quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

População do sul da Guiné-Bissau abandona mutilação genital feminina

A população de 40 aldeias do sul da Guiné-Bissau decidiu publicamente abandonar a prática de Mutilação Genital Feminina (MGF), anunciou hoje Fatumata Djau Baldé, presidente do comité para o abandono de práticas nefastas à saúde da mulher e criança.


Fatumata Baldé, antiga ministra dos negócios Estrangeiros guineense, mostrou-se "feliz e convencida" em como "pouco a pouco" as comunidades começam a perceber que a MGF "é uma prática nociva à saúde da mulher e das raparigas e que não tem nada a ver com a religião".

A presidente do comité para o abandono das práticas nefastas à saúde da mulher e criança (instituição criada pelo Estado guineense) realçou o simbolismo do anúncio feito pela população das 40 aldeias pelo facto de serem localidades com acentuada presença de costumes islâmicos.

A vila de Quebo, principal posto administrativo da zona onde foi declarado o abandono da prática da mutilação genital feminina, é um conhecido centro de aprendizagem do Alcorão (livro religioso dos muçulmanos) e alguns líderes deste centro têm-se vindo a posicionar contra a lei que criminaliza a prática.

Um líder religioso de Quebo, Rachide Djaló, anunciou publicamente que vai liderar uma campanha de recolha de assinaturas para pedir ao Parlamento que anule a lei que proíbe a MGF, que considera "uma determinação islâmica".

O Parlamento guineense aprovou, em junho de 2011, a lei que criminaliza a prática, mas são raras as autoras da excisão julgadas e condenadas na justiça.

Para Fatumata Baldé, constatar que a população das 40 aldeias da zona de Quebo decidiram voluntariamente largar a prática da excisão significa que "não estão a seguir os líderes religiosos de forma cega", notou.

Até ao final do ano, a presidente do comité acredita que serão cerca de 100 aldeias do interior da Guiné-Bissau a abandonarem a prática, sobretudo por se terem apropriado das campanhas de sensibilização e de informação.

A presidente do comité para o abandono das práticas nefastas à saúde da mulher e criança diz que a excisão tem vindo a baixar na Guiné-Bissau mas apela para o reforço da vigilância junto da população rural.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que cerca de 50 por cento das mulheres e raparigas da Guiné-Bissau tenham sido submetidas à prática da excisão.

NAOM

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR RECEBE UMA DELEGAÇÃO DA UNIOGBIS E SERVIU PARA SE FALAR IGUALMENTE DO ACORDO DE CONAKRY.

O Presidente da ANP, Eng. Cipriano Cassamá acompanhado dos seus Conselheiros recebeu no seu gabinete uma delegação do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau cujo objectivo é o de discutir com a ANP o processo de Revisão Estratégica de Alto Nível que vai avaliar de que forma o UNIOGBIS pode prestar um apoio eficaz ao Governo da Guiné-Bissau e a todas as partes interessadas nos seus esforços para promover a estabilidade política e o desenvolvimento socioeconômico.


 Em relação ao Acordo de Conakry Abdel-Fatau Musah, Director da Divisão África ii do Departamento dos Assuntos Políticos da Sede das Nações Unidas, teceu considerações que repõe a verdade dos factos, de quem acompanhou e assistiu às negociações e a assinatura do Acordo de Conakry.

Corroborou com a posição assumida pelo PANP sobre a existência de um nome consensual, mas que deve ser anunciado e confirmado na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo a ter lugar em Abuja no próximo dia 17 de dezembro.

Defendeu a posição assumida pelo Mediador para a necessidade do Governo desenhado pelos Acordos de Bissau e Conakry de só ser formado a partir do dia 17 dezembro.

O Presidente da ANP foi informado pela delegação da UNIOGBIS de que esta missão de alto nível contactará igualmente os partidos políticos, organizações da sociedade civil, líderes religiosos e parceiros de desenvolvimento.



Fonte: António Oscar Barbosa via facebook

PRESIDENTE DA ANP RECEBE DELEGAÇÃO DA LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS

Esta audiência enquadra-se no âmbito da realização da "Conferência Internacional sobre a situação dos Direitos Humanos na Sub-região com particular enfoque para a situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau".

O Presidente da ANP foi convidado a presidir a referida conferência pelo Presidente da Liga Guineense dos direitos humanos, dr. Augusto Mário da Silva, que terá lugar no próximo dia 20 de dezembro Na Plenária da Assembleia Nacional Popular.


Fotos: António Oscar Barbosa

UEMOA PRETENDE FACILITAR TROCAS COMERCIAIS ENTRE PAÍSES MEMBROS

Os intervenientes no sector comercial guineense juntaram-se em Bissau, durante esta quarta-feira (07/11), num seminário nacional de informação e de sensibilização efectiva aos utilizadores do certificado de origem via electrónica no espaço da UEMOA

Este certificado de Origem electrónico irá permitir facilitar as trocas comerciais no espaço da União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) e constitui uma etapa importante para o levantamento dos documentos alfandegados e comerciais para facilitar as trocas e o programa é conduzido pela comissão da UEMOA em colaboração com a Aliança Africana para o Comercio Electrónico.

