terça-feira, 8 de agosto de 2017

PRS NÃO VAI INTEGRAR DEPUTADOS DISSIDENTES DO PAIGC NO PARTIDO

O Partido da Renovação Social (PRS) nega que tenha debatido, na sua reunião do Conselho Nacional, a crise no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), disse esta terça-feira (08.08) um responsável dos renovadores.

Orlando Mendes Viegas, presidente da comissão eleitoral do quinto congresso, afirma que não compete ao “PRS” pronunciar-se sobre a decisão do partido liderado por Domingos Simões Pereira de expulsar os seus deputados das fileiras do partido.

Reagindo a informação posto a circular, segundo qual foi debatido na reunião do Conselho Nacional dos renovadores a crise interna do “PAIGC”, Mendes Viegas, lamenta que ponham a circular informações redondamente falsas para atingir o partido.

“As nossas posições só engajam ao partido e os nossos militantes, por isso não compete analisar a crise do PAIGC”, afirmou o dirigente do “PRS”.

Em declaração a imprensa a margem da reunião do Conselho Nacional do “PRS”, Orlando Mendes Viegas reafirma que as divergências internas no “PRS” prova que a democracia interna está saudável.

Questionado sobre possível integração dos deputados dissidentes do “PAIGC” no partido fundado por Kumba Yala, Presidente da Comissão Eleitoral do Congresso, refutou categoricamente esta informação.

“O nosso partido não tem nada a ver com os deputados expulsos no “PAIGC”, portanto não estamos interessados em proteger qualquer dissidente”, vincou Mendes Viegas.

Neste encontro do Conselho Nacional do Partido da Renovação Social, segundo apurou a Rádio Jovem, os membros irão discutir e submeter para afetivos de aprovação da Comissão Organizadora do Congresso, o regimento do congresso, regulamento e o orçamento.

De recordar que no mês passado, o Conselho Nacional do Partido de Renovação Social (PRS) decidiu realizar o quinto congresso do partido entre 26 e 29 de Setembro aqui em Bissau.

Neste encontro o órgão decidiu ainda aumentar a participação de delegados para 1.001, depois de terem aumentado as adesões ao partido.

No último congresso, realizado em 2012, participaram 801 delegados.

Alison Cabral
Radiojovem

GREVE DA UNTG AFETA ‘AFFAIRS’ DE CIDADÃOS NACIONAIS E ESTRANGEIROS


Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Estevão Gomes Có

A greve geral de três dias decretada pela União Nacional de Trabalhadores da Guiné (UNTG) que foi iniciada hoje, 08 de agosto, e que termina no dia 10, paralisou o funcionamento das instituições públicas prejudicando, assim, as demandas dos cidadãos nacionais e estrangeiros junto de serviços públicos do Estado guineense.

Uma das instituições atingidas com maior incidência com a paralisação da UNTG-Central Sindical é o Ministério da Justiça, particularmente os serviços de notariado e identificação civil.

Sobre o assunto, uma equipa de repórteres do semanário O Democrata, visitou algumas instituições públicas e constatou a paralisação dos serviços de algumas instituições públicas, com exceção do Hospital Nacional Simão Mendes, que decidiu prestar serviço mínimo, em todos os serviços do maior centro hospitalar do país. Uma equipa de repórteres passou pelos serviços de autenticação e reconhecimento de assinaturas de documentos no Ministério da Justiça e Serviços de identificação civil, Alfândegas e do Palácio do Governo.

No que diz respeito ao serviço de autenticação, reconhecimento de assinaturas e identificação civil, as portas dessas instituições estavam totalmente fechadas, sem nenhum serviço mínimo prestado aos citadinos.

Em observância aos dispositivos legais plasmados na lei da greve, os servidores das Alfândegas decidiram, também, prestar os serviços mínimos. Contudo, quem funcionou em pleno foram as instituições afetos ao edifício do Palácio do governo em Bissau.

Em entrevista ao jornal O Democrata, o enfermeiro chefe do Hospital Nacional Simão Mendes, Cesar Sá Correia, esclareceu que qualquer greve decretada requer a observância  dos serviços mínimos para cuidar dos pacientes que estão internados e os que procuram os serviços  do hospital, por isso a sua instituição aceitou prestar os serviços em todo estabelecimento hospitalar.

Para o Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Estevão Gomes Có, a greve geral iniciada terça-feira, com a duração de três dias tem adesão massiva dos funcionários públicos. Contudo, lamentou o fato de alguns presidentes dos sindicatos de base não terem feito chegar a tempo as informações aos seus associados, fato que diz ter levado alguns serviços públicos a funcionarem em plena greve.

