10 de outubro de 2017

DICAS - O que fazer antes e durante o sexo para melhorar a intimidade

Os pequenos gestos fazem toda a diferença, sabia?


O ato sexual não tem, de todo, de ser mecânico. Pelo contrário. Quanto mais pessoal, íntimo e personalizado, melhor e tudo depende de pequenos gestos espontâneos.

Conta a revista Prevention que a intimidade do casal fica beneficiada quando, por exemplo, se fala durante o sexo. Não, não vai contar como foi o seu dia de trabalho nem falar dos dramas familiares, vai, sim, dizer o quão prazeroso está a ser o momento e o quanto gosta da cara-metade.

Respirar profundamente ajuda a ter mais prazer e mais ligação com a outra pessoa, mas não só: faz com que se aproveite ainda mais o momento. A respiração é, aliás, um dos segredos do sexo tântrico, diz a publicação.

Segundo os especialistas consultados pela publicação, estar com os olhos abertos durante o ato até pode parecer não ter grande impacto na vida a dois, mas tem. Olhar nos olhos da cara metade aumenta a intimidade, a paixão e o afeto.

Desligar todo e qualquer dispositivo tecnológico, não permitir a entrada dos patudos e transformar o quarto no santuário do amor são outros aspetos a ter em conta.

NAOM

EMFA INICIA TREINO DOS NOVOS RECRUTAS


O chefe dos recursos humanos do Estado-Maior das Forças Armada (EMFA), Julho Nhaté, garanti que arranca, esta quarta-feira (11), no centro da instrução militar em Cumeré, o treinamento de mas de oitocentos (800) jovens recrutados para cumprir o serviço militar

De acordo ainda com general Nhaté as especulações sobre a fuga dos jovens que se encontram no centro de instrução militar em Cumeré “não corresponde a verdade” porque até o momento não existem motivos para a fuga dos jovens neste centro.

“Durante estes dias estávamos na contagem dos recrutados, criando os números mecanográficos e dando-lhes os seus uniformes e amanhã inicia a preparação e agora porque alguém vai fugir”, interroga.

O responsável admite não informações fidedignas sobre a fuga ou não alguém.

“O número que eu tenho aqui, foi confirmado pelo centro mas se houvesse fugitivo receberíamos as informações”, reafirma.

Na mesma ocasião general Julho Nhaté mostra-se confiante com os instrutores treinados para preparar os jovens recrutados e “os jovens têm que aguentar o treinamento para poder cumprir com o exercício militar”.

“A preparação militar é que vai decorrer no centro, temos o caderno da preparação e temas que eles têm que cumprir com o exercício militar, dai que há necessidade de aguentar, por isso, que fizemos a inspecção para podermos levar um tropa fisicamente bom para poder aguentar e nós já tínhamos a cautela antes de eles chegarem, como sabemos os gentes que foram para o centro são gentes com o nível elevado portanto fizemos a celação dos instrutores e já tínhamos há muito tempo naquele curso dos oficiais, são gentes académico com a formação militar até com a ciência militar estão bem preparados e espero que os recrutados não vão ter duvida com os instrutores que estão no centro e outros até vão querer seguir esta carreira porque são rapazes muito brilhante”, explica.

Segundo Nhaté, entre 820 jovens 642 são rapazes e 178 raparigas, o treinamento do primeiro grupo termina no final de Novembro e em Janeiro começa o segundo grupo e o general garante que a força armada está com falta dos soldados nos quarteis e neste momento precisa-se de 2200 soldados para fechar planilha da força armada, “mas tudo dependerá da disponibilidade do governo”. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga
Radiosolmansi

DIRETOR-GERAL DA TGB PROMETE NÃO CENSURAR NOTÍCIAS DOS OPOSITORES DO REGIME

Aqui está a promessa do diretor-geral da TGB. 

Novo diretor-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Daniel Barros, promete garantir igual tratamento na difusão das notícias dos partidos políticos.

A promessa foi revelada hoje à Notabanca por, Francisco Indeque, presidente do sindicato de base dos trabalhadores da TGB.

O sindicalista disse não compreender a censura de alguns trabalhos pelo director-geral, uma vez, que os mesmos são autorizado por ele.

Não obstante, a promessa verbal do novo director em garantir a imparcialidade no tratamento das notícias políticas na TGB, o líder sindical do órgão promete estar vigilante ao cumprimento da promessa.

Notabanca; 10.10.2017

VETERANOS DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃ DENUNCIAM CORTES NA PENSÃO

O presidente da Associação de Veteranos de luta pela independência da Guiné-Bissau, Benjamim Correia, denunciou hoje cortes nas pensões de sobrevivência e ainda a retenção desses subsídios a cerca de três mil antigos combatentes.

Os associados reuniram-se em Bissau para ouvir do seu presidente qual o ponto da situação em relação aos cortes nas pensões e que medidas devem ser tomadas para "não afetar o compromisso" com o Presidente José Mário Vaz, que pediu paciência e contenção aos veteranos de guerra.

Alguns veteranos querem manifestações de rua, outros "exigem medidas enérgicas", a todos, Benjamim Correia, tem pedido contenção. "Pessoalmente penso que sair à rua não resolve o problema", declarou o dirigente, para alertar que "nunca se sabe".

Benjamim Correia explicou que o ministério da Função Pública mandou cortar o valor das pensões de muitos veteranos, passando alguns que recebiam do Estado 300 mil francos CFA (cerca de 457 euros), por mês, a auferir 75 mil francos CFA (cerca de 114 euros).

