sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

PR Umaro Sissoco Embaló assinala sábado, 27 de Fev, primeiros 12 meses de mandato.

O Chefe de Estado fez um balaço do seu primeiro ano de mandato...LIVE

PR Umaro Sissoco Embaló assinala sábado, 27 de Fev, primeiros 12 meses de mandato.
O Chefe de Estado fez um balaço positivo do seu primeiro ano de mandato e, destaca os progressos registados em prol da estabilidade e paz para um futuro melhor. 

Umaro Sissoco Embaló realça a importância e colaboração de todos os órgãos da soberania para a implementação de grandes reformas do país.

Eletricidade produzida por barragem na Guiné-Conacri deverá chegar à Guiné-Bissau até final do ano

A eletricidade produzida em barragens deverá chegar à Guiné-Bissau até ao final deste ano, três anos depois do previsto, disse hoje à Lusa o coordenador guineense de um projeto sub-regional de produção de energia, Vicente Có.

A eletricidade produzida na barragem de Kaleta, na Guiné-Conacri, no âmbito do projeto da OMVG (Organização para Valorização da bacia do Rio Gâmbia, na sigla francesa), deveria ter chegado à Guiné-Bissau em setembro de 2018.

A demora ficou a dever-se a atrasos na construção de uma linha de transporte de energia de 218 quilómetros e de quatro subestações nas localidades guineenses de Saltinho (sul), Banbadinca (leste), Mansoa (centro/norte) e Bissau.

Vicente Có afirmou que os trabalhos "estão bastante adiantados" e que, neste momento, falta apenas indemnizar "uma ínfima parte" de proprietários de cajueiros, abatidos nas localidades onde estão a ser construídas as subestações.

Além da Guiné-Bissau, fazem parte da OMVG, o Senegal, a Gâmbia e a Guiné-Conacri.

O coordenador da célula da organização na Guiné-Bissau acredita que até ao final do ano as subestações serão construídas e a linha de interconexão fará com que a eletricidade saia de Kaleta para a Guiné-Bissau.

A partir da Guiné-Bissau, a eletricidade será transportada para o Senegal e de lá para a Gâmbia.

O Banco Mundial (BM), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) disponibilizaram para a Guiné-Bissau cerca de 200 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros) com os quais foi financiada a construção das quatro subestações, a construção da linha de transporte de energia e a indemnização dos proprietários dos cajueiros, assinalou Vicente Có.

As autoridades guineenses acreditam que com a chegada da eletricidade produzida na barragem de Kaleta o país vai resolver a falta de energia e ajudar a acelerar o desenvolvimento.

O projeto da OMVG de produção de energia elétrica, em gestação há mais de 20 anos, terá uma linha de interconexão de 1.677 quilómetros entre os quatro países e está orçado em 1,2 mil milhões de euros.

MB // JH

Lusa/Fim

Guiné-Bissau - Boletim Diário n. 33 _ 26 novos casos de infeção por SARS-CoV-2

Por Alto Comissariado para o Covid-19

Boletim Diário n. 33

_ 26 novos casos de infeção por SARS-CoV-2

_ 590 casos ativos de COVID-19

_ 17 pessoas internadas

_ 3241 casos acumulados

Cumpra as medidas de prevenção.

#somos2milhõesdecomportamentos

Unicef pede a Governo nigeriano que assegure libertação de mais de 300 raparigas raptadas

SUNDAY ALAMBA

sicnoticias.pt   26.02.2021 

Homens armados chegaram de carro ao liceu estatal de Zamfara, onde invadiram os dormitórios e saíram a pé com centenas de raparigas.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu esta sexta-feira ao Governo da Nigéria para que assegure a libertação das mais de 300 alunas raptadas numa escola no noroeste do país.

O representante da Unicef na Nigéria, Peter Hawkins, afirmou que a agência da Organização das Nações Unidas está ultrajada e triste por outro "ataque brutal" no país contra crianças em idade escolar.

Hawkins considerou que o sequestro das mais de 300 alunas é uma "terrível violação dos direitos das crianças e uma experiência horrorosa para os alunos" e que "certamente terá efeitos duradouros para o bem-estar e saúde mental" destes.

