segunda-feira, 16 de julho de 2018

MENTES PERIGOSAS - Vício em sexo é classificado pela primeira vez como doença mental

O vício em sexo foi finalmente considerado uma doença mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que significa que em breve poderão ser disponibilizados tratamentos para esta compulsão a partir do Sistema Nacional de Saúde (SNS).


A inclusão desta condição na lista de doenças aprovadas pela OMS, chega semanas após o vício em jogos de vídeo ter sido igualmente reconhecido como um problema patológico do foro mental.

A médica Valerie Voon, membro do Colégio Real de Psiquiatria, britânico, afirmou, em declarações para a publicação The Independent, que cerca de dois a quatro por cento da população mundial sofre deste transtorno.

E sublinhou: “É um tipo de comportamento que tende a ser escondido, já que é visto como vergonhoso”.

“O acrescento do vício em sexo à lista de doenças reconhecidas pela OMS é um excelente passo para quem sofre deste problema, já que os indivíduos podem ter assim a certeza e a confirmação que a patologia é deveras real e que podem procurar ajuda médica”, referiu.

A lista publicada pela OMS, descreve a desordem de comportamento sexual compulsivo como um “padrão persistente de falha no controlo de impulsos repetitivos e intensos de cariz sexual ou um impulso que resulta em atitudes sexuais repetitivas”.

Os sintomas incluem sobretudo o facto do sexo se tornar o “foco central” na vida dessas pessoas, em detrimento e negligenciando a saúde, cuidados ou interesses pessoais e quaisquer responsabilidades.

Para ser considerado de facto um problema, esse tipo de comportamento deve ocorrer por um período mínimo de seis meses ou mais e provocar distúrbios e sofrimento na vida pessoal do individuo, inclusive na vida dos que o rodeiam.

NAOM

Órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau iniciaram greve


Os órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau iniciaram esta segunda-feira uma greve de três dias para reivindicar o cumprimento do acordo a que chegaram com o Governo. 

Julciano Baldé, um porta-voz da Comissão Negocial que representa os jornalistas e técnicos de comunicação social da Radiodifusão nacional (RDN), televisão da Guiné-Bissau (TGB), jornal Nô Pintcha e Agência Noticiosa da Guiné (ANG) faz aqui um balanço das paralisações.

Braima Darame


Leia também...

Greve de órgãos públicos: COMITÉ SINDICAL CONDICIONA SERVIÇO MÍNIMO À RETIRADA DA POLÍCIA NA ESTAÇÃO DE NHACRA


Os sindicatos de base dos órgãos da comunicação social pública iniciaram esta segunda-feira, 16 de julho, uma greve de três dias, que decorre de 16 a 18 do mês em curso, para exigir do executivo guineense melhores condições de trabalho e pagamento dos atrasados salariais de 12 meses, referentes ao ano 2003. A paralisão visa igualmente acabar com censuras a nível dos órgãos públicos, levada ao cabo pelos responsáveis a mando dos membros do governo.

O Comité Sindical de base dos órgãos públicos através da comissão negocial da greve denunciou esta manhã que o ministro da Comunicação Social, Victor Gomes, mandou colocar as forças de segurança junto da estação de retransmissão de Nhacra, com o propósito de impedir os técnicos de terem acesso aos equipamentos que podem desligar para paralisar o funcionamento do mesmo.

O Democrata soube que os directores gerais dos órgãos terão pedido aos comités sindicais de base no sentido de permitirem, pelo menos, o serviço mínimo nos órgãos. Porém, depois de terem tomado conhecimento da situação em Nhacra, resolveram condicionar o serviço mínimo nos órgãos à retirada das forças de segurança daestação de Nhacra e permitir que os técnicos tenham acesso a todos os serviços.

Os sindicatos responsabilizam o ministro da Comunicação Social, Victor Gomes, pelas consequências, no entanto, garantem que não vão a mesa das negociações enquanto as forças de segurança permanecerem nas instalações.

Salienta-se que todos os órgãos públicos aderiram a greve de três dias convocada pelos sindicatos de base, nomeadamente: a Rádio Nacional, a Televisão Nacional, a Agência Noticiosa da Guiné (ANG) e o Jornal “Nô Pintcha”. 


Por: Redação

OdemocrataGB

EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA NA GUINÉ BISSAU AVALIZA COMPRA DE VIATURAS DE LUXO PARA MINISTROS NO VALOR MEIO MILHÃO DE EUROS EM VEZ DE FINANCIAR ELEIÇÕES

Fonte: dokainternacionaldenunciante

O descochado “embaixador” político da UE na Guiné-Bissau Vitor Madeira dos Santos,  avaliza compra de viaturas de LUXO para membros do Governo no valor de meio milhão de Euros em vez de apoiar a realização das Eleições Legislativas! DE SANTO, este impudente,  não tem nada!!

