quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Sua Excelência o Presidente da República General Umaro Sissoco, recebeu esta Quinta-feira na missão permanente da Guiné-Bissau em Nova Yorque, a Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas.

O encontro serviu para o Chefe de Estado Guuneense abordar com a Linda Thomas-Greenfield, questões pertinentes das relações entre a Guiné-Bissau e os EUA.

O Presidente da República salientou a necessidade de levantamento das sanções aos militantes guineenses,  mas também para recordou que a Constituição da Guiné-Bissau não permite extradição,  razão pela qual mantém a firme posição de que o General António Ndjai   não será jamais extraditado.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O HOMEM MAIS RICO DA ÁFRICA - QUEM É ALIKO DANGOTE?

CIPRIANO CASSAMA DIZ QUE A CLASSE POLÍTICA MERGULHOU PAÍS NA INSTABILIDADE. RTP AFRICA REPORTER

Juventude Africana Amilcar Cabral (JAAC), Formação Juvinil do PAIGC, pronúncia Sobre Situação Política Vigente no País.

Amanhã, 24 de Setembro é Feriado Nacional, em virtude do dia da Independência Nacional.


Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social 

CENTRAL SINDICAL OU OPOSIÇÃO POLÍTICA?

Por Jorge Herbert 

CENTRAL SINDICAL OU OPOSIÇÃO POLÍTICA?

Quando um Secretário Geral de uma Central Sindical está mais preocupado com aquilo que ganham os governantes, os “Per Diem” das viagens dos políticos, das obras que estão a fazer e do dinheiro que terá desaparecido da casa de um político, do que propriamente defender os direitos dos trabalhadores, diz tudo sobre o sindicalismo politizado na Guiné-Bissau.

Quando um Secretário Geral de uma Central Sindical acha que, o facto do governo não ter regularizado dívidas atrasados que arrasta há cerca de dez anos, perde o direito de descontar no salário do trabalhador os dias em que este esteve em greve, diz muito sobre o nível do sindicalismo na Guiné-Bissau!

A cereja em cima do bolo, é o Secretário Geral da tal Central Sindical achar que, o facto de ter sido descontado os dias que esteve em greve, o profissional de saúde ganha o direito de ficar em casa e não ir cumprir os serviços mínimos! No entanto, deixou-me confuso, quando na mesma entrevista afirma que afinal esses profissionais de saúde foram cumprir com os serviços mínimos e não lhes foi permitido pelas forças de segurança! Em que estamos? Os profissionais não foram cumprir os serviços mínimos porque não tinham meios financeiros para se deslocarem, ou tinham meios financeiros, deslocaram-se ao local de trabalho e foram impedidos de entrar?! Conforme se diz na minha terra, mais facilmente se apanha um mentiroso que um coxo!

Estranha-me é o mesmo dirigente sindical não se revoltar antes, com os bens que os governantes anteriores adquiriram enquanto estiveram no governo e incomoda-lhe tanto o que estes agora recebem, constroem ou investem! Raiva e revolta seletiva?!

Se isso é sindicalismo, eu vou aí e já volto! 

Curiosamente não sei quanto ganha Marcelo Rebelo de Sousa nem António Costa, quanto mais quanto vale os respetivos “Per Diem” em cada viagem que fazem! Alguém sabe dizer-me que imóveis possui António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa?! É que eu estou a reclamar o não pagamento há 11 anos, de “incentivos” por parte da minha entidade empregadora. Vou começar a fazer greve e não podem descontar-me no ordenado, enquanto não me pagarem a quantia em dívida e, se me descontarem os dias de greve, deixo de ir trabalhar, porque deixo de ter meios para me deslocar e, quando lá for, que não metam militares a porta para me impedir de entrar!

Tenham dó daquele martirizado povo e deixem a política para os políticos e, os políticos cobardes e intriguistas que estão na sombra a manipularem a sociedade civil, que tenham coragem de fazer outro tipo de política e nas sedes próprias para o efeito...

Jorge Herbert

Vídeo: Radio Bantaba

LGDH - A partir de amanhã os serviços mínimos no âmbito da greve decretada pela UNTG 22 a 30 de Setembro serão retomados.

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos   22 de setembro de 2021

Situação dos estabelecimentos hospitalares hoje em Bissau!

#Hospital Nacional Simão Mendes. 

1. Urgência 3 médicos militares e alguns enfermeiros igualmente militares

2. Cuidados intensivos 1 médico civil  2 enfermeiros civis 2 militares

3. Urgência Pediátrica – fechada 

4. Cuidados intensivos pediátricos 2 enfermeiros militares e 4 civis

5. Neonatologia 1 enfermeiro militar 2 enfermeiros civis

6. Medicina 2 enfermeiros civis 

7. Serviço de enfermaria de cirurgia 2 enfermeiros 

8. Maternidade 1 médico militar e 1 numero indeterminado de enfermeiros civis

9. Cirurgia 1 médico 1 anestesista

#Centros de saúde. 

1. Bandim -  serviços mínimos dos mínimos 

2. Centro Materno Infantil  - funcionou quase em pleno

3. Palck, Djolo, B. Militar  - serviços mínimos dos mínimos 

4. Quelele, Cuntum, Antula, Luanda, Belem e Bairro de Ajuda -   sem sérvios mínimos 

12 elementos do grupo de seguimento do Gabinete do Utente, uma iniciativa da LGDH/ONG AIDA com o apoio da União Europeia, foram colocados em todos os centros de saúde de Bissau para orientar os utentes sobre as possíveis alternativas existentes em caso de não serem atendidos nos estabelecimentos hospitalares do estado.

A Direção do HNSM manteve hoje um encontro com os diretores dos serviços demissionários. As conclusões do encontro apontam a retoma das respectivas funções.

A partir de amanhã os serviços mínimos no âmbito da greve decretada pela UNTG 22 a 30 de Setembro serão retomados.

Confira o vídeo na integra do discurso de Sua Excelência Senhor Presidente da República, General do Exército Umaro Sissoco Embaló na 76a sessão da Assembleia Geral das Nações


Antes de proferir o seu discurso na 76a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sua Excelência Presidente da República, manteve  um encontro  com o Secretário-geral das Nações Unidas, Eng António Guterres...👇