As autoridades nigerianas anunciaram hoje que pelo menos 317 estudantes foram raptadas durante a invasão aos dormitórios de uma escola feminina no noroeste da Nigéria e que iniciaram uma operação para as resgatar.

Segundo as autoridades locais, homens armados chegaram de carro ao liceu estatal de Zamfara pelas 01:00 locais de hoje (00:00 em Lisboa), onde invadiram os dormitórios e saíram a pé com centenas de raparigas.

De acordo com o porta-voz da polícia, foi enviada para Jangebe uma equipa das forças de segurança "fortemente armada" para "apoiar a operação de resgate em curso no local para onde as raparigas foram, alegadamente, levadas".

"A polícia estatal de Zamfara e o Exército lançaram uma operação conjunta para salvar as 317 estudantes raptadas por bandidos armados do internato feminino de Jangebe", afirmou o porta-voz da polícia local, Mohammed Shehu, num comunicado citado pela agência France-Presse.

Trata-se do mais recente rapto de um grande número de estudantes no país onde grupos armados aterrorizam a população que também roubam e pilham as povoações.

Na semana passada, 42 crianças foram raptadas no centro do país e em dezembro 300 rapazes foram alvo da mesma ação por grupos armados na região de Kankara, estado de Katsina.

Os grupos de crime organizado estão escondidos nas florestas de Rugu que se estendem por quatro estados do norte e do centro da Nigéria: Katsina, Zamfara, Kaduna e Niger.

Os atacantes são motivados pelos lucros dos resgates que impõem ao Estado e às famílias e muitos mantêm ligações com grupos extremistas islâmicos no noroeste do país.

A violência na zona já fez mais de oito mil mortos desde 2011 e obrigou 200 mil pessoas a abandonarem os locais de residência de acordo com uma investigação do International Crisis Group publicada em maio de 2020.

Nigeria - Bandits' Leader: I took up arms when Ex-Gov Yarima proclaimed Sharia


Um ano de mandato Presidencial/ Umaro Sissoco Embaló pede ao povo para confiar nas autoridades

Bissau, 26 Fev 21 (ANG) -  O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló pediu hoje aos guineenses para confiarem nas autoridades do país.

Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa em jeito de balanço do seu primeiro ano de mandato, a completar no sábado, 27 de Fevereiro..

“Peço confiança, paz, estabilidade, tréguas ao país” disse o Chefe de Estado ao dirigir-se ao povo guineense.

O Presidente da República destacou a salvaguarda da soberania  nacional como uma das conquitas do seu primeiro ano de mandato, um compromisso plasmado no ponto 2 do seu Manifesto Eleitoral.

“Em 21 anos, a Guiné-Bissau teve 10 representantes especiais do Secretário Geral das Nações Unidas devido as crises que o país tem tido”, sustentou, acrescentando que por duas vezes a Guiné-Bissau foi assistido po forças de manutenção de paz da Cedeao.

Referiu que não mandou embora a UNIOGBIS, nem a Ecomib mas  que entendeu que chegou a altura de os guineenses assumirem as suas responsabilidade na gerência dos destinos do país, tal como se fazia antes de guerra de 07 de Junho de 1998.

“Estamos a viver em paz, as instituições do Estado estão a funcionar normalmente, isso é muito importante”, disse.

Sissoco Embaló promete prosseguir com o exercício presidencial interventivo, segundo disse, no interesse da Guiné-Bissau e pede ao Governo para se sentar com os sindicatos a fim de se encontrar uma solução para as greves previstas na Função Pública para os próximos dias.

Criticou situações de grupinhos com caracter tribal que diz encontra em instituições judiciais e criticou actuação de alguns jornalistas e avisa que passa a haver regras para o funcionamento das  rádios.

“Todos as que têm licença provisória favor irem regularizar as suas situações com a obtenção de licença definitiva”, avisou.

Sissoco  promete resgatar a cooperação com antigos parceiros da Guiné-Bissau nomeadamente a Suécia, Argélia, Egipto entre outros.