“Tudo o que se assiste hoje, no país, é da responsabilidade do governo, por não ter cumprido o memorando de entendimento rubricado no passado dia 14 de Dezembro de 2016. Como se não bastasse, o Governo não se dignou sentar-se a mesma mesa com o sindicato para explicar os motivos por que não cumpriu o acordo, portanto tudo que pode acontecer durante os três dias de greve é da responsabilidade do governo”, conclui Estevão Gomes Có”.

Recorde-se que a União Nacional de Trabalhadores da Guiné, exige do governo a justiça salarial, ou seja, o reajuste salarial. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

JOMAV CONFERE POSSE AO NOVO MINISTRO DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

O Presidente da República, José Mario Vaz, conferiu posse hoje, 8 de agosto 2017, ao novo Ministro de Estado, Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Soares Sambú, nomeado a 2 do mês em curso através decreto presidencial N° 24/2017.

A cerimónia do empossamento foi testemunhada pelo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, alguns membros do governo e corpo diplomático acreditado no país.

O Chefe do Governo, Umaro Sissoco Embaló, que igualmente manteve uma audiência, momentos antes, com Presidente José Mário Vaz explicou, na sua declaração à imprensa, que o encontro com o Chefe de Estado guineense visava informá-lo sobre a visita, ao país, do Ministro da Defesa da Indonésia, como também da assinatura da “Carta de Intenção”, para uma eventual cooperação no sector da defesa e da indústria entre os dois países.

Relativamente à paralisação da função pública guineense iniciada hoje, em decorrência da subida do preço do arroz no mercado nacional, Umaro Sissoco Embaló disse que o Governo está aberto para dialogar com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG).

Neste sentido, prometeu iniciar diligências junto dos parceiros sociais com vista a ultrapassar a greve de três dias na função pública e resolver a questão da subida do preço do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses.

Por: Epifânia Mendonça
OdemocrataGB

FALECEU EMPRESÁRIO GUINEENSE NELSON JÚLIO BADINCA


Classe empresarial guineense está de luto.

Faleceu hoje, 08 de agosto em Bissau, o presidente da Associação Nacional dos Intermediários dos Negócios da Guiné-Bissau (ANING-B), Nelson Júlio Badinca.

Nelson Badinca, era igualmente, vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS).

A morte do empresário Badinca surpreendeu tudo e todos, porque ele faleceu na sequência de uma doença repentina. Prova disto, fez uma entrevista a menos de três aos órgãos de comunicação social, esclarecendo que a classe empresarial não tem nenhum acordo formal com o Governo de Umaro Sissoco Embaló em baixar o preço galopante dos produtos da primeira necessidade nos mercados nacionais, devido ao aumento de taxas por parte do executivo de Sissoco.

Gloria eterna a sua alma!

Notabanca; 08.08.2017

Porque é que os gatos gostam de massajar?

Naquele que é o Dia Mundial do Gato, dizemos-lhe uma das principais curiosidades destes patudos.


Seja uma pessoa, um outro animal, uma almofada, uma manta, um pouco de relva... tudo o que seja mais ou menos macio serve para um gato massajar. Mas porque é que estes pequenos felinos têm este hábito?

De acordo com o site Metro.uk, o ato de massajar coisas deve-se ao simples facto de ser algo que os gatos fazem praticamente desde que nascem, mas em particular desde que mamam, recorrendo a estas massagens junto do mamilo da gata para aumentar a fluidez de leite.

Alguns gatos, diz a publicação, mantêm o hábito ao longo da vida, acabando até por simular o o ato mamar noutros objetos, como uma manta. Já outros, e novamente associado ao conforto, preferem recorrer a estas técnicas de massagem para acomodar melhor o local onde se querem deitar.

De qualquer das formas, massajar objetos ou até os donos é algo que relaxa o animal, podendo ronronar ao mesmo tempo que o fazem. Contudo, dependendo do momento em que acontece, pode ser ainda um sinal de imposição de poder ou de vontade de acasalar (especialmente se este último for protagonizado por uma fêmea).

NAOM

DEVOLVAM O PODER AO PAIGC

Saúdo com renovada satisfação os que aceitaram participar neste debate, com serenidade, competência e decoro, visando essencialmente a saída pacifica da crise que nos castiga, já à mais de dois anos. Porque os problemas requerem soluções, os que lhas devem encontrar não se devem agredir mutuamente, mas cooperar, como está a acontecer com a maioria dos que reagem às nossa reflexões.

Hoje proponho-me falar de uma outra via de devolução do poder ao PAIGC.

Dentre os principais protagonistas desta crise que afastou o PAIGC do poder, não há um que lhe seja estranho. Dizem-se todos, seus militantes. Como quem “pode o menos pode o mais”, admito que lhes cabe a responsabilidade de devolver o poder ao PAIGC.

Cingindo-me ao PAIGC, repito: PODE E DEVE RECONCILIAR-SE. Tem é que agir nesse sentido, fazendo recurso a abordagens mais realistas e pragmáticas.

