sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

ESTADOS UNIDOS: Biden concede 6 indultos, incluindo condenados por homicídio e drogas... Uma das mulheres perdoadas foi condenada no final dos anos 70 por matar o marido que a agredia e ameaçava.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  30/12/22 

Cumprindo com mais uma tradição de final de ano, o presidente norte-americano, Joe Biden, perdoou, esta sexta-feira, seis pessoas que chegaram a cumprir penas de prisão, incluindo por homicídio e crimes relacionados com o uso de drogas ou álcool.

Entre as pessoas perdoadas está o nome de Beverly Ann Ibn-Tamas, de 80 anos. Aos 33 anos, Ibn-Tamas foi condenada por matar com um tiro o marido que a agredia física e verbalmente. O homicídio surgiu logo após um desses episódios de agressão, depois de a condenada ter contado ao marido que estava grávida.

Os outros perdoados foram condenados por crimes relacionados com tráfico de droga, nomeadamente algumas penas de apenas seis meses por transações de pequenas quantidades de marijuana. 

Um dos perdoados, Vincente Ray Flores, de 37 anos, foi condenado a quatro meses de prisão depois de ter consumido álcool e ecstasy enquanto servia na Força Aérea. Flores participou em programas de reabilitação e conseguiu voltar às forças armadas, conseguindo ser reconhecido com medalhas e outros prémios.

Os perdões surgem numa altura em que Biden tem salientando com mais vigor as graves injustiças sociais em torno das condenações por tráfico de pequenas quantidades de marijuana, sendo que a comunidade que acaba por ser mais vezes procurada pelas forças de autoridade é a afroamericana.

Há alguns meses, Biden perdoou milhares de pessoas que tinham sido acusadas por terem consigo pequenas quantidades de marijuana onde a simples posse de canábis é considerada crime, punível com pena de prisão.

Não é a primeira vez que o atual presidente dos Estados Unidos decide tomar uma atitude mais positiva e mais compreensiva no que diz respeito à posse de substâncias ilícitas, em vez de defender uma visão mais conservadora e punitiva.

Mas Biden nem sempre teve a mesma opinião. Nos anos 1990, como senador pelo estado do Delaware, foi muito mais agressivo contra o consumo de drogas e promoveu medidas que procuraram combater o tráfico com mais detenções e ações policiais mais agressivas, algo que impactou, mais uma vez, as comunidades latinas e afroamericanas.

Os perdões foram assinados enquanto o presidente está de férias nas Ilhas Virgens, com a família. A Casa Branca destacou que as pessoas perdoadas acabaram por ter uma influência muito positiva na sociedade e, por isso, não merecem ter o seu cadastro manchado.

O PRS exige explicação cabal do Presidente do Parlamento Cipriano Cassama sobre as competências da Comissão Permanente da ANP em relação a situação da Comissão Nacional das Eleições.

Na resolução da Comissão Política, o PRS acusa o Presidente do Parlamento e alguns atores políticos pretenderem conduzir o país a conflito eleitoral com consequência imprevisíveis.

Radio Voz Do Povo


 

Mulher foge após 8 meses em cativeiro com homem que conheceu online... Aconteceu no Brasil. Mulher terá engravidado e sido obrigada a abortar pelo suspeito.

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto  30/12/22 

Uma mulher, de 48 anos, passou oito meses em cativeiro, tendo conseguido fugir, esta sexta-feira, da casa do suspeito, no Brasil.

De acordo com o G1, o suspeito, um homem, de 50 anos, já foi detido. 

Segundo o site brasileiro, o caso aconteceu em Água Branca, no estado de Alagoas. A vítima contou que o homem a submetia a abusos psicológicos, físicos e sexuais, tendo chegado a engravidar e sido obrigada a abortar.

As autoridades revelaram que a vítima, natural de Campos Sales, conheceu o suspeito num site de relacionamentos.

Hoje, a mulher aproveitou o momento em que o homem foi à porta de casa para falar com um vizinho, para pular o muro do quintal e fugir, tendo conseguido pedir ajuda a uma viatura da polícia que passava na rua.

