quarta-feira, 6 de maio de 2020

Nigeria - BREAKING: 155 Persons Die In Yobe State Within Six Days Over Suspected Coronavirus Symptoms, State Governor Coordinates Affairs From Abuja

The deaths, which have caused panic among residents of the state, is similar to the situation experienced in Kano recently where people in large numbers died consistently for several days to what had now been confirmed by the Presidential Task Force on COVID-19 to be the virus.


BY SAHARAREPORTERS, NEW YORKMAY 06, 2020

No less than 155 persons have died in Gashua and Potiskum areas of Yobe State over the last six days after exhibiting symptoms related with Coronavirus, SaharaReporters can confirm.

The deaths, which have caused panic among residents of the state, is similar to the situation experienced in Kano recently where people in large numbers died consistently for several days to what had now been confirmed by the Presidential Task Force on COVID-19 to be the virus. 

Between April 30 and May 5, 98 people died in Potiskum, a source told SaharaReporters on Wednesday. 

"Cemeteries are now the busiest places in these towns. 

"In Gashua town, at least 57 have died. Those dying are mostly elders, yet the state Committee on COVID-19 is sleeping in Damaturu as if nothing is happening," another source familiar with the situation, said.

SaharaReporters also gathered that instead of addressing the challenges his state was facing, Governor Mai Mala Buni has been away in Abuja where he spends more than 80 per cent of his time since being elected into office.

Recall that Buni recently gifted 14 Emirs luxury Sports Utility Vehicles worth over N600m despite the poverty rate in the state.

SaharaReporters

Covid-19: Moody’s piora ‘outlook’ da Corporação Financeira Africana para Negativa


Lusa  06.05.2020 às 10h19

A agência de notação financeira Moody's desceu hoje a Perspetiva de Evolução da Corporação Financeira Africana, uma instituição multilateral de financiamento do desenvolvimento, de Estável para Negativa, mantendo o 'rating' em A3

“A Perspetiva de Evolução [‘outlook’] Negativa reflete as crescentes pressões sobre a adequação de capital da CFA e a posição de liquidez em resultado da pandemia do novo coronavírus”, escrevem os peritos da Moody’s, notando que “a rápida e abrangente propagação do vírus, a queda das condições da economia a nível mundial, a queda dos preços do petróleo e o declínio no preço dos ativos estão a criar um choque de crédito severo e extenso em muitos setores”.

Estes choques “sem precedentes” refletem-se na qualidade do crédito da CFA, através “do aumento do risco de perdas, incluindo através de atrasos nos pagamentos dos empréstimos, já que os clientes enfrentam um choque económico muito severo devido à composição da carteira de empréstimos”.

A manutenção do ‘rating’ em A3, um dos melhores entre as instituições financeiras africanas, explica-se “pelas medidas que a Corporação está a tomar para proteger o capital e a sua liquidez, o que pode impedir uma erosão do perfil de crédito”.

A Moody’s também prevê que esta instituição financeira “mantenha a forte liquidez devido às significativas almofadas financeiras disponíveis no início do choque, adesão à política de liquidez e às fontes de financiamento estáveis e diversas a médio prazo”.

Evitar que a descida do ‘outlook’ se transforme numa degradação da opinião da Moody’s sobre a qualidade do crédito será um dos principais desafios do novo presidente da CFA, Kinglsey Obiora, que foi nomeado em 24 de abril.

A CFA é uma instituição financeira independente e detida maioritariamente por capitais privados, fornecendo consultoria e financiamento aos projetos de infraestrutura de desenvolvimento em África, tendo 6,1 mil milhões de dólares de ativos, 26 Estados-membros e presença em mais de 30 países do continente, entre os quais os lusófonos Guiné-Bissau e Cabo Verde.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

MBA // VM

Guiné-Bissau - População de Sector de Pirada pede apoio do Guverno no sentindo de combater fome neste sector.


