quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

GUINÉ-BISSAU - Lançamento Oficial da Candidatura do Dr. Certório Biote à Liderança do PRS.

Lançamento Oficial da Candidatura de Dr. Certório Biote à Liderança do PRS- Partido da Renovação Social_ sob Lema: "Futuro  I di Nós"
O 6° Congresso esta agendado para dias 10, 11, 12 e 13 do mês de Janeiro deste ano 2022. 👇

DONALD TRUMP - "[Biden] usou o meu nome hoje para tentar dividir ainda mais os EUA"

©Getty Images

Por LUSA  06/01/22 

O ex-presidente norte-americano Donald Trump declarou que o seu sucessor, Joe Biden, que hoje o culpou do ataque de há um ano ao Capitólio e de preferir o ego à democracia, o usou "para dividir" o país.

"Joe [Biden] usou o meu nome hoje para tentar dividir ainda mais os Estados Unidos", disse em comunicado Trump que, na terça-feira passada cancelou uma conferência de imprensa agendada para hoje na sua residência de Mar-a-Lago, no Estado da Florida.

Biden responsabilizou hoje o republicano por criar uma "teia de mentiras" sobre as eleições presidenciais de 2020 e incitar os seus apoiantes a atacar o edifício onde funciona o Congresso, o poder legislativo norte-americano.

"O seu ego ferido é-lhe mais importante que a nossa democracia e a nossa Constituição. Não consegue aceitar que perdeu", observou Biden, num discurso proferido no Capitólio, no primeiro aniversário do ataque que se saldou em cinco mortos e 140 agentes policiais feridos.

Em resposta a Biden, Trump insistiu hoje novamente que deveriam ser discutidas as eleições presidenciais "fraudulentas" de 2020, que perdeu para o democrata.

"Escaparam impunes e isso está a levar à destruição do nosso país", defendeu Trump.

O republicano acrescentou que Biden está a destruir o país com "políticas loucas de fronteiras abertas, eleições corruptas, políticas energéticas desastrosas, mandatos inconstitucionais e fechos de escolas devastadores".

O ex-inquilino da Casa Branca criticou também a comunicação social, rejeitando que se refiram à alegada fraude eleitoral como "A Grande Mentira".

"Os democratas querem apropriar-se deste dia 06 de janeiro para avivar os medos e dividir os Estados Unidos", enfatizou.

Na passada terça-feira, Trump indicou que cancelava o seu encontro com a imprensa devido "à total parcialidade" da comissão que está a investigar o ataque ao Capitólio de 06 de janeiro de 2021.

Uma sondagem hoje divulgada pela Fundação Knight indica que a maioria dos norte-americanos considera que o ataque ao Capitólio pelos seguidores de Trump foi um exercício ilegítimo da liberdade de expressão.

Leia Também: 

Capitólio. Biden denuncia "a grande mentira" de Donald Trump

LÍDER DO MDG DESAFIA O PARLAMENTO A AVANÇAR COM AÇÃO PENAL CONTRA PRESIDENTE SISSOCO

Por: Tiago Seide.  Odemocratagb.com

O presidente do Movimento Democrático Guineense (MDG), Silvestre Alves, desafiou a Assembleia Nacional Popular (ANP) a avançar com a iniciativa do exercício da ação penal contra o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

“Avançar com a iniciativa do exercício da ação penal contra o senhor Umaro Sissoco Embaló é um dever que incumbe à mesa da ANP e aos partidos com representação parlamentar, em geral, e, em especial, ao PAIGC, por ser a única força política cuja bancada ascende a mais de um terço dos deputados”, indicou  

O líder do MDG justificou o desafio em “defesa da soberania” e em nome da “estabilidade” para evitar risco de revolta popular.

“A sociedade está cansada e os jovens têm vindo a dar sinais de desgaste e desespero” disse Silvestre Alves, em conferência de imprensa realizada, na sua sede provisória em Bissau, esta quinta-feira, 06 de janeiro de 2022.

Para o presidente do MDG, se a ANP e o PAIGC nada fizerem, o ónus da responsabilidade política recairá sobre todos e, com mais incidência, sobre o PAIGC, sublinhando que se houver iniciativa e o esforço for inviabilizado pelo Partido da Renovação Social (PRS) ou outra força política, em caso de rotura da ordem constitucional, a responsabilidade recairá apenas sobre os que se furtaram à sua obrigação de zelar pelo cumprimento da Constituição  e das leis, inviabilizando a iniciativa.

O MDG alertou que se houver a revolta popular, a responsabilidade será dos partidos com assento na ANP por omissão de exercícios das competências que a constituição atribui à ANP, enquanto órgão supremo de fiscalização política e “garante do cumprimento da Constituição e das leis (arte. 76° e 85°, Al. o CRGB)”, avisou.

