sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PAULO MENDONÇA FFGB VAI A VOTOS SEM A COMISSÃO ELEITORAL - 7 de agosto de 2020

PAULO MENDONÇA: "FFGB VAI A VOTOS SEM A COMISSÃO ELEITORAL"


O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Paulo Mendonça, confirmou hoje que os cinco candidatos vão disputar a liderança do organismo já amanhã, 8 agosto juntamente com os associados e clubes filiados no órgão que dirige o futebol nacional.

Em reação as declarações do presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, Mendonça confirma que data de 8 de agosto foi retida entre os mandatários dos candidatos e a comissão encarregue para realizar o pleito eleitoral.

Perante este cenário, Mendonça revela que os cinco candidatos vão utilizar todos mecanismos legais para que o ato tenha lugar já amanhã.

De referir que Lino Lopes afirmou ontem que 8 de agosto nunca foi retida para a realização do pleito eleitoral do órgão no encontro que a comissão manteve com os mandatários dos respectivos candidatos.

Em conferência de imprensa na sede da FFGB no alto Bandim em Bissau, Lopes revela que agora cabe ao Comité Executivo cessante do organismo e os clubes marcar uma nova data para realização do Congresso Ordinário do órgão.

Segundo Lopes a direção cessante da FFGB pode marcar uma nova data num Congresso Extraordinário e os clubes podem marcar a data, através de subscrições da maioria dos associados.

Na ocasião, Lopes negou que a comissão que lidera esteja a trabalhar a reboque do lider cessante do organismo que dirige o futebol nacional, Manuel de Nascimento Lopes.

Sobre a possibilidade dos restantes candidatos avançarem para instância judicial, Lopes disse que é muito normal num processo democrático.

De referir que o Comité Executivo cessante da FFGB agendou para o dia 07 de novembro próximo o congresso extraordinário para marcação da data de eleições na FFGB.

Numa nota distribuída à imprensa a direção cessante justificou a decisão atendendo a recomendação da FIFA emitida no pretérito do dia 31 de julho, no qual impõe que a nova convocação do congresso extraordinário seja em estreita observância das disposições estatutárias da FFGB, mormente o artigo 28°, documento em anexo.

De referir que o Congresso Ordinário do organismo que inicialmente foi marcado para o dia 25 julho, mas tinha sido adiado para o dia 08 deste mês pela comissão eleitoral devido à pandemia de covid-19, alegando que a sala onde deveria decorrer o ato não obedece aos parâmetros exigidos pelas autoridades da luta contra a doença.

Alison Cabral
Rádio Jovem Bissau 

Mensagem semanal do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira - 7 de agosto de 2020

SAFIM VAI BENEFICIAR DE ENERGIA ELECTRICA DENTRO DE 3 MESES


A EAGB vai passar a fornecer a energia eléctrica a sector de Safim dentro de três meses, a decisão saiu de uma reunião conjunta na presença dos ministros dos recursos naturais energia e industria Arquitecto Jorge Malu, Ministro de administração territorial Fernando Dias e a empresa Agrosafim que até aqui vem fornecendo a energia eléctrica ao refeito sector, mas que divido as dificuldades financeira manifestou a impossibilidade de continuar a fornecer energia eléctrica a esse sector por acarretar um custo muito elevados aos cofres da empresa.

Após a referida reunião o ministro de energia e recursos naturais instruiu a direcção geral da energia a assumir o fornecimento do combustível durante os três meses restantes em que a empresa irá continuar a cobrar as tarifas eléctricas ficando com 50 porcento das cobranças pelo uso das suas infra-estruturas e os outros cinquenta porcento como forma de pagamento dos das suas infra-estruturas que serão adquiridos e posteriormente usados pela EAGB para o fornecimento da energia eléctrica no sector de Safim.

É de salientar que neste momento estão em curso o levantamento por parte da direcção técnica e comercial da EAGB afim melhorar as condições para o fornecimento total a Safim viabilização de transporte de energia dos postos de transformação mais próximo, assim como instalação de contadores pré pago e criação de uma agência para cobrir as demandas dos moradores de Safim.