José Mário Vaz recebeu em setembro, um relatório pormenorizado elaborado por uma comissão por si criada, sobre a situação de vida dos veteranos de guerra e prometeu encontrar soluções para os problemas que estes enfrentam desde a pensão que auferem, à falta de habitações condignas e assistência médica, entre outros.

Notabanca; 10.10.2017

Guiné-Bissau: Analista defende a continuidade da missão de paz


A força deveria ter saído do país em Setembro.

O consultor jurídico e analista Luís Peti diz que, na actual situação política guineense, a força de interposição da paz da Comunidade de Estados da África Ocidental, Ecomib, deverá continuar no país.

Na opinião do especialista, a força deverá continuar até que se restabeleça a estabilidade e a segurança.

Aquela força foi autorizada, a 26 de Abril de 2012, na sequência do último golpe de Estado, que interrompeu o processo eleitoral.

Desde então, cumprindo a sua missão, os homens da Ecomib instalaram diferentes bases na cintura da capital guineense, protegendo as principais instituições da república e algumas figuras politicas.

Nos últimos cinco anos, os chefes de Estado e do Governos da África ocidental prorrogaram a missão de ECOMIB na Guiné-Bissau, mesmo com o registo de dificuldades financeiras.

A força deveria ter saído do país em Setembro.

Lassana Casamá
VOA

Faz hoje 120 anos e nenhum outro fármaco é tão usado no mundo como este

Falamos da Aspirina®. Talvez não soubesse, mas completa esta terça-feira 120 anos. Atualmente é utilizada por milhões em todo o mundo. Mas sabe como surgiu? A “história é fascinante”.


A Bayer comemora hoje o 120.º aniversário da Aspirina®, “o medicamento mais conhecido do mundo” e cujo ingrediente ativo “é o ácido acetilsalicílico”. Em todo o mundo é utilizado por milhões de pessoas “para tratar a dor, febre e inflamação, e prevenir doenças cardiovasculares”.

E em dia de aniversário é tempo de recordar a história da evolução da Aspirina®. O seu ‘pai’ é o químico alemão, Felix Hoffmann, que “ao pesquisar um tratamento para a dor artrítica do pai, iniciou a investigação do ácido acetilsalicílico, que demonstrou ser eficaz neste tipo de dor”.

Em agosto de 1897, Hoffmann conseguiu “sintetizar uma forma quimicamente pura e estável de ácido acetilsalicílico pela primeira vez num dos laboratórios da Bayer em Wuppertal, na Alemanha”. Aí nasceu um novo analgésico multifacetado e, diz a lenda, “foi imediatamente aprovado para benefício do pai de Hoffmann”.

Mas só em outubro desse ano, a Bayer apresentou oficialmente a Aspirina®, que nos dias de hoje é o medicamento “mais usado por um tão elevado número de pessoas em todo o mundo”, salienta o professor Valentin Fuster num artigo recente na Circulation1.

“Nenhum outro medicamento no mundo teve uma história tão fascinante e em tempo recorde como a Aspirina®”, destaca John Vane, vencedor de um Prémio Nobel, acrescentando que apesar disso esse desenvolvimento “ainda não chegou ao fim”.

A verdade é que, passados 120 anos após a sua descoberta, continua a “ser um dos ingredientes ativos mais importantes, permanece na lista de medicamentos essenciais desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, só no ano passado, foi protagonista de 1.900 publicações científicas”.

Além disso, a Aspirina® já resistiu “a duas grandes guerras mundiais, acompanhou os movimentados anos 60 e a evolução tecnológica das décadas seguintes, estando mesmo presente na primeira viagem do Homem à Lua”.

NAOM

ESTUDO - Grávidas que fumam correm o risco de ter filhos antissociais

Estudo revela que o tabagismo durante a gestação pode ter um impacto direto na vida adulta do filho.


Dos vários riscos associados ao hábito de fumar durante a gravidez, há um novo agora encontrado pela ciência. Diz um estudo do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Brown (nos Estados Unidos) que fumar durante a gravidez pode levar a que o filho seja uma pessoa antissocial na vida adulta.

Publicado na revista científica Journal of Epidemiology & Community Health, e citado pelo Buena Vida do El País, o estudo, levado a cabo durante mais de 30 anos, encontrou uma "correlação que, em qualquer caso, deve ser entendida como pequena a moderada".

Para a investigação, foram analisados 14,000 pessoas nascidas em Boston e Rhode Island entre 1959 e 1966. À data, as mães envolvidas no estudo fumavam entre um cigarro a um maço de cigarros por dia.

Assim que os bebés participantes alcançaram os 33 anos, os cientistas começaram analisar os seus comportamentos tanto a nível social, como criminoso. A ética e a propensão para a violência foram também alvo de análise.

Depois de terem cruzado todos os dados obtidos - tabagismo por parte da mãe durante a gravidez e comportamento do filho em idade adulta - os cientistas norte-americanos notaram que os participantes cujas mães eram fumadoras uma taxa de comportamentos anti-sociais 30% maior do que aqueles cujas mães não fumavam. Contudo, o estudo destaca que não ficou de todo provado que ser antissocial é o mesmo que ser criminoso, não tendo sido encontrada qualquer ligação entre a mãe fumadora e a criminalidade dos filhos.

