quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

5 questões para compreender como funciona a União Europeia

 UE-UA 6 Redacção / Pt 16 de fevereiro de 2022

A 6ª Cimeira entre a União Africana e a União Europeia terá lugar a 17 e 18 de Fevereiro de 2022 em Bruxelas, Bélgica. Uma oportunidade de descobrir como funciona a UE. Uma máquina política e tecnocrática complexa mas altamente estruturada. Explicações.

No centro da Europa, em Bruxelas, é impossível ignorar a presença da União Europeia como organização. Os edifícios que albergam as instituições da organização continental são impressionantes na sua dimensão. “A UE corresponde a mais de 50.000 funcionários”, diz Ken Godfrey, diretor belgo-britânico da Parceria Europeia para a Democracia (EPD), uma organização da sociedade civil que faz campanha pela promoção da democracia em todo o mundo, incluindo na Europa. Ken trabalhou para a União Europeia durante muitos anos no passado. Isto dá-lhe um bom conhecimento tanto da estrutura da organização como do seu funcionamento. Ele dá as chaves, resumidas em cinco perguntas (e dez pontos) neste artigo, para compreender esta organização que a União Africana parece inspirar-se, particularmente em termos do seu quadro institucional.

1. Como está estruturada a máquina europeia?

A União Europeia é "uma tecnoestrutura caracterizada por uma burocracia assumida". As instituições que fazem funcionar a União Europeia não foram criadas ao mesmo tempo. Hoje em dia, a estruturação da organização assemelha-se a este tipo de organigrama.

2. Como esta organização funciona?

Como a maioria das organizações deste tipo, há importantes jogos de poder e por vezes há riscos de pisar os dedos dos pés uns dos outros. Teoricamente, os papéis estão divididos entre as instituições pilares da organização. E como diz Edouard Gaudot, antigo assistente parlamentar europeu e perito no funcionamento da UE: “Teoricamente, mas apenas teoricamente, os papéis são partilhados e cada instituição tem uma parte do poder. Na prática, é por vezes complicado. Nem sempre é claro que todos estão no seu lugar e especialmente no seu papel teórico.”

  • O Conselho Europeu

Esta é a casa dos líderes. No Conselho Europeu (como no Conselho de Ministros), “o senhor representa o seu país”. Os presidentes e chefes de governo defendem os seus interesses e tentam influenciar as decisões a favor do seu país. Cada estado tenta impor a sua visão e quer que os outros a sigam. A Presidência do Conselho da Europa, como em todos os cargos, gira. De dois em dois anos e meio, os Chefes de Estado elegem um Presidente, que se torna uma espécie de porta-voz, particularmente nas relações com os parceiros da União Europeia. O Conselho é atualmente presidido pelo antigo Primeiro Ministro belga, Charles Michel.

O Conselho é por vezes também a lei do mais forte. Sobre um certo número de assuntos, os mais fortes exercem uma enorme pressão para mover as linhas. Esta intimidação ou regateio ocorre por vezes atrás de portas fechadas. E é esta discussão de porta fechada que tem sido apelidada de “black box” (caixa negra).

  • A ‘’Black-Box’’, um instrumento para negociações informais de alto nível

Não verá qualquer menção a este conselho, cujo nome é de facto evocativo, nos documentos oficiais da UE. Mas, segundo o Sr. Gaudot, “é a reunião que tem resolvido crises importantes. É aqui que os países ricos da organização podem aplicar pressão, negociar com outros membros menos abastados para seguir esta ou aquela posição. Por exemplo, certas decisões em matéria de política externa requerem a unanimidade.

Este conselho, cuja criação foi inspirada pelo antigo presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, tende cada vez mais a “suplantar a comissão, que é o braço executivo da organização”. Isto deve-se em grande parte ao que é conhecido aqui como a “caixa negra”. Durante as grandes crises que abalaram a construção da Europa, as coisas movem-se quando os líderes se fecham e só saem quando chegam a um acordo.