Comunicação Social - Ministro elege como prioridade para 2023 a procura de meios para melhorar funcionamento dos órgãos públicos


Bissau, 30 Dez 22 (ANG) – O ministro da Comunicação Social afirmou hoje que entre as prioridades do seu Ministério para  2023, se destacam a conclusão do processo de transição da Televisão de analógica para digital e criação de  meios para melhorar o funcionamento dos  órgãos públicos de  comunicação social.

Fernando Mendonça fazia aos orgãos públicos de comunicação social o balanço das atividades realizadas em 2022, e anunciou  as perspectivas para 2023.

“O ano que já está a terminar foi muito dificil, uma vez que os órgãos  funcionaram num contexto marcado  pela pandemia da Covid-19, seguida da guerra Rússia/Ucrânia, que veio a complicar mais a vida dos cidadãos de um país que depende muito do exterior”, salientou.

O governante sublinhou que, devido ao acordo com o Fundo Monetário Internacional(FMI),  certos esforços foram  exigidos ao Governo nomeadamente que o país  não pode endividar mais para financiar o funcionamento das instituições, nem para adquirir equipamentos.

“Foi nesse quadro que funcionamos em 2022, mas tenho muito orgulho nos resultados obtidos pelo ministério, com enormes esforços dos quatro órgãos públicos”,disse Fernando Mendonça.

Mendonça deu como exemplo, a  Televisão Nacional, que, pela primeira vez desde a  sua fundação, está a cobrir todo o território nacional, frisando que, desde Abrirl de 2022 a TGB é vista em qualquer parte do mundo.

Em relação a Rádio Nacional salientou que foi reforçada com meios informáticos e que o Jornal Nô Pintcha viu a sua redacção reparada e vai para as bancas à cores além de ser visto, via online, com o seu próprio site.

Segundo o governante, a produção da Agência de Noticias da GuinéANG), superou as espectativas apesar das condições em que exerce, uma vez que o orçamento do ministério, além de ser pouca é feita com muita dificuldade, não obstante não causou desanimo aos  profissionais.

“Ou seja, com todas essas vicissitudes, a ANG conseguiu obter resultados incríveis em termos de produção de notícias”, disse.

Fernando Mendonça sublinhou que, o aspecto mais importante e que quer destacar tem a ver com “o bem mais precioso” que são os recursos humanos.

“Conseguimos terminar o processo de efetivação de 100 funcionários que trabalhavam no ministério e nos órgãos, quase há 20 anos sem vínculo nenhum com o Estado, uma situação inaceitávél. Uma pessoa a prestar serviços sem qualquer garantia, mesmo com a idade de reforma vai para casa sem nada”, referiu o governante.

Fernando Mendonça salientou que, concluido esse processo,  consegui-se  assegurar uma certa estabilidade e melhorias na produção do  setor, estancando as paralizações, o que diz ser  um “grande ganho” para o Ministério da Comunicação Social.

Frisou que a formação contínua, dentro e fora do país, será um ganho que deve continuar para  capacitação permanente dos técnicos.

O govenante falou dos avanços conseguidos na Imprensa Nacional (Inacep)  após a reparação de  máquinas avariadas  e aquisição de outros equipamentos, para dar a  empresa uma performance que a habilita  a produzir  todos os documentos do Estado, o que, segundo diz o ministro, ainda não esta a acontecer.

O ministro admite que a Inacep pode vir a chegar à esse ponto, num futuro próximo, acrescentando que foram estancadas as entradas do pessoal que se fez sem  necessidade, razão pela qual a  empresa que podia ter 25 funcionários conta  com mais de 100.

Ainda sobre as perspectivas para 2023, Mendonça defendeu a pertinência de os órgãos de comunicação social do Estado: ANG, JNP, RDN e TGB funcionarem num único edifício, e anunciou diligências para que os profissinais da comunicação social público possam  fazer mais e melhor o seu trabalho, principalmente, no ano de eleições.