Alves disse que não se registou nada de positivo, durante o ano findo, apontando as prolongadas paralisações no setor educativo. Afirmou que o sistema sanitário deixou de garantir saúde aos cidadãos e as estradas e infraestruturas deixadas “ao acaso dos patrocínios e das receitas da mendicância”.

“O mercado cada dia mais abandonado à sua sorte, isto é, cada vez mais dominado por estrangeiros, tanto dos produtos e serviços essenciais [materiais de construção, ferramentas, vestuário, mobiliário e profissões], como dos produtos e serviços estratégicos [combustíveis, comunicações, farmácia e alimentação], por falta de empreendedores, por falta de experiência e por falta do capital”, atirou.

Lamentou que a preservação das zonas húmidas continue a ser descurada, criando situações que constituirão constrangimentos no futuro, além de desperdiçar “consideráveis áreas” de produção do arroz e pôr em causa a subsistência de muitas famílias, assim como as florestas permaneçam entregues “à avidez de madeireiros predadores” e os minérios continuem a ser tratados como assuntos reservados, senão, privados, gerando especulação, tensão e disputa.

O líder do MDG acusou as autoridades de darem ao luxo de pôr em causa a liberdade religiosa e o escrutínio democrático do poder tradicional, perturbando a reza de Cuntuba e interferindo no processo de entronização de Régulo na circunscrição de Cossé.

“O mais recentemente é o próprio Senhor Sissoco que numa atitude gratuita se investe contra o Bispo de Bissau sem razão nem verdade”, salientou.

Para Alves, os governantes continuam a endividar o país para alimentar ganâncias, vaidades e leviandades, acusando-os de fazer do Orçamento Geral do Estado um instrumento para “oficializar a roubalheira”, tendo afirmando que não pode tolerar “a incompetência e incúria” de um governo incapaz de criar condições de paz social e que não mostra preocupação com os setores tão fundamentais e inadiáveis, nomeadamente, educação e saúde.

Desafiou também a ANP a assumir o controlo do endividamento do país, assim como dirigir recomendações ao governo para providenciar o “aumento da produtividade, a promoção do emprego e controlo da economia”.

PADRE AUGUSTO MUTNA TAMBÁ SOB FORTES AMEAÇAS DE SEGURANÇA

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djaló, radiosolmansi.net

O Coordenador da Associação do Clero Diocesano da Guiné-Bissau, Padre Agosto Mutna Tambá, denuncia atos de intimidação após ter publicado uma nota, na segunda-feira, em reação às declarações do presidente da Republica contra o Bispo Don Lampra Cá.

Segundo informações, o Padre Augusto Mutna em princípio deveria estar, esta quinta-feira, em Bissau, mas foi acautelado por seus superiores a permanecer por enquanto na sua diocese (Bafatá) até se esclarecer sobre o assunto.

De acordo com a informação em actualização por enquanto já foram três ameaças contra o padre católico por parte das pessoas ainda por identificar, a maioria por chamada telefónica, mas uma pessoa com perfil no Facebook foi identificado pelo próprio padre Augusto.

A RSM contactou a Liga Guineense dos Direitos Humanos que promete responder dentro de algumas horas sobre mais uma tentativa de violação dos direitos e liberdades de opinião.

Entretanto, na sua publicação, na segunda-feira, padre Augusto Mutna Tambá explica como é escolhido um Bispo, qual o perfil e qual deveria ser a sua implicação no desenvolvimento e no bem-estar social.

Ainda sobre às declarações do presidente da República contra o líder da Igreja, o Movimento Democrático Guineense condena com veemência o comportamento do presidente da República.

O presidente de MDG, Silvestre Alves, afirmou que a vida dos guineenses ficou marcada negativamente com paralisações de sector de saúde e educação, chegada do avião sem explicações e a assinatura do acordo sem nenhum esclarecimento ao povo.

Perante estas situações, Silvestre Alves disse que o presidente da República não tem a competência para exercer o seu cargo justificando que ele não tem a consciência da gravidade dos seus atos.

Exclusiva: FISCAP PRENDE 8 CANOS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO “TOLERÂNCIA ZERO”

Por radiosolmansi.net

O Serviço Nacional da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (FISCAP) já apreendeu 8 canoas piratas na operação “Tolerância Zero” no âmbito do cumprimento do período de repouso biológico marinho, iniciado no dia 1 janeiro e que termina a 31 do mesmo mês.

A informação avançada à Rádio Sol Mansi pelo coordenador do Serviço Nacional da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (FISCAP), no âmbito de uma entrevista à RSM sobre as medidas a tomar no aspeto do período biológico.

Vladimir Djomel disse que a FISCAP não só está a trabalhar em desmantelar os piratas no alto mar do país, mas continua focada em combater os informantes dos piratas a que considera de “traidor a pátria”.  

O diretor do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), Jeremias Francisco Intchama, disse que ao longo do tempo que o CIPA tem vindo a propor o período biológico para evitar extinção de alguns especiais.