Vedar o partido e a ANP, espaços nobres de debate, onde se poderia abrir caminhos para a saída da crise, não oferece ganhos ao PAIGC. Assim penso, pelas seguintes razões:

- Num partido ou parlamento que se pretenda democrático, as soluções se constroem pelo debate entre correntes de ideias divergentes;

- Vedar o Partido e a ANP, é recuar ao ultimo reduto. Quando assim é, evidente é, que não se progrediu no combate e se está mais próximo do desaire que do contrário;

- Outro facto decorrente destas vedações, é o PAIGC ser colocado injustamente na posição de quem está a manter em exercício um governo que considera “ilegítimo”, porque não aceita abrir as portas da ANP para se o chumbar ou legitimar. Paradoxo.

- Os que protagonizam esse estado de coisas, dizem fazê-lo em defesa do partido, quando na verdade estão em defesa das suas posições no partido e na ANP, porque o mandato é do PAIGC, cabendo aos seus dirigentes defende-lo e implementa-lo apenas;

- Quem está em posição de força na luta politica, não faz uso de bloqueio de instituições para defender as suas posições, sob pena de dar um mau sinal ao eleitorado quanto às suas reais capacidades;

- Ensinou Amílcar Cabral que “O POVO NÃO LUTA PELO QUE ESTÁ NA CABEÇA DOS DIRIGENTES. LUTA POR COISAS CONCRETAS, PARA RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS DO DIA A DIA (COMIDA, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO etc)”. Daí que, o seu militantismo não é um cheque em branco, particularmente num país em que a maioria da população vive na pobreza, para não dizer extrema pobreza;

-É missão de dirigente, estudar, compreender, conceber e trabalhar com os demais, para a resolução de problemas de todos.

Se todos agirmos de boa fé, vencerá o PAIGC e o povo guineense. 
Humildemente me curvo ante a vossa sabedoria.

Fonte: Ernesto Dabo

Ministro das Finanças guineense lamenta greve na Função Pública

O Ministro das Finanças guineense, João Fadiá, lamentou hoje a decisão da União Nacional de Trabalhos da Guiné-Bissau (UNTG) de fazer uma greve geral de três dias para reivindicar um reajuste salarial.


"Lamentavelmente, chegámos a este ponto. Houve uma reunião da concertação social e a central sindical, UNTG, foi informada de que há uma comissão formada pelos ministérios das Finanças e da Função Pública que está a trabalhar nas tabelas salariais existentes com vista ao reajuste", explicou o ministro das Finanças.

A UNTG, central sindical guineense, convocou três dias de greve na Função Pública, que terminam quinta-feira, para reivindicar um reajuste salarial dos funcionários públicos.

Segundo o ministro, a comissão está a trabalhar desde maio e o trabalho que estão a fazer tem de ter sustentabilidade e não se faz de "um dia para o outro".

"Eu lamento de facto que está situação esteja a ocorrer. A adesão da greve no meu Ministério é quase nula e isto também mostra a credibilidade do próprio sindicato", afirmou João Fadiá.

O ministro considerou também que todos querem melhores salários, mas que todos sabem a "situação caótica em que se encontra a função pública" do país.

"Há pessoal a mais, é bom que se diga, e hoje a fatura salarial da Guiné-Bissau está perto de quatro mil milhões de francos cfa (cerca de seis milhões de euros). É insustentável", disse, sublinhando que o Governo está a fazer esforços e aberto para dialogar.

Noticiasaominuto

Telecomunicações - Funcionários da Guinétel e Guiné-Telecom realizam marcha reclamando o direito de serem gestores de cabo submnarino


Bissau, 08 Ago 17 (ANG) – Cerca de 100 funcionários das empresas estatais  de telecomunicações, Guinétel e Guiné-Telecom realizaram hoje uma marcha da sua sede ao Ministério dos Transportes e Comunicações e que terminou no das Finanças exigindo que a empresa seja gestora do futuro cabo submarino a instalar.

“As operadoras MTN e Orange irão em conjunto beneficiar de 51 por cento das acções na gestão do referido cabo. Desconhecemos o destino das restantes 49 por cento. O que ouvimos, embora não seja de forma oficial, é que as mesmas pertencerão à uma  empresa do governo chamada Bissau Cabo”, disse o Presidente do Sindicato de Base dos trabalhadores das duas  empresas nacionais de telecomunicações, David Mingo.

Na opinião do sindicalista, não havia necessidade de criação da referida empresa uma vez que o governo já possui a Guinetel e Guine-Telecom. 

“deveria ser o executivo a criar melhores condições para que as referidas empresas voltem a funcionar de forma normal”, sustenta justificando que as propriedades do estado devem merecer sempre mais atenção.

