domingo, 2 de agosto de 2020

Chega junta algumas centenas de pessoas em Lisboa para mostrar que “Portugal não é racista”

André Ventura promete organizar manifestação sob este mote sempre que a esquerda marcar concentrações a dizer que há racismo. CDS diz que juntar tanta gente em plena pandemia é “uma imoralidade e um insulto”.

Lusa e PÚBLICO 2 de Agosto de 2020

andré Ventura fez mais uma manifestação LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

Algumas centenas de pessoas participaram ao fim da tarde deste domingo, em Lisboa, numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que “Portugal não é racista” e tentar afastar “esse fantasma” que assola o país sempre que algo de trágico acontece. O CDS já criticou a iniciativa do Chega, que apelidou de “imoralidade e insulto a quem está a sofrer com esta pandemia”.

“Em Portugal não há racismo estrutural”, disse o presidente demissionário do Chega, em declarações aos jornalistas, antes do arranque da marcha que, durante mais de uma hora, percorreu as ruas da Prata e do Ouro, terminando ao final da tarde com uma intervenção de André Ventura na Praça do Município.

Defendendo que “o fantasma da hipocrisia sobre o racismo não continuará a vingar”, André Ventura reiterou que, tal como já tinha prometido, o Chega promoverá uma marcha “sempre que a esquerda e a extrema-esquerda” insistirem em colocar o tema do racismo na agenda política e marcarem eventos na rua. Foi por isso que o partido marcou a concentração para este domingo, depois das iniciativas de sexta-feira e sábado para recordar a morte do actor Bruno Candé. No discurso em frente à câmara, Ventura prometeu voltar a organizar novas manifestações sempre que houver uma contra o racismo.

“Nós somos um país muito peculiar em que sempre que acontece qualquer coisa mais trágica, como foi o caso do actor Bruno Candé, temos sempre o fantasma do racismo a assolar-nos”, salientou, insistindo que o Chega não aceita que o “racismo seja desculpa para tudo” e que quer “minorias com direitos, mas também com deveres”. “Nós queremos, sobretudo, dizer que Portugal não é um país racista”, acrescentou, admitindo, contudo, que por vezes acontecem “episódios racistas” que “devem ser condenados”. Mas fez questão de vincar que no caso do actor já “havia desavenças pessoais entre a vítima e o agressor e que nada tinham a ver com racismo” e recusou as acusações de quem diz que o Chega é autor moral deste crimes.

André Ventura não se cansou de repetir que “não existe racismo estrutural” em Portugal mas vincou que “há minorias que se acham acima da lei. Não podemos deixar que isso aconteça e os portugueses sabem que esse problema tem que ser resolvido.”

O líder do Chega aproveitou para deixar recados em especial a Rui Rio, depois de ter desafiado através das redes sociais o presidente do PSD mas também o do CDS a juntarem-se à sua marcha. “O país já percebeu que quanto mais humilham o Chega e quanto mais ofendem as pessoas que votaram no Chega... Nós estávamos em quê? Em terceiro nas últimas sondagens? Em breve chegaremos a segundo [nas sondagens], quer queiram quer não. (...) O que vai acontecer se o dr. Rui Rio não quiser aqui vir, em breve, é que o PSD desaparece completamente e o Chega assumirá esse lugar. Porque já estamos fartos desta conversa de que tudo é racismo em Portugal.”

Se os sociais-democratas não se manifestaram - embora em Junho Rui Rio tenha afirmado que “não há racismo na sociedade portuguesa” -, já o líder centrista fez questão de usar a rede social Facebook para na sua página oficial dizer que recusa cair nas “ratoeiras ideológicas da extrema-esquerda para se afirmar” e vincar que “Portugal não é um país racista” apesar de haver “isoladamente crimes de racismo”.

Francisco Rodrigues dos Santos critica o Chega: “Juntar centenas de pessoas nas ruas em plena crise pandémica, depois de tantas mortes que chorámos e após os penosos sacrifícios que enfrentámos e continuamos a enfrentar, é uma imoralidade e um insulto a quem está a sofrer com esta pandemia.” E vinca que os extremos - aos quais, diz dedica o seu “desprezo”, “tocam-se quando decidem sair à rua. (...) Aos políticos pede-se que coloquem o oportunismo político de parte e que dêem o exemplo ao país.”

