segunda-feira, 21 de março de 2022

📌 Participo na 48a.reunião Ordinária de Conselho de Ministros da OCI em Islamabad, Paquistão.


Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Ucrânia diz que nove hospitais já foram destruídos por tropas russas ...Segundo a OMS, as unidades hospitalares estão a tornar-se "alvos de guerra".

© Reuters

Notícias ao Minuto  21/03/22 

O Serviço Especial de Comunicações da Ucrânia anunciou (SSSCIP Ukraine), esta segunda-feira, que já foram destruídos nove hospitais no país desde o início da invasão das tropas russas.

Segundo a mesma entidade, o número de ataques a unidades hospitalares registados até hoje foi de 135. Há também registo dos ataques a ambulâncias, que, segundo a entidade ucraniana, será de 43.

Já na quarta-feira passada a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que as unidades hospitalares se estavam a tornar "alvos de guerra". A organização global terá registado, até esse dia, 43 ataques a hospitais e outras instalações médicas por todo o país.

A guerra já matou quase mil civis e feriu cerca de 1.500, incluindo mais de 170 crianças, de acordo com as Nações Unidas. Além disso, o conflito provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas das suas casas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos.

Segundo a ONU, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: 

DONALD TRUMP: Submarino nuclear seria a ideia de Trump para "acabar com esta tragédia"

©Getty Images 

Notícias ao Minuto  21/03/22 

O ex-presidente dos Estados Unidos explicou o que diria a Putin, em direto para a Fox News.

Donald Trump explicou, esta segunda-feira, como responderia à invasão das tropas russas na Ucrânia, nomeadamente, a Vladimir Putin, caso ainda fosse presidente dos Estados Unidos.

Em direto para  Fox News, Trump sugeriu que poderia mandar submarinos nucleares para navegaram na costa russa, em resposta à "constante" conversa sobre a energia nuclear feita por Putin.

"Se mencionares mais uma vez essa palavra, a palava N (N-word), vamos andar para cima e para baixo da tua costa. Não podes deixar esta tragédia continuar. Não podes deixar estes milhares de pessoas morrerem. Serão milhares, e até milhões", foi o que o ex-presidente dos Estados Unidos disse que diria a Putin, caso fosse presidente.

A palavra N [N-word] de que Trump fala diz respeito à discussões sobre um eventual problema nucler. No entanto, o termo N-word é um termo usado para se referir à palavra 'nigga', que é vista como um insulto racial.

A guerra já matou pelo menos quase mil civis e feriu cerca de 1.500, incluindo mais de 170 crianças, de acordo com as Nações Unidas. Além disso, o conflito provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas das suas casas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos.

Segundo a ONU, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: 👇

Presidente ucraniano usa redes sociais para afirmar que ucranianos estão a lutar pela sobrevivência.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou esta segunda-feira as redes sociais para afirmar que os ucranianos estão a lutar pela sobrevivência naquela que é, segundo Zelensky, "a pior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial". 

Numa publicação com várias fotografias dos destroços, refugiados e da luta do povo ucraniano pela sobrevivência, o chefe de Estado da Ucrânia destaca a luta contra "um dos maiores exércitos do mundo"...Ler Mais 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu hoje que o seu país não poderá aceitar o ultimato feito pela Rússia para entregar a cidade estratégia de Mariupol, porque o povo ucraniano rejeita a presença das
forças russas.

"AUcrânia não será capaz de cumprir o ultimato. Nós não poderemos fazê-lo fisicamente. Como é que isso pode ser feito? Eles teriam que eliminar-nos a todos e então o seu ultimato seria cumprido automaticamente", realçou Volodymyr Zelensky durante uma entrevista com órgãos de comunicação social europeus.

Volodymyr Zelensky deu como exemplo: "Entreguem-nos Kharkiv, entreguem-nos Mariupol, entreguem-nos Kiev. Nem o povo de Kharkiv, de Mariupol ou de Kiev podem fazer isso"...Ler Mais

Madem-G15 condena veementemente o acto convarde que aconteceu em Lisboa com a sua militante Dara Fonseca e exige que os responsáveis se abstém deste comportamento que pode perigar e dividir ainda mais a nossa sociedade.

 Estamos a Trabalhar

PAIGC ANUNCIA SUSPENSÃO DE TRABALHOS DO CONGRESSO

Jornal Odemocrata   21/03/2022 

A Comissão Nacional Organizadora do X° Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou a suspensão dos trabalhos de conclusão do encontro magno do partido, cuja retoma pode ser anunciada a qualquer momento.