NAOM

CENTRO MENTAL DE BISSAU SEM CONDIÇÕES MÍNIMAS

Centro Mental do país está neste momento com séries dificuldades de funcionamento e sem camas para pacientes os internos e sem refeitórios

Jerónimo Henrique Ié, director do Centro Mental de enterramento, numa entrevista exclusiva Rádio Sol Mansi (RSM), no quadro do dia internacional da saúde mental, diz que actualmente o centro funciona em regime de tratamento ambulatório, sem camas para os pacientes internos, sem cozinha, sem refeitórios e nem tem sala para doentes assistirem televisão.

“Neste momento a procura do centro para tratamento médico e medicamentosa é fraca porque ainda existem muitas pessoas que não sabem da existência do centro em enterramento, arredores de Bissau”, afirma Jerónimo Ié.

O governo não atendeu a preocupação do centro em equipa-lo para melhor servir os seus pacientes portanto está a funcionar com muitas dificuldades motivo que obriga fraco atendimento de pacientes internos.

O Dia Mundial de Doente Mental, o Centro Mental de Enterramento está sem cozinha, nem refeitório, sem uma sala de lazer e conta com espaço de 36 camas para tratamentos interno.

Este ano a data não foi assinalada com actividades comemorativas por falta de verbas financeiras para o efeito. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Baio Danso
Radiosolmansi

Professor: É a categoria mais importante de uma sociedade, mas uma das mais desvalorizadas pela nossa sociedade!


Pensador Anônimo

GUINEENSES DEBATEM OBSTÁCULOS DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ESFERA DE DECISÃO

Bissau acolhe, a partir desta terça-feira e durante dois dias, a conferência nacional sobre os obstáculos, as potencialidades e soluções para maior participação das mulheres nas esferas de tomada de decisão

O encontro é promovido pela ONG “Voz di Paz – iniciativa para a consolidação da paz na Guiné-Bissau”, no comprimento do projecto caminhar para um novo equilíbrio na Guiné-Bissau, criar espaços para uma verdadeira participação das mulheres na gestão pacífica dos conflitos e na governação.

Na abertura dos trabalhos, Filomena Mascarenhas, directora da Voz di Paz, afirma que objectivo do encontro visa apresentar, aprofundar, validar e hierarquizar os resultados da pesquisa realizada pela “Voz di paz”, fruto de um processo iniciado no início deste ano “com base nas auscultações inclusivas de todas as franjas da população em todo o território nacional”, tendo realçado a contribuição da Radio Sol Mansi – voz de paz na Guiné-Bissau no processo.

Em representação do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Janel Murdock, afirma que o processo utilizado pela “Voz di Paz” no projecto permite uma introspecção profundo na cultura.

Durante o percurso do projecto, a Voz di Paz auscultou cerca de 600 pessoas em todas as regiões do país e em Bissau, sobre os obstáculos e as potencialidades das mulheres para a sua participação nas esferas de tomada de decisão. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadi Djuf Djalo
Radiosolmansi

Dez jornalistas da Guiné-Bissau recebem formação sobre notícias de saúde


Dez jornalistas da Guiné-Bissau iniciou hoje uma ação de capacitação sobre as melhores técnicas de produção de notícias relacionadas com a saúde, sob a coordenação da jornalista portuguesa, Patrícia Cardoso, disse à Lusa fonte da organização da iniciativa. 

A jornalista vai capacitar os colegas guineenses no tratamento de notícias sobre saúde, nomeadamente sobre a saúde …Ler mais

GOVERNO PRETENDE CRIAR QUADRO GLOBAL DE GOVERNAÇÃO DAS MIGRAÇÕES


O governo da Guiné-Bissau em colaboração com a Organização Internacional para Migração iniciou, esta terça-feira (10), consultas para a elaboração das propostas da Guiné-Bissau que visam contribuir na elaboração a nível mundial de um pacto global sobre migração segura regular e ordenada

Durante o evento serão recolhidas perspectivas e as recomendações de diversos atores do sector público da sociedade civil e do sector privado contribuindo assim para a definição de um quadro global de governação das migrações.

A consulta é uma oportunidade para o país dar a sua contribuir na preparação do pacto global para migração a ser dotado em 2018 mundial.

Actualmente o fenómeno da migração internacional preocupa todos os governos do mundo dada a sua dinâmica e dimensão directa que poe em causa a concretização das metas estabelecidas para aplicação dos direitos humanos e os objectivos do desenvolvimentos sustentáveis.

Na base desta preocupação, Dino Seide, Secretário de Estado das Comunidades, defende que é urgente trabalhar para que a governança da migração internacional possa ser fortalecida para contribuir “de uma forma positiva” na mudança das tendências migratória.

Nesta senda anunciou que já estão em curso vários programas como a instalação de um guiché para atendimento dos migrantes.

Para Malam Ndur Djata, Secretário de Estado da Ordem Pública, a política adoptada pela CEDEAO e pela UEMOA facilita a integração sub-regional “daí trona-se louvável a definição de uma política mundial comum sobre a problemática da migração”.

Segundo ele nenhum país sozinho no mundo pode combater o fenómeno.

Entretanto, numa altura em que o número de mortes, exploração e abusos na rota migratória do mediterrâneo central está a tingir o nível record, Victor Madeira dos Santos, embaixador da União Europeia, defende que a promoção da migração segura e informada é “mais importante de que nunca”.

No final de 2016 com contribuição de Alemanha e da Itália e o Fundo Fiduciári da União Europeia lançaram uma iniciativa conjunta com a Organização Internacional para Migração visando responder a emergência humanitária com um fundo de 153 milhões de euros abrangendo 14 países na África ocidental, incluindo a Guine Bissau.