À saída dos manifestantes da Praça do Município um homem contra a manifestação - encabeçada por André Ventura, entre outros que seguravam uma faixa que dizia “Portugal não é um país racista” - criou alguma confusão, que foi, contudo, resolvida em poucos minutos com a intervenção da polícia e de alguns elementos da organização que lhe pediram para se afastar. Ventura encabeçou o desfile e teve ao seu lado a actriz Maria Vieira assim como o líder da corrente interna centrista CDSXXI, Pedro Borges de Lemos, com a bandeira do CDS. Muito perto, seguia o presidente da secção do PSD em Macau e Hong Kong, Vitório Cardoso, que, tal como na manifestação do Chega de 27 de Junho, levava ao ombro uma bandeira do PSD.

Entre bandeiras de Portugal e do Chega, os manifestantes percorreram Baixa gritando “Portugal não é racista”, “André vai em frente, tens aqui a tua gente”, “minorias com direitos, mas também com deveres”, interrompendo os “cânticos” mais do que uma vez para cantar o hino nacional.

Na Praça do Município, em cima de uma carrinha transformada em pequeno palco, Ventura quis ainda deixar o que disse ser um “recado” para o líder do PSD que, na quarta-feira à noite numa entrevista na RTP admitiu conversações com o Chega com vista a entendimentos eleitorais apenas se o partido evoluir “para uma posição mais moderada”. “Não acreditem naqueles que andam aí a dizer que nos vamos juntar com o A ou com o B. Quero dizer ao doutor Rui Rio palavras que nunca deixarão de ser as minhas palavras. O Chega aceitará governar com o PSD numa condição: quando for o Chega a mandar no Governo de Portugal, aí nós aceitaremos”, afirmou André Ventura, já depois de garantir que nunca deixará que menosprezem ou humilhem o seu partido.

Notícia corrigida às 23h35 para especificar que Vitório Cardoso ainda é presidente do PSD de Macau e Hong Kong.

Fonte: publico.pt

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Jibril Mané presidente de Conselho da Administração da Autoridade Reguladora Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, esclarece o caso das rádios em situação da irregularidade...22 de outubro de 2019

Campeonato do mundo de damas.

Os Djurtus não conseguiram ultrapassar a poderosa selecção holandesa e cairam assim nos quartos de final.

Uma derrota de 5-3 fez terminar assim o sonho de chegar as meias finais.
Fonte: Alison Cabral 

NO COMMENT!

@Moussa Thiom Diop

Mulheres nesta cidade competem para encontrar um marido por falta de homens

Tema de hoje hotel Império outra grande corrupção do PAIGC e o seu líder...

GUINÉ BISSAU - Fortes chuvas em Bissau e crocodilos do Parque de N´Batonha no centro da capital

Chuva intensa na Guiné Bissau e crocodilos no Parque N'Batonha, no centro da capital © Mussá Baldé
Texto por: Mussá Baldé  RFI

Nos últimos dias a capital guineense, Bissau, tem sido fustigada por intensas chuvas, mas o curioso é que há uma inusitada circulação de muitos bichos, inclusivé de crocodilos. É que o Parque de N´Batonha, donde virão esses animais está situado no centro de Bissau. 

Por estes dias, Bissau tem sido fustigada por chuva incessante, talvez por isso haja muitos bichos em circulação.

Populares da zona de Cacoma, de Granja, de São Paulo de Peré e do parque de N´Batonha têm denunciado presenças de crocodilos nas redondezas e nas estradas em plena luz do dia.

O caso mais bicudo é sem dúvida o parque de N´Batonha situado no centro de Bissau.

O parque é um pequeno lago natural situado entre dois hotéis e os escritórios das Nações Unidas.

Naquele parque, com  muita vida selvagem, entre peixes, pássaros e sapos, a população tem relatado que nos últimos dias são visíveis crocodilos em circulação.

