quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Presidente do Tribunal de Contas: “RECEITAS NÃO JUSTIFICADAS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS SOMAM MAIS DE DEZOITO BILIÕES DE FCFA”

26/08/2020 / Jornal Odemocrata 

O Presidente do Tribunal de Contas (TC), Dionísio Cabi, revelou esta quarta-feira, 26 de agosto de 2020, que o valor das receitas dos fundos públicos não justificados pelas entidades públicas são dezoito biliões, quatrocentos e setenta e quatro milhões, quatrocentos e sessenta e um mil e quatro (18.474.461.004) Francos CFA.

Dionísio Cabi, que falava no ato da entrega de relatórios de auditorias ao Primeiro Ministro, assegurou que os controlos realizados permitiram à sua instituição evidenciar as causas que contribuem na má gestão da coisa pública, sobretudo a falta de instrumentos legais que orientem as atuações das entidades auditadas, o défice do sistema de controlo interno a nível administrativo e financeiro, a falta de aplicação de regras contabilísticas que regulam a coleta das receitas e a inobservância dos procedimentos de desembolso para a realização das despesas públicas.

Dionísio Cabi acredita que as constatações e conclusões, bem como as recomendações emitidas na auditoria possam ajudar determinadamente a melhorar a gestão das entidades públicas, sublinhando que perante os resultados apurados bem como as não justificadas nas auditorias é preciso que o chefe do governo “adote medidas urgentes” e que se impõem para minimizar o impacto da desordem, sobretudo de natureza financeira, afirmando que um país, como a Guiné-Bissau, que beneficia grandemente de apoios externos, não deve dar-se ao luxo de incentivar a prática de corrupção, essencialmente de ordem financeira e nos setores sensíveis da administração, designadamente setores sociais e económicos.

Dionísio Cabe adiantou que a corrupção de natureza económica, que arrasa o país no dia-a-dia, é algo inquietante que requer que as evidencias sejam demonstradas, discutidas, para que se possa propor soluções para o fenómeno, alegando que não há assunto mais polémico e atual do que a corrupção, mas dada a situação política delicada do país, “não advogamos pela posição musculada, mas deve-se adotar algumas medidas urgentes para conter o fenómeno”.


“Ainda como medidas a adotar para o desencorajamento da corrupção económica, o TC lança uma  reflecção, “será que é eficiente o meio de provas aplicável na Guiné-Bissau, nos crimes de enriquecimento ilícito?” questionou

Por outro lado, Cabi assegurou que a intenção do TC é fiscalizar anualmente todos os órgãos estatais, mas constrangimentos de ordem financeira constituem motivos de impedimento e pediu ao primeiro-ministro, na qualidade do chefe do governo, a se interessar pela disponibilização atempada de verbas para a ação de fiscalização do TC.  

Jornal O Democrata apurou que os relatórios cobrem as auditorias feitas nos oitos (8) departamentos da administração pública, para o período de 2017, 2018 e primeiro semestre de 2019. Tratam-se Hospital Nacional Simão Mendes, Conselho Nacional de Carregadores, Agência Nacional de Cajú, Direção Geral de Migrações  e Fronteiras, Direção Geral da Floresta, Direção Geral de Geologia e Minas, Petroguim. A auditoria ao Supremo Tribunal não se concretizou, lamenta a fonte.

Em reação, o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian prometeu uma colaboração institucional para que o TC possa cumprir na íntegra o seu papel, admitindo que se deve reconhecer que, depois de muitos anos de independência do país, houve falhas graves na gestão de coisa pública.

Segundo o chefe do executivo, se os valores não justificados fossem somados dariam uma soma avultada que poderia ser revertida para grandes projetos para o país, alertando os governantes a assumirem as suas responsabilidades.

Nabian informou que, doravante, não será permitido aos ministros e secretários de estado assinarem qualquer acordo sem o visto  prévio do primeiro-ministro e do TC. 

Por: Carolina Djemé

Justiça - Governo anuncia construção de uma unidade prisional em Ilondé


Bissau, 26 Ago 20 (ANG) –  O Governo, através do Ministério da Justiça anunciou a construção de uma unidade prisional na sessão de  Ilonde, sector de Quinhamel, região de Biombo, dotado de um sistema de segurança com padrões internacionais aceites e reconhecido.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro da Justiça, Fernando Mendonça  na cerimónia de empossamento dos membros do Gabinete de Administração de Bens Derivados do Crime e do Gabinete de Recuperação de Activos em cumprimento do Decreto nº 9/2018.

O governante disse, na ocasião, que a construção desta unidade prisional visa, por um lado, combater eficazmente o crime nas suas vertentes de punição e de recuperação de todos e quaisquer rendimentos decorrentes do crime e por outro impedir que os agentes do crime possam usufruir dos ganhos e rendimentos resultantes de práticas criminosas.

Nesse quadro, o titular da pasta da Justiça reiterou o empenho do Governo na busca de meios materiais, financeiros e recursos humanos necessários para o efeito.

Fernando Mendonça acrescentou que o executivo está empenhado na elaboração da Estratégia Nacional de combate ao tráfico de drogas, crime organizado, assim como da Lei de Cooperação Judiciária Internacional em matéria penal.

Disse que todo esse  esforço se inscreve no alargamento da presença da Polícia Judiciária em todo o território nacional, com  criação de Directorias Províncias devidamente equipadas.

Em nome dos empossados, o coordenador do Gabinete de Administração de Bens, Paulo Mendes promete o exercício das suas funções com responsabilidade. 