É deveras vergonhoso e de uma irresponsabilidade incomensurável um diplomata da UE, apoiar e fazer o jogo de banditismo político, de a muitos anos a esta parte, sem qualquer consequência, assim continua nessa mesma senda desmiolada, apoiando o actual Primeiro Ministro Aristides Gomes e a sua pandilha, na compra de viaturas de luxo para os membros do governo,  gente a vída de ostentação e exibicionismo, como se fosse este o mais importante acto que a UE devesse subscrever para a superação da actual crise política  que o País se encontra mergulhado por causa do PAIGC, a CEDEAO e a UE.

Este acto demostra que tanto o patético Embaixador assim como o complexado Primeiro Ministro com problemas dos 600 kg de droga apreendida nos cofres do Estado guineense que desapreceu de uma forma estranha, e que este facto não constituí qualquer constrangimento para a UE, dizia, demostra que ambos não estão interessandos no objectivo principal da Comunidade Internacional que é a preparação e realização das eleições legislativas, a 18 de Novembro de 2018, para a saída da crise política que assola a Guiné Bissau.

Passados 4 meses do mandato de 8 meses que lhe foi conferido para preparar e realizar eleições legislativas a 18 de Novembro de 2018, Aristides Gomes não fez ainda absolutamente nada nesse sentido, ou seja, preguiçoso como é conhecido por todos, não fez ponta de um corno. 

Tem-se mostrado completamente incapaz, aliás já o assumiu públicamente que seria dificil cumprir com a data de 18 de Novembro de 2018. 

Pergunto então o porquê de ter aceite este desafio quando foi convidado , sabendo que seria incapaz de realizar esse designio que todos algemam interna e externamente, as eleições. 

PROVA-SE QUE SÓ TINHA A AMBIÇÃO DE OCUPAR ESSE CARGO, porque trabalho não tem demostrado NADA, ZERO.

Ao chegar ao posto de Primeiro Ministro Aristides Gomes comprou de imediato uma viatura no valor de 100 mil euros com dinheiro de Estado???

Viatura essa que se a Interpol investigar poderá chegar a triste conclusão de que se trata de uma viatura quente!! Porquê mais viaturas financiadas pela UE, perguntamos??

Um “primeiro ministro” e “ministro das finanças”, casa aonde se deu o sumisso dos 600kg de droga, cocaína, que se encontravam no cofre do Tesouro Público quando este foi Primeiro Ministro; 

um PM e MEF, que se diz sociólogo de formação e que mal sabe fazer uma conta de somar e subtrair, isto é GOZO presidente JOMAV!!

Um primeiro Ministro que nomeia desavergonhadamente familiares incompetentes para desempenharem funções nas nossas finanças sómente com o intuíto de meter a unha naquilo que não lhe pertence, isto é um GOZO presidente JOMAV. 

Aonde está o tão apregoado slogan “DINHEIRO DO ESTADO NO COFRE DE ESTADO” ??

UMA COISA SERÁ CERTA A 18 DE NOVEMBRO COM OU SEM ELEIÇÕES ESTE PRIMEIRO MINISTRO LEVARÁ UMA BIQUEIRA BEM CENTRADA NO TRAZEIRO, isto é UM GRANDE GOZO PRESIDENCIAL SENHOR PRESIDENTE 

JOMAV!!!!!!!
PAREM DE BRINCAR COM ESTE POVO
PAREM DE GOZAR COM ESTA PÁTRIA

PAULO SANHÁ EXORTA JUIZES CONSELHEIROS A EVITAREM “ERROS JURÍDICOS”


O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá exortou esta segunda-feira, 16 de Julho 2018, os Juizes Conselheiros que os “erros jurídicos” devem ser evitados no máximo. 

O responsável da maior instância judicial guineense, falava durante a cerimónia de abertura de um seminário de formação sobre contenciosos eleitorais que reúne em Bissau 11 magistrados judicias do STJ, no quadro dos preparativos para as eleições legislativas agendadas para novembro próximo.

O seminário de formação tem a duração de cinco dias contou com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no quadro do seu programa de “Estado de Direito e Justiça”, cujo objectivo é  analisar as leis de contencioso eleitoral no tribunal e análises comparativas dos regimes jurídicos guineense e português. A formação é administrada por um Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional português e um professor da universidade nova de Lisboa (Portugal).

Presidindo abertura da formação, Paulo Sanhá, aproveitou a ocasião para alertar sobre imperativa necessidade da formação contínua aos Juizes Conselheiros.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Gabriel Dava, lembrou no seu discurso que o sistema judiciário tem um papel de garantir a credibilidade das eleições, assegurando a garantia que o processo seja conduzido no estrito respeito pela lei e o julgamento imparcial possíveis.

Sustentou neste particular que sistema judiciário deve ser a solução e não a parte do problema.

Por: Epifania Mendonça
Foto: Marcelo Na Ricthe

OdemocrataGB

SAÚDE - Portugal tem "os idosos menos saudáveis" da Europa

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com "o maior estudo" sobre envelhecimento realizado na Europa e hoje divulgado pela Universidade de Coimbra (UC).