Numa entrevista aos jornalistas o director de serviços de inspecção industrial e especialista no certificado de origem da UEMOA, Francisco José Lopes, disse que com a validação deste documento será reduzido drasticamente o tempo de circulação das mercadorias e de fraudes nas fronteiras.

“O maior problema enfrentado pelos nossos empresários são entraves e fraudes nas fronteiras e muitos foram a falência devido a várias situações anómalas que enfrentam nas fronteiras”, adianta.

Segundo Francisco José Lopes, no seu discurso de abertura, durante este encontro os participantes irão produzir um documento que irá permitir planificar a implementação do certificado de Origem no país.

“Aos actores do sector privado queremos proporcionar-lhes a cultura da mudança necessária colocada a disposição da inovação que implica o uso de novas Tecnologia de Informação”, explica.

Este seminário, que conta com a participação do director internacional de aliança Africana para o Comercio Electrónico, está a ser realizado a semelhança de outros seis países pilotos da UEMOA, depois de dois anos de experiencia na sua fase piloto e lançado oficialmente em Abidjan e Dakar, no ano de 2014, que teve a evolução positiva e avaliada no seminário regional em Ouagadougou que teve lugar em Agosto último.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Rádio Sol Mansi 

Saúde - Fundo Mundial vai disponibilizar cerca de 40 milhões de dólares para o combate ao sida e tuberculose no país

(ANG) - O Presidente da Comissão de Coordenação Multissectorial para luta contra VIH/sida e Tuberculose disse hoje que a sua organização vai receber do Fundo Mundial um montante de cerca de 38 milhões de dólares para o combate aos referidos endemia no país durante dois anos.

Mamadu Saliu Ba proferiu estas afirmações a margem da Assembleia – Geral da Comissão de Coordenação Multisectorial para a luta contra VIH-Sida e tuberculose. 

“Os fundos serão geridos pelas instituições vocacionadas ou que intervém nos três sectores que beneficiarão dos fundos, isto é a Sida, Paludismo e a tuberculose por isso que estamos nesta Assembleia – geral para definirmos as novas estratégias para o ano 2017 “ explicou. 

O Presidente da Comissão de Coordenação para luta contra a Sida e tuberculose pediu mais responsabilidade por parte das autoridades sanitárias no que tem a ver com os donativos do Fundo Mundial. 

Aquele responsável pediu uma maior controlo do uso de medicamentos nos hospitais, salientando que normalmente os medicamentos são ofertas dos outros povos a Guiné-Bissau, não devem ficar dois ou três meses para serem despachados alegando burocracias o que segundo ele não é corecto uma vez alegar procedimento normal com os produtos oferecidos como se faz com outros com fins lucrativos. 

ANG/Rádio Sol Mansi 

SISSOCO ABANDONA GABINETE DO CIPRIANO CASSAMÁ NO MEIO DA CONFUSÃO

O relacionamento entre os titulares dos órgãos da soberania da Guiné-Bissau está de mal a pior. 

Esta manhã de terça-feira, o novo Primeiro-mistro, “Umaro Sissoco foi expulso do gabinete do Presidente do Parlamento”.

Em causa, conforme as fontes, está a formação do novo Governo cujo elenco poderá ser conhecido o mais tardar na próxima sexta-feira.

De acordo com as fontes Parlamentares, Umaro Sissoko esteve na Assembleia Nacional Popular, para informar ao Cipriano Cassamá, a sua intensão sobre a formação do seu Governo, cujo elenco seria empossado na sexta-feira.

Cipriano Cassama aconselhou Sissoco para esperar pelo dia 17, data em que o mediador da crise guineense, Presidente Alpha Conde, divulgará o nome da figura de consenso obtido em Conacri, durante as reuniões das mediações.

Os dois titulares dos órgãos de soberania não se entenderam, o facto   Resultou-se em confusão e desconsideração mútua, obrigando à intervenção dos guarda-costas de um e do outro lado a tomarem devidas medidas de segurança no local. 

Ainda, a fonte avança que, após o Sissoco ter abandonado as instalações do Parlamento, visivelmente editorado e desapontado com aquilo que ouviu e acolheu na ANP, deslocou-se de mediato para o Palácio da Republica, para se informar ao Presidente Mário Vaz do vergonhoso incidente.

Conforme dura a crise politica, assim mesmo sopra o ciclone provocando novos casos insalubres no seio da classe politica.

Notabanca sabe-se que, o novo Governo será mesmo constituído e empossado ainda nesta semana.

Notabanca

INCIDENTE NA ANP

UMARO SISSOKO vs CIPRIAS CASSAMA

GENERAL UMARO SISSOKO DEIXOU DE RASTO AO CIPRIAS.  

DENTRO DA ANP, CASA DO CIPRIAS..., SISSOKO DETONOU COM O HOMEM..., HUMILHOU AO HOMEM.
AFINAL ESTE NOSSO GENERAL TEM OS COJONES NO SITIO CERTO.

CIPRIAS CASSAMA SEMPRE FOI UM HOMEM VIOLENTO MAS HOJE, ESTA FIGURA DEIXOU DE EXISTIR PERANTE AOS OLHARES DOS QUE PRESENCIARAM.

Fonte: Dokainternacionaldenunciante