ANG/LPG/ÂC//SG

#Nota_Informativa


A Direção da TGB informa aos seus telespectadores que em consequência da queda abrupta da rede pública (EAGB) ocorrida na manhã de hoje (26/8) na plena emissão (precisamente quando eram 10h37), verificou-se uma avaria técnica na Central Técnica da TGB.
A Direção lamenta o sucedido e aproveita assegurar que a sua Equipa Técnica está engajada em trabalhos da sua possível recuperação.
Ciente dos transtornos que essa paragem possa causar aos nossos estimados telespectadores e clientes, a Direção da TGB agradece a compreensão de todos.

Bissau, 26 de Agosto de 2020
A Direção

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Povo da Guiné-Bissau
----------------------⁉⁉---------------
00- Caros meus amigos e irmãos pátriotas ativistas e não ativistas, primeiro é ter conhecimento do mérito da causa, não é apenas fazer barulho, leia os principais trechos do assunto, na defesa da democracia, vamos tocar fogo em factos, não havia razão para ficar argumentar (nonsense), na minha opinião, sendo um democrata é pensar caso não haja possibilidade da consequência de uma grande fraude que estava perdida de véspera. Como soldado da pátria rubrica da Nação me importa muito que atitude que eu tomasse, a grande força dominante no debate público Guineense sobre esse assunto.

1- As respostas para essas perguntas assustadoras não é fácil encontrar para os menos atentos, será que, a um plano sinistro em andamento que refere-se a qualquer evento sombrio longe dos olhos dos nossos cidadãos? e representa a materialização do risco em direção a nosso pátria, capaz de levar horrores do bioterrorismo até a nossa porta? alguns pátriotas trataram isso como dados de uma história recente de riscos e incertezas? será que é verdade essa versão? Ou estão a proveitar deturpar de forma aleatória!

2- Recentemente há várias tentativas de estabelecer mentiras na mente do meu povo, estou a ver mais conjuntos e númeras de aberrações sistemáticas sobre o que nem se quer alguns deles têm noção, se alguém não tem cabeça para pensar, então que usa a sua cabeça de BOGA que não lhe serve para nada para retroceder, e deixar os que são inteligentes e pensadores pensar o país, se quiser adivinhar o futuro e o presente todos eles existem simultaneamente com dimensões diferentes.

3- A conscientização da sociedade Guineense traduzem-se meramente numa produção de conceitos e teorias tendentes baseadas em interpretações fanáticas, portanto que fique claríssimo de que: A minha opinião não pode nunca ser usada com vista a preconceito, essa é um dos maiores e mais graves problemas no meio da nossa sociedade desde os primórdios, o que não se sustenta a menor exame moral, cada um de nós tem a liberdade de opinião de acordo com o seu nível do conhecimento e maturidade.

4- Dizer que, esse assunto merece meditação transcendental que promove autoconhecimento e aponta debate público através do diálogo nacional, para achar o nosso caminho nacional, desta feita: Nuno Gomes na biam, presta bem atenção: As principais competências e habilidades de um líder é resumido em ação democrática para garantir uma boa liderança, é ter a competência cognitiva moral e relacionadas às habilidades individuais afetivas interpessoais.

900- Agora vamos começar um pouco pelo óbvio: É uma afronta ao povo da Guiné-Bissau, se é, justifica porque? pela atribuição de competência porque ligar logo o Presidente da República com a situação se a Guiné-Bissau já teve as suas relações com Emirados Árabes antes do Sissoco Embalo assumir a Presidência da República? Será que não é um documento escrito de sucessivos Governos dos paisagistas que estava na gaveta?

5- Razões para aprender árabe existe ou não na Guiné-Bissau? Língua arábe vai ser uma imposição nas escolas públicas é isso que disse o Ministro da educação de que, todos os assuntos vão ser relativos ao ensino? Será que a um alto escalão corporativa do Estado que vai ganhar com isso e não a nação Soberana?

6- Será que esse ato pode ser considerado arbitrário, GB sendo um uma nação multiétnica a onde há diversidade racial e cultural com categoria de Estado equivalente ao ambiente democrático pluricultural? Quem é Jurista na GB- que tem materia para dizer que juridicamente esse ato é um crime?

7- Será que é delirante na Guiné-Bissau esse ato? Ou é um ato impensado do Estado? Podemos dizer que é um ato Anti democrático?

8- Ou seja esse ato é tão mau, e chega ser até ameaça a democracia na Guiné-Bissau?

9- Alguém tem razões principais para empenhar em aprender língua árabe na Guiné ou não?

10- Será que aprender árabe significa aprender ser terrorista?

11- Ou um país, uma Nação precisa e deve estar pronto para testar as suas habilidades linguísticas nas relações internacionais ou não?

12- Esse língua tem muita importância no mundo ou não? O nosso país tem a ganhar com ele ou não?

13- Os agentes de Serviço de Informações de Segurança Nacional Guineense precisam de aprender língua árabe ou não?

14- Aqueles que querem seguir carreira diplomática precisam de língua Árabe ou não?

15- Aprendizagem de língua Árabe seria uma tendência de perigo iminente na Guiné-Bissau?

16- Na Europa e os Estados Unidos, onde é falado fluentemente em abundância tanto por entidades patronais qual é negatividade?

17- É um desafio entusiasmante ou não? Não devemos negligenciar língua árabe ou devemos negligenciá-lo?

18- Não é basta sentir conformidade ou negligenciar, e se for baseada em questões de interesse suprema nacional, é crime?

19- Podemos considerar a prática de ideologia racista e discriminação religiosa, a intenção do Governo da Guiné-Bissau que pensa implementar no currículo escolar Guineense, o ensino da língua árabe? A constituição da República pode ordenar a resignação desse ato ou não?