Os marchantes não foram recebidos pelos titulares dos dois ministérios, por isso, David Mingo advertiu que vão continuar a luta em defesa do que diz lhes pertencer, por direito.

Por outro lado, o presidente do sindicato disse que muitos funcionários morreram sem se quer qualquer assistência por parte do governo e que actualmente estão a viver numa situação de morte lenta.

“Já estamos no quarto ano sem receber o nosso salário, isso é bastante grave porque somos pessoas com necessidades acima de tudo com família para sustentar”, lastimou.

Sublinhou que nos outros países, como por exemplo, Angola, Senegal, Cabo-verde, entre outras, as empresas nacionais de Telecomunicações são sempre as mais privilegiadas.

O presidente do sindicato disse que a parceria pública/privada não significa entregar gestão de cabo submarino às operadoras Orange e MTN.

O referido cabo submarino foi adquirida através da parceria com o Banco Mundial.

Estavam vestidas de camisolas com escritas “Finanças na mata Guiné-Telecom ku contrato de consórcio” e repetiam em corro: “nó ca misti murri bó danu nó diritu”, que quer dizer”não queremos morrer , dêm nos o nosso direito” .

ANG/AALS/JAM/SG

Balanço/governação - Primeiro-ministro afirma que seu governo honrou todos compromissos desde sua nomeação


Bissau, 08 Ago 17 (ANG) – O Primeiro-ministro afirmou  sexta-feira que governo honrou todos os compromissos com os  servidores do estado desde a sua nomeação, nomeadamente pagamentos de salários, reactivação da cooperação bilateral e multilateral, e disse que o  turísmo melhorou bastante a imagem do país.

Umaro Sissoco Embaló, que fazia o balanço da sua governação disse que o seu executivo trouxe mudanças para o país, sobretudo com parceiros internacionais nomeadamente o Fundo Monetário Internacional, Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, Fundo Árabe e outros.

Salientou  que o actual governo conseguiu abrir, pela primeira vez, uma embaixada em Adis Abeba, Etiópia, na União Africana. 

Por sua vez, o ministro das finanças que falou  sobre as actividades realizadas durante o primeiro semestre do ano em curso, afirmou que o governo tem assegurado, atempadamente,  as despesas e o funcionamento do Estado, nomeadamente apoios ao sector de saúde, alimentação, aos centros prisionais, pagamento das facturas de electricidade.

Ainda no capítulo da gestão do tesouro público e sistema bancária, o ministro das finanças explicou que o actual executivo herdou uma dívida de cerca de 9 bilhões de francos cfa mas que agora ficou reduzida   para  sete bilhões de fcfa.

João Aladje Mamadú Fadiá referiu  que o programa com o FMI, suspenso desde 2015, foi retomado em Dezembro de 2016, e que já foram feitas  a primeira e segunda avaliação , e que em Maio do ano em curso executaram a terceira que teve resultado positivo, tendo o relatorio sido aprovado sem reunião do conselho de administração do Fundo.

Em relação ao Banco Mundial acrescenta que foram aprovadas três grandes programas, o primeiro foi o transporte do cabo submarino para telecomunicações a partir das águas do Senegal até Suru  na Guiné-Bissau. O segundo - a emergência para o sector das águas e electricidade e por último um programa estratégico para o país que terá a duração de quatro anos, num montante de 90 milhões de dólares americanos, sendo que os  dois primeiros são de de 25 milhões de dólares amaricanos cada. 

Mamadú Fadiá explicou que neste momento se encontra no país, uma missão de avaliação do BAD com a  finalidade de assinar um contrato de realização de uma estrada transnacional  Quebo - Boké (Guiné Conacri).

Referiu  que já subscreveram dois projectos com o BOAD- para construção do troço que liga Buba à Cátio e o programa de transporte da electricidade a partir de Barragem hidroeléctrica de Caleta até Bissau.

Aquele governante afirmou ainda que conseguiram reactivar o desembolso no âmbito do projecto de construção das estradas de Bissau, e assinar um acordo com a BADEA para financiamento de fornecimento do grupo de geradores com capacidade de 22 megas, um projecto que será executado no período de um ano.

“O executivo guineense está a negociar com o Banco Islâmico de Desenvolvimento,o  Fundo Saudita e o Koweit FUND, para lhes apresentarem  novos projectos”, adiantou.

Em relação aos investimentos realizados com recursos internos, o ministro das finanças disse que têm previsto para o sector Educativo um investimento acima de 400 milhões de francos cfa para a reabilitação , construção e equipamento de  escolas públicas financiadas pelo governo Japonês.

Referiu  que na área da saúde, o serviço de urgência do Hospital Nacional Simão Mendes foi reabilitada e será ampliada, mas prometeu que vão reparar a cozinha e construir uma esquadra de polícia dentro do  recinto daquele centro hospitalar, incluindo um serviço de cirurgia.