Fonte: Prs Bissau

Reviravolta na Costa do Marfim: Ouattara é candidato à Presidência

Alassane Ouattara é candidato a um terceiro mandato, alegando que a decisão é legítima depois de uma alteração constitucional. Na Guiné-Conacri, Alpha Condé deverá seguir o mesmo caminho.



Alassane Ouattara, de 78 anos, anunciou na quinta-feira (06.08) a sua candidatura às eleições presidenciais da Costa do Marfim de outubro. Voltou assim atrás na sua decisão de não concorrer a um terceiro mandato, anunciada em março, que visava dar oportunidade à nova geração de políticos do país.

"Face a este caso de força maior e por dever cívico, decidi responder favoravelmente ao apelo dos meus concidadãos pedindo-me para ser candidato nas eleições presidenciais de 31 de outubro de 2020. Sou, portanto, um candidato às eleições presidenciais de 31 de outubro de 2020", afirmou.

Outtara, no poder desde 2011, diz que reconsiderou a sua posição devido à morte do primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly, um aliado de Ouattara que era o candidato designado pelo partido no poder. "Mas, como diz o ditado, 'O homem propõe, Deus dispõe'. Os recentes acontecimentos trágicos com a morte do primeiro-ministro deixam um vazio na equipa que eu tinha posto em prática para prosseguir e consolidar o programa de desenvolvimento económico e social para o qual depositou a sua confiança em mim", defende o Presidente.


RTP REPORTER AFRICA

Alassene Outtara gaba-se de ter recuperado a Costa do Marfim, que foi atingida por uma década de crise nos anos 2000, e que sob os seus dois mandatos conheceu um crescimento económico recorde, saudado pela comunidade internacional. De acordo com Outtara, "quatro milhões de marfinenses foram retirados da pobreza" entre 2011 e 2018.


Alterações constitucionais levam a recandidaturas

Os opositores de Ouattara afirmam que o limite de dois mandatos presidenciais na Constituição o impedem de se candidatar novamente. Mas o chefe de Estado diz que os seus dois primeiros mandatos não contam, uma vez que são anteriores à adopção da nova Constituição, em 2016.

O partido da oposição, a Frente Popular da Costa do Marfim (FPI), classifica a decisão de Ouattara como "deplorável". O porta-voz da FPI, Issiaka Sangare, acrescentou ainda que "a Costa do Marfim poderia ter dado outro sinal que permitisse que a democracia continuasse".

Alpha Condé
A história repete-se em vários países: também na Guiné-Conacri, em março deste ano, o Presidente da Guiné-Conacri fez aprovar uma Constituição renovada e é agora apontado à recandidatura. Alpha Condé argumentou que a reforma constitucional modernizaria a Guiné e que era necessária para combater a mutilação genital feminina e assegurar uma distribuição mais justa da riqueza mineral do país.

Mas os opositores entenderam a alteração como um estratagema para reiniciar o contador dos mandato presidenciais, permitindo-lhe candidatar-se novamente.

Depois de meses de silêncio, o partido Rally do Povo Guineense (RPG) anunciou na quinta-feira (06.08) Alpha Condé como seu candidato formal. Por seu turno, o Presidente, de 82 anos, reconheceu o pedido mas ainda não se comprometeu oficialmente.

"Se querem que aceite a vossa proposta, têm de se comprometer a fazer do RPG o que ele era, um partido que não se esquece de ninguém", disse Condé aos delegados do partido, referindo-se às mulheres, aos jovens e aos pobres.

Mão de ferro

Condé tem enfrentado um movimento de protesto em massa, e as críticas dos Estados Unidos e da antiga potência colonial França. Os confrontos mortais desde outubro, perante a possibilidade de Condé concorrer a um terceiro mandato, ceifaram dezenas de vidas.

O antigo líder da oposição tornou-se o primeiro Presidente democraticamente eleito da Guiné em 2010, tendo sido reeleito em 2015. Mas os críticos afirmam que se tornou autoritário, intolerante à dissidência e cada vez mais tentado a empunhar amão de ferro.