20-Isso é instrumentalização das instituições do Estado que segundo as ordens da Constituição da República é Guiné-Bissau é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas?

21- Quais são às vantagens e desvantagens da introdução da lingua árabe no nosso sistema do ensino Guineense, será que é obrigatório?

22- É a responsabilidade democrática do Estado liderar e coordenar o dinamismo da sociedade e dar respostas que vai estabelecer metas objetivas para cada família, delegar poder, dar ordens e orientações desenvolver e implementar meios para acompanhar e controlar as atividades do país e do povo, então é preciso ter a noção sobre instrumentos de bem coletivo nacional baseado em valores e princípios basilares institucionais do mundo contemporâneo, eu não vejo crime mas sim vejo a falha do governo em executar o plano para promoção de bem estar SOCIAL de todos nós.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por minha inciativa, recebi hoje das mãos do Venerando Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas Dr. Dionísio Cabi, um conjunto de oito relatórios de auditoria financeira referente ao exercício económico dos anos 2016,2017 assim como do 1° semestre de 2018 realizadas às instituições públicas.

É cometido ao Tribunal de Contas uma importante missão orgânica de fiscalizar a legalidade e regularidade da atuação dos órgãos do Estado.

Enquanto Chefe de Governo, é minha responsabilidade combater a desgovernação no setor administrativo do Estado e proporcionar mecanismos de controlo eficientes, capazes de orientar a nossa administração pública.

Para atingirmos níveis satisfatórios de boa gestão da coisa pública, iremos reforçar os instrumentos legais que orientam as atuações das entidades públicas, vamos aumentar a vigilância no controlo interno ao nível admnisitrativo e financeiro, e iremos ser implacáveis com quem violar as regras contabilísticas que regulam a coleta de receitas e observância dos procedimentos de desembolso para a realização das despesas públicas.

Aproveitei a ocasião para saudar o excelente trabalho técnico dos Conselheiros do TC, fato que será determinante na melhoria da gestão das entidades públicas.

Enquanto Chefe do órgão executivo e administrativo da Guiné-Bissau, manifestei todo o meu empenho pessoal em adotar e fazer funcionar as medidas urgentes que se impõe para minimizar o impacto da desordem de natureza financeira no Estado.

GOVERNAR PARA TODOS
#Relatoriostribunalcontas
#GovernoGB2020

Eng. Nuno Gomes Nabiam
Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

Fonte: Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Movimento contra Presidente do Mali apoia junta militar que o derrubou

O movimento de protesto que se mobilizou durante semanas contra o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, disse hoje estar pronto para "acompanhar" a junta militar que o derrubou no processo de transição para devolver o poder aos civis.

© Reuters
"Estamos disponíveis para acompanhar este processo, viemos para trocar e reafirmar que estamos nas mesmas posições" que os militares, disse Issa Kaou Djim, um associado do influente imã Mahmoud Dicko, no final da primeira reunião formal entre a junta e o Movimento de 5 de Junho - Reunião das Forças Patrióticas (M5-RFP).

"Fomos tranquilizados [quanto ao facto] de estes soldados serem patriotas, grandes intelectuais. O Mali, em todas as suas componentes, está nesta dinâmica de federação de todos", referiu Issa Kaou Djim após a reunião.

Modibo Koné, outro membro da delegação desta coligação heterogénea de opositores políticos, líderes religiosos e membros da sociedade civil, acrescentou: "Dissemos à junta que seria útil ter discussões substantivas depois. Eles estão de acordo e disseram que vão consultar o povo".

O encontro, que durou perto de uma hora, realizou-se na sede do campo de Kati, a cerca de 15 quilómetros de Bamako, que se tornou a sede do novo Governo. Será seguido por um outro no sábado, na presença do chefe da junta, o coronel Assimi Goïta, que estava hoje ausente, segundo os participantes.

O M5-RFP tinha liderado uma frente sem precedentes contra o Presidente Keita que durou semanas antes de os jovens oficiais o derrubarem, em 18 de agosto.

O movimento tinha saudado o golpe, dizendo que os militares tinham "completado" a sua luta. Milhares de apoiantes aplaudiram os militares em Bamako, em 21 de agosto.

A junta prometeu devolver o poder a civis dentro de um prazo não especificado e tem vindo a realizar consultas com as forças políticas e sociais e representantes da comunidade internacional desde a semana passada, incluindo o chefe da missão da ONU no Mali (Minusma), Mahamat Saleh Annadif, na terça-feira.

O golpe de Estado começou com a detenção pelos militares de Ibrahim Boubacar Keita e do seu primeiro-ministro, Boubou Cissé, bem como a detenção de altos funcionários civis e militares, que foram levados para o campo militar de Kati, nos subúrbios da capital maliana.

O golpe de Estado de 18 de agosto foi o quarto na história do Mali, que se tornou independente da França em 1960. Os militares tomaram o poder em 1968, 1991 e 2012, tendo o último golpe de estado aberto as portas do país a várias milícias.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões das Nações Unidas e da União Europeia.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013 e renovou o mandato de cinco anos em 2018.

In LUSA

COVID-19 is a plan to control African Countries through difficult loans – Tanzania President

President John Magufuli
August 25, 2020 Samuel Abasiekong  9newsng.com

The only country which never really follow the World Health Organization – WHO COVID-19 protocol is Tanzania.
Its President John Magufuli reminds African leaders, saying COVID-19 is a strategy from the West to grow their economy at the detriment of African countries:

“They asked us to lock-down everywhere, (our) economy including churches because of COVID-19. Some gullible African leaders rushed to do that. But I refused, I told them God is bigger than COVID-19.