O Chefe de Estado destacou as intervenções da Presidência para a melhoria das condições de trabalhos, no Ministério do Interior e na Polícia Judiciária.

Anunciou que dentro de pouco tempo a cidade de Bissau vai ter câmaras de vigilância em diferentes artérias da capital, para garantir mais segurança aos citadinos.

Disse que o país podia ter nesse primeiro ano de mandato mais realizações mas que não foi possível devido a pandemia da Covid-19, cuja vacina, segundo Embaló, Senegal vai enviar a Guiné-Bissau 10 mil doses.

O chefe de estado elogiou a ministra dos Negócios estrangeiros pelos  trabalhos que tem estado a fazer  e que permitiram a abertura de mais embaixadas em Bissau.

Segundo Sissoco Embaló, está em preparação as possibilidades de a Guiné-Bissau candidatar-se à membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, funções que desempenhara em 1996/97.

Falando das suas intenções antes de assumir a Presidência, Umaro Sissoco Embaló revelou que tencionava criar um governo de Unidade Nacional em que o primeiro-ministro poderia ser Domingos Simões Pereira, seu adversário nas presidenciais de 2019 e líder do PAIGC.

Disse que essa intenção só não se concretizou porque Aristides Gomes, ex-primeiro-ministro e outras personalidades, que não identificou, tomaram posições de raiva. 

Por ANG//SG

MFDC afirma que confrontos na fronteira com a Guiné-Bissau são “manipulação e intoxicação”

© e-Global Notícias em Português  26/02/2021

O líder do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC), Salif Sadio, acusa o Senegal de ter violado os Acordos de Roma quando Dakar anunciou a 26 de Janeiro de 2021 que estava a levar a cabo “operações ditas de segurança” na Casamansa.

 Através de um comunicado Salif Sadio afirma que as operações militares senegalesas são contrárias aos compromissos estabelecidos em Roma, entre o Governo Senegalês e o MFDC, no quadro “do processo de negociações para o regresso da paz na Casamansa”, lê-se no documento.

Salif Sadio lembra que a 22 de Fevereiro de 2014 em Roma, após uma reunião da delegação senegalesa, chefiada pelo Almirante Farba Sarr, e do MFDC, liderada por Bourama Cissé, as partes estabeleceram o código de conduta das “Medidas de Confiança Mútuas” que estabeleceria a regras que permitiram prosseguir as negociações. Neste quadro, o MDFC proclamou um cessar-fogo unilateral.

Para o líder o MFDC, o “código” estabelecido foi violado quando a 26 de Janeiro, “em cumplicidade com as suas milícias pagas, alimentadas e mantidas pelo próprio Senegal, o seu exército bombardeia aldeias da Casamansa e aterroriza as populações”.

Fazendo referência às forças que foram atacadas pelo Senegal no sul da Casamansa, Salif Sadio acusa os alvos de serem “milícias colocadas pelo Estado do Senegal para cometerem crimes na Casamansa a fim de prejudicar a imagem do MFDC”.

“O que se passa actualmente na fronteira com a Guiné-Bissau é apenas manipulação e intoxicação (….). Os supostos rebeldes do MFDC que o Senegal declara estar a atacar, são as mesmas milícias colocadas pelo Estado do Senegal com as quais o seu exército chega conjuntamente para atacar, não apenas o MFDC, mas também para cometer crimes na Casamansa”, tal como aconteceu em Diagnon ou Boffa-Bayott, acusa Salif Sadio.

O líder do MFDC qualifica também de “manipulação e intoxicação” quando “um tal de Nkrumah Abou Sané, que afirma ser secretário-geral do MFDC, declara num comunicado que as suas forças vão atacar as tropas senegalesas na Gâmbia”.

Assumindo ser o Comandante-chefe das Forças Combatentes do MFDC, Salif Sadio “declara”, no mesmo documento, que o MFDC “não reconhece Nkrumah Sané como secretário-geral do MFDC”, assim como “rejeita antecipadamente as consequências que podem advir das suas declarações irresponsáveis, tendo em conta que o MFDC nunca se envolve nos problemas políticos dos países vizinhos”.