O ministro da Comunicação Social diz que é fundamental a regulamentação do sector ,  ao referir-se a lei da imprensa e Estatuto dos Jornalista,  que precisam ser regulamentados. “A criação das rádios tornou-se uma coisa livre na Guiné-Bissau mediante uma licença provisória renovado anualmente”, referiu.

“O que fizemos este ano  é regular as leis da imprensa que fala das atribuições de licenças e alvarás de exercicios de actividades das rádios, televisão e imprensa escrita”, afirmou, salientando que, na quinta-feira foi aprovado no Conselho de Ministro o documento sobre registo dos orgãos de comunicação social que diz ser  “extremamente importante para disciplinar a classe”.

O governante garante que vai empenhar-se  para que a taxa audio visual seja revertida aos órgãos de comunicação social públicos no próximo ano.

Trata-se de uma forma de subvencionar os órgãos públicos de comunicação social, adoptado pelo Governo no ano passado cuja taxa  já estava a  ser cobrada mas os fundos arrecadados  nunca chegaram aos destinatários. 

ANG/MSC/ÂC//SG

Diplomacia - Ministério de Negócios Estrangeiros prevê construção de edifício próprio para sede da instituição em 2023


Bissau, 30 Dez 22 (ANG) -  A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades revelou, quinta-feira, que o ministério que dirige perspetiva a construção de um  edifício  de três pisos, logo no início de  2023, que servirá de sede da instituição.

Suzi Carla Barbosa falava aos quatro  órgãos públicos de comunicação social do país,  nomeadamente a Agência de Notícias da Guiné (ANG), o Jornal Nô Pintcha (JN), a Rádiodifusão  Nacional (RDN) e Televisão da Guiné-Bissau (TGB), em jeito de balanço das actividades desenvolvidas durante  2022.

“No próximo ano, será feita uma construção de raiz de novo edifício que vai albergar o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Isso permitirá agrupar todos os departamentos  afectos ao ministério num só local, uma vez que estam dispersos”, explicou a  ministra.

Suzi Carla Barbosa salientou que a entrada em vigor do acordo de mobilidade da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), teve um grande”  impacto, na medida em que, todos os  beneficiários de passaportes diplomáticos e de serviço guineense passaram a poder entrar em Portugal sem um visto, evitando assim o recurso à Embaixada para obtenção do visto.

A Governante informou que, ao mesmo tempo, o acordo de mobilidade na CPLP,  prevê um regime especial de atribuição de vistos para os concidadãos guineenses com  passaporte ordinário.

“A Guiné-Bissau deixou de beneficiar de apoio orçamental nos últimos anos, devido a situação de instabilidade política do país. Mas, com a retoma da confiança de alguns parceiros internacionais, a nação guineense voltou a beneficiar desse apoio importante”, disse Suzi  Barbosa.

A ministra referiu que, ao longo do ano 2022, o Ministério de Negócios Estrangeiros  conseguiu assinar vários acordos de apoio institucional ou orçamental com as Repúblicas portuguesa e francesa.

Acrescentou que  a assinatura do Acordo de Apoio Orçamental permitiu que o país beneficiasse de 05 milhões de euros por parte de Portugal, o que diz estar a ser  usado nas áreas de Saúde, Educação e fortificação da democracia.

“Também com a França o país beneficiou igualmente de 05 milhões de euros que permitirão fortificar a democracia guineense, e estão  ser usados  nas áreas prioritárias da Guiné-Bissau”, disse.

Suzi chamou de “Algo Inesperado de 2022”, a assumpção  pelo Chefe de Estado guineense da Presidência rotativa da Conferência de Chefes de Estados e de Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), funções pela primeira vez assumida por um chefe de Estado lusófono.

 “No âmbito de cooperação bilateral com a República Popular da China, está sendo reabilitado o edifício que foi o Ministério de Negócios Estrangeiros.Após a  sua  reabilitação, passará a ser um “Salão de Conferências”, para  reuniões internacionais”, referiu aquela governante.