“They mocked us thinking that we are fools. Unknown to some African leaders, these people that deceived you into denying God and subjecting your people to untold hardship already have ways to make their economy work again, they will use Africa…”

“While African leaders were busy shutting down their economies, they were busy making plans on how to give Africa loans for them to control us with heavy debts…This is the plan, they will use Africa to make their economy work for free while Africa will cede their lands, resources and independence to survive… Tanzania can never be part of this mess… We’re COVID-19 free and our economy is booming”.

A Comissão da Revisão Constitucional entregou hoje a proposta do "Projecto de Revisão da Constituição da Republica".

A Comissão Técnica para a Revisão Constitucional apresentou hoje ao Presidente da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, comandante supremo das forças armadas, a sua proposta, que tenta resolver as "fricções" entre os vários órgãos de soberania do país.











Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

Proposta de revisão constitucional na Guiné-Buissau pretende resolver “fricções”

A Comissão Técnica para a Revisão Constitucional apresentou ao Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a sua proposta, que tenta resolver as "fricções" entre os vários órgãos de soberania do país



A Comissão Técnica para a Revisão Constitucional apresentou hoje ao Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a sua proposta, que tenta resolver as “fricções” entre os vários órgãos de soberania do país.

Umaro Sissoco Embaló criou, em maio, por decreto presidencial, a comissão para criar um projeto de revisão da Constituição para ser adaptada aos “desafios contemporâneos” e sistema de Governo que “garanta a estabilidade do país”.

A comissão, composta por cinco elementos e coordenada pelo jurista guineense Carlos Vamain, entregou hoje a proposta ao Presidente Umaro Sissoco Embaló.

“O que mereceu a nossa atenção na Constituição atual são alguns problemas que geram fricções entre os diferentes órgãos de soberania. Temos um sistema semipresidencial, portanto, com um executivo bicéfalo, e isso gera sempre algumas fricções, porque há uma diferença de legitimidade entre as duas figuras que ocupam funções de Presidente da República e de chefia do Governo”, afirmou, aos jornalistas, Carlos Vamain.

Carlos Vamain explicou que a comissão tentou “resolver os problemas que estão na origem das fricções”.

“O objetivo é tentar criar mecanismos que possam criar harmonia no relacionamento entre as diferentes instituições públicas e também no sentido de que haja estabilização do próprio sistema”, salientou.

Questionado sobre se o sistema de governo poderá mudar, Carlos Vamain disse que “não”, mas considerou que “correções ao sistema podem ajudar” sem o “descaracterizar”.

“Umas das diferenças mais salientes é a introdução do Tribunal Constitucional, que poderá desempenhar um papel importante na estabilização do próprio sistema, com controlo preventivo, com controlo à posterior. Isso também é uma das questões que figura na ordem do dia e que pode ajudar de sobremaneira no equilíbrio entre os diferentes órgãos de soberania do país”, afirmou.

A Guiné-Bissau não tem um Tribunal Constitucional e é o Supremo Tribunal de Justiça que tem acumulado as funções de constitucional.

O jurista considerou também que o projeto de revisão hoje apresentado pode reduzir os problemas.

A Comissão Técnica para a Revisão Constitucional, coordenada pelo jurista e advogado guineense Carlos Joaquim Vamain, integra também a antiga presidente do Supremo Tribunal de Justiça Maria do Céu Monteiro.

Os principais parceiros internacionais da Guiné-Bissau têm insistido na necessidade da revisão constitucional para minimizar os conflitos políticos no país.


MSE // JH

In LUSA

Guiné-Bissau: um mês depois do ataque Rádio Capital FM retoma emissão e volta a convívio dos ouvintes

Bissau, 26 de Agosto de 2020 Por CNEWS

A Rádio Capital FM retomou esta quarta-feira (26.08), as suas emissões, precisamente, no dia em que completa um mês depois do ataque de homens fardados e armados, que destruíram os seus materiais e silenciaram a emissora.

Os responsáveis da Rádio Privada decidiram pela retoma das atividades da CFM, com o apoio dos ouvintes e amigos da Rádio, que ajudaram na aquisição de “novos materiais”.

Ainda assim, a programação da Capital FM vai esperar um pouco, até quando a sua retoma for anunciada pela direção da estação privada, o que “está prevista para os próximos dias”, soube o CNEWS.

30 dias depois, os resultados das investigações ainda não são conhecidos. Ninguém foi detido ou indiciado pelo ataque à Rádio Capital FM, apesar de várias promessas das autoridades políticas, que visitaram a Rádio, horas depois do ataque de homens fardados e armados, que aconteceu no dia 26 de julho.

Emissão da Rádio Capital FM voltou no ar em 87.7 Mhz

Nota esclarecimento: Introdução da Língua Árabe no currículo Escolar Guineense - Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior

Na sequência da Assinatura de um acordo entre o Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e a Associação Fityaanou Sidkhine do Senegal cujo objectivo é a melhoria do acesso de qualidade e de governação das instituições escolares onde se ensina em língua árabe e a formação dos jovens, sobretudo das camadas mais vulneráveis, despoletou-se um grande debate sobre a questão da introdução da Língua Árabe no Sistema do Ensino Guineense.

Ao longo da Semana, várias interpretações foram feitas sobre o assunto e como sempre alguns grupos de interesse, bem identificados, que certamente estão muito incomodados com as políticas e as reformas em curso no Sector da Educação da Guiné-Bissau tentaram, intencionalmente, colocar um vídeo manipulado e muito desenquadrado da intervenção de Sua Excelência Senhor Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, em como estaria a defender o ensino do Alcorão no Sistema Educativo Guineense.