De acordo com os dados a iniciativa possibilitou o retorno voluntario e a assistência a quase 6000 migrantes vindos da Líbia, do Níger, do Mali, na Mauritânia no qual 1.455 regressaram a Nigéria, 800 ao senegal, 800 a Guine-Conakry, 600 a Gambia, 421 a Mali e 154 regressaram a Guine Bissau de forma voluntaria. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadi Djuf Djalo

Radiosolmansi

CMB PRETENDE MELHORAR CIDADE DE BISSAU


A Camara Municipal de Bissau (CMB) e a Ordem dos Arquitectos da Guiné-Bissau assinaram, esta terça-feira (10), em Bissau, acordo de cooperação que pretende dar um rosto melhor às ruas da cidade de Bissau

A assinatura do acordo vem na sequência dos esforços que estão a ser levados pela CMB que começou com a expulsão das pessoas que se encontravam ao longo das ruas da avenida principal de Bissau na venda ambulante.

Depois da assinatura, o Presidente da Ordem dos arquitectos, Fernando Jorge Teixeira, defende que para promover um planeamento arquitectónico deve-se pensar na repercussão futura na vida dos seus utentes directos onde estão inseridos.



Para o presidente da CMB, Baltazar Cardoso, a assinatura do acordo vai evitar modelos improvisados de construção de casas na cidade de Bissau.

“A partir de hoje, no próximo conselho directivo, os arquitectos devem ter um lugar cativo no conselho técnico. Os arquitectos devem fazer os seus trabalhos e a responsabilidade deve ser chamada”, promete.

O Presidente da Camara Municipal de Bissau diz estar insatisfeito com os modelos de casas que existem na cidade de Bissau em comparação com o modelo utilizado da época colonial. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi.net

PROFESSORES NOVOS INGRESSOS AMEAÇAM SAIR NAS RUAS PARA FAZER VALER OS SEUS DIREITOS

O Colectivo dos Professores Novos Ingressos do Ano Lectivo 2011/2012 e 2012/2013 ameaça realizar uma vigília, na próxima terça-feira, em frente ao Ministro da Educação Nacional para protestar o pagamento das dívidas em atraso

A intenção manifestada, esta terça-feira (10), pelo coordenador do Colectivo dos Professores, Hélder Té, depois do encontro com os professores em causa.

Segundo ele o colectivo tem vindo alertar o ministério da educação desde o mês de Maio no sentido de resolver o problema de salário em atraso dos professores novos ingressos.

Por outro lado Hélder acusa os dois sindicatos dos professores, SINAPROF e SINDEPROF respectivamente, de não fazerem nada para que os problemas dos professores novos ingressos sejam resolvidos junto do governo “o que motiva o surgimento do colectivo”.

Em reacção a estas acusações, numa entrevista exclusiva via telefónica á Rádio Sol Mansi (RSM), o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), Malam Li, mostrou-se “surpreendido” e “triste” com as acusações que estão a ser alvos.

Segundo o coordenador dos professores novos ingressos cerca de 675 professores estão com os problemas o que poderá comprometer o início do ano lectivo 2017/2018, cujo inicio está previsto para o dia 19 de Outubro. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
Radiosolmansi

Decorre em Bafatá seminário de validação do quadro de ação de resiliência da referida cidade


Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Administração Territorial e em parceria com a agencia das Nações Unidas para Habitações, UN-HABITAT, promove hoje em Bafatá o seminário de validação do quadro de ação de resiliência da cidade de Bafatá que envolve diferentes estruturas regionais daquela cidades leste do país.

O documento inspirado através das resoluções da conferência internacional de Paris sobre as mudanças climáticas realizada em 2015, tendo colocado o país na lista de alto nível de vulnerabilidade em face das ameaças das alterações climática devido a sua localização costeira, que segundo o Conselheiro técnico nacional da UN-Habitat senhor Ednilson Augusto da Silva “a implementação do referido instrumento na perspectiva da UN-Habitat, irá permitir com que as cidades costeiras do país possam ser resilientes, isto é, ter a capacidade de resistir às mudanças climáticas, fazer com que a economia continua produtiva, que as cidades possam resistir à subida do mar permitindo por outro lado com que a população seja também resiliente através das informações sobre medidas para atenuar, medidas de adaptação e de construção da residência”.

Em representação do Ministério da Administração Territorial, Loa Na Tchare Director-geral de descentralização administrativa do referido ministério, considera que “a iniciativa irá ajudar muito o governo na sua política de descentralização da administração pública através das autarquias locais, sobretudo porque é um documento que foi produzido através das estruturas regionais respeitando as realidades locais como um importante instrumento da governação”.



ONU na Guiné-Bissau 

DECISÃO DE OURO

Tirar o Braima Darame como diretor da rádio jovem da Guiné-Bissa para colocar o Edgar Carlos Pires foi uma decisão heroica!

Libertem aquele país!

Fonte: Abel Djassi-via facebook 

Pacto Global sobre Migração segura, regular e ordenada


O Hotel Azalai, acolheu esta terça-feira, 10 de outubro, uma consulta nacional para contribuir à elaboração, a nível mundial, de um Pacto Global sobre Migração segura, regular e ordenada.

A consulta de um dia, a que tomam parte técnicos de diferentes instituições governamentais e representantes da sociedade civil, foi promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades, com o apoio técnico da Organização Internacional das Migrações (OIM) e financiamento da União Europeia, no âmbito da iniciativa para a proteção e reintegração dos migrantes na Guiné-Bissau (EUTF-OIM: Fundo Fiduciário de emergência para combater as causas profundas da migração irregular em África).

