para a realização das eleições legislativas no país. Lamenta, todavia, a “ineficácia do Governo liderado por Aristides Gomes”, cuja maior missão era organizar as eleições no dia 18 de novembro, de acordo com o decreto Presidencial nº 7/2018.

O Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD) requer igualmente, nos termos do Artigo 43 da Lei eleitoral, um esclarecimento público por parte da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), relativamente ao prazo de 60 dias antes das eleições, previsto no nº 02 do artigo 130 supracitado, para apresentação de candidaturas junto ao Supremo Tribunal de Justiça, que seria no dia 18 de setembro (data limite).

O MGD teceu por isso críticas quanto a atrasos verificados no processo, visto que as eleições estão previstas para dia 18 de novembro. Sobre este assunto Movimento Guineense para o Desenvolvimento questiona se haverá dilatação do referido prazo, tendo em conta o atraso registado no processo de recenseamento e, possível adiamento da data de eleições. 

Por: Redação

OdemocrataGB

Política - “É preciso criar novas forças para salvar o país da situação em que se encontra”, diz o líder do PUN

Bissau 17 set 18 (ANG) – O líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), afirmou que o problema da Guiné-Bissau ultrapassa a classe política e que é preciso buscar um denominador comum de forma a criar uma nova força para salvar o país.

Idrissa Djaló que falava no sábado, na abertura da 1ª Conferencia do partido subordinado ao lema “Um Partido Moderno para uma Nova Guiné “, disse que apesar da ideia do seu partido divergir com outros, nunca duvidou de que são também guineenses e que juntos devem enfrentar os desafios que ao país se impõe.

“Hoje, a Guiné-Bissau está completamente parado, as actividades económicas acabaram com a excepção dos estrangeiros que ainda conseguem sobreviver. Todos os empresários nacionais se refugiaram na política para terem casas, carros e viagens para as mulheres”, disse.

Segundo  o líder do PUN, nos próximos tempos o sistema político vai ser confrontado com uma pressão terrível, “porque todo mundo vai fazer política para buscar o seu bem-estar “. 

 Djaló frisou que um país não pode viver só de política e desprezar outros sectores de desenvolvimento, tais como iniciativas empresariais, agricultura, a religião, arte e pintura, salientando que caso isso continuasse será a maior ameaça que a Guiné-Bissau vai enfrentar.

“Quando a política perde a sua dimensão moral, filosófica e ética, passa a ser um jogo de interesse onde tudo vale. Foi isso que nos fez chegar onde estamos. Passamos os últimos quatros anos numa luta terrível, onde ninguém beneficiou e os guineenses perderam mais uma oportunidade de alavancar o país”, lamentou Idrissa Djaló.

O Líder do PUN salientou que no espaço de concertação dos partidos democráticos que engloba, entre outros, a Aliança Popular Unida (APU-PDG),Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), União Para a Mudança (UM) e o PUN decidiram que a luta democrática por mais que seja complicada, nunca vão recorrer aos militares ou a violência contra José Mário Vaz e seus apoiantes, mesmo que isso significaria a derrota do colectivo.

Djalo disse que na situação em que o país se encontra um único partido não vai poder o resolver, explicando que foi aí que entra a inteligência de Cabral quando queria fazer a luta armada. Mostrou um bom exemplo unindo todo o povo guineense numa frase simples que é unidade e luta, porque sabia que divididos nunca ganhariam aos colonialistas portugueses que tinham maior potência bélica.

“E é isso que temos que fazer para que o país tome o rumo de desenvolvimento que tanto almeja”, frisou.

A 1ªConferencia do PUN decorreu entre os dias 15 e 16 em Bissau e contou com 300 delegados vindo de todo o país e no encontro o Presidente cessante foi reconduzido por um mandato de quatro anos.

Tomaram parte na cerimónia os partidos políticos nomeadamente, o PAIGC, UM, PCD e contou com um convidado especial, o ex-candidato as presidenciais de 2014, Paulo Gomes. 