Em comunicado assinado pelo Presidente da Comissão organizadora, Manecas Santos, o PAIGC instruiu as estruturas nacionais, regionais e locais do partido a darem a continuidade aos trabalhos de apreciação da revisão pontual dos estatutos e outros assuntos agendados para o Congresso, aguardando serenamente pelas orientações que serão dadas oportunamente.

O PAIGC acusa as forças associadas à presidência da República de terem raptado e agredido “brutalmente” os delegados ao congresso, Adulai Seidi e Sana Canté e roubado o telefone e a carteira contendo documentos e valores monetários.

Neste particular, o PAIGC prometeu responsabilizar os autores desses atos que ocorreram no espaço da sua sede nacional e contra os delegados ao X° congresso.

A Comissão exortou os militantes do partido a manterem-se unidos e vigilantes contra as manobras que o regime persistirá em prosseguir para travar o processo de conclusão do X° Congresso.

Exortou também os dirigentes e militantes do partido a denunciarem publicamente quaisquer tentativas das autoridades, tendo em vista a invenção e plantação de provas para incriminar os militantes da prática de crimes de tráfico de armas e de drogas, que “infantil e estupidamente pretendem orquestrar”.

Por: Tiago Seide

Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - EAGB: Urgente


 Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - EAGB

PARTICIPAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU NA BOLSA DO TURISMO DE LISBOA...

 Ministério do Turismo e Artesanato  Bissau: 21, 03, 2022.

PARTICIPAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU NA BOLSA DO TURISMO DE LISBOA...

O Director-Geral de Promoção Turística, Dr Ben Cunha, faz um balanço positivo.

"Terminou assim este domingo (20/03/2022) aquilo que é considerado uma das melhores particição do Ministério do Turismo e Artesanato nas feiras internacionais do turismo, sobretudo na BTL. Destacam-se como resultado:

1. Realização da Conferência sobre Investimento Turístico na Guiné-Bissau, cujo resultado será a deslocação ao País, já no próximo mês de dois grandes grupos hoteleiros com o objetivo de estudar as possibilidades do investimento; 

2. Assinatura de acordo de parceria com a organização Atlanticulture, Associação das Indústrias Criativas;

3. Receção do Presidente de Portugal no stand da Guiné-Bissau pelo Ministro Dr. Fernando Vaz;

4. Realização de vários encontros institucionais com vista a captação de investimentos para o País e promoção do destino turístico guineense;

5. Demonstração cultural do conceituado grupo "Netos de Bandim" e atuação de vários músicos de renome como Seco Camara e Patche de Rima".


PAIGC É SINÓNIMO DE DESTRUIÇÃO.


O PAIGC  bloqueou o funcionamento da ANP durante uma legislatura e a situação não descambou para a violência.

O PAIGC bloqueou muitas decisões presidenciais de JOMAV e não houve uso de violência por parte da presidência.

O PAIGC bloqueou a tomada de posse do Presidente da República eleito, durante cerca de dois meses, ninguém foi agredido ou espancado para que o Presidente tomasse posse.

Mas, um militante do próprio partido mete uma providência cautelar para travar a realização do Congresso do PAIGC, cai o Carmo e a Trindade!

A prova cabal que ao PAIGC e o seu líder interessa-lhes apenas o poder por aquilo que o poder lhes proporciona e estão pouco se importando com a Guiné-Bissau, o seu povo e o seu desenvolvimento, foi ontem a manifestação no Pavilhão da Guiné-Bissau na Feira de Turismo de Lisboa. 

Qualquer patriota orgulha-se de ver a boa imagem do seu país a ser promovido no estrangeiro, principalmente no seu país de acolhimento, independentemente de quem for o autor ou responsável pela realização desse evento. 

Mas, o espírito malicioso do PAIGC, de não fazer, não saber fazer e não deixar fazer quem queira fazer o bem para a Guiné-Bissau, impede-lhes de enxergarem o mal que fazem ao próprio país, apenas por causa do poder e tudo o que esse poder lhes proporciona!

Queiram desenvolver a Guiné-Bissau? Extingam o PAIGC.

Jorge Herbert

EMPRESÁRIOS ROMENOS DE OLHOS NO MERCADO TURÍSTICO DA GUINÉ-BISSAU….

O Ministro do turismo e o Diretor-Geral do turismo avistaram-se hoje com um grupo de empresários romenos em Bucareste onde discutiram abertamente as possibilidades de cooperação no domínio de desenvolvimento turístico e transporte aéreo.

De olhos postos nas potencialidades e reservas turísticas da Guiné-Bissau, os empresários acreditam que é possível, no âmbito de um plano de curto prazo, ter acesso ao mercado guineense altamente rico e competitivo.