Na abordagem do tema – Visão geral das tendências migratórias na Guiné-Bissau, a especialista guineense, Paulina Mendes, do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP), referiu que a Guiné-Bissau não escapa ao fenómeno migratório global, com destaque para os cidadãos da África Ocidental, nomeadamente da Guiné-Conacri, Senegal, Burkina Faso, Mali e africanos anglófonos que escolheram este país para a realização do seu sonho.


ONU na Guiné-Bissau 

Hackers da Coreia do Norte roubam planos de guerra da Coreia do Sul

Documentos militares incluem plano para assassinar Kim Jong-un em caso de guerra entre as Coreias.


A confirmação surgiu quase um ano depois do ataque e meio ano após as primeiras desconfianças. Piratas informáticos da Coreia do Norte roubaram documentos militares da Coreia do Sul.

O Ministério da Defesa sul-coreano, que sempre se recusara a comentar o assunto, reagiu agora pela voz do governante Rhee Cheol-hee.

De acordo com a BBC, hackers norte-coreanos apoderaram-se de 235 gigabytes de documentos militares do Centro de Integração de Dados da Defesa da Coreia do Sul. 80% do conteúdo ainda não foi identificado, mas sabe-se já que dele fazem parte planos de guerra elaborados pela Coreia do Sul, em conjunto com os EUA, para o caso de entrarem em guerra com a Coreia do Norte.

A BBC faz ainda referência a um plano que inclui a morte do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que desde maio (altura das primeiras desconfianças) negou que um ataque informático tenha sido perpetrado pelo seu país.

NAOM

Bubaque - Centro de Produção de Documentos sem edifício próprio

Bissau,10 Out 17 (ANG) – O Centro de Produção de Documentos Biométricos (CPDB) do sector de Bubaque funciona actualmente na residência do Secretário da Administração local, porque o edifício onde operava está num estado avançado de degradação.

Aspecto da cidade de Bubaque
Em declarações à imprensa o administrador do referido Centro, Toni Tavares pede ao governo para que, através do Ministério da Justiça, providencie uma instalação própria para que o serviço possa funcionar em melhores condições.

Tavares disse que dispõe de todos os meios materiais necessários para a produção de documentos, mas lamenta a fraca afluência dos cidadãos para a aquisição de Bilhete de Identidade (BI).

“A nossa produção diária varia de 7 a 10 bilhetes de identidade. Isso não é possível dada a dimensão do sector de Bubaque, com a excepção do período das matrículas nas escolas públicas, única altura em que produzimos mais”, informou.

Segundo o administrador, essa fraca procura do BI tem a ver com a pouca importância que a população local dá ao documento, e também com o desconhecimento da existência do centro.

Disse que essa situação já originou a criação de brigadas móveis que percorreram várias zonas longínquas emitindo Certidão de Nascimento e BI aos cidadãos.

Para além disso, conforme Toni Tavares, campanhas de sensibilização com apoio de uma das Rádios Comunitários sobre a importância do  Bilhete identidade são frequentemente levadas a cabo para possibilitar que mais cidadãos tenham o seu BI.

O Centro de Produção de Documentos Biométricos do Sector de Bubaque funciona há anos e já produziu mais de mil Bilhetes de Identidade.

ANG/LPG/ÂC/SG  

AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NÃO TERÃO LUGAR EM ABRIL DE 2018 COMO PREVISTO


Na semana passada o Ministro da Administração Territorial Sola Na Kilim disse que os cadernos eleitorais serão atualizados só a partir de janeiro. Para um bom entendedor meia palavra basta. Isto significa que se for realmente só em janeiro o mais certo é estar pronto em Junho. Porque ainda poderá ser depois de Janeiro.
Ora Junho será o tempo da chuva e por isso os ilegais dirão que convém esperar o início do tempo de seco em Novembro.

Chegado a Novembro de tão mentiroso que os gajos são dirão olha como o país não tem dinheiro para realizar duas eleições num espaço de tempo tão curto então vamos fazer eleições gerais e assim juntar as legislativas e presidenciais em Abril de 2019. É canadjas ka misti larga poder. É murdi osso é sinti sabura, é rabida gora é dita de costa. Kim ku ka fia pa I sinta I bata sukuta.

Fonte: Guineendade.blogspot.sn

Miss Mundo-Guiné-Bissau 2017

Representante da Guiné-Bissau, no concurso de beleza, Miss Mundo 2017,Guangzhou China !


Laila ESTÁ PRONTA PARA ERGUER E HONRAR A NOSSA BANDEIRA AO MAIS ALTO NÍVEL NO CONCURSO MISS MUNDO ESTE MÊS NA CHINA, DIGNIFICANDO COM ORGULHO A BELEZA E O NOME DE MULHER GUINEENSE.

ESPERA-SE CONTAR COM O APOIO INDISPENSÁVEL DO GOVERNO, EMPRESÁRIOS E POVO GUINEENSE NESTA MISSÃO!


Mais informações para apoiar, contactem a representante de TOP GB INTERNACIONAL - Minda Fernandes

Carlos Uissa



Laila Da Costa é natural de Lisboa, com 3 meses, mudou-se para Guiné-Bissau, os seus pais são de nacionalidade Guineense, aos 20 anos, detentora da autêntica beleza negra africana, é a miss Mundo Guiné-Bissau a participar do Miss World 2017, evento que ocorrerá em 18 de novembro na China. 