ANG/MSC/ÂC//SG

Guiné-Bissau desceu duas posições no índice de desenvolvimento da ONU

A Guiné-Bissau desceu duas posições no relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é o segundo país de expressão portuguesa na categoria de desenvolvimento “baixo”, ocupando o 177.º lugar.


Num máximo possível de 1,0 valores, a Guiné-Bissau teve um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,455 em 2017, o que significa uma melhoria de 0,95% por ano desde 2010, mas que não acompanha o crescimento dos outros países, de acordo com o relatório.

Depois da atualização de dados a que o PNUD procedeu, o país africano foi colocado na 175.ª posição no ano de 2016, uma diferença de três posições em relação ao lugar 178 anunciado em março do ano passado, relativo a 2016.

Deste modo, o relatório global de 2018 apresentado em Nova Iorque, que indica os dados de 2017, conta uma descida de duas posições para a Guiné-Bissau em relação aos dados atualizados da última contagem.

Apesar de uma escolaridade prevista de 10,5 anos, a população guineense passa apenas três anos na escola e soma a maior taxa de trabalho infantil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): 36,2% das crianças com idades entre 5 a 17 anos trabalham.

A nível de saúde, nos hospitais existem cerca de 10 camas por 10 mil habitantes e um médico por cada 20 mil habitantes (0,5 em 10 mil).

O vírus da sida atinge cerca de 3,1% da população, a tuberculose atinge uma média de 374 pessoas em cada 100 mil e a malária põe em risco 73 pessoas por cada mil.

De acordo com o relatório, a Noruega, com um índice de 0,953 valores, é o país mais desenvolvido do mundo, enquanto o Níger, com 0,354 valores, o menos desenvolvido.

O IDH é dividido em três áreas: saúde (aliada à longevidade), qualidade de vida (medida em rendimento nacional bruto per capita) e educação, com dados recolhidos por agências nacionais e internacionais até 15 de julho de 2018.

Por: Lusa

COMUNICADO DE IMPRENSA

O Governo dos Estados Unidos de América deu uma contribuição de 113,384,000 FCFA para apoiar na organização das próximas eleições legislativas


Em 17 de setembro de 2018, o Governo dos Estados Unidos de América deu uma contribuição de 113,384,000 FCFA ($200.000) para apoiar na organização das próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau.

O financiamento será canalizado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ajudar o governo e o povo da Guiné-Bissau a alcançar a meta de eleições legislativas livres, Justas e transparentes.

"A Credibilidade e transparência são fundamentais para o sucesso destas eleições e o futuro da Guiné-Bissau, e esta contribuição ajudará a alcançar esses objetivos" Disse Martina Boustani, a Encarregada de Negócios na Embaixada dos Estados Unidos da América em Dakar, Senegal.

O dinheiro irá servir para apoiar o processo do recenseamento eleitoral, incluindo a educação cívica.

“Estas eleições são um passo importante para construir um futuro mais estável, próspero e democrático para o povo guineense,” acrescentou Boustani.

17 de setembro de 2018

Braima Darame

Agricultura - Pragas invadem plantação de arroz no sector de Empada

Bissau, 17 set 18 (ANG) – As pragas estão a fazer estragos nas  plantações  de arroz no sector de Empada, região de Quinará, Sul do país.

A revelação foi feita  fim-de-semana pelo Administrador do sector, Baió Mané em declarações à Rádio Sol Mansi.

“Se a situação continuar do jeito que está, a colheita de arroz do sector de Empada do presente ano vai ser catástrofica, o que obviamente pode resultar em fome e miséria para as populações”, disse Mané. 

O Administrador pediu apoio  do governo para fazer face a  situação, tendo sublinhado que a agricultura é base de subsistência  de muitas famílias da referida zona.

O chefe de uma das tabancas do sector de Empada, Iaia Dabó lamentou o facto, e salientou  terem dado bastante esforço na produção este ano.

“Esperávamos ter um bom resultado, porque trabalhamos para isso, mas, infelizmente, tudo indica que não vamos alcançar o sucesso por causa desses  bichos que invadem as nossas colheitas”, lamentou Dabó.