No que diz respeito ao sector das infra-estruturas rodoviárias, Mamadú Fadiá afirmou que o executivo investiu na reparação de  algumas estradas nos bairros periféricos de Bissau o montante de 600 milhões de francos e que pretende reparar o troço que liga Farim à Bigene, e a estrada de  Pirada.

Em relação a agricultura destacou que o governo financiou a aquisição de sementes, nomeadamente de Arroz, amendoim, milho e feijão que foram distribuídas aos camponeses, para aumentarem as suas capacidades produtivas. 

Em relação aos  preços no mercado interno, referiu que os sucessivos governos desde 2011 não aumentaram nenhuma taxa aos importadores tanto de arroz quanto de outros bens, mas que todavia existe especulação dos preços.

Mamadú Fadiá explicou que, neste momento, o executivo decidiu baixar algumas taxas , o que significa uma perda de receitas para o Estado, mas tido como   necessária para se diminuir  o preço de produtos da primeira necessidade nomeadamente o arroz.

No capítulo de salários da função pública aquele governante indicou que os ministérios das finanças e da função pública vão  trabalhar em conjunto na análise das tabelas salarias actuais  para fazer uma proposta no sentido de sua harmonização e torná-la mais equilibrada. 

ANG/JD/SG

Turismo - Ministro crítica existência de ilegalidades no sector


Bissau, 08 Ago 17 (ANG) – O ministro do Turismo afirmou recentemente que existem ilegalidades no sector turístico na Guiné-Bissau. 

Fernando Vaz que falava aos jornalistas no balancete da governação feito pelo primeiro-ministro disse que as pessoas abrem restaurantes e bares sem mínimas condições e sem serem fiscalizados.

 Acrescentou que já colocaram seus fiscais em acção e também introduziram um software de gestão em todos os hotéis, e que os alvarás biométricos já estão a ser utilizados para combater a falsificação.

 Clarificou que o turismo contribui muito para a receita de um estado, mas que infelizmente na Guiné-Bissau não é o caso. Disse que o actual governo com seus propósitos fez com que o turismo contribua para o aumento das receitas. 

“ Como se sabe, o turismo é considerado como primeira indústria mundial e movimenta cerca de 4 triliões de dólares por ano que sobrepõe as indústrias dos automóveis, armamentos de guerra e mineração “, sustentou.

Explicou que não faz sentido a Guiné-Bissau, com potencial natural que possui no turismo, não estar a fazer a sua exploração.

Disse que, tendo em conta a conjuntura internacional, o governo elegeu o turismo como sector prioritário.

  Fernando Vaz  revelou que foi descoberto que os Bijagós estavam a ser vendidas no exterior como imagem do Senegal.

Asseverou que actualmente as imagens dos Bijagós são da Guiné-Bissau e que cinco pacotes estão a ser vendidas no mundo fora. 

Vaz reconheceu  que para fazer turismo é preciso ter infra-estruturas, transportes marítimos de qualidade e bons hospitais.

Mostrou que as ilhas dos Bijagós precisam de um hospital de referência para os turistas puderem ter garantia que sua saúde está em segurança.

Disse que o ministério fez um acordo com uma companhia privada de aviação doméstico aérea denominada” Bijagós Air aweys ”. 

Fernando Vaz disse que, por enquanto, a companhia assegura o transporte de passageiros e de doentes, em caso de emergência, para a capital e que iniciará seus voos brevemente.

Prometeu que, com apoio do ministério das finanças e  ao nível de promoção do turismo interno, vão construir praias fluviais, pontes nas ilhas e transformar o carnaval em turismo.

Afirmou que o país já possui a sua marca e logótipo do turismo guineense e criou seu site para divulgação da descoberta dos bijagós e zonas reservadas,  e criado programas televisivos. 

Disse  que país tinha uma média de 40 mil turistas por ano mas que só neste primeiro semestre de 2017 esse número duplicou-se.

Por sua vez, o ministro da Comunicação Social disse que o Jornal “Nô Pintcha” é a única empresa rentável entre os órgãos públicos, e que a Agência de Noticias da Guiné precisa de grandes investimentos  e melhoria do  sector para lhe permitir ter delegacias em todas as regiões.

Quanto a Rádio Nacional e Televisão o governo pretende uni-las para diminuir os custos e ter maior rendimento.

Vítor Pereira explicou que o processo de transformação da televisão de analógica para digital está muito avançado e que as emissões terão a duração de 24 horas.com as novas tecnologias, devendo  as emissões da TGB serem  expandidas através do satélite.

O governante afirmou que as 32 rádios existentes com programas e temas diversos sobre o país têm uma linguagem mais para “libertinagem” do que para a liberdade de imprensa, sem que ninguém fosse responsabilizado. Acrescentou que deve haver mínima de decência.