Madem Pirada

Médicos guineenses céticos em relação à estratégia do país para combater a doença

Dois médicos guineenses do Hospital Simão Mendes de Bissau, Mboma Sanca e Malam Sabali, disseram hoje à Lusa estarem cético com a estratégia da Guiné-Bissau para combater a pandemia do novo coronavírus.


O Centro de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau registou já 457 infeções por covid-19 no país, incluindo 24 recuperados e duas vítimas mortais.

Mboma Sanca trabalha no único serviço de Cuidados Intensivos e Malam Sabali é médico-cirurgião nos serviços de urgência.

Ambos afirmam que o Simão Mendes, hospital de referência da Guiné-Bissau, lugar preparado para receber e tratar doentes afetados pela covid-19, não tem, atualmente, as mínimas condições exigidas.

Nas contas de Malam Sabali, até 6% dos doentes infetados pela covid-19 vão precisar de um internamento nos Cuidados Intensivos, dada a gravidade da sua situação, mas naquela unidade, disse, "não há oxigénio nem ventiladores".

Sabali afirmou que a unidade é a única naquele hospital com um sistema de canalização, já montado, para levar oxigénio até ao paciente, mas que atualmente não funciona por falta daquele produto.

A unidade de produção do oxigénio do Simão Mendes está avariada e Malam Sabali entende que a solução passa pela sua rápida recuperação, antes que qualquer doente com a covid-19 seja internado nos Cuidados Intensivos.

Médico de medicina interna, Mboma Sanca disse que é a própria estratégia guineense que "se está a relevar um fracasso", a começar pela forma como é feita a comunicação pelas autoridades sanitárias.

"Não se identificou a real estratégia de combate que devia assentar na comunicação e prevenção, porque mesmo os Estados Unidos de América com todo o seu arsenal de equipamentos, não estão a conseguir evitar as mortes", defendeu Mboma Sanca.

Para o clínico guineense, a doença deixou de ser uma ameaça para o país a partir do dia 25 de março quando foram diagnosticados os primeiros casos e "era tempo suficiente para uma outra abordagem", frisou.

Malam Sabali antevê "dias complicados" a partir do momento em que comecem a dar entrada no Simão Mendes casos graves e lembrou que o primeiro paciente com aquele quadro acabou por falecer 48 horas depois de dar entrada no hospital.

Sabali até compreende os esforços das autoridades, mas defendeu ser urgente equipar o Simão Mendes, formar a equipa médica e dotá-la de material de proteção que disse não passar, neste momento, de máscaras cirúrgicas e luvas.

"Esta batalha não é de curto prazo, devemos pensar que vai levar algum tempo. Temos máscaras e luvas, mas em pequena quantidade e é preciso dotar o pessoal médico com touca, batas, botas e outros materiais", sublinhou Sabali.

Para Mboma Sanca, mais do que pensar no tratamento é a própria estratégia que deve ser orientada no sentido de incentivar o distanciamento social da população, isolamento de casos positivos e proteção do grupo de risco, pessoas portadoras de outras doenças, nomeadamente AVC, diabetes, hipertensão e VIH/Sida.

É desse grupo que Malam Sabali aponta para os 6% de doentes que serão considerados casos graves e para os quais, disse, o país ainda não se preparou. Segundo disse, 80% de infetados terão manifestações ligeiras e 14% terão manifestações severas.

A Guiné-Bissau tem 475 casos confirmados da doença e dois mortos.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou, pela segunda vez, o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

MB // VM

Lusa/Fim

COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 1.959 em mais de 49 mil casos

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 1.843 para 1.959, enquanto as infeções aumentaram de 47.118 para 49.352.

O número total de doentes recuperados subiu de 15.587 para 16.315.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.150 mortos e 18.452 casos registados.

Na África Ocidental, há 320 mortos e 13.424 infeções.

A África Austral contabiliza 163 mortos, em 8.055 casos de covid-19.

A pandemia afeta 53 dos 55 países e territórios de África, com cinco países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Nigéria - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 452 mortos e 7.201 infetados, a África do Sul conta 148 mortos e 7.572 doentes infetados, enquanto Marrocos totaliza 181 vítimas mortais e 5.219 casos e a Nigéria tem 98 mortos e 2.950 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (470), em 4.838 doentes infetados.

Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos de covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 475 casos, incluindo o primeiro-ministro no poder e mais três membros do seu Governo, e regista dois mortos.

São Tomé e Príncipe tem 187 casos e quatro mortos e Cabo Verde tem 186 infeções e dois mortos.

Moçambique conta com 81 doentes infetados e Angola tem 36 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 439 casos positivos de infeção e quatro mortos, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Por noticiasaominuto.com

Para Guterres, português tem "presença cada vez mais visível"

Worship Jesus not me : Actor Robert Powell - ROBERT POWEL actor que representa-se Como Jesus Cristo disse: EU tenho falado repetidamente desde 1977 que EU não sou Jesus, sou simplesmente um actor e comediante britânico. E estou cansado de ver minha imagem em lugares de adoração e dentro das casas. Eu fiz o filme para ganhar algo na minha vida. Por isso gente, parem de adorarem-me ao invés de Deus!

Coronavirus - Researcher 'on verge of making very significant' coronavirus findings shot to death

Bing Liu. (University of Pittsburgh)
Tim Stelloh TODAY • May 6, 2020

A medical researcher said to be on the “verge of making very significant” coronavirus findings was found shot to death over the weekend in Pennsylvania, officials said.

Bing Liu, 37, a researcher for the University of Pittsburgh School of Medicine, was found dead Saturday inside a home in Ross Township, north of Pittsburgh, the Allegheny County Medical Examiner said.

He had been shot in the head and neck, the agency said.

An hour after Liu's body was discovered, a second person, Hao Gu, 46, was found dead inside a car less than a mile away, the agency said.

Ross Township Police Detective Sgt. Brian Kohlhepp told the Associated Press that the men “appeared to be connected beyond their proximity to each other.” A motive for the killings remained unknown, and the relationship between the men was also unclear.

Liu, who earned a PhD in computational science from the National University of Singapore, worked as a postdoctoral fellow at Carnegie Mellon University before becoming a research associate at the University of Pittsburgh School of Medicine.

In a statement, the University of Pittsburgh described him as an excellent mentor and prolific researcher who had co-authored more than 30 papers. His work focused on systems biology.


“Bing was on the verge of making very significant findings toward understanding the cellular mechanisms that underlie SARS-CoV-2 infection and the cellular basis of the following complications,” the school said. “We will make an effort to complete what he started in an effort to pay homage to his scientific excellence.”

Yahoo.com/news

Read Also:  Leaked intelligence report saying China 'intentionally concealed' coronavirus to stockpile medical supplies draws scrutiny

FALSIFICAÇÃO DOS RESULTADOS DE COVID-19 ???


A ser verdade, esta denúncia é muito grave.
As autoridades competentes devem apurar a verdade e tomar medidas para o caso de falsificação de resultados de COVID-19.

Fonte: Sarathou Nabian


Nigeria COVID-19 Table

Top 4:  Lagos,  Kano,  Abuja,  Gombe

Bottom 3:  Imo,  Abia,  Anambra

State With No Confirmed Case
Kogi,  Cross river

Highlights
On the 5th of May 2020, 148 new confirmed cases and 5 deaths were recorded in Nigeria
No new state has reported a case in the last 24 hours.
Till date, 2950 cases have been confirmed, 481 cases have been discharged and 98 deaths have been recorded in 34 states and the Federal Capital Territory
The 148 new cases are reported from 17 states- Lagos(43), Kano(32), Katsina(9), FCT(10), Zamfara(14), Taraba(7), Borno(7), Ogun(6), Oyo(5), Bauchi(3),Edo(3), Kaduna(3), Adamawa(2), Gombe(2), Plateau(1), Sokoto(1), Kebbi(1)



Native Reporters

Presidente da França Emmanuel Macron felicita Umaro Sissoco Embalo pela sua eleição ao cargo do Presidente da República da Guiné-Bissau.