domingo, 26 de junho de 2022

Pelo menos 22 pessoas encontradas sem vida em discoteca na África do Sul... Vítimas têm entre 18 e 20 anos.

© Twitter

Notícias ao Minuto  26/06/22 

Pelo menos 22 pessoas foram encontradas sem vida num bar-discoteca na África do Sul, avança a Sky News.

Os serviços de Emergência Médica foram chamados ao local na madrugada deste domingo ao 'Enyobeni Tavern', em Scenery Park.

O porta-voz da polícia local, Brigadeiro Tembinkosi Kinana, disse ao canal de notícias do Newzroom Africa que as vítimas têm entre 18 e 20 anos, e, de acordo com imagens publicadas em redes sociais, os corpos têm permanecido deitados no chão da discoteca, sendo que nenhum deles tem ferimentos aparentes.

A mesma fonte referiu mais tarde à Reuters que  "as circunstâncias em que [estes jovens] morreram estão sob investigação", acrescentando que era demasiado cedo para determinar as causas de morte.

Nas redes sociais estão a ser partilhadas imagens junto ao local.

Segundo a agência Efe, na página da rede social Facebook do bar é referido que o espaço foi reservado na noite de sábado para os festejos de aniversário de duas pessoas.

Familiares das vítimas e curiosos estão reunidos junto da discoteca de East London, uma cidade com um milhão de pessoas no oceano Índico, que fica a cerca de 700 quilómetros a sul de Joanesburgo. 


Oceanos. Números para compreender os mares e os problemas que enfrentam

© Shutterstock

Por LUSA   26/06/22 

A proteção dos oceanos discute-se em Lisboa de 27 de junho a 01 de julho na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, procurando soluções para problemas como a poluição marinha e as ameaças à biodiversidade.

Eis alguns números relevantes para a compreensão dos oceanos e das questões em discussão:

- Cinco oceanos e sete mares cobrem 363 milhões de quilómetros quadrados, o equivalente a 72 por cento da superfície terrestre.

- O maior oceano do mundo é o Pacífico, com uma superfície de 161 milhões de quilómetros quadrados, seguido do Atlântico, Índico, Oceano do Sul e Ártico.

- O Oceano do Sul, reconhecido em 2021 pela National Geographic Society, liga todos os outros na região antártica.

- O volume de água nos oceanos está calculado em mais de 1,38 mil milhões de quilómetros cúbicos, equivalente a cerca de 97% da água existente na Terra.

- Mais de 600 milhões de pessoas vivem a menos de dez metros acima do nível da água do mar e quase 2,4 mil milhões residem a menos de 100 quilómetros da costa.

- Atualmente, o nível das águas do mar sobe mais de três milímetros todos os anos, mais do dobro do ritmo anual de subida verificado durante o século XX.

- O ponto mais profundo do leito marinho que se conhece fica a 10.935 metros de profundidade no Oceano Pacífico, na fossa das Marianas e é conhecido por 'Challenger Deep'.

- O cálculo científico mais aproximado estima em 3,5 biliões o número de peixes no oceano.

- Cerca de 200 milhões de toneladas de peixe são pescadas dos mares todos os anos, mais de 100 milhões das quais produzidas em regime de aquacultura.

- Quanto a espécies marinhas, os cientistas catalogaram até agora 210.000, mas admitem que o número total seja até 10 vezes superior.

- Nos últimos 500 anos, 15 espécies de peixes, aves e mamíferos marinhos foram declaradas extintas.

- O tráfego marítimo mundial gera cerca de 1.000 milhões de toneladas de dióxido de carbono, cerca de 3% das emissões globais.

- No fundo do mar estima-se que estejam os destroços de três milhões de navios, menos de 1% dos quais explorados.

- O Canadá é o país com a maior linha de costa, numa extensão de 202 mil quilómetros, mais de metade dos 356 mil quilómetros de costa de todos os países do mundo.

- Portugal tem uma zona económica exclusiva superior a 1,7 milhões de quilómetros quadrados, a 20.ª maior do mundo e a terceira maior da União Europeia. Se for alargada a plataforma continental, aumentará para 3,8 milhões de quilómetros quadrados.

- Os oceanos absorvem 30% do dióxido de carbono libertado para a atmosfera. Estima-se que contenham 38 biliões de toneladas de Co2.

- Desde o início da era industrial, os oceanos tornaram-se mais ácidos por causa da quantidade maior de dióxido de carbono, subindo 0,1 na escala de pH de 8,1 para 8,2.

- Cerca de um quarto das reservas acessíveis de petróleo mundiais, estimadas em 41 mil milhões de toneladas, encontra-se sob o leito marinho.

- Entre energia eólica, energia das marés e outras renováveis, os oceanos podem produzir em teoria entre 20.000 e 80.000 terawatts de energia por hora, ou seja entre 100% e 400% do consumo de eletricidade global.