Questionado sobre a suspensão das emissões da RTP e RDP/África, Vítor Pereira respondeu que o governo português deu uma resposta.  
ANG/JD/SG

Governo anuncia privatizações de 23 empresas até 2021 e oposição é contra

A TACV é abrangida nesta série de privatizações.
O governo de Cabo Verde pretende reestruturar, privatizar ou concessionar 23 empresas públicas até 2021: a companhia aérea TACV e empresas ligadas aos sectores da água e energia, telecomunicações, portos, aeroportos; produção e comercialização de medicamento constam da resolução do governo publicada no Boletim Oficial.

Estas medidas sustentadas pelo governo sobre o imperativo de um aumento da eficiência, produtividade e competitividade da economia e das empresas, visam igualmente criar novas oportunidades de negócio, atrair o sector privado, modernizar o tecido empresarial, reduzir o peso do Estado e da dívida pública na economia. Ao defender ontem este projecto anunciado no final da semana passada, o ministro das finanças, Olavo Correia referiu que o Estado julga poder arrecadar através desta série de privatizações 90 milhões de Euros até 2021.

Na oposição, contudo, este projecto não desperta entusiasmo. António Monteiro, presidente da UCID, que é contra o programa de privatização de 23 empresas anunciado pelo governo falou em "forma pouco clara da gestão da coisa pública". Mais pormenores com Odair Santos.

Por RFI 

FUNÇÃO PÚBLICA EM GREVE TERÇA, QUARTA E QUINTA-FEIRA GUINÉ-BISSAU


A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) anunciou hoje, em comunicado, que vai manter a greve geral da Função Pública convocada para terça, quarta e quinta-feira, porque o Governo ainda não apresentou a proposta de reajuste salarial.

«A UNTG deliberou manter a greve convocada para os dias 08, 09 e 10 de agosto, porquanto o Governo, apesar de ter aprovado o Decreto nº1/2017, a 25 de janeiro, artigo 16, não se dignou a cumprir esse imperativo legal, assim também os pontos constantes no memorando de entendimento firmado a 14 de dezembro de 2016», refere, no comunicado, a central sindical.

O artigo 16 do decreto nº1/2017, publicado no Boletim Oficial, de 25 janeiro, refere que os ministérios da Economia e das Finanças e da Função Pública, Reforma Administrativa e Trabalho devem «tomar todas as diligências necessárias para propor a revisão da atual tabela salarial e das remunerações acessórias aplicadas na Administração Pública e submeter ao Conselho de Ministros uma proposta de harmonização mais equitativa».

O mesmo artigo refere também que a «proposta de revisão salarial a elaborar deve procurar introduzir o maior equilíbrio possível entre as despesas e as receitas disponíveis e entre as tabelas salariais das várias instituições públicas, devendo entrar em vigor a partir do exercício económico de 2017».

«Depois da assinatura do memorando de entendimento, foi deixado um prazo de seis meses para ser implementado todo o acordo. Infelizmente até presente o Governo não se dignou a cumprir o compromisso», afirmou o secretário-geral da UNTG, Estevão Gomes Có.

Segundo Estevão Gomes Có, a UNTG não está a exigir um aumento salarial, mas apenas um reajuste salarial, conforme previsto no decreto nº1/2017.

«O ano económico começou em março e até agora os ministérios não se dignaram a cumprir o acordo», disse, salientando esperar que com a greve se chegue a um consenso.

Considerando que o Governo «já se está a esforçar», o secretário-geral da UNTG considera, contudo, que deve haver um maior esforço da parte do executivo para concretizar o assunto.

«Estamos a fazer esta pressão para que o Governo cumpra com os compromissos assumidos», concluiu.

No comunicado, a UNTG sublinha que terá «sempre disponibilidade para manter uma equipa negocial enquanto estiver em curso a greve convocada».

A Guiné-Bissau tem cerca de 32.000 funcionários públicos.

O salário mais baixo pago na função pública é de 30.000 francos cfa (cerca de 45 euros).

Por Lusa

16 detidos e duas toneladas de droga apreendidas em três países

Dezassete pessoas foram detidas e quase duas toneladas de droga foram apreendidas em três países na sequência de uma investigação a grupos de crime organizado, informaram hoje as autoridades australianas.


A Polícia Federal australiana indicou que foram detidas dez pessoas em Sydney, cinco no Dubai (Emirados Árabes Unidos) e duas na Holanda no quadro de uma investigação a duas redes de crime organizado interligadas que operavam nos três países para fazer chegar grandes quantidades de droga à Austrália.

As autoridades da Holanda apreenderam 1,8 toneladas de MDMA, também conhecida como 'ecstasy', 130 quilogramas de cocaína e 15 de metanfetamina cristal, com destino à Austrália.