A candidata, apreciada pelas curvas acentuadas no corpo de 1.80m, pesa, 58kg, é estudante de Gestão de Recursos humanos, modelo - é uma das manequins em destaque na agência de Fátima Lopes " face models" já desfilou em Portugal Fashion Week,; Lisboa Fashion Week; Paris Fashion Week, fez anúncios para marcas no mundo de moda. Ela já foi New model today 2015 e ficou no 4ºlugar da mais bela, também é considerada - face models of the year 2016. - É atualmente a modelo africana em destaque; - new model today na italia; - é rosto de capa de várias revistas de moda em Lisboa/Portugal. Uff, ela tem tudo para ser a mais bela do mundo! E o que vocês acham?


Laila a candidata da Guiné-Bissau e outras representantes de outros países concorrerão ao título da mulher mais bela do mundo este ano, na cidade de Sanya, China.


Fonte: Miss Mundo-Guiné-Bissau 2017

Uma bebé de nome Guiné-Bissau!

Raptada pouco depois de nascer. Adoptada á força, maltratada, usada, explorada!


Tal como uma criança talibé, foste obrigada desde tenra idade a assimilar novas culturas, tradições, vivendo como estrangeira na tua terra, pedindo, implorando, sentindo medo, sofrendo em silêncio, escondendo os sonhos e as lágrimas.

Pedindo e servindo comida enquanto sofres com fome, vendo as outras crianças da tua idade irem á escola, brincarem com bonecas e carrinhos enquanto tu pedes esmola, calcorreias vilas e cidades a pedir, implorando sem chorar e sempre a sonhar.

A não teres vida própria porque a tua vida pertence a outros. São os teus donos que pensam e decidem por ti.

E um dia os teus pais biológicos vieram resgatar-te de quem nunca te respeitou. E tu que sempre choraste, gritaste e lutaste por esse momento abriste os braços á espera de um carinho, de amor, de bem-estar e felicidade!

E adormeceste feliz nos braços de quem te pariu, de quem te perdeu, e de novo te encontrou. 
E sonhaste com o futuro, os teus filhos na escola, os teus pais respeitados e tratados como iguais, os teus avós alimentados e resguardados para uma velhice feliz. De Justiça, de Educação Para Saúde, de Saúde igual para todos.

E acordaste com o sabor e o cheiro novo de uma liberdade tanta vez sonhada mas nunca vivida. 
Mas por pouco durou o teu estado de graça e felicidade. Os teus pais biológicos tinham perdido os laços umbilicais. Aquilo que a genética uniu, foi separado pela ganância, a ambição desmedida, e a luta pela posse dos teus bens.

E de novo ficaste entregue a ti própria. Sozinha, abandonada, perdida. 

De novo qual criança talibé remas sozinha contra ventos chuvas e marés. Usam o teu trabalho, o teu esforço, para viverem e enriquecerem. Alimentam-se de ti, do teu trabalho, das esmolas que pedes e pedem em teu nome, e em troca oferecem-te os restos, e tu continuas, com um sorriso nos lábios, com os sonhos adormecidos mas nunca perdidos, a acreditar que um dia eles vão reconhecer-te como filha legítima, com direitos adquiridos, com vontade própria.

E vais crescendo, e dentro de ti vai crescendo também alguma raiva incontida, muita vontade, um imenso amor-próprio perdido mas de novo encontrado.

E vais descobrir que já não és criança, que crescente, que os teus sonhos afinal são possíveis de realizar. Que te vais libertar das amarras em que te mantiveram refém tanto tempo!

E sentes mais do que nunca que a tua hora chegou!


DEFINIÇÃO DE TALIBÉ

Talibé é uma palavra de origem árabe e significa discípulo ou seguidor. No Senegal talibé é o termo usado para um menino que é obrigado a mendigar pelas ruas como parte de sua educação Corânica. 

Talibés são crianças com idades entre 5 e 17 anos que são enviadas por seus pais para os Marabus, a fim de que estes ensinem a elas a educação Corânica. Talibés, assim como crianças de rua, são facilmente reconhecíveis em todo Dakar através dos trapos que elas vestem e pelas latas de extrato de tomate que balançam em torno de seus pescoços. 

Marabus são líderes muçulmanos altamente respeitados pela população e pelas autoridades locais. Um Marabu pode ter entre 15 e várias centenas de talibés sobre seus cuidados a depender de sua reputação. Sua missão é ensinar a educação corânica aos talibés. Esta formação é acompanhada por iniciações práticas na vida da comunidade, para adquirir o senso de humildade e resistência em todos os tipos de provações. 

Os talibés vivem muitas vezes em condições desumanas, onde fome, sede e doenças são terrivelmente excessivas. Mendigar é parte da educação corânica. Durante o dia, os marabus enviam os seus talibés para às ruas para que eles possam mendigar. Os marabus exigem uma quota equivalente a um dólar por dia, e se o talibés não atingem essa meta, eles são espancados pelos seus “educadores”. Estima-se que os talibés já representam mais de 120 mil da população no Senegal. 

Mesmo que eles recebam alguma educação de seus professores religiosos, esta educação é tão ínfima que não é capaz de poporcionar à eles sequer um emprego decente. A conseqüência é que os talibés no futuro se tornem discípulos de seus marabus ou fiquem desempregados. -











Marcelo Marques-via facebook 

PAIGC INSTRUÍ MILITANTES PARA DESAFIAR TRAIDORES DO PARTIDO

“Tudo pode acontecer na Guiné-Bissau, porque o país está numa anarquia toral”.

Secretário Nacional do PAIGC exorta aos jovens do partido a lutarem-se contra os dirigentes traiçoeiros. 