Suzi Carla Barbosa considerou que a diplomacia guineense está no “grande auge”, graças a magistratura de influência, sobretudo do chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que diz apostar , tanto na política externa como na forma de melhorar a qualidade de vida do povo guineense.

“As obras que estão a decorrer no centro de cidade de Bissau, nomeadamente de reabilitação das estradas de Bissau Velho, da Avenida Amilcar Cabral e a construção da autoestrada do Aeroporto à Safim são  resultados de esforços de procura de  apoios  externos para se aplicar internamente”, disse a governante.

A ministra considerou de “bastante positivas”, as realizações feitas pelo ministério no decorrer de 2022, e diz que  sempre que são  convidados para eventos internacionais trazem algum benefício para o país.

Referindo-se à dificuldades enfrentadas no decurso do ano preste a terminar, a chefe da diplomacia guineense disse que reorganizar o ministério não foi fácil, “por  ser uma instituição  com uma estrutura envelhecida, com necessidade  de renovar os diplomatas, numa altura em que a Função Pública impõe limitação na contratação de quadros.  

 “Estamos a trabalhar no sentido de fazer um recrutamento interno de jovens estagiários para que possam progredir na carreira e assim contribuir com as novas tecnologias para melhorar eficácia e desempenho do Ministério de Negócios Estrangeiros”, disse Suzi Carla Barbosa.

ANG/AALS/ÂC//SG

As obras de construção de 200 casas sociais vão iniciar em janeiro com duração de dois anos.

O anúncio foi feito pelo Diretor geral do Instituto Nacional de Segurança Sócia, Bambo Coté durante a visita no terreno do Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Cirilo Mama Saliu Djaló.

 Radio Voz Do Povo

FIFA oferece Mil e quatro centos (1400) Bolas a Federação de Futebol da Guiné-Bissau... O apoio concebido no âmbito do projecto Desporto Escolar.

Radio TV Bantaba

NASA assinala morte de Pelé com fotografia de galáxia ‘brasileira’... O jogador faleceu esta quinta-feira, dia 29.

© Twitter / @NASA

Notícias ao Minuto  30/12/22 

Foi esta quinta-feira, dia 29, que morreu Pelé, conhecido também como ‘Rei do Futebol’ e um dos melhores jogadores de sempre. Foram várias as personalidades de todo o mundo a prestar homenagem ao brasileiro e nem a NASA deixou de assinalar a data.

Na página de Twitter da agência espacial norte-americana é possível ver uma galáxia com as cores do Brasil, a qual fica localizada na constelação do Escultor localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz da nossa Terra.

“Assinalamos a morte do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do ‘jogo bonito’. Esta imagem de uma galáxia em espiral na constelação do Escultor mostra as cores do Brasil”, pode ler-se na mensagem da NASA.

Leia Também: Há vida em Marte? A NASA não tem boas notícias para partilhar…

Conferência de Imprensa do Colectivo dos Advogados do PAIGC

Radio TV Bantaba

Novos membros do Governo só serão conhecidos na próxima semana

TIAGO PETINGA

SIC Notícias   30/12/22

Tudo indica que haverá uma remodelação alargada do Executivo.

Os novos membros do Governo socialista de António Costa só serão conhecidos na próxima semana.

Após as sucessivas saídas, que já somam 11 em 9 meses e as mais recentes devido à polémica com a TAP, tudo indica que haverá uma remodelação alargada.

Os nomes vão ser apenas conhecidos a partir da próxima terça-feira à tarde, altura em que Marcelo Rebelo de Sousa estará de regresso da viagem ao Brasil.

De acordo com o Diário de Notícias, Pedro Marques e Eurico Brilhante Dias não são opções em cima da mesa.

Partido da Renovação Social reuni hoje Comissão Política, um dos pontos a destacar é critério para escolha dos candidatos a Deputado

 Radio Voz Do Povo 

Moscovo admite "ataque maciço" em infraestruturas críticas da Ucrânia... As forças armadas russas reforçam que "continuam a conduzir uma operação militar especial" em território ucraniano.