  • A Comissão Europeia, o executivo da Europa

A sede da Comissão em Bruxelas

A Comissão é, por assim dizer, o governo da União Europeia. “É aquele que define a política da organização à música”, diz Edouard Gaudot. Como nenhum Estado deve ser frustrado, esta comissão é composta por 27 membros chamados “Comissários Europeus”, exatamente o número de países membros. Como se pode ver, existe um para cada país. Mas ao contrário do Conselho, onde cada presidente ou chefe de governo representa e defende os interesses do seu país, na Comissão Europeia, os Comissários representam os interesses da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade.

É a Comissão que tem a iniciativa da legislação. Mas na prática, “mais uma vez, é o conselho que dirige o espetáculo”, diz Edouard Gaudot. Segundo ele, o conselho tem uma enorme influência sobre as escolhas feitas pela comissão.

  • O Parlamento Europeu

Para Edouard Gaudot, “A União Europeia é uma construção de direito. É a ideia de substituir a lei da força pela força da lei. E o parlamento é a materialidade desta ideia. O Parlamento Europeu é o lugar onde os povos da Europa se exprimem através dos seus eurodeputados. Mas o seu campo de competência limita-se a legislar para os europeus. Em princípio, não é competente em matéria de política externa da União, que é da responsabilidade do Conselho.

A presença de lobistas no Parlamento Europeu mostra que esta instituição tem poder. Com 20 a 30.000 lobistas na capital europeia, há um lobista para cada dois funcionários em Bruxelas. O parlamento atualmente eleito tem 705 membros. O número de eurodeputados por país é determinado pelo número de habitantes. Os países mais populosos têm, portanto, mais deputados do que os menos populosos.

No entanto, os votos são tão fragmentados por país que nenhum grupo tem atualmente uma maioria absoluta. Esta situação requer um consenso a ser alcançado entre diferentes grupos que não partilham os mesmos valores. Para formar um grupo, são necessárias pelo menos 7 nacionalidades diferentes e 25 Eurodeputados.

  • Conselho de Ministros da União Europeia

Esta instituição europeia representa os Estados-Membros e, em pé de igualdade com o Parlamento Europeu — que representa os interesses dos cidadãos — exerce a função legislativa da União Europeia. É composto pelos ministros dos Estados-membros, que se reúnem várias vezes por ano nas suas respetivas áreas para alterar, adotar ou rejeitar propostas legislativas da Comissão. O Conselho da UE não deve ser confundido com o Conselho Europeu.

O Conselho de Ministros é um órgão poderoso. Decide sobre o orçamento da Europa e também define a política externa e de segurança da União. A Presidência do Conselho de Ministros gira de seis em seis meses. A França acaba de assumir a presidência durante 6 meses.

  • O Tribunal de Justiça da UE

27 juízes, um para cada país. O seu papel: defender o direito europeu e arbitrar as disputas. O tribunal controla a legalidade dos atos das instituições, assegura que os estados membros respeitam os tratados e interpreta a lei a pedido dos juízes nacionais.

3. Como foram escolhidas as sedes das instituições europeias?

De acordo com Edouard Gaudot, a escolha da sede das instituições europeias não foi fácil. Cada país queria puxar o lençol para si próprio. De facto, “os Estados não chegaram a um acordo sobre o assunto em 1952 na altura da comunidade do carvão e do aço”, assinala Ken Godfrey. Mas em 1992, “chegaram finalmente a um acordo num tratado em Amesterdão”. No papel, as instituições governantes da União Europeia não estão concentradas numa capital, mas sim em quatro cidades e quatro países.

  • Bruxelas, o coração da máquina

Bruxelas é a sede da Presidência do Conselho Europeu. Mas também, uma miniatura de todas as outras instituições do pilar da organização.

  • Luxemburgo, o guardião da lei

Com menos de um milhão de habitantes, o Luxemburgo é no entanto o lar de uma das instituições dos quatro pilares. Isto é sem dúvida o resultado de compromissos políticos dos quais só a UE tem o segredo.

  • Frankfurt, o nervo da guerra

Quando se trata de dinheiro, os Alemães raramente riem. E para garantir que o seu dinheiro não é utilizado para nada, o Banco Central Europeu instalou uma sede em Frankfurt. Poderia ser de outra forma?