Entrevista alargada sobre o I° Ano de Mandato como Presidente da República.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Entrevista alargada sobre o I° Ano de Mandato como Presidente da República. 

Um balanço resumido do Mandato em conjunto com o Governo, abordamos temas sobre: 

- DIPLOMACIA;

- RESTAURAR A AUTORIDADE DO ESTADO;

- DEFESA E SEGURANÇA;

- ECONOMIA E FINANÇAS; 

-  OBRAS PÚBLICAS;

- EDUCAÇÃO; 

- SAÚDE; 

- A PANDEMIA DA COVID-19

- PARCERIA ESTRATÉGICA COM O GOVERNO PARA O DESENVOLVIMENTO;


Guiné-Bissau, Bubaque: Bom dia e Bom fim de semana. 🇬🇼❤

By Albano Barai

CMB - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Governo guineense inicia recenseamento de pessoas com albinismo

A diretora-geral da Inclusão Social da Guiné-Bissau, Paula Saad, anunciou hoje estar em marcha uma campanha de recenseamento de pessoas portadoras de albinismo para o Governo disponibilizar apoios concretos para a sua melhor inserção na sociedade.

Paula Saad explicou que a campanha promovida pelo ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social pretende criar um banco de dados atualizado sobre a população com albinismo, saber quantos são, onde vivem e quais as suas reais necessidades.

Texto: Lusa

Alison Cabral 

Covid: GOVERNO PROÍBE EXERCÍCIO COLECTIVO DE LIBERDADE RELIGIOSA

Por radiosolmansi.net

O governo da Guiné-Bissau proíbe, a partir de ontem (25), o exercício colectivo da liberdade religiosa nas Igrejas, mesquitas, locais de cultos e de rituais tradicionais de natureza religiosa.

A decisão vem expressa no decreto que revoga o estado da calamidade para um período de 30 dias, isto é, até 25 de Março, na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o governo decretou

Entretanto, as instituições do ensino público e privado são autorizadas a funcionar em regime presencial de acordo com as disposições previstas pelo departamento ministerial competente, tendo sido levantado a suspensão das aulas a nível do sector autónomo de Bissau de acordo com as avaliações a serem feitas pelas entidades de saúde, educação e pelo alto comissariado pra covid-19

Igualmente ficou proibida a prática de desporto colectivo quer em espaço aberto ou fechado, no entanto, todas as práticas de aglomerações foram suspensas até a segunda ordem.

Relativamente ao funcionamento dos mercados, o decreto aponta que o ministério de administração territorial deve adoptar medidas que garantam o descongestionamento dos mercados em Bissau e nas regiões podendo fazer uso de espaços destinados a lazer para reassentar os vendedores dos bens alimentares e essenciais.

Segundo o governo, a situação será continuamente avaliada e o diploma poderá ser alterado a qualquer momento se as circunstâncias assim o determinarem.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Guiné-Bissau: As vantagens e potencialidades desconhecidas

Por capitalnews.gw 

A Guiné-Bissau conta, nas suas águas, com uma quantidade de recursos pesqueiros estimada em mais de 691 espécies, segundo a revelação desta quinta-feira (25.02), em Eticoga, nas Ilhas Bijagós, do diretor do Parque Nacional de Orango, Emanuel Dias.

O responsável falava no ato da apresentação das atividades de monitorização e conservação da Biodiversidade no Arquipélago dos Bijagós.

Desses números, 327 são atribuídos às espécies “ósseo e cartilaginosa, crustáceos” em 114 espécies, moluscos 37, peixes de água doce 35 e espécies betonicas 215.

Relativamente às aves, o diretor do Parque Nacional de Orango anunciou a existência de 518 espécies no país, cujas ações de proteção são implementadas nas áreas protegidas e lagoas.

Desses dados, a Guiné-Bissau apresenta um registo perto de 270 papagaios de TIMNEH, segundo o inventário feito em 25 ilhas, entre as quais as Ilhas Bijagós, a Jeta e Pexice, revela Emanuel Dias.