© OLEKSANDR GIMANOV/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  30/12/22 

A Rússia disse que realizou um "ataque maciço" nas infraestruturas críticas da Ucrânia na manhã de quinta-feira. A notícia foi avançada pelo Ministério da Defesa da Rússia.

"As Forças Armadas da Federação Russa infligiram um ataque maciço com armas aéreas e marítimas de longo alcance e alta precisão ao sistema militar de comando e controle e instalações de energia que asseguravam a operação de empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia", refere o comunicado do ministério russo, publicado no Telegram.

Segundo a nota, os ataques terão "interrompido a produção e a reparação de equipamentos militares e o movimento de tropas de reserva'', reforçando que as forças armadas russas "continuam a conduzir uma operação militar especial" em território ucraniano.

Na madrugada desta sexta-feira, as sirenes de ataque aéreo soaram (novamente) em Kyiv, depois de, na quinta-feira, já terem soado em várias regiões ucranianas. A Ucrânia avança que derrubou 54 dos 69 mísseis lançados pela Rússia nos ataques de ontem.

Os moradores da capital foram instados a ir para abrigos antiaéreos esta madrugada, enquanto as sirenes de ataque aéreo soavam pela cidade, reporta a Reuters.

Pelas 02h00 (hora local), foi emitido um alerta sobre as sirenes de ataque aéreo, que indicam a possibilidade de ataque russo, pedindo aos residentes da cidade que se dirigissem aos abrigos e ficassem em locais seguros até ao término do sinal.

Estes são os mais recentes ataques russos contra infraestruturas vitais em toda a Ucrânia. Moscovo tem lançado ataques deste tipo semanalmente desde outubro.


Lançamento Oficial da Implementação do Período de Repouso Biológico.

 Radio TV Bantaba 


Veja Também:

ISRAEL: Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) rejeita novo Governo de Israel "racista e pró-anexação"

© Reuters

POR LUSA  30/12/22 

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) rejeitou as "diretrizes políticas racistas e de anexação" do novo Governo de Israel, liderado por Benjamin Netanyahu e apoiado por parceiros ultranacionalistas e antiárabes, que defendem a anexação da Cisjordânia ocupada.

Num comunicado divulgado na noite de quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da ANP "rejeita as políticas de anexação, violentas, racistas e de incitação à limpeza étnica do novo Governo israelita", cuja agenda representa uma "ameaça existencial" para o povo palestiniano e seus direitos inalienáveis".

"A paz e a segurança internacionais estão sob ataque, o que requer mobilização internacional rápida e inequívoca nos níveis bilateral e multilateral, inclusive no Conselho de Segurança, para garantir a proteção do povo palestiniano da campanha israelita de espoliação e deslocamento, colonização, anexação, limpeza étnica e perseguição", afirmou a ANP.

Considerando que o novo Governo israelita "encarna a antítese dos princípios de integridade territorial, soberania e independência política", a ANP alertou que "o povo palestiniano não desistirá da sua legítima busca pela liberdade e autodeterminação".

Benjamin Netanyahu foi empossado pela sexta vez como primeiro-ministro de Israel na quinta-feira, liderando uma coligação com formações supremacistas judaicas de extrema-direita, que forma um Governo considerado o mais à direita no país desde a fundação, em 1948.

Entre os seus principais aliados estão Bezalel Smotrich, que lidera o partido Sionismo Religioso, e o antiárabe Itamar Ben Gvir, líder do partido Poder Judaico e que já foi condenado por incitação ao racismo e apoio a grupo terrorista. Ambos vivem em colonatos judaicos na Cisjordânia ocupada e sua base política é composta principalmente por colonos.

No acordo de coligação com o Sionismo Religioso, Netanyahu compromete-se, em princípio, a anexar a Cisjordânia ocupada ao afirmar que "a soberania israelita se estenderá à Judeia e Samaria" (designação para Cisjordânia), embora esteja condicionada ao "equilíbrio dos interesses nacionais e direitos internacionais de Israel", a critério do primeiro-ministro.