Aly Hijazy dirigia-se, no último fim-de-semana a juventude da cidade de Canchungo, no quadro do encerramento da primeira jornada de reflexão partidária promovida pelos jovens locais.

Hijazy afirma que os estatutos do PAIGC são inegociáveis e constituem instrumentos que direcionam qualquer militante no seio dos libertadores. Por isso, exige o respeito dos mesmos.

Ainda, o político acusou Presidente Mário Vaz de motor da crise politica para obter ganhos, durante o seu regime.

Conosaba/Notabanca

Direito ao nome!


O IBAP e a Tiniguena vão apoiar as equipas de registo civil de nascimento a garantirem um maior acesso das populações que habitam no arquipélago dos Bijagós ao direito humano fundamental do nome.

Com o apoio do UNICEF e do fundo de Consolidação da Paz (PBF), o Ministério da Justiça acaba de assinar importantes parcerias com as referidas organizações para reforçar a estratégia de registo de nascimento nas zonas insulares, nomeadamente no arquipélago dos Bijagós.



Fonte: Unicef Guiné-Bissau 

........... ESCLARECIMENTO ............



..... Venho por este meio pedir vos de me esclarecer com respeito do patriotismo em cima de tudo .....


...... Bereau central do PAIGC reúnirá nas proximas semanas debatendo certos assuntos e marcação da data do proximo congresso do partido.....

...... DSP apresentará, o que quero que me esplicam, quem serão adversarios dele no congresso ...? Será que não é isso que o DSP queria de expulsar todos no partido para puder concorrir sozinho ...? 
O que acham do DSP de novo na liderança do PAIGC...? 

Qual é avaliação que podemos fazer DSP durante sua liderança no partido ...?

....... Por favor! Vamos ser francos, sem ofensas, cada dar seu ponto de vista, com humildade .....!!

.......... OBRIGADO PELA CONPREENÇÃO .........











Amadu Ula Embaló-via facebook 

                Visualizar comentários
Jones De Pina DSP com ou sem adversarios tem todas as possibilidades e garantias de ganhar o congresso tem o apoio total e confiança do partido, e mais os 15 nao foram expulsos por mero capricho mais violaram todas as regras do partido, o mesmo axonteu com os delegados do prs que foram expulsos so nao reclamaram pk tudo parece que ja estão bem enquadrados no outro partido.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO...?
Gerenciar
Jones De Pina E mais nao foi o DSP quêm os expulsou o partido agiu em conformidade com a lei, no campo juridico a lei pune o contrafactor.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló MANO JONES SABES PORQUE GENTES LHE ACUSAM DIRECTAMENTE NISSO ...?
DSP NÃO TEM POSTURA DUM LIDER COM CARRECTER DO DIALOGO... NÃO REMARCARES ISSO...?
Responder

Gerenciar
Baldé Aminata Ki estatuto i facido antes di Cabral murri. I ka DSP ku invental, si bu iara partido bu na castigado. Será é djintis ku castigado é mais cedo militantes ki di Rafael Barbosa ou Nino Vieira? Os 15 bandisalons bó sufri bó
Gerenciar
Amadu Ula Embaló NANCY CARDOSO, PABIA KI CADOGO KA EXPULSA BA ARISTIDES KU CIPRIANO KIL TEMPU ....?
Responder