O discurso da sua excelência o Ministro da Educação foi no sentido de solicitar apoios urgentes para o recenseamento das escola Madrastas e corânicas existentes na Guiné-Bissau e aida a realização de um censo sobre o número de crianças que querem estudar mas sem possibilidades para o fazer.

Também lamentou a questão das crianças em condições de talibés que andam a busca de conhecimento do Alcorão e confrontam-se com dificuldades, violências e até mortes.
Porquê que um ministro da tutela não pode solicitar apoios para crianças vulneráveis poderem ser organizadas e dadas uma educação de uma maneira formal e segura? É uma questão, certamente, em aberto para reflexão.

A questão da Introdução da Língua Árabe não é um sinónimo de aprender o Alcorão como bem vincou o Presidente da Associação Fityaanou Sidkhine Cheikh Ousmane Diwo, após a formalização da parceria com o Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da República Soberana da Guiné-Bissau.

Para estes desatentos, a introdução da Língua Árabe no Sistema de Ensino Guineense, não foi uma decisão exclusiva e unilateral do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, foi sim, uma decisão do Governo da República de Guiné-Bissau, chefiado pelo Eng. Nuno Gomes Na Bian, que não é muçulmano, e os 22 dos seu membros, que, também, não o são. Esta medida consta do Programa do Governo que foi adotado pelo Conselho de Ministros e submetido e aprovado na Assembleia Nacional Popular da da Guiné-Bissau, órgão legislativo máximo da República e fiscalizador da acção governativa.

E, ainda, de acordo com informações e testemunhos dos mais antigos quadros da Educação na Guiné-Bissau, esta temática (escola corânica, madrassa, língua (s) de ensino, línguas nacionais/ língua oficial, entre outras questões/variáveis que incidem positivamente ou negativamente sobre o nosso sistema educativo foram objecto de vários estudos/reflexões e debates no país (INDE/1985-87, UNICEF/1993-95, Alternag/Sinaprof/1996, INEP/1992-94. O simples facto de constituir tema de análise e de reflexão, significa que faz parte da nossa paisagem socioeducativa, pelo que não deve ser temido ou menosprezado.

A actual liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino superior apela a colaboração e a contribuição de todos nas grandes reformas projetadas para fazer andar a educação na Guiné-Bissau.
Para finalizar, o Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, sábiamente dirigido por Sua Excelência Senhor Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé deixa Claro que não vai se curvar perante falácias, montagens e tentativas de bloquear, mais uma vez a educação na Guiné-Bissau.

Organização, consolidação da Paz e reformas na educação é o foco da actual Liderança.
Podem continuar a falar!

Bissau 26 de Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

GUINÉ-BISSAU: MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL E PODER LOCAL

Conselho Diretivo 26 de agosto de 2020
Apresentação do Plano de ação de cada direção.







Dr. Fernando Dias da Costa, Ministro da Administração Territorial e Poder Local.


DG da GETAPE
Dr. Buam na Nbana
Breve entrevista sobre a apresentação do Plano de acção da GETAPE.

DG da ADM
Dra. Sábado da Silva

Breve entrevista sobre a apresentação do Plano de acção da ADM.

Secretário Geral da Câmara Municipal de Bissau
Dr. Lenti Embassá
Breve entrevista sobre a apresentação do Plano de acção da Câmara Municipal de Bissau.


DG da Descentralização Administrativa
Dr. Jorge V. Baldé Jr.
Breve entrevista sobre a apresentação do Plano de acção da D.A.


DG da Administração do Território
Dr. Filipe Quintunda.
Breve entrevista sobre a apresentação do Plano de acção da Administração do Território.

VATICANO - Papa Francisco retoma audiências gerais com fiéis em 2 setembro

O Papa Francisco vai retomar a partir da próxima semana a celebração com fiéis das audiências gerais de quarta-feira, suspensas há seis meses devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o Vaticano.

© Reuters
As audiências gerais foram suspensas em 07 de março, quando Itália decretou as primeiras medidas de confinamento, e voltam agora a acontecer, mas não terão lugar na Praça de São Pedro.

Segundo o Vaticano, a partir de 02 de setembro as audiências gerais de quarta-feira passam a ser celebradas no Pátio de São Dâmaso, um pátio fechado do Palácio Apostólico e significativamente mais pequeno em comparação com o local habitual.

Em vez dos milhares de pessoas que costumavam assistir às audiências na Praça de São Pedro, no pátio serão instaladas no máximo 500 cadeiras, adiantou um porta-voz do Vaticano à agência noticiosa francesa AFP.

Depois de suspensas, há seis meses, o Papa Francisco continuou a celebrar tanto as audiências gerais como a oração dominical do Ângelus a partir da sua biblioteca.

Entretanto, o Ângelus voltou a ser celebrado na Praça de São Pedro, com regras de segurança que incluem o distanciamento social, mas as audiências continuaram suspensas.

Durante os últimos meses, o Papa Francisco permaneceu no Vaticano, sem contacto com os fieis e visitas limitadas, tendo saído pela primeira vez desde o fim do confinamento em Itália em junho para uma visita surpresa em 05 de agosto à Basílica de Santa Maria Maior em Roma.

Antes dessa, a última saída conhecida do chefe da Igreja Católica foi em 20 de abril, durante o confinamento, quando celebrou a missa na Igreja do Espírito Santo em Sássia, perto da Praça de São Pedro.

O novo coronavírus, que na Cidade do Vaticano infetou uma dezena de pessoas, obrigou à suspensão dos atos do Papa, que passaram a ser transmitidos ao vivo, e das viagens internacionais.

In LUSA

COVID-19 - África ultrapassa os 1,2 milhões de casos que quase duplicam desde julho

África ultrapassou nas últimas 24 horas os 1,2 milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase duplicando as infeções em pouco mais de um mês, e contabilizando mais 342 mortos em relação ao dia anterior, segundo dados oficiais.