A droga foi avaliada em aproximadamente 810 milhões de dólares australianos (543,1 milhões de euros).

Por Lusa

Pelo menos 31 pescadores mortos na Nigéria pelo Boko Haram

Pelo menos 31 pescadores foram mortos, durante este fim de semana, no nordeste da Nigéria, pelo grupo extremista Boko Haram, nas margens do lago Chade, informaram fontes locais na noite de segunda-feira.


"O Boko Haram atacou as ilhas de Duguri e Dabar Wanzam e mataram 31 pessoas", disse Babakura Kolo, membro das milícias civis, à agência noticiosa francesa AFP.

"Catorze foram mortos em Duguri e 17 em Dabar Wanzam", detalhou.

Os pescadores da região de Baga vão com regularidade ao lago, por vários dias, a bordo de embarcações de madeira, explicou Musa Ari, membro de outra milícia que opera na zona.

Musa Ari também confirmou o ataque perpetrado no fim de semana naquela região devastada por anos de conflito, de acesso praticamente impossível e sem comunicações.

O alerta foi dado por Sallau Inuwa, um pescador de Baga, que se deslocou na segunda-feira à capital do estado de Borno, Maiduguri.

"Os combatentes dividiram-se em dois grupos", relatou à AFP.

Segundo a mesma fonte, os extremistas pouparam a vida de um pescador para o obrigar depois a transportar os corpos dos seus camaradas até Baga: uma ameaça com o objetivo de dissuadir todo o comércio e exploração do lago pela população civil.

O exército levantou recentemente as interdições de pesca no lago, permitindo aos habitantes das aldeias, que dependem em grande parte da ajuda alimentar para subsistir, abstecerem-se sozinhos.

Toda a atividade comercial foi proibida durante dois anos devido à suspeita de que os pescadores utilizavam esse lucrativo comércio como fonte de receita para o grupo.

Nenhuma fonte oficial ou militar comentou os novos ataques que se intensificaram nos últimos meses na região.

Apesar de o exército nigeriano ter recuperado o controlo de Baga em fevereiro de 2015, os arredores da cidade permanecem inacessíveis.

Os combatentes utilizam as ilhas que pontilham o Lago Chade como bases.

O lago Chade, situado entre a Nigéria, os Camarões, o Chade e o Níger, é palco há vários anos de ataques daquele grupo extremista que, em 2009, iniciou uma revolta no nordeste da Nigéria que já fez mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados.

NAOM

Agência do Medicamento Espanhola ordena retirada temporária do mercado do contracetivo "Essure"


A Agência Espanhola do Medicamento requereu a retirada do mercado do método contracetivo “Essure”, por este não dispor atualmente do certificado CE e como medida de precaução ordenou aos serviços de saúde que parem de o utilizar.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) foi informada pela empresa Bayer Hispania da suspensão temporária do certificado CE a este produto, emitido pelo Organismo Notificado Irlandês.

A suspensão do certificado tem efeitos desde o dia 3 de agosto e por um período de 90 dias, até 2 de novembro.

Muitos produtos só podem ser vendidos na União Europeia se ostentarem a marcação CE, que certifica que os mesmos foram avaliados e cumprem os requisitos da UE em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente.

Numa nota emitida na segunda-feira, a AEMPS explica que o "Essure" é um anticoncecional permanente e que atua de forma mecânica, provocando uma reação de corpo estranho que produz a oclusão da trompa.

Na mesma nota, a agência espanhola refere que por não ter atualmente o certificado CE em vigor, foi requerida a sua retirada do mercado.

Segundo a Agência Espanhola do Medicamento, os dados do estudo epidemiológico francês, de 19 de abril de 2017, que teve em conta os resultados de um estudo epidemiológico de mais de 100.000 mulheres, não questionam a relação benefício/ risco do "Essure" implante, e que, por isso, não é apropriado aconselhar a remoção do dispositivo.

A 22 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, suspendeu o contracetivo sistema "Essure", apontando como potenciais riscos associados ao dispositivo “alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crónica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune”.

24.sapo.pt


MINISTÉRIO DE INTERIOR PROMOVE NOVE OFICIAIS SUPERIORES

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau promoveu esta segunda, 07 de agosto 2017, 9 (Nove) Oficiais Superiores das Forças de Segurança, Informação,  da Proteção Civil e Bombeiros, às categorias de Primeiros Superintendentes da Polícia da Ordem Pública, Coronéis da Guarda Nacional, e Comandantes do Bombeiro.

A cerimónia de graduação dos oficiais do Ministério do Interior foi realizada no pátio da mesma instituição que se encontrava cheio de oficiais e familiares dos promovidos.