O parque é bastante frequentado por crianças por ter zonas do laser e do desporto ao ar livre.

Devido à preocupação constante dos citadinos de Bissau que já começam a entrar em pânico foi instituída uma comissão de trabalho e seguimento da situação.

A comissão é integrada pela Câmara Municipal de Bissau, Serviço de Proteção Civil, Direção Geral das Florestas e Fauna, Direção Geral da Veterinária, Instituto Marítimo Portuário, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas e a Guarda Nacional.

Numa primeira análise, a comissão entende que os crocodilos estão a ser atraídos para zonas de circulação humana devido ao aumento de carcaças, vísceras, sangue bovino e outros restos de animais vazados em locais com água em abundância.

Para já, a comissão disponibilizou um sistema de alerta com um número de telemóvel, mas vai anunciar medidas para evitar possíveis ataques de crocodilos.

De Bissau, o nosso correspondente, Mussá Baldé. 

Nunca fique no lugar em que não vêem o seu valor...

🤔
Um pai disse ao filho: Você se formou com honra, aqui está um 'Volkswagen Sedan' que eu comprei há muitos anos ... Tem mais de 50 anos, mas antes de eu dar a você, leve-o ao estacionamento do centro e diga a eles " Quero vendê-lo" e descobrir quanto eles oferecem a você.

O filho foi ao estacionamento de carros usados, voltou para o pai e disse: Eles me ofereceram 2.000 porque parece muito desgastado. O pai disse: "Leve-o à loja de penhores".

O filho foi à loja de penhores, voltou e disse-lhe; "A loja de penhores ofereceu apenas 1.000, supostamente porque o carro é muito antigo"

Finalmente, o pai pediu ao filho para ir a um clube de carros antigos e mostrar-lhes o carro.

O filho levou o carro ao clube, voltou e disse ao pai: Algumas pessoas no clube ofereceram 70.000 ! para ele, uma vez que é um "carro muito único e procurado entre os membros do clube".

O pai disse ao filho: Eu queria que você soubesse que o lugar certo valoriza você da maneira certa.

Se você não é valorizado, não fique com raiva, isso significa que você está no lugar errado; "Quem conhece o seu valor é quem o aprecia. Nunca fique no lugar em que não vêem o seu valor...

Fonte: Octávio Capita

COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 19.920 em mais de 944 mil casos

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 19.920, mais 270 nas últimas 24 horas, em cerca de 944 mil infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 944.450, mais 16.789 nas últimas 24 horas, havendo agora 602.578 recuperados.

O maior número de casos e de mortos de covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 526.870 infetados e 8.642 óbitos.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 503.290 infetados e 8.153 óbitos.

A região da África do Norte, a segunda mais afetada pela pandemia, tem agora 161.197 infetados e 6.694 mortos.

Na África Ocidental os casos subiram para 129.646, com 1.924 vítimas mortais.

Já na região da África Oriental, registam-se 77.840 casos e 1.719 mortos.

A região da África Central contabiliza 48.897 casos e 941 mortos.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, contabilizando 94.316 infetados e 4.834 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta hoje com 30.394 casos e 1.210 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 43.537 infetados e 883 óbitos, e o Sudão, com 11.644 casos e 720 vítimas mortais.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Cabo Verde lidera em número de casos (2.480 casos e 23 mortos), seguindo-se a Guiné-Bissau (1.981 casos e 26 mortos), Moçambique (1.907 casos e 12 mortos), Angola (1.164 infetados e 54 mortos) e São Tomé e Príncipe (871 casos e 15 mortos).

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 4.821 infetados e 83 óbitos.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 685 mil mortos e infetou mais de 17,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o número de casos de covid-19 em África vai ultrapassar um milhão "nos próximos dias", assinalando que registou um aumento de "50% nos últimos 14 dias".

