@Fox News Por cnnportugal.iol.pt
Jamie Lee Curtis, Mandy Moore ou Maria Shriver foram apenas algumas das pessoas que partilharam o que estão a sentir
“Desapareceu tudo. O nosso bairro, os nossos restaurantes”. É assim que Maria Shriver, jornalista e mulher do antigo governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, descreve as últimas horas em Los Angeles, cidade completamente cercada por quatro incêndios de grandes dimensões que consumiram uma área superior a Lisboa em apenas um dia.
Foi na rede social X que Maria Shriver partilhou o que vai acontecendo em localidades como Pacific Palisades, outrora um bairro pitoresco nos arredores de Los Angeles que parece condenado a ficar reduzido a cinzas quando tudo passar, sendo que ainda falta, segundo as autoridades, o pior.
Um pouco abaixo, em Santa Monica ou Malibu, é onde moram dezenas de celebridades das mais várias áreas. Como todos os outros, também eles foram forçados a deixar as suas casas, alguns deles a pé, uma vez que não havia outra solução.
É onde estava uma das muitas casas de Paris Hilton, ainda que não fosse a sua residência. De acordo com o website TMZ, também esta casa, avaliada em mais de 10 milhões de euros, ficou reduzida a chamas.
Casa de Paris Hilton ficava numa zona costeira semelhante a esta (David Crane/MediaNews Group/Los Angeles Daily News via Getty Images) |
“De partir o coração, devastador, para lá do imaginável”, continua Maria Shriver, lamentando que “o melhor” dos bombeiros não chegue para conter as chamas. E não chega mesmo, de todo: por esta altura, com um dia de inferno em Los Angeles, os quatro grandes fogos estão 0% contidos.
“Este fogo é maciço e está fora de controlo”, acrescenta Maria Shriver, numa publicação feita um dia após o ator James Woods ter confirmado que tinha sido forçado a deixar a sua casa em Pacific Palisades. Ali, o ator que participou em “Era Uma Vez na América”, viu “todas as casas à volta em chamas”.
“Estávamos literalmente no epicentro do fogo quando tudo começou”, referiu o ator em declarações à CNN nas quais descreveu “muito caos”, “como se fosse um inferno”.
Um problema que também afetou a premiada Jamie Lee Curtis, que venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2023, pela participação em “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”. “É uma situação aterradora”, escreveu na rede social Instagram, pedindo a quem acredita que reze, mas também a quem não acredita, para que reze pelos que acreditam.
Mandy Moore, conhecida do público pela participação em “This is Us”, revelou que ela e a sua família tiveram de sair de casa, perante a proximidade das chamas. A atriz confessou estar “desolada pela destruição e perda”, ainda que não se saiba quanta perda será - até ao momento confirmam-se cinco mortos e há centenas de casas, escolas ou empresas destruídas.
“Nem sei se a nossa casa se safou”, revelou, numa publicação no Instagram.
As histórias destas personalidades confundem-se com o sofrimento de milhões de anónimos que, em fuga ou em desespero pelos que fogem, não sabem o que serão as próximas horas. Um sofrimento que também atingiu