Neste âmbito, presenciaram a reunião, o CEO da companhia AIR CONNET, Presidente do Conselho de Administração da Companhia FLY LILI e vários outros empresários romenos de renome internacional.

Durante a estada naquele país do continente europeu, o Ministro e o DG participarão numa conferência juntamente com os operadores turísticos locais, na qual vão divulgar as potencialidades turísticas e oportunidades de negócios disponíveis na Guiné-Bissau.    

No final da agenda, Vaz avistará com o seu homologo romeno.

Ministro Fernando Vaz não tem poupado os esforços na luta pela expansão do turismo no contexto internacional. Alias, só no primeiro trimestre deste ano, Vaz colocou a Guiné-Bissau em duas maiores bolsas do turismo no continente europeu, nomeadamente, o FITUR (a feira de Madrid), e BTL (a feira de Lisboa) para atrair investimento na área do turismo.


//BDS.

Leia Também: 

Bissau: 21, 03, 2022.

COMUNICADO A IMPRENSA 

O Ministério do Turismo e Artesanato foi surpreendido ontem (20/03/2022) durante a participação na Bolsa do Turismo de Lisboa, que até ao momento estava a ser um sucesso absoluto, por um grupo de manifestantes que conseguiram entrar dentro do local de realização da feira e proferiram palavras de insulto contra o turismo da Guiné-Bissau e consequentemente contra a imagem do país.

O ato supra mencionado, põe em causa todos os ganhos que estão a ser obtidos com o árduo trabalho que está a ser desenvolvimento em prol do setor turístico guineense, tentando projectar a imagem positiva do país e tentando atrair grandes investimentos para o país que posteriormente vai gerar empregos e mão-de-obra para os guineenses.

Neste âmbito, o Ministério do Turismo e Artesanato vem através da presente nota condenar veementemente este ato que em nada vai ajudar o setor turístico guineense, a não ser prejudicar os resultados obtidos durante todo este tempo e durante a participação da Guiné-Bissau neste evento. 

Lisboa, 21 de Março de 2022. 

//O Diretor Geral.

Ministério do Turismo e Artesanato


Veja Também👇

  • Enquanto algumas pessoas trabalham arduamente para promover a imagem do seu país e procuram investidores internacionais para ajudar a desenvolver a Guiné-Bissau; Outros também estão trabalhando duro para destruir a reputação de seu país e impedir que investidores internacionais invistam em seu país, “Guiné-Bissau”.👇

@While some people are working hard to promote their country's image and looking for international investors to help develop Guinea-Bissau; Others are also working hard to destroy their country's reputation and to prevent international investors from investing in their country, “Guinea-Bissau.”☝

Avião com 132 pessoas a bordo cai na China

 China Eastern Airlines (AP Photos)

Cnnportugal.iol.pt

Equipas de resgate estão no local, onde há um incêndio. Não há informações sobre vítimas

Um avião que transporta 132 pessoas despenhou-se, esta segunda-feira, na China, avança a AFP. Neste momento, não é conhecido o número de vítimas. 


Segundo a agência de notícias russa TASS, que cita a televisão chinesa, o aparelho trata-se de um Boeing 737 da China Eastern Airlines. 

As equipas de resgate dirigiram-se para a zona montanhosa na região de Guangxi, perto da cidade de Wuzhou.

De acordo com a mesma fonte, há um incêndio no local.

O avião da China Eastern Airlines faria a ligação de Kunming a Guangzhou. Segundo o FlightRadar24, o voo partiu às 13:11 (5:11 em Lisboa) e emitiu sinal até às 14:22 (6:22 em Lisboa). Era suposto ter aterrado às 15:05 (7:05 em Lisboa).

A Reuters recorda que o último acidente aéreo fatal em território chinês ocorreu em 2010, quando um jato da Henan Airlines se despenhou ao aproximar-se do aeroporto de Yichun, matando 44 das 96 pessoas que iam a bordo.

Rússia dá ultimato à Ucrânia para entregar cidade de Mariupol

 Prédios em Mariupol em chamas devido aos ataques russos, Ucrânia

Voaportugues.com 

WASHINGTON — O Governo da Rússia deu à Ucrânia até as primeiras horas desta segunda-feira, 21, para entregar a cidade sitiada de Mariupol, depois de o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy ter dito estar pronto para negociações de paz com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Entretanto, a vice-primeira-ministra ucraniana rejeitou o ultimato.

“Não se pode falar em rendição, deposição de armas. Já informamos o lado russo sobre isso”, disse Irina Vereshchuk ao jornal ucraniano Pravda.

De acordo com aagência de notícias estatal russa RIA, o Ministério da Defesa da Rússia queria uma resposta dos militares da Ucrânia às 5 horas de Moscovo (2 horas GMT).