No que se refere aos animais mamíferos, Dias revelou que há 130 espécies, onde fazem parte, entre outros, macacos, morcegos, golfinhos e peixe-boi, conhecido entre os guineenses como “pis-bus”.

Por CNEWS

Mais de 300 raparigas raptadas de uma escola na Nigéria por dezenas de homens armados

Por LUSA

É o mais recente rapto de um grande número de estudantes, sob resgate, no país.

Dezenas de homens armados invadiram os dormitórios de uma escola feminina no noroeste da Nigéria durante a noite e raptaram um "grande número" de raparigas, disse à France Presse um professor do estabelecimento de ensino.

"Mais de 300 raparigas estão dadas como desaparecidas", disse à AFP Sadi Kawaye, professor da escola de Jangebe, no Estado nigeriano de Zamfara.

Trata-se do mais recente rapto de um grande número de estudantes, sob resgate, no país.

Read Also

Hundreds of schoolgirls missing in northwest Nigeria after kidnapping

A personnel carrier is seen at the Government Science College in Niger state, Nigeria, where gunmen kidnapped dozens of students on February 17, 2021, nine days before a teacher reported that hundreds of schoolgirls were kidnapped in Zamfara state. © Kola Sulaimon, AFP

Text by: FRANCE 24   26/02/2021

Several hundred girls are missing after a raid by suspected armed bandits on a school hostel in Zamfara, northwest Nigeria, a teacher and parent told AFP on Friday, in what would be the latest mass kidnapping in the troubled region.

A spokesman for Zamfara’s state governor, Zailani Bappa, said he saw reports of the attack on social media and checked with a police official who told him there had been abductions at a school in the state. He was unable to provide further details.

Heavily armed criminal gangs in northwest and central Nigeria have stepped up attacks in recent years, kidnapping for ransom, raping and pillaging.

"More than 300 girls are unaccounted for after a headcount of remaining students," said a teacher at the Government Girls Secondary School Jangebe who asked to remain anonymous.

A parent told AFP he had received a call about the incident. 

"I'm on my way to Jangebe. I received a call that the school was invaded by bandits who took away schoolgirls. I have two daughters in the school," said Sadi Kawaye.

Police have not yet confirmed the incident.

Last week, unidentified gunmen killed a student in an overnight attack on a boarding school in the north-central state of Niger and kidnapped 42 people, including 27 students. The hostages are yet to be released.

More than 300 boys were kidnapped from a school in December in Kankara, in President Muhammadu Buhari's home state of Katsina, while he was visiting the region.

The boys were later released after negotiations with government officials but the incident triggered global outrage.

(FRANCE 24 with AFP and REUTERS)

Read Also:

Zamfara School Abduction: ‘Close To 550 Girls Are Missing’

Out of 600 students of Government Girls Secondary School, Jangebe, in Talata Mafara Local Government Area of Zamfara State, about 50 were left behind,...

FILE PHOTO: Dilapidated classroom blocks at Community Girls Secondary School (CGSS) Nembe, in Nembe local government area

By Shehu Umar, Gusau  dailytrust.com  Fri Feb 26 2021

Out of 600 students of Government Girls Secondary School, Jangebe, in Talata Mafara Local Government Area of Zamfara State, about 50 were left behind, a teacher who pleaded for anonymity told Daily Trust.

Gunmen had stormed the school in the early hours of Friday, abducting many students.

The teacher said parents of the students, who escaped the abduction, came as early as 5: am to take away their daughters, adding that some mothers of kidnapped girls were slumping on the school premises.

“Initially, the school authorities prevented them from going with the remaining students but they grew angrier and began to pull down doors and windows of the buildings in the school and the school authority had to yield to their demands.

“When the gunmen laid siege, they attacked the soldiers stationed in the community before they gained entry into the school.

“Some people told us that they stationed vehicles at the outskirts of the school.

“Security operatives and the local vigilante groups are trailing the gunmen and dozens of other residents have volunteered to take part in the search,” he said.

‘No idea of number’

However, the Zamfara State Government has said the number of students abducted from the school is unknown.