  • Estrasburgo, a expressão da democracia representativa

Quando se trata de entretenimento, é difícil imitar os franceses. Por isso, sabem como fazer a percussão política. E como os parlamentos são conhecidos por serem um lugar onde não faltam espetáculos e tambores políticos, a cidade francesa de Estrasburgo foi escolhida para acolher o parlamento. “Não existe tal coisa como o acaso”, disse o outro.

Mas, mais uma vez, “tudo isto é apenas uma construção teórica”. Como é frequentemente o caso da União Europeia, há teoria e prática. Na realidade, a capital belga continua a ser o verdadeiro lugar de poder da organização. Por exemplo, o Parlamento Europeu está localizado em Estrasburgo, em França. No entanto, é em Bruxelas que os MPE têm os seus gabinetes, onde os seus assistentes vivem e trabalham, e onde se realiza o trabalho da comissão, ou seja, a maior parte do trabalho parlamentar. Apenas as sessões plenárias, pelo menos quatro por ano, são necessariamente realizadas em Estrasburgo.

O Parlamento Europeu em Estrasburgo

4. Como a União Europeia toma decisões

A forma como as decisões são tomadas no Conselho da UE difere entre a política interna e externa. Na política interna, é simples, é a regra da maioria qualificada. Embora isto possa dar a impressão de que os países com populações maiores são favorecidos por este sistema, é apenas uma impressão. Uma vez que os europeus não são avessos à complicação, decidiram transformar esta simples regra em algo super complicado. Para que a maioria seja qualificada, há duas condições:

  • Pelo menos 55% dos Estados Membros devem votar a favor. Isto corresponde a 15 dos 27 Estados Membros;
  • Os Estados-membros que apoiam a proposta representam pelo menos 65% da população da UE.

Neste sistema de votação por maioria qualificada, cada Estado-Membro dispõe apenas de um voto. E ainda por cima, as abstenções não contam como não votar, mas como um voto negativo. Disse complicado?

Em matéria de política externa e de fiscalidade, existe uma regra simples, realmente simples desta vez, que é a regra da unanimidade. Isto significa que cada Estado tem um voto e que todos os votos são iguais no Conselho. Por exemplo, o voto do Luxemburgo, com menos de um milhão de habitantes, conta tanto como o da Alemanha, a maior potência económica, com mais de 80 milhões de habitantes. Se um país como o Luxemburgo não concordar com uma decisão sobre uma questão de política externa, deve ser convencido ou deixado ir. Este é o princípio da igualdade dos Estados Membros. Simples, básico!

Mas esta regra não é isenta de consequências, “simboliza a dificuldade da União Europeia em evoluir para uma união mais política, implicando uma redução da soberania dos estados membros”. Ninguém quer isso neste momento. Esta é uma das explicações para a relativa falta de eficácia da política externa da UE”, deplora o Sr. Gaudot.

5. Quem são os famosos “empregos de topo”?

Dentro da União Europeia, existem cinco posições-chave que são conhecidas como “empregos de topo”. Para um sindicato de 27 estados, existem 5 empregos-chave. Estes são os cargos de Presidente do Conselho Europeu, Presidente da Comissão Europeia, Diretor do Banco Central Europeu e do Alto Comissário Europeu (chefe da diplomacia europeia), a Presidência do Parlamento Europeu.

Estes postos são altamente cobiçados pelos Estados e todos lutam para ver um dos seus compatriotas num destes postos. Para evitar mais uma vez uma aquisição pelos países ricos, a UE tem a sua própria forma de definir os critérios: as nomeações devem respeitar um certo número de equilíbrios, nomeadamente a distribuição geográfica (os cargos de topo não podem ser ocupados por nacionais de uma zona apenas), a igualdade entre homens e mulheres (a nomeação deve ter em conta a igualdade entre mulheres e homens.

Texto : Bakary Traoré

Tradução: Marco Ramos


VÍDEO: 6ª Cimeira, uma oportunidade para uma parceria UE-UA mutuamente benéfica; diz o Think-Tank

UE-UA 6 Redacção / Pt

“Será que não é tempo de a Europa avançar para uma parceria de igual para igual com África?” Alexei Jones, responsável político sénior do Centro Europeu para o Desenvolvimento e Gestão de Políticas (ECDPM) diz que a 6ª Cimeira UE-UA a realizar entre 17 e 18 de Fevereiro é uma oportunidade para redefinir a relação entre a África e a Europa.

