sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Domingos Monteiro Correia nomeado diretor da PJ da Guiné-Bissau

Por LUSA  04/02/22 

O jurista Domingos Monteiro Correia foi nomeado diretor da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, segundo um despacho do Ministério da Justiça a que Lusa teve hoje acesso.

"É o Dr. Domingos Monteiro Correia nomeado diretor nacional da Polícia Judiciária", refere-se no despacho, datado de quarta-feira.

O jurista substitui no cargo Teresa Alexandrina da Silva, que foi nomeada Ministra da Justiça na última remodelação governamental.

Domingos Monteiro Correia era desde 2018 o diretor-adjunto da Polícia Judiciária guineense.


Guiné-Bissau: LUTO NACIONAL



0️⃣4️⃣ 0️⃣2️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló recebeu hoje em audiência o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau Sr. Jean-Marie Kipela acompanhado do Representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) Sr. João Manja


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco EmbalóRadioBantaba

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje em audiência os Partidos Políticos:

-  Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB);
-  Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG);
- Partido da Unidade Nacional (PUN).

A Guiné-Bissau viveu uma tentativa de decapitação de estado_ Apu-Pdgb👇


PUN pede investigação competente para traduzir à justiça os responsáveis👇

PTG acusa envolvimento político nos atentados contra o Presidente da República e o Governo.👇

RadioBantaba /Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

MGD - Umaro Djau demitiu-se


Ditaduraeconsenso.blogspot.com sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022


Guiné-Bissau declara estado de alerta e proíbe eventos políticos e culturais

O Governo da Guiné-Bissau declarou hoje o estado de alerta até 05 de março no âmbito do combate à covid-19, com reforço de medidas de controlo de vacinação e proibição de eventos políticos, sociais e culturais. 

"A duração do presente estado de alerta é de 30 dias com início às 00:00 de 04 de fevereiro de 2022 e término às 23:59 de 05 de março de 2022, sem prejuízo de reavaliação da situação ao longo da sua vigência se as circunstâncias assim o determinarem", refere-se no decreto divulgado à imprensa.

O decreto reforça o controlo dos certificados de vacinação, a partir dos 18 anos, para o acesso e permanência em instituições públicas e privadas, incluindo estabelecimentos de ensino, e à circulação em transporte público rodoviário ou fluvial, que fica condicionado ao uso correto da máscara e a "apresentação do cartão de vacinação com duas doses de vacina".

"Os docentes e funcionários de qualquer nível escolar e os estudantes de ensino superior que não tenham segunda dose são obrigados a realizar testes RT-PCR quinzenalmente para terem acesso ao estabelecimento. Esta disposição é extensiva às demais instituições da administração pública e privada e às que queiram aderir a esta medida restritiva de acesso às suas instituições", pode ler-se no documento.

O decreto proíbe a realização de eventos sociais, culturais ou políticos e determina o encerramento de discotecas, bares, salas de festas e outros locais de diversão, incluindo em hotéis.

"É proibida a realização de atividades político-partidárias, nomeadamente comícios, reuniões de base, durante o período de vigência deste decreto", refere o decreto.

O exercício das atividades religiosas permanece autorizado desde que sejam observadas as regras de distanciamento físico, uso de máscara, higienização das mãos e que "seja exigida à entrada o cartão de vacinação com duas doses de vacina".

O Governo justifica as medidas com o facto de o país estar a viver uma quarta vaga da pandemia e, apesar dos casos registados nas duas últimas semanas terem diminuído, decidiu adotar medidas de "incentivo à vacinação" e impor a "realização de testes rápidos para acesso a alguns locais".

Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau registou um total de 7.726 casos acumulados de covid-19 e 156 vítimas mortais.

A covid-19 provocou pelo menos 5.698.322 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

MSE // VM

COVID-19- ESTADO DE ALERTA à saúde pública causado pelo novo Coronavírus (SARS-Cov-2)


 

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Doka Ferreira ...13 de janeiro de 2020 ...Feb 3, 2021


Guiné-Bissau: CEDEAO vai enviar força de apoio à estabilização do país

@PR_Senegal

Por Cnnportugal.iol.pt

Homens armados atacaram na terça-feira o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam

Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram hoje enviar uma força de apoio à estabilização para a Guiné-Bissau.

A decisão foi tomada durante a conferência extraordinária dos chefes de Estados e de Governo da CEDEAO, que decorreu em Acra, no Gana, para analisar a instabilidade em vários países da organização.

“A conferência, tendo em conta os últimos desenvolvimentos, decidiu o envio de uma força de apoio à estabilização do país”, refere o comunicado final da cimeira, que reafirma a condenação da tentativa de golpe de Estado e o apoio ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, foi quem representou a Guiné-Bissau na cimeira dos chefes de Estado e de Governo.

Homens armados atacaram na terça-feira o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

O ataque causou pelo menos 11 mortos, segundo o último balanço do Governo, e o Presidente considerou tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado que poderá também estar ligada a “gente relacionada com o tráfico de droga”.

O Estado-Maior General das Forças Armadas guineense iniciou entretanto uma operação para recolha de mais indícios sobre o ataque, que foi condenado pela comunidade internacional.

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com cerca de dois terços dos 1,8 milhões de habitantes a viverem com menos de um dólar por dia, segundo a ONU.

Desde a declaração unilateral da sua independência de Portugal, em 1973, sofreu quatro golpes de Estado e várias outras tentativas que afetaram o desenvolvimento do país.

A CEDEAO já teve na Guiné-Bissau uma força de estabilização entre 2012 e 2020, denominada Ecomib.

A força saiu do país em setembro de 2020, depois de terem sido acantonadas em março do mesmo ano por decisão do Presidente guineense.

As forças da Ecomib estiveram na Guiné-Bissau na sequência de um golpe de Estado militar ocorrido em 2012 e tinham como missão garantir a segurança e proteção aos titulares de órgãos de soberania guineenses.

A Ecomib foi autorizada em 26 de abril de 2012 pela CEDEAO.

A Direção do HNSM, endereça as sentidas condolências aos familiares dos malogrados...

Por Hospital Nacional Simão Mendes

Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos! 

A Direção do HNSM, endereça as sentidas condolências aos familiares dos malogrados. 

Que a terra seja leve para todos eles