Os superintendentes Ana Camará, Paulino Dias e Mussa Seide foram promovidos à Primeiro Superintendente. Tenentes-coronéis Samuel Fernandes, Mutaro Embaló, Anselmo da Silva, Alssau Sambú, Serafim Serifo Embaló e Amadú Djaló foram promovidos a Coronéis.

Presidindo o ato, Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embaló disse que esta promoção é o caminho para a implantação da reforma, justificando que a reforma não é só mandar a pessoa para casa mas sim, é fazer mudança e renovar, prometendo dar mais dignidade às forças de defesa e segurança.

“Hoje, sinto que estou a fazer algo para a implantação da reforma e nomenclatura das forças de segurança”, frisou Embaló.


O recém-promovido a posto de Primeiro Superintendente, Paulino Dias, considera a promoção de um passo positivo que o governo está a dar neste sector, sendo que há muito tempo que não houve estas promoções como aconteceu no seu caso,que segundo disse há 18 (Dezoito) anos que não teve uma promoção, encorajando os outros colegas que ainda não foram promovidos a continuarem a luta.

“É um bom passo, espero também que sejam promovidos os outros colegas que estão a mais de quinze anos sem promoção”, frisou Paulino Dias.

De lembrar que esta é a segunda promoção realizada neste sector, o primeiro foi em 2001.

Por: Epifania Mendonça
OdemocrataGB

Empresa francesa constrói central térmica na Guiné-Bissau


A empresa francesa JA Delmas vai construir uma central térmica de 15 megawatts em Bor, nos arredores de Bissau, ao abrigo de um contracto assinado recentemente com o Ministério da Energia e Indústria da Guiné-Bissau, informou a agência noticiosa ANG.

A construção da central será financiada pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento em 16 mil milhões de francos CFA (28,7 milhões de dólares) devendo demorar cerca de 18 meses.

O ministro de Estado da Energia e Indústria, Florentino Mendes Pereira, ao usar da palavra no acto de assinatura do contracto, recordou ter a JA Delmas vencido o concurso internacional lançado para o efeito e acrescentou que a construção da central representará mais um passo no reforço da capacidade do sector eléctrico do país.

“A rede de distribuição de energia que existe na Guiné-Bissau vem desde os tempos da independência e requer uma intervenção séria, a fim de garantir a qualidade da energia eléctrica que chega a nossas casas “, disse o ministro.

Florentino Mendes Pereira revelou na ocasião ter o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento assinado um contracto com a Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) para financiar a construção da rede de distribuição de energia eléctrica na cidade de Bissau. 

(Macauhub)

GOVERNO DE BISSAU E JACARTA ACERTAM PASSOS PARA COOPERAÇÃO NO SETOR DA DEFESA


O Governo da Guiné-Bissau através do ministério da defesa nacional assinou esta segunda-feira, 07 de agosto 2017, uma ‘Carta de Intenção’  com o seu congénere da Indonésia com o intuito de aproximar os dois países para assinatura de cooperação no setor da defesa.

Este instrumento jurídico constituinte de uma relação foi rubricado pelos ministros da defesa de dois países, Eduardo Costa Sanhá da  Guiné-Bissau e Ryanizard Ryacudu da Indonésia no Palácio do Governo na presença do Primeiro-ministro, General Umaro Sissoco Embaló, bem como de algumas chefias militares.

Depois da Assinatura da carta de intenção, o Primeiro Ministro, Umaro Sissoco Embaló, disse que em breve o ministro da Defesa guineense, deslocar-se-á à Indonésia com a sua equipa para materializar a intenção hoje rubricada.


“O atual governo liderado por mim vai trabalhar muito no sentido de tornar mais forte a nossa relação com a Indonésia”, disse Embalo.

O Ministro da Defesa Nacional, General Eduardo Costa Sanhá, prometeu cumprir os respectivos acordos contidos na carta de intenção.

“Futuros acordos com este país irmão trará benefícios para nós, temos um país com características mais ou menos similares com as da Indonésia  que tem várias ilhas de maneira que precisamos de ponto de vista militar, controlar o nosso espaço marítimo e aéreo, portanto colaborando com a Indonésia traria mais valia para as forças armadas guineenses”, assegurou Eduardo Costa Sanhá.

O ministro da Defesa da Indonésia e igualmente chefe da delegação daquele país asiático, Ryanizard Ryacudu, assegurou que a Guiné-Bissau  e a Indonésia são países irmãos de longa data de maneira que é preciso trabalhar mais para fortificar os laços de amizade e concretizar a carta de intenção assinada para benefício dos dois países. Disse ter convidado o seu homologo guineense para visitar a Indonésia.

A Indonésia é um país localizado  entre o Sudeste Asiático e  a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo. A Indonésia tem uma população estimada em 250 milhões de habitantes, no entanto é o quarto país  mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo N̕canha Na Ritche
OdemocrataGB