LUSA

Na mais recente encenação teatral, que o suposto líder do PAIGC nos agracia semanalmente com, fizeram-se acusações graves, com a mera intenção de desviar as atenções do povo da Guiné-Bissau, das mais recentes revelações de corrupção/nepotismo e abuso do erário público, que o líder de um dos partidos que sustentam este governo constitucional da décima assembleia, o senhor Braima Camara, vulgo “Bá Kekuto”, fez ao País e ao povo da Guiné-Bissau numa das plenárias da ANP.

Quero recordar as pessoas de que o “suposto líder” do PAIGC é um deputado da nação Guineense, e suposto líder do maior partido da oposição, as acusações feitas pelo deputado Braima Câmara (com provas, deve-se referir) são de uma gravidade extrema, e porque são de gravidade extrema, merecem ou mereciam resposta do suposto líder do maior partido da oposição, na plenária da ANP, a resposta do Eng. Simões Pereira ao país e ao povo tinha de ser feita dentro das quatros paredes da ANP, por razões que todos sabemos, este homem escolheu fugir das suas responsabilidades perante o povo da Guiné-Bissau, e agora semanalmente assistimos a peças de teatro, que servem somente ao propósito de se manter relevante na cena política da Guiné-Bissau. A política real faz se na ANP, casa do povo, nas redes sociais não estão os representante do povo,os que representam o povo da Guiné-Bissau estão dentro da ANP. As respostas devidas, tinham de ser dadas na casa do povo, (ANP) não uma encenação de trinta/quarenta minutos nas redes sociais, onde não respondeu às graves alegações feitas contra si, seu partido e os governos liderados pelo seu partido (PAIGC)

Falou dos supostos ordenamos do PR e do Primeiro-ministro, falou de transferências bancárias de um empresário a nível individual, (Braima Camara) que sabemos não faz ou fazia parte de nenhum governo nos mais recentes tempos na Guiné-Bissau, falou que de facto, entregou 1 Bilhão de francos cfa no FUNDEI, que na altura era liderado pelo ex líder da bancada parlamentar do seu partido, esse mesmo líder que já fez declarações no foro público de que, do valor de 1 Bilhão, só recebeu 500.000 Mil Francos cfa, a pergunta que se faz é, aonde andam os outros 500.000 Mil francos cfa?

Ele falou, mas falou somente naquilo que lhe convém, aquilo que não lhe convinha nem um pio ou uma menção, não mencionou a marcha/protesto que foi realizada em frente da sua residência nos arredores de Lisboa, não mencionou os 1.3 Bilhões de francos cfa, de garantias bancárias dadas pelo governo do seu partido a um cidadão e empresário a nível individual, alto membro do seu partido, não falou da aldrabice da suposta privatização dos Armazéns do Povo, e da renda exuberante que o Governo da Guiné-Bissau paga (15 milhões) todos os meses ao suposto comprador dos Armazéns, um impresario e apoiante financeiro do partido que supostamente lidera, não falou de nada disso, porque nada disso lhe interessava.

Em relação do que falou, convém que o Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Presidência e da Prematura, venham ao público com os devidos esclarecimentos, para que o assunto dos ordenados, tanto da presidência como da prematura morra à nascença, sabemos que na Guiné-Bissau mentiras, mitos e superstições tem muita força se não forem travadas.


Por: Francisco Jose Gomes Fernandes
(Braima Djaló)

À Solidariedade! - A Sua Excelência o Presidente da República, General Sissoco Embaló, almoçou hoje com a Missão Médica Cubana em Bissau.


1 de Agosto de 2020: A Sua Excelência o Presidente da República, General Sissoco Embaló, almoçou hoje com a Missão Médica Cubana em Bissau.

Os Médicos Cubanos vieram numa missão, a pedido do Estado guineense, para o reforço das capacidades nacionais no combate a COVID 19.

O almoço contou ainda com a honrosa presença do Embaixador Cubano em Bissau, Raul Silva e do carismático Braima Camará "BÁ DI POVO", Líder e Coordenador do MADEM-G15.

Na ocasião falaram, entre outros, da satisfação do desempenho da equipa médica em sintonia com os profissionais da saúde local, cuja respostas vem sendo satisfatório.















  




Bissau 01 de Agosto de 2020.

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional / Mustafa Cassamá