Falando aos jornalistas antes da cimeira, Jones também analisa o que está em jogo para a UE cujos Estados membros se reunirão pela primeira vez sem o Reino Unido depois de o BREXIT ter entrado em vigor em Janeiro de 2021. Ele também lança luz sobre os direitos de propriedade intelectual das vacinas COVID e os crescentes sentimentos antifranceses dentro de partes de África.

Veja o video (em inglês):👇

@EU-AU Summit EU-AU Summit 2022: Opportunity for a mutually beneficial partnership?

Aqui estão excetuadas as declarações de Jones aos jornalistas que cobrem a 6ª Cimeira UE-UA em Bruxelas.

SOUNDBITE 1: “Europa e África, tem havido muitas mudanças e novas orientações políticas e intenções de mudar a parceria. Do lado europeu, há uma forte concorrência que a Europa enfrenta em África e a Europa está a tentar mudar a abordagem, a linguagem da parceria e quer realmente avançar para uma parceria de igual para igual. E, ao mesmo tempo, a África tem lidado com um número crescente de parceiros aos quais a China está realmente a colocar mais dificuldades à Europa para se posicionar e garantir que a Europa se mantém como quer o parceiro de preferência para África. Este é o contexto, o contexto geopolítico no seio desta cimeira está a ter lugar onde a Europa está a tentar reforçar ou garantir que não é esquecida em África e onde a África tem mais diversidade na escolha do seu parceiro. Esta é de facto uma importante mudança de contexto dentro do qual esta cimeira está a ter lugar”.

SOUNDBITE 2: “Algumas das principais questões na agenda desta cimeira estão realmente ligadas ao tratamento do impacto imediato, social e económico da COVID, que realmente mudou o contexto do que inicialmente a UE queria colocar sobre a mesa. Por isso, penso que este será o principal ponto de colagem. Questões de vacinas, acesso a vacinas, mas também a produção de vacinas em toda a África que não estava planeada há alguns anos atrás. Mas quando se trata da UE, os temas-chave que a UE quer impulsionar e reforçar a parceria com África, dizem respeito à adaptação às alterações climáticas e à transição para a energia verde, que é realmente o que a UE está a tentar impulsionar globalmente e também dentro das suas fronteiras para a transição para a energia verde e a economia. Mas isto nem sempre é necessariamente percebido e compreendido da mesma forma em África. A UE está também muito preocupada e a ser forçada a manter uma forte parceria com África em questões de segurança que, nos últimos meses, têm continuado a suscitar muita discussão de preocupações na Europa e em África e no Sahel em particular. Isto será discutido e a Europa quer manter a sua posição como parceiro nessas áreas. Entre os outros, diria que novos tópicos que estão na agenda desta cimeira e uma prioridade da UE é também a agenda digital e a transição digital em África para apoiar que isto tem de ser contextualizado num ambiente que a UE está a ser cada vez mais contestado e colocado em competição com outras potências nestas questões”.

SOUNDBITE 3: “Esta é toda a ideia de se afastar desta relação doador-beneficiário , pós-colonial, que tem caracterizado a relação Europa-África nos últimos 50 anos, porque é precisamente uma continuação de laços históricos com alguns estados membros europeus que mantêm fortes laços e cooperação com África e que têm continuado a manter a sua influência e que se sabe estarem a utilizar a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda ao desenvolvimento para esse fim. Penso que o contexto é muito diferente hoje em dia, existe uma nova geração e também porque a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda ao desenvolvimento, em geral, é muito menor em comparação com outras fontes de influência, pelo que mesmo a própria ajuda não representa assim tanto, pelo que penso que é um bom momento para nos afastarmos deste doador-beneficiário baseado na ajuda”.

SOUNDBITE 4: “Qual será o resultado da cimeira, se olharmos para as cimeiras anteriores? Sim, é um grande evento, uma boa oportunidade fotográfica, belas declarações, e todos falam a mesma língua. Será que todos compreendem a mesma coisa? Quando usam a mesma palavra, não necessariamente. Eu digo que o passo seguinte é realmente ir para além disso. O primeiro é realmente garantir que todos estamos de acordo sobre aquilo com que nos comprometemos e sobre as declarações. Desembrulhando assim os conceitos. Por vezes, algumas palavras têm um entendimento e implicações diferentes quando nos voltamos para termos operacionais e penso que o que realmente falta a estas parcerias é um mecanismo adequado de monitorização e acompanhamento. Normalmente, a cimeira realiza-se de três em três anos e há uma forte acumulação, mas não há seguimento”.