Gerenciar
Baldé Aminata Cadogo ka tené Espírito di um lider, el i um djila. Atual governantes tudo i djilas Jomav ku Braima Camara. Ku DSP terra ranka
Gerenciar
Jones De Pina I kila ku DSP dicidi kaba kel bu cumiti so pabia anós i camaradas di partido na protegiu, és cusas tem pa caba na guiné-bissau i suma ora ku alguim tené um familia na poder i buli policia prindi i ta tchoma papé, tio ou primo é ta tchiga é manda solta justiça katem.
Gerenciar
Pedro Duarte Gomes Boa nha ermon Jones bu sibi es meninos é meste sedo ma pa é bai cu calma ena djante de mas Toki é na fica caminhos certos de ianda ma no bai son caminhos i diantes suma n'ta fala tempos i juiz mas garande que tem na mundo.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló TIU PIDRU KÉ ASSIM KI BUTA NGOSTA...? SIN COBA MAL ....IKA EL....?
Gerenciar
Jones De Pina Nada di coba mal uma simples leitura.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló KKKKKKK ASSIM KU TIU PIDRU TA NGOSTA KKKKKK
Gerenciar
Pedro Duarte Gomes Sim nha menino cabu coba mal, anos no sanguês i Djiné-Bissau.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló MAIS NOTA MISTI TAMBI CUMENTADURIS PAKA COBA...ASSIM KINÓ RANKA BA TAMBI DIPUS EH KUNSA PIRDI ARGUMENTUS PA DIFINDI NÓ ATAKIS, EH REFUGIA NA KOBA MAL...
Gerenciar
Jones De Pina Amadu la pk nao tem que é completamente falso o presidente tem o direito de massacrar o povo por culpa ou raiva de alguêm?
Gerenciar
Amadu Ula Embaló JONES quero que reconhecem do que PR JOMAV virou a pagina politica da GBissau, por isso que existe muitos activistas politicos sem basear no assunto ofende logo....kkkkk
Gerenciar
Jones De Pina Você falou tudo virou e de que maneira caso que eu, tu e todos nós cedo ou tarde vamos pagar por isso agora estou de acordo ctg parabens meu caro Amadu.
Responder
Agostinho Wilson Nandacta Ele quer sacrifacar o partido e ele vai o primeiro a ser sacrificado.
Gerenciar
Olivio Barreto Quem nao estiver contente com actual diresao se e do partido so tem que esperar ate congresso ou entao que mude para outro partido ,se no caso a pesoa fazer parte dos 15 traidores do pártido entao pode esquecer porque a fila ta andar ,ate o PAIGC nao custuma levar traidores pa guerra e muito perigoso.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló OLIVIO BARRETO É DIRECÇÃO...OK...?
Pedro Duarte Gomes Más sobrinho Ula você não pode ser nenhum juiz ou um advogado, porque que você não fala do aqueles pangares do 15 que votava contra programas do próprio partido proprio governo deixa de ser injustos assim, essa sua atitude de mostra clara de você tá ser subornado, para injuriar direcção deste partido ser justos, fala também dos 15 intereceiros assim nos pode tirar ilações, você defenda só dos que se beneficie, isso é muito mal, ser inteligentes é bom mas ser justos é muito mais bom aí você conquista até corações dos macacos nos florestas, você tá abater muito mal meu sobrinho Ula.
Gerenciar
Amadu Ula Embaló TIU PIDRU O QUE SIGNIFICA A DEMOCRACIA, CADA TEM A LIBERDADE DE FAZER A SUA ESCOLHA, POR ISSO NAS ELEIÇÕES ESCOLHEMOS OS NOSSOS DIRIGENTES NÃO É...? E VIMOS NOS E.U.A OS REPUBLICANOS VOTARAM CONTRA O SEU PR. QUE É TRUMP....
Gerenciar
Olivio Barreto Amadu-él Baldé Se es do PAIGC ou nao ja devias saber de que o DSP nao expulsou ninguem e nen tem esse compotencia ,o partido tem os seu estatuto onde a diciplina e primordial ,como todos nos sabemos nen na selva ha regras que os animais salvagens ultilizao para se conviverem bem .
Gerenciar
Pedro Duarte Gomes Boa meu querido Olivia Barreto, estes rapazes novos não quero Ginger nas verdade eles bacia só nas injurias sem saber de concretos as leis de base do partido, assim é muitas vergonhas, aquele abraço Olivia.
Gerenciar
Olivio Barreto A situasao da guine ja ta no alerta laranja como eles querem para resolver essa crise criada por JOMAV tamos pronto epreparados ,e o congresso vai ser marcado e vai ser REALIZADO como sempre nen que for debaixo de Murteiros e Canhoes
Gerenciar
Pedro Duarte Gomes Pura verdade aqueles grupinhos do 15 eles já estragaram o seus oportunidade agora eles sequestram jomav o maldito jomav financiar os 15 bandidos estaa enceitar dinheiros do povo a alguns jovens para dinigri imagens de direcção.
Samuel Amado Balde MAS E CLARO QUI DSP QUERO DA COMTINUIDADE MAS Só TEME AQUELE GRUPO DOS 15 por isso ele não quero negoçiar com o grupo dos 15 porque e ala mas forte e que pode lhe tirar do lugar .
Gerenciar
Baldé Aminata Ala forte no banditismo e gatunagem
Gerenciar
Pedro Duarte Gomes Forte na vota contra programa de se mesmo partido quela ta fala cuma i forte? Bo para brincadeiras abos também es i cal coldade pensamentos ninsi menino de 5 anos es pangares de grupinhos tereceiros de 15 cata nganal.
Gerenciar
Samuel Amado Balde Meu eles votaram comtra porque dsp traiu as normas do partido
Gilberto Gill Djubi si paigc fasi congresso os 15 kamate najurao paigc nabai opuziçao 8 ano sibu kafia tchamam katchur ami kufalao tchamam djubi so ponto 1 kimku paigc tene pabai nfrenta na Quynara Adja Satu ku Porsor Tuma mane ykatem 2 ponto kimku paigc tene pabai nfrenta na Biombu Abel dasilva gomes ku Bobo katem 3 pontoBo kimku paogc tene pabai nfrenta Botche cande ku Suares cassama na Bafata katem 4 ponto kimku paigc tene pabai nfrenta na Gabu Juze Eduardo Mama balde ku ZE Carlus ku deputado Umaro djau volgu Baba kimku paigc tene pabai nfrenta na Bissauram Manelinhu ku Anita djalo sane ku Denbo djite katem 5 kimku paigc tene pabai nfrenta Luis oliveira canka ku Domenicu sanka na Bulama kimku paigc tene pabai nfrenta Dog Aristide Okante da silva ku Dog Prezi JOMAV na Cacheu ku djigale djata 6 ponto.kimku paigc tene pabai nfreta deputado Amidu queta ku Dinis kabulo na fantchamna ku Martinho ndafa kabi na Tombali katem. Nobai pa cetor autonimu kimku paigc tene pa nfrenta Braima camara ku Tomas gomes barbosa ku Rui Dia de sousa ku Respisio nunis deputada Orora sano deputado Eri mane Ugu luzilino vieira ku Marçiano silva barbeiro ku Sandji faty
Gerenciar
Amadu Ula Embaló PEDRO DUARTE GOMES, OLIVIO BARRETO, BALDÉ AMINATA, JONES DE PINA .....!!
Gerenciar
Amadu Ula Embaló SI EH KA FORTI BA, EH KANA ISTA NA PUDER TÉ GOSS... BÓ KA ODJA FRACUS NUNDÉ KI EH BAI PARA NEL KKKKKKK!....