Condé tem sido "tão decepcionante", disse o líder da oposição Cellou Dalein Diallo, antigo primeiro-ministro, no início deste ano. Ele criou "uma república das bananas - uma ditadura em tudo menos no nome", disse Diallo.

Uma aliança de partidos, sindicatos e grupos de base que se opõem à alteração da Constituição também proferiu um juízo igualmente brutal no início deste ano. "Tomou-se por Mandela mas decidiu tornar-se Bokassa", disse, referindo-se a Jean-Bedel Bokassa, o antigo presidente da República Centro-Africana que se declarou imperador.   

DW

Termina hoje a quarta sessão ordinária da décima legislatura

A quarta sessão ordinária da décima legislatura termina hoje após trinta dias.

ANP: Papel do Parlamento e Direitos Humanos, Instrumentos Internacionais, obordagem do gênero

ANP - SINFUP acusa Direcção Administrativa de adulterar folha salarial dos funcionários

Bissau, 07 Ago 20 (ANG) – O Presidente do Sindicato dos Funcionários Parlamentares (SINFUP) acusou hoje a direcção administrativa da Assembleia Nacional Popular (ANP) de adulterar a folha salarial entregue à segunda vice-presidente daquele órgão legislativo.


André Francisco Có que falava em conferência de imprensa anunciou que a direcção da ANP  não apresentou a verdadeira folha salarial dos trabalhadores, acrescentando que o sindicato vai  fazer uma denúncia junto do  Ministério Público e do Tribunal de Contas.

O sindicalista revelou ainda que na ANP existe injustiça salarial entre os funcionários da mesma categoria, frisando que houve uma enorme desigualdade entre os trabalhadores da mesma categoria.

Afirmou que existem alguns funcionários em regime de contratado há vários anos sem serem efetivados, mas a direcção pretende ainda fazer ingressar outros, sem  concurso público.

André Có referiu que existe um acordo assinado entre a Comissão Negocial de greve  e a direcção da ANP representada pelo Secretário-geral e presidente de Conselho de Adminstrração    desde Outubro de 2019 e que não está a ser cumprido.

“Entre os  pontos acordados, consta  a conclusão do reajuste salarial efetuado pelo Conselho de Administração e as instituições tuteladas com efeito a partir de Outubro de 2019, reembolso dos valores com aquisição de medicamentos efetuados pelos funcionários da ANP, num valor de mais de 15 milhões de francos, que foi distribuído de forma parcial,” frisou.

Exige a rescisão dos contratos de assistência médica com todas as clínicas e lançamento de novo concurso para assistência médica aos deputados, funcionários e  órgãos tutelados pela ANP .

Pediu ainda a conclusão do pagamento de 11 meses de salários em atraso referentes ao período 2002/2003, no primeiro trimestre de 2020, informando que  a maioria dos funcionários públicos já recebeu seus atrasados.

André Có solicitou a Administração da ANP para entregar o comprovativo de quitação dos descontos efectuados aos trabalhadores pelo Ministério das Finanças para a aposentação dos mesmos e recibos de pagamento dos salários até 20 de Outubro de 2019.

Pediu ainda que  seja esclarecido se os descontos feitos aos funcionários parlamentares são devolvidos ao Ministério das Finanças ou se ficam na ANP.

Segundo André Francisco Có, a ANP tem cerca de 190 funcionários, e cada vez que o sindicato reclama  direitos dos trabalhadores a Direcção incumbe a responsabilidade ao governo, quando este  não é responsável nem administrativo, patrimonial  nem jurídico da 

ANP.ANG/JD/ÂC//SG

Covid-19 - Paulo Gomes pede união nacional para fazer face à pandemia no país

Bissau, 07 Ago 20 (ANG) - O membro de Conselho de Administração do Fundo Especial da União Africana para Luta Contra Covid-19, Paulo Gomes defendeu esta sexta-feira a  necessidade de união nacional para fazer face à situação da   pandemia na Guiné-Bissau. 


Gomes falava em declarações  à imprensa após uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo.