II° Congresso de APU-PDGB: NABIAM REELEITO COM MAIS DE NOVENTA POR CENTO DE VOTOS


 JORNAL ODEMOCRATA 
26/06/2022

Nuno Gomes NABIAM foi reeleito este domingo, 26 de junho de 2022, presidente da Assembleia do Povo Unido — Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), com 944 votos que correspondem a 95 por cento, para mais um mandato de quatro anos.

O segundo mais votado, Agostinho Sanhá, obteve 49 votos, correspondente a cinco por cento. Registou-se igualmente sete votos nulos e dois em branco, no universo de 1002 votantes.

Após a divulgação de resultados que ditaram a sua vitória, Nuno Gomes Nabiam, dirigindo-se aos delegados ao Congresso, disse que terminou um exercício democrático “muito importante”, sublinhando que a sua vitória é de todos os dirigentes e militantes apuanos.

“Em nenhum momento vou trair os militantes de APU-PDGB e muito menos trocar o partido pelo dinheiro ou funções ministeriais, porque é uma organização política de todos os militantes e dos guineenses em geral. Serei um líder que servirá o partido como sempre fui ensinado pelo defunto presidente Koumba Yalá, controlando sempre as minhas ambições”, garantiu.

Nabiam lançou desafio aos militantes a começar a se preparar para as próximas eleições legislativas. Enfatizou que é preciso a união e determinação dos apuanos para vencer legislativas.

“A partir de agora vamos organizar e trabalhar seriamente nas bases eleitorais. Ouvimos críticas construtivas dos militantes durante o Congresso, sobretudo presidentes das Comissões Políticas regionais, concordo plenamente. Quero assegurar-vos que não é fácil estar à frente de uma formação política da dimensão de APU-PDGB, mas a única coisa é dizer a verdade enquanto líder do partido”, contou. 

O candidato derrotado, Agostinho Sanhá reconheceu o resultado e desejou boa sorte ao vencedor do segundo Congresso, tendo o exortado a trabalhar arduamente para, em colaboração com os militantes, conseguir resultados satisfatórios nas legislativas.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Ucrânia: Explosões atingem Kyiv de madrugada... O presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, disse que várias explosões foram sentidas esta madrugada na capital ucraniana.

© Getty Images

Por LUSA  26/06/22 

As explosões terão ocorrido no distrito de Shevchenkivsky, onde os serviços de emergência foram resgatar e evacuar os moradores, avançou o autarca na plataforma Telegram.

Jornalistas da agência France Presse confirmaram pelo menos quatro explosões em Kyiv, por volta das 06h30 de hoje (04h30 em Lisboa), meia hora após se terem ouvido sirenes antiaéreas na capital, que não era atingida pelos bombardeios russos há quase três semanas.

As explosões atingiram um complexo residencial perto do centro da cidade e causando um incêndio e uma nuvem de fumo. Não há até ao momento informações sobre eventuais vítimas.

Estas explosões ocorreram apesar das forças russas se terem retirado da região próxima a Kyiv, em maio, para concentrar a sua ofensiva no leste da Ucrânia.

As autoridades ucranianas avançaram ainda que as tropas russas "dispararam de forma massiva" contra Kharkiv durante a noite, segundo a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Moradores da segunda maior cidade da Ucrânia confirmaram várias explosões por volta das 23 horas de sábado (21 horas em Lisboa), bem como uma nova série de explosões a partir da meia-noite.

A Força Aérea da Ucrânia anunciou no sábado um "ataque russo maciço (...) com mais de 50 mísseis de vários tipos disparados do ar, mar e terra", sublinhando que os mísseis utilizados são "extremamente difíceis" de intercetar pelas defesas ucranianas.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no sábado que as tropas russas foram "forçadas a organizar uma chuva de mísseis" tendo como alvo "cidades de todo o país", devido ao arrastar do conflito, que já dura cinco meses.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra também causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas das suas casas, oito milhões das quais abandonaram o país, ainda segundo a ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


Leia Também: Zelensky vai pedir ao G7 mais apoio face a "chuva de mísseis" russos

Encontrado mamute bebé congelado há mais de 30 mil anos... Animal terá sido mumificado durante a Idade do Gelo.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  25/06/22 

Um grupo de mineiros do Canadá encontrou um mamute bebé mumificado que os cientistas acreditam ter sido congelado durante a Idade do Gelo, há mais de 30 mil anos, segundo um comunicado de imprensa do governo Yukon e Tr'ondek Hwech'in First Nation.

De acordo com o documento, o animal mumificado foi descoberto enquanto os mineiros estavam a escavar, na terça-feira, nos campos de ouro de Klondike, avança o jornal USA Today.