Speaking with Daily Trust, the state’s commissioner of information, Alhaji Sulaiman Tunau Anka, said the exact number of abducted students is yet to be ascertained.

“We are yet to verify the exact number of students kidnapped.

“Security operatives have launched a manhunt for the criminals.”

“They went to the school with vehicles. Some of the girls were made to trek. We are on top of the situations as all contacts and efforts are being made to rescue the kidnapped schoolgirls,” he said.

The abduction happened hours after the state government said some repentant bandits had surrendered their arms.

Governor Bello Matawalle of Zamfara has been pushing for a dialogue with bandits for peace to reign.

Zamfara Teacher Narrates How Angry Parents Vandalised School After kidnap


Zamfara Govt: We Don’t Know The Number Of Abducted Schoolgirls

COMUNICADO À IMPRENSA - APU-PDGB




 


APU-PDGB-Oficial

LIFESTYLE ABUSO DE ÁLCOOL - Alcoolismo pode ser resposta a reação de perigo, explica estudo

© Shutterstock

Por Notícias ao Minuto 

Uma nova pesquisa associa o vício a um desequilíbrio na transmissão de informações entre duas regiões do cérebro incumbidas de identificar e resolver situações potencialmente perigosas e de emergência.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente morrem três milhões de pessoas em todo o mundo devido ao consumo excessivo de álcool.

Segundo um artigo publicado na revista Galileu, entre os fatores que levam ao alcoolismo destaca-se a predisposição genética e a saúde mental do indivíduo.

E agora, uma pesquisa divulgada no Science Advances indica que o desenvolvimento da doença está igualmente relacionado aos mecanismos do cérebro que regulam a nossa reação ao perigo.

A novo estudo, realizado pelas universidades de Warwick e Cambridge, no Reino Unido, e de Fudan, na China, analisou o funcionamento entre o córtex orbitofrontal e a substância cinzenta periaquedutal. Sendo, que quando a primeira estrutura deteta um ambiente nefasto ou de emergência, comunica uma mensagem para a segunda, que avalia se é necessário fugir da situação. 

Conforme explica a Galileu, os cientistas detetaram que o risco de alcoolismo é intensificado quando há um desequilíbrio na transmissão dessas informações, que pode por sua vez pode suceder de duas formas.

Numa delas, o álcool impede o desempenho da substância cinzenta periaquedutal, fazendo com que o cérebro não consiga processar os sinais negativos. Consequentemente, o indivíduo sente somente os benefícios da ingestão de bebidas alcoólicas, ignorando os seus efeitos negativos. 

Na segunda situação, essa mesma zona é hiperativada, levando a pessoa a crer que está permanentemente em perigo. Sentindo assim a urgência de recorrer ao álcool para escapar.

Tianye Jia, co-autora do estudo, disse: "descobrimos que o mesmo mecanismo pode falhar de duas maneiras completamente diferentes, e ainda assim levar a um comportamento semelhante no abuso de álcool". 

Os investigadores analisaram imagens de ressonância do cérebro de 1.890 adolescentes enquanto estes realizavam determinadas tarefas, e durante o repouso. Os voluntários responderam ainda a um questionário sobre consumo de álcool e comportamentos impulsivos.

De acordo com os cientistas, quando os jovens não recebiam recompensas pelas atividades – o que provocava sentimentos negativos e punitivos –, a comunicação de dados entre o córtex orbitofrontal e a substância cinzenta periaquedutal era interrompida mais significativamente entre quem revelava sinais de alcoolismo. Já, nos momentos de repouso, os participantes que apresentavam uma hiperativação na regulação entre essas duas áreas do cérebro, o que por sua vez induz à sensação de querer fugir de uma situação o  mais rapidamente possível, tinham igualmente índices mais elevados na ingestão de bebidas alcoólicas.

Nigeria: Órfãos do Boko Haram

Milhares de jovens ficaram órfãos devido aos ataques de militantes do Boko Haram no norte da Nigéria, segundo os defensores das crianças. Algumas dessas crianças estão a encontrar uma casa e apoio numa escola no estado de Sokoto, que a VOA visitou recentemente

VOA