“A questão de Covid-19 tem implicações importantes na matéria económica, porque não podemos solucionar a pandemia sem que haja meios económicos para tal. Por isso, estou aqui para informar ao Presidente sobre a ideia de apoiar o Alto Comissariado de Luta contra covid-19 no sentido de evitar com que o pior aconteça”,disse Paulo Gomes.

Garantiu que irá oferecer 20 mil máscaras à título pessoal, tendo apelado as pessoas à manterem o distanciamento social, a concordarem com o uso obrigatório das mascaras e o cumprimento das medidas higiénicas que possam evitar mais números de infecções.

“É importante que comecemos a pensar na possibilidade de injectar um pouco de recurso para a situação económica. Nesse sentido,  o apoio ao sector privado nacional é extremamente importante, porque o aprofundamento da crise económica pode destruir o tecido industrial fraco, que o país já tinha”, alertou.

Por outro lado, Paulo Gomes informou que abordaram com o Presidente o assuntos ligados à vandalização da Rádio Capital FM, tendo acrescentado que a liberdade de expressão é um factor extremamente importante para o relançamento da economia de um país.

“Essa crise vai retirar da economia africana cerca de 40 mil milhões de dólares. A África já se encontrava numa situação difícil mundialmente, mas já estava a levantar a cabeça Eu digo sempre que quando o avião está a descolar é o momento mais difícil para ter avarias”, referiu.

“Estávamos à descolar e esta crise provocada pelo Covid-19 vem nos perturbar”, considerou.

 ANG/AALS/ÂC//SG

NOTÍCIAS DAS 13:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM SEXTA-FEIRA, 7 DE AGOSTO DE 2020

Governo da Guiné-Bissau deu início do trabalho de iluminação a nível nacional.

Obra deu início no bairro de Antula e Ondam. Vai até setor de Nhacra, brevemente país irá começar consumir energia de barragem hidrelétrica de Guiné-Konacry.




Leopold Sedar Domingos

AIR INDIA - Avião da Air India Express com 191 pessoas a bordo sofre acidente grave

Um avião da Air India com 191 pessoas a bordo derrapou para fora da pista de aterragem no Aeroporto Internacional de Calicut, em Kerala.


Um avião da Air India Express derrapou para fora da pista de aterragem quando estava a aterrar, no Aeroporto Internacional de Calicut, em Kerala.



DD News Malayalam - Video footage of Air India express that skidded off from the runway while landing at Karipur Aiport, Kozhikode. @DDNewslive  #Kerala  #karippur

Não há ainda informações precisas sobre o incidente, mas a imprensa local dá conta de pelo menos dois mortos confirmados e dezenas de feridos. Estão a decorrer operações de resgate.


A Air India Express já enviou um comunicado à imprensa, citado pelo Times of India. Indicam que o voo IX 1344 operado por um Boeing 737 acidentou-se na pista às 19h41 (hora local) e que "não havia registo de um incêndio a bordo na altura da aterragem".


Watch | Rescue operations underway as Air India Express flight from Dubai with 184 passengers overshoots runway during #Kerala landing

Dizem também que estavam a bordo 174 passageiros, dez crianças, dois pilotos e cinco membros da tripulação. "As operações de resgate estão a decorrer e os passageiros estão a ser levados para o hospital para tratamento", acrescentam.

As imagens que circulam nas redes sociais mostram o aparelho com danos significativos, aparentando estar partido ao meio

As imagens que circulam nas redes sociais mostram o aparelho com danos significativos, aparentando estar partido ao meio.


DD News Malayalam - Video footage of Air India express that skidded off from the runway while landing at Karipur Aiport, Kozhikode. @DDNewslive  #Kerala  #karippur


O avião tinha levantado voo do Dubai e estava a aterrar por volta das 19h00 (hora local). Sublinhe-se que a Índia está em plena temporada de monções, estando a região assolada por fortes chuvas e deslizamentos de terras.



Air India Express flight with passengers onboard en route from Dubai skidded off the runway while landing at Karipur Airport, Kozhikkodu.@DDNewslive

O avião tinha levantado voo do Dubai. Sublinhe-se que a Índia está em plena temporada de monções, estando a região assolada por fortes chuvas e deslizamentos de terras.

Por NOTÍCIAS AO MINUTO