   
Os resultados preliminares de DO-HEALTH, o maior estudo europeu sobre envelhecimento, que procura formas de melhorar a saúde dos idosos com mais de 70 anos, concluem que, "à primeira visita clínica", "51% dos idosos são considerados saudáveis na Suíça, na Áustria, 58%, na Alemanha, 38%, em França, 37%, e, em Portugal, apenas 9%", afirma a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Globalmente, 42% dos 2.157 participantes no estudo foram "considerados idosos saudáveis", de acordo com a mesma pesquisa, que envolve mais de meia centena de investigadores de sete centros universitários da Alemanha, da Áustria, de França, de Portugal e da Suíça.

A participação portuguesa é assegurada por um grupo de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderado por José António Pereira da Silva.

Os investigadores do projeto, que foi iniciado em 2012 e é coordenado por Heike Bischoff-Ferrari, professora da Universidade de Zurique, consideram "idosos saudáveis os seniores que não apresentam doenças crónicas e têm uma boa saúde física e mental".

Ao longo de três anos de ensaio clínico foi pedido aos participantes que cumprissem, "três vezes por semana, um plano de exercício simples em casa e tomassem diariamente suplementação de vitamina D e/ou ácidos gordos ómega 3 e/ou placebo", para avaliar o efeito da vitamina D, do ómega 3 e do exercício físico na saúde cognitiva e física dos idosos.

Os dados recolhidos vão ser "analisados de forma a determinar os efeitos destas três intervenções em cinco principais dimensões: risco de fratura, função muscular dos membros inferiores, função cognitiva, tensão arterial e taxa de infeções", de modo a que a informação obtida permita desenhar "estratégias que possibilitem aos mais velhos terem uma vida mais ativa e saudável", explicita José António Pereira da Silva.

Sobre o facto de Portugal apresentar níveis de saúde inferiores aos observados nos outros seis centros participantes, o docente e investigador da FMUC afirma, citado pela UC, que estes resultados não "surpreendem, mas preocupam".

"Temos os idosos menos saudáveis a todos os níveis, cognitivo e físico. É, sem dúvida, um problema relevante de saúde pública", sublinha.

Quanto a possíveis causas, embora ainda não tenham sido devidamente avaliadas no estudo, José António Pereira da Silva acredita que "há a considerar todo um conjunto de recursos sociais com efeito na saúde dos idosos, que vão desde o valor das pensões até à facilidade de acesso à saúde. Há ainda um fator que eu presumo ser muito determinante, que é o nível educacional".

Na opinião do especialista, a título pessoal, "há alguns sinais preocupantes em Portugal do ponto de vista do serviço de saúde". "Por um lado, vai diminuindo a acessibilidade aos serviços públicos - por exemplo, a redução do acesso aos transportes de doentes - e, por outro, uma aposta que me parece deliberada dos partidos do arco de governação na medicina privada", vincou.

A qualidade do Serviço Nacional de Saúde, reconhecida a nível internacional, "é excelente por comparação com o custo que ele tem", salienta José António Pereira da Silva.

"Para as pessoas mais carenciadas, e muitos dos nossos idosos estão inseridos neste grupo, este movimento não pode deixar de ser pernicioso, porque a maior parte dessas pessoas não pode pagar cuidados de saúde privados", sustenta.

Para a implementação do DO-HEALTH em Portugal foi criado um centro dedicado na FMUC, que implicou um financiamento da UC na ordem dos 200 mil euros, representando no total, com a contribuição da União Europeia, um orçamento de mais de 800 mil euros, refere na mesma nota, adiantando que o total do DO-HEALTH foi de 17,6 milhões de euros.

A equipa da UC, constituída por três enfermeiros, quatro médicos, dois fisioterapeutas e uma farmacêutica, recrutou e seguiu 301 idosos da região de Coimbra, que perfizeram três consultas anuais e nove contactos telefónicos trimestrais.

Por Lusa

NO COMMENT!






Torudu Marie Chantal

GUINÉ-BISSAU CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO TORNEIO DE CEDEAO

A Guiné-Bissau conquistou hoje a medalha de Ouro, na modalidade de Luta Livre, no torneio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a decorrer em Niamey, capital do Níger.

O jovem Camnaté Arnaldo foi o grande vencedor do troféu, na categoria de 86 quilos, na edição número 11 da competição que reúne 5 atletas de cada um dos (11) países africanos membros da CEDEAO, que teve início esta sexta-feira 13 de Julho.

Camnaté é filho de ex-lutador Mpal Mutcha e participa no torneio de CEDEAO, denominado TOLAC [Tournoi de Lutte Africaine de Communauté de la CEDEAO) que terminou hoje, 15 de Julho 2018, com a conquista da medalha de Ouro por parte do atleta nacional de Luta Livre.

Recorde-se que cada um dos países participou com 5 atletas na competição , que teve início no passado dia 13 de Junho e termina hoje,15 do corrente.

Por: Sene CAMARÁ

Foto: Elvis da Silva

O Golo GB