Guiné-Bissau 24/08/2020 @faladepapagaio

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados dos 55 membros desta organização, refere que a região conta agora com 1.202.918 infetados, mais 7.621 que terça-feira.

A meio de julho, os casos de covid-19 em África eram sensivelmente metade (625.702 a 15 de julho).

Em relação às vítimas mortais, elas ascendem agora a 28.934, mais 342 que no dia anterior.

Na região foram dados como recuperados da doença 931.057 infetados.

A África Austral regista o maior número de casos e de mortos devido ao novo coronavírus: 654.558 infetados e 14.226 mortos.

Só a África do Sul, o país mais afetado do continente e o quinto a nível mundial, contabiliza 613.017 casos e 13.308 mortes.

O norte de África é a segunda zona mais atingida pela pandemia, com 216.099 doentes infetados e 8.130 mortos, seguindo-se a África Ocidental: 156.604 infetados e 2.348 mortos.

A África Oriental contabiliza 122.782 casos e 2.545 mortos devido à covid-19, enquanto na África Central estão contabilizados 52.875 infetados e 1.027 vítimas mortais do novo coronavírus.

O Egito, que é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.298 mortos e 97.619 infetados, seguindo-se a Argélia, com 1.443 mortos e 42.672 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 52.800 infetados e 1.007 mortos, e o Sudão: 12.974 infetados e 819 mortes.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de casos (tem hoje 3.568 casos e 37 mortos), seguindo-se Moçambique (3.508 casos e 37 mortos), Angola (2.283 casos e 102 mortos), de acordo com os dados divulgados pelas autoridades oficiais destes países.

Os casos na Guiné-Bissau (2.205 infeções e 34 mortos) e São Tomé e Príncipe (891 casos e 15 mortos) foram os divulgados pelas autoridades oficiais destes países na segunda-feira.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualizou no passado dia 23 os dados e registou 4.926, um aumento de 34 pessoas face aos 4.892 infetados registados a 1 de agosto, e 83 óbitos, número que mantém desde o princípio do mês.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. 

Por LUSA

#UNIOGBIS : REUNIÃO DE RESTITUIÇÃO DO RELATÓRIO APRESENTADO NO CS DA ONU AOS PARTIDOS COM ASSENTO PARLAMENTAR( 25/08/2020)

Fonte: Estamos a Trabalhar

Por: Sidney Monteiro

"tomaram parte na reunião dos Representantes dos Partidos Políticos com Assento parlamentar, a convite da Senhora Representante do SG NU na Guiné-Bissau, Rosine Coulibaly nas instalações da UNIOGBIS, em Bissau, hoje, 25 de agosto, das 10 as 12 horas, com o objetivo de informar os Partidos Políticos das apreciações e recomendações do Conselho de Segurança da ONU sobre o Relatório do Secretário Geral das NU, sobre a situação política na Guiné-Bissau.

Todos os Partidos Políticos com Assento parlamentar estiveram representados no encontro.

1-A Senhora Representante informou que o Conselho de Segurança reconhece as ações importantes como o Reconhecimento internacional dp Presidente da República eleito, General Umaro Sissoco Embalo e a aprovação pelo Parlamento, do Programa do Governo do Eng. Nuno Gomes Nabiam.

2-Também informou que o Conselho de Segurança emitiu uma mensagem forte para as autoridades atuais da Guiné-Bissau, no sentido de completar o quadro de exigências da Comunidade internacional no respeita às Reformas das Leis do País, nomeadamente, a Constituição da República, Lei Eleitoral e Lei Quadro dos Partidos Políticos, em vigor. Igualmente, recomenda que as reformas dos Setores de Defesa e Segurança sejam operadas.

3-O Conselho de Segurança também analisou as questões de Tráfico de Droga da respeito pelo princípio de Estado de Direito Democrático, da Justiça e dos Direitos humanos na Guiné-Bissau assim da liberdade e pluralidade de opiniões. O Conselho de Segurança exortou as autoridades guineenses para a promoção do Diálogo Nacional Inclusivo envolvendo partidos políticos e a Sociedade Civil - Pacto de Estabilidade Política para consolidação da democracia e boa governação do país.

4-Lembrou aos partidos políticos que a Missão da UNIOGBIS chegou ao fim e processo de transição está em curso prevendo o seu término em finais de dezembro deste ano em curso, com a transferência dos dossiês às outras Agências dos Sistema das Nações Unidas no pais e na Sub-região africana.

5-Informou que, apesar do fim da missão de UNIOGBIS, a CEDEAO, UA e NU, continuam acompanhar o país na sua luta para estabilidade política e governativa.

6-Reconhece que a CEDEAO não dispõe um mecanismo de seguimento e avaliação das suas ações no terreno e compete a Guiné-Bissau adotar este mecanismo tão necessário, tendo em conta às nossas nossas fragilidades sócio-políticas.

7-A questão da liberdade da imprensa também mereceu à atenção dos Membros do Conselho de Segurança com destaque no último incidente da Rádio Capital FM.

8-Reconhece o fato estarem em curso diligências ao nível da ANP e da Presidência da República, para a revisão da Constituição da República e exorta os Partidos Políticos no sentido de se engajarem neste processo. Os partidos devem identificar os pontos ou elementos de conflito nas leis internas com vista à sua remoção.

9-Informou que está agendado um encontro na sexta-feira, para o Governo da Guiné-Bissau apresentar o seu Programa ao Sistema das Nações Unidas, convidando para o evento outras instituições do estado guineense. Exortou aos políticos no sentido de avaliação das capacidades nacionais na resolução das principais questões do país." 