No que foi acertado com o Poder Judaico - partido em cujos comícios grita-se "morte aos árabes" -, está a proibição da bandeira palestiniana em instituições educacionais e locais, bem como o estabelecimento da pena de morte para os condenados por terrorismo, acusações que costumam pesar sobre os palestinianos que cometem atentados contra alvos israelitas.

O conflito israelo-palestiniano intensificou-se durante 2022, tornando-se o ano mais mortal desde 2006, com 170 palestinianos mortos em incidentes violentos com Israel, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde da Palestina.

Cerca de trinta vítimas foram contabilizadas do lado israelita em ataques realizados por palestinianos e árabes israelitas.

Israel assumiu o controlo da Cisjordânia em 1967, na Guerra dos Seis Dias, e mantém uma ocupação militar deste território desde então.


Leia Também: Zelensky saúda Netanyahu e chama Israel para "desafios comuns"

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS: 1.668 jornalistas mortos em 20 anos. Quais são os países mais perigosos?... Nos últimos 20 anos, "80% das mortes nos meios de comunicação social ocorreram em 15 países".

© Alain Pitton/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto  30/12/22 

Um total de 1.668 jornalistas morreram no âmbito do seu trabalho nos últimos 20 anos. O balanço foi feito pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que descreve as últimas duas décadas como “especialmente mortíferas para os que estão ao serviço do direito de informar”. 80% das mortes ocorreram em apenas 15 países.

São, em média, 80 jornalistas mortos por ano entre 2003 e 2002. Seis por mês. Os anos de 2012 e 2013 foram os piores anos, com 144 e 142 jornalistas mortos, respetivamente. Em causa esteve a guerra na Síria, mas os números desceram nos anos que se seguiram. 

Já este ano, o número de mortos voltou a aumentar, tendo-se registado 58 vítimas até 28 de dezembro, de acordo com o Barómetro da Liberdade de Imprensa da RSF. São já mais sete do que em 2021. 

Segundo a RSF, nos últimos 20 anos, “80% das mortes nos meios de comunicação social ocorreram em 15 países”. A liderar a lista estão o Iraque e a Síria, com um total de 578 jornalistas mortos - mais de um terço do total. Segue-se o México (125), Filipinas (107), Paquistão (93), Afeganistão (81) e Somália (78).

Já no continente europeu, “a Rússia continua a ser o país mais mortífero da Europa para os media”. De acordo com o balanço da organização, desde que o presidente russo, Vladimir Putin, assumiu o poder, “a Rússia tem assistido a ataques sistemáticos à liberdade de imprensa”.

Segue-se a Ucrânia, em parte devido à invasão russa. Até ao momento, oito jornalistas morreram no país desde 24 de fevereiro, que se juntam a outras 12 vítimas dos últimos 19 anos.

“Por detrás dos números, estão os rostos, personalidades, talento e empenho daqueles que pagaram com as suas vidas pela recolha de informação, procura da verdade e paixão pelo jornalismo”, lamentou Christophe Deloire, secretário-geral da RSF.


A dissolução do Parlamento "é uma arma atómica": Presidente da República rejeita eleições antecipadas

SIC Notícias/Lusa  30/12/22

"Não pode haver eleições todos os anos" e é "preferível que o Governo governe e governe cada vez melhor", disse Marcelo Rebelo de Sousa à partida de Lisboa para o Brasil.

O Presidente da República rejeitou hoje o cenário de eleições antecipadas, na sequência da crise política causada pelas demissões no executivo, e pediu que o Governo do PS "governe e governe cada vez melhor".

“A dissolução [do Parlamento] é uma arma atómica de que dispõe o Presidente da República, não pode usar a arma atómica todos os anos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à partida de Lisboa para o Brasil, onde assistirá à posse do Presidente brasileiro, Lula da Silva.

“Nesta altura é preferível que o Governo governe e governe cada vez melhor”, concluiu.