A cria, chamada Nun cho ga, que significa 'grande animal bebé' na língua Hän, foi posteriormente identificada como uma fêmea que morreu há dezenas de milhares de anos.

"É espantoso. Tirou-me o fôlego quando removeram a lona", disse um membro do governo do Canadá numa publicação nas redes sociais, frisando que Nun cho ga é o "primeiro mamute mumificado quase completo e mais bem preservado encontrado na América do Norte".

O paleontólogo de Yukon, Grant Zazula, confessou: "Como paleontólogo da idade do gelo, este é um dos meus sonhos que tornou-se realidade", frisando: "Nun cho ga é linda e um dos mais incríveis animais mumificados da idade do gelo alguma vez descobertos no mundo. Estou entusiasmado por conhecê-lo melhor".

Segundo a National Geographic, os mamutes estiveram na América do Norte, Ásia e Europa desde há cerca de 300 mil anos até há 10 mil anos. A sua extinção tem sido geralmente atribuída ao homem, mas uma investigação de 2021 sugere que as espécies desapareceram devido às alterações climáticas.

De recordar que em 1948, outro fóssil animal desta espécie foi encontrado no Alasca.

II° Congresso Ordinário de APU-PDGB: NUNO NABIAM ACREDITA QUE O PARTIDO SAIRÁ MAIS UNIDO


JORNAL ODEMOCRATA 
25/06/2022 

O presidente cessante de Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Gomes Nabiam, afirmou este sábado, 25 de junho de 2022, que os dirigentes e militantes do partido sairão mais unidos e coesos para vencer as próximas eleições legislativas agendada para 18 de dezembro do ano em curso.

Nabiam que dirige o governo de iniciativa presidencial fez estas afirmações de abertura de segundo Congresso Ordinário daquela formação política que decorre nos dias 25 e 26 do mês em curso, no Ilheu de Gardete, setor de Prábis, região de Biombo, arredores de Bissau. 

Sob lema “Congresso para fortalecimento da coesão interna e afirmação política de APU-PDGB”, estão reunidos 1.351 delegados vindos de diferentes regiões do país e da diáspora. Perfilam três candidatos para liderança do partido, designadamente: Mamadjam Darame, Agostinho Sanhá e Nuno Gomes Haviam, que disputa o segundo mandato. 

Estavam presentes na cerimónia de abertura, representantes da RGB, UPG, PRS e MADEM G-15.

O presidente cessante e igualmente candidato a sua reeleição, disse que após o congresso o partido vai para as legislativas de forma mais organizada em relação às últimas eleições.

Nabiam lembrou que durante os oito anos que dirigiu o partido, aconteceram várias situações internas que considera de anormais, contudo disse que aconteceram também bons momentos, tendo assegurado que “tudo isso faz parte da democracia razão pela qual, precisam sair mais unidos e fortes para enfrentar adversários no escrutínio”.

“Quero informar aqui nesta plateia que os militantes de APU-PDGB não podem estar contra os militantes do Partido da Renovação Social, porque são dois partidos irmãos do único pai [Koumba Yalá]. Pode haver divergências, mas nunca vamo-nos separar. Devíamos juntar-se  ao PRS, mas devido a falta de consenso na altura, motivou o surgimento de APU-PDGB no cenário político, mesmo assim continuamos a ser partidos irmãos para sempre”, referiu.

Nabiam exortou os dirigentes e militantes apuanos para respeitarem os estatutos do partido, e a acatarem todas as decisões dos orgãos competentes do partido.   

Sobre alianças feitas com os libertadores (PAIGC) na décima legislatura, Nabiam afirmou que o “PAIGC é um partido traidor”, e não consegue cumprir o acordo rubricado.

“Essa é a razão que nos levou a decidir romper aliança com PAIGC e assinar um novo acordo com o MADEM G-15 e o PRS, que agora está em bom caminho”.

Salienta-se que na abertura do Congresso não se registou as presenças dos deputados de APU-PDGB eleitos na última legislatura, nomeadamente: Marciano Indi, Paulo Bodjam e Umaro Conte. Porém, registou-se a presença de um dos vice-presidentes na direção cessante, deputado Armando Mango. 

Por: Aguinaldo Ampa   Foto: A.A

Veja Também:

Durante a sua intervenção na abertura dos trabalhos do segundo Congresso Ordinário de Apuanos, Nabiam explicou que a referida traição iniciou durante divisão de "pastas" na formação do governo na altura liderado por Aristides Gomes.

A reunião magna de APU-PDGB está a decorrer no espaço Ilhéu de Gardete, Região de Biombo norte do país.

Na corrida para a nova liderança do partido, existe três candidatos: Agostinho Sanhá, Mamadjan Darame e Nuno Gomes Nabiam.