O ultimato veio horas depois de Zelenskyy ter dito no programa da cadeia televisiva americana CNN "Fareed Zakaria GPS", estar pronto para negociar com Vladimir Putin e que o fracasso em chegar a um acordo negociado com a Rússia “significaria que esta é uma terceira guerra mundial”.

Zelenskyy pediu conversações de paz abrangentes com Moscovo que restaurem a integridade territorial e forneçam justiça à Ucrânia.

Leia Também:

O cônsul-geral da Grécia em Mariupol, que desembarcou hoje em Atenas, comparou a cidade ucraniana sitiada pelo exército russo a Guernica ou até Aleppo.

Mariupol estará na lista de cidades do mundo que foram completamente destruídas pela guerra, como Guernica, Estalinegrado, Grozny, Aleppo...", afirmou Androulakis aos jornalistas à chegada ao aeroporto.

O cônsul grego, que organizou várias retiradas de cidadãos gregos de Mariupol, é considerado um herói no seu país, tendo deixado a cidade ucraniana na terça-feira...Ler Mais

A China continua a fazer um exercício de contorcionismo entre o apoio estratégico à Rússia, sem condenar a guerra de Putin, e a defesa dos princípios da ONU sobre soberania e integridade territorial. Sob pressão do Ocidente, onde estão os principais parceiros comerciais da China, há muitos cálculos por detrás da cautela de Xi Jinping

A China voltou a garantir que não está a enviar assistência militar à Rússia para a ofensiva na Ucrânia. "Há desinformação de que a China está a fornecer assistência militar à Rússia. Nós rejeitamo-la", declarou ontem o embaixador chinês nos Estados Unidos, embora sem especificar se essa posição também se aplicará no futuro...Ler Mais

A loja online Wildberries - a maior do país - assistiu a um aumento de 170% nas vendas do método contraceptivo durante as duas primeiras semanas de março

Depois da corrida aos restaurantes da McDonald’s e dos açambarcamentos nas lojas Ikea, motivados pelos encerramentos face à condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia, os russos receiam agora que as sanções ao país prejudiquem o fornecimento de preservativos. 

Segundo o jornal britânico Metro, a loja online Wildberries - a maior do país - assistiu a um aumento de 170% nas vendas do método contraceptivo durante as duas primeiras semanas de março, comparando com o período homólogo. Já a cadeia de farmácias 36.6 reportou um aumento de 26% e os supermercados de 30%...Ler Mais

Última Hora: X Congresso de PAIGC pode ver a decorrer em formato digital via zoom!


Leia Também👇


Texto por: Mussá Baldé  RFI

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde admite realizar o 10° congresso do partido via internet, através de uma das plataformas de conferências virtuais. A possibilidade está agora a ser analisada, depois de a polícia ter interrompido os trabalhos preparativos do congresso com recurso a granadas de gás lacrimogéneo.

Se tudo tivesse acontecido como o previsto, o 10º congresso do PAIGC estaria a ser encerrado esta segunda-feira.

Na verdade, não há congresso. A sede do PAIGC está ocupada pela polícia que apenas deixa entrar os principais dirigentes como o líder Domingos Simões Pereira.

Os 1400 delegados ao congresso, muitos dos quais vindos do interior da Guiné-Bissau e do estrangeiro, estão a regressar aos locais onde vivem e trabalham.

O partido está a pensar em alternativas para realizar o congresso. Fontes do PAIGC admitem que o congresso poderia ser realizado via internet, através de uma das plataformas de conferências virtuais.

A polícia diz que está na sede da força política em cumprimento de um mandado judicial emitido pelo juiz Lassana Camará, que está a apreciar uma providência cautelar interposta pelo militante do PAIGC, Bolom Conté, que basicamente pediu ao tribunal a suspensão do congresso.

No sábado, dia em que era suposto arrancar o 10º congresso, o ambiente voltou a ser de muita tensão com a polícia a lançar granadas de gás lacrimogéneo, para dispersar um grupo de mulheres do PAIGC, que se sentou na estrada diante da sede do partido.

O grupo de mulheres, onde se destacava Adiatu Djaló, antiga ministra e uma das vice-presidentes do PAIGC, estava a contestar o facto de a polícia não ter deixado que ninguém entrasse na sede do partido.

O PAIGC considera toda a acção da polícia como parte de uma estratégia dos actuais elementos no poder na Guiné-Bissau para impedir a realização do 10º congresso.

Os advogados do partido admitem recorrer ao tribunal da CEDEAO para pedir justiça que dizem que lhes é negada pelos tribunais do país.