Tradução: Marco Ramos

Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - EAGB - Urgente ...15/02/22

 Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - EAGB

Visita de solidariedade e apoio dos Quadros do Partido MADEM-G15

Foi com grande satisfação e profundo sentimento de gratidão que recebi hoje na Primatura, uma delegação dos Quadros do Movimento para Alternância Democrática, que vieram transmitir de forma pessoal e institucional, total solidariedade com o Governo, após a tentativa frustrada de golpe de estado.👇

GOVERNAR PARA TODOS

#ChefiadeGoverno2022

#GCPM 

1️⃣6️⃣ 0️⃣2️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O novo Ministro da Educação Nacional, promete superar o estado degradante do Liceu N. Kwame Nkrwmah.

10.000 casas ainda em construção em Pyongyang

Fonte: ACNA

Em linha com o plano do Partido de Trabalho da Coreia de construir 50.000 unidades habitacionais em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção de 10.000 unidades habitacionais no distrito de Hwasong foi realizada em 12 de fevereiro.

Kim Jong Un, Secretário geral do Partido de Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia, participou da cerimônia.

Ele fez um discurso no qual elogiou muito os construtores militares e civis por erigir uma magnífica cidade de 10.000 unidades habitacionais no ano passado nas áreas de Songsin e Songhwa, na entrada leste de Pyongyang, permitindo assim a construção de novas habitações no setor de Hwasong para a segunda etapa do projeto de construção de 50.000 unidades habitacionais em 5 anos.

Ao seu discurso seguiu-se uma leitura da Resolução dirigida ao Partido, na qual se fez menção ao décuplo do ardor de todos os construtores confiados pelo Partido para o ambicioso projecto de transformar a área do Palais du Soleil de Kumsusan em um centro civilizatório digno do socialismo do país.

Uma explosão anunciou o início das obras de construção de 10.000 unidades habitacionais na área de Hwasong.

Depois disso, salvas disparadas em comemoração à cerimônia e os aplausos sacudiram o céu e a terra.

Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Na N’Tan efetuou visita ao palácio do governo.

Por: Tidjane Cande  RTB  16/02/2022

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Sua Excelência General Biaguê Na Tam, após ter chegado de tratamento médico em Barcelona (Espanha), visitou hoje o primeiro ministro eng. Nuno Gomes Nabian no seu gabinete de trabalho.

O assunto fundamental tratado nesse encontro, foi o trágico acontecimento de 1 de fevereiro de ano em curso.

O Primeiro ministro e CEMFA estão confiantes na comissão de inquérito criada e, os autores materiais e morais deste ato bárbaro e condenável num Estado de direito democrático serão levados à justiça, julgados e condenados em conformidade com as leis do país.

Veja Também:

Recebi hoje no Palácio do Governo a visita do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N'tam. 

@Radio Bantaba  Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Na N’tan efetuou visita ao palácio do governo.☝

Esta visita, acontece após os acontecimentos inqualificáveis do passado dia 01 de fevereiro.

O General Biaguê Na N'Tam veio essencialmente transmitir a sua solidariedade pessoal e das Forças Armadas no geral, manifestar a sua firme e inabalável determinação de continuar a trabalhar para consolidar a estabilização definitiva do país, na certeza de que os milhares de homens e mulheres sob o seu comando, continuarão fiéis ao povo e ao poder legitimamente instituidos.

GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2022

#GCPM 

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

A Política Externa! - O Primeiro Magistrado de Nação recibido hoje por Charles Michel, Presidente de Conselho Europeu.


 
16 de Fevereiro 2022

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Cientistas terão curado a primeira mulher com HIV

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  15/02/22 

Esta foi a primeira vez que uma mulher foi considerada como curada do vírus. Os outros dois casos conhecidos de cura foram registados em homens.