King of Bahrain arrives in Dubai with his Robot bodyguard.

Talk about the 4th Industrial Revolution.

It can speak 6 languages. It can rescue him and carry him from mobs. It can physically fight, chase, shoot. 

It's armed with an electric taser, an undisclosed 360 degrees camera system Secondary to a set of infrared cameras, 3 hidden machine guns with enough ammunition to fight 1050 men and a laser guided sniper machine gun. 

It also carries the medications and water of the king.
The guard cost about US $7.4 million

New Africa

ESCLARECIMENTO DE RÁDIO ÁFRICA FM NEWS SOBRE ORDEM DO JUÍZ DA VARA CÍVEL DO TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU QUE ORDENOU A “DETENÇÃO IMEDIATA” DO MINISTRO DOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES, JORGE MANDINGA, POR SUPOSTAMENTE TER ORDENADO A SOLTURA DO NAVIO “AS PAMIRA” DA EMPRESA MAERSK LINE, APREENDIDO POR UMA DECISÃO JUDICIAL NO QUADRO DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA.



Fonte: Rádio África fm News

Guiné-Bissau: Reflorestação - Autoridades Governamentais promovem a campanha do repovoamento florestal em Bissorã.


Director-geral da Floresta e Fauna assegurou que, na Região de Oio, uma media de 200 hectares de florestas encontram-se degradadas

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Transportes - Motoristas dos transportes mistos Bissau - Ziguinchor inconformados com a redução de lotação dos passageiros.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

PROFESSORES CONTRATADOS DE BISSAU EXIGEM O PAGAMENTO DE DOZES MESES DE SALÁRIOS


O Coletivo dos Professores Contratados do setor autónomo de Bissau do ano letivo 2018/2019 exigiu esta terça-feira, 25 de agosto, o pagamento de salários referentes a 12 meses das suas atividades laborais.

A exigência de 44 professores contratados em Bissau foi tornada pública em conferência de imprensa realizada no recinto escolar do liceu Dr. Agostinho Neto, pelo seu porta-voz, Mendes Mende.

Mendes explicou aos jornalistas que o governo pagou a dívida dos contratados das oito regiões com exceção dos contratados do setor autónomo de Bissau, sublinhando que trabalharam durante um ano sem receber nenhum tostão.

Acusou o diretor-geral dos recursos humanos do ministério de Educação de estar a “agir de má fé e ser obstáculo”, por não ter enviado os seus nomes ao ministério das Finanças para efeitos de pagamento dos seus salários em atraso.

O coletivo promete avançar com “nova estratégia de reivindicação”, no prazo de uma semana, caso o Ministério de Educação não mande seus processos aos ministérios da Função Pública e das Finanças para os devidos efeitos.

‎Bissau Última hora‎ 

Resumo sobre o Episódio das mentiras dos derrotados a tempestade realizado no âmbito frustrante do delírio coletivo em Portugal......


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau
--------------------⁉⁉---------------------
Resumo sobre o Episódio das mentiras dos derrotados a tempestade realizado no âmbito frustrante do delírio coletivo em Portugal, os humilhados nas urnas democraticamente agora nas redes sociais estão a fazer suposições bruxas, eu afirmo para o meu povo Soberano de que: Agora temos UMA NOVA ERA NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS entre o chefe de Estado maior das forças armadas General Biaguê Nan Tam, e o comandante supremo das forças armadas General Umaro Sissoco Embalo, se assim for a independência, a soberania, integridade territorial, Nação e a pátria esta bem assegurada são órgãos que têm poderes decisórios sobre o destino do país, então a segurança institucional esta garantida, não pode de jeito nenhum um grupo desconhecido entrar as nossas fronteiras com as armas clandestinamente, este é o meu desafio de manter vigilante informar o meu povo, tudo sobre 150 estratégias protogolpistas dos derrotados, que fica claríssimo de que, o vosso plano maquiavélico não vai ser válido em função das circunstâncias, ao meu juízo já nada espero de tais personagens sem moral voltar ao poder, será que resta ainda algum sentido de decência para essa gente? Com alusões indiretas vão por inferno, prestam bem atenção: Os motivos que são claras e objetivas dessa derrota inequívoca, mostra emoção do instante é também o resultado da memória de violência injustiça social e de humilhação que o PAIGC tem feito ao nosso povo a meio século. Agora os outros paigcistas envergonhosos estão a fazer aproximações sucessivas para ganhar a visibilidade na vida política hoje assim enganar as bestas menos atentos de que são jovens intelectuais e vão salvar o PAIGC FASCISTA perda de tempo.

Por isso, é o meu direito e dever como cidadão atento convicto e determinado, falar para o meu povo sobre situação atual do país trazer trechos e selecionar alguns acontecimentos nas redes sociais, que vai causar estímulos aos meus amigos no FACEBOOK e influenciar pessoas como evitar preocupações e começar a viver higiênico isto é, de "consciência limpa" é para quem não deve nada a ninguém, e sabe que lutou muito psicologicamente fisicamente financeiramente para alcançar o PODER, então vive de consciência tranquila e levar a vida mais leve, eu me refiro ao General Umaro Sissoco Embalo na Presidência da República.

Porque, é notório depois da vergonha nacional promovido pelo derrotado em Portugal, os seus fanáticos que defendem os direitos dos animais que na verdade não sabem nada da Política, muitos deles têm comportamento muito estranho que ao meu ver deve e merece ser avaliada com prudência, alguns que ainda alimentam a esperança inexistente, estão agressivos nas redes sociais porquê? Porque ouviram por espanto na voz do lider falando da roubalheira isto é, SAMANGUANA que estava no seu jogo de Plastechem quer dizer sonhos ilusórios, quando esse disse nas suas loucuras ficam avontade enquanto mais esperamos vamos chegar ao PODER, isso era momentâneos mais divertidos dos derrotados o que é muito normal na democracia.