O Chefe do Estado disse duvidar que uma solução saída de novas eleições fosse mais estável do que a atual maioria absoluta do PS, que ganhou as legislativas em 30 de janeiro.

O cenário de eleições antecipadas foi colocado por partidos de direita, primeiro o CDS-PP e depois pelo Chega.


Leia Também:  Marcelo exclui cenário de eleições antecipadas e quer Costa “a governar”

Aliu Soares Cassama: E com enorme satisfação que anuncio à minha distinção para o exercício 2022 como melhor Diretor Geral do grupo NAS, presente em 58 países...

Aproveito para agradecer à todo o pessoal da NAS BISSAU pela colaboração. A Guine Bissau e que ganha. Obrigado minha esposa Saciana Sami Cassama e aos meus filhos Ibrahim Aliu Soares Cassama e Micaela Soares Cassama respectivamente.

Por Aliu Soares Cassama

GUERRA NA UCRÂNIA: Explosões em Kyiv. Alarme de ataque aéreo soa (mais um dia) na Ucrânia

© Oleksii Chumachenko/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto   30/12/22 

O autarca da capital ucraniana pediu aos residentes da cidade que se dirigissem a abrigos e permanecessem em locais seguros até ao término do alarme de ataque aéreo.

Na madrugada desta sexta-feira, as sirenes de ataque aéreo soaram (novamente) em Kyiv, depois de, na quinta-feira, já terem soado em várias regiões ucranianas.

Os moradores da capital foram instados a ir para abrigos antiaéreos esta madrugada, enquanto as sirenes de ataque aéreo soavam pela cidade, reporta a Reuters.

Pelas 02h00 (hora local), foi emitido um alerta sobre as sirenes de ataque aéreo, que indicam a possibilidade de ataque russo, pedindo aos residentes da cidade que se dirigissem aos abrigos e ficassem em locais seguros até ao término do sinal.

"Ataque noturno de drones kamikaze. A Rússia mais uma vez atingiu as nossas instalações de infraestrutura. As forças de defesa aérea foram repelidas por drones. Os serviços de emergência estão a trabalhar no local do acidente", afirmou o autarca da região, Olekskiy Kuleba, numa publicação na rede social do Telegram.

Recorde-se que a manhã de quinta-feira também ficou marcada por ataques em várias regiões da Ucrânia, incluindo a capital, Zhytomyr e Odesa.

Em Kyiv, a administração regional disse que os sistemas de defesa aérea tinham sido ativados para impedir o ataque com mísseis em curso, mas na capital era possível ouvir várias explosões.

Segundo a Força Aérea ucraniana, foram lançados mais de 120 "mísseis de cruzeiro aéreos e marítimos lançados de aeronaves e navios estratégicos" e há ainda a registar ataques de drone durante a noite em várias regiões ucranianas.

Este é o mais recente ataque russo contra infraestruturas vitais em toda a Ucrânia. Moscovo tem lançado ataques deste tipo semanalmente desde outubro.


TikTok banido de telemóveis oficiais do governo dos EUA

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  30/12/22 

Alguns estados, como a Georgia e o Texas, já começaram a agir mesmo antes de o presidente Joe Biden ter assinado o mais recente pacote de medidas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou um pacote de gastos que, entre as medidas incluídas, prevê que o TikTok seja banido de todos os dispositivos móveis de oficiais do governo no país.

Como nota o site Engadget, os utilizadores norte-americanos poderão continuar a fazer download e a desfrutar da app de vídeos de curta duração, com a medida a dizer respeito apenas aos telemóveis de membros do governo federal do país.

A administração Biden tem agora até fevereiro de 2023 para implementar esta medida e manter os telemóveis governamentais livres da aplicação.

Serve recordar que alguns estados - como a Georgia, South Dakota, Maryland, Texas, entre outros - já começaram a banir a app, pelo que será uma questão de outros estados seguirem este exemplo.

NATO. "É do interesse de todos garantir que Putin não ganha"... O secretário-geral da NATO instou os países aliados a "fazer mais" pela Ucrânia, considerando que o "apoio militar é o caminho mais rápido" para o fim da guerra.