Uma equipa de cientistas nos Estados Unidos relatou ter possivelmente curado o VIH numa mulher pela primeira vez. A equipa utilizou um método de transplante de células estaminais de vanguarda e esperam que venha a aumentar o conjunto de pessoas que poderiam receber tratamento semelhante.

A mulher em causa, que também tem leucemia, recebeu sangue do cordão umbilical de um dador parcial para tratar o cancro, em vez da prática mais comum, que passa por encontrar um dador de medula óssea de etnia semelhante.

Este processo que abre portas à possibilidade de se virem a curar mais pessoas - nomeadamente de diferentes origens raciais - uma vez que a experiência agora divulgada foi realizada numa mulher mestiça. A mulher recebeu ainda sangue de um familiar para aumentar a resposta imunitária enquanto decorria o período de transplante.

Carl Dieffenbach, diretor da Divisão de SIDA no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, uma das múltiplas divisões dos Institutos Nacionais de Saúde que financia a rede de investigação por detrás do novo estudo de caso, disse à NBC News que a acumulação de repetidos triunfos aparentes na cura do VIH "continua a dar esperança".

O procedimento utilizado para tratar a paciente , conhecido como transplante de haplo-cord, foi desenvolvido pela equipa de Weill Cornell para expandir as opções de tratamento do cancro para pessoas com malignidades sanguíneas que não têm doadores HLA-idênticos.

Primeiro, o paciente com cancro recebe um transplante de sangue do cordão umbilical, que contém células estaminais que constituem um poderoso sistema imunitário. Um dia mais tarde, recebem um enxerto maior de células estaminais adultas. As células estaminais adultas florescem rapidamente, mas com o tempo são inteiramente substituídas por células do sangue do cordão umbilical.

Esta foi a primeira vez que uma mulher foi considerada como curada do vírus. Os outros dois casos conhecidos de cura foram registados em homens: Timothy Ray Brown viveu 12 anos curado do vírus, antes de morrer de cancro, em 2020. Adam Castillejo foi considerado como curado do VIH em 2019.

Em todo o mundo, e de acordo com os últimos dados, perto de 38 milhões de pessoas vivem com VIH, e cerca de 73% estão a receber tratamento.


Leia Também: Será a sua casa um perigo para a saúde? ...Há perigos ocultos dentro de casa.

Seca em Marrocos deixa agricultores e criadores de gado em situação grave

© iStock

Notícias ao Minuto 15/02/22 

A falta de chuva este outono e inverno e a quebra inédita de reservas de água levou os peritos marroquinos a alertar para uma das piores secas que Marrocos enfrenta em três décadas, situação "muito grave" para a agricultura.

O anticiclone que atinge atualmente países do Mediterrâneo como Espanha e Portugal está a atrasar a precipitação em Marrocos, o que põe em perigo a campanha agrícola no país.

"Já estão condenadas este ano a produção de cereais e de leguminosas", disse à EFE o engenheiro agrónomo marroquino Abdelmoumen Guennouni.

Marrocos enfrenta uma das secas mais graves das últimas décadas, segundo o engenheiro agrónomo, que destaca que a falta de chuva neste período coincide com os baixos níveis de reservatórios de água no país e a sobre-exploração dos aquíferos.

Tal como Guennouni, vários peritos e profissionais do setor agrícola ouvidos pela EFE expressaram o seu pessimismo perante a atual seca, alertando que as alterações climáticas agravam o problema.

O ministro do Equipamento e Água, Nizar Baraka, alertou para o "grande retrocesso" de recursos hídricos em reservatório, um problema que classificou de "estrutural".

Baraka disse na semana passada que os reservatórios do país estão em níveis mínimos, não superando os 33,9%, contra 62% registados em 2018.

Entretanto, a precipitação acumulada entre setembro e janeiro passado situou-se em 38,8 mm, menos 53% do que na temporada anterior.

A situação é tal que o rei Mohamed VI, na sua qualidade de comendador dos crentes (autoridade religiosa máxima do país) ordenou a celebração no passado dia 04 de fevereiro de orações especiais em todas as mesquitas para pedir chuva.

"Dependemos da clemência de Alá", é o que repetem agricultores e ganadeiros ouvidos pela EFE, todos preocupados com o caráter inédito da seca deste ano.