Desta feita, eu quero tranquilizar os vencedores porque, os derrotados ainda andam extremamente angustiados e profundamente confusos e muito traumatizados, quem vai para a Presidência da República é através da mão do povo Soberano do resto não vai não interessa.

Dizer que, em circunstâncias em que nos encontramos, eu afirmo categoricamente de que: Para tornar possível fazer um Golpe de Estado na Guiné-Bissau é só passar por cima de cadáver do Chefe de Estado maior general das Forças Armadas General Biaguê Nan Tam, um homem honrado com dignidade que eu conheço muito bem com alto sentido de responsabilidade, e sem dúvidas é consequentemente passar por cima do cadáver do povo Soberano, e se isso acontecer então Domingos Simões Pereira SIM vai dormir dentro de grelhado Largo da Rosa, "Presidência da República".

Entre os filtros de vozes disponíveis no Facebook entre bêbados e monstros é tudo falso sobre destituição do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo, enquanto a sua excelência não cometeu um crime de responsabilidade doloso e qualificado como diz o Artigo 72 ponto número ( 3) o que significa sua excelência violentar o juramento institucional, isto é, a constituição da República, eu garanto aos meus amigos irmãos aqui no FACEBOOK e à sociedade Guineense na sua escala global, cada um pode dormir o país esta praticamente controlado.

Os meus conselhos para com a sua excelência General Umaro Sissoco Embalo ir cada manhã para cozinha da presidência prepar o café e "#apostar hashtag on Instagram, Photos and Videos", e desfrutar a sua vida: e evitar preocupações dos aqueles que não têm paz e tão pouco têm sossego se preocupar com o seu amor ao nosso povo Soberano, e ter a certeza da sua vida perfeita na vontade popular, o mundo está a desmoronar para os derrotados, o que está acontecer agora não vai transformar ou mudar nada, a não ser causar ruína na vida dos derrotados, sua Excelência General Umaro Sissoco Embalo procura um livro da série dos frustrados e desequilibrados para perceber o Estado emocional dos derrotados e dar gargalhadas sentado no sofá na Sala de Jantar e olhar para Plasma TV, não importa com nonsense!

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Acusado de obstrução à justiça: JUIZ ORDENA A DETENÇÃO DO MINISTRO DE TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES


O juíz da Vara Cível do Tribunal Regional de Bissau ordenou a “detenção imediata” do Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Jorge Mandinga, por supostamente ter ordenado a soltura do navio “AS PAMIRA” da empresa MAERSK LINE, apreendido por uma decisão judicial no quadro da administração da justiça.

No despacho datado de 24 de agosto (segunda-feira), a que O Democrata consultou esta terça-feira, 25 de agosto de 2020, o juiz do processo nº 146/2020 explicou que Jorge Mandinga terá ordenado a soltura do navio por ordem “emanada do chefe do governo” com o objetivo de “zelar pelos superiores interesses do país em matéria de cooperação e colaboração com os tradicionais parceiros da Guiné-Bissau”.

“Ressalta à vista que impendem sobre a pessoa do Ministro fortes indícios da prática de um crime de obstrução à atividade jurisdicional, sendo ainda o autor moral, pela sua atitude deliberada, de um outro crime de desobediência”, lê-se ainda no despacho.

O juiz relatou no seu despacho que há ainda indícios fortes de que o Instituto Marítimo Portuário e os seus agentes foram igualmente “co-atores materiais” ao terem recebido e executado cabalmente, e fazê-lo de costas viradas à lei em vigor, uma ordem que “não só era manifestante ilegal como também se reconduzia à prática ilícita dos atos reputados criminosos, em alusão aos artigos 228º, 229º e 239º, todos eles do Código Penal Guineense”.

O juiz fundamenta que, segundo a corrente legalista, não existe dever de obediência em Direito Administrativo à ordem do superior hierárquico ao subalterno, mesmo que seja dada intrinsecamente e em objeto de serviço, desde que se trate de uma “ordem ilegal ou ilícita”.

“A ordem que o Ministro alega ter recebido não se trata, pelos vistos, de uma ordem dada por escrito e a questão “sub judice”, reportando-se a um litígio entre os particulares e não à administração Pública, nada tem a ver com a relação entre o superior hierárquico e o subalterno – o caso do Chefe do Executivo e do seu Ministro” argumentou o juiz, ordenando à Secretaria judicial que extraia e remeta a certidão ao Ministério Público para o efeito de procedimentos criminais contra todos os implicados na “soltura ilegal” e à revelia de uma decisão judicial, do navio “AS PAMIRA” apreendido da empresa requerida.

O juiz ordenou também ao Instituto Marítimo Portuário a “apreensão imediata de um outro navio da requerida RAQUEL – S, 1937”, determinando ainda a interdição total e imediata do embarque, bem como do acondicionamento dos contentores da requerida em qualquer que seja navio, enquanto não houver ordem judicial que disponha em contrário, mantendo-se a empresa APGB como fiel depositária.

Entretanto, O Democrata contatou por telefone, o chefe de gabinete do Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Júlio Azevedo João da Silva, que foi igualmente referido no despacho, para reagir sobre o despacho do juiz da Vara Cível que ordenou a detenção do ministro.

Júlio Azevedo disse desconhecer o conteúdo do despacho que ordenou à detenção de Jorge Mandinga.
“Até então não fomos notificados oficialmente, sobre o despacho“.

Bissau Última hora