ANG/AALS/ÂC//SG

PORTA-VOZ DO PAIGC OFERECE DUAS MOTAS PARA RÉGULOS DOS REINOS DE TÔR E DORSÉ EM BIOMBO


João Bernardo Vieira (JBV) esteve em Biombo no fim-de-semana para cumprimentar os régulos dos “Reinos de Tôr e de Dorsé” na região de Biombo. Para além de lhes informar que será candidato a deputado na lista do PAIGC daquela zona, JBV aproveitou para enaltecer a necessidade de se desenvolver a região de Biombo através de ações concretas.

O político garante que a sua intervenção na zona não será uma mera promessa eleitoralista mas sim, com ações concretas para resgatar o desenvolvimento local.

Para o porta-voz do PAIGC, o Biombo é uma das regiões do país que está distante de qualquer sinal de desenvolvimento. Pelo que, segundo o político precisa de ser projetado.

No final da visita, Bernardo Vieira aproveitou a ocasião para oferecer duas motas a Jorge Cá régulo do reino de Tôr e a Casma Có, régulo de Dorsé ambos da região de Biombo.




Notabanca; 17.09.2018

Essa moça foi embebeda, ficou embriagada demais e acabou sendo violada até amanhecer. Não se sabe se vai sobreviver.


Domingos Elias Magenge‎

LADRÃO TENTA ASSALTAR CABELEIREIRO MAS ACABA POR SER VIOLADO PELA DONA

Um homem tentou assaltar um cabeleireiro e acabou por ser sequestrado pela dona do estabelecimento, que fez dele um escravo sexual. Este podia ser o enredo de um filme de Hollywood, mas não: o episódio é verídico e aconteceu na Rússia.


Viktor Jasinski, de 32 anos, entrou no cabeleireiro com o intuito de roubar o dinheiro que estava na caixa registadora. A dona, Olga Zajac, trocou-lhe as voltas e imobilizou-o com facilidade, recorrendo às artes marciais: a mulher, de 28 anos, é cinturão negro de karaté.

Em vez de ligar para a Polícia, após imobilizar o intruso, a jovem russa decidiu dar-lhe uma lição: despiu-o, algemou-o a uma cama e obrigou-o, com recurso a comprimidos Viagra, a ser seu escravo sexual durante três dias. Depois de usar e abusar do ladrão, Olga soltou-o e disse-lhe para desaparecer.

Viktor deslocou-se imediatamente ao hospital para tratar os hematomas no pénis e testículos, onde chamou a Polícia e apresentou queixa contra a violadora.

Às autoridades, Olga deixou claro: “Quis apenas dar-lhe uma lição. Sim, tivemos sexo umas quantas vezes. Mas, no fim, ainda lhe dei dinheiro e ofereci-lhe um par de calças de ganga novas”, de acordo com o jornal inglês “Daily Mirror”.

Resultado: o homem acabou por ser preso por tentativa de roubo e a mulher também foi detida por tortura e sequestro.

tafeio.com.pt

PANCADARIA no ministério da Indústria e Energia???

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Pancadaria e cenas de pugilato esta manhã, no Ministério da Energia, Indústria e Recursos Naturais.

Uma testemunha ocular contou ao DC que o guarda costas do Ministro Serifo bateu forte e feio no deputado do PRS, Quintino Ora Mbai, do círculo 25.

As razões ainda são desconhecidas, mas, tudo indica que tem a ver com a sua substituição como representante do governo na CLC-Companhia de Logística de Combustíveis.

Recentemente, o Ministro Antônio Embaló nomeou Augusto Poquena, outro dirigente do PRS, como representante do governo nessa companhia, à revelia da lei orgânica da secretaria de Estado da Energia, que é quem tutela a EAGB e a CLC. Anta lubu tá kume lubu?? AAS

Voltamos ao tempo do Partido-Estado?

Fonte: Fernando Casimiro

Se o Presidente do PAIGC não desmentir partes do conteúdo desta entrevista, para lá dos erros ortográficos em seu nome, por se tratar de uma entrevista editada, ficamos todos a saber que, afinal, o ex-Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira nunca lidou com a questão da Mesa Redonda, como sendo um assunto de Estado, mas sim, do seu Partido, o PAIGC e isso, é gravíssimo, vir ao conhecimento público através desta entrevista.