© Sean Gallup/Getty Images

Notícias ao Minuto  30/12/22 

O secretário-geral da aliança transatlântica NATO, Jens Stoltenberg, defendeu, esta sexta-feira, que o “apoio militar à Ucrânia é o caminho mais rápido para a paz” e frisou que “é do interesse de todos garantir que a Ucrânia prevalece e Putin não ganha” a guerra.

“Apelo aos aliados para que façam mais. É do interesse de todos, em termos de segurança, garantir que a Ucrânia prevalece e [o presidente russo Vladimir] Putin não ganha”, disse o responsável, em entrevista à agência de notícias alemã DPA, aqui citado pela Reuters. 

Stoltenberg reconheceu que “pode parecer paradoxal, mas o apoio militar à Ucrânia é o caminho mais rápido para a paz” e instou os aliados a enviar munições para os sistemas já existentes na Ucrânia.

“Sabemos que a maioria das guerras termina à mesa das negociações - provavelmente esta guerra também - mas sabemos que o que a Ucrânia poderá conseguir nestas negociações depende inextricavelmente da situação militar”, ressalvou.

Já questionado sobre se a Rússia estaria a abrandar o ritmo da guerra para se preparar para uma ofensiva na primavera, Stoltenberg alertou para um possível guerra a longo prazo e garantiu que “não há qualquer indicação de que o presidente Putin tenha alterado o seu objetivo geral para esta guerra - controlar a Ucrânia”.

“Isto ainda não acabou. As guerras são imprevisíveis, mas temos de nos preparar a longo prazo e também para novas ofensivas russas. Não devemos subestimar a Rússia”, reiterou, acrescentando ainda que “o fim da guerra poderá não significa um regresso total à normalidade”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e mais de dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Saiba o que deve fazer para dormir melhor nos dias mais frios... Recentemente, um especialista partilhou algumas dicas que vão ser essenciais nos próximos meses.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto

Para quem já tem dificuldades a dormir, o inverno traz ainda mais obstáculos, mas é possível contrariar o frio que se faz sentir. Como? Foi exatamente isso que o jornal britânico Metro perguntou a um especialista em sono. Eis a resposta. 

Por exemplo, tomar um banho ou um duche quente, antes de ir para a cama, vai ajudar. É uma forma de aumentar a temperatura corporal, diz Martin Seeley, especialista em sono, acrescentando que este efeito costuma durar cerca de uma hora - tempo suficiente para relaxar e adormecer. 

Dormir com um pijama fino não é uma boa ideia. O ideal é vestir peças quentes e apostar em camadas, sem esquecer meias, para não acordar durante a noite com frio. Se quiser estar mais confortável, o melhor é comprar um pijama térmico ou polar, recomenda o especialista. 

Fazer exercício, algumas horas antes de ir dormir, ajuda porque é uma forma rápida e eficiente de aumentar a temperatura corporal. Além disso, vai ficar mais cansado, o que é útil nesta altura do dia. 

Se estiver a tentar evitar contas de energia altas, garanta que o quarto e a casa, no geral, estão bem isolados. Também é importante fechar bem todas as portas e janelas. Experimente colocar algum tipo de tecido grosso nas aberturas para garantir que o ar frio não entra. 

"A melhor forma de garantir uma noite confortável e tranquila durante o inverno é investir num edredom mais grosso - isso ajudará a mantê-lo quente e isolado", aconselha.

No entanto, se não o conseguir fazer, recolha todos os cobertores que tem em casa e coloque-os na cama, vão fazer o mesmo efeito. 

Comer refeições completas é essencial nesta altura do ano. Quando não se come o suficiente sente-se frio porque os níveis de açúcar baixos tornam as pessoas mais sensíveis a temperaturas, acrescenta. 

O ideal é incorporar na dieta diferentes pratos quentes como estufados, sopas e refeições com alto teor de carboidratos.


Leia Também: Quer dormir melhor? Coma estes snacks antes de ir para a cama