Um deles é Abderrahim Zrouti, que cultivou 300 hectares de trigo, mas perdeu toda a esperança de que haja produção este ano.

A partir do seu terreno na localidade rural Sidi Yahya Zaer, nas imediações de Rabat, Zrouti mostra as plantas numa etapa inicial de maturação, com a espiga ainda dentro da planta. Nesta altura do ano o trigo já deveria ser muito mais alto e as espigas deviam aparecer e bem formadas.

"Dezembro e janeiro são determinantes para o cultivo do trigo, mas este ano como não choveu não haverá produção, esperamos perdas de 80%", lamenta Zrouti, sublinhando que estas plantas de trigo apenas servirão para pasto.

Zrouti cultiva o trigo em terras de sequeiro, como a maioria dos que se dedicam à produção de cereais, que constitui a principal componente da agricultura marroquina em relação a superfície cultivada.

O mesmo se regista em todas as regiões: "Está tudo seco", alertou um agricultor espanhol que produz em todo o país de Marrocos.

"Em Berkane, por exemplo (noroeste), vários agricultores estão a abandonar os seus pomares de laranjas, porque não há água ou pela má qualidade e alto nível de salinidade dos recursos hídricos dos poços e canais", disse o agricultor espanhol à EFE.

Na mesma situação encontram-se os criadores de gado, que criticam os altos preços da forragem. O saco de cevada passou de 230 dirhams (cerca de 21 euros) a 450 dirhams (42 euros), segundo explicou um profissional do setor.

A escassez é tal que muitos não têm outro remédio senão desfazer-se do seu modo de vida: "Conheço criadores de gado que estão a vender o seu rebanho porque não podem aguentar mais as perdas", disse Guennouni.


Zimbabué deixa de pagar salário a funcionários públicos sem vacina

© Reuters

Por LUSA  15/02/22 

O Governo do Zimbabué anunciou que vai deixar de pagar salários aos funcionários públicos sem vacina contra a covid-19 e ordenou aos que estão em teletrabalho, a maioria há mais de um ano, para regressarem aos locais de trabalho.

Esta última medida tem "efeito imediato", informou hoje a imprensa estatal.

Nas últimas semanas, o país da África Austral foi flexibilizando as restrições às reuniões públicas, uma vez que os casos da variante Ómicron começaram a diminuir.

As pessoas sem provas de vacinação ficam impedidas de trabalhar, enfrentarão "processos disciplinares" e perdem o salário, noticiou o jornal estatal Herald, citando um aviso governamental a que a agência de notícias Associated Press teve acesso.

Aqueles que não podem ser vacinados por motivos médicos devem apresentar um certificado de isenção de um médico, de acordo com o aviso da Comissão de Serviço Público, que é responsável pelas condições de trabalho dos funcionários do governo.

Os departamentos governamentais têm vindo a funcionar com o mínimo de pessoal, enquanto a maioria dos funcionários trabalhava a partir de casa, como determinava uma das medidas de combate à propagação da pandemia que vigorava desde 2020.

Em setembro do ano passado, o Governo ordenou que todos os seus 500.000 trabalhadores fossem vacinados contra o novo coronavírus. A maior federação de trabalhadores do país recorreu aos tribunais para contestar a obrigatoriedade da vacinação imposta pelo Governo e empregadores privados.

Cerca de 22% dos 15 milhões de habitantes do Zimbabué receberam duas doses da vacina e o Governo facultou doses de reforço para os interessados.

No final do ano passado, o Zimbabué iniciou a fase de vacinação para crianças com 16 anos ou mais, dizendo ter adquirido vacinas suficientes para tal, principalmente da Sinopharm e Sinovac, chinesas.

O Governo tinha como objetivo vacinar mais de 60% da população até ao final de 2021 e está agora a tentar alcançar essa meta, em 2022.

A covid-19 provocou pelo menos 5.823.938 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

GUINÉ-BISSAU - "OS AUTORES DO GOLPE DE 1 FEV SÃO OS MESMOS QUE FORAM ILIBADOS NO PASSADO" - BIAGUE

- Regresso do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na N´tan
- Semáforos intalados na Capital Guineense.
video: RTP África👇