A que ponto chegamos, relativamente ao desempenho político e governativo dos representantes do Estado?

Voltamos ao tempo do Partido-Estado?

Os Acordos assinados em nome da Guiné-Bissau com os Parceiros Internacionais, estão condicionados à legitimidade dos partidos políticos, ou das instituições da República?

Sr. Presidente do PAIGC, Engº. Domingos Simões Pereira, pode esclarecer à opinião pública sobre a autenticidade do conteúdo da entrevista, assumindo ou desmentindo partes de interesse público da dita entrevista, para que não diga que foi mal interpretado, por coisas que não disse?

Positiva e construtivamente, aguardamos, pois que, é deveras grave, o essencial da entrevista que foca a usurpação da soberania e consequente autoridade do Estado, de forma explícita e assumida, pelo Presidente do PAIGC enquanto Primeiro-ministro da Guiné-Bissau!

Isto não deve nem pode acontecer!

Queremos ouvir esclarecimentos do Sr. Presidente do PAIGC face a esta entrevista, para lhe darmos o benefício da dúvida, se de facto disse ou não, o que foi reportado na entrevista, sobretudo, na abordagem sobre os fundos da Mesa Redonda de Bruxelas.

O Estado é o Estado e não os partidos políticos, Sr. Ex-Primeiro-ministro e Presidente do PAIGC, o tempo do Partido-Estado há muito que terminou!

Didinho 16.09.2018


Não aceitaremos que nenhum Partido Político, usurpe a Soberania Nacional, hipoteque e condicione o Interesse Nacional em nome dos seus próprios interesses. Nunca mais!
Guiné ka na maina!

Didinho 16.09.2018

Fernando Casimiro

PAIGC/VERSO TRAIÇÃO - Cipriano Cassama é a próxima vítima do PAIGC

Fonte: Pansau Nandungue 

Ontem, por volta das 20h, na casa de um alto dirigente aliado do DSP, houve um encontro, o teor da conversa era como sujar o Cipriano. Durante a conversa o DSP disse que o Cipriano é feroz, precisa atacá-lo disfarçadamente. Deu assim, essas instruções:

1-continuar a atacar o Cipriano na rede social e na Rádio Capital;
2- retirar na lista dos candidatos PAIGC todos os militantes fiéis a Cipriano;
3- obstruir-lhe das suas competências enquanto 1° Vice Presidente do Partido;
4- instruir o MCCI para fazer uma conferência de imprensa contra o Cipriano.

Ainda no meio dessa conversa, o DSP disse que os “gentios” não podem dirigir este País.

A partir de agora, essas ações vão ser postas em prática a partir desta semana.

Mas, eu estou com Cipriano Cassama, porque a luta política não tem que ser com ódio e maldade, como o DSP anda a fazer, desde que assumiu a liderança do PAIGC

Comentário
Seco Cote - A primeira mentira é que DSP não se encontra no país. 
Ele viajou desde quinta feira, como é que ele pode reunir com gentes em Bissau.

A segunda mentira é que ninguém pode definir quem é o candidato do PAIGC, somente os membros do comité central pode decidir através do voto secreto.

A terceira mentira é que no paigc não há gentios não há civilizados, há militantes do PAIGC 

Quarta mentira é que o nosso partido preucupa neste momento com a sua estratégia eleitoral.

Meu caro amigo, neste momento cada partido político deve preocupar com a estratégia política e um programa clara para mostrar o nosso povo.

A Guiné de hoje não é a guine de ontem, o povo da Guiné de hoje mesmo não sabendo escrever e ler percebe muito bem da seriedade dos nossos políticos. 

Sentiram inveja destes dois patriotas porque estão a se dar muito bem, priorizando bem estar do povo invez dos interesses pessoais. 

Agora pergunto : Na Guiné Bissau quem é gintiu?
Quem é civilizado? 
Quem é do mato, se Bissau era mato como qualquer. 

ES KANA PEGA BO

PAIGC STA MAS UNIDO DI KI NUNCA...