Abulai Mané, do gabinete jurídico do ministério das pescas, afirma que o ministério observou todas as exigências da lei ao nível nacional e internacional para que haja repouso biológico.

De acordo com o governo, a iniciativa do período repouso biológico marinho interdita a pesca industrial (barco) na zona económico exclusiva e zona conjunta entre a Guiné-Bissau e Senegal. Mas, no entanto ainda é permitida a pesca artesanal controlada.

Os sem-abrigo que tenho conhecido aí por Lisboa: Lamine Mané, mandinga, muçulmano, "e cristão também", filho do falecido brigadeiro Ansumane Mané, que esteve à frente da Junta Militar guineense que em 1999 derrotou o Presidente Nino Vieira ...???

Por Jorge Máximo Heitor



Política - Comité Central do PAIGC aprova Guião para realização da Assembleia das estruturas intermédias

Bissau, 06 jan 22(ANG) – O Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC)  aprovou com emendas, o Guião para a realização da Assembleia de estruturas intermédias do partido rumo ao seu X Congresso Ordinário, a realizar nos dias 17 à 20 de fevereiro de 2022.

A decisão consta nas resoluções da 1ª Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC, realizada no dia 04 de janeiro, enviada hoje à ANG, cujo único ponto da Ordem do Dia, é os “Preparativos para o Xº Congresso Ordinário do partido”.

De acordo com as resoluções,  os 260 membros desse órgão presentes na reunião, instruiram a Comissão Nacional Preparatória, para  exigir aos delegados ao X Congresso a observação das medidas e restrições no âmbito de prevenção da Covid-19, assim como a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina e o uso de máscaras na Assenbleias e Conferências das estrututras intermédias.

O Comité Central do PAIGC aprovou, por unânimidade, a Moção de louvor e encorajamento aos Djurtus por mais uma participação no Campeonato Africano das Nações, CAN 2021.

Aprovaram ainda a Moção de felicitação a Juventude Africana Amilcar Cabral(JAAC), pela participação e pelo resultado conseguido num forum realizado na República Popular da China.

A Moção de felicitação da Diàspora pela coragem, determinação e resiliência com que tem encarrado os assuntos da Guiné-Bissau e contribuído na massificação dos militantes do PAIGC,  foi igualmente aprovado pelos membros do Comité Central dos libertadores.

No seu discurso de abertura do evento, o Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), exortou aos membros do Comité Central a primarem, sempre, pela defesa dos princípios da igualdade e de justiça , inspirando-se nos pensamentos de Amilcar Cabral.

Domingos Simões Pereira fez votos que 2022 seja um ano de paz, tranquilidade, solidariedade e perdão, tendo sublinhado que os mesmos só começam com estabilidade no seio das famílias dos militantes do partido.

O lider dos libertadores elegeu o perdão, considerando este é um prossuposto fundamental para os militantes andarem juntos para melhor enfrentarem as adversidades.

O Presidente da Comissão Preparatória do Xº Congresso,  Manuel dos Santos falou das inovações a serem introduzidas no encontro magno de Fevereiro próximo, nomeadamente a sub-comissão de supervisão, a eleição dos Presidentes das Comissôes Políticas e Regionais, tendo apresentado a composição da estrutura da comissão preparatória daquela reunião magna e seus objectivos.

ANG/MSC/ÂC//SG

Veja Também:

PAIGC-COMITÉ CENTRAL - MOÇÕES 👇





A alimentação pode contornar complicação frequente nos casais... É o que defende uma especialista.

 © Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/01/22 

A nutricionista Noélia Arruda, autora dos livros 'Fertilidade, Gravidez e Amamentação' e 'Manual para a Fertilidade, Gravidez e Amamentação', defende que uma alimentação saudável e equilibrada pode evitar a infertilidade.

Segundo comunicado, nos países ocidentais a infertilidade afeta um em cada sete casais em idade reprodutiva, o que corresponde a 14% da população. Muitos casais procuram outras soluções, mas só depois de vários insucessos com a técnica de fertilização in vitro ou com outras técnicas medicamente assistidas é que começam a questionar-se porque não conseguem formar o seu embrião. Porém, Noélia Arruda está convencida que a resposta é simples: basta que tanto os óvulos como os espermatozoides estejam nutridos para serem férteis.

A especialista acrescenta ainda que é igualmente importante perceber se existem reservas nutricionais para se formar um embrião viável e se estas possuem nutrientes específicos para que a nidação e a implantação ocorram de forma intensa e eficaz. "Existem alimentos que potenciam a fertilidade, por isso, é crucial trabalhar os pilares da Dieta para a Fertilidade, que está focada nas quatro dimensões do ser humano (físico, mental, emocional e espiritual)", pode ler-se. 

[Notícia atualizada às 15h42 com novo título]

Leia Também: Desconhecido por muitos! O ingrediente que aumenta a fertilidade do homem